Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Polêmicas e busca de pontuação

O Galo iniciou a semana, já com uma importante partida hoje pela Libertadores, convivendo com polêmicas que saíram do campo e ganham espaço na mídia de nas resenhas pelas ruas das cidades. A principal e mais importante, que realmente interessa ao Torcedor, é a necessidade imediata e premente de o time voltar a matar as partidas sem sofrimento e agonia. E mais, evitar, como ocorreu nos jogos recentes – Coritiba, Del Valle e Goiás – ter o placar de vitória à sua disposição e ceder o empate por – ao que o Atleticano sente – relaxamento em campo.

Algumas vezes, nós mesmos somos responsáveis por assuntos que em nada contribuem ao objetivo das vitórias e títulos. Por exemplo, após o jogo com o Goiás, uma pergunta absolutamente normal – e procedente – do colega Cláudio Resende, da Rádio Itatiaia, sugeriu um azedume desnecessário do treinador Atleticano. Indagou tão e somente, a respeito das substituições de atacantes por jogadores de contenção, se não estaria chamando o adversário para o nosso campo defensivo. Foi o suficiente para El Turco, demonstrando contrariedade, optar por reclamar da pergunta a mostrar explicações sobre o fato. Que, diga-se, comprovou no andamento da partida.

Como se não bastasse, depois do encerramento, dois diretores cercarem o péssimo árbitro carioca – Bruno Arleu de Araújo – para tirar satisfação. Isso não é papel e nem o local sugerido para as procedentes reclamações. Cabe ao presidente, como o fez ano passado, pegar o avião e ir até a sede da cbf – que até hoje continua no Rio de Janeiro – e protestar diante da direção da entidade e até mesmo na Diretoria de Árbitros. Essa diretoria foi alterada recentemente, e, a meu juízo, assume mostrando os mesmos vícios dos anos 70/80/90/2000. Cheiro de maracutaia no ar. Porém, esse protesto não é para ser feito em corredor de entrada do vestiário.

Dito isso, vamos ao que nos interessa na noite de hoje no Horto. Local de grandes recordações, sobretudo no ano de 2013, quando apenas a partida final dessa mesma Copa Libertadores não foi realizada naquele estádio. Uma vitória sobre o América, praticamente, pode selar a classificação para a próxima fase da competição. Estamos com a mesma pontuação do Del Valle, que virá a Belo Horizonte – assim como o Tolima – para enfrentar o nosso Galo.

Meu sonho e desejo, disse por aqui, é que chegássemos ao final dessa classificatória de grupos na primeira colocação geral. Em função dos dois empates recentes, essa possibilidade ficou bem distante das pretensões, mas ainda está em aberto fazer uma bela campanha e – quem sabe – chegar aos 14 pontos. Isso daria ao Galo entre a segunda e quarta melhor campanha. Quem sabe, se os outros derraparem, até condição melhor.

O momento é de buscar a recuperação hoje na Libertadores e no sábado pelo Brasileiro, frente ao mesmo América Mineiro. Vencendo essas duas partidas, além de devolver a boa expectativa ao desconfiado Atleticano, poderá – dependendo dos demais resultados – assegurar as duas lideranças ao time do Galo. Basta Mohamed saber tirar o melhor de cada um de seus eleitos na escalação inicial e, se houver necessidade de modificações, que também acerte nessas eventuais mudanças da equipe.

A hora é agora, o Torcedor Atleticano – se El Turco não sabia – é chato e exigente. Portanto que apague logo os efeitos dos empates (dois no BR e um na Libertadores) e reencontre o caminho do gol. Vinha apostando na escalação, até me divertindo que sempre errava metade, porém no sábado acertei, então vai aí o meu palpite. Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Ademir e Hulk. Ele terá ainda a opção de Vargas para o ataque e, quem sabe, a volta do Keno por parte da partida.

Pra fechar, só mais uma outra polêmica e um pitaco. Achei muito oportuna a solicitação de retratação do Hulk por parte do Goiás. A mídia do eixo, que adora criar factoides e crises inexistentes no Galo, que foi acusado pela assessoria do clube goiano de ter danificado uma porta de vestiário após o empate. Quem garante que esse assessor não estaria a serviço dos interesses escusos dessa gente do eixo. Retratação pública, caso contrário, ação judicial neles.

E por fim, ontem com a vitória do São Paulo sobre o Santos, nossa terceira colocação foi mantida no Brasileiro. Os deuses conspiram a nosso favor, precisamos fazer a nossa parte. Que venha o Ameriquiha Gangorra de Minas Gerais. Encontraram agora algo que me estimula muito. Será a oitava partida do incrível Hulk frente ao América. Pesquisaram e descobriram que ele ainda não marcou contra esse adversário, Que delícia de inspiração.  Aqui é Galo, po##@!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “Polêmicas e busca de pontuação”

  1. Galo lindo vai ser campeão de novo, e pronto! Podem falar o que quiserem, eu e meu companheiro amamos o Galo, ele nem é atleticano, mas harmoniza comigo. Ponto, falei!!!

  2. Boa tarde xará e amigalos! Hoje será mais um show do INCRÍVEL HULK! Finalmente nosso super-herói mandará o coelhinho pompom para seu devido lugar. Vamos apoiar do início ao fim. GALO vai mostrar sua força e praticamente dar um grande passo para a classificação. Bora meu GALO QUERIDO!!!!

  3. Olá amigos da bola!

    Minha escalação

    Éverson

    Mariano
    Héver
    Alonso
    Arana

    Alan
    Jair
    Zaracho

    Keno/se não der, Vargas
    Hulk
    Ademir

    Marcação pressão, jogadas pelo fundo, velocidade, toques rápidos de bola, viradas de jogo, golear!

  4. Bom dia!
    Não espero nada de El Turco!
    Espero sim dos jogadores. Que eles aprendam a chutar a gol, que eles aprendendam a não perder tantos gols, e que o Nacho aprenda a cobrar escanteios ou então deixe isso sempre a cargo do Arana, o único no time que sabe bater bem na bola.
    Desconfiado ao extremo mas torcendo como sempre.
    Vai Galo! Deixa eu dormir em paz!!

  5. Verdade seja dita e a pressão está toda pra cima do treinador Atleticano, que goste ou não, está sendo cobrado diretamente pelos erros de leitura de jogo e substituições.

    Pra ele não existe o amanhã, ou vence o Coelho logo mais ou essa pressão será muito maior e não adianta se defender com desculpas ou não respostas, a torcida sabe do poderio do time.

    Aceitou o convite de vir treinar o Maior de Minas e Multi Campeão do Brasil, então, que aguente a pressão e mostre seu valor.

    Estamos na torcida com pensamento positivo por uma vitória convincente e com um futebol digno do poderio desse elenco.

  6. Ademir e Vargas são jogadores de segundo tempo quando entram e mudam o rumo da partida, a experiência mostrou isto.
    Ademir precisa perder 20 gols antes de fazer um, mas é importante no um contra um, assim como o Keno, em jogos bem fechados.
    O Pavon vai cair bem neste time, possivelmente revezando com o Nacho e Ademir.

  7. Bom dia Eduardo e a todos! Sua escalação é a que eu postei semana passada, só trocaria o Ademir pelo Vargas. Acho que 90% da torcida quer este time! Nersta escalação o futebol do Zaracho cresce muito e do Nacho também! Concordo que o Ademir é melhor quando entra no segundo tempo, como era o Luan no Galo. Quanto a CBF, esses negocio de pouca intervenção do VAR cai como uma luva, para que o mesmo só seja acionado de acordo com interesses escusos! Não chamar pela patada do Danilo no Guga mostra isso claramente. Vamos Galo, sapecar um 3 x 0 no mequinha hope!

  8. Xiiiiiii. o Nathan Silva vai jogar.
    Perna dura, poste e nunca vi zagueiro que não consegue saltar….
    tamo fú….
    Se o Vargas jogar, aí a coisa vai ficar feia….

  9. Sei não…. mas será que o Mancini vai fazer o mesmo que o tecnico do Coritiba, no Equador e em Goiás?

    Vai dar um nós tático no Turco?
    Acho que vai…. bom, se o Turco for um bom aluno, até o fim do ano aprende.

  10. Bom dia AmiGalos,

    A minha escalação:

    Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair, Zaracho, Nacho; Hulk e Vargas.

    Ademir(famacinha), é jogador de 2º tempo, continua perdendo tantos gols, quanto no “kuei”, Rubens, Otávio, Calebe e Keno seriam as substituições, “COM TEMPO CERTO”, e não no fim do jogo, viu Turco, “se precisar” mudar alguma coisa….

    Saudações.

  11. Bom dia Eduardo. Pois é, hoje o NOSSO GALO enfrenta um time que está se arrumando, tem como único objetivo se manter na primeira divisão do Brasileirão, portanto, é uma boa oportunidade do Antônio Muhamed mostrar a cara do seu Galo. Eu particularmente ainda não assisti na era pós Guga um só jogo do NOSSO GALO daqueles de “encher os olhos”, com uma zaga segura que não leve gols de cabeceio a todo jogo, que tenha passes rápidos na transição entre a defesa e o ataque, que intimide e imponha respeito aos adversários. Que o Galo do Muhamed mostre sua cara e que ela seja tudo que esperamos do melhor elenco de jogadores do Brasil. Que o Galo do El Turco seja o NOSSO GALO e imponha ao América uma goleada, nós merecemos.

  12. Bom dia Massa e Guru

    CRTL-DEL. A ordem é deletar as reclamações, cornetagens, engenharias de obras prontas e tudo aquilo que vem acontecendo por não termos ganhado os três últimos jogos.
    Que a equipe precisa de ajustes é fato, mas para quem está assistindo os jogos sem a corneta do lado é nítido também que o futebol apresentado pelo time vem sendo superior ao dos nossos adversários e se a vitória não está vindo é porque não matamos as partidas quando temos oportunidade. Espero que hoje seja diferente.

    Nota: permita-me discordar meu Guru, a cobrança de Rodrigo Caetano e Victor foi oportuna sim e vale lembrar que as coisas mudaram quando no ano passado quebramos a porta do vestiário.
    Quando é que nossas cobranças á CBF como bem sugeriu o nobre Guru surtiram efeito? Nunca.

    1. Permita me apresentar a tréplica. Ontem mesmo, como recomenda o protocolo, a diretoria apresentou o protesto. No foro e ambiente convencional. Assim como o fez ano passado e a maracutaia não pode se expor. Ao que percebemos, as mudanças recentes na arbitragem, são retrocesso. Lá é que deve ser levada a efeito e não nos corredores de vestiário.
      É como penso!

    2. Bom Dia, Todos! Amigo, enquanto vc vai deletando as reclamações o Turco vai deletando o futebol do nosso time. A maioria, como eu, que reclama do treinador hoje, já criticava no momento da contratação, pis ele não tinha e nem tem nenhuma bagagem para dirigir o nosso time. Engenheiro de obra pronta é que reclama depois que o prédio cai, nós reclamamos desde o momento do projeto inicial. Agora, tudo bem,se vc está gostando do time vibre bastante com os empates do nosso time. Eu quero vitórias e títulos. Feliz 2023!

    3. Onde Assino.
      Vamos deixar o homi trabalhar. Ainda estamos bem em ambos campeonato, não é hora de semear crise.
      outro ponto que concordo é que reclamações na CBF nunca adiantou em nada, pode ser o forum adequado como diz o nobre blogueiro, mas nunca foi eficiente.
      Que o presidente continue protocolando suas reclamações nesta instancia, e que os demais continuem fazendo pressão nestes assopradores de apitos.

  13. Bom dia a todos. Hj só nos resta vencer. Mequinha vai jogar pelo ponto, como foi no outro jogo. Cabe ao galo decidir se está disposto a lutar pelo título ou fazer a torcida sofrer.
    Vai GAAALOOO PO##@.

  14. Bom dia!!!

    O Time do América:

    O grupo “D” da Liberta apresenta o Del Valle em 1º com 5 pontos, o CAM em 2º (5), o Tolima em 3º (4) e o América na lanterna com 1 ponto apenas.

    O América, que jogou as três partidas no Indepa, empatou uma contra o CAM (1 a 1) e perdeu as outras duas ( 0 a 2 para o Del Valle e 2 a 3 para o Tolima).

    No empate contra o Galo, o América, que estreava Mancini de técnico, estacionou um ônibus na frente da zaga para proteger a meta de Jailson e com isso blindar a defesa do Coelho para evitar que o Atlético conseguisse furar a retranca americana.

    Mesmo que o Atlético tenha criado um caminhão de chances de gol, o ônibus americano acabou por evitar a vitória alvinegra.

    Como o América busca amealhar ao menos uma vaga na Sul-Americana pela 3ª vaga, a estratégia do Coelho deverá ser evitar tomar um gol e buscar vencer em contra-ataque, o que levará o Mancini para um jogo de retranca e contra-ataque.

    O Coelho conta com vários desfalques importantes, como Wellington Paulista, Everaldo, Alê e Lucas Kal.

    O provável América (4-3-3) pode ser:

    Jaílson;

    Patric, Éder, Maidana e João Paulo;

    Zé Ricardo (Flávio), Juninho e Felipe Azevedo;

    Pedrinho, Paulinho Bóia e Matheusinho.

    Embora o Atlético seja favorito, o jogo merece cuidados, seja porque o time parece nervoso em campo, seja porque o momento do Atlético mostra dificuldades do time para matar as partidas.

    Mesmo assim, aposto em vitória boa do Galo no jogo de hoje…

    Vamoooooo, Galooooooo!!!

  15. Meu time para hj: Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Zaracho e Nacho; Ademir, Hulk e Vargas. Estamos no caminho certo, o trabalho segue muito bem feito no Galo. SAN

  16. Bom dia, prezados Atleticanos

    Tô com uma saudade danada de ver o Galo ganhar. São 03 empates e este com o Goiás foi de lascar. Foi injusto, mas time que não mata o jogo não pode reclamar né?

    Um fato é visível: Zaracho tem que voltar pra direita. Ele não pode ficar “sumido” jogando recuado. Seu futebol desapareceu na escalação que tem Ademir, Nacho, Vargas e Hulk.

    Ademir é nosso velocista na ausência do Keno. Será que ele não jogaria na esquerda? Aí do meio pra frente, o time seria aquele que se consagrou em 2021: Alan, Jair e Nacho e na frente Zaracho, Hulk e Ademir ou Keno.

    Vargas não vai à linha de fundo nenhuma vez e tem errado muitos passes. Ele é importante prá entrar no decorrer do jogo.

    Portanto, Mohamed, por favor, mude o posicionamento do Zaracho para que ele volte a mostrar o futebol que encantou o Brasil. É pedir muito? Voltar a ganhar, Gaaloôôô!

    1. Prezado Amigalo Alvinho
      Concordo plenamente que o Zaracho – para muitos o melhor meio de campo do Brasileiro/21-
      não está rendendo. Ele gosta de jogar mais para a direita onde defende e ataca com maestria. A meu ver o erro do treinador está na escalação do Nacho. Grande craque mas que não consegue jogar, disputar, prevalecer sobre seus marcadores. O lugar dele é no banco como o 12o. jogador, assim como Rever e Vargas. Vejo o Nacho correndo errado e se desgastando. Lembro também que o meio de campo com Allan, Jair e Zaracho foi a sustentação da defesa no campeonato passado.Naqueles últimos jogos brilhou intensamente.
      Outra coisa, acho que os treinamentos secretos não admitem contestações,já que não podemos discutir com base no que não vemos. No entanto ainda não vi um jogo espetacular do nosso Galo sob o comando do Turco. Algumas jogadas certamente, mas não a imposição durante todo o tempo que acostumamos a ver. E o treinamento? Vejo jogadores adversários com muito espaço no meio. Não temos aquela pressão matadora. Como disse o nosso Eduardo: já começo a me preocupar com o Turco.
      No mais, vamos pra cima do América que hoje é dia de tres pontos.

  17. Bom dia,Eduardo! Um pequeno comentário a respeito do preço dos ingressos hoje no Independência,é um absurdo cobrar 300 reais uma entrada inteira,tudo para a torcida do Galo não comparecer,sugiro os dirigentes do Galo,cobrar o mesmo valor no sábado para eles,mesmo sabendo que o micróbio verde não tem torcida,mas mostraria esses dirigentes verdes nossas indignação.Sempre esse timeco nos prejudicou,são arrogantes que nem o csa-MG,só que o coelhinho não tem time e nem torcida e,as vezes fingem humildade,pois,sim!

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Bela resenha, caro Ávila! Questionar o árbitro, no campo do jogo, não vai adiantar. O buraco está mais acima, na CBF. Cabe à diretoria do galo manifestar a sua indignação, presencialmente junto a quem manda no futebol. Quem pode menos não pode mais, mas, quem pode mais pode menos. Somente na CBF essas anomalias podem ser resolvidas. Hoje, não podemos vacilar sobre pena de colocar em risco a nossa classificação para a próxima fase. É jogo para assegurar os 3 pontos e a ponta da tabela. O ameriquinha, com todo respeito, que se exploda!
    Vamos que vamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Bom dia, Eduardo e demais alvinegros.
      Que o jogo de hoje seja um marco da arrancada para o bom futebol e resultados que ficaram em 2021.
      O adversário é um velho conhecido, e porque não um freguês, mas todo cuidado e respeito é bom.
      Se o problema nos últimos jogos são as finalizações, que treine mais e aprimore a cada jogo, pois a máxima do futebol de ” quem não faz , leva” ainda continua a valer.
      Muita sorte e um bom jogo ao galo.

      Vitória já!!

      Pra cima deles Gaaaaaaaaalo.
      Abraço a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *