Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Intertemporada com muita resenha

Nem a falta de jogos consegue acalmar a vida do Atleticano. Os bastidores estão agitados. Time grande e de Massa é assim mesmo. Já comentei aqui, tem poucos dias, um arranhão de carro do ex-presidente Kalil, quando nem ocupava esse cargo, causou mais furor que briga em vestiário de time menor derrotado recentemente. Apesar dessa conveniente omissão, dias depois, aconteceu mudança no comando técnico do fato convenientemente ignorado.

Tivesse isso acontecido pelo lado do Galo, seguramente, ocuparia as chamadas principais de jornais e programas de tv e rádio. Vejamos! Estamos em março ainda, o Galo liberou alguns jogadores no início da temporada e ainda deve fazer o mesmo com mais de três a cinco jogadores. Nem chegando a dez no total. Teve time que trocou praticamente todo o elenco, mas parece ter passado desapercebido.

Nessas mudanças de agora, Ademir e Sasha – ao que sabemos – estão indo para Bahia e Bragantino. Creio que ainda alguns outros deverão seguir suas carreiras noutras equipes, com isso abrindo possibilidade para a chegada de caras novas. Talvez entre dois ou três nomes, apesar dos constantes desmentidos por parte de quem comanda o futebol.

Vejamos, ontem numa live do Breno Galante – com a presença do amiGalo Luiz Antônio – foi colocado que com a saída dos dois atacantes e as suspensões de Hulk e Pavón na Libertadores, só temos Paulinho e Vargas disponíveis para a estreia. Tivesse o argentino sido inscrito ano passado, estaria liberado agora. Falhou o departamento de futebol nesse caso.

Algum garoto da base, ou melhor, alguns deles poderão e deverão ser convocados para compor o elenco na estreia. A não ser que, em tempo, a diretoria aja e contrate alguém para ser ainda inscrito para a fase de grupos da competição. Atualmente, como foi lembrado, temos apenas três no elenco principal que saíram das divisões inferiores do Galo. Os goleiros Matheus Mendes e Gabriel Delfim, além do meio campista – que vem sendo utilizado na lateral esquerda – Rubens.

Ontem, numa partida bem mais ou menos, o sub-20 venceu o Botafogo por um a zero. Pela quarta rodada, chegando em seis pontos, com duas vitórias (América e Botafogo) e igual número de derrotas (Ceará e Internacional). Pode e deve melhorar muito.

É pouco para um time que nos anos 70 e 80 mantinha entre seus titulares, via de regra, oito ou nove jogadores formados nesse trabalho quase voluntário de gente como o Zé das Camisas. O olho clínico dele era preciso. E, me lembrei de outro detalhe, quase todos os atletas da ocasião daqui mesmo de Belo Horizonte e da região metropolitana. Foi com um time, que passou pelo pente fino do Zé das Camisas, que encantamos o Brasil e o mundo, parados pelo “apito amigo’ de interesses escusos que mataram o futebol brasileiro.

Pra fechar duas considerações acerca disso. Ademir, pelo anunciado, sendo negociado por 13 milhões de reais. Ouvi ontem alguns reclamando da sua saída e até do valor da transação. Ora, entre esses amiGalos, teve gente que criticou o jogador quando era lançado. E mais, veio de graça e sai deixando recursos para reforçar o difícil caixa que tem luta para fechar. E, quanto a base, ao que sei desde a virada do ano passou a ter nova gestão. É cedo, portanto, para cobrar resultados efetivos.

Eu opto por confiar, acreditar e – quem sabe – logo poder comemorar como em 2021. Na ocasião houveram muitos críticos, que sumiram depois dos títulos. Prefiro comemorar a sofrer. Mas, como iniciei, nós mesmos damos pilha para os desafetos usarem o Galo em busca de cliques.

*fotos: Bruno Sousa/Atlético

26 thoughts to “Intertemporada com muita resenha”

  1. Sasha não é nem nunca foi craque. Não foi e não seria titular do time, mas achar que ele é peladeiro ou que não teve seu valor nas conquistas recentes, é ter uma visão muito limitada, achar que time campeão só tem titulares. Ou que basta colocar 11 bons de bola pra ter um time vencedor. Visão limitada e tola. Obrigado a ele pela contribuição nos títulos de 2021. Contribuiu dentro de suas limitações, fez gols importantes. Já o Ademir é um jogador fraco, que pouco contribuiu. SAN

  2. boa tarde Eduardo e massa. caso Ademir foguete apagado e sascha peladeiro for vendido que vá com Deus. o Ademir veio de graça para o galo se for vendido por este valor que vai rapido. o sascha ja esta fazendo horas extras no galo a muito tempo. mas ainda falta vender. doar mais alguns folgados no galo. Kardec. Varga.nathan silva. pavon. Nathan pescador. Rubens. Dodô. etc.aliás o Caetano deveria pagar os salários do Kardec foi ele que trouxe este jogador para aposentar no DM. não é possível que os tais olheiros do galo não enxerga que no interior em São Paulo tem vários jogadores dano sopa no mercado. abre o olho come quietos.rsrs. vai galooo.

  3. O centro-avante que já está aí e poderia ajudar é o Alan Kardec, mas infelizmente não sai do DM.
    Já foi um jogador bastante interessante no passado.
    Hoje em dia sofre com lesões. Não sei se tem condições físicas de atuar em alto nível mais. Problema de coluna sempre é delicado. Quem tem que responder é o departamento médico do clube.
    Se não pode jogar, que seja rescindido o contrato imediatamente e se busque outro atleta para a posição.
    O CAM não é casa de caridade.

    Sobre as saídas de Sacha e Ademir, apesar de bons atletas para composição do elenco, a questão financeira pesa, precisamos aliviar a folha. Na verdade, eles nunca foram unanimidade entre a torcida, apesar de terem vivido alguns bons momentos com a camisa do Galo.

  4. Algumas contratações que são feitas e os jogadores que chegam quando não correspondem, atrapalha demais toda a preparação de um time e no nosso CAM, nada disso é diferente.

    Quantos e quantos jogadores aqui chegaram com pompa de estrelas e não vingaram, aliás, muio pelo contrário, só deram prejuízos???

    – Dezenas de jogadores!!!

    Nesse momento, o nosso GALO está entregue a uma situação que pode agravar demais em pouco tempo com a falta de jogadores de qualidade no elenco, muito preocupante principalmente sabendo que muito em breve, começam os grandes torneios do ano.

    Que a Diretoria de Futebol esteja fazendo um trabalho forte para se livrar dos que não ajudam em nada dentro de campo e traga aqueles que realmente precisamos para suprir as necessidades mais urgentes.

    Nós como torcedores, ficar aqui escrevendo opiniões é muito fácil e sei que as dificuldades lá dentro do nosso CAM são gigantescas mas quem assumiu o compromisso de fazer acontecer, têm que dar conta do recado.

  5. BOM DIA A TODOS…..
    VARGAS , PAVÓN E EDENILSON , PRECISAM SER CHAMADOS PELO TÉCNICO COUDET , PARA UMA SÉRIA E DEFINITIVA CONVERSA……..
    PRINCIPALMENTE VARGAS E PAVÓN , JÁ PROVARAM EM SEUS CLUBES ANTERIORES E SELEÇÃO , QUE SÃO JOGADORES PARA SEREM TITULARES EM QUALQUER EQUIPE………
    PORQUE NÃO ESTÃO ENTREGANDO UM BOM E COMPETITIVO FUTEBOL NO ATLÉTICO ??????
    ORA , TEM ALGUMA COISA ERRADA AÍ………
    JÁ PASSOU DA HORA , VARGAS E PAVÓN TEM ALTÍSSIMOS SALÁRIOS E PRECISAM RESPONDER EM CAMPO , ENTREGAR TODO O SEU POTENCIAL E FUTEBOL PARA O QUAL FORAM CONTRATADOS.
    VAMOS COBRAR.

  6. Bom dia!! Se confirmar as vendas de Sasha e Ademir pelos valores apresentados 13+9 são ótimas vendas.
    Devido a nossa situação financeira críticas não podemos se dar ao luxo de ficar com jogadores que não estão rendendo, acho que devido a pressão dos 4R o Rodrigo Caetano tá enxergado isso e trabalhando para deixar o elenco com melhor custo benefício.
    Não dá para ter grandes contratações, e infelizmente nossa base não ajuda.
    Acho que vamos ter que ir com o que temos, com sorte da para chegar:
    1 – Everson – Matheus mendes
    2 – Saraiva – Mariano
    3 – Lemos – Fuchs
    4 – Jemerson – Igor Rabelo (ainda temos Réver e Nathan Silva)
    6- Arana – Dodô
    5 – Allan – Otavio
    8 – Edenilson – Pedrinho
    10 – Zaracho – Igor Gomes
    11- Patrick – Rubens
    9 – Hulk – Kardec
    7 – Paulinho – Pavon
    OBS: Arana, Kardec, Igor Rabelo perto de voltar para encorpar o elenco
    OBS II: Ainda tem espaço para negociar Hyoran e Nathan pescador que não agregam nada na minha opinião.
    OBS III: Fica um elenco bem enxuto que tem que ser completado pela base, esse ano com o juros alto a corda tá no pescoço do clube, não da para ficar contratando tem que ir com esse elenco e torcer para da certo.
    OBS IV Final do ano Liberar jogadores caros que agregam pouco e estão com o contrato vencendo como Réver, Vargas, Pedrinho
    A torcida tem que entender a SITUAÇÃO FINANCEIRA DO GALO É MUITO CRÍTICA, SE NÃO FIZER ALGUNS AJUSTES VAI QUEBRAR.

    1. Prezado Pablo,

      “A torcida tem que entender a SITUAÇÃO FINANCEIRA DO GALO É MUITO CRÍTICA, SE NÃO FIZER ALGUNS AJUSTES VAI QUEBRAR.” Poucos tem a capacidade de entender isso.

    2. Saindo Sasha e Ademir já é uma economia de salários de 600 mil por mÊs se sair Hyoran e Nathan pescador é mais 700 mil de economia total um milhão e trezentos de economia por mês.
      Final do ano saindo Réver, Vargas, Mariano, Pedrinho é mais 2 milhões de economia.
      Total 3 milhões e 300 por mês saindo esses jogadores, abrindo espaço para contratação pontual de jogadores tops, chega de meia boca.
      O trabalho do Rodrigo Caetano não é fácil, formar um elenco campeão não é fácil, mas acho que estamos no caminho certo.
      Já saiu 02 se sair Nathan pescador e Hyoram vou soltar foguete.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    Jogada de mestre conseguir R$ 13.000.000,00 no Ademir Pé de Rato. Sinceramente perdi as contas de quantas chances teve esse jogador desde que chegou ao GALO. A camisa pesou. Ademir talvez consiga entregar seu futebol em uma equipe com menos tradição que o Bahia pra onde vai. Acredito que lá também será banco. Quanto a Sasha o tempo já passou pra ele no GALO. Até produziu bem mais do que Ademir mas parece que anda dormindo durante as partidas. Não tinha como manter jogador que não produz. A barca cabe mais gente. Alan Kardec por exemplo virou residente no DM do GALO(chinelinho absoluto com salário alto). Sobraram Vargas e Pavon dos reservas. Vargas continua jogando sob efeito de lexotan. Pavon já está mostrando suas qualidades. No mais será preciso contratar um bom jogador ou dois suplentes para a posição. Libertadores tem que ter elenco senão…..

  8. Parece que a política dos donos do GALO tá escancarada: vender, principalmente jogadores pouco utilizados por Eduardo CHACHO, enxugar a folha, para tentar sobreviver e disputar os principais campeonatos. Se concretizar a venda de ADEMIR, 13 milhões,
    e SASHA, 10,4 milhões de reais, temos que parabenizar o RODRIGO CAETANO, está fazendo milagres. Muito bem vendidos. Esperemos que venham novos nomes, de qualidade, e com vontade de vencer no GALO. Penso que a LATERAL ESQUERDA precisa de mais uma opção, só temos DODÔ, não sabemos quando ARANA volta e como volta, e RUBENS como lateral é fraco, ele que lute pelo meio campo. ATACANTES, temos HULK e PAULINHO, PAVON e VARGAS, tá bom. Para o esquema do CHACHO, podem dar certo, mas, precisamos do atacante de área, estilo diferente, tipo DIEGO COSTA. O KARDEC poderia ser testado, mas nunca joga e não sabemos como voltará. Num momento em que a maioria dos clubes falam em contratações, o GALO fala em vendas. Pensando em um BRASILEIRÃO de 38 rodadas, é preocupante. Aguardemos…

  9. Bom dia. As vendas são necessárias, acho que tem que ter uma reposição, de preferência p ser usada no elenco. Rever e mariano, apesar da idade competir o elenco, mas penso que deveriam deixar o galo p poder renovar o elenco. Não saem baratos ao galo. Nosso olheiros tem que ter mais maldade ao sugerir contratações. Empresários oferecem o que lhes convém e depois cobram seus valores. O galo precisa para de fazer esses negócios furados. Esperemos dias e notícias melhores.

    1. Mariano com uma perna só é melhor do que o Saravia.
      Lateral direito é uma posição muito difícil de contratar. Acho que com os dois estamos bem servidos.

      Mas se sair o Mariano será difícil repor à altura.

  10. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!!!

    Ruim demais ficar esse tempo todo sem ver o Galo jogar.

    Espero que o nosso treinador esteja trabalhando muito para chegarmos na final mostrando um futebol de Campeão.

    Concordo com as saídas de Ademir e Sasha. Tecnicamente são fracos. A barca ainda caberia mais atletas.

    Iniciar a Liberta com Pavón e Vargas é simplesmente brochante.

    Continuo na esperança da chegada de novos atletas, mas não para compor o elenco. Seria pra vestir a camisa e assumir a titularidade.

    Saudações Alvinegras,

  11. Bom dia amigos do Galo. No NOSSO GALO, O Sasha foi o Sasha, ou o diretor de futebol acreditava que ele poderia, aos 31 anos mostrar mais futebol? E o Allan Kardec, certamente passou por avaliação do departamento de médico, daí, como leigo, não entendo este tipo de, digamos, contusão.
    Concordo que o NOSSO GALO precisa dar mais oportunidades e bancar os jovens da base em jogos oficiais, o Mineiro está acabando e que me lembre, nenhuma jogador da base teve oportunidade e sequencia de jogos.
    P.S.: Quem acompanha o Paulistão, sabe que este torneio revela bons jogadores principalmente nas equipes do interior, as vezes são aproveitados com sucesso por Palmeiras, Corinthians e até o São Paulo.

    1. Pois é amigalo Ricardo, ontem você comentou naquilo que eu escrevi e falou sobre o Savarino que foi embora por uma mixaria de R$ 12 Milhões na época, aquilo ali foi muito mal trabalhado pois o jogador, que é muito bom de bola, era extremamente valioso para o time e saiu de graça… se me lembro de algo sobre essa negociação, o próprio jogador forçou muito a saída pra jogar nos EUA, daí o nosso CAM, pressionado, aceitou esse valor que pra mim, foi muito pouco pelo jogador que era naquele momento!!!

  12. Bom dia Massa e Guru

    Os deuses do futebol estão atendendo aos nossos pedidos e finalmente estamos nos livrando de dois jogadores cujo custo x benefício eram extramente maléficos ao clube, tanto esportivamente com atuações pífias quanto financeiramente.
    Mas além destes dois, ainda temos uns três ou quatro que se forem embora hoje, não deixarão saudades .
    E estes jogadores que estão na berlinda precisam urgentemente justificar os altos salários que ganham no clube e se assim não o fizer, podem e devem tomar o mesmo rumo de Sacha e Fumacinha.
    Kardec (que está fazendo residência no dp do Galo), Pavon( ao que parece uma edição argentina do Cazares), Vargas (o famoso jogador vagalume), Edenilson (cujo futebol deve estar ainda no aeroporto de Porto Alegre), são aqueles que estão no fio da navalha com a torcida.
    E depois não me venham com aquela história de que não tiveram chances e outras baboseiras mais.
    Temos uma maratona de jogos a partir de abril e obviamente o clube que tiver melhor elenco se sobressairá.
    Segundo os entendidos, temos jogadores que estão na reserva, mas que jogariam em qualquer time do Brasil, então que eles joguem no time atual.

  13. Lá atrás venderam que seríamos em breve uma “potência mundial” e blá blá blá…! Passados pouco mais de 1½ ano lá vamos nós iniciar confrontos difíceis e a 7 dias de estrear na LA em que_ toc toc toc_ um tropeço já pode colocar-nos em situação complicada, com 20 jogadores de linha APTOS p jogar, só 2 atacantes 1volante e sem reservas p as duas posições. Levando em conta q a CB,o BR_ competição q eleva o nível dqle q a conquista e deveria ser colocada sempre como prioridade máxima dentro do Clube_ já batem á porta,tem ainda as finais do Mineiro. Em abril serão 9 jogos,ou,3 a cada dia,e,minha sensação_ minha!_ é de que o filme de 22 vai se repetindo com esse elenco “capado” e aparado p enfrentar 3 competições durísimas q temos pela frente. Torço e muito p q esteja errado,mas…¡
    Looding…
    Saudações Atleticanas

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Assisti ontem o jogo do sub20 com o Botafogo. Ali não existe nenhum jogador com capacidade para integrar um time profissional de futebol. Um absurdo. Mas, comprar jogador é mais interessante, pois gera comissoes gordas. Só um empresario tem mais de 70 milhoes a receber de comissoes pela contratação de Erazo, Mansur, Denilson, Edinho e por ai vai. O que mais causa estranheza é o Conselho não investigar o pagamento de 14 milhoes de comissão na contratação do Erazo, dentre outros absurdos. Existe hipotese de rachadinha nessas gordas comissoes?

    1. Bia tarde, Domingos!
      Os negócios que envolvem nosso Galo são sempre transparentes! Não há maracutaia ! Lembre-se que o atual presidente do conselho é um benfeitor.
      Tenha mais confiança e fé!

      1. Só sei que nada sei, mas desconfio de muita coisa. Alguns contratos não tem explicação: 100 mil euros mensais para o Bolt? Então tá

  15. Discordo da saída do Ademir, principalmente pelas características dos times treinados pelo Coudet, que exigem jogadores velozes que jogam pelas pontas, mas concordo que o retorno financeiro é excelente! Já o filho da Xuxa não deixará, em mim, saudades.Novelas encerradas! Em relação ao plantel entendo que precisamos de um centro-avante alto e forte, com estilo rompedor. Se for grosso e cabeludo, melhor! Avante, Galão da Massa!!!

    1. Bom dia,para todos!
      Saindo Ademir e Sacha. Sobre o primeiro confesso que tive esperança pelas atuações no América, o outro embora esforçado é muito limitado também.
      O que me deixa puto é ver esse tal Vargas com a nossa camisa, jogadorzin preguiçoso, malandro, desonesto ( vide o jogo contra o Palmeiras) , jogou bem nos primeiros jogos, depois jogou um pouquinho na CB 21 e mais nada. Quando o contrato dele está vencendo se esforça um pouquinho e mais nada.
      Prefiro ver Patricão ( o antigo) que é limitadissimo ,mas esforçado, do que ver jogadores com esse Vargas,Pastor,bunda de bigorna,Escudero,Cone caloteiro.
      O dia que esse Eduardo Farras sair do Atlético eu ficarei muito feliz.

  16. Achei curioso o Rodrigo Caetano que trouxe 2 pontos em fala em.um evento essa semana:

    1. O galo é o time que não tem paciência para apostas, aqui tudo tem que dar certo, citando El Turco que estava classificado e o time bem posicionado e ninguém gostava
    2. O galo não tem dinheiro para contratar e fica a ilusão de que dá para trazer jogador de ponta

    No mínimo curioso, me parece discurso de gente pressionada, realmente parece haver aspectos mais pesados de bastidores que explicam a queda e má vontade em campo.

    Fato que o time desse ano é muito pior que do ano passado e se comparar com o 2021 não há nem parâmetro para comparação

  17. Bom dia!
    Se for pra contratar apostas de salário alto e do naipe de Sasha, Kardec e Ademir, além de outras dragas que aportaram na Cidade do Galo nos últimos meses, é melhor apostar na base. Coloca o muleque pra jogar umas cinco partidas. Se não der em nada, aconselha o jovem a fazer uma faculdade e o empresário dele a caçar um serviço.

  18. Ademir e Sasha estarão de saída e com isso o Elenco 23 vai minguando, nobres Ávila e Canto do Galo, bom dia!!!

    Tais saídas são necessárias, concordo, pela necessidade de enxugar a folha, bater meta financeira de vendas etc e tal…

    Entretanto, se Hulk se lesionar ou estiver de fora de partida importante por suspensão, a quem buscar no banco?

    Allan Kardec fez cirurgia complicada na coluna (hérnia de disco) e seu retorno em grande performance não deve ocorrer tão cedo, se voltar…

    Pavon e Vargas não são homens de área e ambos jogam, muito de vez em quando, se o psicológico deixar e blá-blá-blá…

    O certo é que o Elenco atual, que é pior que o de 21 e 22, está minguado de peças, principalmente no ataque que já foi mais recheado de opções (Savarino, Keno, Diego Costa, Dylan…).

    Penso, aliás, que o SETOR mais carente do time seja justamente o ATAQUE. E não adianta trazer um centroavante meia-boca que chegue para não resolver, como Di Santo e Fábio Santos. Bom lembrar isso porque, vez por outra, o ATLÉTICO costuma achar problemas em vez de soluções.

    Se for para trazer “jogador-problema”, melhor tentar buscar na BASE (não creio) ou mesmo lançar o Rever (cenário absurdo) como opção por ali, se acontecer a necessidade de achar um gol no desespero…

    Lembro que o Patrikão da Massa (o antigo) já chegou a jogar na ponta esquerda; Igor Rabello de centroavante, além de outras invencionices desesperadas, daí a citação de Rever de centroavante para lembrar que isso já aconteceu, no desespero, no ATLÉTICO.

    Em suma, sem uma boa contratação para o ATAQUE, de um CENTROAVANTE definidor e confiável, a temporada 23 tende a ser pífia e tão pior que a temporada 22.

    FATO!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *