Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

PERGUNTAR NÃO OFENDE, MAS…

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

O Atlético decidiu manter os setoristas fora da Cidade do Galo. Para quem preza a democracia e a liberdade de expressão, como o nosso Eduardo de Ávila, trata-se de uma medida antipática e intolerável. Comungo do mesmo ideário. Mas, por outro lado, confesso que não é difícil compreender a posição tomada pelo clube. O Atlético vem atravessando um momento difícil e como dizem os antigos, gato escaldado tem medo de agua fria.

O mar atleticano não está para peixe, diria a minha velha avó se ainda estivesse entre nós e acompanhando este emaranhado de noticias e “notícias” que estão circulando por aí a respeito do Glorioso. Natural, portanto, que o clube busque se organizar e cuidar da casa e, claro, identificar e solucionar os problemas que, por ventura, estejam causando transtornos intramuros.

Democracia e liberdade de expressão pressupõem a arte de equilibrar e divulgar a informação, seja ela qual for, com o respeito à verdade dos fatos, ao direito de informar e ao direito do povo de ser informado e, ao mesmo tempo, aos limites impostos pelo sagrado direito de privacidadetambém previsto na Constituição brasileira e pelo direito inalienável do clube de resguardar os seus segredos de negócio e as suas informações estratégicas.

Muito se tem falado no Brasil sobre a regulamentação da mídia. Um tema polêmico, delicado, controverso, não pacificado entre nós e que merece um amplo debate da sociedade e uma profunda reflexão. O fenômeno das fakenews que não é privilégio destas terras tupiniquins, vez que é um mal planetário, tem suscitado muita indignação. E combatê-lo eficazmente é uma necessidade cada vez mais imperiosa.

No mundo do futebol não é diferente. As fakenews também se converteram em uma praga avassaladora. Assim como aquela campanha deflagrada no país há anos e que dizia “ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba como o Brasil”, é imprescindível que as fakenews, as saúvas dos tempos modernos, sejam eficiente e efetivamente combatidas. 

E, da mesma forma que as saúvas que ameaçavam a agricultura brasileira de morte foram exterminadas, um trabalho conjunto, harmonioso e integrado entre mídia, empresas, associações, órgãos públicos e a sociedade em geral pode, se não eliminar totalmente esta praga moderna, minimizar e administrar eficazmente seus efeitos danosos.

Um mundo livre totalmente de fakenews parece utopia e é. Mas, o que é utopia? A utopia pode ser compreendida como a ideia de uma civilização ideal, imaginária, perfeita e, portanto, impossível de existir. Mas, por que não persegui-la? Por que não ir além de imaginar um futuro ideal, mas buscar se sustentar concretamente em esperanças para com ele.

Afinal muitas coisas claramente impossíveis de existirem em um dado momento, foram possíveis algum tempo depois porque alguém acreditou e deu um primeiro passo em busca da realização do sonho. Esta é a diferença entre os verbos esperar e esperançar. Convido-os para conjugarem o segundo, i.e., fazer por onde construir um futuro melhor, correr atrás e não apenas esperar que estecaia graciosamente em seu colo.

Se cada um, mídia, clube e torcedores, fizerem a sua parte, a integração entre eles só trará benefícios para todo mundo. Perguntar não ofende, mas fazê-lo de qualquer maneira, sem observar limites, sem respeito a determinados princípios e valores, não só alguém poderá se sentir ofendido, mas, também, os prejuízos não se limitarão aos portões da Cidade do Galo ou da sede de Lourdes ou ainda da Arena MRV. Como uma praga daninha incontrolável se alastrarão mundo afora e nós como sociedade faliremos de vez como tal.

O que de fato está acontecendo nos interiores do clube já começa a ser gradativamente dado ao conhecimento do público de forma séria e transparente como o fez o jornalista Jorge Nicola no Portal UAI, dando nome à sua fonte, o diretor Rodrigo Caetano, ao divulgar que o que estaria incomodando os jogadores seriam os recorrentes atrasos no pagamento de seus direitos de imagem, de premiação e do que o Atlético se comprometeu a pagar aos seus empresários e agentes. Não custa repetir que no futebol de hoje a entourage que acompanha aqueles atletas de sucesso tanto pode influenciar para o bem, quanto para o mal, a relação do jogador com clube.

Ao mesmo Portal UAI, Caetano admite, também, que o clube errou ao priorizar as competições mata-mata. O melhor disso tudo é a percepção de que, ao reconhecer erros e a existência de problemas, o Atlético mostra que está procurando rever a sua condução e buscando soluções para os males que claramente minaram rendimento do time. Lembro ainda que o Atlético até agora não desmentiu estas informações.

E, da mesma forma, como um otimista incorrigível que sou, espero e confio que o clube paulatinamente coloque as coisas em ordem e possa permitir que os setoristas voltem, tanto quanto acredito que o Atlético voltará a viver dias de bonança. Quem viver, verá.

18 thoughts to “PERGUNTAR NÃO OFENDE, MAS…”

  1. Eu acho que o torcedor tem o direito de saber o que se passa com o seu clube 24 horas por dia. É uma instituição pública – por enquanto, até virar uma SAF – que deve sim abrir as portas para os setoristas, mostrar o desempenho de cada jogador nos treinamentos para o torcedor ver e poder ter o mínimo de entendimento do que está sendo trabalhado nos treinos dentro do CT. Só deveriam fechar para as jogadas ensaiadas, se é que eles treinam este tipo de jogada. Outra coisa colocada aqui pelo Miguel Alhada, não se ve mais no futebol brasileiro e talvez até mesmo no futebol mundial, gols de falta. Acabou! Os últimos batedores de falta que eu vi jogar foram Ronaldinho Gaúcho, Rogério Ceni, Marcelinho Carioca, Juninho Pernambucano. Não lembro de outros mais. Abraços amigalos

  2. A conta chegou só isso dinheiro de graça de empresário, que mundo vivemos agora os caras estão dando um jeito de receber não divulgaram mas qual banco vc acha que emprestou o dinheiro para conclusão do campo te dou um doce se adivinhar.Essa venda para grupo city fiquem de olho
    cruzeiro custo 1bilhao e 400 somando dívida e segundo dizem o valor pago.
    Atletico sendo vendo por dois três bilhões, dívida de 1 bilhao e setecentos.
    Se essa proposta proceder o que é perfeitamente viável essa diferença na venda vai parar na mão de quem R R R R. Entenderam ou querem que eu desenhe.

  3. CAROS IRMÃOS,

    ALELUIA!!!

    Vai aí um VERDADEIRO FAKENEWS:

    “O que de fato está acontecendo nos interiores do clube já começa a ser gradativamente dado ao conhecimento do público de forma séria e transparente como o fez o jornalista Jorge Nicola no Portal UAI,…”.

    Espero q a NOSSA HONRADA DIREÇÃO de o mesmo destino a esse JORGE NICOLA q deu a JAECI CARVALHO…

    PERSONA NON GRATA dentro das dependências do NOSSO GALO!!! EU ACREDITO!!!

    Estamos atentos aos PASSADORES DE PANO do “Vivemos numa democracia”!@!!

    Mais do q LIBERDADE, democracia pressupõe RESPEITO!!!

    “Me engana q eu gosto”…e

    VIVA a frase aí de algum Tiririca da Silva no lugar da fantasiosa frase do SANTO HILÁRIO citada…O Brasil tá LOTADO de SAÚVA, só ñ vê quem ñ que e o Geral Ceguinho!!!

    Como hj NÃO é dia de falar de GALO, fica aqui meu CHUPA essa manga com cara dura de CÔCO there in trends, MEUS CUIA (A Corrente Unificada das Ideas Antigas).

    IRMÃOS, ele vai vos redimir!!!

    DEUS NO CÉU, GALO NA TERRA!!!

  4. Uma vergonha. esse é o resumo da temporada 2022. Simples assim, sem passar pano .
    E a maior parcela da culpa está no Sr. Rodrigo Caetano, que foi o maior responsável pela demora na demissão do turco.
    O time está desmotivado, justificaram. Isso é inaceitável, uma completa falta de respeito para com a instituição. A vergonhosa eliminação para o Flamengo ainda pesa e o vexame contra o Palmeiras só vieram expor o que todos viam, um time sem alma. Barriga cheia, cansado, dever cumprido. Mas a entrevista do rodrigo caetano é triste, quando não consegue ou tenta justificar o injustificável. O que um diretor de futebol faz no CT? Não assiste treinos? Só tem a função de contratar?

  5. Sou totalmente contra a presença de jornalista ou setorista dentro da Cidade do GALO. Esse fato não tem absolutamente nada a ver com transparência e comunicação com o público (torcida). A transparência e a divulgação de informação deve ser feita de outra forma (compliance, divulgação de balanço, canais oficiais, entre outros). A Cidade do GALO é o ambiente de trabalho dos caras (jogadores, comissão, departamento médico e outros), e como tal, deve ser sagrado! Inviolável! Até porque sabemos que os tais setoristas mais atrapalham do que ajudam. Aqueles tempos de Vila Olímpica, com associado batendo bola no mesmo campo que os profissionais treinavam, passou, a vida anda é pra frente. Parabéns à Diretoria por manter a imprensa de fora da Cidade do GALO. SAN

  6. Bom dia a todos. SE vivemos num país que adota a democracia, pq não um clube? Tudo conversa fiada, para esconder aqueles toquinhos de bola dentro de um quadrado. Parecem que só fazem isso, pq não vemos jogadas ensaiadas nos jogos, faltas sendo bem cobradas e o já raro gol de falta.
    Escondem a poeira debaixo do pano para um ano de grande decepção. Canalhice pura.

    Pelo jeito cbFDP ira prejudicar o galo no título de 37. Cmbada de fdp. Para rio e são paulo distribuíram títulos a rodo. Pra nós, arquivaram os documentos. Cretinos.

    Conmebol vai no mesmo caminho. Os canalhas brasileiros flamerda, CUrintia e vagabuindo do parmeira tb.

    SAF A DOOOOSSS.

  7. Bom dia Massa e Guru

    Este negócio de imprensa no CT é mimimi de parte da imprensa que busca nas más notícias e crises, combustível para estar no holofote. Esta por sinal, é a prática comum hoje em dia, do quanto mais notícia ruim, mais se vende.
    E não é só a imprensa, muitos youtubers, com raras exceções (Breno Galante e Fala galo), tb praticam este tipo de artimanha com chamadas garrafais em suas lives.
    O clube está certo de afastar estes urubus, que vivem sobrevoando a área esperando a presa morrer para poderem se degustar.
    No futebol, assim como na política (desculpe Guru) nunca houve transparência e ponto final. Podem berrar, bater os pés e fazer mimimi, que nada vai mudar. A notícia verdadeira do que acontece nos bastidores do clube, somente chegará aos torcedores, se assim o clube desejar, No mais, campo fértil pro fake news!

  8. Prezado,”perguntar não ofende,mas…”
    Vsª deve ter ciência de quê no dia 25/07/22 foi apresentado pelo CAM o código de ética e conduta do programa ético do Clube,até aí tudo bem, louvável até, só que não! O que esperar dos criadores qdo os próprios_do presidente ao ídolo do punho cerrado_ ferem na maior cara dura o art. 6 inciso 5 do tal código? Talvez se nos torcedores nos inteirassemos do que se trata o tal” código de ética e conduta” explicaria o pq de termos essa temporada me#D@ e o afastamento dos setoristas nas instalações da CdG! Ah! Até o campo do GALO entrou na roda, como se diz por aí e nesse caso específico e outros em quê os interesses da INSTITUIÇÃO são colocados de lado, se “perguntar,ofende”… á muitos, meu caro Galista!
    Por enquanto: Saudações Atleticanas

  9. Bom dia !
    O Galo teve setorista até a até 2020 e não ganhava o Brasileiro, voltou a ganhar sem a presença deles e time que está vencendo não se mexe. Além do mais os caras dão prejuízo no café e pão de queijo, tem uns pé frio igual o Roberto Abras que tava uns 50 anos lá dentro- o Roberto Abras recebeu até homenagem, tendo seu nome na sala de imprensa e lembro que no dia da homenagem estava ele vestido com uma camisa azul. Tá fazendo falta não, deixa assim mesmo.
    Antigamente tinha as fofoqueiras oficiais nas cidades, bairros ou prédios- a famosa Candinha da música do Roberto Carlos, a vovó Naná do Jô Soares , o eu aumento mas não invento do Nelson Rubens e por aí vai. Nessa época era difícil se comprovar uma fofoca , o autor quando confrontado negava de pés juntos na Santa, mas hoje, a fakenews tem endereço, a calúnia fica documentada na rede e é mais fácil levar a justiça o criminoso que a pratica.
    Esse Jorge Nicola tem tanta credibilidade quanto o Jaeci Carvalho.

  10. Pois é, o pintor de rodapé admite tudo, menos o principal. E os repórteres frouxos, não têm coragem de perguntar…
    O que passava na cabeça desse pessoal quando contrataram um técnico totalmente desconhecido, que claramente não tinha a menor condição de dirigir um time recém campeão de tudo… sem contar que o cara chamava Turco Mohamed… parece piada.

    E vendo o desempenho do time ir por água a baixo, jogo após jogo, e atuações ridículas contra times infinitamente inferiores ( América, tolima, emelec, América de novo, Cuiabá, Coritiba, etc, etc, etc), ainda esperaram 6 meses para embicudarem a bunda do rolando lero argentino… ou seja, quando já não havia tempo hábil para retomar o rendimento e salvar algo no ano. Quando a vaca já tava atolada até o pescoço…

    Portanto o senhor Caetano, que errou a torto e a direito esse ano, e o senhor rainha da Inglaterra, que deu entrevistas e mais entrevistas elogiando o trabalho do mohamerda( uma clara demonstração do que todos já sabem, ele não entende p… nenhuma de futebol), poderiam parar de dar entrevistas.
    Já não basta ver a merda que tá esse time em campo? Além de ver merda ainda tenho que ouvir merda?

    1. Pois é Sr. Pedro quando Turco deixou o comando técnico o time está com a mesma pontuação do Corinthians em segundo lugar, hoje o técnico que tem um nome “bonito” Cuca já estacionou o time em sétimo lugar. Se liga.

  11. Agora o cara aparece dando dicas de conduta…combater utopicamente fake news…tá sugerindo mordaça, cara pálida? Vamos falar de Galo? Portal Uai é parâmetro de isenção e de verdade? Para com isso!

    1. Roberto, bom dia.

      Primeiro, sugeri apenas um esforço conjunto para defender o Atlético das Fakenews. Segundo, lembrei que o Jorge Nicola citou sua fonte, o diretor Rodrigo Caetano, e que nem o Atlético e nem o dirigente negaram as informações veiculadas pelo jornalista. Terceiro, lembrei também que o mesmo diretor, falando ao Portal Uai, reconheceu a existência de problemas intramuros do Atlético e que o clube cometeu erros. Mais uma vez não houve desmentidos. Quarto, destaquei que ao não desmentir estas notícias o clube confere credibilidade a elas. Quinto, falei que a regulamentação da mídia, tema delicado, polêmico, complexo e nao pacificado merece amplo debate e profunda reflexão. Sexto, reconheci que o Atlético tem razões para continuar impedindo a entrada de setoristas na Cidade do Galo. E por último, defendi o direito de qq. um ser informado e da mídia de informar. Onde está a sugestão de mordaça? E, se não falei do Atlético, falei do quê?

    2. Caro
      Este portal é um antro de noticias ruins do Galo e de enaltecimento de feitos nas marias. Ao que parece eles devem ter orgasmos ao enaltecer o Gorduxo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *