Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Pedras no meio do caminho

Não bastassem os caminhos e as dificuldades inerentes a cada competição, ao Atleticano sempre é reservado espinhos adicionais que ao final servem para valorizar – ainda mais – nossas conquistas. Em tempos ainda recentes, assim foram para as conquistas da Libertadores e Copa do Brasil.

Na primeira delas, aqueles placares de dois gols de desvantagem, que nas semifinal e final foram revertidos após igual resultado. Vencemos ambas nas penalidades. Na outra, igualmente derrotados pelos mesmos dois tentos pelos adversários – quarta de final e semifinal –, metemos quatro a um nos dois queridinhos da CBF. Foram viradas e festas épicas que sinalizam ser repetidas nesta temporada.

Pois que, agora com campanhas boas nas três competições – Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores – novamente somos vítimas de desfalques inesperados. Não bastassem Alonso, Franco, Savarino e Vargas cedidos às seleções de Paraguai, Equador, Venezuela e Chile, além de Arana e Savinho para selecinhas da CBF, agora a COVID fez morada na Cidade do Galo.

Ano passado, no primeiro surto aqui e pela irresponsabilidade da antiga comissão técnica – que sequer foi advertida na ocasião – começamos a perder o Brasileiro por causa da quantidade de desfalques. Nesse inexplicável segundo surto, que deixa em duvida os protocolos do nosso Departamento Médico, já são sete casos nos últimos dias.

Todos vacinados pela própria Conmebol, com a primeira dose aplicada quando o Galo enfrentou o Cerro Porteño na capital do Paraguai. A outra dose foi na sexta última. Muito estranho. O primeiro caso recente foi do Zaracho, que está recuperado, depois Igor Rabelo, que está fazendo o período de isolamento. Ontem, no início da noite, a bomba dando conta da infecção de Nacho, Nathan, Marrony, Borrero e Micael. A diretoria deve explicação ao Torcedor!

São 13 os desfalques, ainda sem contar o Arana, sendo quatro disputando a Copa América, um fazendo tour com a sub-17 da CBF, dois contundidos (Rafael e Calebe) e seis contaminados. O treinador terá de recorrer ao sub-20 e buscar aqueles garotos que reclamamos pelo esquecimento para compor o banco de reservas hoje e ainda nas viagens para pegar o Ceará e Santos, quinta-feira e domingo próximos. Tá na hora daquela meninada mostrar seu valor. Felipe, goleador que boto fé, Iago, Júlio César, Matheus Lima, Rubens e outros.

Nosso adversário desta noite, a Chapecoense, sempre aprontou surpresas desagradáveis e já até nos eliminou de uma Copa Brasil (2018) nas penalidades, quando Ricardo Oliveira e Roger Guedes perderam suas cobranças. Hoje, valendo três pontos e em casa, temos de vencer para seguir nas primeiras posições. Alguns amiGalos, em função dos resultados de ontem, querem placar elástico para assumir a liderança. Contido, prefiro a vitória e mesmo a vice liderança com esse resultado. Quero a primeira colocação na 38ª rodada, claro que até antes, mas nesse dia será fundamental aos nossos sonhos.

Com todo esse transtorno, temos elenco – número e qualidade – para seguir com a boa campanha que estamos fazendo. A parte defensiva será a mesma das últimas partidas, Com Everson; Guga, Gabriel, Rever e Arana. Já no meio e sistema ofensivo temos também jogadores que vinham atuando. Ele tem à disposição Allan, Jair, Tchê Tchê e a volta do Zaracho para escolher três entre eles. Lá na frente, creio, terá Hyoran, Hulk e Keno. Time que tem tudo para vencer hoje e os dois jogos seguintes, ainda que fora de Belo Horizonte. Confio!

A briga na parte de cima tá acirrada, nos jogos do fim de semana, por pouco os resultados teriam sido interessantíssimos. O Flamengo capitulou em casa, e ao que vi a arbitragem fez tudo para ajudar o queridinho. Não bastassem os critérios desproporcionais, deu acréscimo de cinco minutos, depois mais um e o tempo venceu deixando correr. Castigo, o Bragantino fez o gol da vitória no segundo final.

Já o Palmeiras, que chegou a dez pontos, por pouco deixa dois no caminho. Ê América, que borrada dos jogadores Ademir e Anderson. O primeiro perde uma penalidade e o outro entrega de presente a bola que deu a vitória aos paulistas no apagar das luzes. Assim, ano que vem, de novo será só o Galo de Minas na série A. O coelho repetindo o vai e vem, ou bate volta? Há quem diga gangorra ou ioiô. O Paranaense virou o jogo com o Atlético-GO e assegurou 100% de aproveitamento. Tem jogo a menos e 12 pontos em quatro jogos. Pra cima deles, Galo!

Em tempo: Hoje, por volta de 22h45min até no máximo 23 horas, logo após a coletiva do treinador Cuca, honrado, estarei novamente na live do amiGalo Breno Galante. Que seja comentando uma boa e convincente vitória. Até lá!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Pedras no meio do caminho”

  1. Time que perde ponto para Fortaleza, Chapecoense não merece ser campeão.
    Enquanto esse Allan,Rever,Hyoran
    estiverem no time não assisto mais jogos do Atlético.
    Time sem vergonha, medíocre!!!
    Allan não consegui dar sequência em nenhuma jogada, só bola recuada.
    Rever não consegui acompanhar a muito tempo atacante nenhum.
    Hyoran a cigana que falou que ele é jogador de futebol roubou o seu dinheiro.
    Cada vez mais tenho a convicção que todos nós somos otários achando que essa vez vai, é sempre a mesma história.
    50 anos sem brasileiro é brincadeira.
    Contratações sem explicações:
    Bolt, Hernández,etc…

  2. Boa noite. Que festival de horrores medonho. Empate milagroso de um bando de entregadores de paçoca. Nem de time pode ser chamado aquilo que entrou em campo com a camisa do Galo. Estavam alternando em quem entregaria mais. PQP. Bando de frouxos. Sorte que era a Chape, que consegue ser pior. Coitado do futebol brasileiro.

  3. Semana passada, antes do galo jogar contra o são paulo , a mídia inundou as redes sociais, os jornais sobre o “perigo” daquele jogo para o Atletico. Briga de cachorro grande , são paulo se acertou, jogo perigoso, etc. Eu pus a pensar : meu Deus, eu não entendo de futebol (e eu entendo e muito, sem modestia) , ou eles , os comentaristas , estão vendo outro jogo deste time. Este time , na zona de rebaixamento , não ganhou uma sequer, mostrando um ridiculo futebol, sem padrao, sem jogadas, nada, nada. Anormal, pra mim foi o magro placar de um a zero , uma defesa péssima , aquele miranda entregando mais que o rever , ataque de riso, inofensivo. Hoje sim, é um jogo perigoso, esta chape veio ao mundo somente pra nos complicar., olho vivo, galo. o nosso campeonato é não perder pra prateleira de baixo , estes nos tiram pontos. Galo 3 a 0 , se Deus quiser.

  4. Boa tarde xará e amigalos!
    Mesmo com os desfalques confio em uma boa vitória hoje do nosso GALO! Chape vai vir fechadinha. Nacho não tem substituto mas o time é forte mesmo assim. Acredito que Hulk fará a diferença e espero que Keno acorde do sono profundo. 2 x 0 pra nós seria o ideal mas qualquer 1 x 0 em campeonato de pontos corridos é goleada. É isso aí GALÃO! PEGANDO O ELEVADOR DO BRASILEIRÃO!!

  5. Caros,

    É hj, decisão mais uma vez…Tem q jogar sério, como se fosse o último jg (será q ñ é, tempo avançando CRUEL? Prá q amanhã se pode SER hj, hein, hein?)…então, nada de choro, nada de vela, nada de antigamente nem de Ano Q Vem, conversa fiada…VIVA o Nosso Galo, o q vai a campo HOJE! Jg encardido, é Brasileiro, e tá na hr de levantar esse caneco, já passou da hr…

    O time é esse? O time SEMPRE tá formado, todo time q do NOSSO GALO q vai a campo é O TIME, sempre, senão era melhor nem ir …(Tô formado ñ, posso comparecer Ano Q Vem? Ou espera ficar igual ERA? É mole?) Prá deixar no barato: REFORÇAR o elenco como prometido, e ñ VENDER quem tá dando conta do recado. Ô Menin, assunta aí, VELHÃO, essa bola ta contigo!!!

    O TIME tá bem em todas as FRENTES! Neutralizar o PORTÃO 7, A Patota Sentaí! é preciso! A verdadeira CABEÇA DE BURRO!

    Jgr DURO e objetivo, nada de jg mole, bonito (de preferência, como tem sido, sem deixar experimentar NOSSA MURALHA, cruzes, ñ precisa!), o q interessa é a VITÓRIA! Nada mais e logo mais o Br!! E espetar lá encima! PRÁ CIMA, NOSSO GALO!!! Regularidade nas VITÓRIAS!!!

    Todo CUIDADO é pouco, nada de firulas e futricas (q loucura, hein? o lado de lá a galope de Serelepe, saltitante, q loucas..(Ah! na época do Tusta e do Perfume era tudo tão belo)…a barca afundado, a C batendo FORTE na porta, eu hein, como gosta de um mexerico, hein? Será q é respeitosamente politicamente incorreto falar assim, do lado de lá? Q saudades do cheirinho e da voz da cantora VANDERLEA, oh?

    CUIDADO Manin, cuidado com o urubu (O nome é esse?) (uma vez urubu sempre urubu, é ou ñ é? Somente quem já vestiu a camisa suja do TRASTE para sentir FORTE a catinga. Somente sendo um para saber…CUIDADO MENIN!!! Eles são q nem inseto, ou melhor, q nem urubu mesmo, estão em todas…CUIDADO, eles estão no meio de NÓS! Reforçar tb OS BASTIDORES nas internas!

    Alô aqui é do céu
    Quem tá na linha é Deus
    Tô vendo tudo esquisito
    O que que há com vocês?
    Por favor não deixem a peteca cair
    O Diabo disse que vai baixar de uma vez por aí…

    Hj é dia de ação de graça, hj é dia do NOSSO GALO e é VENCER VENCER VENCER ()…vamos GALO, LUTAR LUTAR LUTAR, a existência é LUTA e hj é o DIA!!! Existir ñ é preciso, LUTAR É PRECISO!

    VAI GALO! NÓS ACREDITAMOS!!!

    Abs!

  6. Prezado Barata. Esse Cuca é muito comedia. Teve premoniçao que iríamos enfrentar o Boca. O cara alem de melancólico e superticioso demais. Mas, ainda bem que é manso….que Hulk nao machuque e o time continue acreditando na vontade e no trabalho. Deixem para o Cuca a crença em premonicao, sorte, etc…

  7. Não é erro não meu caro amigo, eles são ruins mesmo. Na página de chamada da quinta feira passada colocaram cinco chamadas do ex rival e uma do Galo, mesmo após uma vitória tão importe sobre o inter e detalhe na série A. O estagiário deve ser torcedor do ex rival.
    Hoje novamente vai ter jogo do Galo e a chamada principal é de um jogo futuro das Marias contra o Vasco, além de reforço do Milan.
    Fazer o quê?

  8. Vencer, Vencer, Vencer, esse é o nosso ideal…

    Hoje com todos os desfalques, 1 x 0 é goleada…

    OBS.: o nosso CAM não é do tipo arregão como o classificadaço, timaço e fodaço carioca, vamos encarar qualquer time mesmo com essa porrada de desfalques e na bola, dentro de campo, mostrar o nosso valor!!!!!

  9. O Atlético, sempre, tem um porém, é a sina. Mesmo assim, continuo, acreditando, no trabalho desenvolvido na cidade do Galo.

    Echaporâ, deixou boas impressões, quando atuou, e pode ser uma boa novidade, com a falta que Nacho vem fazendo ao Atlético.

    Vejo também, que o Felipe, como apontado, pelo Ávila, um jogador que pode surgir, com destaque, nas vezes em que atuou. Hoje podemos revê-lo, já com mais experiência, treinamentos, e um olhar do Cuca e seus auxiliares.

    Vamos ver. Outro que gostei bastante, nas vezes em que teve oportunidade de jogar, foi o volante, Neto, além do goleiro Matheus Mendes.

    Sigo ansioso, pra ver o jogo do Galão, ontem o dia não foi o mesmo, salvo as derrotas das maricotas, torci pelo empate do América, em vão!

  10. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    A sorte poucas vezes sorriu para nós e novamente isso acontece.
    Mas convenhamos, perto do que já passamos e com times horrorosos até recentemente que contavam com Di Santo, Bolt e Zé Welinton no time titular, que dureza meus Deus.
    O time provável para hoje é um time forte e que irá nos trazer os 3 pontos, tenho fé.
    O ATLETICANO NÃO TEM UM DIA DE PAZ.
    Bica Bicudo, contra tudo e contra todos.
    Forjado na Dor, na Injustiça e no Amor.

  11. Caro Ávila, a vacina infelizmente não garante 100% de imunidade. Garante sim, que os casos não evoluam para condições mais graves. Desta forma, estarão todos sujeitos ainda a infecção pela Covid, porém esperamos sem maiores consequências! Mas o time de hoje, ainda é um grande time e vamos ganhar da Chape e também do Ceará! Dá-lhes GALO!!!!!!

  12. Sem nenhum receio estaremos em campo
    hoje para mais um jogo em que a vitória
    VIRÁ , líquida e certa , haja vista o grau de
    comprometimento que o HULK injetou no
    grupo e fez com que nosso Mágico de Oz
    interrompesse com suas alucinações .
    ( o nosso treinador não tem , também , o
    tal poder mágico , é só firulas , mas , ao
    contrário do personagem , ele é MANSO
    e inofensivo , o que o torna aceitável .

    PQP , eu viajo demais da conta !!!!!

  13. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 5/38 – Chapecoense (casa) – Em 30.10.2019, perdemos de 2×0 pra Chape em BH. O técnico Mancini inventou jogar com 03 zagueiros e lascou tudo.

    Vi os lances do empate deles com o SP no Morumbi. Faltou capricho, pois perderam gol com o goleiro do SP batido.

    É o tipo de jogo perigoso. Não se ganha de véspera, nem com nome e muito menos com oba-oba. É levar a sério e buscar os 03 pts para se manter no topo. Nossos pontos perdidos: 03 (casa) e 00 (fora), num total de 12/114 pontos disputados. Vencer em casa, Gaalooôô!

  14. BLOGUEIRO , 20/06 , 22:31

    Que história incrível !!!
    Ri a bandeiras despregadas .
    O termo é pra fazer jus à época .
    Sensacional !!!!!

  15. bom dia Eduardo e massa.hoje vencer e vencer. os inresponsaveis que comandam o galo acreditou que o raio do vírus ja tinha acabado. ano passado o pardal sampaoli e sua comissão técnica foi infetada e com alguns jogadores. mais 5 infetados ontem acorda diretoria. aff. a galo como sempre nos iludindo. mas estou confiante que o galo vai vencer. hoje 1 a zero é goleada. ótima semana para todos amigalos. vai galoooo.

  16. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    “Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay”…

    Vivemos tempos estranhos e bota estranho nisso!!!

    Falar de surto de COVID-19 no Galo, depois das duas doses vacinais, é surreal.

    Fazer o quê?

    Que o time entre em campo, jogue com alma, espírito e coração, e seja o que DEUS quiser…

    Ao menos a Diretoria do Galo não arregou para pedir o adiamento da partida.

    Como o calendário é apertadíssimo pelos jogos encavalados e em paralelo das várias competições da temporada pandêmica, adiar jogos não poderia ocorrer para nenhum clube, de jeito nenhum e ponto final!!!

    Que a meninada da Base seja chamada e o time entre em campo e pronto, simples assim…

    E vamo que vamo…

    Quanto adiamento de jogos do queridinho, culpa da madrasta (CBD) que ao abrir exceções aqui e ali, tumultua o campeonato e desorganiza o calendário.

    Mas ao queridinho e menino birrento, tudo pode…

    É, sabemos, e paciência…

    A madrasta deixou, abriu exceção, e fazer o quê?

    Nada, nem reclamar…

    Vamoooooo Galoooooooo!!!

    Joguem por nós, a Torcida, a alma do CAM!!!

    Sigamos na fé!!!

    EU ACREDITO!!!

  17. Salve Massa e Guru!

    Pois é Guru, um time inteiro fora de combate. Será que os críticos agora entendem o porquê do gasto de 200milhoes no elenco? Pergunto: se não tivéssemos o elenco que temos hoje e com tantas baixas, qual seria a nossa chance de disputar os três torneios que estamos disputando? Resposta: nenhuma.
    Contrariando aqueles que são contra o resultado reativo, mas quando o time perde reclamam que deveríamos jogar pelo resultado, quero uma vitória hoje de qualquer jeito e por qualquer placar.
    #Vamo Galo!

  18. Bom dia Eduardo e Atleticanos!
    A caminhada do Galo vai ser surpreendente, mesmo com todas dificuldades que aparecem pelo caminho. O time está mostrando comportamento de quem quer ser campeão. Mas esse novo surto da peste chinesa precisa ser mesmo explicado, afinal os cuidados não estão sendo suficientes para proteger os jogadores? Mudando de assunto, alguém avisa o Superesportes que já está ridículo a manutenção do flamerda em quarto lugar na tabela de classificação com 6 pontos. É erro de estagiário ou provocação barata?

  19. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Hoje tem jogo o Galo, logo, é um dia realmente útil. Enfrentar a Chape, time tinhoso que sempre nos causa dificuldades, será uma das provas de que o Galo está realmente está evoluindo com seu futebol. Os catarinos virão certamente retrancados, com jogo duro e truncado na tentativa de mais uma vez se dar bem em BH. Cabe ao Galo mostrar que está preparado para esse tipo de adversário e com capacidade de derrubar tais retrancas.

    Teremos um jogo em que a inteligência tática deverá estar acima da capacidade técnica e com movimentação intensa para que a Chape nem tenha tempo para manhas e artimanhas. Com alguns jogadores fora por causa do Covid, algo de difícil explicação além da falta de cuidados, o Galo terá que contar com o elenco tido como notável para romper as barreiras desses três próximos jogos.

    Ainda podemos, hoje, contar com os bons jogadores que vinham jogando e mantendo a invencibilidade de cinco jogos, portanto, será menos preocupante. No mais, caberá a cada um, sempre que requisitado para o jogo, cumprir bem o seu papel. Tá na hora de fazer valer o que se diz desse elenco.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, PRONTO PARA MANTER A INVENCIBILIDADE, ATROPELAR A CHAPE NO MINEIRÃO E SEGUIR EM FRENTE COM OS JOGOS FORA DE CASA.

  20. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A sua resenha, caro blogueiro, diz tudo.
    A bruxa está solta! Mas independentemente dos imprevistos, temos time para buscar os 3 pontos logo mais. Essa é a oportunidade que tanto requeriamos para os jogadores da base. Vamos aguardar o time que o Cuca vai mandar a campo hoje!
    Hoje e Sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *