Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nada vai me impedir de ir ao Mineirão

Amanhã é dia de jogo, que um dia já foi o clássico dos mineiros. A atual situação entre os dois times, coloca o Galo numa condição bem superior ao adversário. Atual detentor dos títulos do Campeonato Brasileiro, da Copa do Brasil e da Supercopa, nosso time está num patamar superior a quem teima em permanecer na série B. Ah! Essa última competição, se tivesse sido vencida pelo concorrente carioca, seguramente até hoje seria matéria da tv e a cbf promovendo esse título a um valor que – insisto – não tem. Valeu por calar a boca dessa gente.

Pois bem, embora reafirme que o Galo está bem à frente que o adversário de amanhã, insisto que não existe favoritismo. Como disse na semana, jogo é jogado e lambari é pescado. Em primeiro lugar, temos de buscar a vitória, assegurando os três pontos e consolidando a primeira colocação. Quanto à questão dos gols, que venha o primeiro e – quem sabe – mais outros na sequência. Não fantasio o que muitos têm insistindo, mas também não deixaria de curtir, caso algo dessa natureza ocorresse.

Ao que estamos acompanhando, o treinador – com exceção de Zaracho – terá todo o elenco à disposição para o confronto. Resta saber se usará o sistema 4-3-3 ou 4-4-2. Por amor, aquele 4-2-4, que tentou impor, está – comprovadamente – fracassado. Creio, até pela ausência do argentino, que a melhor opção seria a primeira delas com o meio formado por Allan, Jair e Nacho. Lá atrás, qualquer criança sabe que será Éverson; Mariano, Nathan Silva, Diego Godín e Arana.

Já o setor ofensivo, evidente que o único que tem lugar garantido é o Hulk. As outras duas posições seriam de Keno – esse eu tenho quase convicção que ocupará uma delas -, Ademir, Savarino ou Vargas. Não vejo nenhuma possibilidade de ser diferente disso, ao que estamos acompanhando desde o ano passado e as primeiras partidas dessa temporada.

De uma forma ou de outra, desde que não repita aquela aberração com apenas dois meio campistas, confio numa boa partida do Galo amanhã no Mineirão. E quando um time joga bola, a vitória fica bem encaminhada. É o que todo Atleticano quer e espera. Será uma boa oportunidade para o Torcedor poder avaliar e ter noção do que El Turco pode nos sinalizar para 2022. As grandes competições começam em abril, portanto daqui um mês. Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, antes porém vamos ter a fase final do Mineiro.

Amanhã, neste jogo do Galo, “eu vou de arquibancada pra sentir mais emoção”. A exemplo do que a cbf já havia me feito, agora foi a vez da fmf me recusar no setor de imprensa. Pela explicação, recebida na sexta-feira, após o horário de rotina da confirmação do credenciamento, foi que “não entrou no sistema talvez por algum erro na hora de fazer o pedido”. Sei…! Enfim, mesmo usando cinta pós operatório e recomendação de evitar escada e priorizar o uso de elevador, não vou deixar de ir ao estádio.

Feito esse inevitável registro, lá estarei de olho no meu Galo e – sim – também dos sopradores de apito que tantas vezes registro críticas aqui neste cantinho. Não será, portanto, um credenciamento negado que mudará minha conduta neste espaço. Afinal, queiram ou não, os organizadores da competição, existem fatos que não encontram explicação. Não bastasse essa juizada ruim, fraca e outros adjetivos, a tabela foi maléfica ao Galo. Atual campeão mineiro, O Galo, ao contrário dos outros dois de Belo Horizonte faz seis jogos como não mandante e cinco como mandante.

Ora, ao que me recordo, ao campeão (vencemos os dois últimos Mineiro), como são 11 jogos, é praxe fazer seis jogos mandante e cinco vezes não mandante. Pois, aos dois menores de BH, a fmf reservou seis jogos com mando de campo e cinco partidas como não mandante. Coisas que não passam despercebidas, que seguramente, incomodam quando merecem registro. Não é por acaso, que por onde o futebol mineiro é debatido, sempre vem à tona o fato de que a fmf é um feudo familiar tem décadas.

Em tempo: me foi oferecido (e isso é hilário) a possibilidade de credenciamento – depois de registrado que “infelizmente” não seria possível, para a partida do América e Vila Nova. Ora, faço blog do Galo e não do coelho ou leão. E mais, houve credenciamento ao final da tarde e início da noite. Enfim…a cbf não me impediu, ano passado, de ir aos jogos. Não será a fmf que irá me deixar do lado de fora. Não gasto Aro de bicicleta, vou de carro.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

14 thoughts to “Nada vai me impedir de ir ao Mineirão”

  1. “Jogo é jogado e lambari é pescado!”… Ok, até concordo, mas vou dizer uma coisa: pela primeira vez não sinto nenhuma emoção com esse jogo. Se há rivalidade aí é do lado de lá, porque do lado de cá se tornou um jogo absolutamente normal. O lado de lá pode vencer? Sim, porque tudo é possível no mundo do futebol, mas caso um resultado improvável desse aconteça não será diferente dessas zebras que ocorrem de vez em quando do Galo perder para um time do interior e que nada representa. Hoje, Atlético e América dá muito mais calor e emoção. É o que acho.

  2. Boa tarde xará e amigalos! Estamos todos absolutamente tranquilos para o jogo de amanhã contra o CSA-MG. A diferença de elenco é ABISSAL!!! Jogo é jogado e o CSA-MG é pescado…..

  3. Mais tecnicismo. Aproveitando o gancho da primeira coluna do Jorge Nicola no jornal Estado de Minas hoje, e reportando a essa coluna,gostaria de voltar ao assunto relativo ao valor das SAF.
    A imprensa noticia que o dono do Chelsea colocou o time à venda por 20 bilhões de Euros e segundo informação do Nicola o Galo estima seu valor em 4 bilhões de reais. Mas, como se chega a esses valores?
    Sabemos que a principal estimativa é oriunda do Fluxo de Caixa Projetado de modo que para determinar o valor basta somar ao Fluxo de Caixa Descontado os valores patrimoniais e o ”Goodwill”.
    Quaisquer que sejam os valores estimados, um parâmetro é fundamental para se alcançar o valor negociado, o Custo de Capital. A lei 14.193/21, que criou a SAF, reza em seu no parágrafo único do artigo 18 que se deve aplicar a TAXA SELIC (taxa livre de risco) para corrigir valores de dívidas, assim como a aplicação de no mínimo a taxa de remuneração da poupança para eventual emissão de debêntures conforme inciso I do artigo 26. Desta feita, a lei pode estar sugerindo uma taxa de reajuste para tudo. No entanto, ao investidor interessa a Taxa de Retorno de seu Capital que certamente será sempre superior à SELIC ou à POUPANÇA por causa dos riscos envolvidos. Normalmente, o risco inerente à SAF do clube A é diferente do clube B.
    A questão básica é apurar os valores que comporão o Fluxo de Caixa, seu tempo e quais investimentos serão considerados valores patrimoniais sabendo que todo clube tem várias fontes de receitas. Se um clube tem sede própria, estádio e centro de treinamento, certamente esses valores não serão computados. Por outro lado, o valor do plantel de jogadores, desde a base ao profissional seja masculino ou feminino, este sim deverá ser considerado dentre os valores patrimoniais. Um valor complexo para se determinar é o Goodwill que se refere aos ativos intangíveis sendo o mais significativo o valor da marca. Os jogadores não devem ser avaliados pelo possível valor venal, a menos que se defina um deságio. Há de se encontrar um critério para fazer isso.
    É importante ressaltar que os valores das dívidas não fazem parte da avaliação, porque a forma como os Ativos são financiados não interfere no valor da empresa.
    Por essas considerações pode-se inferir que os valores R$4 bilhões e E$20 bilhões podem não ser tecnicamente realistas. De qualquer maneira, feitas todas as contas e auditoria externa idônea, que fazem parte da devida diligência (Due Diligence), sempre o valor negociado será aquele acordado entre as partes bem como a forma de pagamento. Esse tecnicismo ajuda às partes ter noção do valor e sempre a Taxa de Retorno do comprador será maior que a taxa de retorno do vendedor. Essas colocações não esgotam o tema.

  4. Bom dia para todos!
    Jogo é jogado e Lambari é pescado,ouço rssa pérola filosófica desde menino.
    Nesta semana vimos os dois gigantes do Sul serem eliminados por Mirassol e Globo, então não será impossível o pequeno csa MG derrotar o GALO,entretanto estou esperando uma Vitória convincente do GALO amanhã.
    Abraços!

  5. Bom dia!
    Cuidado, caro guru, com essa recuperação física! Queremos você aqui nesse espaço na segunda feira repercutindo mais uma vitória do Galo.
    Quanto ao time, lamento muito a ausência do nosso melhor meio campista.
    Que El Turco seja feliz nas escolhas e nas substituições durante a partida.
    Não espero outro resultado que não seja a vitória do Galo.

  6. Bom dia!!!

    Concordo com TEOBALDO, nobre ÁVILA, sobre o favoritismo do Atlético. O Galo é muito favorito nesse jogo.

    Há um porém:

    O chamado “Fator Zebra”. Ou seja, o CSA, nesse jogo, será um zebraço se conseguir bater o CAM, aliás, o mandante do jogo.

    O Atlético, além de mais time e camisa mais pesada no momento, joga em casa diante de sua Torcida no “Mineirão que ainda é nosso!!!”.

    Só que, hei de concordar contigo, nobre guru: “o jogo é jogado e o lambari é pescado!”…

    Se os caras entrarem em campo, de salto alto, deixando a alma no vestiário, babau!!!

    Que os caras tratem de pelejar e jogar bola e o El Turco trate de não inventar.

    Nada de o Turco pôr no papel um time (4-4-2 ou 4-3-3) e na prática mandar a campo um 4-2-4 que definitivamente não funciona…

    Em suma, o Galo é favoritaço, o CSA é um zebraço e El Turco por enquanto e ainda não foi chamado de professor pardal…

    Mas…

    Bamo que bamo…

  7. Como disse o nobre blogueiro que este jogo não é considerado mais clássico então tem obrigação de dar uma goleada senão será vexame , pois a diferença técnica entre os dois times é enorme…

  8. Bom dia a todos. Jogar pra ganhar é pronto. Ou esse técnico começa a escutar a torcida e põem em campo o que temos de melhor ou vai começar a azedar o caldo. Só p treinar: CHUPA MARIA!!!

  9. Bom dia todos! O nobre blogueiro escreve: “Lá atrás, qualquer criança sabe que será Éverson; Mariano, Nathan Silva, Diego Godín e Arana. Pois bem, ouvi ontem numa rádio, que não me recordo o nome, que há a possibilidade do Turco entrar com três zagueiros. Espero que isso não se confirme, pois ” qualquer criança sabe o que deve ser feito”.

    1. Teobaldo, ótimo dia

      Concordo plenamente, eu não gosto de cantar vitória antes da hora, entretanto, não tem como negar o favoritismo do Galo, qualquer resultado diferente da vitória é para se estranhar.

  10. Bom dia Massa e Guru.

    Pelas entrevistas dadas pelos jogadores antes do clássico meu Guru, o comportamento da equipe será totalmente diferente do clássico anterior, quando nitidamente o time foi relapso.
    “Jogo é jogado e lambari é pescado”, sim e o lambari azul, ta aí, fresquinho,como de costume, pra ser fisgado.
    E tenho certeza que pescadores não faltarão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *