Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Não é jogo pra cumprir tabela

Apesar de o treinador estar poupando todos os titulares, com exceção do Nathan Silva, o Torcedor quer e espera um bom desempenho do time hoje lá em Porto Alegre. Ficaram em Belo Horizonte, sem o Cuca que viajou com os relacionados, mais de um time que – entre eles – sairá a formação para o jogo com o Paranaense domingo. O zagueiro titular não pode disputar jogos pela Copa do Brasil, já havia atuado pelo xará de Goiás na competição.

Não foram para Porto Alegre o Éverson, Matheus Mendes, Mariano, Rever, Rabelo, Alonso, Arana, Allan, Jair, Zaracho, Nacho, Nathan, Hulk, Diego Costa e Keno. Quinze guardados para a finalíssima. Daí saem os titulares com Éverson e mais 10 que iniciam a primeira partida da decisão. Estarão sob o comando do Cuquinha, enquanto o treinador comandará o time alternativo pela última rodada do já conquistado Brasileirão.

Pela lista anunciada, com apenas 20 profissionais, creio que o time vai iniciar a partida com Rafael; Guga; Nathan Silva, Micael e Dodô; Tchê Tchê, Franco e Hyoran; Savarino, Sasha e Vargas. Ficando no banco, se esse for o 11 confirmado, o goleiro Jean, Dylan Borrero, Calebe, Neto, Echaporã, Felipe Felício, Savinho e os estreantes Rômulo e Rubens. Estão tendo oportunidade, todos, titulares e suplentes, de mostrarem ao Cuca seus valores para a próxima temporada.

Ao Galo, nada interessa e deve importar o fato de o Grêmio estar lutando contra o rebaixamento. Nem desinteresse e tampouco pilhar pela situação. É mais um jogo que time procura pontuar, ainda que em nada altere a classificação final. Os prometidos 40 mil torcedores, com ingressos valendo a bagatela de 20 reais, que se preocupem com a sua situação. Caso sejam confirmados na série B, não terá sido o time alternativo do Galo e sim a campanha pífia ao longo da competição. Escolhas erradas de jogadores caros e sem retorno, aliada a treinadores que se alteraram no comando da equipe sem mostrar resultados eficientes. Cada qual no seu quadrado.

Confio muito nesse time alternativo que vai a Porto Alegre. Desde o goleiro até a linha de ataque. Todos eles, com exceção de Micael – que fará sua estreia no time profissional em competição nacional – já foram utilizados pelo Galo em partidas dessa grandeza. E lendo a lista do provável time titular, nenhum deles decepcionou quando foram acionados pelo treinador. Borrero, Calebe, Neto e Savinho, inclusive já tiveram oportunidades e mostraram qualidade nessa temporada.

Os gaúchos, com a corda no pescoço, além de terem de vencer a esse bom time Atleticano, ainda precisam dos insucessos de Juventude (Corinthians) e Bahia (Fortaleza). O primeiro joga em casa e o outro fora. Se um deles, pelo menos empatar, já é o suficiente para o rebaixamento do Grêmio. Como se vê é jogo de vida ou morte para o adversário gaúcho e uma grande oportunidade para nossos reservas e até mesmo as boas promessas que são da base, mostrar serviço. Até porque, já pensando no próximo ano, esses garotos – a exemplo do que aconteceu neste 2021 – deverão e terão a responsabilidade de realizar algumas partidas pelo Mineiro.

A hora é agora. Sem se preocupar com a situação do time do Rio Grande do Sul, mas sim olhando pra frente. Para o futuro! Só a título de informação. O dono do apito amigo hoje será Raphael Claus, aquele que “não viu” a penalidade para o Galo no jogo com o xará de GO; como quarto árbitro o Luiz Flávio de Oliverira, que dispensa comentários suas atuações em desfavor do Galo e no vídeo Wagner Raway, também de triste memória. Ainda bem que não vale nada para o Galo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

24 thoughts to “Não é jogo pra cumprir tabela”

  1. Boa tarde para todos!
    Na minha opinião é jogo pra matar o “imortal”, todo time grande é um concorrente, então vamos rebaixar esse tricolor e nos livrar de mais um concorrente ano que vem.
    Alô diretoria!! Nada de Douglas Costa hein? Já tivemos muitos ciscadores aqui, Giovanio lembra diretoria?
    Saudações atleticanas!

  2. Boa tarde xará e amigalos Campeões Brasileiros!!!!!!!!!!!
    Hoje é “fazer churrasco” do Grêmio no Sul e mandá-los fazer companhia ao NOVO CSA DA SÉRIE B!!! Alguém aí em alguma dúvida de que se fossemos nós no lugar deles teríamos piedade????? Claro que não!!! Então que o GALO afunde o Grêmio mostrando que temos elenco para “treinar” no Sul do país. Quanto à Copa do Brasil que venha o Paraguaiense! GALO está forte e determinado a levar mais um CANECO PARA SEDE DE LOURDES!!!! A Imprensa maldita que engula mais essa!!!!!!!!!!! Parabéns Gurú pela live de ontem no programa do Breno Galante! Você e Fred Melo Paiva resgatam sempre a alma verdadeira do atleticano! Show!!!

  3. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 38/38 – Grêmio (fora) – O que é ser reserva do CAMpeão? É se limitar a participar das fotos e vídeos históricos? Claro que não.

    Tanto é que muitos desta escalação contribuíram para a merecida Taça.

    “Time bom, ganha jogos e elenco ganha Campeonatos e Copas”, diz o jargão.

    Jogador reserva tem que ter ambição, no sentido positivo de querer conquistar seu espaço com lealdade e espírito de grupo.

    Afinal teremos pela frente: final da Copa do Brasil (2021) e em 2022: Mineiro, Supercopa, Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.

    Se eu fosse reserva do apaixonante Galo, teria 87 motivos pra vencer hoje.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 22 (fora), num total de 111/114 pontos disputados. Ganhar fora, com reservas de alto poder de se firmar no time, Gaaloôô!

  4. ´Bom dia, campeões! É claro que poupar o time hoje é o certo. Só tenho um porém nessa situação, Qual a finalidade da presença do Cuca lá no sul? O time viajou ontem e só chegará em BH amanhã, sexta. Ou seja o nosso técnico ficará ausente 48 horas dos jogadores principais. Por que não mandou o Cuquinha? Prejuízo técnico e o pior, passa a impressão que o time acomodou. Nesta semana quase não vi falar em treinamento e sim festa, entrevistas, homenagens etc. Eu quero o titulo da CB, mas acho que o time não faz tanta questão.

  5. Bom dia Canto do Galo!
    Galo em campo vale sempre a nossa honra, dignidade. No confronto geral com o Grêmio estamos deficitários, com dez vitórias a mais para os gremistas- Galo 23 vitórias x Grêmio 33 vitórias. Isso é fruto das últimas décadas, pois na década de 70 e 80 superavamos quase todos os adversários do eixo e do sul, hoje são poucos em que temos mais vitórias- Santos, Fluminense e o rival azul de minas( este ganhamos de lavada, umas 36 vitórias a mais). Portanto é hora de buscarmos o terreno perdido.
    Em 03 de dezembro de 2017 nós vencemos o Grêmio no Independência por 4×3, sendo o último gol de falta cobrada pelo Otero. Se não me engano, precisávamos vencer para garantir vaga na libertadores e o Grêmio veio com um time de jovens da base que não facilitou nada a nossa vida, portanto nada de relaxar, tem que entrar com toda nossa raça para vencer, pois aqui é Galo .

  6. Retornei ao blog para registrar a minha revolta com as declarações do Hulk Bundão ao portal que hospeda esse canal de comunicação da Massa. Aquele palhaço deveria ficar de boca fechada e jogar futebol. É pra isso que ele é muito bem pago! Estamos às vésperas de uma decisão e o foco deve ser apenas esse. A linha entre a idolatria e o desprezo é muito tênue, meu camarada e a demagogia ao dizer que “dará a vida pelo clube” não cola. Você é um profissional e nada mais! Jogue, honre a nossa camisa, receba o seu dinheiro e nada mais! E não entre nessa de querer ser politicamente correto. Da rivalidade com o CSA cuidamos nós, torcedores, que estávamos aqui antes de você chegar ao Atlético e certamente continuaremos aqui quando você sair. Peço desculpas ao blogueiro e aos demais amiGalos pelo desabafo, mas esse tipo de declaração de um ídolo do clube é, na minha opinião, inadmissível.

    1. Prezado Theobaldo, bom dia!

      Ás vezes, o ídolo recebe certas perguntas embaraçosas e precisam dar uma resposta. Não tive o mesmo sentimento seu.

      Hulk foi apenas educado e cuidadoso com as palavras.

      Nosso rival tem lá seus méritos. Os títulos não mentem. Vaidosos e arrogantes, vão amargar anos na série B.

      Para sermos grandes, não precisamos apequenar e nem menosprezar os outros.

      Hulk já é ídolo, o artilheiro do Brasileirão e, por unanimidade, o melhor jogador do Brasil em 2021. E isso não é pouco.

    2. Bom dia Teobaldo. Respeitando sua opinião, eu fiquei muito feliz com a conduta do Hulck. Vivemos tempos de intolerância. Tivemos um jovem de 20 anos assassinado em uma emboscada. O Cruzeiro é nosso rival. Não é inimigo. Tenho amigos e parentes que torcem para o Cruzeiro. Chega de jogadores colando lenha na fogueira. Isso só leva a violência. Eu faço zoação com quem conheço. O Hulck foi profissional. Chega de hipocrisia. O Eder que se diz atleticano raiz foi campeão da Copa do Brasil pelo Cruzeiro. O Reinaldo jogou por lá. Tem uma placar com ele na capa, vestindo a camisa do Cruzeiro. O Cerezo e o Luizinho também. Torcedores somos nós. Como diz Jair Bala; Jogador gostar de time é lorota. JOGADOR GOSTA É DA NOTA. Queremos diminuir a violência e intolerância, e o Hulck tem os meus aplausos por esta atitude. Esse cara é diferenciado mesmo.

    3. TEOBALDO ,

      nem sei o que o Clorofila falou , pois não leio nada sobre futebol , tão somente o que um dos filhos tem a paciência de me mandar .

      E até agora não recebi nada .

      Mas confio na sua indignação , que só vem reforçar o que eu sempre posto aqui :
      essa conversa de idolatrar alguém por um feito no clube como sendo o maior da história tem tudo a ver com a glória do GABIRU , o herói do Mundial Colorado .

    4. Teobaldo, com todo respeito pelo seu comentário, mas achei a as declarações do Hulk bem coerentes e afinadas com os tempos de intolerância que vivemos no mundo de hoje. Precisamos de mais jogadores com esse tipo de pensamento, tal qual quando na vitória da Argenbtina sobre o Brasil Messi não entrou na onda de tirar sarro com os brasileiros, lembra?
      É de declarações infelizes como de Tiago Neves e outros que devemos nos revoltar, não com palavras sensatas e moderadas como as do atacante alvinegro.
      Um abraço.

    5. Teobaldo, respeito seu comentário mas discordo totalmente, chamar de palhaço quem ajudou tanto a ganhar um título depois de meio século é meio pesado, não? Em tempos de tanta violência e pouco apreço pela vida achei a declaração dele bastante corajosa e inteligente, ou declarações como do Tiago Neves te agrada? Lembra da atitude do Messi ao se negar a zoar o Brasil quando ganhou da seleção brasileira? Acho que o comentário do Hulk e a atitude de Messi são 2 ótimos exemplos pra todos que estão no futebol e espero que essa seja a tônica da maioria daqui em diante. Um abraço.

  7. EU ASSISTI ONTEM A LIVE DO TÍTULOC COM A PARTICIPAÇÃO DO NOBRE GURU E FRED MELO.
    Top demais, vale muito a pena assistir. Vcs ali representaram o sentimento de 9 milhões. Foi um show de atleticanidade. Nós somos o Clube Atlético Mineiro. Não é um time que tem uma torcida, é uma torcida que tem um time. Vamos Galo, FOCO, FOCO, FOCO, COPA DO BRASIL AGORA.

  8. Recordes dentro do clube:

    Maior campanha nos pontos corridos (84 pontos / 75% de aprov.)
    Maior número de vitórias em Brasileiros (26 até o momento)
    Melhor defesa em Brasileiros (30 gols sofridos)
    Melhor campanha de mandante da sua história (52 pontos / 91%)
    Maior pontuação fora de casa em pontos corridos (32 pontos / 59,2%)
    Maior número de rodadas seguidas na liderança (24)
    Melhor returno do Brasileiro (42 pontos)
    Falta um gol para ser o melhor ataque (64 gols)

    Marcas importantes no Brasileiro:

    2ª maior campanha da história (84 pontos, podendo a chegar a 87)
    3ª maior artilheiro do clube numa edição (Hulk, com 19 gols)
    2ª melhor defesa do Brasileiro se não levar gol na quinta (30 gols)
    2ª maior campanha de mandante (atrás do Flamengo-2019)
    2ª maior campanha do clube no turno (42 pontos)
    3ª maior campanha de visitante se vencer o Grêmio (35 pontos)

    Bom dia a todos!

    Pra mim, todo jogo do Galo é importante. Estarei com a TV ligada e a gelada do lado acompanhando do primeiro ao último minuto.

    Coloquei acima uma parte da matéria do ge só pra exaltar a campanha do nosso time. Parabéns a todos!

    Vamos Galo, comemorar o Brasileiro! Vamos, Vamos Galo!

  9. Quase parei de ler no Hyoran, este é ruim com força.

    Se Bahia E Juventude empatarem o Grêmio pode ganhar de 800 x 0 que cai, mas se um deles perder e ele vencer por 1×0 ele se safa. Só esta correção.

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos dar oportunidade aos garotos da base. Como diz o Barata: vamos colocar em campo Savinho e seus amigos…
    Hoje e sempre, Galo!!!

  11. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Nem se o Galo quisesse ele seria capaz de sozinho, mandar o Grêmio para a segundona. O que o Galo fará hoje é simplesmente encerrar a sua excelente campanha vencendo os gaúchos que só irão para baixo graças à sua péssima campanha que vai mandá-los para baixo pela terceira vez.

    O Galo já é o campeão brasileiro de 2021 e como eu venho dizendo aqui há anos, isso só seria possível se vencesse os times do sul lá e aqui. Venceu todos, menos a Chape.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA E O GRÊMIO QUE SE DANE.

  12. A importância desse jogo contra o Grêmio é zero, mas espero que o Galão da Massa jogue o time gaúcho para a segundona para que a Série B fique mais competitiva em 2022. Em relação à decisão da Copa do Brasil, o torneio mais importante da nossa história, a minha percepção é que perdemos o foco! Oxalá esteja eu errado e que sejamos brindados com uma goleada tranquilizadora no domingo. Abraços!

  13. Bom dia, Massa, Paulo e Guru,

    O jogo de hoje não vale nada, pois já somos campeões. Engano. O jogo de hoje vale muito, pois será uma oportunidade para vários jogadores, mostrarem que fazem jus a continuar no elenco na próxima temporada. Além disto, será uma prévia do time que disputará o campeonato Mineiro do próximo ano.
    Nós torcedores cobramos muito as escalações principalmente do pessoal da base, que não foram utilizados por Cuca, talvez pela falta de experiência que a conquista do título exigia.
    O jogo também poderá ser a despedida de alguns jogadores que parecem com os dias contados na cidade do galo. Entre eles: Tchê Tchê, Hyoran, talvez o próprio Sacha e até Alan Franco.
    Mas como diz aquela famosa música de Gozaguinha:
    “Eu acredito é na rapaziada…”

  14. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    JÁ ESTOU LIGADO NA GRANDE DECISÃO DA COPA DO BRASIL QUE COMEÇA DOMINGO.
    O JOGO DE HOJE , SEM NENHUMA IMPORTÂNCIA , SERVE SÓ MESMO PARA OBSERVAR ALGUNS JOGADORES.
    NA MINHA OPINIÃO DEVERIA SER ESCALADO UM TIME QUASE SÓ COM JOGADORES DA BASE.
    O QUE IMPORTA AGORA É DOMINGO , PRECISAMOS DERROTAR O PARANAENSE COM UMA CERTA FOLGA , PARA FAZERMOS A SEGUNDA PARTIDA UM POUCO MAIS TRANQUILO.
    VAMOS JÁ ENSAIAR O GRITO :
    É BI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL.

    1. Prezado Barata, Bom dia ! Hoje será uma ótima oportunidade para esse zagueiro Micael. Vamos ver se tem garrafa vazia para vender…a conferir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *