Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pra cima dos chilenos, Galo!!!

O Superesportes, em interessante levantamento, mostrou nossa superioridade histórica frente a times do Chile apenas em Libertadores da América. Foram dez partidas, com seis vitórias (Colo Colo e Palestino – duas vezes cada – uma sobre o Unión Española e outra em cima do Palestino), dois empates (Unión Española e Colo Colo) e igual número de derrotas (Cobreloa e Colo Colo).

A última vitória foi aquela, bem ao final do jogo em 2016, que nos assegurou a classificação na fase de grupos com um gol magistral do Rafael Carioca de fora da área. Agora, pela Sul-Americana, em busca deste importante título (que dá ao campeão o direito de disputar a Recopa de 2020 e ainda participar de uma seletiva ao Mundial de clubes em 2021), pegamos o Unión La Calera. Esta equipe vinha bem no campeonato chileno, mas nas duas últimas rodadas – derrotada – caiu da terceira para a quinta colocação na competição de seu país.

Aliado a estes números, outra estatística interessante é sobre o goleiro Cleiton. Reserva imediato de Victor, esse catarinense que foi da base do Galo, até recentemente não passava confiança ao Torcedor em alguma eventual necessidade. Pois, agora, estará completando sua décima segunda partida no gol Atleticano. Diria até, que no caso da reposição de bola, tem superado ao titular.

Sua estreia no profissional foi em 2017, quando o Galo venceu a Chapecoense na casa do adversário por um a zero. Cleiton foi escalado de última hora, uma vez que o titular seria Geovani, que no vestiário sentiu uma contusão. Foi para a fogueira e ficamos sem reserva para o gol naquela partida em Chapecó. Uma das poucas vitórias do Galo na Arena Condá.

Nas 11 partidas que atuou, Cleiton saiu de campo vitorioso em oito vezes e perdeu em três ocasiões. Nunca empatou uma partida. Sofreu apenas seis gols e o Galo marcou 13 vezes nos jogos que o jovem goleiro esteve em ação. São números animadores para quem gosta de estatística. Tanto em relação ao enfrentamento com clubes chilenos quanto pela presença do Cleiton em campo.

Ao que podemos sentir, acredito que além dele no gol, o time terá Guga, Leo Silva, Igor Rabelo e Patric na defesa. Diga-se, a mesma da vitória sobre o Flamengo, uma vez que Rever deu lugar a Leo ainda no final da primeira etapa do jogo. No meio de campo, ainda existe uma duvida. Adilson vai para o jogo com Elias, mas o treinador pode optar por Jair ou Maicon. Os demais, seguramente serão Nathan, Chará e Alerrandro. Torcendo para o jovem artilheiro deixar sua marca e confundir bastante a cabeça do Rodrigo Santana.

Mesmo com essa opção de o treinador – aliado evidentemente com a orientação da diretoria e ouvido a preparação física e departamento médico – em poupar mais de meio time, entendo ser o Galo favorito. Vejo ainda, com otimismo, a possibilidade do próprio Cleiton e Alerrandro provarem o seu valor a eventuais desconfiados com seu potencial. Lembrando que como opção o banco ainda terá Danielzinho e Bruninho. Lamento a não inclusão do Neto e do Alessandro Vinicius na inscrição desta competição. Ambos, quando acionados, deixaram boa impressão.

Enquanto isso segue nas resenhas pelos bares e cafeterias, discussões sobre o futuro técnico do Galo. Jorge Jesus passou por aqui no final de semana. Ele e a diretoria desmentem eventuais conversações, mas setores da imprensa garantem o contrário. Rodrigo Santana segue interino, a exemplo do Thiago Larghi ano passado até a paralisação para os jogos de selecinha (copiado do inigualável Fred Melo Paiva) do Brasil. Nas ruas, sinto preferência pelo argentino Beccacece. Vida que segue!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

28 thoughts to “Pra cima dos chilenos, Galo!!!”

  1. KKK, treinador covarde, pau mandado da diretoria, culpa o gramado pela derrota, esse Rodrigo Banana não tem ambição nenhuma, mais uma derota de um clube que sem direção. Interino não tem condições de assumir um time grande mesmo, coloca um time reserva, recuado pra conseguir um empate com o poderoso time chileno, kkk. Só rindo desse interino, volta pra URT, sua entrevista é do mesmo nível de Larghi que não achava erro no seu time nas derrotas. Que venha reforços, treinador de verdade e que 2020 chegue logo pra que essa diretoria medíocre sai o mais rápido possível. Acorda torcedor iludido.

  2. Boa Noite,

    Com todo respeito, mas, o Rodrigo Santana tem que ir TMC , manter o Vinícius no jogo, isto é prova de que ele não tem condições de ser treinador do Galo.
    O pior em campo no tempo todo. Só não foi pior do que o próprio Rodrigo Santana.
    Chará mal escalado, Vinícius ridículo, Nathan horrível.
    Cleyton jogou muito bem como sempre, e o Alerrandro provou o que eu sempre falo, se a bola não chega, não tem jeito.
    Rodrigo Santana, onde está o Papagaio.
    Ridículo!!!!!!

  3. Gostaria de ver jogador contratado para chegar e ser titular. Nem sinto a necessidade de técnico se bons jogadores vierem. Mas se contratarem técnico e ignorarem as carências do time, aí sim a vaca acaba de atolar no brejo.

    1. Concordo com voce Hélio, reforços urgente!! Aliás desconheço histórico de técnico estrangeiro que tenha se saído bem no Brasil .Mas o que realmente mim deixa PREOCUPADO, é o DESGASTE DO PATRIC neste jogo de hoje, vai que o Rodrigo Santana justifica o cansaço dele, Patric, para voltar com o péssimo Fabio Santos como titular?

  4. Caros,
    Sobre o assunto de ontem, ao qual voltaremos lamentando, aguardem e acreditem, o VAR é ROUBALHEIRA. É PILANTRAGEM com o AMÉM dos IMBECIS. Aquele lance final fosse no Maracanã o Big Brother do apito ia ORDENAR a marcar da cal. Mas o ROUBO mesmo virá em jg decisivo. Já esquecemos? E o mundão de boa achando normal e muito do honesto essa turma apitando e decidindo jgs das cabines da Rede Globo? A imprensa tudo bem, é CHAPA BRANCA E JABAZEIRA, são uns SEM VERGONHAS vendidos. Agora, a torcida ficar de boa com isso? Ah! Mas é a modernidade, tem o volei, tem o basquete. Ñ sei se vcs sabem, no volei, como exemplo, quem pede revisão do lance é o time q se sente prejudicado e ñ alguém de fora. São 2 revisões por set e pronto. Se pediu e errou perdeu a chance. E ñ é qq jogada ñ. Há critérios OBJETIVOS. E no futebol? Se a jogada é penalty ou ñ, se é impedimento ou ñ, se o cartão é amarelo ou vermelho, isso é DECISÃO OBJETIVA, do árbitro de campo, ele ta lá prá isso, para o bem e para o mal. Para MALANDROS/LADRÕES da CBFGlobo deveriam ficar lances q são duvidosos de FATO: a bola ultrapassou a linha do gol? Determinada falta foi feita dentro ou fora da área? Qntos minutos de cera? Houve desrespeito à FABÍOLA SANTA? Passaram-lhe a mão na tattoo bunda adentro? Por aí vai. Lances do jg, para o bem e para o mal, devem ser de RESPONSABILIDADE dos tradicionais sopradores de apito. SEM CRITÉRIOS, alguém apitando de fora, o comércio de GARFO vai agradecer. É nós sem nenhum MANDATO na CBFGlobo…Querem o desenho? Acorda, Nobre Amigo Sette, ce vai ficar de desentendido?
    Obs.: Sette tá coberto de razão em deixar o Mineirão em aberto. O CAM ñ pode ter receio de jogar em campo algum. FATO.
    Obs.: ontem vi em jornais q o bom e eficiente Douglas Santos tá de bobeira na Alemanha. Acorda Sette! É com vc, é negócio direto, olho no olho. Saia da aba dos empresários BANDOLEIROS. Age, porra.
    Obs.: Zé do Vitória é mais caceteiro q o Homem de Vidro, o tal Adilson. Êta mequetrefe, viu? Elias é nosso atual 2º melhor meio campista. Luan é raçuda piada na armação. O 1º é craque e é Cazares, quer queiram quer ñ, principalmente essa turma bipolar nervosinha 171 q só sabe arrotar fora isso fora aquilo, pedir Dorival Jr e estádio vazio. Toc toc toc.
    Hj é buscar uma vitoriazinha, garantir a classificação na Sula e ficar esperando os “titulares” entregar o ouro lá na frente. Toc toc toc.
    GALO SEMPRE!

  5. Sobre o jogo de hoje, como disse um colega, um empate não é mau negócio.
    Quanto ao técnico, penso que não vem porque foi indicação do agente Bertollucci, parceiro de Ricardo Guimarães.
    O senhor Jorge Jesus esteve no camarote do BMG ao lado de Ricardo Guimarães, Rubens Menin e Giuliano Bertolucci. Que eu saiba ninguém da atual diretoria estava nesse camarote. Isso não evidencia um racha? Se alguém puder corrija-me, por gentileza.
    Bertolucci é um dos maiores agentes do país, parceiro de um dos maiores do mundo, Kia Joorabichian. Juntos ao Ricardo Guimarães fazem negócios com vários atletas. Foi ele – Bertolucci – quem costurou o patrocínio do BMG ao Corinthians, quem ajudou o BMG comprar o Clube em Portugal e vários outros negócios…foi também quem tentou trazer Tardelli de volta. E deu prioridade ao Atlético numa possível volta do Guedes.
    Agora, ao lado do agente, RG tenta trazer um técnico pro Galo. Não acho esse Jesus grande coisa, mas ele tentou. Vem tentando negociar com a diretoria, se dispondo a pagar parte dos salários. Só um idiota pra dizer que alguém faz isso porque é “bonzinho”. Obvio que ele tem retorno de marketing, e juros nos seus empréstimos. Mas não se pode ignorar que hoje o CAM precisa mais do BMG que o BMG do CAM.
    E por que a diretoria cria empecilhos? Por que há uma guerra de egos. Com a proximidade da construção da Arena, todos querem ser o “pai da criança”.
    Entre um quase engenheiro, dono de uma construtora falida, que foi alçado à prefeito porque se pendurou no escudo do CAM, e todos os seus asseclas. E, do outro, o dono da maior construtora desse país e um banqueiro bilionário. Fico com a segunda opção.
    Não tem ninguém bonzinho. Nem se faz (um bom) futebol só de amor.

    1. bom Dia,Lucy!como procuro ler todos os comentàrios antes de responde-los gostaria de pedir a vc o que venho tentando com outros hà algum tempo:DEIXEM O KALLIL EM PAZ!ENQUANTO ESTEVE NOCOMANDO DO GALO NOSSO TIME FOI O MAIS RESPEITADO DO BRASIL.ELE FOI ELEITO,INCLUSIVE COM VOTOS DE MARIAS,POR QUE NOS DEVOLVEU ALEGRIA E CONFIANÇA.O QUE ACONTECE HOJE È DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DA ATUAL DIRETORIA.O KALLIL NÂO CONTRATOU ELIAS,RO E OUTROS:CONTRATOU R10,GANHOU LIBERTADORES,COPA DO BRASIL,RECOPA E DEIXOU AS MARIAS SEM DORMIR DIREITO POR ANOS.NINGUÈM DEBOCHAVA DO NOSSO GALO!EM TEMPO:NÂO VOTEI NO KALLIL PORQUE NÂO VOTO EM NINGUÈM:NÂO ACREDITO EM POLITICOS.MUITO OBRIGADO!

  6. Boa tarde xará e amigalos indignados!
    Tenho esperança de um bom jogo deste time do GALO logo mais. Digo isso porque teremos o “reforço” das ausências de Fábio Santos e Ricardo Oliveira. O desânimo fica por conta da presença do bunda de bigorna Elias. Lamento apenas a ausência de Luan. No mais é torcer que o time tenha RAÇA e GARRA e pare de exercer marcação dentro de sua grande área!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(QUE DIA ISSO VAI ACABAR MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!). No que diz respeito a treinador prefiro que efetivem o Rodrigo Santana e lhe dê de presente 5 bons reforços!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O que atrapalha é a passividade da Presidência e Diretoria. Eles esperam a má fase voltar para contratar e arrumar o time…..

  7. Boa Tarde,

    Só para chamar a atenção do treinador, o Chará que não é muito de marcar gol, só faz quando aparece na direita, será que eles já perceberam isto.
    O Fernando Diníz é o melhor exemplo de treinador que gosta de trabalhar com os jogadores da base, antes de sair do Fluminense dará um lucro enorme para aquele clube com relação ao lançamento de novos jogadores. Isto é puro investimento, o Galo tem que achar um treinador com este perfil, este para mim é o maior problema para o Rodrigo Santana continuar a frente do time.

  8. Será um alento ver o time sem o carequinha tatuado, o pastor e o mão de alface. Mas ainda vamos ter que aturar o bunda de tanajura e Adilson em campo. Time titular (opa?) vai ficar em BH descansando e treinando. Espero que estes come e dormes que ficarem em BH treinem bastante, porque domingo tem asa negra no pedaço, e vai querer recuperar encima do Galo.

    Alô diretor de futebol! Vc ainda está no Galo? Onde estão as contratações?

  9. Como já disse , todos os volantes do Atlético vão estourar fisicamente , enquanto o seu parceiro for o IMPRESTÁVEL ELIAS.
    ADÍLSON e J.WELLISON são raçudos e bons jogadores , portanto os dois tem que jogar juntos , o que vai proporcionar a CAZARES mais liberdade para criar.
    É o óbvio.

    1. Qualquer um deles é melhor que elias, o parasita (tocou na bola contra o fla aos 13 do primeiro tempo!), que se esconde do jogo, não marca nada e também não arma. Mas minha preferência é Luan de segundo volante, para ter Cazares, o craque, armando o ataque, Geuvânio de um lado e Chará de outro.

  10. Bom dia a todos,
    Mesmo com o desdém da diretoria em relação à Sulamericana, acho que o Galo pode se dar bem.
    Só de não ter dois dos três parasitas em campo, já ajuda e muito.
    Em que pese esse Elias jogar, torço para o interino não escalar o tal Vina e o velocista que corre com o freio de mão puxado.
    Galo 2 x 0 hoje.
    E esse papo de novo técnico e reforços, tá virando novela mexicana..
    Esse diretor deve estar esperando algum técnico cair no BR pra poder anunciar..
    Reforços? Só quando sobrarem os refugos.
    Saudações.

  11. Entendo que o Jorge Jesus não seria uma boa opção. Sendo ele o escolhido, seria muito melhor manter o Santana e gastar o dinheiro com boas contratações. Vejo muito a torcida criticar o Elias, mas sem razão. Elias melhorou muito nos últimos jogos, com o Santana no comando. Quem não merece a titularidade é o Adilson, esse sim anda devendo muito. No mais, pra cima deles GALO! E vamos deixar a imprensa vangloriando o timeco de azul, que não vem jogando absolutamente nada e dizem que é o melhor elenco do Brasil, coitados, ganharam só quando não jogaram contra ninguém, no rural.

  12. Tomara que o Hulk jogue.
    Simples: ele é lateral esquerdo, de ofício. Não joga porque não tem experiência. E não tem experiência porque não joga…
    Faz igual ao Dedê, dá a camisa pra ele e deixa o garoto jogar 10 partidas. Não me recordo o técnico que comandava o GALO, mas ele fez isso e avisou: se ele jogar mal, cobrem a mim. Se for pra vaiar, vaiem a mim. Ele não. O que aconteceu depois, todos sabemos!

    1. Dificil, o jogador chama Carlos Gabriel, é franzino e quer ser chamado de Hulk? O Carlos Gabriel ou Hulk, como queiram, precisa ser emprestado para algum time da série B, para ganhar “rodagem”, hoje não tem futebol para se tornar titular do Galo, sou mais o Patric improvisado.

  13. A IMPRENSA NACIONAL ESTÁ MENOSPREZANDO E DESDENHANDO DO GALO NOS SEUS COMENTÁRIOS.
    DIZEM QUE O C.A.M. É DESORGONIZADO E TEM O ELENCO MUITO FRACO.
    É VERDADE . POR ISSO JÁ QUE ESTAMOS NO SEGUNDO LUGAR , CHEGOU A HORA , VAMOS CONTRATAR UM TÉCNICO E MAIS UNS 4 OU 5 REFORÇOS E TAMPAR DEFINITIVAMENTE A BOCA DESSES FOFOQUEIROS .
    O C.A.M. É TIME GRANDE E TEM QUE SER LEVADO A SÉRIO , APESAR DA DIRETORIA NÃO FAZER POR MERECER.
    A SAÍDA DE ELIAS E F.SANTOS JÁ COMPROVOU SER UM EXCELENTE REFORÇO PARA O TIME. AGORA É NÃO FRAQUEJAR PARA NÃO VOLTAR COM ESSES 2 INÚTEIS. EXIGIR DO CAZARES COMPROMETIMENTO E QUE FIQUE LONGE DA CACHAÇA.
    COM DETERMINAÇÃO , RAÇA , PEGADA , UM TÉCNICO E ALGUNS REFORÇOS , ESSE ANO É NOSSO.
    VAMOS FATURAR ESSE CAMPEONATO BRASILEIRO E ESSA COPA DO BRASIL.
    PORQUE AQUI É GALO , E VENCER , VENCER , VENCER , É O NOSSO IDEAL É OBRIGAÇÃO.
    GAAALÔÔÔÔÔÔ

  14. Jorge Jesus Não ! Será mais um tiro no pé .
    Beccacece ou Ariel Holan, execelentes nomes .
    E os reforços ?
    O Galo tem uma chance única de vencer no sul. O Grêmio vem pressionado e muitos em fase ruim . Se aguentar a pressão inicial e controlar o jogo , a torcida lá se enerva e podemos fazer um gol .

  15. Infelizmente não vejo esse time reserva do Galo sendo campeão da Sul-americana.

    Como que pode “abandonarem” um título desse que rende grana e vaga na Liberta, além do provável mundial.

    Ainda bem que a semana está leve leve.

  16. Bom dia!
    Texto animador até o caro blogueiro citar o nome da DOENÇA QUE ATENDE POR ELIAS! Espero que essa desgraça não seja escalada!

  17. Bom dia Eduardo e massa. para mim hoje deveria está jogando o pastor pipoqueiro. Elias.adilson estes que deveria ser reservas. falta ainda o tatuador e peladeiro Fábio Santos mas esta no dm é espero que fique até o fim do contrato. obs. espero que a diretoria não entra nesta furada de contratar jorge Jesus é outro treinador ultrapassado e gosta só de medalhões e não dar chances aos meninos da base. jorge Jesus ganhou vários títulos no Benfica e no Sporting ficou 3 anos e não ganhou nada. enquanto isto não sei ok faz Rui Costa no galo veio passar férias no SPA do galo.eita diretoria lenta é está do galo. acorda diretoria. meu placar galo 2×0.vai galoooooooo.

  18. Bom dia, só de não ter, F.Santos e Pastor já é um alento. Mas tem o Elias. Quem viu o jogo contra o Flamerda, mesmo com 10 viu que esses 3 quando não jogam são reforço pro GALO. Muita gente dizendo que o Adilson entrou bem, lógico tinha alguém para auxilia-lo na marcação, quando Elias joga ele tem que correr pra dois ai ninguém aguenta. Se o interino enxergasse o óbvio, nem precisaria de técnico já estaria lá. Prefiro esse time alternativo, como no Mineiro tinha muita raça e disposição. Que venha a vitória e se vier um empate também ta de bom tamanho. E a pergunta que não quer calar, quando o MP irá interpelar a Vale quanto a Barão de Cocais?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *