Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Oportunidade de virar esse jogo

E lá vamos nós para enfrentar o Cuiabá, em terras mato-grossenses de boas memórias, num Brasileirão que vem sendo marcado – e manchado – pela contaminação da péssima conduta da cbf na organização. Instituição falida e, em pesquisas, que já foi – talvez continue sendo – a mais inconfiável entre todas no contemporâneo Brasil. Fez e, pelo visto, ainda faz por merecer tanto descrédito.

Disse que aquele estádio traz boas lembranças, pois ano passado – na mesma Arena Pantanal – ao vencer pelo magro placar de um a zero nosso time se manteve no G4 e logo depois assumiu a liderança que foi consolidada até o encerramento da competição. Além desse registro, também neste ano de 2022, naquela Supercopa, foi nessa mesma Arena que ganhamos o “tira teima” tanto esperado pela cbf e pela rede de televisão.

Vencer o adversário, que luta contra a zona de rebaixamento e vem de uma injusta derrota na segunda-feira para o atual líder, é fundamental para nos manter na cola da primeira colocação. Além do time do Mato Grosso, o nosso (diretoria, comissão técnica e elenco), deve estar atento ao que vem acontecendo fora de campo. Ações para denunciar e buscar o fim dessa maracutaia devem ser por conta da diretoria, já os profissionais – comissão e atletas – centrar na bola e buscar a vitória. Atuando bem – embora sem Hulk -, os seus companheiros jamais serão detidos por Daroncos, Clauses, Pereiras e Pierres da vida.

Deixem as reclamações por conta das ações e caminhos legais que a diretoria quer e deve tomar, também as queixas e denúncias para nós Torcedores. Se buscar o gol adversário o tempo todo, esses caretas da arbitragem não terão como deixar de marcar as penalidades sempre, como vem fazendo sistematicamente contra o time Atleticano. Responsabilidade da rede esgoto-MG. Não deu um, marcamos dois ou mais gols. Foi assim que, ano passado, superamos toda essa maracutaia e malandragem em favor de cariocas e paulistas.

Para hoje, o treinador argentino/turco – que ao que acho continua na corda bamba – terá mais uma oportunidade de mostrar algo que possa ainda justificar sua contratação. Capacidade técnica, liderança e trabalho efetivo com jogadas em busca da meta adversária. Os jogos recentes, com exceção de duas partidas pelo Brasileiro – Palmeiras e Flamengo – mostraram o contrário do que esperamos. Um grande elenco, mal treinado, consequentemente com poucas alternativas em campo.

O Galo, ao longo de sua centenária história, é um time de raça e que briga – como seu mascote – sem nunca se entregar. Os jogos dessa temporada estão na contramão dessa premissa, a meu juízo, por responsabilidade exclusiva do nosso treinador. Aquela apatia à margem das quatro linhas não condiz com a tradição Atleticana. E isso tem feito muito mal ao desempenho no gramado. É mais uma oportunidade dele, El Turco, mostrar algo que ainda não foi apresentado ao Torcedor do Galo. Lembrando que entre os quatro novos contratados, três deles – Pavón, Pedrinho e Alan Kardec – seguiram com a delegação. Apenas Jemerson, embora registrado, permaneceu em Belo Horizonte. 

Que Cuiabá seja o marco dessa mudança de postura do time Atleticano. É o que o Torcedor pede e espera!

*fotos: `Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Oportunidade de virar esse jogo”

  1. Diante da insistência do Galo com este treinador, já estou pensando que o objetivo é não ganhar nada, aí a dívida aumenta, o shopping sai por banana e Galosaf se torna a única alternativa. Respeitem o torcedor
    PS desculpe mas a manutenção deste entregador de camisas, atende a algum objetivo e o torcedor está sendo enganado

  2. A justificativa para a manutenção do Turco era que o Galo estava mantido em 3 torneios. Agora, só dois. Pelo jogo de hoje, contra o Cuiabá, podemos concluir que O GALO NÃO TEM FUTEBOL PARA SE MANTER NA LIBERTADORES. Tem elenco, mas virou um aglomerado em campo. Em breve, ficará apenas no Brasileiro com alguma possibilidade de terminar o ano no G6, dificilmente no G4.

    Uma das justificativas de permanência do Turco era que não havia técnico no mercado com brio para assumir esse elenco.

    Pois bem, SAMPAOLI tem competência para assumir esse elenco e está disponível no mercado. Difícil decisão para a diretoria e presidência: chamar SAMPAOLI agora ou esperar mais um pouco e perder a oportunidade por ele ser contratado por outro time?

  3. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. o problema que temos no banco um péssimo treinador que vá entrar com seu afilhado nacho preguiça é Allan butineiro. só falta entrar com Guga avenida para jogar com menos 3.mas cuidado com Cuiabá a equipe é bem treinada e que este péssimo treinador abre o olho. vai galooo.

  4. Boa Tarde,

    Não podemos dizer que só notícias ruins vem da CONMEBOL, a suspensão do ALAN para mim é um excelente reforço para o jogo contra o Palmeiras.
    Até parece que Deus ouviu as minhas preces.
    Assim começo a acreditar numa classificação.

    1. Também gostei da notícia! Só não foi melhor porque foram somente 2 jogos!
      O pratrasmente Allan merecia pelo menos 1 ano de suspensão!
      Quem assim aprenderia jogar pra frente!

  5. Que o tal EL TURCO faça o que todos esperam dele na beira do campo, ser um verdadeiro técnico de futebol… chega de passividade e visão cega do jogo… o torneio nacional de menor expressão já foi pro saco e agora sobrou o Brasileirão que está muito em aberto e as chances são reais de nova conquista!!!

    OBS.: com estes reforços já em condições de jogo, é colocar os caras em campo pra ganhar minutagem e ajudar na vitória de logo mais.

    Everson
    Mariano
    Natan Silva
    Alonso
    Arana
    Allan (Otávio)
    Jair
    Zaracho
    Nacho (Pedrinho)
    Vargas (Kardec)
    Keno (Pavon)

  6. 2012 de volta meteram a mao no goias ontem , se o flamidia e o curica derrapam, cbflu , o escolhido. Bom time mas que sera ajudado no extracampo onde sao imbativeis

  7. Acho que a partir de agora os jogos serão uma melhor referência para avaliar se os jogos pouco producentes vêm do trabalho do técnico ou do desempenho do elenco, que pode estar cansado ou sem tempo para treinar. O treino é que torna as jogadas automáticas. Com os jogadores que estão chegando, vai ficar mais claro. Por outro lado, faço votos que a queda de competência da arbitragem também seja corretamente avaliada. O quadro de árbitros parece estar envelhecido e, com isso, perde-se rendimento aeróbico e acuidade visual. Tem também o problema do consumo de álcool na véspera de um jogo. Afeta severamente o rendimento físico, pois o álcool no sangue retira flexibilidade muscular. O corpo enrijece e com isso o esforço para correr aumenta e o limiar do cansaço é atingido mais cedo. Álcool é um inimigo do rendimento físico. Deve-se evitar na véspera. Só que os árbitros precisam saber disso. A “cervejinha”na sexta à noite vai ter um preço no desempenho do árbitro no jogo de sábado, e assim sucessivamente. Imagina a cervejada. O rejuvenescimento da arbitragem também precisa ser mais frequente. Por volta dos 42, dependendo do estilo de vida, inicia-se o declínio lento mas progressivo da capacidade aeróbico-pulmonar. Requer mais treinamento para manter as mesmas marcas. Faço votos também que a violência nos campos se reduza, na medida em que se avança para o final do ano. Não falta mau exemplo ao país e na mídia. A violência verbal induz violência física nas mentes mais fracas. Até o técnico das marias está entrando nessa onda. E parece que começa a causar preocupação na direção do clube da segunda divisão, segundo dizem por aí, nos corredores do mercado central.

  8. Bom dia xará e amigalos!
    El Turco tem pra hoje as melhores opções técnicas e táticas que um treinador necessita para um resultado convincente e favorável. Apesar da ausência de Hulk acredito que não tem como faltar peças de reposição durante a partida. Mohamed tem a obrigação de fazer um bom trabalho contra o chato Cuiabá. Sem desculpas e sem firulas. Espero que os jogadores colaborem….
    Se o GALO jogar o futebol que tem ganha sem problemas!!!!!!!!!!!!!!!!!! A torcida está de saco cheio de más atuações!!! Chega!!!!!!!!

  9. Só de imaginar ALLAN e NACHO em campo , a paciência de esvai .

    Até o HULK , com toda sua força muscular , é “poupado” .

    Mas o NACHO , sinônimo de vigor físico , deverá estar lá , com sua BATIDA DE BOLA IMPECÁVEL , apesar
    de não ter acertado nenhum escanteio , nenhuma falta , nenhum lançamento nesse ano , NADA .

    Mas , deixa pra lá !
    Falar sobre isso é coisa de MILITANTE , não é mesmo ?

    E seu companheiro de peripécias , o MONSTRO ALLAN , também é “IMEXÍVEL” , pois seu futebol primoroso é a garantia do futebol grotesco que os “ungidos” adoram exaltar .

    E assim vou eu , a focar no MANTO pra nos trazer a vitória , pois só mesmo a CAMISA para nos dar algum alento como torcedor .

    1. Barata, o foco do Hulck agora é comemorar o Mesversario da filha, distribuir sopa no centro da cidade e reclamar de arbitragens. Louvável distribuição de comida a população de rua, mas gravar e divulgar nas redes sociais, na minha opinião, fica parecendo marketing. Mas tem crédito. O Nascho perde um gol na pequena área contra o Botafogo. Mas tem crédito. O Alonso entrega a rapadura e é expulso contra o Flamengo, mas ai a conta sobrou para o Natan Silva, que virou reserva, pois o Alonso tem crédito. O Arana tá numa preguiça em campo, mas não pode ir para o Banco pois tem crédito. O Turco viu o Coritiba fazer um gol, explorando o lado esquerdo do Galo, com Igor Paixão, e não fez nada para resolver aquela questão do jogo, mas tem crédito por ser ” bom de vestiario “; O Galo foi goleado pelo Fluminense, com a defesa levando 5 gols, mas o Turco tem crédito. Até quando vai durar o crédito dessa gente?

    2. Prezado Barata, ótima tarde

      É graças a esses dois que o time toma gol e não faz muitos gols, um marcar mal a entrada da área e o outro não consegue lançar, dar um passe para finalização, cobrar um escanteio descente, além de correr desorientado em campo se a mínima necessidade.

  10. Pelos audios do VAR que estão sendo divulgados, o Galo vai ter que jogar muita bola, pois se depender de honestidade de arbitragem vai ficar dificil. No jogo contra o Flamengo, o VAR disse que imagem do segundo gol é inconclusiva. O Bandeira tava a 50 metros com 200 jogadores na sua frente, o arbitro idem sem a noção de profundidade, quem deu o GOL? Hoje saiu o audio do jogo do Botafogo: (…) VAR: Claus, o gol quando sai está em posição de impedimento. Antes, acontece um penal. Você tem que vir checar para ver se é penal ou não.

    Árbitro: Mas eu falei que não é penal.

    Se isso não é pelo menos má vontade, não sei o que é. Portanto que cai um pouco de luz sobre tecnico e jogadores para que não possamos depender de lance duvidoso, pois parece que depois da treta com o Daronco, na duvida , tudo sera contra nós.

    1. Alem da distância, o Everton estava colocado entre a bola e o bandeira, vedando, imagino, 100% da visão do auxiliar. Queria ver se fosse o contrário, se o penalty fosse a favor do SP.

  11. Bom dia Massa e Guru

    Ontem o presidente deu bola dentro ao divulgar o manifesto que será encaminhado à CBF sobre a roubalheira e canalhice da arbitragem. Por outro lado deu bola fora ao se negar a vetar Daronco, para os jogos do clube.
    Como assim cara pálida? O cara roubou e vem roubando escandalosamente o clube, depois de três lances de pênalti em um jogo, ameaça nosso jogador e vai ficar por isto? Rosna como um leão e depois se comporta como um gatinho?
    Bem, voltando ao jogo, só um recado pro El Turco:
    Acabou as desculpas Turcomel ! Apesar da ausência de Hulk, vc tem todos os jogadores à disposição e muitas opções. Faça este time jogar, ou então: “PEDE PRA SAIR 01”

    Faça o time jogar

    1. Se for vetar todo mundo que prejudica o Galo… O Klauss deixou de dar pênalti no ano passado e nesse ano. O Wilton Sampaio deixou de dar pênalti. Os caras vão fazendo rodízio pra meter a mão.

  12. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Time do Cuiabá:

    Provável escalação (4-3-3):

    Walter; João Lucas, Joaquim, Marllon e Uendel; Camilo, Rafael Gava e Pepê; Alesson, Valdivia e Rodriguinho.

    Desfalques:

    O Auriverde vai praticamente completo para o jogo. Quatro desfalques contra o Palmeiras estarão à disposição do técnico António Oliveira: Camilo, Elton e Felipe Marques e Daniel Guedes.

    Tabela:

    15º colocado com 19 pontos (5V, 4E e 8D). Fez 13 gols e sofreu 18, com saldo negativo de 5. O aproveitamento de 37% sinaliza briga na competição para evitar o rebaixamento.

    É o 2º pior ataque, mas tem 3ª melhor defesa ao lado da defesa atleticana. É o 4º pior mandante (2V, 4E e 2D).

    Três últimos jogos (V, V e D):

    Na última rodada perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras no Allianz jogando até bem. O Palmeiras dominou a partida, porém nem tanto. O Cuiabá fez um bom jogo defensivo, a despeito do gol tomado, e até tentou se arriscar ao ataque.

    Na rodada anterior venceu o Botafogo por 2 a 0 em casa num jogo que amassou o adversário que teve dois jogadores expulsos.

    Há três rodadas venceu bem o Avaí fora de casa por 2 a 1 em jogo que atuou melhor que os donos da casa e mereceu a vitória.

    O Confronto com o Galo:

    No ano passado, no Mato Grosso, o Atlético venceu o Cuiabá por 1 a 0 em jogo difícil em que o Auriverde jogou bem e poderia ter tido melhor sorte que o Galo que saiu vencedor, com muitas dificuldades, com gol de Nacho.

    Para a partida de logo mais a expectativa é de um jogo difícil pela equipe do Cuiabá que vem demonstrando organização defensiva, sobretudo, e muita disposição para jogar.

    Além disso, o Cuiabá vem de uma sequência de quatro jogos de invencibilidade em casa (2V e 2 E), quando sua defesa foi vazada somente uma vez nesse recorte.

    Já o Atlético vem fazendo jogos bem abaixo do que pode jogar e correndo errado pelas mãos do treinador que não conseguiu encontrar um padrão de desempenho a altura do potencial da equipe.

    Ademais, não se vê nesse time a velha raça atleticana em campo para sobrepor o jogo, pela vontade, quando falta o futebol que anda coletivamente, vacilante e pífio, e individualmente, com excesso de erros e medíocre…

    Em resumo, para quem achar que o Galo é favorito deveria considerar que o Cuiabá é uma zebra possível e até provável…

    A conferir…

  13. Bom dia Eduardo e Atleticanos! O diferencial que existe no Atlético em relação aos demais times , é sua torcida. Então se os jogadores mostrarem empenho e buscar a recuperação técnica de seu futebol, o Atlético pode seguir na trilha de uma boa campanha como apoio do torcedor, em que pesem os problemas táticos e etc.
    Outra coisa é a descarada perseguição ao Atlético pela tal de CBFLa, com sua quadrilha de arbitragem e VARmengo, e os boquirrotos que se rotulam jornalistas esportivos do Eixo. Para esse povo, toda critica e ações de contestação são válidos. Não me interessa quererem rotular o Atlético de chororó , eles e sua opinião são representam nada e como tal devem ser totalmente ignorados e desconsiderados . Saudações Atleticanas

    1. Prezado Afrânio, é de se enojar essa perseguição ao nosso CAM, aliás, vêm de décadas!!!

      CBF + STJD + Comissão de Arbitragem + Rede Esgoto = Milícia Carioca

  14. Bom dia, todos! Mais um dia de torcida, ou sofrimento, para nós. Hoje era para ser um daqueles jogos onde a única dúvida seria qual o placar da vitória, mas infelizmente o momento é outro. Não vou falar do técnico para não ser ofendido e chamado de militante pelo sem educação que substitui o blogueiro titular aqui neste espaço. Espero que o Keno volte bem e que os novatos tenham uma boa estreia. Apesar de tudo, acho que vai dar galo.

  15. Bom dia !
    Difícil esperar alguma organização do time que irá a campo, sabendo que o Turco que escolhe os jogadores e esquema de jogo. Se o Galo conquistar os três pontos será pela força do elenco em relação ao adversário ou na individualidade de algum jogador.
    Ontem assisti o protesto do nosso presidente e vice, são pessoas de bem, trabalhando pelo Galo, mas falta traquejo, oratória para convencimento. Para lidar com essa máfia não dá para ser muito polido. Tinham que ser mais assertivos, contundentes, principalmente na ameaça do Daronco ao Hulk. Se ainda não disponibilizaram as gravações da conversa , contudo temos as imagens do canal que transmitiu, e são claras a atitude do Daronco em relação ao Hulk. Várias vezes o STJD já usou imagens da TV para punir jogadores e clubes . Se fosse ao contrário, o jogador ameaçando um juiz, já estaria denunciado pelo STJD.
    Alguém sabe se o Seneme é o mesmo árbitro do episódio da Lenir da Sombrinha?

  16. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Ontem o Globo.com, publicou um vídeo de uma fala do Diniz aos seus jogadores, no vestiario, após o empate do Fluminense (2×2) com o São Paulo, no Morumbi. O Treinador foi enfático na sua insatisfação com o resultado e na cobrança aos seus jogadores por melhor desempenho e aplicação. Ontem , perdendo de 2×1 do Goiás, no Serrinha, o Fluminense, partiu em busca da vitória e conseguiu um 3×2. É essa atitude do Diniz que falta a esse técnico do Galo. Hoje, o Fluminense joga o melhor futebol do Brasil. No Galo, como o objetivo é terminar no G6 do Brasileiro, segue a desmobilização, inclusive, com folga para o Hulck no jogo de hoje. Fosse no ano passado, o Capitão do time, ainda que nao fosse jogar iria viajar com a delegação e ficar no banco. Minha expectativa para hoje é uma vitória do Cuiabá, pois só assim, esse peso morto que fica no túnel, vaza do Galo. FORA Turco!

    1. Boa tarde.

      Se me permite um aparte, eu comecei a assistir ao jogo do florminence e parei na hora em que o jogador do flor defende um chute com o braço esquerdo e o var não chama o soprador de apito. Provavelmente os ‘juizes’ acharam
      Que o defensor deve sofrer de talidomida , pois o braço estava na altura dos pulmões.
      Sem contar um lance anterior em que o zagueiro tromba por trás no atacante do Goiás dentro da área.

      Como se diz agora: ‘Lance inconclusivo, gol do framengu’.

  17. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 18/38 – Cuiabá (fora) – E aí? O que vale mais? Ganhar jogando mal ou empatar/perder jogando bem?

    Pra Massa, eu incluso, a resposta é direta: ganhar jogando um futebol de encher os olhos. Ah que saudade do Galo que “amassava”, que chutava a gol várias vezes, que tinha uma velocidade alucinante, que empolgava e nos emocionava.

    Turco e os jogadores precisam “ressuscitar” aquele Galo empolgante. Todos merecemos de volta aquele futebol mágico.

    Nossos pontos perdidos: 09 (casa) e 11 (fora), num total de 51/114 pontos disputados. Ganhar fora, Gaalôô!

  18. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se jogar bola, o galo ganha! Basta o El Turco distribuir as camisas e não inventar que o jogo flui. Temos capacidade, independe do treinador, de voltar com a vitória.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. A SENHA FOI DADA PELA DIRETORIA NO INÍCIO DO ANO: A PRIORIDADE É A LIBERTADORES, ENTÃO O RESTO A GENTE VAI LEVANDO. Desmobilizaram o ELENCO e nunca deram respaldo para EL TURCO fazer as mudanças necessárias. Enfraqueceram o ELENCO com a venda de jogadores e não fizeram a reposição a altura. E o principal fator, o GALO tem os DONOS do time, a PANELINHA que manda e desmanda. Então ficamos assim: a diretoria lava as mãos, EL TURCO tá prestigiado, é amigo dos jogadores, que adoram o técnico, que gostaria de fazer as mudanças mas tá amarrado, e o GALO continua na mesma toada, sem MOBILIZAÇÃO, SEM SANGUE NOS OLHOS, SEM CORAGEM PARA JOGAR, TENDO QUE AGUENTAR GUGA, RÉVER E JAIR, 3 decadentes no elenco. Aguardemos que, pelo menos os 4 REFORÇOS, ajudem a oxigenar esse elenco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *