Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Galo joga onde quiser em BH

BLACKOUT 300X250Em que pese as vitórias, previsíveis, de Palmeiras e Flamengo, o Galo continua vivo na competição. Temos a obrigação, como Atleticanos apaixonados, de levar o nosso apoio ao time em todos os jogos que faltam para o encerramento dos dois campeonatos que estão na reta final. Temos chance em ambos, apesar de ter gente na nossa frente, e mesmo que os títulos não aconteçam, estamos encaminhando a nossa quinta participação em Copa Libertadores consecutiva.

Quinta-feira será no Mineirão, local defendido por muitos Atleticanos, cabendo-nos agora a missão de encher o estádio e levar nosso apoio. Se não passar de 40 mil o público, aquele local, a meu juízo, pelo menos para este 2016, ficará inviável. Daí, vai ter de voltar para o Independência, administrado pela BWA.

Digo sobre a concessionária que venceu a concorrência pública do governo mineiro para tal finalidade, pois um dos presidentes de plantão do América, um conhecido boquirroto parlamentar, andou conversando fiado no final de semana. Disse o dublê de deputado e dirigente que iria proibir o Galo de atuar na Catedral do Horto.

estádio mineirão 02
Fotos: UAI/EM

Ora, caros Atleticanos (me dirijo ao nosso Torcedor e jamais a um falastrão), se o Galo optasse por deixar de utilizar aquele local, a Arena Independência estaria fadada à insolvência. Sem me estender muito sobre o assunto e até mesmo sem ter números, posso afirmar que o Horto sem o Galo é inviável. Se o local ficar por conta dos jogos só do América, com seus poucos mais de 500 torcedores fiéis, a receita não garante sequer o custeio e manutenção da Arena. Portanto, o boquirroto está vomitando asneira e sabe muito bem disso. Quem o conhece, sabe que ele fala para depois se desculpar, explicar, dizer e desdizer.

Galo e Coelho, que já foi chamado de o “clássico das multidões”, atualmente só tem torcedor do lado de cá. A incompetência de décadas encolheu o tradicional time de Belo Horizonte. Apesar de no passado ter sido o clássico mineiro, o Atleticano sempre cultivou certa sensibilidade com o antigo rival, mas o americano nutre e demonstra ódio com o nosso time e Torcedores. Taí o resultado disso, segunda divisão à vista. Breve série C, D e assim por diante.

Tenho um caso pessoal, que durante o recesso vou contar aos leitores. Foi quando o América foi rebaixado para a segunda divisão do Campeonato Mineiro e ocorreu na minha Araxá. Quase todos os envolvidos ainda permanecem no mando do time americano. Aliás, diga-se, só o Galo em Minas Gerais nunca disputou a segunda-divisão estadual.

29 thoughts to “O Galo joga onde quiser em BH”

    1. Respeito seu comentario mas 50, 00 o ingresso mais 12 do tropeiro 5 da agua x3, mais transporte passa dos 100 fácil, o pessoal que pode pagar pede, mas a crise está impossibilitando o povo de ir, o anel superior poderia ser mais em conta para dar para levar a família, mas tá o mesmo preço, aí complica

  1. Estou naquele momento em que me encontrei pós primeiras partidas de mata mata libertas 2013, onde não tinha condições psíquicas de ler, ouvir, assistir qualquer coisa relacionada ao galo ou futebol, um estado de pura expectativa onde nada do que for elocubrado, esmiuçado, discutido vai fazer alguma diferença. (Sem desmerecer o trabalho do blogueiro, questão pessoal mesmo)

    Mantive o apoio depois do último empate e antes da partida do palmeiras e flamengo, sabendo que eles venceriam seus confrontos fáceis.

    Não sou velho e nem menino, já sofri o suficiente com o galo pra saber quando não podemos esperar mais nada, mas nada será o suficiente pra deixar o cinismo impedir de sonhar e acreditar quando temos chances e capacidade, pq é disso o que vive o torcedor, muito mais que vencer um título.

    Em outras palavras, é muito difícil, mas o galo tem time pra conseguir, e já mostrou naquele momento da arrancada no meio do 1o turno que é capaz.Flamengo e Palmeiras tem pelo menos 3 jogos muito complicados e é essa a diferença que precisamos.

    Como já lembraram, a torcida já se mobilizou para times horrorosos contra rebaixamento onde não havia nada de concreto q pudesse indicar q algo mudaria e SEMPRE conseguimos reações grandiosas, sequências dificílimas de vitórias contra times disputando título. Mesmo quando caímos, foram 6 vitórias seguidas e um empate.

    Não me apego ao fato de que o “Galo tem o confronto direto com os 2 times em Minas e portanto tem a chance de vencer” como gosta de falar a imprensa inimiga. Quando o certo seria dizer, se o galo já venceu o líder Palmeiras em casa, é capaz de qualquer resultado.

  2. Temos que parar com essa palhaçada de chamar jogo contra o américa de clássico. Clássico nada! É jogo do GALO, time grande contra um time nanico, sem expressão alguma. Damos muita moral pra esses manés, temos que tratar como faz o resto do brasil (como time pequeno que são) e passar o trator. O que eles fizeram foi antiético, imoral e prejudicou a competição esportiva, pois favoreceu um clube que briga pelo título (palmeiras) em detrimento de outros. Nunca considerei jogo contra o américa como clássico, pra mim é a mesma coisa que jogar contra tupi, democrata, rio branco de andradas. Finalizando, acho que o GALO tem que jogar todos os jogos a partir de agora no Horto, fazer pressão nos adversários. Independência com 20 mil faz mais pressão que Mineirão com 60 mil. Pra resolver essa questão, basta perguntar pra qualquer adversário em qual estádio prefere enfrentar o GALO. Garanto que 100% preferirão o Mineirão, por isso escolhamos o Independência. SAN

  3. Sem título, sem patrimônio e sem estádio? Além de burros são cegos e surdos. Passa lá no Diamond e no CT pra babar um pouco. Boquirroto idiota igual o presidente acéfalo.

  4. Caro rabino. Estou contigo e não abro! Um verdadeiro boquirroto de segunda divisão, um deputadozinho do baixo clero. Diga a ele que o time dele é apenas o SÍNDICO do Independência, que o verdadeiro dono daquele campo é o GALO, desde a inauguração nos anos 50. O GALO é que põe dinheiro lá, porque se dependender dos 797 seguidores deles….. A turma da segunda divisão passou uma rasteira nos herdeiros do Sete de Setembro Futebol Clube e conseguiu um registro fraudulento, que ninguém consegue explicar como passaram a mão no patrimônio alheio. Pergunte ao representante do baixo clero da AL quanto eles pagaram e a quem pagaram para ficarem com o Independência.

    O verdadeiro dono do Independência é aquele que tem história lá, não um timeco que está enxovalhando o Campeonato Brasileiro.

    O Boquirroto disse logo após o GALO “entregar” o Campeonato Mineiro para eles (porque eles não tinham time para vencer, caso o GALO tivesse levado a sério o Mineiro), que o timeco deles era candidato ao título do Brasileiro. Rabino, pesquise no noticiário esportivo de meses atrás e vai deparar com essa declaração do “baixo clero”. Eles estão na lanterna desde a primeira rodada e encerrarão lá! Se o GALO deixar de jogar no Independência aquilo lá vai às ruínas!! Que o GALO entre em campo quinta-feira com sangue nas veias e aplique uma goleada histórica neles….

  5. Amigos, eu como atleticano não gostei do América ter vendido o mando de campo e muito menos das declarações do presidente americano. mas acho que esta discussão não vai levar a mais nada. e tenho receio que estas discussões paralelas Galo X Coelho , justo na véspera deste jogo, possa desviar o Atlético do foco do título. portanto, com esta discussão, quem tem a perder somos nós Atleticanos porque o América já está praticamente rebaixado (99% de chances segundo a UFMG)

  6. Dudu e amiGALOS ,saudações Atleticanas ! Caso os resultados dos últimos nove jogos – referindo-me aos três primeiros colocados – do turno se repetirem no returno ,GALO será CAMpeão dessa bagaça e será o que vai acontecer . Qto ao micróbio verde, quem acompanha o Blog do Chico Maia irá ver um – coisa rara de se ver – americano consciente e revoltadíssimo – por se sentir lesado – com a diretoria medíocre do seu time .A meu juízo esta venda de mando foi uma boa para o micróbio verde , pois, evitou fazer seus 20 e poucos sofredores passarem mais um vexame dentro de casa.Enquanto essa agremiação minúscula e inexpressiva não consegue levar mais que uma kombi em seus jogos estando na divisão principal do futebol tupiniquim,o Fortaleza ontem meteu mais de 63 mil pagantes no estádio em um jogo da série C . Se eu fosse o Krusty , levava nossos jogos para o Ipatingão ,Marião ,Arena do Jacaré ,campo do frimiza etc … . Não havendo o repasse de bilheteria, ajudaria a fechar a tampa do caixão deste micróbio inexpressivo, e ainda mandaria um dos quinhentos diretores daqla casa da mãe Joana se ph … . Como disse Hermann Hesse :_ ” O pequeno vê no maior apenas o que um pequeno é capaz de perceber .” SAN

  7. Eduardo Paula, vai chorar suas pitangas lá colo do Alencar! Não precisa desejar o pior para o Mequinha, pois ele já faz parte das piores coisas de Minas. Quando seu time ao menos pleitear uma vaga na Libertadores, você volta aqui, fora isso, vá recolher os cacos do Mequinha. Em breve, muito em breve vamos deixar o independência só pra vocês, e aí veremos o que acontecerá com o estádio construído e reformado com dinheiro público. Prepara que a série D está de braços abertos esperando por esse coelhinho safado.

  8. Concordo, nobre blogueiro. Com seus valorosos 500 pagantes por jogo, isso em boa fase, o time que se diz dono do Independência (pra mim sempre será o Campo do Sete) não consegue manter o estádio. Têm é que agradecer a Deus pelo fato de o Galo jogar lá.

  9. Caro Eduardo Paula, como você pode falar em falta de respeito, se no final do seu comentário é exatamente isso que você faz??? Sou atleticano e por muito tempo eu torcia pro América “crescer” de novo e ocupar uma posição digna no cenário nacional. Mas hoje, eu quero é mais que se exploda. Realmente o Galo jogou série B, mas soube renascer e hoje briga por títulos. Hoje somos campeões da Libertadores, título que sempre pareceu distante e hoje brigamos na cabeça. Abaixa sua bola, não se paga na mesma moeda, ainda mais que a sua moeda, vale muito pouco. Se o Galo sair do horto, o coelho tá morto.

  10. Filho eu não ia da as idéia não , mais vou da as idéia ! Pra você querer falar de alguém você tem que ser melhor que o próprio, quem é América parceiro ? Seu time só tem campeonato mineiro , nem série B tem direito , galo joga ONDE QUISER em bh , dá uma segurada aí que o sampaio correa tem média de público melhor que a de vocês , sobre o independência galo trata é com a BWA se não fosse o atlético esses estádio já tinha falido a tempos , se o galo parar de jogar lá vocês é que ficaram sem lugar pra jogar , ou você acha que seus 500 torcedores vão dar conta de manter o estádio ? Quando seu time tiver torcida você vem bostejar aqui na Internet . Como você disse ali ” clube sem patrimônio , sem título e sem estádio ” ( melhor ct do país , libertadores , copa do Brasil , recopa , campeonato brasileiro SÉRIE A , maior campeão mineiro ) vcs são apenas 10 vezes campeão mineiro … abraço aí turista da série A !

  11. A verdade caro Ávila e atleticanos é que o lugar do América não é na primeira divisão e nem na segunda (talvez na terceira ou na quarta)… Não tem time, não tem torcida, não tem diretoria e não tem estáEdio… Pois quando cederam o Independência ao Estado em troca das reformas abriram mão da posse por 20 anos, até lá não podem fazer nada…. O Estado por sua vez cedeu o estádio à BWA para que ela o administrasse e esta firmou contrato com o Galo…. Quem sustenta aqui lá é o Galo, sem ele o estádio não tem como se manter, nenhum show é realizado lá (a não ser os jogos do Galo), a torcida do América é pífia e não paga sequer as despesas de manutenção…. Times do Bahia, Ceará, Fortaleza, Goiás, Paysandu, Náutico, Avaí, Londrina e outros tem mais história e torcida que esse time…. Esse arremedo de político e dirigente falou asneira e sabe disso…

  12. Quando eu trabalhava em BH, há muitos anos, um companheiro meu, que era americano vivia repetindo: “vocês vão ver o América é no ano que vem.” Desde então estamos vendo. Tenho pena. Ano passado o estado de Santa Catarina teve quatro times na série A. Aqui em MG é sempre a dupla do barulho. Escrevam: enquanto o estádio do Galo for o Independência, não vamos deixar de ser timeco. E agora, pior: time que usa Rivotril para jogar é sempre candidato ao fracasso.

  13. Como uma pessoa sem cultura pode ser colunista do Estado de Minas. Falar do Alencar é fácil, pior é agir como ele. Você não tem o mínimo de dignidade para falar mal e criticar o América como também está fazendo. Falta-lhe respeito com a paixão dos outros. Se somos poucos ainda assim o somos. Para quem já esteve na segunda divisão desejar série C ou D para os outros é fácil. Agora para quem tem o que diz ter, que também não é muito, ficar quase cinquenta anos na fila do Brasileiro também não é para qualquer. Vocês atleticanos dizem que são isso ou aquilo, mas no fundo também são um bando de torcedores, sem título, sem patrimônio, sem estádio. Pobres inquilinos sem teto.

    1. Coitado do coelhinho. Sem time, sem torcida. Vendendo mando pra pagar o jantar. Sem o Galo no Indepa, não tem grana pra nada. Tentam rugir como leão. Mas só sai guincho de coelhinho.

    2. Conheço esse chato do america desde a época que ele ficava na porta do colegio monte calvario e sempre foi o cara mais chato e aparecido de BH.

    3. Tadinho do sofredor do mequinha, Libertadores, Copa do Brasil, Recopa, Brasileiro mesmo que de 71 não dá nem pra discutir com sofredor do mequinha, futura Lusa, quem viver verá.

    4. Nunca saberei quem é menor, se a formiga, o américa ou o americano. Mas sei que o terceiro não existe. Se acha dono de BH mas não tem competência nem pra ganhar licitação e administrar um estádio que dizem ser deles mas que não é. Vive de favores de políticos municipais e estaduais. Frustrados por serem um nada no futebol brasileiro. Sempre na aba do Atlético, já que não tem nem 50000 reais por mês. E alguns dizem que é o Galo que não tem título nem patrimônio. Visitantes da serie a de 20 em 20 anos, que só ganham títulos quando aparece um aguirre da vida pra facilitar. Resumindo: time lixo, que nunca deveria existir. Uma ……

    5. Eduardo, daqui de Portugal não sei o que é pior um paspalho dirigente dizer coisas que não domina ou um paspalho torcedor defender um dirigente quem não respeita o esforços de seus atletas e vende o mando de campo. Pense Eduardo Paula, se o seu tal dirigentizinho de um time de merda fosse sério, cederia o espaço para torcida de times grandes ocuparem, pois contra Atlético e o time da parte gelada da lagoa, esse dirigentizinho limita o acesso da torcida. Time pequeno, diretoria medíocre e torcida desrespeitada. Pelo tamanho da torcida do América o dirigentizinho deveria ter colocado uma cláusula na venda do mando de campo que a torcida do América deveria ter sido levada a Londrina de avião, afinal poderiam ter usado o 14 Bis utilizado na abertura das olimpíadas , acho que mesmo assim sobraria lugar. Só para frisar a torcida do América é impar é a única torcida saudada pelo time, é mais fácil decorar o nome dos torcedores do que do plantel do Mequinnnnnnnnnha.

    6. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK tá revoltadinho o motorista da Kombi… O Indepa é nosso e se chorar muito, a gente pega aquele CT decadente só pra emprestar pro Frigoarnaldo treinar kkkkk

  14. Bom dia Eduardo. Esses dirigente do mequinha é simplesmente ridículo, pena que os ingressos para o jogo de quinta já estão sendo vendidos, pois tinha que fazer igual ao primeiro turno, ingresso super barato pra MASSA e ingressos caos para a torcidinha deles. Estava em BH nesse final de semana, e no sábado de manhã levei minha filha para a loja do GALO e simplesmente fechado, é BRINCADEIRA viu, ela ficou decepcionada e só tem 2 anos, ai o jeito foi levar ela no mercado para ver os bichos la,rsrs. Uma sugestão, o Nepomuceno tinha que fazer um acordo com os jogadores para o jogo contra o mequinha, cada gol que o GALO fizer 3 mil reais a mais de bicho, temos que golear esse timinho de no mínimo 5 gols de diferença. Abraços e AQUI É SÓ GALO

  15. Boa tarde. Sem clubismo, todos sabemos que o time do outro lado da lagoa não foi rebaixado em 1925.Nos anos 20 ainda não havia a organização federativa de hoje onde a CBF administra o futebol brasileiro e recebe a filiação das Federações estaduais, sendo uma por Estado.

    Ademais, naquela época o futebol era amador, eis que a profissionalização teve início nos anos 30.

    No período dito amador existiram vários torneios considerados precursores do Campeonato Mineiro, como a Taça Bueno Brandão de 1914, organizada pela Liga Mineira de Desportos Terrestres (LMDT)

    Os primeiros campeonatos mineiros (a partir de 1915) eram amadores e disputados apenas por times de Belo Horizonte, por essa razão eram torneio da cidade.

    Oficialmente, o futebol mineiro de profissionalizou em 1933.

    Em 1926 houve dois campeonatos, organizados por duas ligas distintas e independentes.

    O Atlético venceu o campeonato da Liga Mineira de Desportos Terrestres, considerada oficial e precursora da atual FMF e o Palestra Itália (Cruzeiro) venceu o campeonato da Associação Mineira de Esportes Terrestres (AMET).

    Há duas versões para a saída do Cruzeiro da LMDT.

    Segundo uma teoria, este rompimento teria se dado por opção do Cruzeiro em virtude do descontentamento com a crescente profissionalização da Liga Mineira de Desportos Terrestres.

    Segundo a outra versão, o Cruzeiro teria sido expulso da LMDT por tê-la desobedecido e disputado um amistoso na cidade de São Paulo contra o Caçapavense.

    Imprescindível destacar que, em 1925, o Cruzeiro, então Palestra Itália, foi vice-campeão mineiro.

    Assim, independente da versão, o Cruzeiro não foi rebaixado em 1925 e não disputou a segunda divisão do Campeonato Mineiro de 1926, o que houve foi, durante a época do amadorismo, uma dissidência e a criação de competição paralela.

    1. E o pior, é que até um cara que é responsável por um Blog, um representante da sua Torcida que deveria pelo menos passar um pouco mais de lucidez, escreve mentiras repetidas vezes na intenção de iludir ainda mais o seu já sofrido colega Torcedor, ou então achando que de tanto repetir, possa virar verdade… rsrs Em MG, todos sabem quem tem a verdadeira mancha da s e g u n d o n a !!! rs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *