Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Outra boa vitória no Brasileiro

Nem de longe foi o jogo dos meus sonhos, mas – seguramente – figura entre os que mais comemorei na temporada. Já explico. Quero antes registrar os números que recebi do primo Luciano Santos Marques, vulgo Muchacho, sobre o desempenho do Galo em 2021. São 40 jogos, com 28 vitórias, sete empates e cinco derrotas (75,8%). Fosse qualquer time do eixo RJ/SP, certamente, as TVs estariam bombardeando o dia todo sobre esse desempenho.

E, ainda antes de entrar na razão da minha comemoração, são dez jogos invictos com oito vitórias e apenas dois empates – ambos na Libertadores – sendo sete desses triunfos em sequência pelo Brasileiro.

O motivo da minha euforia advém de o fato de termos jogado sem o Hulk. Não que assim fosse o meu desejo. Ao contrário, quero ele, Nacho, Éverson, Nathan Silva, Allan (ele mesmo o volante) em todos os jogos.

Ocorre que, muitos – até entre nós – comentaristas tendenciosos desse tal eixo do mal, vinham pregando que o Galo estava bem, mas teria a síndrome da hulkdependência. Evidente que o time com o ídolo em campo tem a postura ofensiva muito maior, mas longe de se afirmar uma idiotice dessa natureza. Esses caras, além de não enxergarem um palmo à frente dos seus narizes, insistem em induzir ao resto do Brasil que o futebol brasileiro só existe nos dois estados.

Um estado (RJ) tem apenas dois clubes na série A e o outro (SP), apesar do forte poderio econômico e cinco equipes na elite, tem no verdão seu representante isolado em destaque. É assim ao longo de décadas, daí os resultados que o time da CBF vem colhendo em campo, como os 7 a 1 para a Alemanha e a recente derrota para a Argentina – dentro de casa – na Copa América. Bem feito!

Sobre o jogo, pouco diria, uma vez que – como disse – não foi lá de encher os olhos. No primeiro tempo, mesmo sem ser ameaçado pelo Paranaense, o time não criou nada e teve poucas finalizações. Nenhuma que levasse perigo. A entrada do Vargas, quem diria, fez o time crescer e – com ele – chegamos ao primeiro gol. Numa penalidade, clara, sofrida pelo Nacho. O argentino é a referência do time, mesmo perdendo gols incríveis e errando passes curtos.

Logo depois, numa assistência do mesmo Vargas, foi à vez do garoto Neto marcar seu primeiro gol no profissional. Boto fé nesse menino e em outros da base, que começam a ter mais oportunidades. Calebe e Felício Felipe – esse ainda pouco aproveitado – assim como Echaporã e Savinho. O último teve muitas chances, é verdade, mas ainda confio no seu talento. Além deles, muitos outros ainda irão despontar no Galo.

Interessante ontem, os dois gols que nos deram a vitória saíram de jogadores que começaram a partida no banco de reservas. Vargas entrou por uma mudança de postura na equipe, que precisava agredir o adversário; já Neto porque Zaracho sentiu e teve de ser substituído. Desta vez o garoto entrou com tempo e mostrou sua estrela. A bola chutada iria para longe do gol, mas bateu nas costas de um adversário e entrou. A manteiga está caindo pra cima. Que continue.

Além de todos que mencionei – Everson, Nathan Silva, Allan, Neto, Nacho e Vargas, ainda quero destacar Mariano que se firmou e é o dono do lado direito da nossa defesa. Todos merecem ser citados, mas fico com esse rol acima, festejando muito que nos últimos dez jogos sofreram tão e somente três gols. Nas três oportunidades que nossas redes balançaram, vencemos todas. Foi 4 a 1 no xará de Goiás e 2 a 1 no Flamengo e Corinthians. Nove delas em julho e ontem a primeira de outras nove no mês de agosto. Que se repita o mesmo desempenho.

Em tempo: quero registrar, embora eu me confesse avesso a superstições, que o amigo Carlos Alberto Costa Júnior – filho de um contemporâneo dos bancos acadêmicos da Faculdade de Direito Milton Campos –, adotou uma camisa do Galo que era usada pelo pai. Carlinhos, você tem todo meu apoio para seguir seu propósito. Desde a perda do Carlos – o pai – ele usa esse manto nos dias de jogos e lava logo após o fim da partida para o próximo compromisso. Que siga assim!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

29 thoughts to “Outra boa vitória no Brasileiro”

  1. Saudações atleticanas! Galão passou bem pelo paraguaiense, após a entrada do Vargas.
    Galopeeeeeeeeeeeeeira. Não foi um baile em assunção, mas valeu os 3 pontos no mineirão.
    Mas como diria o Raulzito: “eu quero é mais”! Agosto começou bem. Que seja tão bom ou melhor que esse julho. Vammoooooo Gaaaaaallllloooooo!

  2. Caro blogueiro, seu time realmente está muito bem. Não torço para seu sucesso, mas a realidade é clara. O problema que identifico é o medo de vencer (conquistar título) que seu time tem, e não é de hoje, assim sendo, boa sorte, mas acho que não ganharão coisa nenhuma!

    1. Ah! Oh! Acha mesmo, caro Silva? Tomou uma sumida grande, que houve? Gripe B?
      Pensamos diferente, não é verdade? Quando fui na segundona reagi e voltei incontinenti, parece que pegou gosto e encalacrou por ali. Cuidado tem mais degraus nessa escadinha.
      Pense como eu, positivamente.

  3. Ótimo resultado. Cuca além de entender bastante de futebol parece ter sabedoria para conversar com os jogadores. Vargas está em ótima forma, magro e com disposição, mas normalmente joga do mesmo lado do Savarino, vamos ver se consegue se adaptar no lado esquerdo. Assim como Cuca, o Cuquinha também demostrou que tem fé na Santa, eita que a Santa resolveu ajudar o garoto Neto, o chute iria longe do gol, mas pegou no adversário e entrou, mas fazendo justiça, o jogador teve mérito e fez sua parte. E ainda tem a Santa do Everson, que também tem ajudado, o time do Boca que o diga, o adversário errou quase tudo na hora de finalizar. Contando com o mérito do Cuca e dos jogadores e ainda a inspiração das Santas, tenho esperança do Galo conquistar pelo menos um título dos três que está disputando.

  4. Boa tarde, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    10 jogos invicto. 7 consecutivos pelo brasileiro, dois pela libertadores e um pela copa do brasil. O time do Galo está batendo em três frentes diferentes e vai rompendo com descrenças, teimosias e adversidades sem dar chances para o azar. Azar é o meu que como corneteiro não tenho mais onde dar pitaco. Reclamar de 10 jogos invicto? Reclamar de treinador? Jogador e juiz? Tenho mais é que colocar a corneta num canto e comemorar.

  5. Boa tarde xará e amigalos!

    Boa vitória contra o sempre chato Atlético Paraguaiense. Temos que valorizar a quantidade de gols tomados até esta 14ª rodada. Apenas 10. Em 2018 foram 22 gols, em 2019 foram 15 gols e ano passado foram 16 gols em 14 jogos. A eficiência de marcação dos laterais Mariano e Dodô não sobrecarrrega os zagueiros. Destaques ontem para Everson, Mariano, Dodô, Allan, Nacho(continua sendo criticado por boa parte de corneteiros), Vargas e o garoto Neto que merece mais chances. Savarino continua não rendendo muita coisa(pipoqueiro na maioria dos jogos) e quase não recebe críticas. Ademir se estivesse no Galo agora já deixaria Savarino no banco. GALO está no caminho certo. Deixemos a babação de ovo em cima do CBFLA….

  6. Bom dia a todos!
    Estou muito feliz com a VITÓRIA, apesar da ausência do bom futebol de alguns jogadores. Everson, Mariano, Allan jagueiro o outro Allan e até o Vargas ( quem diria) este jogou muito ontem até parecia que estava com a camisa do Chile, aqueles vem jogando bem todas as partidas. Um outro grupo comandado por Shasha ,o holandês, o pescador inglês dispensam comentários. O Savarino que faz lembrar da minha adolescência quando todos os meninos da rua babavam pela menina mais bonita da rua e chegava um primo de alguém pra passar férias e pegava a menina só porque ele era de fora,ou seja esse Savarino só tem esse monte de oportunidades porque é de fora ,porque é pior que o Berola.
    Parece que a gigana argentina que andou enganando a diretoria pra contratar Shasha,Yorram,Nathan, Bueno ,morreu.

  7. Prezados Amigalos, ótimo dia a todos

    Minha observações:
    Time mal treinado, tem dificuldades de vencer qualquer equipe, as vitórias tem acontecidas na base do sofrimento, isso é fato;
    Ontem o Genérico jogou totalmente desfalcado, e a vitória veio após a entrada de Vargas (gol e passe para Neto), eles tiveram duas grandes oportunidades de fazer 2 gols;
    Meio campo com Allan e Tchê2, não dá, estes dois matam o futebol do Nacho, pois a bola não chega nele com qualidade, obriga-o a correr o campo inteiro para tentar fazer as armações de jogadas. Experimente o meio campo com Jair, Zaracho e Nacho e veja a diferença;
    Finalmente me preocupo com o flamerda, trocou de técnico e o time começou a jogar com os mesmos jogadores, não houve nenhuma contratação. Não acho o Renato um grande técnico, mas já houve diferença. Aqui continuamos com Cuca e até hoje nada de jogo bem jogado.

  8. Entrei aqui no blog pensando que hoje seria dia de alegria, de satisfação pela vitória de ontem, pelos bons resultados obtidos até aqui pelo Galo nas competições que disputa e qual não é minha surpresa que o blogueiro gasta mais de 50% de seus parágrafos para falar do eixo rio-sp, da imprensa, da cbf, relembrar o 7a1 ocorrido em 2014??? Que anti clímax até para comemorar uma vitória? Engraçado que naquele time do Felipão tinha Victor, Jô e o Bernard que havia se destacado pelo Galo e inclusive jogou como titular no lugar do Neymar nessa partida, então, acho que relembrar esse jogo é relembrar que tinha jogador atleticano lá e foi em nossa casa no Mineirão e as escolhas do Felipão em algum momento foram contestadas antes de começar a Copa do Mundo? Depois ficar jogando pedra é fácil, não é? Mas eu tenho um sonho que um dia vão parar com essa resenha fraca de culpar cbf, culpar imprensa, culpar Felipão, pelos fracassos passados e futuros do time.

    1. Carlinhos, a menção ao Scolari fica na sua conta. Minha birra, e já se vão por décadas, é com a CBF e mídia do eixo. Não generalize. Quanto à queixa da resenha pobre, se puder lhe sugerir, faça como eu e muitos. Selecione suas leituras. Fácil!
      No mais, o Galo é de todos. Do pobre, do rico, do negro, do branco, católico ou evangélico, tenha barba ou não. Isso é o que nos une e o blog abre espaço para esse propósito.
      Gaaalooo Sempre!

  9. Prezados AmiGalos
    Alguns comentários:
    – o Nacho me parece fora de forma. Apesar de fominha o Galo tem que descansa-lo. O pé dele está um pouco murcho apesar da inteligência afiadíssima;
    – o Galo está jogando o jogo todo linearmente, quero dizer, do mesmo jeito. Ganhou uma identidade, uma imposição que não tínhamos. Claro que tem que evoluir, mas sempre jogamos melhor que os adversários. Continuo achando que podemos ser mais perigosos pela esquerda. Que tal treinar o Savinho na ponta?
    – o grande perigo é o entrosado River Plate. Dos outros não tenho medo. Da para ganhar de qualquer um deles. Concordam?
    No mais um abraço a todos.
    Vamos pra cima deles Galo

  10. Bom dia!! Gostei muito dos três pontos obtidos, imprescindíveis pra estabelecer na briga pela ponta,……quanto ao jogo em si, mais tarde devo ir na Erminda de São Geraldo agradecer pela conquista, apesar da fragilidade do Paranaense e ainda com desfalques importantes, o time ressentiu muito da ausência do Hulk e o mau momento de Savarino, Dodô, Alonso, Sasha e principalmente o badalado Nacho Fernandez, que novamente fez uma péssima partida, errando fundamentos básicos, inconcebível pra quem nós custou 35 milhões reais,….estes citados vêem no mesmo batido a vários jogos; inversamente a eles, outros quem não fazem parte dos holofotes e que até sofreram alguma perseguição em determinados momentos, têm compensado e salvado a lavoura,…Everson, Alan, Mariano e Natan Silva; já passou da hora do Cuca estabelecer um padrão com muito mais imposição ao time, e temos que cobrá-lo agora, esperar acontecer, pode ser tarde,…..a entrevista do Barbicha deixou claro o formato covarde do treinador,…abrir o placar, recuar e “sonhar” com um contra-ataque,…..

  11. Um jogo de futebol normal , com seus erros e acertos

    O MANSO vai deixando o time jogar com os mesmos caras e assim se consegue a tão propagada “evolução” , objeto de desejo de 10 entre 10 “influencers” , como se fosse a descoberta do fogo .

    Troca um aqui , outro ali , sem invenção, e o esquadrão encorpa .

    Torço para que , com o tempo , o Vidente se convença da posição do Zaracho que irá favorecer o futebol do Nacho .

    Vejamos o concorrente direto , o Mengão , que tá goleando .
    Sem dúvida, com um elenco armado há três anos .
    O Éverton Ribeiro joga de olho fechado .

    O Ceni quis um time pra chamar de seu e se ferrou .
    O Renight chegou , reuniu os caras , escalou cada um como cada um gosta de jogar , largou o time em campo e foi pra praia .

    É isso que eu gostaria do melhor técnico do Brasil , o superlativo Cuca, o Monstro : que deixasse cada um dizer como se acha confortável em campo e não esperasse tomar uma invertida ao vivo como no caso HULK.

    p.s.
    Jogou duas pelas pontas , de forma incisiva , e saíram os gols .

    E eu revi ontem o Danival em campo.

  12. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    10 JOGOS DE INVENCIBILIDADE
    JULHO INTEIRO INVICTO
    7 VITÓRIAS DIRETO NO BRASILEIRÃO
    NA COLA DO LÍDER
    OITAVAS DE FINAIS COPA DA BRASIL ENCAMINHADA
    QUARTAS DE FINAIS DA LIBERTA.
    Eu estou feliz demais com o Galão da Massa.
    Muito feliz e confiante demais. Se vamos ganhar algo não teremos certeza, mas temos chances reais de títulos.
    Borá meu Galo
    Mas claro que terão os reclamões, aqueles que sempre tem algo p dizer e reclamar, pois se na vida cotidiana e presencial já existem esses malas sem alça, quem dirá na internet nesse mundo virtual, onde podem derramar toda sua frustração nos teclados. Pobres mortais, não entendem a beleza da vida.
    E o Galão da Massa é uma dessas Maravilhas mundanas.
    Bica Bicudo.
    Aqui é Galo
    Forjado na dor na injustiça e no Amor.

  13. bom dia Eduardo e massa. ótima Vitória do galo. que continua assim com vitórias e vontade de ganhar. a péssima notícia que talvez o Hulk fica fora de alguns jogos espero eu que não. ótima semana a todos amigalos. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

  14. Vitória muito importante, o time do ex-xará é encardido e nos coloca na cola para brigar pelo título.
    Essa estratégia de segurar 0x0 no primeiro tempo, com 3 volantes, tem dado certo, mas se toma um gol no primeiro tempo cômica demais. O time não cria com esse esquema, precisou tirar um volante pra começar a agredir o adversário. Se sou eu o técnico, o time titular teria Vargas no lugar do TcheTche. O chileno as vezes peça por excesso de preciosismo nas jogadas, mas tem qualidade técnica indiscutível, agrega muito ofensivamente.
    Torcendo demais pra volta do público nós estádios, já pensou uma reta final com q massa empurrando pro título? Imagina a falta que a torcida não faz pros jogadores. Esse ano temos 2 jogadores diferenciados, nacho e hulk, coisa q não tínhamos ano passado. Estão deixando a gente sonhar!!

  15. Bom dia Massa e Guru,

    Ao contrário do escriba, não só este jogo mas todos nesta maratona, têm sido sim os jogos dos meus sonhos, pois se não estamos dando espetáculo, os resultados têm acontecido. Só nós atleticanos sabemos quanta falta nos fez um jogo deste, no ano passado diante de adversários fraquíssimos como Goiás, Sport, Fortaleza e o próprio Genérico?
    E pra nossa felicidade , continuamos a queimar nossas línguas nas cornetagens, sendo que jogadores constantes em nossas críticas, vez ou outra, vem se redimindo. Isto sem falar do próprio entregador de camisas.
    Uma coisa precisamos reconhecer, na caída de produção de Savarino e Nacho, nas ausências de Hulk e Keno, que são nosso quarteto fantástico, têm muito jogador coadjuvante dando conta do recado.
    Que assim continue, mas imagine quando este quarteto voltar a jogar juntos em alto desempenho?

    1. É a torcida de todos, JBhgalo, o quarteto magico savarino nacho keno hulk de volta, infernizando, atropelando no sprint final das tres competições . A ausencia de keno poderia ser compensada com o fumacinha , mas quando é pro galo, o verme verde não libera. Espero que caiam pra b.

  16. Bom dia a todos!
    Bom jogo e ótima vitória do Galo. Iniciamos o mês de agosto com os pés direito, primeiro o do Vargas no pênalti, segundo do Neto de fora da área. Que os bons ventos continuem soprando a favor do Galo.
    No brasileirão não tenho pressão de o Galo alcançar a liderança, não vejo problema se ela for alcançada somente ao término da 38ª rodada.
    Sobre o time, como venho dizendo a um tempo aqui no blog, não critico o Allan, vejo sempre participando dos combates, é muito voluntarioso, raçudo, deixa a alma em campo, merece todo respeito e vem jogando muita bola nos últimos jogos.
    Agora vamos virar a chave para a CB e pensar somente no Bahia.

  17. Bom dia!!
    O time melhorou com a entrada de Vargas e a SAÍDA DO TCHÊ MATO DE RAIVA!
    Quero destacar, além da incontestável vitória, o baita zagueiro que temos, Nathan Silva! Dono absoluto da zaga. Acho até que a zaga ficaria melhor com ele e Rever, que ao meu ver, apesar da idade, é muito melhor que Alonso.
    Que Neto tenha mais oportunidades.

  18. Bom día Avila. Bom día a todos. A sorte e a arbitragem tem sorrido para o Galo. Antes da abertura do placar o Athetico perdeu dois gols incriveis ( sorte nossa) e o gol do Neto tambem foi outro golpe de sorte. Em relacao a arbitragem o penalti existiu, mas houvesse o complô da CBF poderia ter sido ignorado. A vitoria foi excelente. O desempenho pifio. Que a sorte nao nos abandone e que a arbitragem continue sienta.

    1. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

      Se o Palmeiras, Flamengo e Bragantino têm o melhor ataque (25 gols), a melhor defesa do BR21 é a do Atlético.

      O Atlético levou apenas 10 gols, menos de 1 gol por jogo na média.

      E nessa melhora do setor defensivo o dedo do treinador Cuca é um fator a ser considerado, sim.

      Se o time de Sampaoli era agressivo ofensivamente e os gols saíam com mais facilidade, o mesmo não se pode falar do sistema defensivo que era muito vulnerável.

      Se ainda o Atlético de Cuca não tem tido um desempenho ótimo, com um futebol vistoso, ao menos a casinha está bem fechada e isso era necessário.

      Mesmo assim, Cuca tem comido o pão que o diabo amassou no Atlético. A corneta em cima do cara sopra sem dó nem piedade por grande parte da torcida que pouco refresca para o cara que tem bons números desde que chegou.

      O Atlético-MG na Era Cuca II tem 24 vitórias, sete empates e cinco derrotas, com aproveitamento de 73% e mesmo assim dá-lhe corneta.

      Embora eu seja um corneteiro do trabalho do Cuca, devo reconhecer méritos do treinador que faz um bom trabalho, a despeito do desempenho do time ainda deixar a desejar pela falta de um futebol mais vistoso e mais convincente.

      Mas se lá na frente, ao término da temporada, o Atlético não for campeão, aí a frustração da torcida será tanta e tamanha que se eu fosse o Cuca inscreveria para ir naquela viagem sem volta ao planeta Marte.

      Ou seja, o Atleticano somente terminará convencido se vier um grande título, mesmo que o Caneco venha sem o tal futebol vistoso e convincente.

      Como ainda tem muita água para passar debaixo da pinguela atleticana, agora é torcer para o Cuca e desejar ao cara muitas felicidades.

      Queiramos ou não, estamos CucaDependentes!!!

      Ou alguém de sã consciência imagina que o Cuca será dispensado nessa altura da Temporada?

      Vida longa ao Cuca no Atlético!!!

      Seremos Campeões!!!

      Eu Acredito!!!

  19. Bom dia Eduardo e Atleticanos! mais uma vitória e sem o Hulk. Muito se fala na dependência do Hulk para o time do Atlético, algo que concordo em parte em razão de duas considerações:
    a) qual o time atual no Brasil que não teria o Hulk como sua principal referência – ele é simplesmente o melhor jogador em atividade no futebol brasileiro e ponto;
    b) é lógico que o Hulk faz uma diferença imensa, mas o restante do elenco do Atlético tem seu valor e condições de crescer muito, tanto que ontem já mostrou que mesmo enfrentando uma retranca fortíssima conseguimos vencer e, se não fosse o azar no Sacha, teríamos vencido por três a zero.
    A única ressalva que faço sobre o elenco é um equilíbrio maior do setor ofensivo , que realmente tem sido privado de melhor rendimento por falta de opções no setor esquerdo já que Keno e Marrony seguem machucado e não temos ainda encontrado substitutos para melhorar a produção naquele setor. Enquanto isso, vamos seguindo em frente e melhorando a cada rodada. Saudações Atleticanas !

  20. Alguém sabe por que Keno, Jair e Marrony não voltam nunca?
    A imprensa mostrava na semana passada que estavam alternando trabalhos em campo e quase prontos. Desde então não se fala mais neles.
    Keno seria importante para próximas fases.
    O Flamengo está subindo com goleadas acachapantes, temos confronto direto com o Palmeiras. Precisamos continuar vencendo todas!

  21. Discordo do guru quanto ao Savinho. Embora já tenha um tempo razoável de jogo, ao longo do qual não conseguiu se destacar nem se firmar, há que se levar em conta que raramente, – raramente mesmo – recebeu a bola na jogada em que mais se destaca – partir para cima do lateral com a bola dominada. Para mim, ele não foi ainda testado. A conferir. Tenho certeza de que será uma lenda no Galo (se tiver as oportunidades adequadas).

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    O jogo não foi AO GOSTO do torcedor atleticano, mas o resultado foi!
    Foram 3 pontos, como sempre, sofridos.
    Em se confirmando a ausência do HULK nos próximos 3 jogos, vamos rezar para que o VARGAS incorpore o futebol e a garra do HULK, e nos dê a tão esperada resposta no campo.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *