Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Sobre drama e frouxidão

Paulo Peixoto

O caso da dramática contusão de Guilherme Arana é bastante representativo do que tem sido o ano do CAM. Que ano horroroso e que desfecho trágico que o Galo está tendo com a grave contusão de Arana e com a mendicância para alcançar uma vaguinha na rabeira da Libertadores.

Companheiro Arana, me solidarizo com a sua dor, a sua angustia e os seus sonhos desfeitos. Que os próximos meses passem rápido para você e que logo você consiga retomar os seus projetos aliados ao seu bom futebol.

Como muito bem nos disse o mestre Gilberto Gil, ande com fé, qualquer fé, que ela não costuma falhar. A fé está em todo lugar. Energias positivas, sempre. A Massa vai estar te esperando.

Mas e o Galo? Que lições vai tirar disso tudo que o cerca? A sensação que tenho é que o CAM deixou a coisa correr solta e deu com os burros n’água. Quando tentou trazer de volta o controle, o vagão já tinha passado. Erro atrás de erro.

É claro que ninguém erra propositalmente, nesse caso do Galo-2022. O erro esteve em achar que as coisas funcionam por osmose, quando sabemos que nada funciona assim. Era preciso pegar o touro pelo chifre –ou o galo pela crista, como queiram- desde aquela infeliz frase do Hulk sobre o que representava a chegada de Turco Mohamed ao CAM. Ele disse que o ambiente no Galo estava “mais leve” com el Turco no comando.

Vimos no que deu o ambiente “mais leve” correndo frouxo e ao bel prazer de cada multicampeão sentado sobre os louros das conquistas. O futebol é profissional e, assim sendo, o profissionalismo deve existir sempre.

A frase de Hulk foi infeliz, mas simbólica demais, porque denunciou o espírito do grupo atleticano para 2022 já naquele momento. O que isso significaria é o que estamos vendo e colhendo agora. Era preciso alguém do CAM para desfazer a infeliz frase de Hulk e chamar o elenco de volta à realidade. Me parece que nada disso foi feito.

Os que acompanham as resenhas aqui neste Canto do Galo sabem que desde a chegada de Turco Mohamed ao Galo venho citando aqui como emblemática a frase de Hulk sobre o ambiente “mais leve”. Esse pensamento me incomodou muito desde o primeiro momento e chamei atenção para isso, pelos motivos que agora todos sabemos.

A frouxidão está nos custando caro. Mas naquele momento ninguém poderia falar nada que fosse contrapor o maior ídolo do Galo daquele 2021, o craque eleito do futebol brasileiro no ano. O artilheiro jamais poderia ser questionado ou confrontado. Ledo engano. Ninguém deve estar imune a isso.

Faltou sabedoria à direção do CAM para lidar com aquela mensagem externada por Hulk, mesmo se dita de forma inconsciente, não sei. A ideia do ídolo e representante do elenco multicampeão alastrou-se por todo o grupo. Evidente. Espero que essa lição fique impregnada para sempre na cabeça das pessoas que cuidam do CAM.

Ao Galo resta juntar os cacos e buscar o que for possível para estar na Libertadores 2023. Falar em repescagem da Libertadores é mais correto, já que o G4 me parece distante pelo que esse time tem apresentado em campo e pela concorrência competitiva.

E pra fechar, volto a Guilherme Arana para dizer que a grave contusão do jogador foi também mais uma derrota do futebol brasileiro comandado pela histórica CBF, instituição que representa bem o Brasil da politicagem e do compadrio.

O jogador infrator deixou o campo impune. O quarteto da arbitragem saiu impune. A turma do VAR saiu impune. Organização, comprometimento e seriedade sempre passaram ao largo do futebol brasileiro.

*Fotos: redes sociais do Atlético

32 thoughts to “Sobre drama e frouxidão”

  1. A discursao é sobre a deslealdade da jogada. Ñ interessa se é jogador do Afogado ou Flamengo. Todos são seres humanos iguais. Chega de menosprezo. É por isto é muito mais está Draga que vivemos.

  2. Boa Tarde,

    Parabenizo pelo excelente texto.
    Isso dito foi demonstrado repetidamente por entrevistas dos jogadores, chegaram ao ponto de achar que não poderiam mais ser cobrados.
    Uma grande lição, talvez isso também justifique o excelente futebol que só foi demonstrado em jogos contra o Palmeiras, que creio, lá no sub consciente para eles foi o única coisa que ficou faltando.
    Após tanta leveza e descontração, veio a falta de comprometimento e a perda de rumo que vemos agora.

  3. Boa tarde para todos!
    Muito lamentável a lesão do Jajá.
    Só essa que me faltava.
    Abraços pra toda família ATLETICANA que está de alguma forma ( uns mais ,outros menos) com a lesão do Arana.
    A pergunta que ñ quer calar: Quem é esse tal Jajá?

    1. Este Jaja é um profissional da bola como qualquer outro. Do Flamengo ou do Afogado, é o MESMO ser humano. O que está em discussão é a gravidade da falta. Este menospreso a tudo é a todos é o que nos diminui. Ehhh.

  4. BOM DIA A TODOS……
    A COISA TÁ FEIA , EM CASA QUE FALTA PÃO , TODO MUNDO GRITA E NINGUÉM TEM RAZÃO……..
    ESSE ANO A ADMINISTRAÇÃO DO GALO DESANDOU SOB TODOS OS ASPECTOS , O ESTÁDIO CUSTOU MAIS QUE O DOBRO E ESTÁ TODO HIPOTECADO NOS BANCOS , O SHOPPING FOI VENDIDO (A PREÇO DE BANANA) , E O DINHEIRO NÃO SERVIU PARA NADA , POIS A DÍVIDA TRIPLICOU , A CATEGORIA DE BASE É HORROROSA E NÃO CONSEGUE REVELAR ABSOLUTAMENTE NINGUÉM.
    ESSES FATOS COMPROVAM QUE ESSA DIRETORIA
    CERTAMENTE ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA COMO AQUELA QUE VENDEU TODO O PATRIMÔNIO DO CLUBE E LEVOU O GALO À FALÊNCIA….
    A VERDADE É QUE ESSA DIRETORIA ESTÁ CRUZEIRANDO O NOSSO GALO…….
    LEIAM A COLUNA DO NICOLA HOJE NO SUPERESPORTES…..

  5. Engraçado, o Jajá do Cruzeiro foi covardemente tirado do time por uma entrada desleal. Ficou
    03 meses de molho. Não vi essa comoção toda. Futebol tem dessas coisas. As vezes uma desleal
    dade gera isso.

    1. Seguramente a comoção ao Jajá deveria ocorrer no seu espaço – ou seja – onde se debate o time dele e seu e não aqui onde falamos de Galo. Entrou na página errada!

      1. Quem é Jajá?
        Desculpe minha ignorância, mas não conheço.
        Seria ele outro jogador agredido, como ninguém aqui falou nada.
        Seria ele da base, ou de algum adversário do campeonato brasileiro.
        Gosto de futebol, mas, não sei quem é o Jajá?

        1. Jaja, se vc não sabe, é um profissional, assim como o Arana, que depende do seu corpo saudável para exercer sua profissão da melhor forma. Independente de que time é, são humanos que lutam por uma condição melhor. Só mesmo um imbecil que classifica o ser humano pela qualidade com a bola ou pela fama.

        1. CHato, que diz respeito à CHatice que todos temos, é algo comum nas relacões interpessoais. Difícil, para alguns poucos – fakes ou não – é saber entender que o espaço no caso é Atleticano. E que falamos de Arana e do Galo, o melhor lateral do Brasil e o time que motiva o blog, não do Baguá e outro time do BBB.
          Isso sim, diferente de ser CHato, fica mesmo Xato. Uma Xatice!

          1. Acho que essa contusão do Arana está tendo esta repercursão toda não pelo fato do jogador ter se lesionado gravemente, por ele desfalcar o time e não poder disputar a copa do mundo. É principalmente pela desvalorização do maior ativo do clube, que estava praticamente vendido para a Europa por cerca de 100 milhões de reais, ajudando a equilibrar as finanças. Fica a pergunta: Quanto vale hoje o “melhor lateral do Brasil”?

        2. Isso mesmo. Só torcemos para times diferentes. Não temos que alimentar um rivalidade que não seja no campo. Me desculpe o bloqueio mais acho bom ele visitar seu geriatra. Caduquice tem jeito.

        3. Isso mesmo. Só torcemos para times diferentes. Não temos que alimentar um rivalidade que não seja no campo. Me desculpe o bloqueio mais acho bom ele visitar seu geriatra. Caduquice tem jeito.

  6. Caros,

    Perfeito e a GRANDE questão:

    O ambiente ficou mais “leve”, ou seja, cobrar o q dos multiCAMpeões?…e temos q ser HONESTOS, quem defende o time do Ano Passado com unhas e dentes TEM RAZÃO e ponto….

    Mas ñ é isso…

    …E é o q os “CONTRA”, no NORMAL os CUIA, ñ conseguem expor nos seus argumentos esdrúxulos e LAMURIOSOS – como são CHORÕES esses entendidos!!! – (ELES PENSAM HONESTAMENTE q estão aqui nos COMENTs sentados numa ARQUIBANCADA, se sentindo os REPRESENTANTES natos da torcida do TEMPO Q PASSOU, oh! Q saudades daquela FOTOGRAFIA, Oh q cheirinho de perfume de pizza à tusta!!!)…AVANTIgalo é meuzgraumesporteclube!!!

    VOLTANDO À REALIDADE!!!

    Qnd o XERIFÃO Jr Alonso voltou da Ucrânia o cara queria tranquilidade, chega de GUERRA, chega de LUTA…veio para o lugar ERRADO!!!

    NOSSO GALO nunca é um TERRITÓRIO pacífico, ainda mais tendo q brigar o tempo todo contra o MONSTRO SIST, representado pela CBF/máfia do Apito/Emprensa EIXOSA…esse TRIO é parada dura!!!…mas, analisem a frase SOLTADA pelo XERIFÃO, depois de mais uma TUNDA:

    “É normal. Sabemos que tem alguns que não gostam de perder e que vão fazer isso, mas não adianta falar de toda a torcida. É muito grande. Está sempre nos apoiando aqui em BH e outras cidades. Nós deixamos que eles se acostumassem a ganhar, porque ano passado a gente ganhou quase tudo. Eles estão acostumados que a gente jogue bem, ganhe os jogos, mas nós sabemos que os rivais jogam melhor, se preparam melhor”.

    No “Alguns q não gostam de perder e vão fazer isso”, o q ele quis dizer é, COBRAR. É isso q o time do Ano Passado NUNCA aceitou, COBRANÇA!…”Estão acostumados q a gente jogue bem, mas sabemos q os rivais jogam melhor”, ou seja, chegou a ACOMODAÇAO legal. O plantel se ACOMODOU, esqueceram q esse ano agora JÁ ERA o Ano Q Vem do Ano Passado e o TRATOR parado…

    OS PRINCIPAIS do time se ACOMODARAM e a turma da MEIÚCA, aquela q fazia o time funcionar qnd os PRINCIPAIS falhavam, NÃO EXISTIA MAIS, foram negociados a troco de N SEI O Q (resolveu as dívidas, o elenco ficou mais barato? NÃO!)

    A qualidade técnica e a motivação cairam (Todos q foram contratados como REFORÇAOS n corresponderam, onde eles estão, qnd pensam em estrear, afinal?)

    Nem tanto o TURCO, mas a dispensa INDISCRIMINADA da turma da REGRA TRÊS, os caras q mantinham os TITULARES acesos e eram ÓTIMAS pessoas no convívio diário, como víamos nos bate bola e nas resenhas do PLANTEL…

    …além de um CENTROAVANTE de verdade no plantel, um VENCEDOR/BRIGADOR, um sujeito q fez pouco gols, é verdade, mas q segurava bem a atenção da zaga adversária e, PRINCIPAL, N fez média com ninguém e ainda criticou a VIDA BOA no CT!!…BANDIDO!!!ou&ü(*¨%$

    eis o GRANDE PROBLEMA! Ñ queremos JOGADOR BONZINHO, camarada educado e atencioso…isso é MORAL e EDUCAÇÃO CÍVICA!!!

    AQUI É GALO!!!

    O q o PLANTEL p 2023 quer?: se querem USAR o NOSSO GALO de vitrine p pular pra Europa ou morcegar por aí pq a VIDA ali em Vespasiano ñ pode ser a PIOR…estamos no caminho TORTO!!!

    QUEREMOS um PLANTEL com VONTADE de VENCER, e sabemos, como os atleticanos sabem, q AQUI É GALO, as coisas ñ acontecem no BEM BOM, no se DEUS quiser!!!…2021 passou, o melhor TEMPORADA das nossas vidas em décadas!!! É hora de AÇÃO de NOVO!!!

    VIVA AQUELES Q FIZERAM NOSSO GALO VENCEDOR NA ERA DO FUTEBOL MODERNO!!!

    VIVA O PRESIDENTE ALEXANDRE KALIL, O GRANDE, O Q INICIOU TUDO!!!

    DEUS NO CEÚ, GALO NA TERRA!!!

    1. Jaja é jogador profissional como qualquer um ,seja Flamengo ou Afogado, que está sendo discuto é agressão. Chega de menosprezo a tudo é a todos. É por isso é outras vivemos está Draga. Ehhjh.

      1. Democraticamente, como tento me pautar, comentário aprovado. Porém, ao que me lembre, Viana nem faz referencia ao assunto em debate. E mais, entre as reações ao caso, tem postagens (não essa) com mesmas iniciais e emails diferentes. Seria legal, como o blogueiro, que todos tivessem nome, sobrenome, imagem e email real.
        Percebo, reitero – até prova em contrário – não ser o caso deste comentário. Enfim, é fácil identificar quem quer debater e quem opta por polemizar. Sigamos!!!

  7. Bom dia xará e amigalos!!!
    O problema é o seguinte: o pão com manteiga está caindo com o lado da manteiga pra baixo desde a Supercopa ganha em cima do CBFLA. De lá pra cá a manteiga sempre fica grudada no chão. Ano passado foi o contrário. O pão sempre caía com o lado da manteiga pra cima. Que zica viu…..

  8. Bom dia Massa, PP e Guru

    Mais uma vez cirúrgico PP, vc acertou no C.. da mosca.
    Qualquer clube que almeja títulos, deve ter acima de tudo comando e isto faltou e vem faltando ao Galo ultimamente.
    Se na época de El Turco, os jogadores ficaram “mais leves” e donos da situação, agora com Cuca que tem um temperamento diferente e maior comando sobre a equipe, já tem jogador falando por ai, que não quer trabalhar com ele.
    Donde se conclui que os jogadores querem mandar no clube, situação inadmissível.
    Venho batendo na mesma tecla aqui todos os dias. Precisamos de alguém com culhão, pra por a pica na mesa.
    Alguém para definir logo o técnico de 2023 e fazer a limpa e remontagem do elenco com jogadores que estejam “motivados”.
    Quem não de encaixar neste estilo, que procure outro lugar pra morcegar!

    1. Eu concordo com JBHGALO. O problema é quando o elenco começa a se dispersar. A diferença salarial, premiações pode ser o começa de uma explicação para a atual situação do Galo. Outra coisa é a formação de panelinhas, isso aconteceu com o Cruzeiro, meu time, porque não tinha comando fora de campo. A administração fez aquela lambança toda com a conivência dos conselheiros do clube. O treinador que poderia não deixar o Cruzeiro cair para a segunda divisão, Rogério Ceni, que começou a colocar medalhão no banco, rapidinho teve sua cabeça posta na guilhotina. Então é bom que alguém de dentro do CAM, como todo respeito pela minha opinião, deveria começar a puxar as rédeas e colocar o time do galo nos trilhos. Ano que vem será um ano muito importante para o Atlético, ano de inauguração da linda Arena MRV.

  9. Mas melhorou muito, né?
    Já dizia meu sábio avô : em boca fechada não entra mosquito.
    Para 2023, se Deus quiser com novo técnico, vamos falar pouco, ter fé e apoiar mais, porque como bem disse o mestre Gilberto Gil, a fé não costuma falhar.
    O que costuma falhar é muita fofoca, babação de ovo e encheção de saco, mesmo com o time ganhando e estando entre os três primeiros do brasileiro.

  10. O que começa errado não pode, realmente, dar certo. A contratação de “el turco tonto” foi de uma insensatez sem limites. Agora não adianta chorar sobre leite derramado. Como diz o ditado: o que está feito não está por fazer.

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não posso crer que a frase do Hulk, “ambiente mais leve”, tenha tido qualquer interferência no desempenho do galo. Na realidade, para mim, foi um desabafo pela forma como Cuca se comportava perante o time sob o seu (Cuca) comando. Nada mais do que isso. “Ambiente leve”, “ambiente alegre”, para mim quer dizer: Jogar com prazer. Os resultados com El Turco, foram ótimos, com de mais de 70% de aproveitamento. O diabo é que o time ganhava mais não convencia. Fizemos uma pressão enorme, assim como toda a imprensa para demissão do El Turco. A demissão foi merecida pelos desempenhos em campo, mas não pelos resultados em sí. Não podemos tampar o sol com a peneira: A volta do Cuca não fez bem ao galo. Muita conversa para pouco desempenho e como consequência, pífios resultados. O ambiente no galo, desde a volta do “Mestre”, não tem sido dos melhores. Muitos estão creditando o desempenho do galo à idade dos jogadores.
    Mas com El Turco, o plantel não era o mesmo?
    Criou-se uma euforia excessiva com a volta do Cuca, menos os jogadores, ao que tudo indica não absorveram muito bem o retorno do Cuca. Espero que esteja equivocado, mas a volta do “Manso” foi a pior coisa que poderia ter acontecido ao galo. Muito se questiona: qual o melhor treinador que estava disponível no mercado para assumir o galo? Existir, existem muitos. Treinadores ditos ultrapassados estão brilhando no comando de equipes com planteis iguais ou piores que os do galo: Exemplos: Filipão, no genérico paranaense; Dorival Junior, no Flaamerda, Mano Meneses no Internacional e por aí vai. A volta de Cuca está manchando os seus feitos anteriores, com a péssima campanha do galo até agora. Pode melhorar? Claro que pode! Basta o Hulk voltar a comandar o time no campo de jogo, independentemente de quem esteja na beirada do campo.
    Mudando um pouco o assunto: no jogo de sábado contra o Avai, testaria, face à contusão do Arana, o seguinte time:
    Everson, Nathan Silva, Jemerson e Junior Alonso.
    Mariano, Jair, Dodô.
    Zaracho e Pavón (Rubens)
    Hulk e Keno.
    Somos atleticanos e vamos acreditar na classificação do galo para as libertadores de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *