Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

“O futuro do Galo será muito maior que o seu passado”

O título de hoje é um comentário do amigo Rogério Perez, que tive a felicidade de reencontrar na segunda-feira. Meu chefe de redação, dos tempos de Hoje em Dia, conseguia em suas colunas a imparcialidade que sempre recusei. Pois que, na visita ao amiGalo (nessa entreguei ele) pude ouvir essa linda e estimulante pérola.

Perão, como poucos jornalistas que cobriram futebol, inclusive Copa do Mundo, tem autoridade para essa previsão. E, confesso, como não tenho isenção, saí de lá ainda mais entusiasmado para a nossa estreia hoje – como visitante e frente ao Tolima da Colômbia – por outro ano impecável como tem sido os últimos tempos do Galo.

Dito isso, vamos à expectativa da Massa – aliada ao que El Turco poderá mostrar com seus comandados – na abertura da Libertadores de 2022. Antes, porém, um registro que sempre insisto, a oitava participação do Galo nos últimos 10 anos. E, sem deixar de reafirmar que nas seis últimas competições vencemos cinco (dois mineiros, um Brasileiro, uma Copa do Brasil, uma Supercopa), tendo faltado exatamente essa Libertadores que avançamos até as semifinais.

Ao ver os relacionados para a viagem, com as ausências de Rever, Zaracho e Vargas, imagino o time escalado com Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair e Nacho; Ademir, Hulk e Keno. E, entre os que já estão na Colômbia, ainda teríamos as opções de Godín, para a zaga; Otávio e Borrero, no meio campo; Savarino, ataque, ainda Rafael, Matheus Mendes. Rubens, Guga, Igor Rabello, Calebe, Tchê Tchê, Fábio Gomes e Sasha. Que elenco!

Um bom resultado hoje nessa estreia será fundamental para a sequência, pois os melhores colocados em cada chave – especialmente o primeiro geral – sempre decidem em casa. Foi assim em 2013, quando conquistamos o troféu de melhor time das Américas. Ano passado, com o regulamento alterado e onde apenas a finalíssima é disputada em jogo único, decidimos em casa até o empate com gols frente ao Palmeiras que nos tirou da decisão.

Para esse ano, o critério de gol fora foi abolido. Então é vencer e tentar, mais uma vez, a primeira colocação geral. A tabela prevê o Galo duas vezes fora de Belo Horizonte no primeiro turno da fase de grupos, atuando como mandante com o América. Isso significa que no segundo turno, vamos receber Tolima e Del Vale, e atuando como visitante frente ao mesmo coelho. Serão quatro jogos em BH, sendo que os três últimos estão nessa relação.

Não estou, com isso, sugerindo que a tabela nos brinda com facilidades. Libertadores só tem jogos pegados, seja em casa ou fora, os times da América do Sul são cascudos e temos de impor o nosso melhor futebol. Foi assim no ano da conquista e – embora eliminados nas semifinais do ano passado – nosso time brilhou nessa competição e em todas as que esteve participou e ganhou.

E, não tenham dúvidas, será assim hoje à noite em território do adversário. Comprometimento, dedicação, doação não iram faltar aos nossos profissionais, sejam eles do elenco ou da comissão técnica. Se não atrapalharem, como já ocorreu, somos candidatíssimos ao título de Rei das Américas.

Pois é, que sejam proféticas as palavras do Rogério Perez. Eu acredito nele, Perão, e também na direção Atleticana. Sérgio, que costumo registrar que assina Coelho, mas é Galo Doido, sabe o exato tamanho da nossa capacidade e possibilidades de títulos. Tem sido assim, desde que assumiu. Poucas e com custo baixo as pontuais contratações. Temos, indubitavelmente, o melhor elenco do Brasil.” O futuro do Galo será muito maior que o seu passado”

Que assim seja, porque aqui é Gaaalooo, po##@!

19 thoughts to ““O futuro do Galo será muito maior que o seu passado””

  1. Godin falou algo importantíssimo qnd chegou ao Galo: o foco principal do time tem que ser o campeonato Brasileiro. Sempre. Isso pq as copas vem a reboque do desempenho na liga nacional. Vide o q ocorreu ano passado: focamos no Brasileiro, consequentemente CB e Liberta caminharam juntas (como algo até natural). Fora isso, as copas são mata-mata, e num jogo infeliz, tudo vai por água abaixo (vide o jogo com o palmeiras). Além disso, a liberta sao 13 jogos, contra 38 do brasileiro (se vc priorizar aquela, vai levar em banho maria o maior torneio do país ). Nao pode ser prioridade. Que todos no clube tenham essa consciência do uruguaio, e importante q o blogueiro e demais comentaristas deixem isso bem claro para o clube em seus diversos artigos durante o ano (e eles lêem tudo). Façamos nossa parte para tornar o Galo mais forte.

  2. boa tarde Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. começa a caminhada do galo a libertadores. jogo muito difícil, altitude. etc.esta equipe do Tolima esta em segundo lugar no campeonato local que o galo abre o olho. que EL turco não inventar é junior Alonso e Nathan silva de titulares nada de Godin aposentado e se puder nacho só no segundo tempo. vai galooooooooo.

  3. Boa tarde! Deuses a nosso favor, mais uma vez!! O entregador de paçoca, zagueiro alavanca não viajou, graças!!!! O cara conseguiu perder absolutamente todas as bolas pelo alto domingo e graças ao Salvador Hulk, fomos campeões, ele ainda saiu como protagonista, errou quase tudo, saídas de bola então, horrível! Hora boa também pro Turco mostrar serviço, perdeu uma enorme chance de testar o Castilho, Vitor Mendes, Neto, Sávio, Calebe, e até mesmo o Rubens, que somente teve chances porque os “medalhas” ficaram indisponíveis; sei que minha opinião vai contra a maioria, mas tbm sei que isto é sintoma do “ganhou, tá tudo ótimo”,….percebo que nosso super “herói” caminha a passos muito largos pra se tornar o maior jogador da história centenária do CAM, mesmo desagradando as nostalgias, em números, já é em apenas 15 meses de clube; continuo aguardando não dependermos da “Hulk-dependência” que ainda persiste como tbm ocorreu em 80% de 2021. VAMOS GALO, CANTA ALTO!!

  4. Bom dia!
    Uma pena não podermos contar com Zaracho e Vargas hoje à noite. Que Nacho seja o do River Plate e o Hulk o do Galo!

  5. Bom dia xará e amigalos!
    GALO está preparado e determinado a começar bem a Libertadores 2022. Temos um elenco qualificado e experiente. Teremos sem dúvida uma bela exibição e o começo da longa caminhada até a GLÓRIA ETERNA!!!!!!!!!!!! Quem venham os colombianos! Aqui temos HULK!HULK!HULK!

  6. Bom dia Amigalos…. só pra lembrar…. essa é a 13ª participação do Galo na Libertadores…13 é Galo!!!! Sigamos…. acreditando…. Abraço a todos e que venha a 1ª vitória internacional dessa temporada….

  7. Bom dia, prezados Atleticanos

    Que se abram os portões da América para o Galo.

    O Tolima é tido, pelos pesquisadores atualizados, como o time que vai dar mais trabalho pro Galo e Coelho. Disputará com o Coelho, o 2º lugar deste grupo, segundo os entendidos.

    Ao contrário do que eu imaginava, o Dell Vale é o candidato à lanterna, por estar numa fase ruim.

    Começa nossa caminhada para corrigir a decepção do ano passado, quando fomos eliminados invictos pelo regulamento que não existe mais (acabou o gol qualificado fora de casa).

    Que Hulk e seus 10 companheiros guerreiros possam nos trazer a alegria da vitória nesta noite. Ganhar fora, Gaaloôôô!

  8. Bom dia! Que sirva de lição para a partida de hoje a estreia dos Brasileiros ontem, resultado ruim de um e desempenho pífio (apesar da vitória e empate fora) dos outros. Libertadores não é Campeonato Mineiro, o nível de exigência é superior, é “faca nos dentes” o tempo todo, independente do adversário. O Galo é um Time experiente, não é estreante na competição e a manutenção de quase todo o Elenco é algo muito positivo, porque o entrosamento entre os jogadores já está concretizado e isso é um fator essencial em qualquer disputa. Como em toda estreia, não acredito em um jogo fácil, mas o Time Atleticano tem plena capacidade para obter um bom resultado. Se por ventura não jogar bem (o que, sinceramente, não esperamos!!!), que ao menos contabilize pontos, pois, nesse tipo de competição isso é primordial.

  9. Bom dia, todos! Apesar de nós, atleticanos, termos assuntos mais importantes para falar, inclusive da nossa estreia hoje, queria perder um pouco do nosso tempo para perguntar alguém aí da capital se conhecem um “jornalista” chamado Diego Garcia? Pois esse rapaz postou ontem uma matéria totalmente tendenciosa no portal UOl. Na maior cara de pau falou sobre embargos que o Galo vem sofrendo por parte do empresario André Cury. Tudo bem que isso é verdade, mas da forma que foi escrita o Galo deve mais de 300 milhões de reais para o empresario e suas contas estão todas bloqueadas. Claro, os torcedores rivais foram a loucura com a notícia. Alguém precisa tomar medidas contra esses caras que querem de toda forma tumultuar o ambiente do nosso time. Sou radicalmente contra a violência, mas se esse BBC for mesmo de BH alguém precisa dar uma enquadrada, não física, nele.

    1. Só para seu conhecimento, esse empresário, ATRAVÉS DE AÇÕES JUDICIAIS LÍCITAS, tem dado seguias entubadas no Atlético, todas elas por falta de pagamento por serviços prestados amparados por CONTRATOS ASSINADOS COM O CLUBE. O montante já chega próximo de R$ 90 milhões. Se a notícia é ruim, mate o mensageiro… chega logo, 2023!!!!!

      1. Complementando, a culpa é do próprio clube que ao invés de esclarecer o montante que deve logo, fica postergando dando munição pro falatório. Não é possível que passados mais de tr~es meses ainda não temos este valor.
        Chama o cara e negocia logo. Parece que é isso que a diretoria anunciou esta semana.

  10. Prezado D’Ávila,

    Desta vez vou discordar de você e do “Perão”:

    “O futuro do Galo será muito maior que o seu passado”.

    Somente se consolida um belo futuro, com base em passado maravilhoso, sem essa premissa, esqueça…
    E o passado do Galão da Massa, é incontestável e de dar inveja, onde, “seu maior patrimônio são os Atleticanos(as)”…
    É verdade que conseguimos muitas e, projeções de outras agora, mas isso, é só um detalhe, que passamos a reconsiderar…

    Portanto, nós fomos, somos e seremos, uma grande nação de apaixonados por um clube que teve, tem e terá muita história no futebol mundial, em belas páginas em preto e branco.

    Saudações.

    “somente sendo um pra saber”!

  11. Bom dia!!!

    O Time do Tolima:

    O Tolima, jogando nos seus domínios, sempre se mostrou um adversário colombiano indigesto: nunca perdeu em casa para times brasileiros.

    Um dos problemas é a viagem para o interior da Colômbia. A do Galo, entre voo e ônibus, durou quase 12 horas noturnas.

    No planejamento talvez isso tenha sido um erro. Melhor seria que a viagem ocorresse durante o dia pelo desgaste imposto aos atletas pela noite indormida pela viagem.

    Tecnicamente, o Tolima foi, a exemplo do Galo no Brasil, o melhor time colombiano na temporada passada.

    Na presente temporada, o Tolima conquistou a Supercopa da Colômbia e está na segunda colocação do Campeonato Colombiano.

    O Estádio do Tolima é antigo, de 1955, com capacidade para 31.000 espectadores.

    O local da partida é em Ibagué, cidade antiga e produtora de café e tabaco, com 540 mil habitantes.

    O Tolima é um time que gosta de jogar fechado e explorar contra-ataques. Como joga em casa pode ser que avance a marcação, como fez no sábado o CSA-MG, para pressionar a saída de bola do Atlético e dificultar o jogo do Alvinegro, assim como tentar impor o protagonismo da partida.

    O time colombiano pode ter quatro desfalques importantes: dois zagueiros que estão lesionados e outros dois que são dúvidas, também por lesões: o lateral direito e o centroavante.

    A princípio, é uma partida de prognóstico difícil pelo início de temporada e de competição dos dois times.

    Penso que um empate poderá ser um bom resultado. Mas sair da Colômbia com uma vitória seria o melhor dos mundos pela real possibilidade de terminar a primeira fase em primeiro do grupo e de quebra encher de moral os atletas para o início do Brasileirão contra o Internacional no próximo domingo.

    Vamoooo, Galooooooooooooo!!!

  12. Bom dia a todos!
    Hoje começa de fato a temporada do Galo. Todos os jogos anteriores serviram para pegar ritmo, porém, os adversários, com exceção, ao flamengo e América, são de segunda e terceira linha. As pedreiras começam agora nos jogos da libertadores e brasileiro, além da Copa do Brasil, na semana que vem, se não engano.
    Com a ausência do Zaracho gostaria de ver o Calebe ocupando o meio campo ao lado do Alan, Jair e Nacho. Vejo o Calebe como o jogador da base com mais capacidade de retorno financeiro e técnico que o Galo tem. Vale a pena dar mais oportunidades para ele.
    Que venha a vitória, mesmo que no sufoco.

  13. Bom dia Massa e Guru

    Caraca!
    A frase dita pelo Rogério Perez e transcrita aqui pelo nobre Guru, é tão sensacional quanto à tradicional feita pelo saudosos Roberto Drumont : “Se houver uma camisa preta e branca pendurada no varal…”
    São frases como estas e as palavras ditas por Hulk e Rever na preleção do último jogo é que fazem o atleticano ter certeza de que vem coisa boa por aí.
    Mas a estas frases vou ia colocar mais uma dita pela própria Massa:
    “Vamos Galo ganhar libertadores…”
    Que assim seja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *