Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Reação é a palavra de ordem da Massa

Em busca de pontuar para almejar a classificação direta para a Libertadores do próximo ano, o Galo terá a seu favor no final de semana o fato de atuar fora de Belo Horizonte. Essa afirmação, no mínimo estranha, tem explicação. Somos o segundo melhor visitante na temporada, atrás apenas do Palmeiras o líder da competição. Dos nossos 40 pontos, 21 deles – em 13 jogos – foram nas cinco vitórias e seis empates, Perdemos apenas em duas oportunidades.

Se nossa campanha em Belo Horizonte não fosse tão medíocre, estaríamos lá no alto da tabela. Aqui, na contramão, em igual 13 partidas vencemos cinco, empatamos quatro e perdemos também quatro vezes. Apenas 19 pontos em 39 possíveis. Imaginem, deixar pelo caminho 20 pontos em derrotas para América, Corinthians, Paranaense e Goiás, ainda empatar com Coritiba, Santos, São Paulo e Bragantino. É de doer.

Mas, em busca do otimismo perdido, me apego a qualquer amuleto, mandinga ou superstição em busca de sonhar com as vitórias e títulos do nosso Galo. E ontem, em meio a essa crise que estou passando com o time pela campanha horrorosa da temporada, recebi esse afago de que o Galo tem jogado bem e pontuado fora de casa. Foi o suficiente para melhorar o meu resto da terça-feira e os próximos dias.

Assim que um amigo me trouxe esse conforto, parei até de registrar a reclamação pela folga exagerada que a comissão técnica deu aos jogadores. Afinal, para quem foi perdendo posições até atracar na sétima colocação e não reagir, dar dias de folga ao elenco soa como soberba. Fosse nos tempos do saudoso Yustrick, seguramente, teria acontecido treinamento no final de semana e bem cedinho.

Resta agora, para o propósito de buscar vaga direta na Libertadores – pouco para um elenco qualificado e caro – vencer, vencer, vencer. No todo, em 26 confrontos vencemos apenas dez vezes, foram outros dez empates e seis derrotas. Ano passado, nas 38 rodadas, vencemos 26 jogos, com seis derrotas e seis empates. Se vencer todas, o que é impossível, não repete a campanha de 2021. Mesmo que o Atleticano siga, com todo entusiasmo, só nos resta torcer, torcer, torcer. Espero que os jogadores acordem e façam sua parte em campo.

Fora dos gramados as notícias são alvissareiras. Escudo instalado na obra da Arena do Galo – 80% já concluída -; contundidos – Hulk, Kardec e Otávio – em boa evolução nas recuperações; reforços interessantes sendo especulados – com destaque para Paulinho -; filme sobre Reinaldo – nosso maior ídolo de todos os tempos -; SAF em avançada gestação – ao que se ouve em condições excepcionais ao que o Atleticano quer e espera -; mas o Atleticano quer mesmo é ver o time vencendo e pontuando. E espero já à partir do próximo sábado. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

13 thoughts to “Reação é a palavra de ordem da Massa”

  1. A conta chegou. Essa diretoria errou muito ao manter o Turco por muito tempo, apesar de não convencer com o futebol apresentado, pelo menos o Galo estava bem na tabela do brasileirão. Trazer o Cuca também foi um erro, pois não tinha mais como tirar leite de pedra. A solução era tentar nome de técnicos disponíveis à época que se cogitou trocar o treinador. Acho que não classificar para a Libertadores será um prejuízo ainda maior para o galo. Abraços amigos atleticanos.

  2. O pessoal fica reclamando dos 4Rs, dos Menins, mas esquecem que o clube foi entregue nas mãos deles falido, sem dinheiro, completamente quebrado pelo Sette Camara. Após isso, todos sabemos o que aconteceu, sanearam muita coisa, fizeram auditorias, contrataram jogadores e ganhamos títulos. Deu muito certo! Agora esse novo elenco de 2022 não deu certo por vários motivos! Mas não é culpa dos mecenas, a parte deles extra campo continuou sendo feita! Agora houve uma mudança de rota que eles falaram que iam sanear o clube e agora querem vende-lo, depois de ser aprovada a SAF. O R.Guimarães é candidato a presidente para garantir esse processo. Se vai ser bom ou ruim para o clube daqui pra frente ninguém sabe.

  3. Beccacece livre no mercado querendo descansar até depois da Copa. Cronograma perfeito para o Galo. Infelizmente não é agenciado pelo Cury.

  4. BOA TARDE A TODOS.
    NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , DEPOIS DE TODAS AS VERDADES QUE VIERAM À TONA SOB A DRAMÁTICA SITUAÇÃO FINANCEIRA DO GALO , MESMO DEPOIS DE TER VENDIDO O SHOPPING , VOCÊ AINDA ACREDITA NESSA DIRETORIA ??????
    AINDA ACREDITA QUE ESSA TAL “SAF” SERÁ EM BENEFÍCIO DO GALO ?????
    EU NÃO ACREDITO MAIS NESSA TURMA.

  5. Boa tarde!!
    Declaração do Zico Hoje:
    “Essa demonstração que os jogadores estão fazendo dentro do campo é algo que há três meses você não via jogador fazer um gol com todo mundo naquela alegria, todo mundo se juntando, todo mundo se abraçando. Não importa quem estiver jogando. Então, eu acho que isso foi o primeiro ponto de partida para que o Flamengo fizesse essa campanha que vem fazendo”
    O Dorival Júnior conseguiu unir o elenco do Flamengo em todos os sentidos coisa que o Cuca infelizmente não conseguiu na sua volta. e tem muito erro da diretoria aí no pacote.

  6. Caros,

    NOSSO Clube Atlético Mineiro ñ deve seguir obcecado com VAGA in LIBERTA…a uns anos atrás de fato era um feito, hj em dia ñ é torneio meio de tabela, uma Copa Americana do Brasil…

    Pra levantar, Libertadores e Copa do Brasil tem grau de dificuldades parecidas atualmente, tem q saber escolher a rota, de preferência pegar o bom atalho, 2021 !!! Ou então passar o TRATOR, 2014!!!

    Temos a receita!!!

    No aqui e agora, se o time tiver comprometimento mínimo com NOSSO CAM e com o torcedor deve fazer um fim de temporada digno, de preferência indo ao Maracanã e tirando pts do urubu, alivia o CORPO MOLE q foi o ano.

    Terminar de construir/arrumar a casa e pensar Ano Q Vem…Ano Q Vem tem mais, QUEREMOS O BRASILEIRO!!!

    Ordem de importância das competições:

    O BRASILEIRO é o torneio mais competitivo do PLANETA, ñ há dúvida!

    TRADICIONAL/DE CHEGADA (71-76-77-80-83-85-91-99) e muito bem ROUBADO em mata-mata, o NOSSO GALO chega FORTE de vez para continuar brigando no topo do BR.

    Graças a ALEXANDRE KALIL, O GRANDE, sem sombra de dúvida um dos MAIORES presidente do CAM em todos os tempos, NOSSO CLUBE entrou tardiamente na rota da LUTA pelo BR na era dos pts corridos…

    Em 2009 houve o primeiro grande ensaio e o time REFUGOU na reta final…mas ali ainda era a rota da DÉCADA PERDIDA, q só tem fim em final de 2011…

    Existe um CLUBE ATLÉTICO MINEIRO antes e depois da DÉCADA PERDIDA (2001 – 2011)

    Viva ALEXANDRE KALIL, o presidente AGUERRIDO, SANGUE DE GALO, SANGUE QUENTE, q colocou o NOSSO GALO na rota das GRANDES CONQUISTAS, Viva o REI, Viva El Brujo!!!

    VIVA OS MECENAS!!!

    RG, dono de plantação de cacau: esse merece um VIVA e duas (2) estátuas: uma pra 2005; outra p 2021!!!

    (*%ÖO(*&¨%Chupa a manga aí AvantiÉMEUZGRAUMESPORTICLUBE!! FORA, quéprácomeçá!OOI*$%¨&%!!Buááááá´!!!..merda antiga, I’m a CUIA&¨$%*&¨$%

    DEUS NO CÉU, GALO NA TERRA!!!

  7. Tem que colocar uma FAIXA BEM VISÍVEL PARA OS 4rs, OS DONOS DO GALO: “QUEREMOS UM TÉCNICO DE PONTA URGENTE PARA 2023”, QUE VENHA AGORA E INICIE O PLANEJAMENTO. Planejamento que consta de formação de COMISSÃO TÉCNICA e ELENCO. Como falar em contratações se ainda não definimos o técnico? Tá tudo errado. Quem define jogadores não são os donos do GALO, vamos ser profissionais. O GALO não é para amadores mesmo. E esse CUCA tá sendo uma tragédia. A sorte dele é a proteção que tem da mídia mineira. A volta dele serviu para encerrar o ciclo no GALO. Chega né.

  8. Bom dia Atleticanos,esse ano de 2022 está sendo muito penoso pra não dizer broxante,equívocos cometidos aos montes por nossa Diretoria,sem contar a maré de azar que resolveu aparecer,Arana, Igor Rabelo contusões sérias,deve ter muito sapo enterrado no CT do Galo, tem que mandar benzer,o Time não deslancha, tá travado, engessado, espero que os 10 dias de trabalho dêem uma melhorada no Time, não é possível continuar com esse futebol medíocre

  9. Bom dia massa e Guru

    Tá na hora de todos no clube se unirem e fazer um pacto para alcançar o objetivo da classificação na fase de grupos na libertadores.
    Imaginem uma arena novinha em folha não ser utilizada para jogos da liberta? Será um vexame, será um caos técnico e financeiro. E pior, imagina perder esta vaga justamente para o micróbio verde?
    A não ser este objetivo, 2022 já faz parte do passado do clube. Passado sombrio, onde imperou a incompetência.
    Que venha 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *