Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais um desafio em busca do título

Às vésperas deste confronto importante, buscando se manter nas primeiras colocações e até mesmo sonhando em reconquistar a liderança, o Galo pega o Fluminense no Rio de Janeiro. É um confronto histórico, onde talvez o momento que mais é lembrado foi o campeonato de 2012, que lideramos a maior parte das rodadas, porém os cariocas ficaram com o título. Nem vou entrar no que penso daquela temporada.

O momento é outro, nas duas equipes – dez anos depois – com exceção de um jogador que tem um débito com o Galo na casa dos 25mi de reais, a maioria atuava ainda na base. Afinal, observando na linha do tempo, já se vão dez anos. Foi com aquela campanha, que credenciou ou Galo para a Libertadores do ano seguinte, que conquistamos a América e o maior título da nossa história.

Agora, em situações diferentes, embora o time carioca na 13ª colocação com 11 pontos tenha apenas cinco a menos que o nosso time e sete do líder de momento. É uma partida importantíssima e, ao que vi no domingo e imagino, nosso treinador vai ao Rio de Janeiro em busca dos três pontos. Até porque os empates com Coritiba e derrota para o América – ambos como mandante – obrigam a recuperar esse prejuízo fora de Belo Horizonte. Só assim, vencendo e convencendo, vamos poder sonhar com mais títulos neste 2022.

Ao que imagino, o treinador, com a possibilidade de contar com parte dos jogadores que desfalcaram o time nas últimas partidas deve optar por Éverson; Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Jair e Nacho; Ademir, Sasha e Hulk. Tenho grande expectativa do retorno do Keno, ainda que parte da partida. Queria muito que fosse dada oportunidades ao garoto Neto. Esse volante, em poucas chances que recebeu, sempre demonstrou grande potencial.

Enfim, em caso de vitória, considerando que o próximo compromisso será diante do Torcedor no Mineirão, vislumbro assumir a primeira colocação proximamente. Mas ontem, em que pese ser véspera desse importantíssimo jogo no Rio de Janeiro, o assunto que tomou conta das resenhas foi o sorteio da sequência da Copa do Brasil.

Sem entrar no mérito, não vou omitir, que mais uma vez me causou estranheza a definição dos próximos confrontos. Já disse e vou repetir, não tenho provas mas muita convicção, que o interesse da tv sobrepõe a paridade no tratamento da cbf com os clubes. Interessante, com exceção da partida Paranaense e Bahia, todos os demais foram clássicos locais ou nacionais. Os paulistas se enfrentam em dois jogos. Os mineiros, todos, pegam os cariocas. E Goiás e Ceará terão clássicos estaduais. Que bolinha precisa.

Como se não bastasse, o Galo – que nos interessa – a exemplo de seus últimos quatro compromissos pela Copa do Brasil, irá mais uma vez decidira na casa do adversário. Ano passado foi assim com Bahia, Fortaleza e Paranaense. Na atual temporada, Brasiliense e agora Flamídia, numa improvisação hilária, como bem disse a apresentadora do sorteio. Por motivos óbvios os jogos entre dois mineiros e dois cariocas (Galo e Flamída, FluC e CSA) foi dirigido. Se foi por segurança, pergunto, qual a razão de América e Botafogo não entrarem nessa providencial improvisação. Enfim…

Em tempo: Estarei fora de área boa parte do dia de hoje, vou tentar solucionar como liberar os comentários. Farei uma cirurgia, mais uma, e por essa razão amanhã o bom amigo Paulo Peixoto fará a resenha pós jogo. Na sexta, sistematicamente, é dia do Max Pereira. Então se assim o bom Jesus e seu pai permitirem no sábado quero estar de volta neste espaço. Quero mais, que o médico me libere – com todos os cuidados que já me antecipou – a poder ir ao Mineirão ver Galo e peixe. Que assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Mais um desafio em busca do título”

  1. Boa noite, Amigalos e nosso Guru. Que sua cirurgia transcorra bem, e que sua recuperação seja favorecida por mais uma vitória daqui a pouco.

  2. Que Deus te acompanhe em sua cirurgia ,vai correr tudo bem, com certeza. 3 pontos fundamentais hoje, venceremos a primeira neste junho complicado e decisivo. Para voce relaxar, antes da cirurgia , mando uma frase de um torcedor do flamengo , semianalfabeto, que resumiu em “tres palavras”, o resultado, para eles, do sorteio da copa do Brasil : Agora , FU _ DEU.

  3. Boa tarde amigos do Galo. Jogo difícil hoje, o FluminenC vem desesperado por uma vitória e o NOSSO GALO, comandado pelo Mohamed, precisa mostrar que está em evolução. Os três pontos são importantíssimos, mas eu gostaria de assistir a um jogo em que o NOSSO GALO nos convença .
    Saúde e Paz para você Eduardo

  4. Boa tarde, Eduardo!
    Que os médicos e enfermeiros sejam guiados por Deus e que sua recuperação seja também um sucesso.
    Se eu fosse o Turco não tirava o Rubens de forma alguma. Deixava o Sasha ou melhor ainda, o Nacho pro segundo tempo. Ademir também eu deixava de fora. O ataque poderia ser Sávio, Hulk e Rubens.

  5. Boa tarde, Eduardo!
    Nessa hora o que interessa é a sua saúde; pois somente assim, continuaremos a nos saborear com os seus Galistas blog’s.
    Que o Menino Jesus oriente as mãos dos cirurgiões e rápida e pronta recuperação.

  6. Essas bolinhas da CBF são muito bem treinadas, as que decidem mando de campo então, caramba, viciadas!!!

    Todo cuidado será pouco pois vamos enfrentar nas Oitavas da Copa do Brasil simplesmente a MILÍCIA Carioca mais o Urubu!!!

    Quanto ao jogo de hoje, osso duro de roer pois o adversário vêm de derrota, precisa reabilitar e como sabemos, também faz parte dos esquemas pelas bandas do Rio!!!

  7. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Muita força e que Deus te abençoe e te proteja sempre Eduardo.
    Uma rápida recuperação.
    O Galão vai faturar hoje os 3 pontos em sua homenagem
    Bica Bicudo

  8. bom dia Eduardo e massa. Eduardo desejo que corra tudo bem com sua cirurgia e se Deus quiser vá dar certo. sobre jogo outra pedreira pela frente o queridinho da cbflixo perdeu ontem aliás um dos queridinhos da cbflixo. se vencemos vamos voltar para liderança. então EL turco e jogadores raça e vontade de ganhar. eu se fosse treinador colocava o nacho preguiça no banco de reservas entrava com Rubens de titular mas não sou treinador o afilhado do EL Turco deve jogar 90 minutos aliás passeando no jogo com a mão na cintura.sobre a copa do Brasil vamos jogar contra o afilhado da cbflixo então galo abre o olho. galo 3×1.vai galoooooo.

  9. Bora Galão da massa faturar os 3 pontos,vamos atrás do prejuízo, recuperar os preciosos pontos deixados pelo caminho,vamos torcer pro Jair,Nacho voltarem a jogar ,se jogarem metade do que podem já está bom

  10. Bom dia xará e amigalos!
    Vamos que vamos Gurú! Desejo a você uma saúde pronta recuperação! Quanto ao GALÃO é arrebentar o FluminenC da dupla “FF”: Fábio de Costas e Fred Endividado Cone. GALO tem que atropelar e assumir de vez a liderança do Brasileirão tendo em vista que o atual “queridinho” Curintia perdeu ontem para o Cuiabá. É hora de Hulk e Keno serem novamente protagonistas e Ademir parar de perder gols. Vamos, vamos GALOÔÔÔÔÔ!!!!!!! GANHAR O BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!!

  11. Primeiramente, que Deus abençoe sua cirurgia e conceda uma rápida recuperação, Eduardo.

    Sobre o América e Botafogo não estarem na distribuição dos jogos, acredito que seja porque eles não têm torcida.

    Quanto ao sorteio, não achei ruim o primeiro jogo ser em casa. Claro, desde que o Galo continue com seu retrospecto recente de definir as séries logo na primeira partida.

    Ah, e sobre o fred, salvo engano já são 30 mi.

    Abraços.

  12. Na boa não sei qual a diferença de jogar a primeira em casa ou fora sendo que muitos preferem jogar a primeira em casa , então menos esta choradeira não procede…

  13. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Caro blogueiro! Estamos torcendo para o sucesso da sua intervenção cirúrgica. Estaremos rezando para que o mais breve possível você possa estar apto a nos brindar com os seus elucidativos comentários. Bola pra frente!

  14. Eduardo, que sua cirurgia seja cuidada pelo Criador, seus anjos e seu Espírito Santo. Vá cuidar da saúde. E que você tenha plena recuperação!!!

  15. Bom dia D’Ávila,
    Fugindo do seu assunto aqui e mais uma vez lhe pedindo a permissão:
    Gostaria de utiliza-lo para mencionar, pra quem não assistiu,
    a apresentação do meu livro ontem no programa Alterosa Esporte, onde desde já, deixo meus agradecimentos.

    Alterosa esporte é também jornalismo cultural.
    Obrigado, bancada democrática, pela atenção e em especial ao Fael Lima, pela apresentação do livro “60 tons em preto e branco, no programa do dia 07/06/22.
    Cordiais abraços.

    Link do programa;
    https://youtube.com/clip/UgkxUpjC-QVhe5jXvolftJ0NNuWTKnv4pxh2

    Link do livro:
    https://loja.uiclap.com/titulo/ua15102/

    Saudações Atleticanas.

  16. Bom dia Massa e Guru

    Guru que sua cirurgia seja um sucesso e vc se recupere logo.
    Qto ao jogo de hoje, espero que o time tenha a mesma pegada do último jogo e que desta vez nosso ataque esteja em noite mais inspirada, principalmente Ademir e Sacha,
    Qto a Hulk, se ele esquecer da arbitragem nem precisamos ter dúvidas.

  17. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 10/38 – Fluminense (fora) – Em 23.08.2021 no estádio de São Januário o placar foi 1×1. Hulk fez pênalti e Fred caloteiro marcou. Sacha saiu do banco pra empatar o jogo.

    Na época, o Galo perdeu a chance de ser recordista isolado com 10 vitórias seguidas.

    É jogo encardido, mas por ser no Maracanã, estou confiante.

    O time deles vem de derrotas seguidas e tem jogadores no meio que andam em campo. Não marcam ninguém. É preciso tirar proveito disso.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 06 (fora), num total de 27/114 pontos disputados. Pontuar fora, Gaalôôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *