Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

O Atleticano quer saber a razão de tantas lesões

Se ontem sugeria e reafirmava minha confiança na diretoria e no treinador, hoje faço um questionamento ao setor responsável – seja médico, fisiologia ou preparação física – sobre mais uma contusão de jogador. Até outro dia, todos – inclusive o blog – debitava tudo ao comando anterior, capitaneado pelo Diego Aguirre. O uruguaio foi embora e deixou mais de meio time no Departamento Médico.

Luan - 28-06-16

Até hoje tem jogador que não voltou a jogar, como são os casos de Luan e Lucas Pratto. Sofremos nas primeiras rodadas, com resultados terríveis e inesperados, debitando os desfalques à comissão técnica anterior, especificamente ao preparador físico. Pois bem, eles foram embora, os jogadores foram retornando e a equipe se encorpando. Consequência disso foi que os resultados começaram a aparecer e o Torcedor voltou a confiar e a projetar conquistas.

Na véspera do último jogo, nova baixa: Rafael Carioca. O que, em princípio, seria um desconforto muscular e ausência apenas naquela partida, agora ganhou outra preocupante dimensão. O volante e dono absoluto da camisa 5 – que já foi de Zé do Monte e Cerezo – está fora também do próximo jogo. Amanhã, frente ao Botafogo, Carioca continuará em tratamento, após ter sido diagnosticado com edema na coxa do atleta. Tudo bem, apesar do desfalque na partida anterior o time somou três pontos e teve seu companheiro Leandro Donizete ao lado de Júnior Urso.

Ainda se conformando com a nova ausência de Rafael Carioca, o Torcedor Atleticano – em novo sobressalto – recebe a informação de que há novo hóspede do Departamento Médico. O General sofreu uma lesão na coxa esquerda. Os três volantes vinham se alternando nas escalações do técnico Marcelo Oliveira, a cada partida, até que na semana passada, o treinador anunciou a opção por Carioca e Donizete. Agora, ambos estão no estaleiro.

Leandro Donizete - 26-06-16 jogo com América
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

Com isso, Júnior Urso deverá ser mantido e o seu companheiro será escolhido – salvo melhor juízo – Lucas Cândido ou Eduardo. Apesar de Urso ter sido criticado no domingo, nada motiva qualquer tipo de aflição, bem como o escolhido para compor a segunda vaga. Os dois jogadores, que vieram da base, atuaram várias vezes no ano e demonstraram personalidade e futebol para vestir a camisa Atleticana.

Apesar disso, esse rodízio obrigatório em razão de lesões, deixa o Torcedor inseguro. Afinal, o que está acontecendo realmente para tantas lesões? Recentemente, em matéria veiculada por um site paulista, foi dado destaque ao fato de que Guilherme, em poucos meses de Corinthians, teria atuado quase o mesmo tempo e jogos em anos de contrato com o Galo. Sem querer polemizar, até porque temos de pensar é em vencer o Botafogo e os jogos seguintes, acho que o setor responsável deve uma explicação sobre a razão de tantas contusões.

20 thoughts to “O Atleticano quer saber a razão de tantas lesões”

  1. Boa tarde meus irmãos da Santa Religião do GALO! Eduardo leio diariamente suas postagens. Do Fred Melo Paiva semanalmente. Acompanho também um jornalista de outro Portal, que publicou no inicio de 2016 uma excelente matéria sobre lesões e tratamentos. Vejam: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/o-segredo-que-garantiu-guerrero-na-final-do-mundial-a-recuperacao-de-pato-e-renato-augusto-no-corinthians-mas-isso-e-pouco-o-progresso-da-medicina-no-brasil-e-travado-por-burocratas-e-ignorantes-05012016/.
    Saudações ATLETICANAS a todos.

  2. Prezados, sofremos com essa fase de lesões desde 2013, pós libertadores, com saída de Donizete e Ronaldinho para o DM, que nos custou o retorno do Ronaldinho, meia boca e o resto a gente sabe … depois disso, só piorou, a cada temporada, e fica evidente que a preparação física feita pela equipe permanente esta comprometendo nossos resultados. É preciso que o “sumido” Presidente se manifeste de forma efetiva e que internamente faça o que tiver que ser feito, independente do “sobrenome” do fulano ou siclano …

  3. Amigo Dudu,
    Não é de hoje que eu venho dizendo em seu Blog, que algo muito estranho está acontecendo no Atlético. E o presidente, sempre diz que está tudo normal.
    Está na hora do Sr. Nepoburroceno parar de tratar a massa atleticana como se fossem os um bando de idiotas, e dar as explicações devidas.
    Todos sabemos que mudanças terão que acontecer para que essa situação mude. Chega de lesões.
    VOLTA KALIL, PELO AMOR DE DEUS!!!! Aqui é Galo Porra!!

  4. Se por um lado o DM do GALO tem de se explicar – tudo tem seu preço. Aqla pré-temporada mal feita lá no início do ano em decorrência da tal flórida cup + programa de preparo físico pautado em baixa carga de trabalhos dá seus sinais agora – por outro lado, deve-se parabenizar o jurídico do GALO . Ontem rolou o julgamento no stjd pelo ocorrido no jogo contra o pïrängï – aquele chinelo arremessado no gramado poderia ter-nos custado caro -. Parabéns ao Dr Lásaro Cunha pela competência de seu departamento e que o DM espelhe-se nele para tbm o ser … SAN

  5. No futebol, a idade pesa sobre atletas acima dos 30 anos. A musculatura não resiste e ocorre um aumento natural de contusões devido aos estiramentos, edemas, rompimentos, problemas de joelho etc. Junte se a isso a grande variação individual e o futebol atual de muita pegada. Do meu ponto de vista, não vejo nada de anormal referente aos atletas do Galo. Pesa sim, a idade que cobra de todos nós e mormente dos órgãos utilizados pelos esportistas. Assim, nesse longo Brasileiro, o que esperar fisicamente de Leo Silva (37), Donizete (34), Victor (33), Robinho (32), Edcarlos (31) e Fred (32)?

    1. Ah, estava me esquecendo do Dátolo (32). Atleta que está na profissão errada. Quantas partidas ele disputou em 2016? Entra e sai, fica a maior parte do tempo no DM e no final do mês a grana tá na conta. Péssima relação custo x benefício em detrimento dos cofres do Clube. Em sua passagem anterior pelo Inter foi a mesma coisa, por isso foi liberado. Sem dúvidas que tem talento, mas não tem sequência de jogos. Isso arrebenta com qualquer esquema tático e estratégia do treinador.

  6. Acho que todo cuidado é pouco antes de analisar essas situações. Cada caso é diferente. São inúmeras particularidades que influenciam em uma lesão, como carga de treinos, constituição física do atleta, maratona de jogos e viagens, dieta equilibrada, descanso adequado, bons hábitos fora do campo e até mesmo a falta de sorte. Enfim, a parcela de culpa deve ser dividida igualmente entre comissão técnica e jogadores, que muitas vezes não são realmente profissionais.
    Não adianta ficarmos procurando chifre em cabeça de cavalo. Todos os clubes do Brasil passam por isso. Basta dar uma lida mais atenta nos noticiários de cada um.
    Neste aspecto, fica claro que o rodízio de algumas peças entre os titulares serve como prevenção de possíveis lesões. O calendário é apertado e um bom elenco faz toda a diferença.

  7. Caríssimo Eduardo, leio o canto do GALO todos os dias, e agradeço pelos seus excelentes comentários, agora gostaria de saber o porque de se ter um lateral direito reserva como o Patric e o Marcelo vai escalar o Carlos Cesar, aí já virou brincadeira, pois um Clube da grandeza do GALO ter três laterais sendo um titular absoluto e melhor do Brasil que é o Marcos Rocha, no mínimo a gente espera que o reserva imediato seja o Patric, pois o GALO brigou por ele, buscou no Sport e tirou do Olimaspur da Turquia. Veja prá gente qual o critério adotado nesta postura do nosso Treinador. Abraços.

  8. O problema está na preparação fisica! Não só no Atlético,mas no futebol brasileiro como um todo.
    Creio que um dos problemas seja o excesso de musculação nos períodos do treinamento onde deveria ser retirada.Fazer todo o processo regenerativo pós jogos em academia de musculação,mesmo com pequenas cargas,extressam mais do que recuperam.Seria melhor logo após os jogos uma leve corrida de tênis macio por 20 min.e banheira de gelo até a cintura.Crioterapia regenerativa.
    Musculação somente no período básico ou casos pós cirúrgicos.
    Escrevo na esperança do Marcelo ler e questionar seus auxiliares!

  9. O problema é esse. Ninguém no Galo explica nada! E o torcedor fica sendo um babaca que apoia o time, paga ingresso, sofre e muitas vezes nem consegue comprar ingresso, e não recebe a devida atenção! O mínimo que a diretoria do Galo deveria fazer é dar uma satisfação ao torcedor! Porque não é possível tantas contusões. E olha que temos profissionais gabaritados no clube como Rodrigo Lasmar e Carlinhos Neves! Lamentável…

  10. Ja me peguei discutindo com alguns atleticanos como eu,porque o departamento medico nâo vem dar nenhuma explicaçao sobre esta leçoes,e não de agora como bem lembrou o Guilherme se não me engano teve 17 leçoes em 4anos ,ate agora nem no corinthians para mim esta claro que nosso departamento medico esta errando

  11. TEM QUE TROCAR A COMISSÃO DO DEPARTAMENTO MÉDICO.REFORMULAR O PESSOAL DA AREA.POR QUE OS JOGADORES MAU SAEM DO DEPARTAMENTO E JA VOLTAM.TROCA DE PESSOAL DE MEDICO JA.ANTES QUE SEJA TARDE.

  12. Eduardo, você foi perfeito. Já havia comentado com amigos sobre o fato de o Guilherme não ter sofrido lesões ainda no Corinthians e ter ficado sempre à disposição do Tite. O trabalho do Diego Aguirre foi péssimo, mas achei exagero imputar à sua comissão técnica as contusões sofridas. Esse problema no Galo é recorrente. No ano passado, sofremos também com lesões no início da Libertadores. Alguns amigos, que dizem ter amigos que não devem ser lá muito amigos do pessoal do DM do Galo, dizem que tem gente lá que vive do “sobrenome” e da nada louvável condição de membro da comissão do time da CBF. São especulações e acho até covardia comentar isso sem conhecer de perto o trabalho dos profissionais. Mas a quantidade de ocorrências sugere mesmo a necessidade de se abordar o tema e pedir que a diretoria esclareça a situação.

  13. Meus Caros, absurdo achar que tudo só acontece no Atlético, e só olhar para os concorrentes e vai ver que isso ocorre com todos os times. Todos!!!
    Corinthians mesmo veio jogar aqui sem 8 jogadores, Cruzeiro chegou a ter 10 desfalques.
    As contusões são constantes em virtude do nosso calendário absurdo!

  14. Não bastasse, o retorno após uma contusão é um parto! O Pratto não joga há séculos. Neste ano mais ficou no DM que em campo! Tem muito coisa errada aí!

  15. O galo tem é que parar de dar moleza pra jogador. O DM do atlético mais parece a casa da mãe Joana!! Vergonha pra um time dessa grandeza ter seus dirigentes incompetentes, deixando os jogadores fazerem o que bem quiserem no galo.

  16. Concordo plenamente Eduardo, ao ler a matéria sobre o guilherme fiz automaticamente a mesma comparação. É no mínimo estranho o mesmo jogador ter o mesmo ritmo de jogos e não sofrer tantas lesões como sofreu aqui. Também acho que o clube deveria se explicar em relação a esse aspecto tendo em vista as inúmeras baixas e agora as recentes no meio campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *