Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nos embalos do Galo aos sábados

Pessoal, atentos, o que passou não tem retorno. Vamos olhar e pensar para frente! Perder a partida na quarta-feira não estava nos nossos planos. Porém, foi para um adversário que sabe a que veio na competição. Além de bem treinado pelo Ceni, é uma equipe encardida contra os grandes, notadamente com o Galo. Em 11 jogos, vencemos quatro, empatamos duas e somamos cinco derrotas. Então, agora é hora de reagir e voltar a pontuar.

Creio eu, que procuro sempre ver o lado bom e manter o otimismo, que esse resultado inesperado no nordeste, poderá – na verdade – servir de alerta a nós todos. Diretores, comissão técnica, jogadores e Torcedores. Aos primeiros, pelo trabalho que precisam executar internamente, afinal, cada jogo é uma decisão para quem pretende o sucesso. A nós, que somamos quase dez milhões de Atleticanos, precisamos entender que nem sempre vamos vencer. Existem tropeços.

Entre nossos principais concorrentes, já enfrentamos Flamengo, Internacional e São Paulo. Vencemos o carioca e o paulista, tendo perdido apenas para o gaúcho. Ainda vamos enfrentar o Palmeiras fora de casa. Nessas quatro partidas (incluindo a que ainda falta), três delas foram em Belo Horizonte. E mais, nossa sequência – já disse isso – na reta final do turno é aparentemente mais favorável do que a de todos esses adversários. Muitos se enfrentam em jogos frente a frente.

Estou ao lado dos Torcedores que estranharam a maluquice da escalação no meio da semana, entretanto somo-me aos que optam por apoiar ao treinador Sampaoli. Não só pela sua genialidade profissional, mas também porque ele, e não quem está distante do dia a dia do Galo – eu entre esses – conhece a realidade de cada atleta. Cansaço e fadiga justificam poupar numa partida em benefício da continuidade da temporada.

Dito isso, que venha o Goiás, já com seu terceiro treinador desde o início do Brasileiro. Todos, coincidentemente, com histórico no futebol mineiro. Ney Franco, que tem em seu currículo boa passagem pelo Ipatinga; Thiago Larghi, esse foi lançado pelo próprio Galo; e agora Enderson, com atuação favorável na segunda divisão. Nem sempre, mas é onde se notabilizou.

Imagino eu, que depois daquela lição frente ao Fortaleza, o treinador deverá optar por Guga e Rabelo (permanece Rever), e Arana na sua verdadeira função. Com isso, esse setor – que ao longo dos últimos anos tem sido nossa principal preocupação – terá melhor formação para buscar a vitória. Alonso é titularíssimo, mas está servido à seleção paraguaia nas eliminatórias.

O resto do time não deve ter nada de surpresa. Até porque creio no tripé de meio com Jair, Allan e Nathan. Já na frente Sasha e Keno, talvez com Marrony completando o ataque. No gol, ele virá de Everson, evidente, mas voltei a preferir Rafael. Não estou apostando e tampouco sugerindo, apenas dando minha modesta opinião de quem quer voltar a vencer e distanciar na tabela.

Antes do nosso jogo, Vasco pega o Flamengo e Palmeiras enfrenta o São Paulo. Se pudesse pedir um presente aos Deuses, que os vascaínos vençam o confronto carioca e paulistas fiquem no empate. Somado, claro, aos três pontos do Galo nos embalos deste sábado à noite.

Força! Foco! Continuo sonhando!

Ah! Vai ter pós jogo com o Breno Galante. Ele, Bira e eu.

Em tempo: passei ontem, ainda que num curto espaço de tempo, na promoção da Loja do Galo. Bem movimentada. Estou colocando para os amiGalos, por algum tempo, o link para compras on-line. Vale conferir:

https://lojadogalo.atletico.com.br/

Pra arredondar, sugiro pedir meu livrinho “O Galo versus a camarilha”. Só R$ 9,90 e não vai pesar no frete. Não é jabá. Sou o autor do livro.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

18 thoughts to “Nos embalos do Galo aos sábados”

  1. Sem matador, lá na frente, tipo Lucas Pratto, Jô, a missão do Galo é muito difícil, tem que contratar.
    Obs. Oh diretor de futebol, dá uma sondada no Pimentinha do Sampaio Correia, joga muito, é uma outra opção.

  2. Boa tarde xará e amigalos! Que seja 1×0 hoje. O importante é manter a ponta da tabela e somar mais uma vitória. Espero que o inventor Sampaoli não invente tanto.

  3. A nossa sorte é que nosso excelente treinador é convicto e não teimoso, como eram Levir, OO e os estagiários. Por isso acredito que os jogadores em que ele depositou sua confiança no jogo passado e decepcionaram, dificilmente entrarão em campo hoje.

    Ah… Galvão Bueno, Casa Grande e Neto falando e a vaca defecando é a mesma coisa, sendo que a vaca fede menos.

  4. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Jogo dos extremos. Galo na liderança e Goiás na lanterna.

    Lição tirada do último jogo, espero que o competente Sampaoli não faça mais das suas maluquices e escale o que tem de melhor no momento.

    Espero não ver Hyoran nem no banco.

    Que o Galo jogue com INTENSIDADE do início ao fim do jogo. Não aceito outro resultado que não seja a vitória. Precisamos acumular gordurinhas para nos distanciar dos principais concorrentes.

    Pra cima deles, GAAALOOO!

    Saudações Alvinegras,

  5. Caros,

    Conclusão: Hj é VENCER VENCER VENCER!

    Ñ há outra alternativa! Ñ esquecer, principalmente A TURMA do Futebol é “VITÓRIA EMPATE DERROTA!”, ô Turma desavergonhada, viu, sô!, lembrem-se dA TAÇA! Nosso CAM merece e ñ pode ficar tanto tempo sem levantar o CANECO Br. 50 anos tornou-se URGENTE! FATO! Ñ podemos desapontar NOSSSA SENHORA DE LOURDES! FATO!

    Só A VITÓRIA SALVA!

    4ª foi absolutamente RIDÍCULO, nada a ver com VERGONHA, terra arrasada ou com “Aqui é Só Galo”, Será?…

    O JOGO: time completamente DESFIGURADO, expondo em cadeia nacional a FRAGILIDADE do ELENCO…e aí, jogando com um a mais, parecia o contrário. Fabíola MOLECA santa na lateral, Bueno bunda de Tanajura no miolo da zaga, Marquim marcando a lateral do campo e PIPOCANDO debaixo das traves e, o maisGRAVE, LylluGalo depois de tenebroso inverno voltando ao NOSSO CANTIM, sem meias, descalço, parecia chegava do Polo Norte… E, entre os BIPOLARES Galo na traseira na dianteira do nome muita HISTÉRIA, muito kkkkkkk, muito rárá hhá há rá, OTIMISMO disfarçando HISTÉRIA…

    Pensei: É HOJE, ajuda aí Padim Ciço (esquecendo q o cabrão é cearense)! FATO!

    …Sampaoli (existe estratégia no BOM MOMENTO, mesmo SEM PEÇAS), foda é na má fase, ñ é o caso! Fora de campo, a torcida a abra o olho com a HISTÉRIA! Ñ ganhamos nada e nosso ELENCO continua FRACO! FATO! Cobrar os REFORÇOS é nossa OBRIGAÇÃO! Sampaoli tá sem ALTERNATIVA!

    A derrota PASSADA põe na mesa o tal FUTURO mágico lastreado no estádio, na compliance e na transparência e etc, garantido, vai ser MELHOR! NÃO!…Põe na mesa o haver com o AQUI E AGORA!

    ASPAS: “NOSSO CANTIM só NOSSO cada vez mais é aberta a campanha do RENOVA, uma TRANSPARENTE facção POLÍTICA q nem disfarça mais pela cidade…(Contra? Quem? ora, o MUNDO é feito de OPORTUNIDADES, e cada qual é sua CABEÇA)…ñ se APOIA um “NEGÓCIO” desses gratuitamente. Seja o q Deus quiser aos envolvidos!

    Uma TURMA quer SEMPRE o sangue do Kalil: ñ advogo! As CRÍTICAS q lhe são feitas são meritórias, mas ainda assim é MAIOR do q os meninins de Guimaraes & Cia…é pq PROVOU! Fato!…

    Kalil ñ é santo nem o contrário. Se fosse um ou outro, teria muito voto só por tal. Ñ é, mas os tem assim mesmo! Quer queiram quer ñ! Tem nêgo q tá criticando e nem mora em Belo Horizonte!

    O erro do KALIL foi ter endividado o Clube montando e faturando com o TIMAÇO de 12/13/14/15 (apesar das conquistas, q ñ deveria, pois endividou O Clube!, era melhor no lugar ter comprado o SHOPPING e adiantado O Estádio?!)…Oh, turma atoa, viu sô!

    Kalil, O Bocarra tantas vezes vacilão!, é o MAIOR CARTOLA alvinegro do século XXI e excelente PREFEITO! FATO! (por favor, permita o contraditório ao “maldito” KALIL!)”…ASPAS

    E SETTE? Sette é o presidente, PORRA!, tem q bancar o prometido: A MUDANÇA DE MENTALIDADE!… ñ pode ser abandonado pelos quem são mesmo esses MENININS? Empresários da construção civil, é?…R Guimarães dispensa apresentações (oh, mas ele é Ricaço! chup chap xup!). …

    VÍRGULA (,): CUCA, por méritos pode até considerado MAIOR E MELHOR q TELÊ e vice-versa, nO Buteco. Os 2 são infinitamente MAIORes e MELHORes q o “PELADEIRO” Sampaoli! (Lembrem: é preciso VENCER!, ninguém aguenta mais papo de FROXO de VAGA NA LIBERTA, ou tá preparando para o futuro! Parem!)!…

    Parentesis: “se o APOIO (ao MECENATO) for incondicionado, ñ é da ATLETICANIDADE senão e é da patota, JUNTA E MISTURADA, e é de FACÇÃO com objetivo politicos e econômicos dentro do CAM (VENDER VENDER VENDER)… fica desse jeito??! Dentro do CAM! Significa CRISE?…Claro! Ficou Claro?”

    Explicano o APOIAR CONDICIONAL: Qual é a contra prestação pra entrega da JÓIA de LOURDES e da gestão do clube para os atuais DONOS?…

    Ora, Ora!, a conquista do BRASILEIRO!

    Vaga pra a LIBERTA?, o q de diferente desde 1971? QUEREMOS, para o momento, O BR! É o minimo!.. (…) …

    (Ou devolvam a JÓIA, com os juros!) FATO! Tem preço! ATÉ UM naco de carne pódre FEDORENDO tem! É querer muito?, na condição em q o TIME de SAMPAOLI tá na taba da classificação?…Ñ tem desculpa, ñ pode haver! Então, Nada…

    REFORÇOS, dentro e fora de campo!

    Obs IMPORTANTE a quem interessa possa.: LOURDES é SÍMBOLO do CAM: quem ñ tenha essa dimensão NASCEU vestindo outra camisa, por isso APOIA cego a NEGOCIATA: inimaginável o NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO sem a companhia de NOSSA SENHORA DE LOURDES! (VENDER Lourdes é TRAIÇÃO!) Venda a BASE, venda PAÇOCA e a PATOTA…venda o CT! … por favor, ñ vendam a LOJINHA e a SEDE, vale? e é o q restou! …parem os VENDILHOES!

    É HOJE, GALO! Prá cima!!!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMP

    1. Caro JOSÉ EDUARDO BARATA,

      Tamo junto, basicamente sem o q dizer do espetáculo lamentável de 4ª feira. Pq nosso time ñ pode “SEGURAR” um onze contra dez, hein? Ridículo!

      Vc sempre afiado, o negócio da camisa pro alto uma hr ia dar biziu…uma boa PELADA é feita de bons e talentosos jogadores, mas ñ posso deixar de concordar com sua precaução: “qnd falta alguém prá completar, vc sobe no muro e chama o primeiro q passa na rua”, foi essa a impressão qnd vi a escalação do NOSSO GALO na 4ª. O excelente PELADEIRO Sampaoli, q tá fazendo algo EXTRAORDINÁRIO com o q tem na mão, recorreu ao expediente…como fazem falta os gringos, hein?

      Abs!

  6. Quero nem saber …
    Três pontos e goleada para acalmar
    os ânimos .

    E , por favor , esperem que estejam
    TODOS os jogadores no vestiário e
    só aí joguem as camisas pra cima

    Faz as coisas às pressas e acontece
    igual quarta-feira … cruzcredo !

  7. É dureza! Sempre falta algum detalhe pro Galo ser campeão. Faltam 2 jogadores pra fazer a diferença e poucos dias pra abrir a janela de contratações e até gora nada. Cadê o Diretor de Futebol? Procurando “oportunidades de mercado” ou jogadores de grife? Não sabem garimpar talentos. O Thiago Galhardo estava no Ceará dando sopa e o Internacional buscou. Em tempo: Tem jogadores do Galo que podem por a mão pro Céu por não estar havendo público nos estádios. Seriam vaiados…

  8. bom dia Eduardo e massa. vencer e vencer. estamos com sampaoli. diretoria,jogadores. mas por favor EL Loco não inventa salada mista coloca quem tem que colocar mas Bueno.fabio Santos peladeiro. marquinhos foguete molhado. mariano refugo.Hioran péssimo dos péssimo longe do galo.então diretoria falta reforços porque com estes jogadores citados não vamos ao lugar nenhum. temos um time titular bom mas todos nos sabemos que precisa reforços urgentes. nada de entrar com salto alto e tenha raça e vontade de ganhar. a galo nos deixa sonhar. vai galooo. vai galooooo.

    1. Bom dia,

      Olhando sempre pelo lado positivo, uma Vitória sobre o Fortaleza no segundo turno trará desempenho superior ao de 2019 que foi dois empates.
      Nas minhas contas e pelos substitutos que temos, vejo neste momento a falta do Savarino maior e também o Nathan não jogando também.
      O Vasco gosta muito de complicar a vida dos Flamenguistas e sempre é um jogo de muitos gols, torçamos pelo Vasco.
      Hoje temos que garantir os três pontos e torcer pelos tropessos dos adversários.

      Bom Sábado a todos!

  9. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Pensei muito antes de voltar a me manifestar no bloq após a e brutal decepção com a derrota para o gigante e estupendo Fortaleza, sem querer desmerecer o time nordestino. Deixei para o tempo para não expressar raiva e negatividade até hoje. Mas vamos aos fatos>
    Para quem tem um. anseio maluco para ver o Atlético campeão brasileiro, algo que ainda não pude vivenciar, essa derrota para o fortaleza me afetou o ânimo e a crença na possibilidade de campeão, me trouxe de volta de um sonho que não queria me desfazer ao considerar o elenco capaz de conquistar o brasileirão; voltei à realidade por mais cruel e dura que seja. A verdade é que o Atlético tem um plantel razoável e estará, com certeza, entre os primeiros colocados ao final do campeonato, mas, sinceramente, não creio em possibilidade de título. Não há como um time ser campeão, se nas partidas fora de Minas ele é superado com certa facilidade por adversários inferiores – tais como Santos; Inter; Botafogo; e agora o Fortaleza.
    Por mais aversão que tenha e total falta de simpatia, sou obrigado a reconhecer que o time da TV Covid está demonstrando força. E a realidade – o time deles está reduzindo a diferença para o Galo e seus desfalques pouco influem nos resultados. Ccomeçaram mal, mas, infelizmente, estão reagindo – isto é fruto de elenco capacitado para ser campeão, algo que o Atlético ainda não possui.
    Ao olhar para o atual elenco do Galo vejo deficiência defensivas, a criatividade do meio campo bastante limitada e o ataque desprovido de um jogador diferenciado para desequilibrar partidas.
    Reconheço as grandes dificuldade em se buscar reforços ainda mais com uma situação econômica tão difícil e com a enorme dívida do Clube, o que me faz ter os pés no chão e torcer para que pelo menos a campanha do Galo seja a melhor possível.
    Quanto ao Sampaolli, o considero um bom técnico que vem fazendo algumas invencionices malucas, talvez por carências existentes no elenco.
    Estou tentando reagir para o otimismo, mas agora sem sonhos e cegueira quanto à realidade para as limitações do time do Atlético; vamos voltar a vencer e o Goiás será a vítima da vez.
    Enfim é bola para frente e caminhar na estruturação do Atlético como uma potência do futebol, com a eliminação gradativa da dívida e o erguimento das divisões de base. Espero ver o Atlético como no meu tempo de criança, quando começei a ter um pequena noção de futebol na época em que fomos garfados pelo aramengão no Rio de janeiro e depois literalmente assaltados pelo tal soprador de apito carioca (wright) em Goiânia. Desse time eu lembro como o melhor Atlético que vi jogar, superior e muito ao time campeão da libertadores. Saudações Atleticanas

  10. Bom dia Atleticanos. Jogos de hj e de quarta, só vale a vitória. Empate nesses casos, é derrota. Derrota então… sai pra lá! Penso que, Sampaoli novamente não vai colocar Igor Rabello. Achismo meu. O treinador não tem colocado dois zagueiros lentos juntos ( Réver e Rabello). Acho q joga Bueno ou Gabriel. Mas acho que Fábio Santos não joga, talvez Guga em seu lugar (Pela direita), com um zagueiro ( Gabriel?), pela esquerda. Arana na segunda linha, como vem jogando sempre, inclusive nos jogos em que vencemos e fomos bem. O problema é que, sem Savarino, quem jogará na frente? Marquinhos prova a cada jogo que é fraco, Hyoran é uma piada, ruim, muito ruim. Restam Savio, que é muito jovem ou Mailton jogando por ali. Quanto ao titular do gol, sigo sua preferência, caro Eduardo. Rafael é infinitamente superior ao Everson. Everson é goleiro de time pequeno, se posiciona mal, se coloca mal (vejam o gol anulado do fortaleza) e sai mal pelo alto. Se é bom com os pés, vai jogar na linha (quem sabe no lugar do horrendo Hyoran?!). Meu palpite para o jogo de hj (palpite, e não preferência): Everson, Guga, Réver e Gabriel; Jair, Allan, Arana e Nathan; Mailton (Savio), Sasha e Keno. Simbora, Galo! SAN

  11. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Ao som da bateria sob o comando do “genial genioso”, vulgo “maluco beleza”, vamos assistir mais um show do galo nos “embalos do sábado à noite”. Deixemos o retrovisor e olhemos para a frente.
    Hoje e sempre, galo!!!

  12. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    QUE VENHA UMA VITÓRIA E A RECUPERAÇÃO HOJE FRENTE AO GOIÁS.
    NA VERDADE O QUE OCORRE É QUE ESSAS EXPERIÊNCIAS E INVENÇÕES DO NOSSO ÓTIMO TÉCNICO , PODE NOS CAUSAR A PERDA DO CAMPEONATO.
    BUENO NUNCA FOI JOGADOR DE FUTEBOL , E QUEM CONTRATOU ESSE BONDE , DEVERIA SER PUNIDO.
    F. SANTOS DE ZAGUEIRO , ARANA DE MEIA , MAÍLTON DE PONTA , ORA , ISSO ME LEMBRA PATRIC DE PONTA ESQUERDA.
    UMA UNANIMIDADE ENTRE OS TORCEDORES É QUE RAFAEL DEVERIA SER O TITULAR , POIS É MELHOR QUE EVERSON.
    MAS , ENFIM , MUITO CUIDADO SAMPAOLI , NÃO PODEMOS PERDER ESSE TÍTULO , POR ERROS NOSSOS.
    ESSE BRASILEIRÃO TEM QUE SER NOSSO , NÃO PODEMOS PERDER ESSA GRANDE OPORTUNIDADE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *