Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo precisa ser mais competitivo

Paulo Peixoto

Perder e ganhar é do jogo. O problema é quando só perde e nada ganha. Foi o que aconteceu com o Galo nesta temporada de Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Um baita prejuízo para um clube com situação financeira delicada e alto investimento.

O problema é muito pior quando a perda acontece de maneira vexaminosa. Não foi assim na Libertadores, mas foi assim na Copa do Brasil.

Temos mesmo que ir para o divã e para a beira do tanque lavar a roupa suja, tentar entender esses acontecimentos para que o Galo possa projetar o seu jogo e o seu futuro imediato, saber com quem pode contar etc. e tal.

O que tenho a discordar de muitos atleticanos e também da mídia em geral é apenas em relação ao fato de o bom e jovem Rubens ter sido escalado para bater a penalidade de número 6. A maioria reprovou a sua escalação, porque ele é jovem. Eu não. No mais, concordamos em quase tudo.

A propósito, talvez o único jogador do elenco que poderia perder aquela penalidade sem ser escorraçado era mesmo o Rubens.

A revelação Rubens é até agora o que se salva nesta temporada do Galo, depois da conquista da Supercopa sobre o Flamengo.

Analisando friamente, a eliminação do Galo na Libertadores se deu nos 180 minutos do mata-mata, não foi naquelas penalidades.

Vi o nosso Rei-Reinaldo ser lançado com 16 anos, e com ele aqueles garotos Marcelo, Paulo Isidoro, Cerezo e cia. Jovens como eu era. Foi o máximo!

Rubens agarrou sua condição de jogador importante no elenco com 20 anos. Não importa a idade, importa é o momento e o que o jogador tem para entregar. Rubens já mostrou que tem muita coisa para entregar e também para evoluir.

Chegar ao profissional, marcar o primeiro gol, ter tido o primeiro filho e ter perdido um pênalti em decisão da Libertadores. Tudo isso é o máximo que poderia ter acontecido neste ano de 2022 para Rubens. Quanto crescimento e conhecimento, nos bons e maus momentos. O Galo vai ganhar com isso.

Cito Rubens para dizer que  jovens com bom potencial de crescimento devem ser sempre alvo dos interesses atleticanos. Por isso eu ainda lamento a saída de Savarino e Dylan Borrero, em troca de dinheiro para ter o tal fluxo de caixa. Mas mantivemos Vargas e Réver, que têm baixa produção e custo alto. Os veteranos são muito bons se estiverem entregando resultados. Compensa o custo. Mas precisam jogar com a juventude. Então, é preciso dar passagem aos jovens, já que o futuro é ali na esquina.

O Galo tem dado poucas chances para a garotada. Gostaria de ver o volante Neto entrando nesse time. Jogador que só treina não cresce. Rubens nos mostra isso. Tem que competir em alto nível.

Me lembro do Savinho no eterno estaleiro. Ficou lá por uns dois anos. Tiraram a “promessa” da base para ficar treinando, treinando, treinando, treinando e treinando com os profissionais. Nada de competição. Insisto: jogador precisa competir. Era melhor tê-lo deixado na base para ele poder jogar. Savinho foi embora e eu não sei se de fato ele é uma “promessa”. Conheço Savinho apenas de ouvir dizer e vê-lo em raros momentos neste ano.

Pavon é jovem, acabou de chegar e precisa jogar. Nos dois jogos que disputou não foi bem. Contra o Coritiba, então, deixou muito a desejar. Os 15 minutos de Ademir no seu lugar deixaram isso muito evidente. Certamente ele pode evoluir com o seu futebol.

2023 está logo ali, mas antes temos que buscar o G4, a fim de fincar pé na Libertadores do ano que vem. Esse time de veteranos e jovens jogadores precisa dar o seu jeito, precisa ser preciso no ataque e ser muito mais competitivo. Errático assim é que não dá pra ficar.

Cuca tem uma tarefa difícil pela frente. Os times da parte de cima da tabela mostram intensidade e competitividade. O Galo precisa mudar e é rápido. Cuca sabe disso.

Os 15 minutos finais do jogo em Curitiba, com Rubens, Ademir  Nacho e Kardec em campo, podem ter dado um importante sinal para o elenco e a comissão técnica.

Em 15 minutos, Hulk e cia. viram o time abandonar aquela cadência lateral e exagerada que é a marca desse Galo e presenciaram um time bem mais agudo e intenso.

Mesmo tendo sido diante de um adversário em dificuldades, foi algo significativo. Que isso dê frutos, então. A ver.

*fotos: redes sociais do CAM

23 thoughts to “O Galo precisa ser mais competitivo”

  1. Pessoal,
    A verdade é uma só : a culpa é do Turco!
    De hoje em diante, podem passar mil técnicos pelo Galo, incluindo o salvador da pátria, Cuca, que vira e mexe esnoba o Galo, mas a culpa é do Turco.
    Mas o time tá melhorando……e vamos com essa conversa mole até 2023.
    Vamos colocar a mão na consciência e admitir : essa encheção de saco da torcida já não é de hoje, e isso simplesmente não leva a nada.
    E não é a primeira vez que isso acontece : cismaram também com o Roger Machado, até que o camarada foi demitido e quem assumiu ? Rogério Micale, ruim, péssimo, treinador de time de zona.
    E no meio de uma Copa do Brasil.
    Deu no que deu.
    Agora foi muito pior : tratava-se de uma Libertadores.
    O azar foi ter tomado o gol de empate contra o Cuiabá no último minuto.
    Uma vitória naquele jogo poderia mudar as coisas.
    Fui.

  2. boa tarde Eduardo e massa e Paulo Peixoto. não foi vexame o galo ser eliminado pelos porcos na libertadores ? foi o maior vexame de todos jogar com mais 2 e não conseguiu eliminar os porcos por causa deste burro manso e pipoqueiros. aliás este péssimo diretor de futebol que tira o rabo na cadeira e começa fazer um limpeza neste elenco velho e cansados e milionários e pipoqueiros. doam.demitem.vendem.nogociam, estes mesmo pipoqueiros e peladeiros 90 por cento não podem continuar em 2023.começar com este frangueiro e terminar com este Hulk pipoqueiro. aff.a galo sempre nos ilundindo. vai galooo

  3. [•••]”Vi o nosso Rei-Reinaldo ser lançado com 16 anos”[•••]Caro Peixoto,ao q parece vc tbm estava presente no estádio naquele 28/01/1973 quando o GALO perdia de 1 x 2 para o Valério Doce e o REInaldo fazia sua estreia como profissional! Ele foi vaiado por que era do “dente de leite” ou pq o time perdeu dentro de casa? Nesta época os Estaduais eram muito valorizados por conta de que somente os dois primeiros iam para a disputa do Robertão. Exemplos não faltam de “vaiados com personalidade” q pouco se fod$#@m para elas e o REInaldo é um deles! Imaginemos se pedissem a cabeça dele ou então dissessem q “o dente de leite” era uma b0$#@,q tinha de fechar,que o REInaldo era pipoqueiro etc etc e tal!?. Não precisa dizer o resto, tá na história e quem viu esse cara jogar era feliz e sabia! Quem tem bola para mostrar se estabelece!
    Outro q não se fala dele, tbm cria do “dente de leite” e metia gol prá k7, é o Cosme da Silva CAMpos,o CAMpito para os mais chegados_, só o 17º artilheiro da História do CAM,síntese de artilheiros q chama. Teve ainda outro cara q metia gol prá daná, três vezes artilheiro da Copa do Brasil_ duas consecutivas pelo mesmo clube_ e foi perseguido pela voz implacável das arquibancadas. Cara meteu 5 gols no 11×0 sobre o Caiçara-PI no Independência e saiu debaixo de uma vaia monstruosa,saiu do CAM e foi dar a volta por cima lá no Sul. Falo do falecido Gérson q sofreu perseguição por fazer … gol,vai entender! Exemplos não faltam! Rubens sempre foi destaque nas categorias de base,que ele converta a próxima penalidade e dê a volta por cima ainda aqui no CAM pq segundo a boca miúda,já já ele estará sendo doado ao futebol russo a preço de duas märïölä e um cigarro Yolanda.
    Os “erri” sumiu menú,hein! Nem um pio e já faz uma semana,se fosse o contrário eram 5/6 lives diárias e mais um porrilhão de exclusivas “prúsmesu”baba ovo de bilhardário levantar la pelota prá eles cortarem… e nenhumazinha no tornozelo de leve.
    Saudações Atleticanas

    1. JOSÉ ROBERTO ,

      grandes e saudosas lembranças .
      Sobre os três citados , o Reinaldo não precisa dizer nada .

      O Gerson , coitado , teve essa passagem triste com a nossa 9 .

      Resta o Campos , a quem homenageio com a frase que deixou marcado um grande clássico contra os azuis , em faixas estendidas pela cidade , a divulgar o jogo :

      “Vem , Campos , Perfumo te espera”

      O cara foi e meteu logo dois !
      Como tudo era mais raiz …..

      1. [•••]”Como tudo era mais raiz…”[•••]
        Põe raiz nisso,caro José Eduardo! Estes três pelo @Atletico, somam 444 gols no lombo dos adversários. Em uma época que estrutura e nem campo de treino apropriado tinham,mas tinham uma coisa que falta a muitos tatuados/platinados de hoje em dia,o dom de jogar futebol sem essas amarras q são impostas aos garotos ainda no “dentinho”. Centroavante fazia gol, zagueiro (?) da medalhinha p baixo era canela e o ponta corria para frente e ia para a linha de fundo,tanto que os locutores diziam ser o caminho mais curto p o gol. CAMpos teve a carreira interrompida por conta de um dorflex…
        Agradeço pela leitura! Saudações Atleticanas

    2. Caro José Roberto, ótima lembrança, a do Gerson. Foi ótimo atacante, fazia gols de tudo quanto é jeito e a torcida pegava no pé. Vai entender! Era o camisa 9 do meu time de botão. Aquele time de 91, com Sérgio Araújo, Gerson e Edu Lima na frente, o meio todo feito em casa, Eder Lopes, Moacir e Marquinhos, Alfinete e Paulo Roberto nas laterais, Clebão soberano na zaga, ao lado do Fernando, e o grande Carlos no gol, era pra ter sido campeão brasileiro. Fomos eliminados na semi pelo SP, com dois empates. No jogo do Mineirão teve penalti claro do ricardo rocha no Edu Lima e o juiz não marcou. Jair Pereira era o treinador. Boas lembranças!

      1. Valeu pela leitura, Barros.
        Prezado! Tivemos grandes Esquadrões Alvinegros como esse q vc lembrou_ e tbm times q até o mais cético do planeta ñ teria explicação de como foram montados_ num período de vacas magérrimas e a gente q viveu essa fase sabe como as “coisas” eram difíceis p nós. Aliás! São até hoje. Aquela figura esquálida q era o biotipo do Gérson,escondía o qto goleador ele era.Grande jogador e honrou nossa Armadura Alvinegra.
        Saudações Atleticanas

  4. Quando o atleticano , no inicio do anoi, confiante e com a auto estima nas nuvens , pensa (erradamente) que ontime, o clube esta nos trilhos , cain a nficha. A incompetencia e falta de planejamento foi nntamanha, neste ano de 2023 , que fica dificil ncolocar somente nos ombros de uma pessoa, no caso este pessimo rodrigo caeteno. Nao, a desastrosa temporada teve a participacao dos mecenas e do presidente. Se distribuirmos pra todos a cota dos erros e decisoes equivocadas, cada um tera seu naco de culpa. Pois e muta incompetencia pra uma pessoa somente, carregar este fardo. Nos perguntamos, mcomo os mecenas benfeitores , que ao que parece, entendem tanto de futebol como eu entendo de pilotar um foguete pra Marte , deixaram savarino ir embora, trazer este enganador turco via curriculum vitae, renovar a toque de caixa com este inominavel vargas, pagar ao mesmo, 900 mil mensais, trazer godin, fabio gomes ,dar sobrevida ao turco por tres meses ou mais, com os resultados vexaminosos e humilhantes se sucedendo . Todos , assistindo de camarote , a queda do time, com inimaginaveis prejuizos ao clube. Ma gestao, pessima gestao, este ano , foi pior que ziza valadares

    1. EVANDRO ,

      e não podemos isentar o TORCEDOR que aceitava passivamente tudo que acontecia , sempre enaltecendo os beneméritos , por conta de ter conquistado um título nacional .

      Qualquer crítica que alguém ousasse fazer era logo descartada com a repetição do mantra : ” eles têm créditos , nos fizeram muito felizes no ano passado ” .

      Deu no que deu !

  5. Fora Caetano!!
    Fora Caetano!!
    Essa diretoria está destruíndo o Galo, seu patrimônio físico e seu maior patrimônio que é a torcida.
    Quanto aos jogadores…bem…uma hora eles são craques, merecem seleção e em um outro momento são bostas. No momento são todos bostas, inclusive o super herói musculoso na bunda.

  6. Sonhar por enquanto não custa nada, então, quem sabe o nosso CAM vença todos os jogos que restam em 2022 e sobra algo de bom nesse Brasileirão, amém!!!!!

    OBS.: a tal base Atleticana é uma vergonha descarada… a surpresa Rubens é um daqueles pontos fora da curva desse departamento muito mal administrado… é inadimissível um clube dessa grandeza como o nosso CAM ter uma base tão ruim, de tudo!!!!!

  7. Amigo, tudo muito bonito e apaziguador com Rubens. Somente faltou oferecer um premio para aquele penalte ridiculo, frouxo , inadmissivel , numa disputa importantissima de libertadores. Apesar dos seus elogios, o atleticano fica pensando se nao tinha outro jeito dele bater aquele penalte , ao inves de atrasar a bola pro goleiro. Ate hoje nao acredito que cuca escalou rubens pra bater penalte, eu simplesmente me recuso a acreditar

  8. Tem muito medalhão no Galo ganhando muito e entregando pouco ou quase nada,elenco inchado e envelhecido, precisa renovar,perder o medo de lançar os jovens da base, não é possível que uma categoria de base tão bem estruturada revelar tão pouco,tem que pôr pra jogar,testar, senão não adianta investir tanto sem nenhum retorno, bons tempos que o Galo revelava vários talentos, Reinaldo,Cerezo,Paulo Isidoro, Marcelo, o lateral Getúlio vi jogar novinho,saudades,bons tempos

  9. RUBENS, para mim, é um jogador que pode evoluir como MEIA, não como LATERAL ESQUERDO. Se insistirem nessa de colocar ele como lateral vai acabar com a carreira do jogador. É um péssimo lateral. Erra tudo que tenta. Cruza mal, marca mal, se posiciona errado como lateral, não sabe fazer a linha de impedimento, é nervoso na saída de bola. Tem uma qualidade, que é a condição física privilegiada, e isso conta muito no GALO atualmente, com esse tanto de BOI CANSADO, RUBENS é rei. Sobre o pênalti, foi péssimo, ele, como um canhoto, podia ver como SCARPA e VEIGA batem seus pênaltis e tentar imitar, mas, hoje em dia, todos querem imitar NEYMALA né. Já pensou se fosse o DYLAN que tivesse perdido esse pênalti??? Sobre o futebol atual, tá muito físico, é perde e pressiona, é contra-ataque, é velocidade, a maioria dos gols saem assim, e o GALO dificilmente faz gols dessa forma. Por quê? Porque o time está cheio de BOI CANSADO, mortos em campo, lentos, ou na hora de decidir, a perna pesa, a cabeça não funciona, vejam os lances de gols perdidos de JAIR, HULK, KENO, são os principais BOI CANSADO, que no segundo tempo morrem fisicamente, não aguentam correr. No último jogo, CUCA substituiu bem. E aí CUCA, vai ter CORAGEM para substituir sempre. Esse JAIR, então, não pode ter cadeira cativa, é banco URGENTE. Tivemos um bom zagueiro nas mãos, o VÍTOR MENDES, liberou, para ficar com o ex-jogador RÉVER, tragédia anunciada. Essa diretoria precisa definir URGENTE o técnico para 2023. E aos poucos, o elenco. Quem fica, quem sai, quem chega para suprir as carências que todos vimos em 2022. Tem que oxigenar esse GALO em tudo, inclusive essa comissão fixa e os come e dorme. O GALO não é para amadores.

    1. É, então estamos ferrados!!! Se não joga ele na LE, joga este ex-pretendente Avenida Arana, jogador travado, sem drible, sem arranque, sem velocidade e uma fragilidade terrível na marcação, qq um atropela quando parte pra cima dele, sem contar a máscara depois que disseram que era seleção,…..ao lado do Nathan, é o pior titular do time este ano!

  10. Bom dia, PEIXOTO E CANTO DO GALO!!!

    Isentar de culpa o Rubens pela penalidade perdida contra o Palmeiras se faz necessário…

    Até pela jurisprudência criada no próprio Atlético contra o mesmíssimo Palmeiras, no mesmíssimo Allianz, também pela mesmíssima Libertadores, só que na temporada passada…

    Hulk errou aquele pênalti e foi inocentado. Que o seja também o Rubens para manter a coerência na Torcida e evitar o “dois pesos e duas medidas”…

    De mais a mais, pênalti é assim: alguém vai inexoravelmente errá-lo e faz parte da lei da probabilidade aplicada no futebol. Paciência…

    O ph@d@ da cobrança da penalidade batida por Rubens foi a forma displicente com a qual o cara bateu na bola. Que displicência!!!

