Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Primeira que começa a dar Liga

 

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Evidente que preferia estar na reta final da Copa Libertadores que nas semifinais da Primeira Liga. Mas, como Atleticano torce até no jogo de palitinho, claro que vou ao Horto apoiar o meu time. Imagina passando pelo centro de Belo Horizonte, num daqueles botecos “copo sujo” e perceber dois amigos jogando palitinho. Um veste o manto sagrado e o outro, aleatoriamente, uma camisa azul. Qual de nós não para em apoio e na torcida pelo companheiro Atleticano?

Pois é, então se a Liga é – na verdade – um torneio ainda incipiente e que só no futuro poderá ser interessante, é o que nos resta para levantar caneco no ano de 2017. Tanto que o treinador, que utilizou time alternativo na partida anterior com o Inter, agora anuncia os titulares em busca de vaga na final. Lógico, que além de buscar a classificação, a partida dará ritmo para alcançar o grande objetivo que restou que é o de escapar da degola. Afinal, some-se a isso também o longo período de paralisação do Brasileiro.

Agora, se tem uma coisa que não consigo digerir é isso de treinamento fechado. Mistério na definição do time. Oras, essa idiotice não existia antigamente e todos sabiam qual era a formação da equipe. Aliás, naquela ocasião, os times tinham praticamente a mesma formação ano após ano. Uma ou outra alteração pontual acontecia em memoráveis negociações entre os clubes.

A legislação sobre o passe dos jogadores sofreu muitas alterações, sobretudo quando Pelé foi ministro dos Esportes, num passado nem tão distante. Antes dele, foi Zico quem ocupou a pasta num momento que ainda era chamado de Secretaria de Desportos da Presidência da República. Zico em 91 e Pelé entre 95 e 98, priorizaram em benefício dos atletas em detrimento dos clubes. O resultado são as constantes mudanças de camisa dos jogadores. Poucos, na atualidade, criam identificação com seus clubes.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Isso é outra matéria, mas decorre delas as constantes oscilações do futebol brasileiro. De volta ao Galo, como consequência dessas modificações, os treinadores agora inventaram os treinamentos secretos. Se isso ganhasse jogo, ano passado o Galo teria levantado o Brasileiro com rodadas de antecedência.

Para esta semifinal, embora não seja difícil imaginar com quais jogadores o treinador Micale deverá iniciar a partida, ele fez um apronto fechado para a imprensa, com a intenção de esconder a equipe para a difícil missão de chegar à final da Liga Primeira. Digo, da Primeira Liga. O grande trunfo destas duas partidas, a passada com o Internacional e hoje com o Paraná, foi de manter o time em atividade. Já que foi assim, agora queremos ganhar o torneio para soltar novamente o grito de “campeão”. Até porque, pelo que li e ouvi, Micale pretende mostrar o que ele imagina ser o time titular até o final do Brasileiro.

Passando pelo Paraná hoje, o que deve ser a lógica, a não ser que ainda persista aquele estado mórbido que temos assistido, a grande final poderá ser em Belo Horizonte ou em Londrina. É que o vencedor da outra partida, qualquer que seja, será o mandante da decisão. Isso me lembra de Levir Culpi, em 1999, quando trabalhou do outro lado da lagoa. Num mata-mata doméstico, onde o Galo como sétimo colocado pegou o segundo da fase de classificação, a situação indicou os dois mineiros.

Naquela oportunidade, seriam até três partidas, sendo que as duas últimas com mando de campo da equipe melhor classificada. Levir, com toda propriedade, reclamou, pois os três jogos possíveis seriam em Belo Horizonte. Não deu outra, a terceira partida nem aconteceu, foi o famoso “dum-dum”. Ganhamos a primeira e a segunda, dispensando um eventual jogo de desempate.

Que venha o Paraná, no dia 8 de outubro, não importa onde for.

28 thoughts to “Primeira que começa a dar Liga”

  1. ✓GALO mais compactado e sem aqueles insistentes cruzamentos sem objetividade é bom de se ver,o q tem de melhorar muito é o poder de conclusão. Faz o mais difícil q é a construção das jogadas , e as desperdiça de forma infantil. Um ataque mais afiado no dia de hj,e o balaio paranista retornaria cheio p/ casa.
    ✓ Vitoria é vitória é disso que precisamos, e no novo processo de reconstrução daquilo q destruíram lá no início da temporada já são três seguidas. Prefiro meu GALO fazendo o resultado do q dando show . Valeu meu GALO!!! q vitórias como a de hj sejam o prenúncio de um fim de temporada digna como manda nossa tradição…AQUI é GALO porraaaaaaa…!!!! ???GALO

  2. Boa tarde alvinegros do mundo, nao vale nada, seja eliminado pra voce ver. Quero ir na final sim, de preferencia contra o time azul calcinha. Parece que o estadio esta sacramentado agora e chegar aos 46 , depois se der aos 56 e ai G6. Pra mim ta de bom tamanho.saudacoed alvinegras.

  3. Só sei que estou ansioso pela chegada das 19:00h pra poder ver o Galão da Massa. Quanto ao time titular, é só ele não aparecer com Robinho e Fred, que está tudo bem.

  4. Bom dia, Eduardo e amiGalos. Quanta decepção. Um ano perdido. O Galo joga para fugir do rebaixamento. Isso é que dá termos um aprendiz de presidente. Se ele continuar, ano que vem será pior, infelizmente.

  5. Passada a dúvida da polêmica construção do estádio, me apareceram duas , ainda piores:
    1) Se fizermos uma final , conta o Cruzeiro, Fred e Robinho gostam de fazer gols no cruzeiro. Ganharemos e os dois garantem mais um ano de contrato ?
    2) Se conseguirmos a classificação para a libertadores, Micale e cia serão mantidos ?
    E agora, José, correr para onde ?

    1. Rindo de suas dúvidas. Vamos deixar isso acontecer, depois avaliamos. É o que penso.
      Ou melhor, que ambas aconteçam, sem -contudo – a obrigatoriedade do continuísmo.

    2. Caro amigalo, o Robinho pode até fazer gols, mas ano que vem não ficará. Ainda acho que um time sem um meia armador camisa 10, onde a bola não chega nunca, é difícil para qualquer atacante sobressai neste time é tão queimando todos sem exceção.

  6. Bom dia Eduardo e amigos do blog!!
    Quem sabe essa primeira liga ajude ao time dar liga.
    É mais uma oportunidade do time titular mostrar o trabalho do Micale, ao meu ver a evolução tem sido pequena mas pelo menos o time titular do Micale é o melhor que temos.
    Concordo com o Micale em colocar o Robinho como reserva do Cazares e tira-lo do lado de campo onde ele não consegue recompor, e já que o Cazares não joga o Robinho deve ser titular.
    No meu time o Fred ainda é titular mas sofrendo forte concorrência do Rafael Moura e do Clayton, no meu time o Clayton é centro avante, assim como o Carlos que sempre foi centro avante na base e os técnicos adoram escalá-lo pelos lados do campo.
    Daria mais uma chance ao Fred hoje, e também gostaria de ver o Clayton jogando como centro avante entrando no decorrer da partida.
    Que o Galo vença e que ninguém se machuque principalmente Rocha, Leo Silva e Luan que Deus os proteja pois vamos precisar deles até o final da temporada.
    Saudações!

  7. Só me faltava no dia de um jogo de semifinal, às vésperas portanto de uma final, eu me sentir incomodado por questões menores, diria até pequenas… Mas é o que está acontecendo comigo, que aliás sou um perito em questiúnculas… Se assim é e sempre foi, só me resta então assumir e desabafar: desde ontem estou severamente incomodado em face de uma reportagem que mostra o Robinho usando par de chuteiras azuis… Ele rindo, dizendo que o importante é jogar bem… Claro! O importante é jogar bem. Ou pelo menos jogar… Ele disse jogar bem? Ou fui eu, fomos nós que ouvimos mal?… Nem em sonho em pensaria em policiar ou pontuar este acontecimento em jogadores e gente do Clube ( a própria reportagem mostrando o Bernard de chuteiras azuis), eu mesmo sendo adepto de um azul esporádico, principalmente em cuecas e lenços… O que está me incomodando não é o azul em si, cor simpática, da qual nós dependemos para exercer domínio.
    A dúvida que me fica é a seguinte: será que ele, o menino Robson, vestiu aquilo pra afrontar a gente, nossa Torcida, a nós que já nos sentimos ultrajados quando ele bateu displicentemente uma penalidade máxima? Devo estar buscando chifre em cabeça de cavalo: menino Robson sempre demonstrou carinho para conosco. Apenas vive má fase, como todo mundo…
    Não vou me alongar mais, mesmo porque tenho outro assunto ínfimo para discutir com os AmiGalos: não estou entendendo o Micale no que diz respeito ao aproveitamento do Mateus Mancini. De novo excluído da lista de convocados. Cheguei até a pensar na última vez que teria sido caso de suspensão. Não foi. Não acho que apenas eu seja a estas alturas fã do MM. Se Mateus Mancini não tivesse sido plenamente aprovado, um zagueiro que dentre outras qualidades passa tranquilidade, mesmo errando, ao invés do atabalhoado Gabriel que está sempre sobressaltando a gente, mesmo quando acerta (não sei se estou sendo corneteiro além da conta), ainda assim haveria motivo para questionamentos. Claro que eu não sou dono da verdade. Aliás nem sei se ela existe de fato. Do que eu sou dono é da minha verdade, e ela me diz o seguinte: se eu fosse contratado amanhã para treinador do Galo eu entraria no Clube com o seguinte pensamento enfiando na cabeça: “Este menino Mateus será meu titular até que ele me prove o contrário!”… E assim seria: Mateus Mancini e… Leonardo Silva, Gabriel, FS, Bremer, o grande Bremer… E por último Erazo. Que mesmo sendo o meu último recurso, não ficaria sistematicamente fora das convocações…
    Mas hoje é dia de Galo, não é dia de resmungações… Vamo pra cima da Equipe Paranista. Aprendi esta com o nosso Grande Gonser, ele explicando que paranaenses são todos os do Estado, paranistas os adeptos do Paraná Clube… Eh Gonser! Eh Galo!
    Saudações Atleticanas

    1. Êêêê Bispo acertou de novo, este cara que nosso aspirante a técnico diz que vai recuperar, está zombando de nossa cara, não só com o uso da da chuteira azul calcinha, mas também por receber um polpudo salário no fim do mês sem fazer m… nenhuma. Já que o azul está na moda,que tal a diretoria dar o bilhete azul pra ele, e ele ir embora? O importante é jogar bem, e como ele não está jogando, o bilhete azul lhe cairia bem. A massa iria agradecer!
      Qto ao Mateus Mancini, pra mim hoje ele seria titular, só o mágico de nosso técnico não qualidades nele.

      1. Pois é, JBHGALO, será que o Robinho tava mesmo buscando chatear a gente? Se foi, ele tá é procurando sarna pra se coçar… E quem caça acha… Mas ainda mais sério do que esta questiúncula é o problema da ausência do bom menino Mateus Mancini. Não quero de jeito nenhum me indispor com o Micale (penso inclusive nele pra 18)… Mas ele precisa ser questionado para se explicar devidamente. Ninguém queima mais Fred e Robinho: já são “adultos vacinados”… Mas um Mateus Mancini a gente não apenas é capaz de queimar como também de perder a troco de nada, tudo por uma simples indisposição do técnico e ausência de atenção por parte do Diretor de Futebol… Saudações, AmiGalo!

    2. Caro amigalo, você como nós todos sabemos que ele é garoto propaganda da Adidas e não pode ficar escolhendo cor de material para usar. Eu pessoalmente acho isto uma besteira sem cabimentos. Se a gente for proibido usar certas cores por causa de time de futebol, nossas vidas ficarão privadas de tudo.

      1. Não se trata de proibição, caro Jairo… A questão que me incomodou foi a seguinte: estava ele pensando em zombar de nós? E de antemão o absolvi, imaginando que eu “estaria procurando chifre em cabeça de cavalo”… Se ele não buscou nos chatear, tudo bem, fica o dito pelo não dito… O meu problema é que aquela reportagem me chateou à minha revelia. Eu não me chateei porque quis. Abraço e saudações alvinegras.

      1. Kkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkklkklkklkkkkkkkkkkkkkkk
        Pra mim taça é taça e não importa a sua expressão, pois se não ganhar, as críticas serão maiores ainda. Aqui no Galo ou ganha tudo ou ninguém presta. Bipolaridade total!

  8. Bom dia! Kkkk treinamento secreto, só se for para esconder de vergonha. Kkkk Ridículo isso, é o mais ridículo é q desde o Sr Aguirre não se vê uma jogada que vc fala que foi ensaiada…. 45 pontos e reforma geral. Sigamos torcendo.

  9. Bom dia Eduardo! Concordo plenamente. Devemos encarar a Primeira Liga como a competição do momento. O que importa é o nosso manto em campo. Aqui em Fortaleza sou conhecido no bairro pela bandeira do Galo sempre asteada nos dias de jogo do nosso amado Atlético. E quanto a torcer até em jogo de palito, quando ainda morava no interior de Minas Gerais (Ibiá), tinha lá um jogador de sinuca que era um “mala”, mas andava sempre de camisa do Galo. Quando eu chegava num bar e ele estava jogando, eu sempre torcia por ele, mesmo sem gostar do mesmo e menos ainda de sinuca. Vai Galo!

  10. bom dia Eduardo e massa,disse tudo,aonde chegamos quando começou o 2017 nem imaginei que iriamos dar tanta importância na primeira liga ok sobrou para nos,outra coisa pra que fechar o treino,para enfrentar o poderoso parana,já que lutamos para não cair e brigar para chegar no g6,g4 e hora de apoiar 100 porcento o galo,reage galo,vai galooooooooooooooooooooooooooooo.

  11. Bem já que não há nada a não ser arena, e esta mercadoria de primeira liga pra comentar, então vamos lá. Concordo com alguns amigos de que o importante é comemorar título, mas deste torneio mequetrefe ai, sei não. Sabe lá se este pessoal se empolga, e acha que o time está bem e relaxa. Nosso amigo Rubens Bispo ontem sugeriu o Clayton de centroavante no lugar dos cones (Fred e Rafael Moura). Todos nós sabemos da limitação (e que limitação) do Clayton, mas pelo menos não teremos um centroavante estático e de fácil marcação como tem sido os dois citados, pelo menos espero que não.
    Este nosso aspirante a técnico é brincadeira, fez treino secreto pra jogar contra o Paraná. Pode? Aliás, este negócio de treino secreto é modismo e invenção para o pessoal não ser cobrado ou pelo desempenho no treinamento ou por falta dele. Fato é que chega no jogo, e as jogadas treinadas secretamente, quando existem, são as mesmas e manjadas. Além do treino secreto, para piorar ele relacionou o Erazo no lugar do Matheus Mancini, ou seja, está queimando um jogador promissor, novo e aceito pela torcida pra dar vaga, para um jogador, queimado, indisciplinado, e que ninguém quer ver nem pintado de ouro. Ainda bem que dezembro está ai, e se Papai Noel for generoso, vai levar eles e mais um bando embora como presente de natal, para esta torcida tão sofrida. Voltando ao jogo, ganhar de Paraná é obrigação, seja com equipe de A a Z, chega de eliminação pra timecos. E tenho dito.

    1. Caro amigalo JBHGalo, sem um meia camisa 10, não tem atacantes nesse time que vai fazer alguma coisa, pois a bola raramente chega. Vocês tão pedindo a cabeça de todo mundo e estes atacantes vão para outros times e vão matar a pau. Temos que cobrar são contratações nas posições carentes. Se for para dispensar a maioria, vamos levar uns 2 ou 3 anos para ter um time razoável e olha lá. A torcida tá impaciente e não vai sujeitar esperar tanto tempo. O Robinho realmente é muito caro e pode dispensar. O Fred tem contrato até o final de 2018 e vai ficar. Que contratem estes jogadores das posições carentes ou seja: zagueiro xerifão, volante, meia 10 e mais uns dois atacantes de velocidade.

    2. Isso mesmo , o título tem valor sim.
      Vamos conquistar a primeira liga em cima do nosso rival.
      e vamos comemorar muito.
      Vamos para este título que é de nível nacional.
      Galooo sempre no coração.
      CastorMagic.
      É campeão, eu sei.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *