E também mostrando sua imagem real e verdadeira. Apesar de ser um campeonato de tiro curto, o estadual é um bom laboratório para as principais competições nacionais que envolvem todos os clubes brasileiros. Tenho comigo, sempre repito, que vencer o regional em pouco acrescenta para o torcedor. Mas quando perde – notadamente para rivais – é motivo de reação interna e externa que aguça e provoca. Ao longo dos tempos, numa regrinha básica, conquistamos um estadual a cada quase duas temporadas.
No caso mineiro, algumas peculiaridades ao longo dos tempos e até nas decisões e títulos recentes. Aqui é SÓ Galo e falamos do nosso time, avisando aos curiosos de plantão, que ficam tresloucados ao confrontar com a realidade de Minas Gerais. São 49 conquistas, sendo que o segundo tem 38 e o terceiro apenas 16 títulos. Esse é o caso do América, que tem orgulho de contar e cantar seu deca- campeonato (1916/1925), comprovando de lá até os dias de hoje foram tão e somente seis conquistas em 100 anos. Foram nos anos de 1948, 1957, 1971, 1993, 2001 e 2016. Em média uma a cada 16 anos e meio.
Vale lembrar que nas últimas 18 decisões aqui do nosso campeonato estadual, o Galo esteve em todas, sendo 11 vezes campeão e sete delas vice mineiro. A se confirmar a ida à finalíssima serão 19 vezes seguidas na grand finale. E foi bem encaminhada, embora no próximo final de semana ainda tenha pela frente o bom time da Tombense. Será na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, podendo até perder por um gol de diferença. Dois leva para as penalidades. Mas o Atleticano só pensa em nova vitória e a manutenção da condição de único invicto na temporada.
Entre os demais concorrentes, o time de Tombos se qualificou com a melhor campanha, superando os demais finalistas que são todos da capital. Nos nove confrontos de cada até o momento, somamos cinco vitórias e quatro empates; Tombense chegou a quatro vitórias, quatro empates e uma derrota. Na outra semifinal, com o empate ontem na primeira partida, o Coelho que fez melhor campanha decide em casa e venceu três vezes, empatou cinco e teve um único revés; já o CSA/MG tem uma curiosidade. São três vitórias, igual número de empates e também de derrotas. Entre os finalistas foi o que somou maior número de resultados negativos.
Nada está decidido e no final dessa semana que saberemos quais serão os dois candidatos ao título de 2025. Se vamos pegar o time de Tombos, em Sete Lagoas, o América decide no seu campo. Porém, pelo regulamento atual, se ao final persistir a igualdade em pontos e saldo de gols, a decisão será nas penalidades. Regra que vale também para a final, que serão jogadas só nos dias 8 e 15 de março, uma vez que dia 1º e 2 coincidem com o carnaval. Eu, particularmente, como carnavalesco desde a minha infância e adolescência no Araxá, adoraria comemorar o título no meio dessa folia.
Estou sim muito confiante. Percebo uma boa evolução nos comandados pelo eficiente treinador Cuca. A se confirmar essa performance do nosso técnico, com conquistas inclusive nacionais, essa estadual e a outra internacional, só rogo que não tenha outro ataque de “vou embora”, como se notabilizou pós conquistas de Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Aí eu num vou güentá! Ainda nos faltam mais até três bons reforços, considerando o que estamos vendo no gramado e as saídas recentes. Tenho gostado muito daqueles jogadores que chegaram. Ainda é cedo, mas as primeiras impressões são muito boas. Repito, no sábado, me encantou Rony, Caio Paulista e – especialmente – o Patrick. Esse jovem ontem aqui foi aclamado e comparado a Danival, Moacir e Gilberto Silva, todos de boas lembranças. Até o Bernard começou a convencer ao resistente Domingos Sávio.
Se tem algo que merece atenção, não estou chamando ainda de preocupação, é essa pressão deliberada sobre quem ainda briga para entrar na finalíssima. Depois da nossa vitória, que surpreendeu a arrogância e soberba dessa gente, deram um nó na fragilidade da fmf. Percebo uma indisfarçável tentativa em amenizar as relações, a qualquer custo, com um potencial anunciante na mídia mineira. Reclamam e tentam dar similaridade aos lances Lyanco/Dudu (que ontem comprovou ser ator em campo) e a penalidade a nosso favor no sábado. Lances distintos e claros. Não gostei dos critérios do árbitro de sábado. Ontem, vi bem mais tarde, uma discutível e até marota penalidade contra o América. Já era tarde e deitado dá ronco, ao tentar dormir com um barulho intencional. Enfim… Razões para ligar o alerta com essa marotagem e maracutaia. Sigamos!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Sempre fui um sujeito sensível e educado, desde criança. Já assistia aos jogos do GALO com muita paixão, quando perde eu não consigo segurar as lágrimas, porém, nesta reta final vou dizer o que penso agora, faltam três partidas até o troféu, serão três vitórias, todas por três gols de diferença em favor do nosso time, no mínimo!
Que triste!
Aproveitando o espírito carnavalesco: “tristeza por favor vá embora…”
Verdade seja dita, hoje temos um treinador extremamente competente e que sabe como poucos no Brasil, acertar times.
A defesa já se mostra muito mais coesa e quero acreditar em melhoras com a chegada de pelo menos mais um zagueiro. As laterais estão muito bem servidas apesar do Arana ainda necessitando de se firmar mais e vai ter tempo para isso.
No meio com as mudanças de posição onde hoje temos o Franco de primeiro volante e o Menino ajudando na contenção, sendo que esse também sai para o jogo ofensivo. O novo posicionamento principalmente do Scarpa já dá sinais de mais qualidade na armação ofensiva e fica essa última vaga no quadrado do meio entre Rubens e Bernard que brigam diretamente para ter esse espaço.
No ataque o treinador vai ter boa dor de cabeça pois são alguns de muita qualidade para poucas vagas. Eu gostaria muito de ver o time testado também no 4 3 3 desde o início.
A vitória de Sábado nos coloca muito próximos da final mas não somos como a torcidinha cafona do outro lado da lagoa, aqui não têm soberba e não existe o já ganhou de véspera, vamos na humilde e correr atrás do resultado também no segundo jogo.
Poisé,
Acho interessante a discussão em torno do regulamento do campeonato mineiro.
Assim poderiam ser feitos ajustes para as próximas disputas, deixando as coisas mais justas. O problema é saber se todos estão querendo as disputas mais justas.
Falando nisso, no dia 6 de janeiro de 2025, a cbf alterou o regulamento da copa do brasil para 2025.
Fez isso após saber quais times disputariam a primeira fase.
A partir disso, tiraram a vantagem do empate para clubes melhores classificados no ranking.
No mínimo estranho.
Pois é, e essa de definir o mando na casa do mais fraco. Jogo único e o maior com a obrigação de vencer fora. Portuguesa, a Lusa, em casa frente ao Botafogo da Paraíba? Peraí…
Salve Massa e Guru
Tão incontestável quanto a melhora do time pelo fato de Cuca escalar cada jogador em sua posição, tb é que os jogadores estão demonstrando em campo uma vontade maior, talvez pela chegada das sombras, ou talvez porque com Cuca a Cuica ronca diferente.
Sim, pelo que parece o “joga com o nome”, está de dias contatos no time e somente Hulk e Everson, têm cadeira cativa de titulares.
Aliás, como Hulk melhora quando está sob o comando de Cuca não?
Mas além dos reforços que precisam chegar, Cuca tb terá a missão de recuperar o futebol dos citados por DS em sem comentário, pois Scarpa, Arana e principalmente Jr Alonso, continuam devendo muito.
Imagina se estes caras resolvem jogar?
Nota: Horário indecente desta porcaria de TV junto com a FMF marcou o jogo. TV do inferno e domingo sem jogo. Brilhantes!!!
Meu caro, respeitando sua opinião, penso diferente em relação ao Arana e ao Alonso (e tbm em relação ao Bernard). Acho que todos eles, por motivos individuais e coletivos (o time está melhor qualificado, mais bem treinado), estão melhorando. Arana e , principalmente Alonso, foram bem no ultimo jogo. Estao melhorando, assim como todos os outros individualmente e o time coletivamente. Bernard tbm entrou bem. Penso que entendermos isso e todo esse contexto ajuda demais o Galo. Vamos que vamos. SAN
Caro Barros
Sem problema seu comentário. Os 3 citados são bons jogadores e de alta qualidade técnica, mas estão devendo, desde a última temporada.
Se o time já está mostrando serviço com eles assim, imagina quando estiverem bem?
Dos 3 apenas Bernard para mim vem mostrando evolução. Arana ainda tímido no ataque e Jr. Alonso dando muitos passes errados e expondo a defesa, apesar de termos sofrido somente 1 gol.
Acho que valeria a pena o Atlético tentar contratar o Benitez, jogador do América. Apesar dos problemas físicos é, talvez, o único jogador lúcido do futebol mineiro e um dos poucos (talvez único, também) que consegue mudar o ritmo de uma partida com jogadas realmente inteligentes. Para quem gosta de futebol bem jogado é um prazer vê-lo desfilar entre tantos cabeças de bagre.
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Padre Torga sempre ensinava aos seus alunos: mudam-se os fatos, mude a sua opinião! O Cuca em entrevista recente disse que o maior reforço do Galo será fazer os jogadores que estão no Clube render o que podem. E a receita para isto é simples: colocar o jogador na sua posição e principalmente escalar aqueles que mostrar melhor desempenho, ou seja, criar uma meritocracia no elenco. Assim, na minha opinião se Alonso, Arana, Scarpa, Bernard ” recuperarem a forma” , de fato teremos bons reforços caseiros. Tenho uma dúvida será que o Cuca vai conseguir melhorar a finalização do Palácios ou fazer o Allisson incorporar o espirito de competitividade do Roni? Finalizando, em relação ao Patrick eu vou aguardar um pouco mais para emitir uma opinião, pois as lembranças que eu tenho de jogadores com esse nome que passaram pelo Galo são sinistras. Batoré e Pantera gravida….
Domingos Sávio,
O meia criativo, no seu papel de armar e pensar o jogo, é dependente de um técnico que conheça futebol, de um time ajustado e equilibrado, de volantes que façam o seu papel sem a necessidade da ajuda constante do meia (para não ficar desgastado na contenção e marcação) e de atacantes efetivos que deem opções de passe…
Na Temporada passada, com Milito, o Scarpa fez tudo, foi lateral, foi ala e menos um meia ofensivo e criativo. Nessa função de meia o Scarpa pouco ou nada fez pela falta de atacantes agudos e velozes no Time Militiano que adorava jogar pra trás e pro lado, naquele lesco-lesco que você tanto criticava…
Com o Cuca, um técnico sabidamente ofensivo e que gosta de jogar atacando e pra frente, sem o lesco-lesco do Milito, e com a preferência no Time por pontas agudos e velozes, com o Hulk como centroavante na referência, não tenho dúvidas que o Scarpa, e também o Bernard, terão as condições que precisavam para fazer aparecer o futebol criativo e eficiente na construção…
Bom reconhecer o papel do Gabriel Menino que também será um volante-meia que tanto se ocupa na marcação e contenção, como tem feito andar o jogo na transição ofensiva pelas ligações rápidas que faz e chegadas ao ataque no apoio com eficiência…
Nesse novo formato que se desenha até o Bernard vai encontrando o futebol que andava sumido e pífio…
E no desenho que está sendo esboçado por Cuca tudo indica que o 4-4-2 do 1’T contra o Tombense e do Milito vai perdendo a preferência para o 4-3-3, mais ofensivo, óbvio, que tanto a Torcida quer e o Cuca parece ceder…
Eu prefiro o 4-3-3 com Rony, Hulk e Cuello ao 4-4-2 com Hulk e mais um…
E no 4-3-3 o meia nessa formação haverá de ser o Scarpa que é sim ótimo jogador. E aqui um parênteses. Nesse arranjo, com pontas velozes e jogo em profundidade, o Scarpa, em dupla no meio com Menino, tem tudo para ser o Camisa 10 que a Torcida tanto pede e quer…
E mais, nessa formação e arranjo, o Rubens, um bom jogador, não será titular, porquanto ele será hoje muito mais um meia-volante, numa espécie de 3’ volante, do que um meia ofensivo. O jogo contra o Tombense deixou isso claro…
E por fim dizer que gostei do Patrick que me pareceu ser muito bom de bola.
A ver…
Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
A euforia voltou,mas precisamos de jogos com times da prateleira de cima, para testar nosso poder de fogo. Por enquanto, só jogamos com times da prateleira de baixo. Estamos fazendo o nosso dever de casa, nas ainda não fizemos o vestibular, que é o brasileirao. Melhoramos? Sim , mas ainda é cedo para sabermos quanto ainda temos que melhorar. Continuamos aguardando um camisa 10 e um “beque” para termos alternativas de jogo. Ainda é cedo para endeusamento.
Hoje e sempre, galo!!!
Uai isto foi uma aula de futebol para este Jerico aqui. Obrigado. Eu tava matutando aqui e mudei de opinião: se o Igor Gomes, Palacios e Kadu sairem do Galo vamos ficar sem ninguém para cornetar. Você esculachava o Zaracho ( canela de Vidro). Eu o Bernard ( Agonia nas Pernas). O Zaracho muntou no porco e o Bernard está aprumando. Agora vou cornetar o Igor Gomes. Kkkk