Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um olho no Galo e o outro nos concorrentes

Pois é, sem jogar desde o dia 26 de dezembro, assistimos no meio da semana uma rodada quase completa. Para aumentar nossa angústia, hoje, domingo, seguimos acompanhando nossos concorrentes em ação. Só amanhã, numa Segundona – que nada tem relação com a série B – vamos ter de volta o nosso time do coração.

Sendo assim, entramos em campo com dois jogos a menos que os principais concorrentes ao título e vagas na Libertadores deste ano. Mesmo sem jogar, o Atleticano estará com o olhar no Morumbi, Maracanã e Beira Rio. São Paulo pega o Santos, Flamengo enfrenta o Ceará e Internacional o Goiás, todos esses concorrentes como mandantes.

Nossa partida adiada providencialmente pela CBF frente ao Santos – que não teve o mesmo critério nos jogos desse time com Flamengo, Vasco e hoje com o São Paulo – só acontecerá no final de janeiro. Com isso, frente aos demais, o peixe usou time alternativo. Levou uma bordoada do rubro negro, tomara que hoje tenha melhor desempenho.

Depois de tudo isso, somado aos nossos vacilos inexplicáveis, temos sim de ligar secador para os concorrentes próximos. Sem esquecer, claro, que Palmeiras, Fluminense, Grêmio e o próprio Santos, junto com Corinthians, também seguem colados no grupo da frente na tabela de colocação. Temos sim uma boa gordura, que não pode ser queimada, em termos de classificação para a Libertadores.

Entretanto, temos de sonhar e brigar lá em cima, buscando – claro – o título. Disse ontem, aqui neste nosso cantinho, “não me proíbam de sonhar“, então vou seguir pensando nessa conquista. Quanto a Libertadores, como diria um ex-presidente do Galo, “essa é obrigação”. Afinal, em tese, são quatro vagas diretas e duas na pré-Libertadores.

Podendo, pela classificação do Brasileiro, chegar a seis e mais duas, por conta da Copa do Brasil e da Libertadores. Palmeiras decide a primeira com o Grêmio e tem chance de fazer a outra final com o Santos. Abrem-se, com isso, a possibilidade de duas novas vagas.

Independente de tudo isso, temos que pensar em superar o Bragantino amanhã, no campo do adversário. Foi ele, o time da Red Bull, que nos devolveu e acalentou esse sonho de superar aos concorrentes. É uma equipe que reagiu no meio da competição, merece e precisa ser respeitada, mas entendo que temos mais time e podemos vencer e trazer os três pontos.

Espero que o treinador, pelo menos a partir de agora e até o final da competição, ouça o apelo do Torcedor. As dez posições de linha merecem uma boa reflexão, sobretudo no setor defensivo. Afinal, tomar 34 gols em 27 jogos não pode ser considerado normal para quem quer disputar título. Já no caso do goleiro, que tem relação direta com essa consideração, time para ser campeão, como diz o ditado, “começa com um grande goleiro”.

Pois, ao que percebemos em meio ao Atleticano, esse goleiro está sempre no banco de reservas. O nome dele é Rafael. Ainda tem tempo de o treinador rever seus conceitos. Levou muitos jogos para entender que o outro ex-santista, Sasha, merecia ficar na suplência, e tá na hora de fazer o mesmo com seu preferido Everson.

No mais, vamos esperar pelos tropeços dos concorrentes, e amanhã entrar com tudo pra cima do Bragantino. O Galo tem de fazer a sua parte e essa primeira partida sob nova gestão irá nos sinalizar o que podemos esperar para 2021.

*fotos: Atlético

15 thoughts to “Um olho no Galo e o outro nos concorrentes”

  1. Boa noite amigos do Galo.”Thiago Neves celebra rejeição após acordo com Atlético: ‘Não estaria feliz’”, e o Super continua produzindo matérias para desgastar o NOSSO GALO. Porque? Qual o objetivo? O torcedor do Galo está de saco cheio destas “reportagens” com objetivo de sacanear o NOSSO GALO. Isto é coisa de “repórter da série “B”.

  2. De repente surge uma jóia que atende por Sávio. Notícias sobre ele são estampadas nas páginas esportivas. Ele é lançado como profissional e joga uns dois jogos pelo time principal do Galo. O garoto mostra que é diferenciado, que tem o dom. Mas aí o moleque vai pra seleção, depois contrai o maldito vírus e ninguém mais fala sobre o moleque. No momento o time sub 17 do Galo está tomando um chocolate do florminense e o moleque não está no jogo. Saiu a relação dos 23 jogadores que vão pra Bragança Paulista amanhã e o moleque não está relacionado. Você procura nas páginas esportivas, nas páginas policiais, na revista Caras, no jornal do comércio na pqp e simplesmente a gente não consegue notícias. Alguém aí pode me ajudar?

  3. Prezado Eduardo,

    Infelizmente eu nem me preocupo mais em vigiar os adversários, pois o Galo consegue se complicar sozinho sem fazer força.

  4. Bom dia, Ávila, tudo bem? Antes de tudo digo que sou um admirador, Leio sempre o que você escreve e me sinto bem vendo tanto amor expressado por você ao nosso galo e, eu, como moro em Curitiba há muitos anos, me sinto representado em seus comentários. Claro que, às vezes, há discordâncias como agora e eu vou me atrever a discordar de você. Primeiro pergunto o que nós queremos mais nesse momento para o galo, que sejamos campeões, né? Penso que isso seja uma unanimidade na nação atleticana. Agora faço a você a seguinte pergunta: nesse momento difícil qual a melhor postura, nos juntarmos e empurrar o time pra cima dos adversários ou ficarmos buscando culpados? Há uma máxima em filosofia de vida, não me recordo quem escreveu, que diz: “…a história é feita por alguns poucos homens lutadores, enquanto a maioria vai atrás seguindo com críticas inúteis.” É mais ou menos esse o sentido. Agora, quando você comenta sobre erros do Sampaoli faz todo o sentido do mundo, mas repousar todas as críticas sobre o Éverson é injustiça. Você ainda é mais inteligente em suas posições. Suas críticas são sensatas, mas vejam alguns dos que seguem sua coluna, são agressivos, perdidos dentro de suas mentes doentias para achar culpados para os erros do mundo, então despejam veneno e ódio contra alguns jogadores, como o Guga e Éverson. Rafael no gol é garantia de vitórias para o galo? quem disse isso? Se Sampaoli, que eu considero genial, não viu isso serão alguns que demoram prá diferenciar se a bola é redonda ou quadrada que já identificaram os jogadores culpados? Eu lhe respeito muito Ávila, mas penso que o momento é para irmos na mesma direção com nosso time. Até porque, lá no início do ano, comentou-se que o projeto vencedor seria para 2021.
    Sejamos justos e chega dessas agressões idiotas contra as pessoas. Esses caras não são atleticanos, são caronistas e por sinal se quiserem sair o América tá subindo.
    Saudações atleticanas.

  5. Boa tarde amigos do Galo. “ Thiago Neves celebra rejeição após acordo com Atlético: ‘Não estaria feliz” , qual o objetivo desta matéria? Porque o Super fica remoendo este assunto? Quem do Super está sempre de sacanagem com o NOSSO GALO? Isto é cansativo e afasta o torcedor do GALO do site.

  6. Acompanho o nosso anfitrião. Rafael parece ocupar mais espaço no gol que Everson, que é mais fino. Não sei como seria em campo, mas é a impressão que passa pela TV – que é o que nos resta nesse ano que passou em que o Brasil desceu a ladeira DESGOVERNADO. Uma notícia off topic: o Cruzeiro está muito mal de finanças e corre o risco de encerrar as atividades no final de 2021. Informação dada por um torcedor membro de certa confraria onde as notícias correm.

  7. Bom dia,

    Ontem o VAR errou de novo a favor do Palmeiras, uma vergonha.
    Quanto ao Everson, apesar da defesa do Galo estar com uma média de 1,26 gols por partida, a dele é de 0,95 gols (19 gols em 20 partidas), o que significa que o problema é mesmo da defesa e não dele.
    Talvez Sigmund Freud explique essa preferência da torcida pelo Rafael, porque no campo ele não demonstrou ser tão superior quando teve suas chances.
    Muito ruim essa de ficar 15 dias sem ver o Galo jogar, sem contar que fica a preocupação do cansaço excessivo da equipe devido a excesso de treinamento. Aff.
    Contarmos com os tropeços dos adversários neste campeonato é fácil, o problema são os nossos que nunca contamos e esperamos sempre não vê-los.
    Bom domingo a todos!

  8. Saudações Alvinegras, aí meu ver o Ederson não tem culpa, e sim o treinador que sempre deixa a defesa totalmente exposta em todos os jogos deixando os zagueiros do galo no “mano a mano” com atacantes adversários.
    Enquanto isso comentaristas do eixo Rio-são Paulo debocham da nossa cara com justiça, dizendo que Sampaoli quando estudou para técnico só aprendeu a atacar e não sabe armar defesa. Quanto ao jogo de amanhã estamos completos e treinando a mais de 10 dias para pegar um time de segunda linha, vamos ver qual será nosso desempenho.

  9. Bom dia xará e amigalos! Praticamente duas rodadas sem jogar assistindo os concorrentes chegarem mais perto. “Coisas do além” que só acontecem com quem mesmo??????????? Com o GALO. Eu detesto essa história de “jogo a menos”, mas temos que ACREDITAR que amanhã nosso GALO irá como um rolo compressor pra cima do Braga. Assim eu espero!!!

  10. Bom dia!!!

    Para Eduardo e amigos do Blog, uma pergunta:

    E essa treta do patrocínio master da camisa Atleticana?

    Alguém entendeu a lógica da reportagem do Superesportes?

    De que o BMG não aceitou sair da condição de patrocínio master para que outro patrocinador de peso assumisse esse posto?

    O Atlético não tem agora um Colegiado que se compõe do presidente, do Vice e dos 4 R’$?

    Quer dizer, segundo a reportagem faz tentar crer, que uma decisão dessa envergadura não teria contado com a participação do Colegiado e o presidente teria decidido sozinho essa parada?

    Que tiro foi esse?

    Não entendi nada!!!

  11. bom dia Eduardo e massa. hoje é secar e secar. a equipe do galo mais vive no SPA que jogam. 15 dias a treinar e espero eu que não dar outro vexame amanhã e que o pardal enxerga seus erros e não inventa. sobre o Rafael o pardal é teimoso e não vai tirar seu afilhado do time titular o frangueiro Everson. este brasileirão está todo embolado imagina se são paulo não ganha hoje e galo vence amanhã espero eu que sim.bom domingo a todos amigalos. a galo não nos decepcione mais. vai galooooooooooo.

  12. Bom dia!
    O problema é que pelo que Sampaoli se deixou conhecer até aqui, amanhã teremos Everson no gol, além do péssimo Allan, o nervosinho, o mascaradinho, entregador de paçoca e que impressionantemente erra passes. Absurdo!
    Fora Allan!!!
    Chega de Everson!

  13. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos.
    Domingo começa com notícia boa.
    Com empate do Grêmio, o Galo só “desce” até o quarto lugar,
    mas se o Goiás e o genérico ajudarem fica melhor ainda.
    Vamos ligar o secador.
    Aí fica dependendo só do Galo.
    E quando tudo depende do Galo tudo fica difícil.
    Será que o Galo já parou de treinar?
    Só amanhã para saber.
    Um bom domingo para nós.
    E VIVA O GALO. SEM ELE É DIFÍCIL VIVER.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *