Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Oportunidade de mostrar reação

O campeonato, embora ainda na metade da segunda rodada, começa a mostrar seus primeiros traços de quem é quem na competição. Depois do vexame da estreia, o Galo terá agora a oportunidade de recuperar – fora de Belo Horizonte – daquela vexatória derrota para o Vasco. Vencer é fundamental para seguir os líderes. Fluminense, ao que parece não vai precisar da tradicional colaboração oficial em busca das primeiras colocações. Candidatíssimo ao título. Quero o meu time capitaneado pelo presidente Sérgio Coelho, tendo Rodrigo Caetano e Eduardo Coudet no comando do futebol, disputando palmo a palmo essa condição.

A equipe carioca, salva duas vezes pela ação providencial da cbf, nesta temporada mostra que veio para lutar sem necessidade desse protecionismo. Ou pensam que vamos esquecer quando pulou da série C direto para a primeira divisão. Tampouco o ano de 2013, depois de vencer a competição na temporada anterior – com a graça e a obra da arbitragem – ser rebaixada e salva por uma manobrazinha ao melhor estilo stjd da cbf. Enfim, sigamos, sem deixar de registrar que Minas Gerais, por imposição da cbf/tv, teve ontem jogo de sábado às 21 horas. Semana passada foi o Galo e na próxima novamente vamos repetir a dose. Coisa dessa famigerada organização, já disse algo mais pesado sobre, mas a censura tá solta.

Pelo sim o pelo não, o Galo tem de reagir em campo e mostrar já na partida de hoje vontade. O que passou não tem como recuperar, então a reação tem de ser dentro de campo. Pela frente adversários, tradicionais como o peixe da tarde deste domingo, já no outro final de semana o Paranaense. O mesmo que nos derrotou pela Libertadores e ontem não deu conta de superar ao tricolor carioca. São 38 rodadas, hoje será apenas a segunda, sendo que precisamos pontuar.

Se o time jogar o que jogou com o Paranaense, desde que ajustado o sistema defensivo, temos tudo para iniciar a recuperação. E até mais, uma boa vitória hoje no litoral paulista, devolverá a confiança. Com ela, evidentemente, esperanças de conquistas nas três frentes que estamos disputando. O Atleticano reclamou, chiou muito e com razão, depois das derrotas para Libertad, Vasco e Paranaense. Temos muito mais elenco que qualquer dos três, porém desorganização técnica indiscutível. Sequer o treinador definiu qual seu time titular.

Vamos aguardar se hoje na Vila haverá surpresas, a exemplo do que vem sempre ocorrendo, ou vai com o que seria mais lógico. No gol, em que pese a necessidade de dar ritmo ao Matheus Mendes e até as falhas do Éverson, não dá para arriscar na situação que estamos passando. Imagina se troca e o garoto falha, vai ser queimado, a exemplo de tantos outros da base que acabaram brilhando longe do Galo. Portanto, Éverson no gol.

A zaga, que tem Mariano e Saravia com opções do lado direito, entendo que deveria ser complementada por Lemos, Fuchs e Patrick; dois volantes – mas o treinador é teimoso – que seriam Otávio e Bataglia, com Zaracho completando o trio meio-campista. Lá na frente, ao juízo deste blogueiro – que não tem poder de escalar o time – Pavon, Hulk e Paulinho. Acredito que essa formação, se jogarem o que sabem, tem tudo para trazer os três preciosos pontos. Invencionice não dá mais. Tem custado muito caro. A aguardar. Que os Deuses estejam com o Galo e iluminem a cabaça do treinador. Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Oportunidade de mostrar reação”

  1. Jogo bom mas time sem fome de vitória, sem gana pra vencer. Muito preciosismo no ataque, muito toquinho inútil. Paulinho precisa ser sacado do time. Muito mal no ataque.
    Zaracho não esteve bem.
    Mas o que me irrita mesmo é o camisa amarela e sua cera exacerbada.
    Patrick entrou muito bem.

  2. A COISA TÁ FEIA , MAIS UM VEXAME , NÃO GANHAR DO FRAQUÍSSIMO TIME DO SANTOS…..
    ESSE TIME DE COUDET DEFINITIVAMENTE NÃO DEU LIGA……………….
    VARGAS E PAVÓN , PELO QUE JÁ MOSTRARAM NO PASSADO TEM CONDIÇÕES DE SEREM TITULARES NESSE TIME…….. VARGAS É TITULAR DA SELEÇÃO CHILENA , PAVÓN TITULAR DO BOCA E DISPUTOU COPA DO MUNDO PELA ARGENTINA
    A DIRETORIA PRECISA COBRAR SEVERAMENTE DESSES DOIS JOGADORES QUE TEM SALÁRIOS ALTÍSSIMOS E NÃO ESTÃO HONRANDO O QUE GANHAM………..
    COUDET COMPLICOU DE VEZ……….. UMA VERGONHA…

  3. Boa tarde, amiGalos!
    Acredito que a formação ideal hoje seria Everson, Sarabia, Lemos, Fuchs e Patrick; Bataglia, Zaracho e Hioran; Pavon, Paulinho e Hulk.
    Vamos, Galo!!!!!

  4. Caros,

    Só prá n deixar no BARATO sobre o q REALMENTE importa:

    “O Atlético de 2023 é cópia piorada de 2022?

    https://ge.globo.com/futebol/voz-da-torcida/video/atletico-mg-de-2023-e-uma-copia-piorada-de-2022-lamenta-carol-leandro-a-voz-da-torcida-11546952.ghtml

    ALÔ, Mecenas!!!

    Cadê os REFORÇOS, irmãos!!!

    Vamos estrear NOSSA CASA (?) ponto.com de abadá e código de barras? Cadê o TIME?

    Um butineiro na zaga, um MEIO CAMPISTA raçudo e criativo prá compor com o GRANDE Zaracho e um ou dois ATACANTEs, um rompedor e outro do tipo MATADOR!!!

    PRÁ CIMA, GALO!!

  5. Caros,

    Hj é dia do NOSSO GALO jogar um GRANDE JOGO contra os sardinhas!!!

    Por enquanto VENCER é o q importa, mais do q jogar BEM!!! Recuperar a CONFIANÇA!!!

    Tocar uma FAKE q tem rimado entre os VERDADEIROS ATLETICANOS? Ou eles ou elas NÃO existem?

    Que tem tem…

    …tem aí uma ESCUMALHA q insiste nesse NOSSO CANTO DO GALO em esculhambar as CONQUISTAS MODERNAS do NOSSO Clube, o ATLÉTICO, também DOUTRINADOR, conhecido na América Latina pela alcunha do seu povo: MINERO

    O alvo predileto da ESCÓRIA são TODOS os GRANDES q estavam à frente do Clube, seja dentro de campo, seja fora de campo…

    Volta e meia CALUNIAM nomes de jogadores, funcionários, de dirigentes…INCRÍVEL essa campanha INCANSÁVEL e DETERMINADA…e sem reação de quem PODE…INCRÍVEL a conivência…

    …e NENHUM ATLETICANO VERDADEIRO chama o galo miúdo na responsa, só pq aqui é um espaço DEMOCRÁTICO pra NÓS vai vendo…

    Repercute, o galo miúdo e sua ESCUMALHA, VOMITANDO como verdades, o falso jornalismo do EIXO: tentam diminuir, como se isso fosse possível, o feito de dois dos MAIORES TIMES DE FUTEBOL q atuaram dentro do futebol brasileiro…

    aconteceu, irmãos, JÁ ERA!!!…, acreditem!!!…assim como outros clubes também tiveram seus momentos, aqueles foram O NOSSO. FATO!! Dias de Glória!!!

    Foi DIVINO e foi MARAVILHOSO curtir aqueles momentos!

    Ei, psiu?!?!?..

    é uma pena q ñ foi nos SESSENTA ou SETENTA, né não?, mas, ei VELHINHO de IDEAS, TODOS e vc q ñ SUPORTA, tem q engolir, é SIMPLES assim…

    e dá-lhe de buáaáá mamimimama sniffff …

    …as CONQUISTAS vieram em atuações na ÉPOCA DO FUTEBO MODERNO…e graças aos “ABNEGADOS” q acabaram com o Clube,

    E mais buáááááá!!!!!!………sniffffffffffffff

    Revesando, agora acionaram entrevista do mediano e ACOMODADO RESERVA Lec Lec, irmão do estável Rick, para dar uma palhinha sobre a campanha de 2013…

    jogador ÚTIL nas cobranças de penalty. Não sejamos inGRATOs ou mal agradecidos e PONTO FINAL. |Nada mais!!!

    Mas quem é LEC LEC??? N pensem q é MENOSPREZO, é assim q ALECSANDRO é conhecido aqui em MInas, perguntem ao CAIXA…atuou no TRIBBB e teve sua maior VITRINE profissional jogando na RESERVA do Matador JÔ. Ou não?

    Qnd procurávamos o OLIMPO, último suspiro na prorrogação, errou GOL FEITO, qnd o encontraram livre na pequena área e ele, rápido e SERELEPE (afinal, esse NOVO ÍDOLO foi serelepe ou ñ foi jogando no LADO DE LÁ?)…se adiantou tirando a bola do pé de R10 e tirou a bola do endereço…

    …seria ÓTIMO se esse ERRO representasse o final da história, mas, NOVAMENTE, não foi..

    HOUVE um time e um CLUBE CAMPEÃO…essa é a ÚNICA REALIDADE!!!

    …nada contra LEC LEC, é assim q ele é chamado, e antigamente a gente tinha um nome para esse TIPO q DESLUSTRA: caguete, uma corruptela do alcaguete, tb conhecido por TRAÍRA, dizem X9…v

    Tipo desse jeito É expor colegas de profissão em entrevistas..(vimos o ENTRENADOR atual fazendo isso, LAMENTÁVEL –

    Futebol é um JOGO coletivo, qnd GANHA, ganham TODOS, inclusive quem SEMPRE foi RESERVA!!!

    E tem alguns VADIOS q ABONAM repercutindo aqui esse tipo de comportamento baseado na FOFOCA das redes…LAMENTÁVEL, típico de TANGA FROUXA, para usar de uma expressão BEM conhecida aqui mesmo…, mas mais ainda, comportamento de um tipo MAGOADO!!!

    O q será q OFENDEU a marilândia FOFOQUEIRA travestida?

    Fala Don Libertador, Fala Mister Triplete, Fala CAMpeão?

    ATLETICANO, UNI-VOS!!!

  6. Bom dia !
    O trabalho da diretoria, comissão técnica e do elenco está pressionado, pois temos o terceiro elenco do país; ou melhor dizendo , a terceira folha salarial do país . Será que estão gastando mal o dinheiro, de um clube que já tem a maior dívida do futebol brasileiro, ou irão conseguir apresentar um futebol que nos leve a disputar os títulos?
    Ano passado, mesmo sendo a terceira folha salarial, não conseguimos nem uma posição que nos levasse direto a fase de grupos da libertadores.
    Hoje amargamos a lanterna na libertadores e se perdermos para o Santos , acredito que só não vamos amargar a lanterna no brasileiro, devido ao saldo de gols.
    Não basta ter dinheiro tem que saber gastar com os profissionais que irão entregar o que recebem do clube . Parece que o Galo não aprende- foi assim com a chamada Selegalo e foi assim no ano do rebaixamento-, quando ficamos reféns de “profissionais ” que cobravam caro, mas não entregavam resultados, sendo que alguns não tinham apreço e o mínimo comprometimento com o clube.

  7. Bom dia amigalos, concordo com o texto do Ávila, exceto pelo goleiro. Não é pregando Everson pra Cristo, mas não passa confiança, até gol de fora da área e no meio da meta ele tomou no jogo contra América, os times precisam de poucas oportunidades pra fazerem gols no Galo. Bola no canto sempre entra e o pior defeito são nos escanteios e bolas cruzadas na área, um passo pra frente outro pra trás e fica no meio do caminho. Rafael sempre foi melhor com as mãos, mas agora não adianta ficar chorando. Que Everson (Vanderléia) faça uma boa partida contra seu ex time. Vamo Galo!

  8. Bom dia!
    Saravia de jeito nenhum.
    Entraria com Mariano, Lemos e Fucks e Patrick na LE.
    Bataglia, Otavio, Zaracho e Hyoran. Esses últimos dois municiariam Pavon e Hulk na frente. Deixaria Paulinho pro segundo tempo, pois merece um banquinho.

  9. Ainda bem que não estou só quanto ao Everson, de quem nunca gostei como goleiro, conforme comenta aqui o Fabricio. Tenho visto não apenas o Rafael, mas outros goleiros fazendo coisas que acho o Everson não faz e não faria. E, como diz o ditado, “todo bom time começa por um grande goleiro”, é preciso renovar. Mas, repito o que tenho dito neste espaço democrático: sem direção competente e, via de consequência, sem técnico bom, infelizmente não vamos chegar a lugar algum. Só nos resta torcer para que milagres aconteçam…

  10. Bom dia. Comungo com a opinião que deveria ter dado mais chances ao Rafael. Ele para mim é melhor que o Everson, embora este faz defesas importantes, na maioria das vezes sempre é muito atabalhoado, sinceramente não tenho confiança nele.

  11. Ontem , na transmissão , ouviu-se o DINIZ , a certa altura , comandar seus jogadores :
    ” corram PRA FRENTE ” .

    Ah, o cara não ganhou nada , dirão alguns ! Ou muitos .

    Mas , que belo FUTEBOL de primeira linha , crendeuspai !

    Parecia que a gente estava num teatro !

  12. Bom dia!!!

    Boa escalação, ÁVILA, com dois volantes e três atacantes. Com a volância em dupla o sistema defensivo, que anda exposto, haverá de melhorar pela dobra da contenção e coberturas.

    E com três no ataque as chances de gol haverão de aumentar, sem dúvida, até mesmo por que time que leva precisa fazer.

    Nesse 4-3-3 é preciso também compactar a equipe cujas linhas estão distantes, o que abre espaços para o adversário jogar, gostar do jogo e achar os tais gols bobos. E é necessário também acelerar a transição, que está lenta, e parar com as chuveiradas em vão na área do adversário, que são mais sintomas do CUDÊBOL do que resultantes de técnica e sistema de jogo assertivo.

    Por fim e novamente é preciso voltar no tema do goleiro. Digo honestamente que não vi falhas clamorosas de EVERSON nos gols sofridos pelo time. Tais falhas lá atrás decorrem mais do efeito defesa exposta que tem levado a todos os defensores, sem exceção, a entregar a rapadura. E claro, a defesa exposta acaba sempre estourando no goleiro que termina sozinho pagando injustamente a conta que é muito mais coletiva (do time) e técnica (do treinador) do que individual (desse ou daquele jogador).

    Por fim, cabe admitir que o grande pecado do EVERSON tem sido o uso da camisa “amarela-vanderleia”, algo nada a ver com a cultura da Torcida. E não é possível que alguém da Direção não resolva essa bobagem junto a fornecedora de uniformes. E é melhor resolver isso na base da boca-miúda do que mandar uma NOTA OFICIAL, algo que abriria polêmica em cima de uma questão pequena de somenos importância.

    Mas até isso deve ser olhado para blindar o EVERSON que voltou a condição de judas nesse time.

  13. Bom dia xará e amigalos! Se o GALO jogar a partida de hoje o futebol que jogou no segundo tempo contra o Paraguaiense teremos chance de sair da Vila Belmiro com três pontos na bagagem. Mas a dúvida do atleticano persiste: O GALO vai jogar bem no primeiro tempo e mal no segundo tempo ou vai jogar mal no primeiro tempo e bem no segundo tempo??? Ninguém pode afirmar tendo em vista a bipolaridade deste time. Acredito que se não tomarmos nenhum gol nos primeiros 15 minutos de jogo já teremos uma evolução. Que o GALO pare de chamar o adversário para seu próprio campo. Que nossos jogadores parem de jogar de marcha a ré. Que Hulk esteja hoje em mais um de seus dias de iluminado!!!! Que assim seja…..

  14. Se virem , todos vocês que vestem o MANTO !

    Vocês não têm o direito de manchar a nossa história .

    Se perdermos , seremos lanternas , e vocês serão os responsáveis por essa draga .

    Vocês têm que se impor , só vocês podem reverter essa situação .

    ESQUEÇAM o que ouvirem no vestiário , dali não sairá NADA que preste .

    Façam o jogo de vocês , com raça e vontade .

    Tragam essa vitória na TORA !

  15. Diretoria amadora contratou uma comissão técnica pagando 2,8M e multa de 30M e seria melhor se tivesse contratado aquele careca do Cruzeiro que tá tirando leite de pedra…
    A espera somente dos 45 pts

  16. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 02/38 – Santos (fora) – Chega de decepção. Time criou chances e consagrou o goleiro do Furacão. Não mereceu, mas perdeu.

    Nossos atacantes parecem não treinados para marcar escanteio na nossa área. Perigo de pênalti constante. No lance, Hulk (que já fez pênalti no passado) recolheu os braços, Paulinho não. Quando não é feito o que se deve fazer, a interpretação do VAR manda.

    O jovem time do Santos é sempre um perigo. É só entrar de “salto alto” pra gente amargar outra decepção.

    Nossos pontos perdidos: 03 (casa) e 00 (fora), num total de 03/114 pontos disputados. Vamos reagir, Gaalooôô!

  17. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer se não vamos estar juntos com o mequinnha na lanterna abraçados. rsrs. assistir ontem o fluminenc ontem amsssou o genérico que time bem treinado lá tem treinador enquanto no galo estes 3 da fotos estão fazendo horas extras no galo. chega logo 45 pontos. triste realidade. vá vai Galooo

  18. Bom dia e um abençoado domingo que assim seja. Fazer o famoso feijão c arroz. Quando a coisa tá feia, faz o básico, sem muita exibição. Esta se faz com o tempo, depois que a casa tá arrumada, aí que vc convida os vizinhos p festa. Esse treinador tem.muito que aprender. Aqui em Minas as tradições nunca foram de se jogar fora. Tem.sempre um comportamento que pode ser útil, mesmo.nos dias de hj.
    Torço pro GALO, e somente isso. Esse Zé ruela que tá no banco gritando igual um desorientado, pra mim não representa meu GALO. Tomara que ele acorde e escute a voz da torcida.
    Por falar em voz da torcida, acho que a diretoria e presidência precisam de aparelhos auditivos. Só vem a nós p pedir que contribuam c o GNV e compra de ingressos.

  19. Nunca gostei de Everson, acho um goleiro mediano, e ontem vendo o Rafael fazendo milagre contra o América ficou provado que esse Everson nunca deveria ter sido contratado

    1. Vamos torcer é claro,mas temos que ser realistas,o Galo tem um elenco envelhecido,o futebol atual exige muito preparo físico e força,coisa que os medalhões do Galo não conseguem entregar, minha expectativa pro ano é muito pessimista, jogadores velhos,cansados e caros,acorda Diretoria frouxa,reveja os conceitos,invista em jogadores jovens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *