Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O melhor gol do VAR

Indiscutivelmente que o Video Assistant Referee – que no bom português significa árbitro assistente de vídeo, ou seja, o tal do VAR – trouxe benefícios ao bom exercício da mediação de uma partida de futebol. Bem ou mal intencionado, estou pelo que já vi ao longo da vida entre os que desconfiam de alguns árbitros da história, fato é que erros – reais ou intencionais – passaram a ter revisão.

Não fosse isso, basta puxar na memória alguns jogos do ano da graça Atleticana, – 2021 – que teríamos ficado sem o título brasileiro, a exemplo de incontáveis situações ocorridas no passado. À título de citação, no jogo em Belo Horizonte com o Santos, foram quatro penalidades em campo o juiz marcou apenas duas delas. Ambas depois de uma merecida dura que tomou nos corredores do Mineirão. Ainda convivemos com a má vontade em determinados lances em não revisar o “erro” em campo.

Também pra que revisar, se a própria negativa já sugere que o sujeito não tem essa intenção. Ainda, naquele ano iluminado de 2021, igualmente não esqueço do jogo do Galo frente ao Atlético-GO – na casa do adversário – o desavergonhado soprador de apito revisou infração claríssima pró-forma e não marcou a penalidade no início daquele confronto. Convém salientar que o Flamengo, naquele momento, ainda sonhava com o título. Coincidências!

Inegavelmente, ainda que com algumas ações de má vontade, fato é que o VAR diminuiu os erros grotescos que já definiram – aqui no Brasil – alguns campeonatos nacionais. O Galo, indiscutivelmente, foi o grande e maior prejudicado com esses erros. Maracanã e Serra Dourada Mineirão, que o digam. Os concretos desses e outros estádios, bem como muitos Atleticanos ainda vivos – como o meu caso -, são testemunhas dessa afirmação. Felizmente Deus me deu força e energia para ver essa injustiça – não, sacanagem oficial – ser reparada. Se bem que aqueles títulos ficaram pelo caminho.

Mas, afinal, qual o maior gol do VAR, conforme o título da resenha de hoje? É que teve início ontem o desmanche do famigerado comentarista de arbitragem. A rede de televisão, que durante décadas manipula cabeças de brasileiros, utilizava desses pseudos comentaristas para legitimar “erros” que – via de regra – beneficiaram notadamente clubes do eixo RJ/SP. Coincidentemente, as duas principais praças de interesse comercial e publicitário. Como disse, reafirmo, coincidências!

Fato é que com o VAR, que até recentemente ainda negava e ainda tenta impedir o acesso dos clubes aos áudios, reduziu os lances fatais e – consequentemente – títulos. Ainda assim tem árbitro, que sem VAR, marca penalidade em trombada na área entre dois jogadores do mesmo time e outras aberrações. Reafirmo, é absurdo o árbitro se recusar a revisar lance, bem como a organização negar ao clube prejudicado o áudio. Até mesmo, como a ameaça de árbitro ao Hulk, que puniram o cara de mentirinha, com ridículas cestas básicas. Deveria ter sido eliminado e proibido de atuar em futebol profissional. Mas, esperar isso da cbf!

Se a tendência em desmantelar os comentaristas de arbitragem for seguida por outras emissoras, em breve vamos ficar livres do segundo maior algoz do Galo de todos os tempos num canal de televisão. Aquele que não teve convicção de penalidade que classificaria o nosso time no minuto final de partida com o Botafogo numa Copa do Brasil. Aqui também, numa emissora de rádio, de outro ex-juiz que tirou um título brasileiro do Galo – por ter borrado e não marcado penalidade – contra o Corinthians. E, de casa ou do estúdio, comenta arbitragem em jogos simultâneos. Não se liga num e nem no outro, mas tem tempo de ouvir os locutores da televisão antes de formar seu juízo (im)perfeito.

Que bom, com essa intertemporada, podemos debater assuntos que incomodam, como isso que já fomos vítimas. Xô errinhos providenciais, o VAR escancarou e a vergonha irrita. Agora, nem com o corporativismo que reinava entre os tais comentaristas poderão contar. Bom mesmo para comentar arbitragem eram Kafunga (que esculhambava) e Mario Vianna (com dois enes). O primeiro dizia “gol barra suja” e o segundo apenas “erroooou”!

*imagens: arquivo do blog

25 thoughts to “O melhor gol do VAR”

  1. Acabou a “central do apito amigo”, é isso? A mim, nunca me fizeram falta.
    Não ouço essa gente nojenta.
    Quisera eu que a Itatiaia mandasse embora aquele tal de márcio resende, assim eu voltarei a ouvi-lá nos jogos do Galo de vez em quando. Por enquanto ouço a 98.

  2. Caros,

    O NOSSO GALO É O NOSSO GALO!!!

    Concordo:

    VIVA a antimaracutaiada,

    e abaixo essas aberrações tipo “comentador de arbitragem”… aí vc vê tá lá entre eles aquele minerim VAGABUNDO da 3ª partida da final 99, ou o estrabicômico da Copa do Brasil de 2007…sem falar no MAIOR DE TODOS, o FINADO de 1981…

    há vários PILANTRAS assopradores de lata…tem os meio de tabela!

    esquecer JAMAIS!!!

    NOSSO GALO sempre foi ROUBADO e é isso e n adianta achar q existe equivalente dentro do Br entre os MAIORES…nenhum clube foi GARFADO como o NOSSO…

    E PAREM A CHORADEIRA!

    O q DEVE ser neutralizada é uma PATOTA q aqui comenta e reverbera ARROGÂNCIA, colocando em cheque as CONQUISTAS GIGANTES recentes do NOSSO GALO…querem a todo o custo saber como isso foi possível…como foi possível VENCER assim?

    Na cabeça do q é uma extensão do TRI BBBMG, tusta, bom bonito, tudo legal, o q aconteceu n deveria ter acontecido, estragou 1971, estragou a geração Rei, Cerezzo, Éder..estragou….

    Tudo isso, controvertido, e os VELHINHOS na dificuldade…como assim?

    1º, estacionaram no 6 x 1…querem p querem q tal placar é de um jogador (Réver), de um técnico (Cuca), de uma administração (Kalil)…

    …o ódio ao GRANDE KALIL AQUI DENTRO é surreal, INCRÍVEL isso!!!

    e é proibido DEFENDER o grande ATLETICANO aqui, pelos motivos q SABEMOS!…defender NÃO, mencionar (peço perdão por citá-lo e peço encarecidamente para não ser CENSURADO por citá-lo) e assim ofender os SENSÍVEIS do 6 x 1…

    PQP!!! Tá passando da hora de devolver essa PORRA desse 6 x 1…até o mequinha-q-queria-ser-grande já enfiou um 7 x 0!!!

    Viva o mansoTeo, o-q-tem-o-galo-na-traseira-do-nome, vivam as baratas tontas todas!!!

    AQUI É GALO!!!

    lamentável???

    Fica o PROTESTO!

    …absolutamente DOENTIO, são NEGACIONISTAS?: o NOSSO GALO cansou de deitar e rolar sobre o FREGUÊS predileto e foi muito mais VENCEDOR no Séc XXI do q em qq outro período..

    Q há de ERRADO?

    Confundir período de vida, em q a JUVENTUDE é a melhor fase de uma pessoa, com a vida de um CLUBE, é absolutamente RIDÍCULO e não é coisa de GALO…Galo é Galo!!!”

    Hj qq ATLETICANO pode comparar NA BOA Telê Santana e C uca e Levir Culpi ou qq outro treinador q o cara acha q é bom, até na história documentada, na WEB…pode comparar o time dos 50, dos anos 20, com o time de 1971, da década de 70/80, com os times VENCEDORES, ou não, os recente, os antigos.

    E pq?

    Pq NOSSO GALO deu o salto q nos 70 / 80 / 90 a gente ESPERAVA…chegar e VENCER!!

    É isso q acontece! NOSSO GALO se tornou além de grande, VENCEDOR! Quem sabe o Ano Que Vem ficou para trás…

    Há alguma dúvida?

    Há!!!

    Queremos manter o CLUBE na linha de frente!!! NÃO TEM VOLTA!!

    O crédito tá dado ao Coudet, ao RoCaê!!!

    ACORDA MECENAS!!!

    E aí???

    PRÁ CIMA, GALO!!!

    1. O mencionado jogo de 1999 foi o segundo da decisão e não o terceiro, conforme mencionado. Censura que detesto, caro, sempre haverá quando qualquer entre nós tentar – como já ocorreu – politizar o espaço. Ainda que, em acordo com o meu pensar sobre o tema, o que não trago no espaço do Galo. E, sabemos, foi insistentemente tentado. A ponto de perder até interessantes comentários acerca do nosso Galo. Mas havia sido avisado. Enfim…

  3. Boa tarde xará e amigalos,

    Junto com os “comentaristas de arbitragem” poderiam mandar embora também os “narradores e comentaristas torcedores” da TV GLOBO.

  4. Boa tarde! A criação de uma liga para o futebol brasileiro pode ser a redenção financeira dos clubes. É a ocasião oportuna para equacionar a divisão do bolo e fazer valer a importância histórica dos times mineiros.

  5. Tchau comentaristas de VAR. Aguardemos que a péssima arbitragem brasileira usem cada vez menos o VAR COMO MULETA, tenham coragem para tomar decisões simples em campo e façam o jogo andar. Outro profissional que está se tornando insignificante em várias transmissões é o REPÓRTER DE CAMPO ao vivo: eles estão sempre atrasados com a notícia, a imagem já chegou, o comentarista e narrador já anunciaram e o repórter está verificando a notícia. Além disso, tem microfones e câmeras instalados em todo o campo. Ou melhoram, ou só perdem audiência. E os narradores? E comentaristas? É cada um/uma. Aqui em MG tem um que se acha narrador…

  6. ÂNGELO / TEOBALDO ,

    vou dar uma de intrometido e vou ralhar com vocês por me deixarem fora dessa resenha .

    Tive um jogo na PPP pelo Campeonato de Bairros , promovido pelo Estado de Minas .

    Não tinha laranja descascada , mas uma senhora vendia groselha geladinha , que ela acondicionava numa lata de gordura de 20 litros .

    O nosso 8 , o Mendonça , deu uma porrada pro gol , a bola furou a rede (???) e acertou a lata , derrubando todo o produto .

    No intervalo , juntamos as moedas para pagar o prejuízo da tia .

    Eita , que saudade !

    Em tempo : nosso time era o famoso Águia Negra , que reunia a garotada dos 13 aos 15 anos .

    1. Caro Barata!
      Você é parte integrante do time dos rabugentos. Como poderia deixar você de fora das nossas prosas. Você, como Teobaldo, Eu, o Ávila e o Mendonça, fazemos parte do batalhão de retaguarda, sempre a postos para lembrar de nossas lambanças.
      Às vezes me contenho para não parecer que estou velho demais!
      Abraço.

    2. A porta está sempre aberta, Barata! Não precisa nem bater! Basta chutar e resenhar. E o famoso “pão molhado”, tá lembrado? O cara vendia pão com carne, mas como a grana era curta, ele molhava o pão na gordura da carne e vendia mais barato!!! Kkkkkkkk!!!! Abraços, querido!

      1. TEOBALDO ,

        ou então moía o salame e fazia aquele molho maravilhoso com tomate e cebola , tudo triturado e refogado .

        Eita !!!

  7. As sacanagens e roubalheiras contra o nosso CAM ao longo de décadas nos faz odiar a tal MILÍCIA CARIOCA do futebol que todos sabemos quem são… uma podridão absurda que se faz valer do seu poderio para beneficiar os queridinhos do eixo do mal… como o nosso GALO e sua apaixonada torcida incomodam muito essa gente, deitaram e rolaram nas falcatruas contra nós!

    O Ademir quando foi contratado, todos nós criamos uma expectativa enorme para com esse jovem jogador, rápido, habilidoso e com futuro promissor… vestiu nossa gloriosa camisa mas sentiu o peso que não estava preparado e assim já se vai, dizem por aí, por míseros R$ 13 milhões que não paga nem um mês de folha salarial do nosso CAM… no futebol atual para os grandes clubes, esse montante é tipo uma gorjeta, não vale quase nada!

  8. Bom dia, Ávila e Canto do Galo!!!

    A utilização do VAR em todos os jogos do Campeonato Mineiro desta temporada 23 mostrou-se muito positiva, enxergo assim.

    Historicamente o Campeonato Mineiro é alvo de muita reclamação pelos Clubes em razão de “erros de arbitragem”, coisa que diminuiu muito neste ano certamente pelo uso da tecnologia.

    Sabemos, entretanto, que mesmo assim os chamados “erros de arbitragem”, um eufemismo para roubalheira no futebol, irá continuar.

    Com o avanço das Casas de Apostas no Brasil as fraudes já passaram a ocorrer com mais sofisticação, conforme investigação recente pelo Ministério Público de Goiás que pode ter alcançado a ponta desse iceberg no futebol brasileiro.

    Segundo foi divulgado pela imprensa, oito jogadores terão sido aliciados por quadrilhas para facilitação de resultados apostados em denúncia aceita pela Justiça em Goiás.

    Os jogadores envolvidos teriam recebido valores entre R$ 50 e R$ 200 mil para facilitar fraudes, como tomar cartões, cometer pênaltis e outros malfeitos.

    Aliás, tais fraudes teriam ocorrido também em jogos da Série “B” do Campeonato Mineiro, o que demonstra que a situação é realmente grave e existe, inclusive, em Minas.

    E se existe aliciamento de jogador, imagina com árbitros de futebol, equipes de VAR e comentaristas de arbitragem na TV. Ninguém está imune a tentativas de aliciamento, sempre feita em cima de muito dinheiro na tentativa de alterar resultados de partidas e favorecer esse ou aquele time em detrimento do resultado justo e limpo no campo de jogo.

    Até na Europa, em tese um ambiente mais limpo para o futebol, escândalos ocorrem. O todo-poderoso Barcelona está sendo alvo de apuração de favorecimento de arbitragem.

    A acusação aponta que o ex-vice-presidente da comissão de arbitragem da Espanha, entre 2011 e 2018, terá recebido mais de sete milhões de euros do Barcelona para a “compra” de árbitros para favorecimento do clube catalão.

    Até tu, Barcelona?!!!

    Ô lôco!!!

    Imagina no Brasil…

    Não dá para confiar em ninguém. Nem na inteligência artificial envolvida na tecnologia da arbitragem…

    Até essa já terá sido parametrizada para enxergar o que quer para chegar naquele resultado alterado de forma fraudulenta…

    É a eterna luta entre o bem e o mal, desde que o mundo é mundo…

    Vamo que vamo…

  9. Bom dia!
    Depois de tanto prejudicarem ao Galo (cbf, globolixo), em 2021 acharam estranho “tantos pênaltis” em favor do Galo, pênaltis esses que com certeza não seriam marcados se não fosse o VAR.

  10. Bom dia Massa e Guru

    Sim o VAR veio para evitar as ladroeiras que antes eram descaradas em benefício da turma do eixo do mal, mas nossos jogadores precisam também entender que esta nova ferramenta exigirá deles atenção e discernimento.
    Para mim o pênalti cometido recentemente pelo Rever e o lance do Everson no último jogo, foram frutos de imprudência dos jogadores.
    Mas trocando de assunto, a boa notícia é que ontem ficamos livres do fumacinha, mas a má notícia é que o clube interessado no come e dorme do Sacha pulou fora.
    E uma pergunta que não quer calar: até quando vamos pagar salários pro Kardec? Até Arana e Rabelo já estão dando sinais de volta e o cara nada.
    Aff!

  11. Dentro desse contexto , podiam também limitar as estatísticas que narradores passam o jogo inteiro a enumerar .

    Parece que os caras fazem parte de Casas de Apostas , passando informações que constam no menu de possibilidades de cada uma delas.

    Vocês já apostaram em alguma coisa?

    Lá tem de tudo , do momento que o time faz o gol , quantas vitórias de cada um , quantos escanteios , posse de bola , quantos passes certos ou errados , chutes pra gol , pra dentro ou fora da meta , quantas faltas , e por aí vai .

    E isso os narradores informam a cada minuto da partida , a ponto de “esquecerem” de narrar o jogo .

    É torturante ouvi-los !

    Quem sabe a emissora “padrão” resolve dar um jeito nisso também ?

    Porque em outras você não tem muito isso não , como por exemplo nas transmissões da Champions .

    Reparem !

  12. Bom demais da conta !

    Chega de tanta empulhação .
    De “chegou atrasado” , “usou de força excessiva” , “movimento correto do braço” , “ele se jogou” e outras idiotices que vomitavam nos microfones .

  13. Bom dia!
    Se não fossem os erros cometidos pela arbitragem contra o Galo, poderíamos estar hoje num patamar mais elevado. Os erros contra o Galo foram tão recorrentes que em 2021, já na era do VAR, pênaltis que foram assinalados corretamente em nosso favor, foram reclamados por aqueles que se acostumaram a ver o Galo sendo roubado, inclusive a emissora mãe dos burros.

  14. Bom dia Avila. Ontem Breno Galante, deu claro recado ao Pavon durante sua Live: o Galo não precisa de outro Cazares. Bem, se é assim, tá na hora de dar linha nesse jogador, que recebe o terceiro maior salário do Galo. Outra coisa ninguém fala mais no reconhecimento do título Brasileiro de 1937? A Diretoria desistiu do tricampeonato por fax? Com a palavra Rodrigo Caetano, para que o Pavonzares não acabe com a paz dos moradores do condominio de Lagoa Santa . A folga prologada promete: sexta, sábado é domingo de liberdade para todos os jogadores. O Cuei agradece! Lado outro haja manguaca lá pras bandas de Lagoa Santa

    1. Caro Domingos, bom dia.
      Temos um elenco forte e coeso. Não se preocupe com a tal folga . Tenho fé no profissionalismo de todos os nossos jogadores. O tempo será bem aproveitado.
      Com o nosso elenco e com a FORÇA da massa, o kuei não vai aguentar!

    2. Caro DOMINGOS SÁVIO,

      CAZARES, não fosse o extracampo, terá sido um craque.

      Bola por bola ele jogará mais que muita gente no atual time do GALO…

      Fosse profissional poderia ele, infiro, estar até hoje no ATLÉTICO jogando em alta performance…

      Mas não foi, infelizmente…

      Agora a boca-miúda tem dado conta de Pavon que no extracampo estaria vislumbrado com BH…

      Realmente BH, onde nasci e morei por uns 20 anos, é uma tentação, seja para os profissionais seja para qualquer mortal…

      Bola por bola, Pavon anda devendo muito, embora tenha potencial para grandíssimo jogador…

      E só depende do cara para ser feliz no ATLÉTICO…

      O que mesmo se diga para o VARGAS, o mais técnico jogador do CAM…

      Mas é outro que anda devendo e muito…

      Uma pena…

  15. Caro TEOBALDO!
    Como esquecer os nossos tempos na beirada dos compos de futebol. Realmente as laranjas eram descascada naquela maquininha por você descrita. Que delícia era jogar no campo do Pirangui, principalmente à noite, pois era campo com iluminação. O que dizer do campo na avenida Afonso Pena, que ficava no alto e quando a bola descia ladeira abaixo era uma discussão sem fim para ver quem ia busca-la. Muitas laranjas e muitas histórias , nós da velha guarda temos para contar…
    Viu! Li o seu comentário sempre delicioso de se apreciar, principalmente quando ironicamente você aborda temas controversos.
    Abraço.

    1. Grato pela leitura e comentários, Ângelo! Bem lembrado por você, o Campo do Pitangui era, salvo engano, naquela época, o único campo da várzea com iluminação (não lembro de outro) e jogar lá era sempre divertido. Fico imaginando se um jogador profissional de hoje tomasse uma “sarrafada” daquelas que tomávamos naqueles tempos, com chuteiras de prego…. Seriam mais de 15 dias choramingando no DM. Kkkkkkkkk!!! Abraços, querido!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *