Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não me proíbam de sonhar

Já vivemos de tudo nessa vida, muitos entre nós igualmente em experiências e situações diferentes, por mais que tenhamos similaridades em nossa existência Atleticana. Presenciei vitórias e títulos, testemunhei derrotas – a maioria delas pela “mão amiga” de interesses bandidos; outras por nossa própria incompetência – sem perder absolutamente nada da essência daquilo que me fez ser Torcedor do Galo.

Ontem, numa prosa com nosso amigo Barata – que anda sumido e nos faz falta aqui nesse espaço – recordávamos os anos da nossa juventude nas arquibancadas. Registrei a ele: “ofereçamos a nossa brava resistência. Nunca mais vão existir times como nos saudosos tempos. Na falta de Dario, Cincunegui, Reinaldo, Spencer, Lola, Cerezo, Éder e tantos outros, me apego à camisa sem observar quem está vestindo. Os bons momentos que vivenciamos jamais serão compartilhados pela insensibilidade e egoísmo da atualidade. Azar desse novo tempo”.

Em resposta, Barata demonstrou que “a certeza de que o Atlético estará para sempre nos corações dos meus me acalenta”. Vale dizer, soubemos transmitir aos nossos herdeiros esse verdadeiro sentimento de fé na paixão Atleticana. Aproveito para dividir com os amiGalos leitores um vídeo que emocionou ao blogüeiro e muitos entre pessoas do meu relacionamento.

Pois bem, mesmo resistindo às transformações que os dias atuais sugerem, não tenho como enfrentar essa realidade. Tivemos no início dessa semana, em função da mudança de gestão, trocas – que podem ainda ser ampliadas noutros setores – de diretores no Galo. Sou do tempo que diretor de futebol nem era remunerado. Neri Campos, Fábio Fonseca, Toninho Abdala, Cecivaldo Bentes – nosso Tite de verdade –, entre tantos abnegados, deixaram história e um legado insuperável.

Treinadores identificados com a nossa camisa e jogadores que saíam de campo se arrastando ao final da partida em defesa das cores preto e branco. O profissionalismo, aliado a valores financeiros inimagináveis, tomou o lugar daquela paixão que um dia existiu. Como consequência, entre as mais danosas, a radicalização nas ruas entre “torcedores profissionais” que defendem interesses pessoais e não de seus times.

E, em meio a isso, vamos cá eu, Barata, Ângelo – radicado em Brasília – e tantos saudosistas sofrendo e tentando sobreviver a essa realidade sem volta. Me lembra à música “o bêbado e o equilibrista” – de Aldir Blanc (composição) e João Bosco (canção) interpretada por Elis Regina – sonhando com tempos bem vividos e que não voltam jamais. Diante disso, só nos resta sonhar. E em meio a tantos sonhos e devaneios, me permito ainda imaginar a conquista do título dessa temporada.

Enquanto assistimos a mídia paulista e carioca, desde tempos atrás, colocar a disputa entre São Paulo e Flamengo, agora surgem aqueles que sugerem uma reação dos gaúchos – Internacional e Grêmio – somando ainda Palmeiras e Fluminense. Ignoram o Galo e até mesmo que temos um jogo a menos que vários dos seus preferidos e mencionados. A hora sugere que, mineiramente, o argentino pare de inventar e trabalhe silenciosamente para surpreender a todos e nos brindar com uma bela reta final de campeonato. Vamos ocupar as ruas e praças da cidade, vacinados de tanta injustiça ao longo de décadas, claro!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

12 thoughts to “Não me proíbam de sonhar”

  1. Caramba, Eduardo! Que vídeo bacana! Parabéns!

    Quando vi só a tela, não imaginei que você era o personagem dele.

    Depoimentos muito legais! O tempo passa, as coisas mudam. Não ficam melhores ou piores. Ficam diferentes. O que não muda é o sentimento de amor pelo Galo. Esse passa de pai e/ou mãe para filha e/ou filho.

    Parabéns pela sua filha, muito bonita e simpática. Além de atleticana!

  2. PARABÉNS EDUARDO PELO BELO TEXTO E VÍDEO.
    EMOCIONANTE.
    QUE SAMPAOLI NÃO INVENTE MAIS NADA DE EXTRAVAGANTE.
    “”PRECISAMOS DE UM GOLEIRO , POIS NÃO SE GANHA NADA SEM UM EXCELENTE GOLEIRO””.

    1. Boa noite a todos!
      Vídeo emocionante!
      Todos nós,atleticanos,temos nossa história de infância com o Galo!
      Muito obrigado por partilhar conosco!
      Saudações Alvinegras!

  3. boa tarde Eduardo e massa e massa. Eduardo e Gabriel espetáculo de vídeo que nos mostrou galo é paixão é amor a este clube gigantesco com torcedores espalhados pelo mundo. concordo por enquanto não me proibiu de sonhar vou sempre sonhar. a galo aonde estarei estou sempre galo.bom final de semana a todos. vai galoooooooo.

    1. Boa tarde xará e amigalos! Onde é que eu assino Gurú???? Esse texto diz tudo!!! Tem como pedir a todos os jogadores do GALO e ao teimoso Sampaoli para lê-lo???? GALO precisa demonstrar REGULARIDADE nos jogos que restam. Só assim pra chegar ao tão sonhado caneco. Acabar com o “esquema suicida do argentino”. Os adversários estão jogando à vontade contra nosso time. Temos que acreditar sim que a postura irá mudar. Estou com Fred Mello Paiva: O gol do título será de Tardelli aos 50 minutos do segundo tempo na última rodada! Que assim seja!!!!

  4. Pais e Filhos (as)

    Realmente muito emocionante o vídeo. Destaque para a beleza e espontaneidade da Anaísa. Parabéns! Não fosse a letra do Hino mais lindo do mundo diria que torturou a criança.
    Todavia, as reminiscências transmitem melancolia. Sabe esse “tempo bom” aí? Não volta mais. Foi. Outros virão.
    Ninguém nos proíbe de sonhar, até nos incentivam, só que depois nos roubam os sonhos.
    E eu cansei de ter meus sonhos roubados dentro de campo, mas principalmente dentro do Clube. Onde as coisas andavam de “rédeas soltas” e refletiam em campo.
    Então, não me contentaria em deixar apenas o sentimento de Fé e Paixão aos meus. Quero, também, deixar um Clube organizado, sobretudo vencedor.
    Quando eu era criança, Papai escutava muito o Gaúcho da Fronteira, intercalando com o Hino do Galo, por vezes chorava tal qual o Blogueiro no vídeo. Eu que não entendia NADA, marchava (sim, Ele mandava marchar cantando o Hino do CAM) e bailava feliz…
    Hoje, mãe que sou, tudo faz sentido. Te amo, Papai!
    “Se for preciso volto a ser caudilho, por essa Pampa que ficou pra trás. Porque não quero deixar pra meu filho a Pampa pobre que herdei de meu Pai”.
    Obrigada, Ricardo, Rafael, Rubens e Renato. Os Senhores muito alegram os meus dias como Atleticana, como filha de Atleticano e como mãe que passa a vislumbrar um futuro melhor para seu Filho Atleticano.
    Uma vez até morrer!

  5. Permita-me , caro ÁVILA , trazer outros trechos
    de nossa prosa virtual, que a mim muito prazer
    me proporcionou :

    “esse novo paradigma JAMAIS (…) arrancará
    do poeta sentimentos tão puros que venham
    a ensejar versos que exaltam tanto a paixão
    como “se houver uma camisa preta e branca
    pendurada …”

    “nenhuma conquista ( e que sejam muitas )
    trará de volta o sonho e a magia de uma
    torcida nas arquibancadas da vida”

    “jogadores pasteurizados ,tais quais robôs ,
    sem empatia , frios e mercenários …”

    “É a NOVA ERA , a qual me recuso aceitar,
    pois que EMOÇÃO e SENTIMENTOS são
    DÁDIVAS INALIENÁVEIS “

  6. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Como o sonho não paga impostos, continuemos sonhando ao ritmo da letra da musica: “DEIXA A VIDA ME LEVAR, VIDA LEVA EU! Um Bom fim de semana.

  7. Concordo em gênero, número e grau, com tudo que o caro blogueiro diz. A única ressalva que faço é que melhor seria se fosse a reta final de campeonato sem o argentino. Com ele vai ser difícil e, infelizmente, não acredito. E como sonhar, inclusive com o impossível, é permitido, vocês já imaginaram um Renato Gaúcho, com carta branca mesmo, no comando deste time?

  8. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que desejam um CAM forte, organizado, bem administrado e livre das práticas perdulárias que há décadas vêm minando a força do clube. Entre sonhos e devaneios de torcedores os atuais dirigentes precisam encarar a realidade e traçar novos rumos para o CAM.

    Por exemplo: O CAM tem 23 jogadores emprestados a clubes do Brasil e do exterior. Jogadores contratados de outros clubes e jovens revelados na base que valem, no mercado, mais de vinte milhões de reais. Não são aproveitados, mas representam despesas ao clube. Alguns deles, inclusive, poderiam estar jogando no Galo com melhor proveito que titulares atuais.

    A questão que fica para a nova administração do clube é o que fazer com esses profissionais. Reavaliá-los e aproveitar um ou outro. Dispensá-los para aliviar a folha de pagamentos desde que com acordos que não gerem mais despesas, são algumas das opções para corrigir essas distorções no clube.

    Vamos aguardar. Nós, torcedores, podemos sonhar, mas os novos dirigentes têm muita coisa para consertar no CAM.

    Bom sábado e fim de semana para todos nós. E o Galo continua treinando. Será que vai aguentar jogar?

    E VIVA O GALO. O GALO É VIDA E VIVE EM NÓS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *