Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo apertado é que canta

BLACKOUT 300X250O título é inspirado num ditado popular que diz que “carro apertado é que canta”. Muitos não sabem, mas a origem desse dito vem dos tempos em que a produção agrícola brasileira era transportada em carros de boi. Eu tive o privilégio, pela minha longevidade, de conhecer e até andar atrás deles. Sou do interior e meu pai era um pequeno produtor rural. Nasceu a expressão, pois no carro de boi cheio e pesado com os grãos, as rodas – de madeira – ficavam apertadas e começavam a ranger como se estivessem cantando.

Nossa origem rural, negada por aqueles que se vêem urbanos, é orgulho e base de muito de nossas riquezas, tanto produtiva quanto cultural, principalmente. Essa frase, dita por muita gente que desconhece sua origem, é repetida naquelas ocasiões de dificuldades e aperto de toda ordem e em que apelamos para a reclamação e pedido de ajuda. Pois bem, o Galo chegou à condição de pedir ajuda aos céus, nesta reta final, para buscar a primeira colocação.

Não sendo o título, ser segundo ou terceiro, considerando classificação para a Copa Libertadores é indiferente. As sete vagas brasileiras serão para o campeão da Copa Brasil e os três primeiros colocados do Brasileiro. Do quarto ao sexto entram naquela fase classificatória. Como, historicamente, estes momentos de aperto sempre levam o Galo a espetaculares reações, mantenho daqui minha ponta de esperança.

Recentemente mesmo, quando naquela Copa do Brasil de 2014 perdemos para Corinthians e Flamengo os jogos de ida por dois a zero, promovemos as viradas épicas e antológicas nas partidas de volta. Todos nós lembramos que em ambos os jogos ainda saímos perdendo por um gol e viramos em cima dos dois times mais protegidos do futebol brasileiro. Tanto o carioca quanto o paulista sempre gozaram das benesses da CBF e da TV que paga a ambos valores astronômicos, provocando a “espanholização” do futebol brasileiro.

E é com esse espírito de reação, com esse aperto que já provocou viradas inesperadas e pegando de surpresa os malfeitores deste esporte no Brasil, que o Galo deverá encarar as partidas que nos restam. Serão nove pelo Campeonato Brasileiro e cinco pela Copa do Brasil, admitindo que vamos passar das próximas fases.

fila Atleticano
Fotos: UAI/EM

Para tanto, uma coisa é fundamental: a união da arquibancada e o gramado. Caberá ao treinador Marcelo Oliveira e a todo o comando Atleticano – desde o presidente até o mais simples funcionário do Centro de Treinamento e da sede – motivar os jogadores para a missão de vencer, vencer, vencer. Já, nós que ficamos nas cadeiras, temos de lotar todos os jogos do Galo em Belo Horizonte. Nas partidas fora, como temos Atleticanos em todos os cantos do planeta, caberá ao Torcedor que mora em cada praça também esgotar as vagas disponíveis ao nosso espaço.

Hoje, segunda-feira, 10 de setembro, começam as vendas para o jogo da próxima quinta frente ao América, este mesmo que vendeu o mando de campo para atender aos interesses de nossos adversários. Não cabe a nós julgarmos essa iniciativa, mas isso não nos impede de manifestar a opinião de que time que adota este comportamento merece ser banido das competições. Uma medida dessa natureza tem de constar do regulamento da competição e seria saudável aos princípios morais e éticos que se levantasse essa bandeira. Com certeza, a CBF, a TV e a maioria dos times do eixo Rio-São Paulo irão se opor. Interessa a eles é exatamente comportamento como esse do Coelho. A própria CBF, ao longo de sua história, já patrocinou atitude similar e até pior do que a venda de mando de campo.

Como é triste a realidade do futebol brasileiro, manchado por vexames e denúncias. Cabe ao Galo agora fazer a sua parte. Torcedores, jogadores e todos os envolvidos devem cerrar fileiras em busca do mesmo objetivo. Lembrando que um dos movimentos mais interessantes na história recente Atleticana foi o “105”, que sugeria motivar o time até o apito final de cada partida. Agora temos de fazer algo semelhante. Apoiar incondicionalmente. Qualquer reclamação, de qualquer natureza, só ao final das duas competições. Estamos vivos em ambas!

10 thoughts to “Galo apertado é que canta”

  1. Eduardo, sigo acreditando, mas creio que o mais fácil seria o Galo se concentrar na Copa do Brasil, estaremos na Libertadores 2017, pela quinta vez consecutivamente participaremos do maior torneio do continente , algo inimaginável antes das recentes administrações do CAM, se hoje criticamos por não ganharmos tudo, na história recente alegrávamos com os pontos suficientes para disputar a série A do ano seguinte. Hoje vivemos com a alegria dos anos de 1970 e 1980, poucos de nós sabem o que é isso.

  2. O Alencar andou falando besteiras, tendo em vista que o time dele deve ter uma situação financeira superior ao Real Madrid e o Barça. Caso o Galo deixe de jogar no Independência o Mecão com publico de 5500 vitimas por jogo terá condições de manter o estádio? Ditado: quem fala demais dà bom dia a cavalo, não é Alencar?

  3. focar na copa do brasil ..esse campeonato desgraçado que desde de 1971 não consegue ganhar ..seja por incompetência ou por morosidade geral dos envolvidos no negócio ..já era ! acabou ! que o time e o técnico sejam humildes o suficiente para saber que estão com muitos jogadores no DM e que o começo do campeonato foi ridículo …agora essa copa do brasil …essa sim tem muitas chances …se entrar com garra e foco ..leva de novo ! saudações !

  4. Sou galo, e tinha um carinho enorme pelo mequinha, tinha…não tenho mais, agora é olho por olho e dente por dente. Tenho camisa, que vou doar, já fui em diversos jogos do América, principalmente aquela época de série B, C…agora devo passar um bom tempo sem frequentar o Horto em jogos do América, pois agora esse time de tradição se igualou a tantos outros clubes pequenos ou de empresas, assim começa o declínio…

  5. Agora o campeonato volta a seu curso normal, com os nossos concorrentes encarando equipes mais qualificadas teremos certamente mais força pra secar e consequentemente para torcer. tenhamos fé o Galo tem que manter a pegada. Grande abraço!!!

  6. Caro Eduardo, apesar de nos agarrarmos a essa ponta de esperança, não dependemos apenas dos nossos esforços. Palmeiras abriu 7 pontos e com exceção do confronto contra o Santos na Vila e o confronto direto com o Galo em BH, não vejo outro adversário em condições de tirar pontos do alvi verde. Claro que futebol está longe de ser um esporte lógico, já vimos muitas coisas acontecerem, mas mesmo que o clube paulista perca pontos, nosso Galo precisaria vencer todas e não somente as partidas em BH. Infelizmente o time não conseguiu conquistar a confiança do torcedor, fato são os jogos com público muito inferior ao que o clube sempre levou ao estádio. A esperança continua, sempre.
    Mudando de assunto, nossa diretoria deveria romper o contrato com a BWA e chutar a bunda do Melequinha, o babaca do Alencar vive botando banca e ninguém da diretoria coloca esse cara no seu devido lugar. O independência quebra sem os jogos do Galo, voltará a ser aquele estádio sem vergonha antes da reforma com dinheiro público. Se não tinha motivos para abandonar o horto, agora temos de sobra, time da grandeza do Atlético não pode mandar jogos num estádio acanhado como aquele. Adeus Horto, valeu, foi bom, adeus!!!

    1. Amigo Raul… Acredito q Palmeiras e Flamengo perderão sim, pontos para times q terão pela frente… Inter, Botafogo por exemplo, são times q confio q tirarão pontos dos 2! Cabe a nós, estarmos presentes nos estádios, somando à MASSA e incentivando sempre. abss

  7. Eduardo, bom dia! Infelizmente, o deslize contra o Fluminense nos custou caro demais, vamos seguir nesta fila de décadas sem ganhar o brasileiro, os times da ponta não vão bobear como fizemos, mesmo que o Galo ganhe do Palmeiras e do Flamengo, ainda assim, estaremos 4 pontos atrás do lider. Agora é amargar esta situação, mesmo sabendo que temos um elenco robusto e caro, mas não temos um técnico que consiga extrair todo o pontecial do time. Veja o que o Cuca fez no Palmeiras, que com o MO não ganhava de ninguém e agora tem consistência, apesar de ser o mesmo elenco e bem mais fraco que o do Galo. Agora é focar na Copa do Brasil se quisermos ganhar alguma coisa este ano. Abs.

  8. Bom dia, xará! A luta continua, só termina quando acaba, outro belo dito popular. Seguimos na batalha!
    Quanto ao coelhinho, só agiu da única forma que sabe agir, por instinto mesmo: se acoelhando. Time pequeno é assim.

  9. muito bem postado amigo: as nossas origens são as nossa raízes. sem raízes a árvore tomba quando vem a ventania. e o nosso povo é de origem rural. quem não teve um pai ou avô ou bisavô que morava no meio rural ? quanto ao final de semana eu sequei no sábado e depois sequei no domingo. mas nada deu certo. Quanto ao coelhinho desmamado, como dizem os amigos do alterosa Esporte, chegou a hora de dar a resposta em campo por aquilo que eles fizeram de vender o mando de campo. e o presidente deles aina teve a petulância de ameçar nos despejar do Horto. aqui continuamos nessa corrente para o galo. bandeira na janela é colocada dois dias antes do jogo , sempre neste ritual. a gente agora se reune com o casal vizinho e abre um vinho, salgadinhos e curtimos uma hidromassagem pra relaxar depois do jogo e rever os lances. muito bom essa amizade atleticana recente que só quem tem paixão pelo galo comunga junto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.