Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Três em um sobre a celeuma shopping/estádio

Havia me comprometido com o leitor a postar, até domingo, três manifestações acerca do das discussões sobre o tema “Arena do Galo”, mas fui obrigar a rever essa intenção.

A polêmica vem ocupando o noticiário e sobrepondo-se até mesmo à preocupante situação que o time nos colocou na temporada. Contatei as partes, mas a dificuldade em buscar explicações a nós leigos e fazer entender o que o blog e os leitores querem – na verdade, o melhor para o Galo – acabou dificultando nossa pretensão.

Recebi considerações interessantes do Eduardo Gribel, fundador e presidente do Grupo Tenco, que administra shoppings em várias cidades brasileiras.

Antes, ainda, quero reforçar que não me coloco como “em cima do muro”, conforme chegou a ser mencionado. Apenas torço pela melhor solução para o Clube Atlético Mineiro, tanto na questão econômica quanto no futebol, uma vez que a segunda é decorrente do sucesso da primeira.

Imaginemos um clube, com a força incomparável da Torcida Atleticana, viabilizado economicamente e com as finanças controladas. Sendo assim, até que me sinta em condições de manifestar meu convencimento, mantenho-me recolhido. Comemoro, inclusive, o fato ter sido expurgado do Conselho na gestão Paulo Cury. Imagina como minha cabeça estaria hoje. Só a responsabilidade de lidar com o blog já me incendeia, se tivesse de votar, então!

Pois bem, em contato com representantes da direção e da oposição, sugerindo até mesmo um texto em sustentação às suas teses, o blog não obteve sucesso. Consegui, entretanto, por parte dos que defendem a alienação do shopping o material que o clube enviou aos conselheiros, que pode ser acessado aqui. Embora já bastante difundido, essas informações talvez ainda não sejam do conhecimento de todos.

Já o representante da oposição, que me atendeu com muita fidalguia, manifestou que não pretende estender este debate via imprensa. “Será no âmbito interno do Conselho Deliberativo”, limitou-se a responder.

Sem a intenção de colocá-las como técnicas e/ou intermediárias, achei muito interessantes as ponderações do Gribel. Vêm ao encontro da minha total falta de afinidade com termos, expressões e – especialmente – projeções de futurologia.

A Tenco Shopping Centers, com 30 anos no mercado, administra 15 centros comerciais em onze estados, incluindo Minas Gerais.

Gribel observa que estuda permanentemente o assunto deste segmento, sobretudo sobre fusões e aquisições, o que lhe permite tecer considerações a respeito do projeto do Atlético. Sobre a controvérsia a respeito do real valor do Diamond Mall, ele confessa até certa surpresa com a disposição da Multiplan de pagar R$ 250 milhões pela metade do shopping.

Garante que, por esse valor, o clube estaria sendo muito bem pago, até porque ainda restariam nove anos de arrendamento. Entende que a motivação da compradora, que já administra o shopping, é a possibilidade de manter sua liderança no segmento em Belo Horizonte, uma vez que já é dona do BH Shopping e do Pátio Savassi.

Para o Galo, que é o nosso maior e único interesse, ele faz uma conta simples. O clube tem hoje 15% da receita do Diamond e mais nove anos de participação no negócio cujas receitas devem permanecer estáveis nesse período. A Multiplan, que é empresa do ramo, além de conhecer sobre a atividade – o que garante a rentabilidade do negócio – irá gerir e garantir receita.

Assim, entende Eduardo Gribel, o Galo passaria a ter metade de um negócio e a posse integral de outro, que será a arena multiuso. A soma das receitas, ele assegura, será muito maior do que o resultado apurado apenas com o Diamond.

A arena terá espaço para bares, restaurantes, pequenos e grandes shows, além do futebol. Minas Gerais passaria a entrar, definitivamente, no calendário dos grandes shows que outros locais atualmente não conseguem abrigar.

Em suas observações, em procurou informar de maneira objetiva e sem a utilização de expressões que dificultassem nosso entendimento, ele concluiu taxativamente: “É muito interessante. Respeito as opiniões favoráveis e contrárias, sob pontos de vista subjetivos, mas a diversificação financeira e comercial traz resultados muito superiores àqueles que o Diamond teria ao longo dos próximos anos”.

Em tempo: cumprida a missão, amanhã voltamos a resenhar sobre o Galo e a partida da semifinal da Primeira Liga. Na segunda-feira, sobre o terreno onde está instalado o shopping, vou trazer uma deliciosa resenha com o jornalista e advogado (como eu) Moreno Neto. Ele foi o mentor intelectual da volta daquela área para o Galo. Em dois encontros com ele, identificamos muitas similaridades como nossas formações profissionais, outras intermediárias, mas a melhor qualidade que dividimos com oito milhões de pessoas é a de ser Atleticano!

 

67 thoughts to “Três em um sobre a celeuma shopping/estádio”

  1. Boa noite caros atleticanos e Eduardo! Como comentei aqui várias vezes e esta também é a minha opinião, como de outros amigalos, que de um terreno ou lote como queiram, foi preciso o clube entrar na justiça para reaver o que quase por pouco perdemos, onde achamos do céu a Multiplan, que como boa administradora, viu que ali é uma área nobre e privilegiada, fez um contrato de arrendamento e se dispôs construir por conta própria o shopping, sem o CAM gastar um centavo sequer, mas para isto exigiu 30 anos, para recuperar o dinheiro investido. Hoje tornou-se um dos shoppings mais rentáveis de BH. Diante de tudo isso, qualquer um em sã consciência, trocaria com certeza 50,1% do shopping, por um estádio de futebol 100% seu + 49,1 restante. É óbvio e evidente que é muito melhor ter 01 estádio + meio shopping de que ter 01 shopping e o lucro será muito maior, principalmente tendo a Multiplan, que vai cuidar muito bem do negócio, uma vez que ser majoritária. Agora é esperar o nosso conselho aprovar e dar um beijinho no ombro de 1/2 dúzia de conselheiros da oposição querendo melar o negócio, só por causa de politicagem porca e picuinha de saber que não serão eles os mentores da grande tacada, para a redenção futura do clube.

  2. Caros amigos atleticanos!

    Sobre o assunto Arena vs Diamond eu já estudei, pesquisei e opinei bastante a respeito!

    Neste momento, com os argumentos que já foram apresentados, já aceitei o Projeto! Apesar dessa aberração dos 4 anos adicionais de concessão que, nos valores atuais, representam uma perda de R$54 milhões de reais ao Clube!

    Ainda aguardo mais informações da Diretoria, provando que financeiramente o negócio é bom, pra que eu não somente aceite, mas tenha convicção de que será um excelente negócio pro Galo!

    Mas veja bem onde chegamos…

    A Diretoria ainda não passou mais informações a respeito do Projeto e os Conselheiros que são contra, quando tem oportunidade e espaço pra se manifestar, preferem dizer que isso será debatido no Conselho!

    E a torcida? Como fica nessa história?

    O que adianta afirmarem que a Torcida é o Maior Patrimônio do Clube, e que poderia ser ainda mais fidelizada, argumento este utilizado na apresentação do Projeto, se na prática fazem o contrário! Quando é que a Diretoria e Conselheiros do Galo vão entender e colocar em prática a maior participação e interação com o Torcedor!

    Quanto mais a Torcida estiver ao lado do Clube, maior o sucesso deste Projeto!

  3. Só preocupo com uma coisa!
    Será que o valor do orçamento será exato?
    Medo de chegar próximo da conclusão do estádio e o dinheiro acabar e ter um elefante branco incompleto, sem dinheiro para terminar ou ter que endividar para concluí-lo.

    1. Lelo, você precisa dar uma lida no material que tem sido postado sobre o assunto, no que diz respeito ao seguro e tipo de contratação.
      Desculpe-me se estiver enganado, mas conheci um soraggi a algum tempo, não me lembro bem se era Heitor ou Hernane, mas lembro bem que era atleticano de sangue bom.

  4. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Contas pra cá, contas pra lá… tô nem aí. Eu quero mesmo é o Estádio. Entendo que o momento é agora. Minha imensa paixão pelo Galo, ofusca a razão. O Atlético é grande demais para viver como inquilino, principalmente do mequinha. Preocupo-me apenas é se por detrás dessa obra estejam a “politicagem” ou a “vaidade” de qualquer uma das partes. Por favor, não machuquem o Galo.
    Voltando à Primeira Liga – que não valia nada, mas agora vale – não entendo porque o Micale está fazendo tanto mistério para definir o time para o confronto com o Paraná. Este é o momento ideal para ir com a força máxima. Definindo a equipe titular, treinando e organizando taticamente este time. aí veremos se o mesmo poderá nos dar esperanças de brigar pelos Gs. Até para o Torcedor, sabendo de forma antecipada qual é o time que irá a campo amanhã, criaria um fator motivacional a mais, lotando as arquibancadas.
    Vale lembrar ao Sr. Micale, que o Paraná vem com tudo. Além disso, tem um caneco em jogo e mais um prêmio em dinheiro. Já que ficamos de fora da CB e da LA, os cofres do Atlético agradecem.
    Vamo GAAALOOO, nós gostamos de você!

  5. Bom já que este assunto de estádio, eleições e diretoria não para, vou falar um pouco disso:
    Que tal iniciarmos uma nova fronteira de discussões no seguinte sentido: Temos base, sim; temos estrutura de base, sim; temos revelado jogadores sim; mas o que não temos é uma comissão técnica unificada. Isso mesmo! Alguns podem querem me dizer que isso não é novidade, o Barcelona o faz a tempos. Mas! E SE – e desta vez um SE usado diferentemente – inovássemos de novo e, pleonasticamente, passássemos a treinar a base da mesma forma que treinamos o profissional. Mesma distribuição tática, mesma maneira de pensar do técnico, mesmo estilo de jogo, afinal mesmo time, só mais jovem.
    Imagina precisar de um lateral e apenas pegar na prateleira um que já joga do mesmo jeito, já conhece as distribuições, movimentações e estilo de marcação do time profissional, QUEM SABE até conhecendo as jogadas ensaiadas – SE, de novo, elas vierem a existir de novo.
    Nada de tempo para adaptar, nada de precisar se ajustar. Se nos times da base, algum jogador não conseguisse se encaixar no esquema, a porta da rua seria serventia da casa, antes dele passar vergonha no time de cima.

  6. Faço coro aos apoiadores do estádio. Vejam bem, o negócio do galo é futebol! O próprio Kalil ao assumir a presidência do glorioso disse em uma entrevista que o primeiro passo dele foi acabar com o investimento em outros esportes e coisas fora do futebol. Desde que assumiu o Kalil queria o estádio, volta e meia falava do assunto. Porém como o clube estava desorganizado administrativamente e com o futebol medíocre, a prioridade foi organizar a casa, ganhar títulos e iniciar a caminhada pelo estádio. O kalil deixou o negócio iniciado e instruiu o Nepomuceno a dar continuidade, sabendo da competência (ao menos administrativa) que ele teria. Agora depois de muito trabalho e estudo, e o envolvimento de muita gente séria e apaixonada pelo galo o sonho está perto de ser real. Obviamente o melhor comprador para parte do shopping é a multiplan, primeiro porque está arrendado, segundo porque ela já administra o shopping a mais de 20 anos. Ter 50% do melhor shopping de BH e 100% da melhor arena do Brasil me parece um excelente negócio. Principalmente diante de um time com a torcida que tem, eu mesmo já fui privado de ir ao indepa por não ter como dispor de tempo para ficar em fila esperando abrir a venda e nem de grana sobrando para pagar R$ 100,00 para ver um jogo. Nem todo mundo tem como ir em vários jogos e por isso não tem como virar galo na veia (ano que vem se Deus quiser faço). E a volta da geral seria uma chance de retornar com os que adoram o galo mas nem sempre podem gastar muito para ir aos jogos. A geral já foi meu escape na juventude quando muitas vezes era a unica maneira de ver o galão no saudoso Mineirão de antes.
    Além disso, o negócio está bem estruturado, conta com o apoio de grandes atléticanos como o Ricardo Guimarães e Rubens Menin. A doação de um terreno de 50 milhões não é algo que bate a porta todo dia. Kalil na prefeitura, e a necessidade de escrever de vez o nosso nome no futebol mundial como um dos grandes clubes do mundo. #arenasim

  7. boa tarde Eduardo e massa,nao comento sobre a construçao do estadio porque não percebo nada matemática,rsrs,se for bom e lucro para o galo que seja bem vinda a arena galo,sairei daqui de lisboa para conhecer nossa casa,sobre o time no sábado contra o parana que entram com equipe titular nada de poupar,reage galo,vai galooooooooooooooooooooo.

  8. Caros, este é o único caminho! A multiplan vai administrar melhor o shopping pois é do ramo e ainda vai expandí-lo conforme divulgado. Ora, hoje temos 100% de algo que rende X, amanhã teremos 50% de algo que rende 2x… E ainda teremos 100% de outro ativo que rende 10X e vai nos levar a outro patamar de competitividade no futebol…. Pelo amor de deus onde estão com a cabeça aqueles que não apoiam o estádio? Me parece geração de factóide da oposição para tumultuar a eleição….
    A administração do Daniel Neponuceno tem muitas falhas de planejamento no futebol, presença no dia a dia e etc mas este estádio está sendo costurado a mais de três anos e deve sair em época de crise no país e isto é muita competência administrativa. Agora atenção para o único risco do projeto do estádio: não termos garantias de compra da administradora do shopping e depois o galo ficar de pires na mão… Mas nada que um bom acerto jurídico não possa ajustar. Vamos Galo, vamos forte para nosso novo terreiro!!!!! Bica eles!!!!

  9. Caro amigo Eduardo.
    Perfeita ai suas palavras.
    Venho repetindo isso sistematicamente com varias pessoas, inclusive com alguns conselheiros lá no clube do labareda!
    O atleticano assim como os conselheiros tem que abrir a mente e entender que estaremos trocando 50% do shopping que mesmo que se considere o tal valor de 800 milhões ao qual 50% seria de 400 milhões, por um patrimônio de 700 ou 800 milhões que seria o estádio e com muito mais gerações de receitas e o melhor, sem gastar 1 centavo do clube! A matemática é simples: Vamos considerar o valor que dizem que o Diamond tenha de 800 milhões (que eu não acredito) Então estaríamos abrindo mão de 150 milhões (400 – 250) para ter um estádio de ao qual o terreno foi doado, os custos de construção aproximado de 500 milhões e o valer final ainda incalculável, mas que virar a beirar os mesmos 800 milhões citados como valor do shopping! E detalhe, sem precisar abrir a carteira! E com certeza, vai trazer identidade, vai trazer a torcida novamente e os recursos vão ser muito maiores que o shopping que hoje segundo dados dos balanços financeiros do galo é de 10 milhões por ano! e PARA FINALIZAR, O GALO NÃO JOGA BOLA DENTRO DO SHOPPING, FICA A DICA!

  10. Boa tarde, como já tinha dito, não sou expert em matemática e nem me debruçaria sobre planilhas orçamentárias para ver o o que é melhor. Uso aquilo que aprendi na vida e numa simples equação matemática já tinha dito o que foi exposto pela Gribel, 1/2 por 1.1/2 cavalo arriado só passa uma vez na sua porta se não pegar já era, nem daqui 9 anos. Saudações Alvinegras. Placar atualizado as 12:46 – 224 votos a favor – 31 contra – faltam 44 num total de 132.

  11. A questão é a seguinte:

    1 – Todo clube grande tem um estádio de futebol.
    2 – O Galo não sabe administrar Shopping e fazê-lo dar dinheiro.
    3 – Num futuro bem próximo os Shopping Centers deixarão de existir por causa do comércio on-line.
    4 – Sem disputar grandes torneios não há como ter renda, já que esse time medíocre nos tirou da disputa do Brasileirão, Copa do Brasil e principalmente Libertadores.
    5 – Esses conselhereiros do Galo, velhos, atrasados têm que por na consciência que o Atlético Mineiro é um clube do povão, é nosso e não deles. Quem decide é a torcida que compra camisa, paga ingresso, que é sócio torcedor, que paga pay-per-view, etc.
    Resumindo: Tem que construir esse estádio sim. Quanto ao futebol, apenas temos que trocar essa equipe da base que só tem jogador ruim e não dá futuro.

  12. Conheço clubes, exemplo: São Paulo Futebol Clube, que se preocuparam em construir o estádio próprio e levaram décadas para reerguer o seu futebol. É difícil matar dois coelhos com um tiro só. No caso do Atlético, tem que matar um coelho e uma raposa com um tiro só. Metáforas á parte, não se pode servir a dois senhores, já dissera o Nosso Senhor. É preciso pensar bem antes de dar um passo maior que a perna, pois pode-se quebrar as duas.

    1. Esse projeto vem de anos e anos de estudo sério. Antes mesmo do mandato do Kalil terminar já estava em andamento. Não será um tiro no escuro.

      1. Jonathan, tenho feito essa observação em alguns comentários anteriores. Esse projeto foi estudado, revisto, remodelado, auditado. Não se trata de um devaneio. Aliás, planejamentos mal feitos, ou com objetivos escusos, permeiam a história atleticana. Quem não se lembra do Villa Acquapark? Da doação em conta da CEMIG? Pois bem… não precisa ser expert para facilmente identificar as diferenças entre os projetos. Como foi dito pelo Kalil, “esse clube mudou”.
        Saudações alvinegras.

        1. Exatamente meu caro. O áudio do Kalil na reunião do conselho exprime muito bem isso. ESSE CLUBE MUDOU. É uma arena própria é reflexo dessa mudança sem volta, o galo está definitivamente entre os grandes. Pessoas sérias e comprometidas com a grandeza desse time que amamos. Ninguém colocaria um projeto desse tamanho na pauta sem um estudo sério. São 410mi, não há motivos para desconfiar do maior presidente da nossa história é que está apoiando totalmente o projeto. Saudações atleticanas

    2. Ainda somos obrigados a engolir um comentário retrógrado desse. Tenha paciência torcedor, o futuro do clube será este estádio, que será a redenção financeira e a arrancada para conquistar vários títulos.

  13. Bom dia. Não quero mais comentar sobre este assunto de arena e shopping. Acho que existem vários profissionais da área para avaliar os prós e contras. Prefiro esperar dia 18. Em princípio sou a favor, mas prefiro não tomar partido agora. Ao invés disto prefiro opinar por outro tipo de patrimônio que é nossa base. Não tenho nada contra o André Figueiredo, a quem o Kalil o defendeu na ultima reunião do conselho, sob os argumentos que ganhamos 29 títulos com ele na gestão, e fomos campeões da copa Brasil sub 17 e sub 20. Com todo respeito que merece nosso maior presidente, vou discordar. Não pela defesa, mas pelo argumento. Base não foi feita, e nem é reconhecida pelos títulos que ganha, mas sim pelos atletas que revela. Temos exemplos do Santos e Fluminense, que têm revelado jogadores às pencas, e até nosso coirmão melequinha. Alguns vão dizer, ah! Mas revelamos Jemerson e Bernard. Sim, mas foram poucos em relação a outras equipes com estruturas e nível de investimentos muito inferiores ao nosso. Em minha opinião, grande parte dos jogadores que estamos revelando, podem até jogar bem nas categorias de base, mas quando chegam ao profissional, não estão correspondendo às expectativas. Exemplo disto é que somente Bremer tem sido escalado regularmente pelo técnico. Justamente em função de não estarmos revelando bem, é que estamos contratando jogadores lá de fora às pencas (inclusive brasileiros jogando no exterior), sendo que muitos chegam aqui e não dão o retorno desejado. Que o digam Elias, Erazo, Felipe Santana, Cárdenas, entre outros. Não estou aqui dizendo que está tudo errado, e que temos que começar do zero. O que acho, é que devemos reforçar esta estrutura com profissionais de maior visão e tarimba, para garimpar jogadores que realmente tenham condição de ir para a equipe principal, ou seja, revelar com qualidade e não com quantidade. Sabemos que hoje no mercado há uma deficiência muito grande de laterais direito, camisa 10 e centroavante. Será que alguém da base, está à procura deste tipo de jogador? Se não há, corram atrás porque estamos precisando muito e urgente. O time principal vai agradecer.

  14. Olha só, o estádio deve ser aprovado, infelizmente.
    Reitero minha opinião, existem outras alternativas, e essa urgência não existe.
    Deixarei essa celeuma de lado.
    O futuro nos dirá e torço pra estar errado.
    Atlético acima de tudo isso.

    Sobre as considerações do atleticano e conselheiro dono da Tenco…

    Bom, a Tenco se tornou patrocinadora do clube nessa atual direção do clube.

    E não coincidentemente, o pouco que disse segue a risca a cartilha da diretoria.

    Desculpe, mais isso já foi dito pelo Nepomuceno e até pelo “nosso” Jaeci Carvalho.

    E tirando o lado político do qual ele faz parte no Atlético, a simples relação profissional que a sua empresa tem com o clube obviamente tbm não lhe permitiria ser crítico de uma negociação da diretoria.

  15. Para mim o assunto Arena do Galo já estava encerrado, com meu voto computado a favor.
    Mais segurança adquiri hoje e de mais segurança não vou precisar. Isto posto, vou falar agora e a partir de agora do Time, que eu estou muito a fim de inteirar duas taças levantadas neste agitado ano de 2017. E acho que não estou sozinho neste feliz planejamento.
    Será um feito a ser muito comemorado por nós que somos do Clube Atlético Mineiro.
    Micale sinaliza com o Time titular pra sábado. Melhor. E aumenta a responsabilidade de quem for entrar em campo, o Time B tendo feito bonito em Porto Alegre… Não podemos deixar passar esta oportunidade de somar taças. Talvez no futuro a Sede de Lourdes venha a se tornar pequena: poderemos utilizar a Arena criando lá uma nova sala de troféus…
    Fazendo um rápido exercício mental eu só tenho dúvida a respeito dos dois estrangeiros convocados… Estarão de volta? Acho que não: as eliminatórias prosseguirão na terça, se não estou enganado… Vivo no melhor dos mundos, sendo Atleticano sem gostar de futebol… Ninguém está me perguntando, mas eu quero dizer: não me interesso por seleção (ontem fui dormir cedo, fiquei sabendo, naturalmente sem buscar, que o time daquele moedeiro falso venceu por 2×0, segundo gol do Coutinho… Ainda não sei quem fez o primeiro, não quero saber, mas não tenho raiva de quem sabe… Minha Pátria tem as cores básicas, o preto e o branco. Eh Galo!… Voltando a Ele, se Cazares ainda estiver ocupado com assunto menor, Valdívia deve, precisa ser o cara da 10. Torço muito pra este menino (bonito como ele só) explodir e a gente comprar o passe dele. Valdívia de um lado, Cazares de outro, os dois rendendo o máximo… Isto a meu ver é função do treinador. Na minha opinião nós já não precisamos de um meia clássico como dizem: Cazares o é, apenas não assume ou não o fazem assumir… Tá ouvindo, Micale?… Estou com você, confio em você, mas não compreendo esta sua postura, a mesma do Roger, de transferir o Cazares para a ponta esquerda, principalmente quando a coisa está ruim, o caldo entornando… O rapaz rende muito mais e melhor centralizado!… Sabe como pouco enfiar uma bola! … Outro pitaco, este de um palpiteiro desesperado: por favor, entremos com Clayton de centro avante… Pelo Amor de Deus!… Chega de cones! … Corremos o risco de ele, Clayton, finalmente explodir… São 13 milhões em jogo. E por fim de uma só vez a gente fica livre de duas tralhas: o dedicado Atleticano Rafael Moura e o senhor Frederico, a respeito do qual não quero muito falar nem pensar…
    Vamos pro jogo e se tiver penalidades que São Vítor nos proteja…
    Saudações Atleticanas

    1. Oi Bispo, boa tarde!
      Você quis dizer 3 milhões em jogo. Este é o valor do prêmio para o campeão da Primeira Liga. O vice receberá 2 milhões. Se estiver enganado, desculpe-me.
      Abraços

      1. Eu quis dizer 13 milhões sim, AmiGalo Jandir: me referia ao valor do passe do Clayton…
        Precisamos recuperar este rapaz, por nós em campo, por nós fora dele… kkkkkkkkk …
        Abraços, AmiGalo, e saudações!

      2. Acho que o Bispo se referia ao valor de aquisição do Clayton (inacreditáveis 13 milhões), mas como 13 é Galo vai que…

        Computem meu voto a favor da construção da Arena do Galo a partir de agora, com ou sem prorrogação do contrato com a Multiplan. Não podemos deixar a oportunidade passar, daqui a 9 anos não sabemos o que acontecerá, como estará a administração da prefeitura de BH, como estará a situação da economia do país, etc. e etc. (e eu vou estar já com 60 anos, caracá….). Vamu Galo!!!!

        1. E aí, Denilson Galo, amigão!… Tudo bem com você, eu percebo… Vamos, com as Bênçãos de Deus erguer mais uma taça… 13 é Galo e o valor que investimos no Clayton: tenho fé que este menino ainda vai nos dar muitas alegrias… E será vendido por um bom valor, excelente pra ele e compensatório pra nós… Saudações, parceiro!

    2. Meu caro amigo Bispo, concordo com vc integralmente, e principalmente em relação aos cones. Dias destes postei aqui que eram dois caneludos. Chega destes caras, temos que buscar o Tardelli e dar o salários do Fred, Robinho e Rafael Moura pra ele. O custo benefício será melhor.Abs

      1. JBHGALO, meu amigo, você ficou doido? Se a gente trouxer o Tardelli pagando a ele o que recebem Fred, Robinho e RM a gente estraga aquele menino de ouro… Tardelli precisa vir, encerrar a carreira aqui conosco, mas ganhando o que tem condições de gastar… Se ele ganhar um caminhão de dinheiro não terá tempo suficiente para o gastar e menos tempo ainda teria pra jogar e enfiar gol a torto e a direito… Além de ficar ao lado do Marcos Rocha, de costas pras Marias, chateando elas… Saudações

  16. O Eduardo Gribel não avaliou o caso de se fazer o estádio daqui a 13 anos com 4 anos de receita do shopping. Teríamos 100% do shopping mais o estádio ao invés de 50% do shopping+4 anos de arredamento+ estádio.

    1. Caro torcedor, quem não sabe gerir não adianta ter 100% do shopping e nenhuma boa administradora aceitaria migalhas para gerir o shopping. Quem tem certeza que até lá o shopping daria tanto lucro? Qual seria o valor para construir um estádio até lá? O terreno doado pela MRV + a compra do direito de ter o nome na arena estaria disponível até lá? O BMG estaria disposto arcar com R$ 60 milhões de hoje na aquisição das cadeiras cativas? O cavalo arriado tá passando e nao podemos perde-se de vista.

  17. É como disse o Kalil: se o negócio não é ilegal (e claramente não é, é apenas um mau negócio), então a decisão é no voto. Se 2/3 dos conselheiros acham que o negócio é bom – no que, ao que parece, estão ladeados pela maioria da torcida do Galo – então que se dane a matemática.

    Ah: eu sou contra a venda do Shopping, mas concordo com o Kalil em que a aprovação por 2/3 legitima essa venda.

    Não pisarei mais no Shopping, mas se tiver um lugarzinho disponível no estádio, sou candidato a ocupá-lo.

    1. Caro Maurício, o que tem a ver a venda da metade do shopping, para você dizer que não pisa mais lá? Você tá parecendo aquele conselheiro, que disse que vão apagar com a referência do antigo estádio Antônio Carlos, kkkkkkk. Calma rapaz, futebol se joga em estádio e nao em shopping, principalmente sendo nossa casa 100%, sem ter que humilhar para o Mequinha na ampliação do Indepa e naquele escudo feio que nos nossos jogos da libertadores, não pode ser coberto. Vamos ter a nossa casa e ainda parte do shopping. Quer coisa melhor? Ou faz agora ou nunca mais.

  18. Bom dia Eduardo e amigos do blog!
    Acho que 99.9% da torcida Atleticana é a favor do estádio, a discussão é fazer agora ou esperar mais um pouco???
    *É muito difícil avaliarmos projeções futuras, dizer que o Shopping foi mal avaliado pela nossa situação econômica do momento, mas e quem garante que daqui a nove anos o valor avaliado de 785 milhões vai melhorar??? não temos essa certeza e pode até piorar.
    *Outra polêmica é sobre o aumento de 4 anos no arredamento, a Multiplan entende que fechando o negócio automaticamente o Galo perde 50% dos lucros do Shopping, no caso de 9 milhões passa para 4.5 milhões ao ano, totalizando 40 milhões até 2026. (9 anos)
    Para o Atlético não ter perda de receita a forma encontrada foi aumentar em 4 anos o arrendamento, Porém a partir de 2026 o Atlético passa a ter direito a 49.9% do Shopping ou seja um faturamento anual de 30 milhões aproximadamente, em 4 anos totaliza 120 milhões.
    Por tanto não justifica ganhar a mais 4.5 milhões anual e perder cerca de 80 milhões aumentando o arrendamento.
    É melhor deixar como está, receber os 250 milhões agora, construir o estádio, receber 4.5 milhões anual até 2026 e receber 30 milhões anual a partir de 2026.

    Acho que todo negócio tem seu custo, ninguém pega dinheiro emprestado sem ter que pagar o juros, por tanto temos que colocar na balança os prós e os contra, se perdemos de um lado o estádio pode gerar muita receita e compensar de outro lado.

    O ganho com o estádio vai muito além do financeiro, tem o ganho técnico, o aumento da torcida e sócio torcedor, aproximação com a torcida, melhora relação com os patrocinadores etc.
    Como venho falando o que seria do Barcelona sem o Camp Nou, o Real Madrid sem o Bernabéu??
    Além de tudo o projeto é maravilhoso, arena bonita e multi-uso, ótima localização tá na hora de soltarmos o grito de Independência e ficarmos livres do melequinha e da Minas Arena.
    Vou deixar as polemicas de lado e me posicionar TOTALMENTE A FAVOR do nosso estádio.
    Que venha nossa Arena do Galo e principalmente recheada de títulos.
    Saudações!!!.

    1. Imaginem o cenário a partir de 2026, um estádio lindo dando lucro, Sócio torcedor bombando e dando lucro, e mais 30 milhões anuais da Multiplan.
      Tá de bom tamanho não é mesmo.
      Por isso fecharia o negócio sem aumentar os 4 anos de arrendamento, pegaria os 250 milhões agora, os 4.5 por ano até 2026 e os 30 milhões a partir de 2026.
      Nosso patrimônio está preservado e o clube muito mais valorizado com seu estádio próprio lindo, e o mais importante sem dívidas.
      Bora Galão rumo ao futuro!!! Bica bicudo!!

      1. Eduardo eu saí de cima do muro, agora só falta você rs
        Pensei bem e ficar livres do melequinha e da Minas Arena não tem preço rs
        Saudações!!

        1. Pablo,
          Resumindo, a questão é essa mesma!
          Ou fazemos nossa Arena agora, ou esperamos mais 9 anos!
          Mas há ressalvas em se esperar:
          – São 6 anos sem receitas de Arena e continuando jogando no Horto ou Mineirão
          – Será que vamos conseguir as mesmas condições daqui a 9 anos? Terreno de 60 milhões doado, Naming Rights já contratado de 60 milhões, cadeiras já garantidas pelo BMG.

          O único porém disso tudo é o vacilo da Diretoria em aceitar postergar a concessão em 4 anos. Estão trocando 18 milhões agora, pra perder 72 milhões lá na frente. Prejuízo de 54 milhões! Seria preferível comprometer nosso orçamento durante a construção da Arena, com 4,5 milhões a menos comparado aos valores atuais, do que aceitar essa parte do acordo!

          Sobre a decisão, com os argumentos que já foram apresentados, eu também já aceitei o Projeto! Apesar dessa aberração que seriam os 4 anos de concessão!

          Mas ainda aguardo mais informações da Diretoria, provando que financeiramente o negócio é bom, pra que eu não somente aceite, mas tenha convicção de que será muito bom negócio pro Galo!

  19. ”saudações alvinegras”
    sou totalmente a favor do nosso estádio,mas totalmente contra a venda do shopping,que antes,era avaliado em mais de 1 bilhão ,agora em 492 milhões, ou em 2026, 783 milhões e aí é que tá o pega da questão, faltando 9 anos para vencer este arrendamento,a cada ano o shopping agregará o valor de 32,44 milhões ao ano,então pra mim seria muito burrice vender o shopping,não seria melhor esperar estes nove anos,pegar 100% da receita do shopping e comprar o mineirão ,já que a minas arena tá querendo pular fora,aí fazíamos as MARIAS pagarem aluguel para nós.

    ”sou mais galo que a seleção brasileira”

  20. Missão cumprida, Eduardo! 🙂

    Para nós, os apaixonados, fica a esperança de que os conselheiros não deem um tiro na espora do Galo e pensem no futuro de duas das minhas atleticanas -10 e 05 anos- postas nesse mundão alvinegro, pois, elas continuarão a minha paixão, vigiando de perto e levando a minha memória para colher os frutos e celebrar as nossas conquistas plantadas hoje, moço! 🙂 🙂
    Cabrito2606

  21. Falemos de futebol…
    O time do Paraná e sua torcida consideram a Primeira Liga uma Copa do Mundo.
    Estão motivados nas redes sociais e a resenha pós jogo contra o Fla mostram que jogarão a vida em BH.
    Por isso, nada de soberba. Tem que jogar sério e se impor. As eliminações na CB e LA ainda pesam, sair da Primeira Liga seria o fundo do poço.
    Então é o seguinte, coloca o time titular, nada de Fred, Robinho e Yago… faz o dever de casa e esperemos as Marias na final. Como vai ocorrer dia 08/10 pode ter influência na CB.

  22. Falou, falou, falou mas não disse nada. Pelo que está sendo divulgado o galo vai ainda ser dono de metade do Diamond, ter metade da receita e ser dono de forma integral do Estádio. Daqui a 9 anos teríamos que nos virar para administrar um shopping, que deve ser complexo. Melhor termos nosso estádio, renda integral dele e 50% do Diamond do que nos apegarmos a um patrimônio complicado de administrar. Só o terreno e o projeto valem mais de 50 milhões e estamos recebendo esse “presente” sem por a mão no bolso. Eu confio nessa diretoria que foi montada pelo Kalil. Dr. Lázaro e Gropen (dois dos que estão a frente do projeto) são homens honrados e de inteligência ímpar.

    1. Felipe, concordo com você, mas não se esqueça que a maioria dos opositores ao estádio são os mesmos “moedores de carne” que vêm “ajudando” tanto o galo nos últimos tempos.
      Ou você acha que eles iriam perder a oportunidade de ter mais um motivo para “moer”, afinal se daqui a 9 anos a diretoria do galo, seja qual for, não conseguir gerir o shopping satisfatoriamente, imagina que bom motivo para meter o pau neles. E melhor! Se contratar outra ou a própria Multiplan para geri-lo, então: quanta incompetência, não conseguem nem gerir uma merda de shopping!

  23. recomendei o blog citado apenas para aqueles que têm alguma dúvida sobre os benefícios de ter uma arena própria.oportunidade única que nunca mais teremos.não conseguimos nem pagar o Vítor ao Grêmio.e ganhamos até o terreno!

  24. Eduardo, parabéns, você foi perfeito. Concordo com a análise técnica do Gribel. Não precisa ser especialista no ramo para entender, caso seja como está detalhado, será a redenção financeira do Galo, ter a melhor arena multi uso do Brasil. Daqui de Montes Claros, Norte de Minas, o meu abraço, extensivo a todos os atleticanos que ocupam esse planeta preto e branco.

    1. Péssimo texto dela.
      Colocou frases sem base nenhuma.
      Disse que estádio rende mais que shopping.
      Onde isso? Shopping rende R$60 milhões/ano. O Galo perde R$60 milhões jogando no Independência?

  25. Bom dia Eduardo! Preciso lhe dizer que tenho profunda admiração pela seu trabalho. Sou mineiro de Ibiá. Hoje moro em Fortaleza, mas estou sempre com o Galo e o blog me auxilia muito a manter minha atleticaneidade em dia. A grande polêmica sobre essa questão não estará dirimida nem com mil discussões. Envolve também a influência política do grupo que está na situação. Imaginemos, do ponto de vista passional, como isso afeta os opositores. Já é difícil derrubar o grupo “capitaneado” pelo Alexandre Kalil, que recolocou o Galo na prateleira de cima do nosso futebol brasileiro. Sempre vai haver aspectos negativos em uma transação dessa magnitude. Os conselheiros opositores, devem dispensar sua energia para garantir que o contrato para a construção seja cumprido à risca. Ou será que o bem do nosso Galo está aquém de interesses pessoais? Vamos deixar de “mimimi” que nunca vão conseguir barrar a construção da arena. Vai Galo!

  26. Caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, a discussão sobre o nosso estádio deve ficar restrita a atleticanos ou autoridades no assunto como o Eduardo Gribel, que não sei se é atleticano, mas é do ramo. Se for para construir nos termos apresentados eu acredito que será um grande negócio para o Galo. Além de tudo que está exposto algumas situações estão sendo pouco levadas em conta: 1 – a MRV vai DOAR um terreno avaliado em 50 milhões ao Galo (mas só se for para construir o estádio), 2 – O prefeito de BH é o Kalil, o que indica que não teremos entraves burocráticos como certamente aconteceria se o prefeito fosse, por exemplo, o senador biônico. Se quisermos ter a nossa casa como todos os grandes times do mundo a hora é agora. Como dizem no interior de Minas, cavalo arreado só passa uma vez.

  27. Caro barbudo,

    Trocar meio shopping por um estádio de futebol é um negocio da china, inclusive podemos montar um próprio shopping de menor porte dentro da área com bares e etc como citado acima. O fato de estar ganhando o terreno do milionário dono da MRV se torna o negócio muito melhor do que se pode imaginar. Sai de cima do muro Ávila. rs

    fidalguia? Esses formalidade foi louca. ahah

    1. Rindo daqui. Kkkk
      Fidalguia sim. Neste final de semana, sem perder o foco no jogo com o Paraná, vou ler mais a respeito do tema. Quero é vou descer do muro!

  28. Grande barbudo, como sempre cumprindo a palavra.
    Bom! Dito e posto o assunto acima, mudemos de foco, pelo amor de deus.
    Apesar de muitos continuarem a postar sua total aversão à primeira liga, da minha parte continuo a achar que Primeira Liga ou primeira liga de jogo de botões, tem escudo do galo em campo? Torço!!!
    Ninguém pode negar que pelo menos esta semana não tivemos abstinência de jogos do galo no meio da semana e nem teremos no fim dela, o que já valida para mim a participação do galão neste torneio. E não me venham dizer que os jogadores vão se machucar ou ficar cansados.
    PARA MIM, ISTO NÃO IMPORTA, É PROBLEMA DA COMISSÃO TÉCNICA e MÉDICA do GALO, eu quero é time em campo, com jogadores titulares e comendo grama. E JOGANDO TODOS OS CAMPEONATOS PARA GANHAR, nada de poupar. Quem poupa é investidor, eu sou é um apaixonado pelo galo e a única coisa que invisto no clube atlético mineiro é meu amor e idolatria.
    HONRE-O ou SUMA!!!!!!!

  29. Bom dia!
    Eduardo e amigalos, acho que é por ai! Não existe negócios sem riscos. Acredito que a diretoria para bancar o estádio, tenha no planejamento, tentar minimizar o maximo estes riscos. Continuo afirmando que se o momento do futebol fosse outro, este assunto seria tratando de forma mais amena e com a mesma responsabilidade devida. Bora sonhar com a casa própria!!!!

  30. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Na minha opinião o estádio será uma ótima para o Galo e um salto de patamar. É um caminho sem volta e teremos retornos pelo fato de ser Multi Arena. Eu sou Galo e quero entrar no estádio do Galo com meu pai ainda. Este é meu sonho. Quem casa quer casa, e já que somos casados com o Galo desde sempre, queremos nossa casa. Bica bicudo. A tua inveja é o segredo do meu sucesso, diremos nós aos que estarão se doendo. Eu voto sim.

  31. Bom dia.
    Sobre a arena do galo acho bem vinda pois elevaria o nível do galo em relação aos outros clubes porém tem que analisar tudo pois da forma que estão propondo a construção da arena está muito fácil e dizer que não vai impactar no futebol nas contratações enfim acho uma balela pois o impacto será grande vale lembrar que o galo tem uma dívida grande está parecendo político querendo privatizar alguma empresa diz que vai ser benéfica e tal e depois todo brasileiro já sabe o resultado.Enfin acho que dos moldes que expulsaram o projeto está mamão com açúcar como diz Dadá maravilha,250 milhões da metade do shopping,100 milhões de naming rates, mais o montante da venda de cadeiras e a MRV já com o terreno tem de analisar se é isto mesmo ou vai ser só enganação para começar um projeto e virar chacota nacional,estou em dúvidas.

  32. O Galo não é banco, não é administrador de Shopping, ele é time de futebol, e time de futebol precisa de uma casa, sem micróbio verde dar palpite, e sem Minas Arena para sugar o lucro, sou a favor da construção da nossa casa, mas é preciso não esquecer o time, que é o carro chefe.

  33. Sinceramente não tenho interesse nenhum em discussão sobre construção ou não deste estádio devido este elenco milionário que foi montado ” um dos melhores elenco do país ” queria sim está debatendo aqui é participação na final da CB , quartas da Liberta e briga para ser campeão do Brasileirão.

    1. Eu também não sei.
      Claro que ter um estádio é ótimo.
      Apenas em tese, porque ter um estádio que dá prejuízo é perigoso.
      Acho que o foco da questão deve ser este.
      Mas como eu disse eu não posso palpitar.
      Mas me encanta esta maquete do estádio.
      Fico sonhando.
      Estou em uma fase muito feliz.
      Sei que aqui não é o lugar, mas ter uma companhia feminina atleticana de verdade faz muita diferença.
      Talvez o eduardo até aborde este assunto no futuro.
      e no meu caso então, foi por causa da numerologia e o galo.
      Meus amigos me zoam muito por tudo ocorrido , mas eu gosto.
      Tchau agosto
      Setembro só vai dar Galo, quem viver verá.
      (que não foi em vão, eu quero é muito amor no coração).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *