Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Com a assinatura do super herói

Quem tem Hulk, não precisa se preocupar. Bastam mais dez em campo, como são Éverson; Alonso, Arana. Scarpa e Cuello. Que ainda com Natanael, Lyanco, Franco, Gabriel Menino e Rubens compõem essa bela orquestra sob a batuta do mestre Cuca. E ainda, de quebra, olhar para o banco e ver Patrick, Rony, Caio Paulista – todos estreantes ontem -, Bernard – em indiscutível ascensão – e outros já conhecidos e aprovados pela Massa Atleticana.

O artilheiro do mineiro atual e de tantas outras competições estaduais e nacionais desde que chegou ao Galo, mostrou a que veio e a razão de uma boa preparação e responsabilidade profissional. Dos nove jogos do Galo no estadual, atuou tão e somente em seis partidas. Desse total, em quatro oportunidades foi substituído para preservação, atuando o tempo todo em apenas dois jogos (América e Athletic). Seus números mostram mais de um gol por atuação.

Com sete tentos, Hulk está bem a frente dos vice artilheiros – quatro cada – e vem sendo o destaque dessa nova arrancada do Galo na temporada. E ainda faltam um, dois ou três para completar o grupo. Desses gols assinalados pelo ídolo, três foram de bola parada, duas penalidades e uma falta do meio da rua que guardou ontem para nunca mais sair da memória do Atleticano. Perfeita e impecável cobrança. Dos outros quatro com a bola rolando, três foram de perna direita que não é a sua preferencial. Um entre os dois em segundo lugar na artilharia, marcou quatro, mas três de penalidades e até teve lance discutível. Enfim… Sigamos!

O treinador mandou a campo a mesma formação utilizada nas partidas recentes. Novidades só no banco de reservas. Rony e Caio Paulista, ainda Patrick que esteve entre os reservas da partida anterior sem ser lançado. E fez um início de partida iluminado, mas a proposta de jogo da Tombense conseguia cozinhar a partida. Como Galo não é do tipo que permite ser enrolado, era questão de tempo para abrir a porteira. E veio numa penalidade indiscutível, questionada – claro – por gente miúda e que dá pitaco e se esconde no mato. Matagal, cheio de matos e plantas choronas que crescem para baixo. Fazer o que? Seguir o caminho e o destino Atleticano.

Depois do primeiro, era questão de tempo para ampliar o placar. E foi num lance cinematográfico. Só não saíram o terceiro e quarto, por capricho do destino com em lances nos pés de Coello e Deyverson. O amplo e estéril domínio do primeiro tempo – pela opção da retranca do time de Tombos – seguiu e teve novo enredo na etapa final. Se amassou na primeira metade, depois encurralou o adversário. Não houve nenhum momento de aflição. Susto sim, no reinício da partida, quando Lyanco quase faz uma lambança lá atrás. Mas o zagueiro, em que pese tentar lançamentos imprecisos – ao estilo Gerson Canhotinha do tri – e excesso de força na bola ao dar um passe, vem se destacando e caindo na graça do Torcedor.

Entre os estreantes, todos e ainda o Bernard deixaram boa impressão. Deyverson foi o de sempre. Mais plasticidade teatral que talento. Mas compõe bem no elenco. Quando tá iluminado é fatal. O cria da base, repatriado ano passado, parece começar a dar o ar da graça. Que seja! Já os três estreantes me agradaram. Rony é polivalente e atua na frente pelos lados e centralizado. Se necessário recompõe o meio de campo; Caio Paulista, reserva que precisávamos para o Arana, também atua deslocado. Que lance fenomenal ao final quando por pouco marcava uma pintura de gol. E Patrick, o mais desconhecido entre todos. Encantou. Toque refinado na bola. Passa a bola e desloca se oferecendo. Gostei deles, mas lógico foi a primeira atuação. Um belo cartão de apresentação. Estou em processo de reanimação!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

18 thoughts to “Com a assinatura do super herói”

  1. Boa tarde, amiGALOS! Não sei vocês mas, guardadas as óbvias devidas proporções, o Patrick me lembrou muito o Gilberto Silva! Espero que o futuro confirme isso

  2. Poisé,

    O Hulk sendo Hulk.

    Pitacos.

    Alguém avisa ao mestre Cuca, que o Alonso e o Franco são sempre convocados pelas respectivas seleções e nessas posições ainda estamos carentes.

    O Patrick me lembrou o Moacir na meiuca.

    Na minha opinião, jogador que recebe salário de mais de um milhão de reais, tem que jogar MUITA bola, e não é o que o Scarpa e o Arana vem fazendo. Ou seria, NÃO vem fazendo?

    Dizem que o Bernard só jogava bem, porque tinha um monte de bons jogadores ao seu lado. Tem jogador que nem assim joga nada. Ele está melhorando, mas tem que melhorar MUITO ainda.

    Sem mais para o momento, aqui me despeço…

    Sai fora Maria.

    1. Amigalo

      Estes dois há tempos que não jogam nada, estão no time só com o nome. São ótimos jogadores ,mas estão numa fase ruim.
      Jr Alonso inclusive precisa para de entregar bolas e ontem quando foi tentar chutar pro gol adversário a bola quase cai nos pés do atacante adversário em um contra ataque.

  3. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS!!!

    CAM 2 X 0 TOM – NOTA DOS JOGADORES PELA TORCIDA – GE:

    Rubens 6,3
    Scarpa 6,6

    Patrick 7,0
    Caio Paulista 7,0
    Menino 7,2
    Bernard 7,2
    Deyverson 7,4
    Arana 7,7
    Franco 7,7
    Cuello 7,8
    Natanael 7,9
    Rony 7,9

    Everson 8,1
    Alonso 8,3
    Lyanco 8,7

    Hulk 9,4

  4. Salve Massa e Guru

    Fui ontem ao jogo e confesso fiquei decepcionado com o público, espera ter pelo menos 35 mil. Talvez, ainda seja o efeito Milito, a má campanha e as bizarrices dos 4R´s. Compreensível pois a porrada foi grande.
    É impressionante a diferença do time de Cuca e do pardalito, lembrando que Caixinha que alguns queriam já está balançando no Santos.
    Enfim, boa estreia da turma que chegou e boas perspectiva para o futuro, afinal até Bernard está evoluindo na mão de Cuca.

    Nota: Otávio de saída mesmo que não querrndo, pelo futebol realmente estava deixando a desejar, mas sempre foi um jogador de caráter. A ele boa sorte, menos contra o Galo

    1. Prezado JBHGalo. Também fui ao jogo. O problema é a carestia aliada ao custo de ir ao jogo. Estamos numa crise braba e sem dinheiro. Minha opinião. Um copo de cerveja é treze conto.

  5. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Boa exibição e muito bom o cartão de visitas dos estreantes. Rony mudou a estratégia de jogo e proporcionou ao galo um jogo mais agudo. O garoto Patric lembrou-me muito o Danival, meio-de-campo do galo na década de 70. Estamos no caminho certo…
    Hoje e sempre, galo!!!
    ,

  6. Bom dia Ávila . Bom dia a todos. De fato, o Bernard ontem entrou bem no jogo. Arana e Scarpa ainda estao devendo, Scarpa. Agora o Pereba da partida foi o Rubens. Deve retornar para o Banco! Mas a melhor notícia ontem foi a despedida do Otávio. Fraco.

    Ao contrário de muitos que querem o Coelho na final, eu quero é a raposa. O Hulck tá precisando de aumentar o número de gols contra eles. Já são nove. Quem sabe chega a uma duzia nessas duas partidas???

    1. DOMINGOS SÁVIO,

      O OTÁVIO, que estará de saída para o FLU, será pra você “fraco” e como dizem lá no Engenho do Ribeiro, “tchau e bença!!!”…

      Para o HULK, o OTÁVIO deveria ficar:
      “___ Quando se tem um jogador assim, tem que se fazer de tudo para não abrir mão e para não perder, porque são jogadores que são referência e exemplo. Aquele que chega no treino e dá o seu melhor, que quando acaba o treino faz algo para melhorar. Eu, particularmente, não abriria mão de um jogador assim”…

      O OTÁVIO chegou ao CAM no meio da Temporada 22, vindo da França (Bordeaux). Ao chegar no Atlético sentiu a altitude da Cidade do Galo e não teve um bom desempenho naquela readaptação ao futebol brasileiro na chegada. Depois se firmou, fez ótimas partidas como titular, lesionou-se na temporada passada, não mais voltou a atuar na grande performance até então, perdeu espaço e a titularidade e agora foi incluído na Barca…

      Entre o Otávio ficar, como queria o HULK, ou zarpar na barca que partiu, como você tanto deseja e quer, Domingos Sávio, bom será parabenizar o Victor Baggi pela ampla renovação do Elenco 25 que será bem melhor do que o Elenco 24, convenhamos…

      Entre saídas na Barca (12) e chegadas (7) já serão 19 (dezenove) nomes envolvidos nas movimentações muito necessárias a título de rejuvenescimento e reestruturação da Equipe Alvinegra…

      Fato!!!

      E a ver…

      Conforme sua postagem de ontem, Domingos Sávio, saíram 12 (Mateus Mendes, Mariano, Lemos, Fuchs, Bataglia, Paulo Vitor, Otávio, Zaracho, Robert Santos, Vargas, Kardec e Paulinho) e chegaram 7 (Natanael, Caio Paulista, Menino, Patrick, Cuello, Rony e Júnior Santos).

      E aqui uma dúvida e uma pergunta, caro Domingos Sávio: O Rubens Menin disse numa das últimas entrevistas dele que as chegadas de jogadores, para efeito de formação do Elenco Atleticano 25, deverão corresponder ao número de saídas de jogadores..

      Pois bem, Domingos Sávio, você acha mesmo que o Rubens Menin vai cumprir a promessa e fazer chegar ao Elenco 25 mais 5 (cinco) peças faltantes para completar em 12 (doze) o número de reforços?!!

      Quais posições ainda estão carentes de reforços nessas cinco possibilidades que ainda faltam?!!

      1. Boa tarde Ernest, prefiro ficar com o que tem dito o Cuca, que ao meu cuidar quer mais dois jogadores: um zagueiro e um meio campista. Todos os dois para serem titulares. Mas na minha barca ainda cabem pelo menos mais tres marimbondos ( Higor Gomes , Kadu e Palacios ( ou Allisson). Por fim a credibilidade do Menim comigo está mais pra baixo do que o prestigio do Fausto Vera com o Cuca. Veja bem vai substituir o Gabriel Menino e coloca Patrick. Isso é um recado para o Fausto Vera. Ou não?

  7. No segundo tempo, quando o time deslanchou em cima da tombense , vemos , nitidamente , o valor de um treinador. Que pra fugir da retranca armada , do jogo modorrento e seboso , tira mei campista e coloca Rony , fazendo o time ir pra cima , sem dó nem piedade. Tivessemos este treinador na final da libertadores, com certeza , jogando com um a mais , o resultado seria outro. Mas não , tinhamos milito, o enganador , com seu futebol covarde e improdutivo. Enfim , deixa pra lá , aguas passadas. A movimentação de Rony me agradou muito , precisavamos disto. O gol de Hulk , deve ser guardado na memoria atleticana , como uma pintura de arte , antologia pura , como é bom ter Hulk no nosso time. Hoje secar. Sigamos

    1. A primeira partida do Júnior Santos gostei, as demais percebi que tem um problema de adiantar demais a bola, por isso não vou julgar o Rony e o Caio Paulista pela primeira partida que realmente foram boas. O Rony eu acho que será o parceiro ideal para o Hulk, e tem tudo para ser um novo (Renaldo ou Valdir do Bigode) ídolos que não eram craques. O Cuca tem um papel fundamental nas contratações e vejo que a maioria dos jogadores do elenco jogam em pelo menos 2 posições, assim sendo teremos um banco forte para mexer as peças. Como você Eduardo estou em processo de reanimação e na volta da arena poderei renovar meu sócio torcedor.

  8. Bom dia, Atleticanos! Hulk é um monstro! Ídolo incontestável, um dos maiores jogadores do Atlético de todos os tempos, caminhando a passos largos pra ser o maior! Quanto ao Caio Paulista, ele não é lateral, é atacante, foi assim que foi revelado pelo Fluminense. Jogou improvisado na lateral com Dorival Jr no São Paulo (campeão da Copa do Brasil) e no Palmeiras jogou a maioria das vezes na segunda linha (a mesma que entrou ontem). Caio é tão lateral qto Rubens, mas isso não importa, jogador bom joga em mais de uma posição mesmo. O Cuca deveria ter um contrato vitalício com o Galo, de vez em quando sairia pra arejar a cabeça, retornando logo em seguida. Como entende de futebol esse grande craque entre os treinadores. SAN

    1. Bom dia Barros. De fato, como eles dizem la em Perdizinha, o Cuca tem as ” manhas de montar elenco”. O Galo tava precisando de desmontar as panelas. Mariano, Everson, Otávio, Arana e Hulck. A outra: Bataglia, Vargas, Zaracho, Saravia e Fausto Vera. Com a saída de Mariano e Otávio a primeira panela se enfraquece. Com a saída de Bataglia, Vargas e Zaracho a outra panela foi para as Cucuias. Agora, parece que está surgindo a panela dos egressos do Palmeiras: Scarpa, Menino, Rony, Deyverson. Caio Paulista e Patrick não participaram do grupo do Palmeiras que conquistou o Brasileiro. Cabe ao Cuca e ao Paulo Bracks ficarem de olho e se necessário na janela do meio do ano, fazerem os ajustes para garantir a harmonia do elenco. Talvez a saída do Scarpa seja necessário, pois é nítido o ciume do protagonismo do Hulck. Com o Vitor na direção de futebol e o Milito como Treinador o Galo estava sem Comando e as panelas ” deitando e rolando”. O Hulck é muito idolo, mas a entrevista dele dizendo que não queria a negociação do Otávio foi desagradável. Ainda bem que o Galo não sucumbiu a seu desejo. É como dizia o icônico Padre Torga: o sapateiro não deve ir além da sandalia.

    2. BARROS,

      Boa observação sobre o Caio Paulista que começou como ponta e depois, como o Rubens, foi feito lateral. Então, teremos mais um coringa no Elenco e isso será a princípio muito bom e um acerto nas contratações…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading