Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Bem-vindo a(o)gosto Atleticano

Assim como foi o mês de julho, queremos e esperamos, sejam os meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano da graça de 2021. E ainda os anos que se seguirão no futuro. Por falar e sonhar com esse tempo que virá pela frente, na próxima temporada – meados de 2022 – vamos ter casa própria e nova. É esse futuro Atleticano que faz muita gente tremer e temer. Sejam rivais menores de Minas ou times do eixo, mimados pela CBF e pela TV. Sigamos!

Nesse nosso propósito de consolidar como um dos principais times do planeta temos hoje, lá no nosso salão de festas alugado, o Paranaense pela frente. Adversário sempre chato. Ano passado, naquela derrota com o time comandado e contagiado de covid pela turma do Sampaoli, perdemos a partida em Belo Horizonte. Foram os três pontos que nos tiraram o título do Brasileiro de 2020. Encardido, esse adversário de hoje, em 2013, no jogo de despedida do Bernard, virou o placar a poucos minutos do final daquele jogo.

Dois jogadores do Paranaense vêm se destacando, e curiosamente, ambos saíram do Galo e foram fazer sucesso no vermelho e preto de Curitiba. Nikão, que teve poucas oportunidades aqui, e Terans, que nas chances que lhe foram oferecidas não mostrou qualidade. Interessante, veio do Uruguai – do Danúbio – como a estrela do país vizinho. Emprestado ao Peñarol, acabou sendo vendido pelo Galo ao Paranaense. Em todas essas equipes atuou bem. A camisa preta e branca pesou.

Espero que a nossa zaga, hoje contando com Nathan Silva, consiga neutralizar o ataque adversário, que não vai contar com o poupado Nikão e ainda Terans que pode ficar como opção de banco. Além deles, a boa equipe do Paraná conta com um jovem goleiro – Bento – que com 22 anos vem atuando bem e assegurando as vitórias, enquanto o titular – Santos – está com a seleção nas Olímpiadas. Convém lembrar que o Paranaense sempre foi celeiro de grandes goleiros. Passaram por lá ainda e já saíram Weverton, Palmeiras, e Neto, atualmente no Barcelona. O goleiro do Barça, mineiro de Araxá – como eu –, nasceu lá casualmente. Seu pai, Betão, defendeu o Ganso nos anos 90. Segurar lá atrás e vazar a defesa adversária são as missões desse primeiro dia do mês de agosto.

Não creio em surpresas de última hora para o jogo de hoje, ao que estamos acompanhando, apenas Nathan Silva – o zagueiro – no lugar de Rever. Se para as duas partidas com o Bahia foram três alterações entre uma e outra, creio que agora será apenas essa. No primeiro confronto, Cuca teve esse mesmo Natham e ainda Borrero e Franco. Depois, o Rever atuou, pois o zagueiro cria da base já havia jogado pelo Atlético-GO na Copa do Brasil, promovendo ainda os retornos de Savarino e do seu preferido Tchê Tchê.

Acredito que vamos ter: Éverson, em grande fase; Mariano, dono do lado direito; Nathan Silva e Alonso, o que há de melhor no meio da zaga; ainda Dodô, que vem se mantendo sem lamentar a ausência do Arana. Allan, que está convencendo; Tchê Tchê, o jogador de confiança do treinador; com os argentinos Zaracho e Nacho no quadrado de meio campo. Lá na frente, claro, Savarino e o incrível Hulk. A não ser que, como já vem ocorrendo, Cuca surpreenda de novo.

Estou confiante na vitória e nos três pontos, mantendo o Galo na parte de cima da tabela, embora queira mesmo estar no pódio após a 38ª rodada do campeonato, não podemos deixar os concorrentes se distanciarem. Quero, como venho afirmando, o Brasileiro. Sem, entretanto, abrir mão da Copa do Brasil, Libertadores e – consequência dessa última – o Mundial.

Ontem o Palmeiras segurou o empate com o São Paulo. A arbitragem foi um lixo. Além de anular dois gols do tricolor ainda cancelou uma penalidade contra o porco. Palmeirenses agradecem ao apitador. Um ponto. Seria zero! E por falar em lixo, a CBF vai esperar o que pra marcar os jogos que adiou do Flamengo? Que os adversários não tenham mais interesse nas partidas?

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Bem-vindo a(o)gosto Atleticano”

  1. Impressionante! Hulk, nosso melhor jogador está de fora por conjuntivite. Sempre os melhores do Galo ficam de fora por algum tipo de lesão. Mas Tchê mato de raiva não machuca nem a pau.

  2. Boa tarde, AmiGalos.

    Eduardo de Ávila, agradecido pela informação, mas o Premiere não transmitirá Galo x Paranaense, só a TV aberta – Globo (MG e PR).

    Atleticano residente fora de MG e PR, que já obteve o link de canal alternativo online para assistir ao jogo, favor avisar os colegas aqui. Grato.

  3. Bom dia a todos. Eu penso realmente nos três pontos. O resto é na hora do jogo. Por ter quase obsessão com o BR, realmente não importa. Muito. Lógico que quero o time seguro, confiante e jogando pra cima e bem. E esse “quadrado”, ao meu cego ver, não propicia o melhor futebol ao time. Contanto que venham os 03 pts, tanto faz passar raiva com tchau tchau, zé cartão e bigode de arame. Só não pode alçar bola na área do meio campo!

  4. Bom dia!
    Não confio nada em Cuca. Ele é fraco emocionalmente e apela muito pra superstição. Escala mal e via de regra substitui pior. Acho ridículo e uma falta de respeito quando ele coloca o Neto, por exemplo, pra jogar faltando 1 minuto pra acabar o jogo. Faz isso só pra dizer que está dando “minutagem” ao jogador da base. Um cretino! Mas vive “oportunizando” seus escolhidos apadrinhados por “empresários”. Vagabundo! O futebol assim tem me dado nojo.
    Espero que o Hulk esteja bem e que Nacho recupere seu futebol. Só assim acredito na vitória.

    1. Prezado Galo Roberto de Oliveira,

      Concordo. Esse roedor de unha é um inútil, supersticioso. Incapaz de montar um equipe. Temos que torcer pela capacidade individual de alguns jogadores e pronto e fechar os olhos para Allan e Tchê2.

  5. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Só espero que o Galo hoje aproveite cada segundo do jogo para marcar presença, dominar o adversário, marcar os gols que precisa e vencer esse time encardido e nojento do genérico paranaense. Aproveite cada segundo, Galo. A oportunidade perdida não volta e fica só o lamento.

    Ainda bem que o Palmeiras empatou ontem e assim, com a vitória o Galo ficará mais próximo do líder, sem ter que conviver com o peso da liderança, coisa que nosso time já mostrou em várias ocasiões que não é apto para suportar. O Galo tem que permanecer bem perto do líder, seja ele quem for, e só nas últimas rodadas assumir a liderança. Nas três últimas rodadas duas serão em casa, o que facilitará a tarefa.

    É isso. que venha o genérico, seja derrotado e sigamos na árdua tarefa de repetir em Agosto a maratona vitoriosa de Julho.

  6. Todo jogo é “pegado” .
    Todo adversário é “pedra no sapato”.

    Todo dia tem um confronto com um time “encardido” .
    Porco magro é que suja a água.
    O adversário é da prateleira de cima.

    Pra mim , um jogo como outro qualquer .

    Entrar em campo , jogar bola , partir pra cima e seja o que Deus quiser.

    p.s.
    Recado para os nossos caras :
    esqueçam o Cuca !
    Ele é MANSO .

  7. Bom dia,

    Quanto aos eis jogadores nossos, Nikão sempre gosta de brilhar contra nosso time e depois fica como vagalume o ano todo, mas o Terans tem brilhado continuamente, bate muito bem na bola e o treinador teve para se virar para colocar ambos em campo, pois o segundo esta colocando o primeiro no banco, se é que ele tremeu com o manto e não foi apenas uma questão de falta de oportunidades e sequência, espero então que trema hoje de novo.
    Alerta máximo para esse adversário que gosta de quebrar nossas marcas, haja visto nossa sequência invicta no Independência.
    O retorno do Nathan é essencial, pois, aqui só jogam no contra ataque.
    O melhor do Galo hoje já foi escalado pelo Eduardo, mas acredito que o Vargas jogue no lugar do Zaracho, esta entre todos no momento com maior sequência.
    Quanto aos gols do SP ontem, todos irregulares e o segundo com interpretação do VAR identica ao gol do Boca x Galo anulado por interferência no lance do gol, então não posso concordar em dizer que o juiz errou, seria como questionar o juíz do jogo do Galo x Boca.
    Hoje espero um bom domingo a todos, domingo de Vitória do Galo e aproximação ao líder.

  8. Assisti ontem, sao paulo x palmeiras , me impressionou a falta de futebol deste time do palmeiras, cantado em prosa e verso pelo eixo. Um amasso do saopaulo , do principio ao fim, resultado logico era a vitoria ontem, Péssimo juiz, controverso, também cantado em prosa e verso pelo eixo , pela globolixo, principalmente. Eu não quero o galo lider agora, o que eu quero, nós, a torcida , queremos é que continuem pontuando , não vacilando contra os magros porcos que sujam a água. Sem vacilos, seguindo em frente e passando o rodo. Cuidado dobrado com o generico paraguaiense do paraná , cavalo paraguaio que tem um unico objetivo, dificultar nossa vida . A formula do campeonato brasileiro, a fórmula pra vencer é não perder pontos pra estes times da prateleira do meio pra baixo , como este time de hoje. Sem vacilos e que Hulk contagie seus companheiros com sua garra, tecnica, fome de vitorias e titulos. Os jogos adiados do mais favorecido serão marcados quando lhes convier, todo ano a mesma coisa , se lembram quando o galo tava voando e o mais favorecido em crise, adiaram o jogo, pra arrumar a casa? Não, não se lembram, não , é tudo fruto de nossa imaginação , né?

  9. Boa tarde, Massa e Guru

    Gente, vamos parar de ser viúvas. Terans é jogador de outro time e ponto final. Vamos prestigiar quem está vestindo nossa camisa hoje. Quero um time jogando pra frente e convencendo, mas o que interessa mesmo é o resultado e os três pontos.

  10. Bom dia xará e amigalos! O Galo hoje tem que manter a mesma postura de marcação na saída de bola do Atlético Paraguaiense. Não dar espaços ao adversário e meio caminho para a vitória. Quanto ao jogo de ontem entre parmera e SP pode ser um prenúncio de “maracutaia a vista” da Confederação Brasileira de Falcatruas! Bom o GALO já colocar as barbas de molho quanto a isso. Os jogos adiados do CBFLA serão a gosto do freguês ou seja quando o seu protegido estrategicamente quiser. Galo tem que entrar cascudo e determinado para mais uma vitória e assim ficar a apenas 1 pontinho do também protegido Palmeiras. Bora meu Galo! Faz essa Massa feliz!!!

  11. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Time do Athletico – O Furacão:

    No Brasileirão, o Furacão está em quinto lugar com 23 pontos em 12 jogos, uma partida a menos em razão de adiamento solicitado à CBF pelo Flamengo (jogo marcado para Curitiba).

    O CAP tem 7V, 2E e 3D e o saldo é positivo com 8 gols. O ataque é o quarto melhor da competição (21) e a defesa a sexta melhor nesse ranking (12 gols sofridos).

    É um time equilibrado nos seus setores que levam a equipe a responder bem no desempenho em campo, mesmo que haja clara opção do técnico português, António Oliveira, de poupar jogadores no Brasileirão para priorizar partidas das Copas que o Clube disputa (Sula e Copa do Brasil).

    Como mandante venceu quatro partidas (Inter, Fortaleza, Dragão e América) e empatou duas (Bragantino e Chapecoense).

    Como visitante perdeu três (Ceará, Santos e Bahia) e venceu três (Flu, Grêmio e Juventude).

    Duas partidas que venceu como visitante foram de goleadas nos adversários: venceu o Flu, no Maracanã, de 1 a 4, e o Juventude, no RS, de 0 a 3.

    Além da quinta colocação no Brasileirão, está nas quartas de final na Sul-Americana (LDU – Equador) e está vivo na Copa do Brasil (venceu o Dragão de 2 a 1 na quarta-feira no primeiro jogo em casa).

    Terans, ex- Galo, é um dos destaques do time. No Brasileirão, Terans é o estrangeiro com a melhor performance atualmente: gols, assistências, participações em gols, chutes certos e passes decisivos.

    A boa notícia é que Terans, Nikão e Marcinho devem ser poupados por causa de jogo priorizado pela Copa do Brasil na próxima quarta-feira (Atlético Goianiense).

    Outros dois jogadores de frente, do quarteto ofensivo do Furacão, também não jogam: Vitinho (suspenso) e Mateus Babi (lesionado).

    Além disso, dois bons atletas que estão nas Olimpíadas no Japão desfalcam a equipe: Santos (goleiro) e Abner (lateral esquerdo).

    O provável Furacão, bastante desfalcado, pode ser: Bento; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Zé Ivaldo (Terans); Khellven (Marcinho), Richard, Erick (Christian), Léo Cittadini e Nicolas; Carlos Eduardo e Renato Kayser.

    Há uma aposta de setoristas do CAP que o treinador deve optar por um esquema com três zagueiros (3-5-2), o que explica a possível entrada do zagueiro Zé Ivaldo e a saída de Terans que deve começar no banco.

    Outro que deve ser poupado é o lateral direito Marcinho, que muito provavelmente não começará jogando, assim como Nikão que deve aguardar no banco.

    O Clube e o treinador estão claramente priorizando as Copas em vez do Brasileirão.

    O Galo é o favorito no confronto, seja por jogar em casa, no Mineirão, seja por pegar o Furacão muito desfalcado e mexido.

    A hora é do Galo vencer para ficar a um ponto do Palmeiras que ontem empatou com o SP (0 X 0), no Morumbi.

    O Palmeiras era para ter saído do Morumbi derrotado, não fosse a arbitragem e o VAR que livraram o Porco de uma derrota certa por pênalti claro não marcado a favor do SP e impedimento inexistente confirmado, em gol contra até, do Verdão do Eixão.

    Seremos Campeões!!!

    Eu Acredito!!!

  12. Em termos de montagem de equipe, o Sampaoli foi um fracasso. Exigia a compra, mas não colocava o jogador em campo. Não tinha como fazê-lo. O Galo contratou um monte de “meia-boca” para o meio de campo. Tinha sempre 3/4 jogadores para cada posição. Resultado: 1 no campo, 3 no banco. Quem entrou pouquíssimo: o Terans, o Mailton , o Leo Sena, o Borrero, o Bueno, além dos jogadores da base (Nathan, Neto, Castilho, e por aí vai.
    Resultado: montou um bom plantel, mas com um absurdo de gorduras, que custam caro. O time agora está na política correta, só compra para posições específicas e começa a usar a turma da base. VAMOS EM FRENTE.

  13. Bom día Avila. Bom a día a todos. Fico vendo viuvas do Therans. Ja vi esse filme com Cazares. O Therans nao jogou nada aquí e vendê-lo foi otimo. Uma coisa é se destacar no athetico paranaense ( Nikao, Pablo e um ponta esquerda que foi a peso de Ouro para o Flamengo), outra coisa é jogar onde as cobrancas sao maiores. Igual esse Therans, tem Natham, Morroni e outros meia Bocas no Galo.

  14. Bom dia! Jogo difícil, mas confio nos 3 pontos e na briga pelo título.
    Como no Galo não tem nada fácil assim como em 2012 onde estávamos muito bem e o chato cbflu nos tirou o título esse ano temos palmeiras e Flamengo na cola e não podemos vacilar.
    Estamos disputando 3 títulos gigantes ganha pelo menos um meu Galão querido, um só já me deixaria feliz demais!
    Vacila não meu Galão saudações!!!

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos ganhar e encostar ainda mais no Palmeiras!
    Espero, no término da partida, ter muito a comemorar e pouco a lamentar.
    Hoje e Sempre, galo!!!

  16. Bom dia a todos!
    Não existe jogo fácil no Brasileirão, e o de hoje é muito difícil.
    Caro Eduardo e amigalos, será que o acontecido com o Terans não era o mesmo com o Zaracho nos tempos de Sampaoli? Ou seja, atuar fora da posição onde rende e falta de minutos em campo?
    Como disse, o jogo de hoje será muito difícil, mas confio em um resultado positivo para iniciar o mês.
    Que o furacão vire uma brisa hoje no Mineirão.

  17. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 14/38 – Athletico (casa) – Este time é enjoado. Tem histórico de vitórias em BH. Em 18.11.2020, ganhou de 2×0 no Mineirão. Sampaoli e vários titulares testaram positivo para Covid no dia anterior e entraram em quarentena. Eles aproveitaram.

    É confiar no ataque comandado pelo incrível Hulk e no sistema defensivo que tem sido muito competente. É preciso se impor e melhorar o nosso histórico ruim.

    Que o “furacão” vire “ventinho” chocho. Assim espero, mas é jogo cascudo. Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 06 (fora), num total de 39/114 pontos disputados. Vencer em casa, Gaalooôô!

  18. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. uma pedreira pela frente este atretico paraguaio é uma pedra no sapato do galo. mas sou mais nosso galo. sobre therans este jogador foi doado simplesmente joga mas que os inúteis Hyoran e Nathan e tchê tchê. que o incrível Hulk faz mas 2 gol. rsrs.galo 2×0.ótimo domingo a todos amigalos. a galo nos deixa sonhar. vá galooooooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.