    Decerto ele não treinou daquele jeito. Ao correr para bola e bater com muito estilo, rolando para o goleiro, talvez tenha passado pela cabeça do garoto posar de craque para aparecer e sair aclamado…

    Há um porém: antes da penalidade perdida, que está desculpada, o garoto teria frequentado noitadas, segundo bronca dada pela Galoucura pelas mídias sociais, o que revela conduta reprovável para um atleta…

    Se isso for mesmo verdadeiro e pode ser, o cara já não deverá ser desculpado de próximas kc@d@s…

    E aqui Rubens tem que pegar o exemplo de atleta do Hulk. É um cara que se cuida, é decisivo em campo e por jogar em alta performance, alcançando conquistas, tem o perdão da Massa quando erra…

    Que o Rubens tenha aprendido a lição…

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Caro Paulo Peixoto!
    Comungo com o seu pensamento de que, o único jogador do galo que poderia perder o penalty frente ao Palmeiras, seria o Rubens. Garoto de personalidade e que ainda tem muito a evoluir. Coringa no time do galo, pode jogar no meio, na lateral esquerda e na ponta esquerda, sem comprometer! Queria ver o Calebe também com mais atuação no time principal. Em 2021 foi peça importante na conquista do brasileirão, e todas as vezes em que foi requisitado, não comprometeu. Muito pelo contrário, foi peça importante. Gostaria de ver, como você bem salientou, maiores oportunidades para o Neto. À primeira vista, parece que o garoto tem potencial, mas só jogando é que podemos avaliá-lo. O time do galo precisa ser rejuvenecido. Rever, Hulk, Vargas, Nacho, Mariano, Keno, elevam em muito a idade média do time, além de estarem vivendo uma fase técnica crítica. Precisamos dar oportunidades aos jovens que chegaram. As vendas de Savarino e Dyllan, jovens que demonstraram potencial e que foram vendidos a preço de banana, mostram o quanto houve açodamento da diretoria. O Galo, face à eliminação da copa do brasil e das libertadores, passará por dificuldade financeira que, com certeza, o levará à situação inimaginável para quem contava com recursos volumosos distribuídos aos vencedores de ambas competições. Acrescenta-se, ainda, o perigo de não classificarmos para a libertadores do ano que vem, e se isto acontecer, vai ser um deus nos acuda no próximo ano. Se nos próximos 2 jogos o galo não demonstrar uma recuperação técnica que possa nos alentar, sou partidário que deva mandar o Cuca embora e pensar em 2023, buscando um técnico que devolva ao galo e ao seu torcedor, a alegria e jogar e de torcer! Não posso acreditar que somente o Manso é a solução do galo! Cuspiu 2 vezes no prato que comeu e esqueceu-se, pelo menos, de lavá-lo na sua volta. Entendo o admirador do Cuca, mas não posso comungar com essa idolatria que beira ao absurdo! Existem, sim, profissionais gabaritados que possam devolver ao galo a magia de jogar! Basta procurar aqui e alhures!
    Este ano perdemos muito tempo no planejamento, e já é hora de aprendermos com os erros, e começar desde já pensar no amanhã.
    Hoje e sempre, galo!!!

  12. Bom dia Massa, PP e Guru

    PP, mais uma vez uma postagem simples, objetiva e esclarecedora sem recorrer à mitologia e outras artimanhas históricas para explicar o momento atual do clube.
    E melhor, trouxe à luz de nós torcedores o devido reconhecimento ao jovem Rubens, garoto que desbancou e foi destaque até agora, de um dos elencos mais caros do país, que não está dando o resultado que esperávamos.
    E mesmo sem querer, colocou o dedo na ferida do tal CIGA que deu aval às renovações de jogadores veteranos como Rever e do irresponsável chileno, além é claro, das contratações estapafúrdias de Godim e Fábio Gomes.
    Certo é que mesmo com crédito, a diretoria e os gestores precisam repensar este 2022, pois além do time principal, tivemos campanhas e desclassificação vexatórias nas categorias de base e no feminino.
    Atenção diretoria e 4R´s 2023 já começou!

  13. Quem pode redimir este time e conseguir alguma coisa que preste ainda este ano são os jogadores .

    É preciso que aconteça o que tivemos na CB14 , quando os caras por eles mesmos nos proporcionaram as mais consagradoras vitórias em um torneio de futebol .

    Naquela disputa , o treinador teve a honestidade de reconhecer que o crédito era todo dos caras em campo.

    Então , não será esse egocêntrico e pusilânime indivíduo elevado à categoria de semideus que irá dar jeito na parada : somente os jogadores , se tiverem vergonha na cara , poderão encontrar o caminho das vitórias necessárias .

    Eles , entre si , que sejam humildes e reconheçam o que cada um pode oferecer para consertar a lambança que fizeram até agora .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *