Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pelo protagonismo dos jogadores e não de cartolas

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Bora lá para o bom do clássico que é o jogo propriamente dito.  Dentro do campo, pois fora dos gramados as patetices dos dirigentes – sejam da FMF ou das duas diretorias e especialmente a do clube mandante – já ocuparam o noticiário durante toda a semana. Justiça seja feita, sou um ferrenho crítico da CBF, mas no caso a entidade – considerando que a FMF estava frouxa – agiu em tempo e com autoridade.

A começar pelos valores escorchantes dos ingressos para a Torcida Atleticana. O ex-assessor de um dos maiores economistas deste Brasil, agora ocupando a presidência do clube adversário, pouco ou quase nada aprendeu com o doutor Fernando Roquete Reis. É sabido que Wagner Pires era mais um carregador de pasta do ex-presidente da Vale do Rio Doce que um assessor da área técnica. Costumava dormir mais que o necessário e deixava o titular sem o discurso na hora da solenidade. Seu diretor sequer merece registro.

Diante de tanta trapalhada, notadamente pelas regras que o mandante tentou impor e sem qualquer preocupação com a equidade legal, foi necessária a intervenção da CBF para reduzir o valor do ingresso. Além disso, foi liberado o acesso às bandeiras e instrumentos musicais para a Torcida do Galo. Lamentáveis as cenas, que em nada servem a urbanidade. Agora é com os jogadores dentro de campo, que cada um defenda com brilho a camisa de seus respectivos times.

Pelo nosso lado, o treinador – como de costume – esconde a escalação. A bem da verdade acho que não deve haver grandes surpresas em relação ao time que atuou frente ao Atlético do Paraná. Emerson e Chará devem voltar, saindo Patric e Tomás Andrade. Com isso, fica apenas a duvida sobre quem será o companheiro de Adilson na contenção. Ao que lemos, seria entre Galdezani e Elias. Para o blogueiro, o parceiro do Adilson deveria ser o Zé Welison. Mas quem define é o Thiago Larghi.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

O fato de o rival vir com time alternativo não me convence. Clássico sempre foi clássico. Já vi, de um lado e do outro, time alternativo derrotar o adversário com todos os seus titulares. Ontem ainda, lendo sobre esse jogo, tive a curiosidade em me deter numa matéria do Superesportes sobre a escalação de time alternativo pelo adversário de hoje. Isso não me ilude.

O que vale são os três pontos, conquistados com vitória em campo, para pontuar na tabela. Caso se confirme, a diferença de oito será ampliada para 11 pontos, consolidando lentamente nossa condição de grupo para a Copa Libertadores do próximo ano. Além disso, a disputa paralela pela vaga direta no G4 ao invés da arriscada pré-vaga pelo G6. Vencendo, então, podemos até sonhar com sonhos maiores.

Que os nossos jogadores na tarde de hoje, lá no Mineirão (estádio de propriedade do povo mineiro), repitam o roteiro conhecido e imponham o nosso melhor futebol e a garra Atleticana em busca do resultado. É apenas isso que o Atleticano pede e roga ao comando do Galo e aos jogadores do nosso time do coração. Mais que vencer um clássico, claro que tem sabor especial, é subir na tabela de classificação.

Por fim, só soube do fato do vandalismo na sede do Galo ontem. Lamentável. Torcedores adversários que conheço e são muitos, não tem esse tipo de comportamento. A ação é de bandidos, travestidos de torcedores. Muitos deles, apoiados e até financiados por gente que tem interesse nesse tipo de comportamento. Basta investigar. Vida que segue!

57 thoughts to “Pelo protagonismo dos jogadores e não de cartolas”

  1. Não estava comentando mais por alguns comentários a meu respeito e que não gostei, mas não poderia deixar de falar hoje!!! Que time é esse? Que técnico é esse? Que diretoria é essa? E eu e que sou “Maria” por chamar toda essa “turma” de incompetentes e medíocres??? Quem vai conseguir dizer algo bom do jogo de ontem? Foi uma vergonha!!! As “Marias” sairam de lá sorrindo e orgulhosas com o time delas. E estão com toda a razão: o nosso time é horroroso e incompetente , não conseguiram ganhar do reserva delas, que é muito melhor do que esse amontoado de pernas de pau conhecido como time TITULAR do Galo!!! E vem aquele cara de nada do Larghi e diz que elas jogaram pelo empate!!!! É mesmo Larghi, se você não falasse ninguém teria percebido!!! Cala boca Larghi e tenha, pelo menos, a humildade de reconhecer que o Galo é muito para você e VÁ EMBORA! Faça algo de bom pelo nosso time, seja digno e honesto ja que não é nem competente nem adequado para dirigir um time tão grande. E leva o Elias junto com você, já que o ama tanto!!! E, agora, o 7C virou amiguinho da diretoria das Marias? Viram a foto dele com o vice delas, todo sorridente, parecia que tinha fechado um mega negócio!! Grande negócio para elas, que como estão com a possibilidade de ganharem dois títulos muito importantes esse ano ( sempre jogando o segundo jogo, quanta sorte elas “têm”!!!), querem jogar contra esse time medíocre do Galo com os grandes e maravilhosos RO, LS e Thiago Larghi no Mineirão dividido para rirem bastante da nossa cara! É simplesmente inadmissível o. que essa diretoria está fazendo com o time do Galo, estão nos levando para o buraco. Eu não torço mais enquanto essa ” turma” continuar… Quero time para torcer e vibrar e não para sofrer e xingar. A vida já está muito dificil..Não quero mais problemas… E o Galo, hoje, perdeu a graça para mim. Desculpem quem prefere sempre acreditar e podem até me chamar de “Maria”, mas sou apenas uma atleticana que nunca viu o Galo campeão brasileiro e que adorei a sensação de ganhar a Libertadores e a Copa do Brasil em cima das Marias e não consigo aceitar esses rascunhos mal feitos de time, de diretoria e desse técnico sem graça, sem raça, sem competência e cara de pau ao extremo!!! Boa sorte para os que ficam!!! Até…
    N

  2. Nosso centroavante, já não é nenhum garoto, não consegue segurar a bola no ataque e o esquema de jogo não favorece porque não chega nenhuma bola com qualidade pra ele finalizar, então, passou da hora do Larghi tentar uma outra coisa. Até quando vamos ter que assistir essa inoperância toda?

  3. Por que essa insistência ridícula com Elias? O que esse cara apresenta de bom pra ser tão defendido?
    Luan não estava bem hoje, mas Elias como sempre, não estava em campo, mesmo escalado.
    Alguém volta com esse Teráns pra terra dele. Que cara horrível!
    Hoje todo mundo foi mal. O que Victor fez de milagres ele fez de cagadas. Como sai mal com os pés!

  4. Realmente duro de aguentar este time e este treinador e o pior que 2019 será mais do mesmo. Renovaram com Léo Silva, RO. Vão renovar com o treinador tambem. Muito fraco, só substitui errado. Quem é o imediato do Adilson? Não é o Zé Welison? E ele póe quem? E este Terans? Ah foi contratado pelo Gallo, então tem q jogar. Tá queimando o cara. Tem que falar, cobrar, vê se alguém acorda lá. O q está acontecendo é um absurdo. O treinador é nível Eduardo Batista, Loss, Cleina, etc. O time não tem saída de bola, tem nada. Sofrível.

  5. É para a diretoria do Galo acordar.

    Quero ver se o time reserva do Galo consegue empatar com o time titular das Marias.

    Elias é banco.
    Cazares é jogador de um tempo só.
    Ninguém lá dentro do Galo enxerga isso?

  6. Thiago larga o Galo. Sai do nosso pé. Tirar os melhorzinhos do time- Adilson, Chara e Luan. Pelo amor de Deus. Quando tirou o Adilson e Chara o time acabou de se perder. Poderia ter corrigido tirando o Elias e colocando o Zé Welison e liberando o Galdezani, mas tira o Luan. É duro. Ricardo Oliveira não tem garra, só quer jogar na boa. Elias sem pegada nenhuma. Fábio Santos um zero na esquerda. O Emerson abaixa a cabeça e não vê nada, só grama, muito atabalhoado .
    No final lá vem conversa mole do Thiago Larghui, o verdadeiro burro falante.
    A torcida faz a parte dela, fui lá, saí rouco e estarei no próximo, mas que é duro é.

  7. Acho que os treinamentos só podem estar atrapalhando esses Peladeiros. Que horror esse jogo. Empatar com Reservas das Marias é inadmissível. Se Os titulares são ruins os reservas são péssimos. Nesse jogo a culpa é de Tiago LARGHI e ELIAS BUNDA DE CHUMBO. Time medroso e Covarde. Jogar na RETRANCA CONTRA RESERVAS DAS MARIAS. O ATAQUE está inoperante com jogadores inúteis um olhando prá cara do outro. JOGO Péssimo . É para esquecer essa pelada. Para que Treinar.????????
    Fica a pergunta

  8. Sabe o que eh pior ? Amanhã ouviremos dizer que o time foi remontado , que não tem outro técnico no mercado e que iremos a libertadores e vamos arrebentar em 2019
    Essa fantasia criada para deixar a torcida calada eh sacanagem
    Hora de protesto sério e responsável

  9. Boa Noite,

    Lê uma matéria dizendo que o Thiago Larghi pediu aos jogadores para não cair em provocações, eis que o time do Cruzeiro não quis jogar e o Galo também não o provocou.
    Galo fazendo história como sempre, tirando as derrotas, certamente este foi o pior clássico dos últimos anos.
    Cazares, Vitor, Luan e Adilson estavam de dar dó.
    Cazares então deveria estar recebendo algum por fora para entregar a rapadura, o Vitor idem.
    Viram o que eu sempre falo, no jogo todo jogaram duas bolas para o R. Oliveira, uma aberta na lateral e a outra ele foi buscar também na lateral, e ainda falam que ele é ruim, o Luan recebeu a bola com açúcar e manda o cruzamento na arquibancada, o Fábio Santos idem.
    E continua aquela sina de lançar bola na área, nunca olham para tentar um cruzamento e bola pro alto e pega quem puder.
    O Chará, que nunca foi questionado, não sei não, acho que hoje foi um dos piores.
    Elias foi o mesmo de sempre,.
    Coitados dos zagueiros, tiveram que se virar o tempo todo, apesar do inofensivo adversário.
    É isto, choque de realidade, e ainda tá bom, foi igual ao jogo do Corinthians, pelo menos pontuamos fora.
    Terá que jogar bem mais no domingo que vem, porque este futebolzinho apresentado hoje foi horrível, meus pesares a quem pagou para ver esta inhaca de jogo.
    Pela minha distância não corri nem o risco de pensar em ir ver aquilo.

  10. Me esqueci mas voltei pra não deixar passar batido…

    e ainda vai ter um ou outro “”empregado”” do 7C, que amanhã vai vir aqui e dizer que o resultado foi bom… que o time jogou bem… que não têm terra arrasada… que Libertadores é lucro bla bla bla!!!!!!!!!!

  11. Casares tomou todas antes do jogo, o cara é ao lado do pastor as maiores enganações que eu já vi, as marias totalmente sem ritmo de jogo ,o tal do sassá com um minuto jogou mais que esse pastor em 96 minutos que assistiu o jogo,leandrinho que perola, a cara do Alexandre jadeu ,que tome ruim,péssimo, tenebroso.46 pontos já tá bom.

  12. noh… que time preguiçoso esse do Galo hein? a cara desse tecnico de meia tigela. fraquíssimo. cazares dá dó de tanta displicência e passe errado. o pastor já era. devia pedir pra sair. substituições péssimas também. dava pra ganhar mas preferiram ficar nesse sono.

  13. Que preguiça estava o time… não quiseram ganhar… esse técnico tem que se explicar… zaga doida pra entregar… meio campo, um show de horrores e ataque inexistente.

  14. Terrível! Péssimo! Empatar com time reserva de quem quer que seja é um resultado inaceitável! É por essas e outras que o Galo não será campeão brasileiro.
    E a torcida ainda tem que ouvir o Ricardo Oliveira falar em respeito ao galático time b do crüzeiro pra tentar mascarar o péssimo futebol apresentado. Tem que respeitar é a torcida, que foi obrigada a assistir esse jogo horroroso de dar calo nos olhos!
    E a tal da raça? Só tem em casa???

  15. Time sem vergonha!
    Por que Elias tem que ser escalado?
    Cadê o tal do Leandrinho?
    O que que esse tal de Terans tinha que entrar num jogo de tamanha importância?
    O time reserva das marias jogou muito mais e com muito mais vontade que o time do Galo. Um time desse não merece ser campeão e nem vaga pra libertadores.

  16. JOGO DE COMADRES. PÉSSIMO JOGO.
    ELIAS BUNDA DE TANAJURA NÃO DÁ MAIS ; É UM PÉSSIMO JOGADOR E ESSAS CONTRATAÇÕES DE T. ANDRADE E TERANZ FORAM PÉSSIMAS . Muito ruim esse Teranz.
    De que adianta treinar uma semana inteira para jogar uma Pelada dessa.??? O Atlético jogou com medo dos reservas das Marias.
    JOSÉ WELLISON NÃO PODE FICAR FORA DESSE TIME. Que horror o jogo.

  17. Impressionante como o Fábio Santos chega sempre atrasado na recomposição. Cazares e Elias são outras duas amebas. O Galo só não está perdendo graças ao Victor e à ruindade do adversário.

  18. Espero que queime minha língua, mas o Pastor não está jogando nada. Absolutamente nada. A bola está batendo nele e voltando. Cazares precisa de um choque. Time delas é horroroso. Só salva o centroavante

  19. Boa tarde, Eduardo.
    Não sei qual será o resultado do jogo, mas pelo retrospecto do Galo, provavelmente nosso querido time vai levar um gol no início da partida. Imagino que as falhas serão de Elias (se jogar), ou Patrick (se jogar), ou Léo silva ou Gabriel (se jogar). Se o Elias for escalado desde o início, e se o burros Larghi não manter um meio de campo forte, com Adilson e Zé Wellerson, a chance de perder, ou ficar no empate, é grande.

  20. Bom dia aos Atleticanos de Verdade, nada de pensar como alguns pseudos aqui do blog falando em goleada e entrar pra dentro com tudo. Criam essa expectativa so pra depois se nao acontecer o esperado vir aqui no blog destilar suas desilusoes. 1× 0 ta excelente. Ja fui no Mineirao ver um time que tinha Luizinho, Eder, Elzo, Cerezzo e varios outros jogadores de ponta, um time muito melhor do que o lado fresco da lagoa e perder com gol de Jacinto. O exemplo ta dado. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

    1. REPETINDO:

      Com todo respeito que me merecem os leitores e seus comentários – sempre bem vindos ao espaço – esse negócio de “atleticano de verdade” é uma auto rotulação. Todos aqui somos, nada qualifica um mais e outro menos. Você, caro, não é menos que eu e tampouco mais. Somos Atleticanos, deixei essa dica aqui na quinta-feira, quase todos entenderam. Quase!!!

      1. Amigo Avila. Quer uma sugestao: deixe o Lugalo se divertir com essa provocação. Acho que isso é importante para ele. O fato dele se definir e a outras pessoas como “atleticanos de verdade” e ficar chamando os outros de “pseudos” deve deixa-lo feliz. Então se isso o deixa feliz vamos seguir em frente… Eduardo nao podemos mudar os outros. Deixa isso pra lá irmao. E felicidades para o Lugalo e para todos nós nesse domingo. Que vença o galo para feliidade geral dos atleticanos de toda espécie.

        1. Não chamo de patrulhamento, apenas questiono o que lhe assegura achar “verdadeiro” sobre os demais.
          Mas, como bem o disse o Domingos Sávio, talvez lhe seja importante se considerar melhor. Então, segue o jogo. Se fosse patrulhamento, bastava o caminho da lixeira. Aqui não tem quem seja mais ou menos. É lugar de Atleticano, sem essa auto titulação.

  21. Clássico rural que 1 x 0 GALO é goleada… não nos interessa quem vai jogar com a camisa azul feiona… hoje não nos interessa jogo bonito etc… só a vitória nos coloca na briga pelo sonho do título… vale gol de barriga, bunda, canela, ombro etc…

    o rival rural vai fazer o mesmo jogo sujo a mando de seu treinador mal caráter, vaidoso e bailarino… o nosso CAM têm que fazer sua parte e jogar futebol com inteligência e muita força de vontade pra ganhar e subir na tabela!!!!!!

  22. Eduardo, realmente uma semana de trapalhadas de lado a lado. Se falta o exemplo de quem manda, esperar o quê da Torcida e até dos jogadores que são muito bem pagos para jogar futebol.

    Além de futebol os caras vão ter que ter muito sangue frio para encaminhar a partida que tem que ser ganha a todo o custo do ponto de vista matemático.

    Galdezani, se entrar ou quando entrar, é o o primeiro que deve se conter daquela juvenice de tomar cartão amarelo com 5 minutos de jogo.

    Se o Larghi é também analista de desempenho ele tem que chamar o jogador na chincha e apontar a falha recorrente do cara.

    Uma falha repetida e recorrente no futebol sempre tem dois culpados: o jogador e o técnico.

    Elias é outro que tem que se explicar, pois sempre joga menos do que pode. Não sei se é preguiça ou pirraça. Bola ele tem para jogar quando quer. Mas a média do desempenho dele em todo o tempo de Atlético é sofrível.

    Também não pode faltar raça.

    E não pode ter vacilo nem apagão, outras coisas que de vez ocorre com o time todo.

    No mais 1 a 0 está bom demais. O que valem hoje são os três pontos.

    DÁ-LHE GALÃO DA MASSA!

  23. Pra cima delas! Achar q pelo fato de estarem com os reservas, vamos golear, é ilusão, beirando a tolice. O jogo vai ser equilibrado, mas vamos calar o marião! SAN

  24. Bom dia Eduardo e massa atleticana!
    O time gelado do outro lado da lagoa nao aspira mais nada neste brasileirão e tem o Galo que jogar com inteligência, com sabedoria, não cair na pilha deles, com raça, vontade e faturar os três pontos. Temos que mostrar a nossa força lá no nosso salão de festas, pois essa vitória será muito importante para as pretensões do Atlético, seja para a vaga direta na libertadores ou até mesmo sonhar com o título, torcendo para tropeços do SP fora de casa contra o Santos em ascensão e amanhã contra o Inter que joga fora contra a Chape, que osso duro de roer e que luta contra o rebaixamento. É entrar com a crista alta, sem perder a cabeça, como foi o último clássico lá com a expulsão do venezuelano Otero inconsequente e que nos tirou o título dado como certo. Aquilo até hoje não saiu da minha cabeça e perdemos o título ali naquele fatídico lance. Hoje tem que ser a redenção e meter as esporas nessas Marias descontroladas.
    #AQUIÉGALOPOHA!!!

  25. Vamos que vamos meu Galo! Espero que as consrantes trapalhadas da nossa diretoria não atrapalhem os jogadores. Também acho que devíamos começar de José welison. Espero que TL não invente e volte com Emerson e Chara. Nada de Elias. Vamos Galo, jogo bom demais para vencer e encostar no Urubu para semana que vem passarmos eles. Fora Alexandre Tadeu

  26. Vamos que vamos meu Galo! Espero que as consrantes trapalhadas da nossa diretoria não atrapalhem os jogadores. Também acho que devíamos começar de José welison. Espero que TL não invente e volte com Emerson e Chara. Nada de Elias. Vamos Galo, jogo bom demais para vencer e encostar no Urubu para semana que vem passarmos eles.

  27. Bom dia Eduardo . Bom dia a todos . Se vencermos o jogo de hoje criaremos uma motivacao ideal para o proximo jogo. O Flamengo alem de empatar com o Vasco teve Diego expulso e criou uma pressao sobre o tecnico e os jogadores. Podemos sim vencer os proximos dois jogos a assim sendo entrar no páreo por uma vaga direto na libertadores. Se o Cazares jogar o futebol que tem condições e o Pastor melhorar nas finalizações temos reais chances de vencer essas partidas. Eu estou cravando uma vitoria do galo hoje.

  28. Bom dia Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Vejo alguns amigalos comentando que as Marias vem com time reserva e temos que aproveitar e golear era bom se fosse verdade .As Marias tem uma equipe que tem muitos medalhões e jogadores experientes então não vai ser fácil,clássico é clássico e não tem favorito e claro que vencer as purpurina tremedeiras é muito bom.thiago não vem com retranca e com medo de partir para cima das Marias e cuidado para não entrar nas provocações das Marias. Aja coração e pressão alta rsrs galo 2×0,vai galoooooooooooooooo.

  29. Bom dia massa e Guru. O que os cartolas queriam era o protagonismo, e parece que conseguiram. Mas o que importa é dentro de campo, e um r4esultado positivo nos recolocará na quinta posição a apenas 1 ponto do Flamerda. Ai no outro domingo poderemos ir ao Rio e tomar a vaga deles. A vitória hoje já poderá ser construída a partir do momento que não menosprezarmos a equipe deles, o resto é bola na casinha. Vamo Galo!!!

  30. Temos que saber que todo adversário tem que ser respeitado, mas que “Somos Galo”, e Nossa tradição é honrar a história de luta, de raça. Em campo, todo adversário tem que ser batido.
    Aqui é GALÔÔÔ.
    O VINGADOR.

  31. É hoje.
    Vamos pegar um rival que vai usar jogadores reserva.
    Isto é um perigo porque jogador reserva quer mostrar serviço.
    Mas o time reserva deles é fraco.
    Eu não uso o termo Maria porque as mulheres chamadas Maria tem o meu respeito.
    Vai meu Galo amado.
    Galo 2 X 0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *