Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pra tudo começar na quarta-feira

O acaso escolheu ser num dia de cinzas, que Martinho da Vila em uma de suas obras, eternizou como acabar num samba que embala todo final de festa carnavalesca. Ao que sonhamos, nós Atleticanos, essa data que fecha o carnaval coincide com a arrancada – começar na quarta-feira – do nosso time em busca de reconquistar a América. Assim, como foi em 2013, o destino final dessa viagem será no Marrocos. Dessa vez, espero, coroada de êxito.

Tempo para descansar, mesmo considerando a longa viagem, nossos jogadores estão tendo. Desde segunda-feira, lá em terras venezuelanas, aguardando o Carabobo, nessa primeira partida que define a classificação para outro mata-mata, só a partir daí que será assegurada a vaga na fase de grupos da Libertadores. Foram horas de espera em aeroportos e voos, em três trajetos, num sobe e desce interminável de aeronave. Já passamos, com sucesso, nessa arriscada briga pela sequência na competição. Que assim seja!

Conforme dissemos ontem, na relação dos profissionais que viajaram, contam apenas jogadores brasileiros. Os estrangeiros que o Galo dispõe no momento, estão – todos – com algum impedimento para jogar. Vargas e Pavón, suspensos (uma partida e seis cada). O argentino, penso, já teria cumprido duas partidas, tivesse o Galo inscrito o jogador ano passado. A diretoria de futebol, equivocadamente, acreditou no recurso que apresentou e perdeu. Se tivessem feito assim, em caso de classificação, Pavon estaria disponível já na fase de grupos. Diante dessa situação, o argentino só poderá atuar a partir de uma possível terceira rodada. Já o chileno, na semana próxima frente ao mesmo Carabobo no jogo de volta.

Além deles, também estão fora dessa primeira partida, outro argentino – Zaracho – que está quase sendo liberado para defender o Galo em campo. Ainda, fora da viagem, com possibilidades de serem aproveitados nos próximos jogos do mineiro e até da Libertadores, os recém contratados Saravia e Maurício Lemos. Ambos, o lateral argentino e o zagueiro uruguaio, foram indicações do treinador Coudet.

Com isso, ao que imagino, o Galo deve começar com a formação base que atuou em duas partidas do mineiro. Sem o Hulk, testado com covid. Numa delas, três a zero, sobre o Democrata de Sete Lagoas. Já na outra, empate em um gol, frente ao antigo rival mineiro. Se na primeira, especialmente no primeiro tempo, teve atuação de gala, a segunda partida deixou o Atleticano apreensivo. Mas, considerando e até acompanhando as opções do treinador – que é também argentino – Coudet, deverá ser essa a formação inicial.

Éverson (titularíssimo); Mariano, Bruno Fuchs, Jemerson e Dodô; Allan, Edenilson, Pedrinho e Patrick; Paulinho e Sasha (este no lugar do artilheiro Hulk). Corre por fora a possibilidade de ser o Ademir, mas intuo que será o centro avante de ofício. Outro dado interessante dessas duas partidas que mencionei, os cindo substituídos, tanto na vitória quando no empate, foram os mesmos. Mariano, Allan, Pedrinho, Patrick e Paulinho. Já os substitutos, três se repetiram. Vargas, que nem viajou, Igor Gomes e Hyoran. Os outros foram Vitinho e Ademir, na primeira; Otávio e Rubens, no jogo seguinte. Com exceção do chileno, todos estão à disposição do treinador.

Seja como for, diria plagiando com um neologismo das redes sociais – uma gíria popular – haja o que hajar – é importante que o Galo vença hoje e encaminhe a classificação para a fase seguinte. Ocorre que, no sábado – a delegação só chega em Belo Horizonte na sexta – por obra, graça e desgraça da federação e tv, já temos o coelho pelo mineiro. Mesmo já, antecipadamente, classificados seria bom a liderança geral para assegurar vantagens na decisão. E na quarta, de novo o Carabobo, pela frente. Crueldade da organização.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Pra tudo começar na quarta-feira”

  1. Bom dia! Com time alternativo fica complicado o jogo! Sou totalmente contra essa mania de dar “descanso”a jogadores que ganham salários exorbitantes! O outro jogo e só na quarta e ficar preocupado com Carabobo pode esquecer de sonhar em ser CAMpeao da Libertadores!

  2. Fim de primeiro tempo. Esse Carabobo é horroroso mas o Galo conseguiu ser pior. Esse Dodô não pode ser jogador do Galo. Ainda assim o Paulinho conseguiu ser o pior na partida. Entregou a paçoca e fomos mais uma vez salvos pelo Everson.
    Esse Coudet não é treinador para o Galo. Muito ruim. Pqp!

  3. AINDA BEM QUE O TAL DE PETER GRIEVE , AQUELE AVENTUREIRO AMERICANO , SEM NENHUMA TRADIÇÃO NO FUTEBOL , DESISTIU DE “”COMPRAR”” O GALO…………
    SERIA A MAIOR FURADA E DECRETARIA O FIM DO NOSSO GALO , COMO O CONHECEMOS E COMO EXISTE HÁ MAIS DE UM SÉCULO………..
    PASSARIA SIMPLESMENTE A SER UMA “SAF” COMO OUTRA QUALQUER……..
    NÃO CONSIGO IMAGINAR O NOSSO GLORIOSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO , NUM ESTALAR DE DEDOS VIRAR UMA SAF (SOCIEDADE ANÔNIMA DE FUTEBOL)……
    SE É ANÔNIMA NÃO TEM NOME , NEM IDENTIDADE.
    ABAIXO A “SAF”.

  4. BOM DIA A TODOS……..
    JÁ NO SÁBADO A GLOBOSTA MARCOU O JOGO CONTRA O AMÉRICA……….
    O NEGÓCIO DESSA GLOBOLIXO É SÓ ATRAPALHAR E PREJUDICAR O GALO , E NÃO É DE HOJE.
    HÁ QUANTOS ANOS ESSES IMUNDOS VEM NOS PREJUDICANDO ABERTAMENTE ??? CHEGOU AO PONTO DE PREMIAR O SALAFRÁRIO JOSÉ ROBERTO RATO , DEPOIS DO MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL NAQUELA FATÍDICA NOITE NO SERRA DOURADA.
    HOJE GRAÇAS A DEUS NOSSO JOGO SERÁ TRANSMITIDO PELA ESPN.
    E QUE OUTRAS EMISSORAS DE TV , CONSIGA NOS LIVRAR DESSES IMUNDOS DA GLOBOLIXO……..
    JÁ PASSOU DA HORA DE ABRIR AS TRANSMISSÕES DO BRASILEIRÃO E DA COPA DO BRASIL PARA OUTRAS EMISSORAS………

  5. Pra hoje, na minha humilde opinião, após viagem longa e cansativa, nem precisam fazer uma atuação de gala.

    Precisam mesmo é de uma vitória simples pra voltar com uma moral mais elevada pra sequência.

    Quero acreditar num time ligado e com vontade de vencer, futebol bonito pode ficar mais pra frente.

  6. Bom dia!!!

    O Carabobo, mal comparando, seria uma espécie de Afogados da Ingazeira na vida do Atlético…

    Na temporada passada foi um dos melhores mandantes da competição e teve um dos artilheiros da competição, Kevin Viveiros, que fez 22 gols em 36 rodadas.

    Tirante a logística complicada da viagem, o Galo não vai enfrentar a altitude, o que não deixa de ser um grande ponto a favor.

    O estádio do jogo não favorece o efeito caldeirão, o que é um ponto importante também a favor do visitante Galo. Trata-se do Estádio Olímpico da Universidade Central da Venezuela, onde, aliás, o Galo empatou em 2021 com o La Guaira pela Libertadores.

    Por ser um estádio olímpico a pista de atletismo deixa a torcida bem longe do campo de jogo e no sentido de pressão da torcida o cenário é de uma partida tranquila.

    Como o Carabobo só fez duas partidas este ano (1V e 1 E), o Atlético é favorito para vencer e bem a partida.

    A ver…

  7. Hoje começa a LIBERTADORES para o GALO. Que tenhamos o máximo de respeito ao adversário, aos jogadores, a sua torcida, as suas tradições, como um país da PÁTRIA GRANDE. Que nossos jogadores entendam que existe uma equipe de arbitragem e que nossas lideranças em campo saibam lidar com os árbitros. Principalmente, que o GALO jogue FUTEBOL, com inteligência, intensidade, coletivamente, coragem. Que o Eduardo CHACHO faça as melhores escolhas, que, na minha opiniã, será: EVERSON. MARIANO, FUCHS, JEMERSON e DODÔ. ALLAN. EDENILSON, PEDRINHO ou IGOR GOMES e PATRICK. SASHA e PAULINHO. A faixa de CAPITÃO hoje deveria ficar com MARIANO ou EDENILSON. Esse esquema do CHACHO vai dar certo, temos bons MEIAS e ATACANTES, esse setor tá muito equilibrado. Precisamos de um maior protagonismo do EVERSON, liderar esse sistema defensivo, orientar, fazer defesas importantes, sair bem nas bolas aéreas, é isso que se espera do nosso goleiro. Não podemos esquecer que tem o segundo jogo.

  8. Bom dia xará e amigalos! Hoje é dia de não ser bobo contra o Carabobo! Hoje é dia de El Chacho Coudet começar a mostrar sua identidade com o time do GALO no torneio mais importante do ano. Espero que a equipe não sinta tanto a ausência de nosso artilheiro salvador Hulk. Nosso super-herói vem neste início de ano salvando a pele do treinador e dos companheiros de time de um vexame maior.Entao que hoje o time jogue com raça, determinação e uma defesa atenta aos contra-ataques. Quero ver mais futebol de Edenilson e Patric(os dois estão devendo). No ataque entendo que Sasha deve ser o titular junto a Paulinho(sem invenções mirabolantes). E que o GALO consiga jogar bola nesse pasto (A TV GALO mostrou que o campo está horrível). No mais é torcer para vencermos independente do placar. Vamo GALO fazer essa Massa feliz!!!!

  9. Bom dia, todos! Hoje é o jogo 7 do Galo na temporada. Chegamos a 70% dos jogos pedidos pelo Cuca para o time ficar no ponto. Hoje não vou me importar com a qualidade do jogo e sim com o resultado. Uma vitória simples já estará ótimo, afinal depois de uma logística monstruosa como essa e com a baixa qualidade do gramado o nível de exigência tem que ser moderado.

  10. Bom dia! Será que o Sr. Eduardo Coudet, vai manter o esquema tático 4,1,3,2. O risco é grande, por vários motivos, inclusive o mais evidente – no passado, jamais ouvimos falar no Carabobo -.

  11. Estou preocupado com este time, ainda não vi uma equipe organizada, apenas jogadores isolados, contra o Ipatinga, achou um gol. Contras as marias no segundo tempo fomo engolidos por elas, Hulck nos salvou de um vexame. Contra o Patrocinense Hulk de novo, e ainda nos acréscimos. Como se diz aqui em Minas, estou com um pulga atrás da orelha.

  12. Bom dia Massa e Guru

    Para mim a balança das contratações feitas na gestão Rodrigo Caetano é extremamente positiva, mas ele, como qualquer um, tem o direito de errar.
    Digo isto, porque o substituto natural de Hulk está no DP desde que chegou ao clube em junho do ano passado e vem se mostrando um freguês de carteirinha do nosso DP. Pior, passados 8 meses, não sabemos e nem temos notícia de quando ele entrará em campo novamente. Um absurdo!
    Enfim, mesmo sem o nosso heroi verde, temos totais condições de ganhar e para tanto, basta que Chacho coloque na cabeça de nossos jogadores que precisamos usar as pontas, para chegarmos ao gol adversário.
    E pelo amor de Deus, vamos ter cuidado com as jogadas aéreas que vem sendo um tormento para nossa defesa.
    Estou confiante, mas confesso que desanimado, quando penso que estamos indecisos entre Sacha e Ademir para o lugar de Hulk. É muito pra mim.

  13. bom dia Eduardo e massa. hoje começa a sério a temporada de 2023 para o galo. espero eu e milhões que os treinamentos acabou e hoje quero ver se este treinador argentino tem tomates para estar no comando do galo. porque até agora não vê nada de especial neste treinador argentino no comando do galo, aliás vê sim a equipe está pior que ano passado em todos sentidos.jogadores lentos.mal treinado.etc.hoje não temos o nosso Salvador o incrível Hulk este sim éo maior desfalque do galo. depender do sascha. Ademir foguete apagado. estamos fritos e torrados. rsrs.que o galo abre o olho com o bobo da Venezuela. abre olho treinador argentino e jogadores. vai galooo.

  14. Se for pra o Ademir entrar e ficar embolado no meio, é melhor que nem entre.
    Eu entraria com Igor Gomes que é muitoooo mais jogador que esse Edenilson.

    1. Meu amigalo

      Liga não, ainda bem que a cada dia temos outras opções. Esta emissora de merda é quem bateu o pé pro jogo contra o meleca ser no sábado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *