Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo tem de abrir suas portas ao Torcedor

Se tem algo que vem me incomodando, não só no Galo mas na maioria dos clubes brasileiros, é a opção por manter os setoristas longe do Centro de Treinamento. Desde tempos passados, quando treinadores utilizavam do tal treinamento secreto, já demonstrava minha contrariedade. A pandemia, para os adeptos de esconder time, formação e esquema, caiu como uma luva perfeita a essa prática.

É bem verdade, e no nosso próprio time, essa bobagem – comprovadamente – não produz os efeitos que o suspense sugere. Fosse efetivo, bastava contratar um diretor com formação em cinema e especialização em filme de suspense. O que ganha jogo é a vontade de vencer, aliada à parte técnica e tática, que alguns notáveis treinadores fazem mistério e não mostram nada. E, nesse momento, sobre vontade se aplica aquela máxima atribuída ao Mussum (pensador e não o humorista): “o medo de perder, tira a vontade de ganhar”.

Para a nossa reação, fundamental na busca da vaga no G4, precisamos de restabelecer a parceria time/arquibancada. Até o momento, ao que estamos assistindo, só o Torcedor tem feito a sua parte. Time na sétima colocação, com astral em baixa e levando mais de 30 mil Atleticanos no Mineirão, merecia receber a contrapartida do elenco com bom jogo e vitórias. Consequentemente subindo na tabela. Ontem, no post do blog, comentei o pífio desempenho do Galo em Belo Horizonte.

Seria saudável, motivacional – tanto para o Torcedor quanto e principalmente para os jogadores – que a diretoria revogasse essa opção por manter a Cidade do Galo fechada à imprensa. Li ontem, que time mineiro em ascensão da série B para a A depois de três anos – optou por abrir as portas de seus treinamentos aos setoristas. É uma boa medida. Não prejudica em nada, ao contrário, pode e deve contagiar o ambiente interno do clube.

E sábado, logo depois de amanhã, já vamos enfrentar o Avaí em terras catarinas. O adversário, estacionado na zona de rebaixamento, não vence desde meados de julho. São dois meses sem conhecer o que é comemorar uma vitória. Nove jogos, com quatro empates e cinco derrotas. Apenas quatro pontos em 27 disputados. Fazendo o mesmo recorte de nove jogos, nós vencemos dois, empatamos três vezes e tivemos quatro derrotas. Nove pontos em 27 disputados. Irrisório para um time tão qualificado e caro como o Clube Atlético Mineiro;

Se o time catarinense, com risco de rebaixamento aposta na motivação da troca de treinador, seguimos com o mesmo Cuca que só teve duas vitórias depois que reassumiu o comando Atleticano. É hora de mostrar serviço e a que veio, sendo que – ao que penso sobre futebol – só com vitórias convincentes poderá motivar ao Atleticano. Nossos dois próximos jogos serão em BH, frente ao Palmeiras – líder – e Fluminense que iniciou sua reação quando venceu nosso time no primeiro turno.

Fechando a resenha de hoje, creio que para uma boa reação e motivação, a abertura da Cidade do Galo aos setoristas seria saudável nesse momento tão complicado que estamos atravessando.

* fotos: Atlético

Em tempo: amanhã é dia do Max. No sábado, se tudo correr bem, quero estar de volta. É que hoje, 13h13m, farei outro complexo procedimento cirúrgico. Coisas da idade, que procuro relativizar e não permitir que interfira nas minhas atividades. Quem tiver interesse, ou mesmo curiosidade, tratei disso no outro blog que participo. E sigamos!

30 thoughts to “O Galo tem de abrir suas portas ao Torcedor”

  1. Só uma pergunta: ouço muito falar que nos países europeus não tem esta de setorista nos treinos, é verdade?

    Por mim não vão lá nunca.

  2. Meu caro amiGalo Eduardo Ávila. Passando aqui no seu espaço para desejar uma plena recuperação do procedimento. Saúde, paz, felicidades, dinheiro, títulos do galão e vida longa. Abraços

  3. Caro Eduardo,
    Passando aqui para desejar sucesso na cirurgia e que Deus continue lhe abençoando. Minha admiração por sua sabedoria em administrar este espaço tão bem, sempre propondo o bom diálogo com gente de várias tribos, pensamentos e opiniões divergentes. um abraço!

  4. Turma do vinho no RJ. Turma do pão de queijo com cafezinho em BH. Isso nos lembra algo? Será porquê os jornalistas, “setoristas”, adoram ABEL BRAGA? Aqui em BH passou um treinador que colocou ordem na casa, e é odiado por muitos da imprensa mineira, “setoristas” que cobrem o GALO, e muitos que “trabalham” lá. Será porquê? O GALO não é para amadores mesmo. A imprensa mineira precisa ser independente. Daqui a pouco não precisa mais de canal oficial do GALO, os “canais independentes” fazem o papel. Canais oficiais do clube? Menos clube do vinho. Menos cafezinho com pão de queijo. Mais independência.

  5. Bom dia, todos! Questionei essa situação alguns meses atrás com o nobre blogueiro. A presença da imprensa no CT é como se nós torcedores estivéssemos lá, pois ela sabe o que o torcedor quer ver e ouvir. Me lembro bem a época em que eu ficava esperando o final da tarde para ouvir o Roberto Abras falar como foi o treino do Galo, principalmente quando chegava um treinador novo. Agora não sabemos mais o que é feito dentro do CT, ficando a impressão que a torcida só serve para contribuir financeiramente com o clube. Para fechar, desejo boa sorte no seu procedimento médico e que Deus abençoe para que vc esteja aqui conosco já no próximo sábado.

    1. Amigalo Luís Cláudio

      O que a diretoria menos quer é a presença de torcedores e gente que possa passar pra fora os problemas internos no clube.
      Ainda mais desta imprensa, que hoje vive de sensacionalismo, basta ver algumas reportagens do próprio site que abriga o Canto do Galo, que vez e outra, anuncia crise no Galo e ao mesmo tempo enaltece um mundo perfeito no clube do Gorduxo Maria.
      E por falar em torcedores no clube, vale lembrar que quando a organizada foi à porta do CT cobrar os jogadores, vários aqui neste espaço criticaram a ação.

      Aproveitando o comentário: Guru que vc tenha plena e rápida recuperação!

      1. Eu critiquei e continuarei a criticar, sempre, os vagabundos travestidos de “torcidas organizadas”. São VAGABUNDOS, são MARGINAIS COVARDES que só agem em bando! Eu faço parte do “alguns” que criticam aqueles MARGINAIS.

  6. Sucesso, Blogueiro, em sua cirurgia. Quanto ao nosso Galo, seguimos incrédulos com esse gráfico do absurdo: do protagonismo de 2021 à mendicância de se alcançar uma vaga pra liberta/2022.

  7. Bom dia Massa e Guru

    Acredito que para a diretoria, a presença de setoristas no clube iria incidir expor o clube muito mais a fakes news e conjecturas que hoje são dissipadas dia a dia, gerando desgastes e expondo a direção. Daí a recusa em abrir o CT. Quem não se lembra do caso O. Oliveira?
    Claro que com a presença dos setoristas, seria esperado termos informações mais fidedignas sobre os treinos, comportamento de jogadores e principalmente o clima no clube.
    Mas se não temos os setoristas no clube, ajudaria muito se nas coletivas, os interlocutores fizessem perguntas mais elaboradas e objetivas aos jogadores, técnico e diretores ao invés de ficarem blindando e fazendo perguntas idiotas e sem nexo.
    E para nosso desespero e decepção Rodrigo Caetano em recente entrevista soltou duas notícias: uma mentirosa e outra extremamente preocupante:
    A primeira é que no clube nunca houve qualquer tipo de problema com o nível de entrega dos jogadores. Mentira deslavada, pois o próprio Vargas se entregou.
    A segunda é que ele voltou a negar qualquer possibilidade de reformulação do elenco, donde se conclui que teremos que empurrar esta carroça que ai está por mais uma temporada, contrariando por demais o anseio da torcida que clama por mexidas no elenco.
    Enfim a cada dia uma decepção. Que lembrem disto ao conclamar a torcida a adquirir produtos do clube da próxima vez.

  8. O criminoso não precisa mostrar nenhum resultado. Veio com a pecha de salvador da pátria e “sem ter nenhuma culpa do estado em que nos encontrávamos” (assim acreditam muitos incautos que frequentam esse blog). Ao amiGalo Barata os meus agradecimentos pela leitura de “antonti”. Provou, na prática, a minha teoria lusitana. Abraços, querido! Ao Eduardo desejo toda sorte nessa caminhada. Boa sorte, amiGalo!!!

  9. Eu li a outra postagem e tenho a dizer :
    ninguém tem a cruz que não consiga suportá-la , nos disse o MESTRE .

    E se , por demais pesada , nos faltar forças , haverá sempre um Simão Cirineu em nosso caminho .

    FÉ , SAÚDE e PAZ !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *