Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O exemplo do capitão

A atitude do jogador Leonardo Silva, que no dia seguinte à vitória sobre o América se desculpou com o adversário Borges por uma discussão após a partida, não pode deixar de ser registrada pelo blog. No momento do ocorrido, após a partida, confesso que nem percebi o atrito e tampouco o cartão dado pelo juiz. A tensão após aquele péssimo jogo era tanta, que levei um bom tempo para voltar à normalidade. Só soube do fato na coletiva.

Louvável e nada surpreendente a retratação do zagueiro. Embora não conheça o jogador pessoalmente, como todo bom Atleticano, acompanho tudo e sei que Leonardo Silva é um exemplo e liderança no Galo e por onde passou. Percebi durante a partida um lance mais ríspido entre eles. Evidentemente que a minha condição e o momento fizeram com que eu desse razão ao jogador do meu time.

torcida chegando ao mineirão
Fotos: UAI/Superesportes

Mas, para o blogueiro, o genial da atitude do jogador vem de encontro à postagem recente aqui neste espaço Atleticano. No dia do outro clássico, antes da partida, a chamada foi “clássico é festa e não guerra”. Fomos para o jogo e perdemos. Algumas metralhadoras foram disparadas depois do resultado e provocações recebidas através de comentários. Todas diretas para a lixeira, não sem aproveitar as bem humoradas e com ironias inteligentes. Faz parte.

Ao contrário do que alguns poucos imaginam, o futebol é um apaixonante lazer. Gasto horas do meu dia em função do meu Galo, especialmente depois do desafio deste “Canto do Galo”. Sem perder nunca a ternura e o romantismo que o bom debate proporciona. Eventualmente, até alguns que se dizem Atleticanos – nem quero saber a motivação – assanham e ensaiam provocação. Lamento, aqui não terão recibo e tampouco palanque. Queremos e o esforço é no sentido de publicar ao máximo os comentários do leitor, sempre buscando – reafirmo – o bom debate.

Estou usando a postagem desta tarde com este assunto para alertar aos Atleticanos de bem que aqui é e continuará sendo “SÓ Galo”. Não tem espaço para religião, política ou economia, embora o blogueiro tenha sua convicção pessoal em cada um desses campos. Enfim, o que nos une é aquilo que jamais nos separa: a nossa paixão pelo Galo. E o Atleticano, o real e verdadeiro desportista do lado bom da lagoa, é como Leonardo Silva. Podemos errar, mas sabemos pedir desculpas e perdoar. Até dos não-Atleticanos.

Jamais incitar à violência.

“Vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal. Lutar, lutar, lutar, com toda nossa raça pra vencer, Uma vez até morrer.”

Atleticano é, por natureza, pacífico.

No mais, Galo Sempre!

10 thoughts to “O exemplo do capitão”

  1. Sou muito fa do Leonardo Silva ja falei algumas vezes se a diretoria do galo agir como se deve apos o enceramento da carreira que parece esta proximo o galo tem a obrigaçao de deixar ele trabalhando quem sabe nas categorias de base para ensinar estes meninos como e ser profissional e honrar a camisa que veste com muita dedicação

  2. Humildade e Educação,algo raro nos dias de hoje Dudu !Desculpe-me mas queria levantar uma lebre e saber qual sua opinião nobre amigo ! Nosso sub -20 levou porrada em todas as competições nacionais que disputou , a última foi na CB sub -20 onde não venceu uma só partida e fomos desclassificados ainda na fase de grupos . Estas satisfeito com ela ,nobre Dudu ? André Figueiredo está fazendo um bom trabalho ? Para mim não … nossa base é um mistério a ser estudado … SAN

  3. Caro Eduardo,
    Excelente texto, Nosso capitao alem de ser otima pessoa ele ainda esta jogando um bolao.
    Vejo pessoas pedindo a saida por esta mole. Lembro que sempre foi assim devido ao tamanho.
    Nos que ja vimos, Marcos, Fred, Luis Eduardo , Marcio Paulada , sabemos o tao bom o nosso atual capitao eh. Parabens e continue com o bom trabalho.
    aqui eh Galoooo!!!

    1. Concordo contigo ,João Bosco . Além de um grand evencedor coma camisa do Atlético Mineiro e de sr uma pessoa que nos orgulha muito com a sua conduta , o Leonardo Silva ainda é um grande jogador de futebol e merece ficar no clube .
      Respeito quem pensa diferente de nós, até porque muitos demonstraram esta opinião com educação . Mas não concordo com ela e a considero um tanto quanto precipitada

  4. Nada a ver com seu post atual mas o gente chata viu, querendo que o presidente explique contusões; vão nos noticiários dos outros times e vejam quantas lesões tem. Pra exemplificar só o Grêmio teve 3 num jogo só, isso durante a partida. Vão procurar chifre na cabeça de cavalo. Coitado do Nepomuceno.

    1. Lugalo, respeito sua opinião, mas quando a situação foge da normalidade como é o caso da situação do exceso de contusões, eu acho que o mínimo que o(s) responsáveis teriam que fazer é dar satisfação aos seus torcedores. Não o presidente mas o(s) responsáveis. Isso não é chatice. Abraço!

      1. Caros, complementando e lembrando que … quando os “responsáveis” diretos se omitem ou desconversam, é o Presidente que deve ser cobrado a agir …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *