Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Quero falar de Cuca

Sou um, entre bom número de Atleticanos, que questionam o treinador. Seja pelo anúncio de sua saída no vestiário quando decidíamos a vaga para a final do Mundial, no já distante 2013, ou recentemente quando – igualmente – deixou a barca à deriva depois de ser multicampeão com o Galo. Entretanto, assim como a maioria da nossa Torcida – falo pelo que sinto nas ruas – reconheço nele – e já trouxe isso aqui – o comandante que mais importantes títulos conquistou e brindou a Massa com comemorações.

Mineiros, que foram quatro conquistas – três pelo Galo (2012/2013/2021) e uma pelo lado de lá da lagoa (2011) -, sendo que neste mesmo 2011 assumiu o comando do nosso time que corria sérios riscos de cair pra série B. Numa recuperação espetacular, conseguiu salvar o Galo de um possível rebaixamento. Seria o segundo na nossa história. Era até então reconhecido como o treinador que assumia equipes no CTI, uma vez que no ano de 2009 salvou o Fluminense da queda iminente. Assumiu o comando do tricolor carioca que tinha 99% de chances de cair para a Segundona e salvou a equipe.

Em termos de Galo, vamos recordar, que na campanha de 2012, ano seguinte a ter salvado do rebaixamento e com as contratações de alguns jogadores, como a estrela de Ronaldinho Gaúcho brilhou no comando do time. Vale lembrar que o “melhor do mundo” que veio para cá sob a confiança e aval do treinador (desconfiança de Atleticanos e de todo o Brasil), e foi o maestro daquela campanha do vice-campeonato que o Galo liderou a maior parte da competição. Foi um ano de erros lamentáveis da arbitragem em favor do Fluminense – que ganhou o título – e em desfavor do Galo.

Ano seguinte, campeão da Libertadores, até hoje – antes do segundo título que virá e do consequente Mundial que ainda vamos ganhar – a maior conquista de todos os tempos do Galo nestes seus 114 e quase 115 anos de glórias. E, ano passado, convenhamos, ganhar três entre quatro competições não é para amadores. Além do estadual, levantar os dois troféus da cbf, o Brasileiro e a Copa do Brasil, com todo respeito ao contraditório e críticos do treinador, esse homem merece meu respeito, reconhecimento e gratidão. Eliminado da Libertadores invicto. Não o perdoo, entretanto, pelas duas saídas prematuras do Galo.

Faço todas essas considerações para chegar ao ponto central da prosa proposta para essa quarta-feira sem jogo do Galo. Recebi, uma vez que confesso não acompanhar a pernóstica imprensa do eixo – dessa gente que acredita que o Brasil do futebol, da política e da economia – só existe em São Paulo e Rio de Janeiro. Um moleque, que atende por Felipe de tal – tão desconhecido quanto eu – buscando cliques (e nisso a Massa tem sido presa fácil para caras como ele e um tal de Mauro flamenguista) detonou o treinador pelas redes sociais ou nem sei pela emissora que presta (des)serviço ao futebol brasileiro. Por esse tipo de gente que o Brasil perde para Alemanha e Argentina dentro do território brasileiro. Comparsas dos interesses econômicos da cbf e da tv.

Pois que, vi o tal vídeo duas vezes, confesso que é tão evidente a intenção em provocar – a nós Atleticanos – uma vez que nunca li ou ouvi de qualquer desses sujeitinhos manifestar sobre os escândalos no futebol nacional. Tampouco quando arbitragens promíscuas, e são dezenas de casos que tenho catalogado prejudicaram o Galo em Brasileiros, Copa do Brasil e até Libertados quando juizes daqui apitavam confrontos domésticos. Isso só acabou, em 2013, quando exigimos e vencemos o São Paulo – lá e cá – num dum dum que até hoje dói nessa gente.

Não são todos, até porque entre os bons na imprensa do eixo, destacam se alguns que saíram daqui da nossa Minas Gerais para tentar dar um equilíbrio nas resenhas promíscuas dessa gente tendenciosa. Reitero que não vejo, não leio e tampouco dou confiança a esse tipo de profissional que ainda existe. Como recebo de amiGalos, acabo tomando conhecimento.

Fico daqui no meu devaneio pessoal tentando entender quais motivos, além de querer ignorar que o Brasil tem mais 24 estados – fora SP e RJ – que constroem a vida econômica, política e também do futebol, alimentam esse ódio com o resto do país por esses pseudos cronistas. Só posso admitir que são frustrados, talvez infelizes nas suas vidas pessoais, por razões que o leitor e telespectador desconhecem e nem tem interesse.

A saga cruel desses comentários remetem a quem briga e disputa partilha de herança. Isso faz com que as pessoas fiquem azedas e amargas. Subgêneros humanoides. Aqui e em todo lugar, para o bem pessoal e do entorno, não podemos permitir que a vida pessoal afete nosso dia a dia. Seja onde for ou mesmo (no bom debate) e na condição de voluntários que somos todos que participam deste espaço. Ai, credo!

Cuca, reitero, apesar daquelas duas saídas do Galo, confio no seu trabalho. Não será um moleque como esse moço que vai alimentar alguma eventual frustração. Sucesso na sua vida pessoal e profissional. Espero que a cbf – aquela entidadezinha que não confio – não te seduza e que fique no Galo em 2023. Ano que o Brasil e esses calhordas irão se render – novamente – ao nosso time do coração!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

35 thoughts to “Quero falar de Cuca”

  1. ACABO DE LER NO NOTICIÁRIO ESPORTIVO , QUE A DÍVIDA DO ATLÉTICO É DE 1,5 BILHÃO.
    NESSE RITMO DE AUMENTAR MAIS DE 100 MILHÕES POR MÊS , NO FIM DO ANO PASSARÁ DE 2 BILHÕES.
    É EVIDENTE QUE TEM MUITA COISA ERRADA AÍ.
    JÁ VENDERAM O SHOPPING , AGORA ESTÃO VENDENDO A SÉDE ,O LABAREDA E A VILA OLÍMPICA.
    MAS , AINDA NÃO É O PIOR , POIS ATÉ DEZEMBRO ESTÁ PROGRAMADA A VENDA DO CLUBE , DA MARCA C.A.M. E SEUS 10 MILHÕES DE TORCEDORES.
    ESSA DIRETORIA FICARÁ MARCADA NA HISTÓRIA POR LEVAR O GALO À COMPLETA FALÊNCIA E DESTRUIR O NOSSO GLORIOSO GALO.
    FORA SÉRGIO COELHO .
    FORA RODRIGO CAETANO.

    1. E a imprensa achando bonito pagar 800 mil pra Vargas, 1 milhão pra Pedrinho, 1,5 milhão pra Cuca e por aí vai. São quase 30 milhões por mes de salarios. Não apareceu nenhuma proposta para o fraquissimo Nathan Silva e também para o falador Guga. Tem que mudar logo e investir na base, ou será que o papai Menin vai continuar com a mesada ? Duvido !!!

  2. O Cuca é o maior vencedor da nossa história. Os títulos falam por si.
    Mas além das conquistas, ele tem outros méritos.
    Ele ajudou o Atlético a se organizar e ser novamente respeitado no mundo do futebol.
    Ele teve a ideia e participou ativamente na contratação do Ronaldinho Gaúcho.
    Ele já nos salvou uma vez de rebaixamento.
    Ele sempre montou times competitivos e que jogavam pra frente, ​do jeito que a torcida gosta.

    Tem seus defeitos e já errou bastante, é ÓBVIO, como qualquer ser humano. Mas tem muitas virtudes. E essas virtudes merecem nosso reconhecimento.

    Quando saiu na época do Mundial, não houve quebra de contrato. Já estava no último mês e não quis renovar. Foi pra China ganhar 5 vezes mais. Gostaria muito de saber se alguém aqui recusaria uma proposta assim.
    Quando saiu ano passado, dessa vez sim rompeu o contrato, mas pagou a multa do próprio bolso. Alegou problemas familiares. Quem pode questionar isso?

    Enfim… Penso que ninguém, absolutamente ninguém, está acima do Clube. O Galo é maior que qualquer jogador, qualquer treinador e qualquer dirigente. Mas a ingratidão não faz parte de mim. Por isso agradeço ao Cuca pelas conquistas, da mesma forma que agradeço o Kalil e agradeço os mecenas.
    E espero que nosso time retome o caminho das vitórias e títulos.

    1. O problema não foi a saída e sim o modo como ela aconteceu,desmobilizando toda a equipe. poderia esperar o fim do torneio para anunciar a sua ida para a China. Mas já pagou com juros,dividendos e correção monetária com as conquistas de 2021 rsrsrsr

  3. Não assisto e não leio crônicas esportivas .

    Mas o assunto Cuca/Abel causou tanto ruído que fui ver o que acontece .

    E vi uma “thread” muito boa no twitter , se não me engano .

    Síntese do que foi dito em coletivas :

    Cuca : Abel montou um ferrolho
    Abel : Cuca não soube jogar contra nós para abrir a nossa defesa

    Daí os caras – jornalistas – falaram o que quiseram falar .

    Pra mim , simples :
    Cuca , o MANSO , tem razão .
    O Palmeiras se fechou ( joga sempre assim , não foi só contra nós ) .

    Abel , o Português , também tem razão : o Atlético não conseguiu entrar .

    E aí partiram pra cima do BI CAMPEAO da Libertadores o Jorginho e outros mais .

    Detalhe : o Abel está cotado para assumir a seleção .

    Quem sabe o corporativismo dos treinadores brasileiros não entrou em ação , não é mesmo ?

  4. Caro Eduardo.
    Concordo com vc plenamente sobre esses calhordas que blasfemam contra o Galo.
    Mas não compreendo como o Jornal Estado de Minas, pelo menos na internet, dá guarida a esses imbecis….
    Nenhum outro grande jornal repercute o que esses pilantras falam….mas o EM é useiro e vezeiro em dar colo a eles.
    Tem um tal vice-presidente do Flamídia, Dunche de Abrantes, que se peidar lá no Rio contra o Galo o EM dá manchete…
    Até o idiota do Kleber Gladiador, que nem deve saber escrever, tem espaço no EM para falar mal do Galo.
    O EM tem um time de excelentes colunistas, mas vive dando mole pra esses incompetentes e pilantras desancarem o Galo….
    Quero até que vc me dê o contato da redação do EM que vou mandar um texto sobre isso a eles.
    Afinal, o EM é um veículo mineiro e isento ou está a serviço desses calhordas?
    Obrigado…Abs!

    1. Não se esqueça do tal Jacu Carvalho, que não perde uma oportunidade de nos sacanear e babar ovo do Gornalducho. E tem também um tal Jorge Nicola que adora plantar crises no Atlético, principalmente aquelas de ordem econômico-financeira. Esse infeliz sempre vem com aquela máxima “ouvi de uma fonte de dentro do Atlético”… Pernósticos, ambos os citados aqui.

    2. Concordo mas o portal assim como outros usa a provocação para que vc leia e replique e assim por diante. Ah o Galo pós mais público que o Cuzero, Ah o Cuzero pos mais público que o Galo e assim vai.

  5. Reverenciar profissional por ser responsável por título inédito e de importância planetária deve ter levado a direção do INTER a colocar uma estátua para o GABIRU no Beira Rio para se tornar local de romaria .

    Afinal , o cara entrou faltando 10 minutos e fez o gol de um título MUNDIAL !
    Falcão e companhia que se danem , o nome da fera é GABIRU e ponto final .

    Mas , tudo na vida é relativo , não é mesmo ?

    Como sou adepto do ” cada qual com seu cada qual ” , entendo essa admiração platônica pelo Cuca, o Manso , pelas conquistas pelo Atlético .

    Mas , por estar na linha do azedo e do frustrado , adjetivado constantemente aqui no blog como tal , sigo na minha sina insistente e impertinente .

    Falando de capacidade técnica , fico só com um exemplo , por enquanto :
    exaltam o cara pelos títulos conquistados como se fosse algo inédito no Brasil .

    Mas criticam o Marcelo Oliveira tendo ele vencido um BI Brasileiro em sequência e montado um time campeão de Copa para o mesmo Cuca ter sucesso no ano seguinte com a mesma equipe .

    Pra finalizar , pra salvar time de série B , o rei da cocada é o GIVANILDO .

    p.s.
    Falar de FUTEBOL como um todo por aqui no espaço atleticano causa muita divergência .
    Mas , graças a Deus é um espaço democrático .

    p.s. 2
    Se e quando o Manso ganhar mais qualquer coisa com o Atlético a minha boca ele não calará . Não dou a mínima pra ele .

    1. Esse seu “cada qual com seu cada qual” é uma mentira. Você não respeita as pessoas que elogiam quem VOCÊ não gosta. Aliás, tudo que você fala dos outros é o que serve para o seu perfil.

      Critica as pessoas por irem “na onda” dos apelidos, inclusive criticando o Max certo dia que chamou o Turco de Tony, sendo que você adora colocar apelido nas pessoas.

      Debocha quando um jogador “perseguido” pela torcida resolve algum jogo, citando outros que são elogiados só pra causar tumulto.

      Critica os torcedores pela forma de torcer e escolher seus ídolos, ou mesmo somente preferências momentâneas, mas quer ensinar que as pessoas têm que torcer igual antigamente, raiz.

      Você IDEALIZA uma forma de torcer e assistir futebol e quer que TODOS se curvem ao que VOCÊ pensa, e quem pensa o contrário é alvo de deboche. Não tem o mínimo de respeito. Quem é você pra dizer o que as pessoas podem ou não deixar de gostar? A preferência de jogador, de técnico, de modo de torcer, o que quer que seja. Isso sim é democrático. Se alguém diz que o Renato Gaúcho é seu ídolo, só lamento. Não fico todos os dias dizendo que “estão endeuzando, aplaudindo, etc.”

      Faz parte do torcedor criticar e aplaudir, igual 99% daqui e de outros espaços. O ruim é quando a pessoa só critica, vencendo ou ganhando. Isso é reconhecimento, gratidão, educação, como citaram por aqui já.

      Pra finalizar, o Cuca não calará a sua boca mesmo, afinal ele nem faz ideia que você existe. Ao contrário de você, que diz que não dá a mínima pra ele, mas não passa UM DIA sem citá-lo em seus comentários. Isso sim é amor platônico.

      PS. O que o Marcelo Oliveira fez ou deixou de fazer do lado de lá, a mim pouco interessa. O mesmo serve pro Gabiru. Aqui é Galo!

      1. RIBEIRO ,

        pra começar não leio nem respondo ao Max. Pode ter ocorrido um deslize.

        Quanto a usar de deboche , uso mesmo , preferível que xingamentos .

        Querer dizer ” como torcer ” isso é de sua cabeça , até porque a expressão ” torcida modinha ” ou
        ” nutella ” não fui eu quem criou , apenas achei legal e tomei emprestado .

        Renato Gaúcho ? Quando foi que o citei por aqui como solução ?

        Se você quiser debater , contrapor , busque FATOS e não NARRATIVAS.

        A solução agora é sempre partir para o lado pessoal : é azedo , é debochado , está de mal com a vida , precisa de um divã .
        Crendeuspai !

        Eu digo o que quero e o que penso na esfera do FUTEBOL .
        E o que temos hoje é uma merreca, ganha-se um título e vive-se de MEMÓRIAS TÁTICAS .

        Quanto a falar do treinador , ué , se o assunto é futebol eu vou falar de quem ? De um pescador ?

        Ah ! , e a melhor de todas foi :
        “ele nem faz ideia que você existe” .
        Nossa , morri !

        É PRACABÁ !

  6. E por isto que não acompanho mais programas esportivos tais como ESPN, SportTV, Band, etc..
    Não existe isenção, são oportunistas que aproveitam do alcance para emitir suas opiniões e dos clubes a qual são subordinados na surdinha, alem dos interesses de patrocinadores das respectivas emissoras.
    Não citarei nem o nome destes pseudos Jornalistas, póis não vale a audiencia.
    Vamos recuperar neste Brasileiro e ainda podemos ter surpresa, os próximos 6 jogos vão dizer onde podemos chegar.

  7. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. A força da mídia do eixo Rio/SP capitaneada pela Globolixo, que ainda detém os direitos de transmissão do Brasileirão, o que é crucial para que mesmo as opiniões idiotas como a deste tal de Felipe(ESPN) ou a do treinador do Palmeiras (professor que quis dar aula para o Cuca) prevaleçam. Lamentavelmente apenas o Jorginho, Técnico do ACG e o Mano Menezes ( Inter), saíram em defesa do Cuca, até a mídia mineira se calou.

  8. Caros,
    Excelente. FALAR DO Mr. STIVAL é falar do NOSSO GALO, afinal é o MAIOR treinador do clube no quesito CONQUISTAS. Ora, o GALO só atrai MILHÕES e ñ apenas 6/12 pq é um clube VITORIOSO e LUTADOR historicamente. Ah, mas basta existir! CONVERSA sem valor, INFANTILIZADA! FATO: Reconhecer as duas coisas: NOSSO GALO e o CUCA são siameses: se encontram e VENCEM. FATO facilmente DEMONSTRÁVEL!

    Há críticas ao CUCA e elas são LEGÍTIMAS, deve haver, prá conversa ñ ficar na RAIZ CORRUPTA da questão, choramingas e AMARGA ou sem SABOR…

    E é isso: enquanto ELE for treinador vai se sujeitar a ela, à CORNETA NERVOSA, isso é LÓGICO, e é pq o SUJEITO tá na ativa e pq AQUI É GALO. “ENQUANTO HOUVER UM CORNETA, um grito e um copo quebrando no chão em dias de jgs, uma camisa no varal contra o vento, uma SUPERSTIÇÃOZINHA, um soprador de lata BEM intencionado e essa coisa toda, HAVERÁ UM ATLETICANO invocado. FUTIBÒ BUNITU é em barça e é minhas b…l…s.

    Há uma corrente unida dE IDEIAS ANTIGAS dentro da torcida atleticana, NORMALMENTE ligado ao futebol de 1960/1970…(Oh! era tudo tão ARTE, o céu mais AZUL, de um AZUL variegado (q saudade dos domingos com Pizza de Tusta ao Perfume, oh) E o sol, hein? Brilhava mais..o tapete UMA RELVA, oh de novo! Tudo maravilhoso, só felicidade, nada de DOR DE DENTE ou de pedaço do dedão do pé DESTRUÍDO no paralalepípedo, etc). consideram SACRILÉGIO q possa haver times MELHORES q os daquela ÉPOCA idealizada pelo TEMPO Q PASSOU.

    OPINIÃO: o único, ÚNICO mesmo, futebol FUNDAMENTAL q aconteceu foi o REVOLUCIONÁRIO praticado pelo FUTEBOL HOLANDÊS, a partir do fim dos 60 até meados dos 70. O ápice daqueles AVENTUREIROS foi a DERROTA no mundial 74: eram uns PELADEIROS q ñ respeitavam posição nem hierarquia nenhuma! Fora isso é 442 – 433 – 190 – 091 – 523. Alô, Velhinho, bota arte nisso!!!

    Rápido nos OLD MENS all ROOTS, yo creo pero si pero no viviam a la época en El PARAÍSO, bairro da periferia de BH.

    Obs.: Há uma ONDA NACIONAL pra desqualificar as conquistas HISTÓRICAS do NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO. Toda e qualquer CONQUISTA alvinegra é repudiada…uma coisa é entre atleticanos haver uma rixazinha: TELÊ x Lori Sandri x CUCA, DARIO x Fábio Gomes x , R10 x R.Soneca x Nacho, MECENAS x Paulo Cury x Aff Paulino (O pior?) x KALIL, KAFUNGA x mão de alface x braço de jacaré x RENATO, A pérola de Lourdes O Diamond x 30 moedas, e por aí vai >>> >>>

    FORA isso: defender NOSSO GALO!!!

    A mídia do eixo, CAPITANEADA pelo urubu MAURO CESAR, aquele q desdenha NOSSO GALO toda mão (o q esperar de um ARQUIRIVAL senão a desqualificação?:, “quem DESDENHA…)…o sujeitinho aí tá numa campanha FERRENHA nas redes desde antes do fim do passeio do ANO PASSADO, tentando a todo custo VINCULAR as CONQUISTAS da máquina CAM21 a um suposto favorecimento da arbitragem…e isso cresce nas redes, q é onde se JOGA mais hj em dia…ALGUNS ATLETICANOS, ao invés de COMBATER isso, cai na arapuca…

    Querem IGUALAR de todo jeito o grande feito do NOSSO GALO21 às reconhecidas conquistas do urubu à base do ROUBO e da FALCATRUA, principalmente as da época do SUPER RAIZ WRIGHT!!!

    NENHUMA conquista NOSSA VALE (vide o campeonato brasileiro de 1937)…nem prá NÓS?

    IMPORTANTE OBS.: “Não será um moleque como esse moço que vai alimentar alguma eventual frustração”, OU SEJA, de olho nos MOLEQUES desqualificadores, ELES ESTÃO ENTRE NÓS!!!

    É HISTÓRIA, já é, porém VIVA A CAMPANHA ATLETICANA de 2021, VIVA TODA E QQ CONQUISTA ATLETICANA, para todo o SEMPRE!

    PRÁ CIMA, GALO!

    (Avanti é meus C…lh..es, uó!)

    DEUS NO CÉU, GALO NA TERRA!

    1. Perfeito. Por falar em arte, somos penta porque em 82 a arte ficou pelo caminho , um pouquinho de humildade e de menos arte e já seríamos hexa.

  9. Eu continuo crítico ao Cuca por causa do passado, mesmo sendo grato por 2021.
    Primeiro pelo 6×1. Muitos falam que ali foi um divisor de águas, etc, etc, mas tivemos muitas consequências desastrosas por causa daquele jogo. Primeiro, o time do lado de lá e da outra divisão não teria sido campeão em 2013 (vou falar mais sobre este ano) e 2014, pois teria passado pela B em 2012 e isso se tornaria praticamente impossível. Com isto, teríamos agora o mesmo número de títulos brasileiros que eles, apesar de um deles ser por fax.
    Depois, apesar de no final a cbf ter decidido dar o título pro cbflu, perdemos um campeonato onde vencemos o primeiro turno e somos um dos poucos que não chegaram ao título depois disto. O time não ganhou praticamente nada, principalmente fora, e ficamos a 5 pontos do campeão.
    E volto a 2013. Campeões da Libertadores, voltamos ao Brasileiro na nona rodada (o campeonato parou por causa da extinta Copa das Confederações) nas pontas dos cascos. Mas, por um projeto pessoal dele, optou por abandonar um campeonato que ganharíamos com os pés nas costas por um Mundial que nunca ganharíamos. Lembro que o Ronaldinho e outros jogadores foram poupados num jogo contra o Criciúma no Sul e nosso principal astro se machucou num treino à tarde, correndo grande risco de não ir ao Mundial. Por estas e outras sou contra poupar jogadores, o risco de machucar existe onde for. Neste caso, deu o título brasileiro de 2013 pela segunda vez ao cruzerim.
    Quanto ao Mundial, acho que demos sorte de não irmos à final, os times europeus vão pra cima de brasileiros e poderiam tentar antecipar o 7×1 em cima da gente. Só lembro que tenho o print de um comentário na página do Sportv no Facebook onde eu acertei o 7×1, fiz sucesso lá por uma semana.
    Sem contar que o Cuca tem um fato acontecido lá na Suíça que se recusa a comentar. Eu também não vou comentar aqui.
    Como nosso blogueiro já me autorizou em outro momento, peço a todos que baixem meu aplicativo “Ranking do Futebol”, que tem diversas estatísticas de quase 2700 clubes e seleções em 99 torneios nacionais e internacionais, no período que desejar. Está disponível para Android e iOS.

    Grande abraço aos amiGALOS!

  10. Bom dia Massa e Guru

    Em que pese a desconfiança e rejeição de uma minoria, que até chama Cuca de manso, é fato que o técnico é o maior entre todos os treinadores do clube e o responsável por pelos 3 maiores troféus em importância que existem na sede de Lourdes
    Ah mas Cuca foi acusado de estrupo! Ah, mas Cuca foi nosso técnico nos 6 x 1! Ah mas Cuca nos abandonou no mundial! Ah mas Cuca pediu pra sair após os títulos do ano passado!
    Snif! Não vou brincar mais!
    Respeito àqueles que não gostam do técnico, mas não vejo nenhum deles indicar alguém mais capacitado do que o Manso para dirigir nosso time.
    Donde se conclui… ruim com ele, pior sem ele.
    Quanto ao tal cara da imprensa faço das palavras de Jorginho, treinador do genérico goiano, as minhas:
    “quem é vc meu caro, na fila do pão para criticar Cuca?”

    1. Permita-me um aparte, amiGalo: O tal sujeito não foi APENAS acusado de estupro. Ele foi CONDENADO por um tribunal legitimamente constituído (o suíço, considerado por muitos um dos mais equilibrados no âmbito do direito mundial – não tenho competência para afirma isso; apenas reproduzo o que li), a 15 meses de prisão em regime fechado e multa de US$8,000.00. Algumas pessoas argumentam que a condenação, e por consequência o cumprimento da pena, já se encontra prescrita (infelizmente esse fato asqueroso também está previsto na legislação daquele país), mas quando penso nessa questão eu sempre coloco as minhas filhas no lugar da criança quer fora ultrajada… aí a coisa, para mim, muda de figura. Abraços!

      1. Caro amigalo Teobaldo

        A menção sobre a acusação de estrupo não foi para blindar ou desconsiderar o fato, mas sim, por entender que tratava-se de uma questão de justiça, que detém a autonomia para cuidar destas questões e não nós torcedores, que por vezes, fizemos o papel de advogados e juízes.
        Valeu pelo comentário!

        1. Não sou advogado, nem juiz e não faço (nem fiz na minha postagem) o papel deles. Eu apenas relatei o FATO. O caso desse sujeito se equivale ao caso do Robinho que, apesar de também não cumprir pena pela CONDENAÇÃO, foi solenemente enxovalhado e limado do meio esportivo (merecidamente, diga-se de passagem). Mas a indignação, neste e em outros casos correntes no nosso Brasilzão, é seletiva. As vítimas…. bem, deixa pra lá! Abraços, querido!

  11. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    CUCA, para mim, ao lado de Telê Santana, está como dos dois maiores técnicos que o Atlético já teve…

    Se tivesse de escolher um deles, para sair de cima do muro, tiraria o nome na sorte, nos dados…

    Telê e Cuca são dois monstros sagrados no panteão atleticano em se falando de treinador…

    E no campo de jogo, entre os três maiores jogadores do Atlético de todos os tempos, cito Reinaldo, Ronaldinho e o Hulk…

    Vou seguir acreditando no Cuca, no elenco e no Clube Atlético Mineiro…

    Vamo que vamo…

    1. Apoiado. Não consigo entender como as pessoas conseguem ser tão ressentidas. Não seria melhor daqui prá frente falarmos apenas dos jogos? Toda hora vem alguém lembrar da Suiça,do Mundial,do palmeiras,do flamengo,ah pelo amor de Deus,vida que segue.

  12. Falemos de Cuca. Pra mim um grande treinador com grandes trabalhos realizados em varios clubes. Ah, mas fez isso, fez aquilo. Cara, não existe perfeição e ninguem é santo. Voce comentou sobre o idiota que hoje ta no Espn, aquilo é um mala sem alça e como todo mala sem alça pra ter atenção tem que procurar polemica em alguma coisa, como uma reporter no UOL que levantou novamente nesse retorno do Cuca a questão do suposto abuso a 200 anos atrás, tem gente que só vive disso, provocar polemica pra ter um pouco de atenção. Mas voltando ao Cuca, tem seus pecados como todos, mas é um baita treinador e como todo baita treinador que sabe organizar suas equipes, como o Mancini também sempre faz times organizados, só que no caso do Mancini, este, nunca treinou um time com um grande elenco, é sempre o que tem pra hoje. Futebol não tem muito segredo, se voce tem um bom elenco e consegue harmonia nesse elenco, o trabalho anda. O que muitas vezes acontece é que voce tem um elenco cheio de bons nomes, e isso não quer dizer bom futebol. Claro tem torcedor e aqui tem uns assim, que ninguem serve, o cara nunca fala esse cara aqui que seria bom pro time, ele so mete o pau no que esta no momento, mas estes são minorias pois quem conhece de futebol e vive o presente, sabe que o melhor treinador é o que esta fazendo acontecer agora, o passado é importante, mas o hoje é o que importa, ta ai o Dorival, encostado a algum tempo, até que o Ceara o contratou e hoje pode ganhar uns tres titulos importantes em um só ano, e eu te pergunto quem queria Dorival treinando seu time?

  13. Bom dia. Sou da região da zona da mata, minha pequena Bicas, próxima a Giz de Fora. Na minha cidade tinha na minha infância duas torres de tv: uma com sinal de BH ( sinal péssimo) e outra do exxtado carioca ( melhor sinal). Pra quem vcs acham que a turma lá torce? Uma lavagem cerebral, mostrando que desde aquela época o mineiro seria “domesticado” por eles. O pior disso tudo: temos muitos ” mineiros” seduzidos pelossss cariocasss. Nascem em Minas e torcem pra time do Rio e São Paulo.
    Acredito que este é um dos motivos que nos fazem perder força, estando no meio dos dois estados.
    Nossos times mineiros, tem sua maior força aqui na região central do melhor Estado do Brasil. Se tivéssemos uma diretoria competente, poderíamos continuar a ampliar esse domínio, mas fizeram uma merd@ com o planejamento do galo esse ano.

    1. Bom dia, prezado. Eu sou critico feroz de mineiros que torcem pra clubes de outro estado. Entendo, o alcance das rádios e tvs, que fomentaram ao longo do tempo, essa questão. Julgo, lamentavelmente, como demonstração de provincianismo de nosso povo. Minha esposa é gaúcha, no RS, não vemos isso. É inter ou gremio. Em Pernambuco (talvez pela influência holandesa na colonização), tbm predominam os clubes de lá. Em MG, existe esse fato ridículo, mineiros que torcem pra framengo, vasco, corinthians. Uma pena! Preferiria que torcessem pro cruzeiro. Sigamos! Sobre o Cuca, volto a dizer, as saídas dele, em 13 e ano passado, estavam previstas em contrato. Pagou a multa e pronto. O Galo fez a mesma coisa com o Turco (e com diversos outros, ao longo de sua história). Cuca, quando for o caso, tem que ser criticado. Ninguém está acima do Galo. O Galo é maior do que todos, porém, ele tem todo o meu respeito pelos títulos que conquistou pelo Galo (só o Galo interessa, fuck o futebol brasileiro e toda e qualquer referência que não seja ao Galo). Títulos que diversos grandes treinadores tentaram (pelo Galo, óbvio) e não conseguiram. Esse respeito, pra mim, é questao, inclusive, de educação. GALO SEMPRE. SAN

    2. Bom dia !
      Os canais de TV esportivos, com abrangência nacional, querem dar um ar de isentos, mas na verdade praticam um jornalismo esportivo estelionatário. Esse indivíduo e outros, com estilo nervosinho, se escondem atrás da profissão de jornalista, para agredir profissionais , se arvoram como os machões, donos da verdade
      Não dou mais audiência para essa turma e quando transmitem os jogos tiro o som. O torcedor Atleticano tem que parar de mendigar uma citação do Galo por essa gente. Na Internet tem bons jornalistas que falam do Galo com isenção.
      Quanto ao Cuca, acho que ele errou em 2013, mas em 2021 a diretoria teve tempo suficiente de procurar um treinador melhor que o Turco. Errou muito mais a direção do Galo. Penso que a volta do Cuca nesse momento foi equivocada, a não ser que seja para dar continuidade em 2023.
      Você criticar o Cuca por suas decisões técnicas é uma coisa, agora quando passam a ofender o homem, seja na tv ou Internet, demonstram quão covardes são essas ditos profissionais ou mesmo internautas que interagem nas redes sociais.

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Olha o seu texto nos remete a uma reflexão: o quanto focamos nos defeitos de uma pessoa ( todos nós os temos) e o quanto esquecemos facilmente, as virtudes ( todos as temos também). Noutro viés, como seres humanos temos dificuldades de perdoar as pessoas, exigindo perfeição que não temos. Em relação ao trabalho do Cuca os resultados falam por si. No Galo ele teve o 6×1, a derrota para o Raja, mas ganhou uma Libertadores, um Brasileiro e uma Copa do Brasil. A saída este ano, foi uma frustração, mas recusou convite de Flamengo e Boca Júnior e retornou ao Galo. Qual técnico recusaria o Flamengo? Eu que já fui crítico ácido do Cuca, estou torcendo para ele conseguir repetir o feito( em relação ao aproveitamento que teve com o Fluminense) e conquistar esse Brasileiro. Ai ele irá calar o boca de seus críticos definitivamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *