Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

NADA DE TERRA ARRASADA, PORÉM…

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Não sou vidente, paranormal ou coisa que o valha. Os alertas que venho fazendo nas minhas redes sociais e em artigos no sentido de que a torcida deveria estar preparada para o dia em que o time voltasse a jogar bem abaixo de suas possibilidades e a vitória não se consumasse se derivaram da experiência e do conhecimento das entranhas do futebol que está sempre pronto a surpreender e a comprovar que, dentro das quatro linhas, a lógica não tem lógica.

E o “desastre” não demorou a acontecer. Não, nada de terra arrasada, porém o alerta amarelo, com tons de vermelho, foi aceso e não pode ser desprezado. Foi diante do Coelho que o Atlético tomou um choque de realidade. 

Foi diante de um América limitado, porém brioso, taticamente bem postado e com um plano de jogo bem orquestrado, que soube se fechar e marcar quando não tinha a bola e, quando a tinha, também soube e conseguiu sair com leveza, fluidez, verticalidade e velocidade, que o Atlético pôde perceber em profundidade que, se de um lado possui um elenco extremamente bem qualificado, de outro tem também limitações, que humildade e caldo de galinha não fazem mal a ninguém e que, antes agora do que tarde de mais, é hora de baixar a bola.

O que quero dizer é que os méritos americanos que são muitos e merecem ser reconhecidos, destacados e aplaudidos não podem, entretanto, esconder os deméritos, os erros e as escolhas erradas que levaram o time atleticano a jogar um futebol sem profundidade, sem verticalidade, sem inspiração boa parte do jogo, sem fluidez, sem uma transição de qualidade.

Ah! Mas o scalt do jogo apontou que o Atlético ao final da partida teve 81% de pose de bola, finalizou mais vezes que o adversário, cruzou a bola na área americana infinitas vezes, teve a seu favor vários escanteios, enquanto o Coelho chutou apenas uma vez ao gol atleticano, exatamente aquela bola fatídica que entrou e colocou o América em uma, até então insuspeita, vantagem no marcador. Isso não que dizer que o Galo massacrou o oponente?

A meu ver isso escancara a ineficiência e a falta de contundência ofensiva do time atleticano, este ultimo fator reconhecido explicitamente pelo próprio treinador alvinegro em sua coletiva. Ter uma pose de bola tão expressiva, finalizar tão mal quando foi possível e não conseguir produzir um número de finalizações efetivas que espelhasse esta superioridade é significativo e preocupante.

Ironicamente, o América teve 100% de aproveitamento no quesito finalizações. Faz parte do jogo? Claro. Sorte do Coelho? Azar do Atlético? Sorte e azar derivam do que é feito e das escolhas. E o Atlético, dentro e fora de campo, abusou dos erros e das escolhas equivocadas.

O gol americano, por exemplo, originou-se de uma escolha errada de Nacho Fernandes. Se ele tivesse lançado a bola para Arana que entrava livre pelo corredor esquerdo a “sorte” do jogo talvez fosse outra. Ao optar por passar a bola para Vargas centralizado e encaixotado pela marcação americana, ele favoreceu o bote da defesa adversária. O contra-ataque americano pegou a defesa e o meio atleticanos mal posicionados. Godin e Jair na sequência e nesta ordem também erraram, permitindo ao atacante do Coelho finalizar com extrema felicidade.

Colocar a culpa do gol sofrido e do empate nas costas deste ou daquele jogador é injusto, mesmo porque tudo de ruim que aconteceu tem raízes mais profundas que precisam, nos intramuros da Cidade do Galo, ser atacadas e resolvidas. Conversas individuais e coletivas se fazem necessárias. Alguns jogadores como Jair estão atravessando uma fase ruim, outros mostram claramente que estão muito aquém de sua forma física ideal como Zaracho e Godin.

Keno tem, como característica pessoal, que exorcizar seus demônios e também evoluir fisicamente. Hulk esta sentindo a maratona e por isso diante do Coelho não entrou no jogo, realizando com toda a certeza sua pior partida dos últimos tempos? Savarino que foi lançado fora de sua zona de conforto em um time que naquele momento buscava “correr atrás do prejuízo” mais com o fígado do que com a razão, merece ser cobrado e massacrado como alguns estão fazendo com ele? Além disso, algumas questões táticas têm que ser enfrentadas por Antônio Mohamed. Ele está mesmo escalando o homem certo para a função certa?

Após o jogo contra o Internacional “El Turco”, certamente buscando justificar a sua ideia de jogo para aquela partida e a consequente escalação de quatro atacantes, disse algo que não se sustenta. Dizer que, pela qualidade dos jogadores, não existe muita diferença entre escalar Sasha, Nacho e Zaracho para uma determinada função, é algo assustador. Até o mais incauto dos observadores já percebeu que estes três jogadores possuem características e aptidões táticas totalmente díspares um do outro e reconhecer isso não significa colocar em xeque suas qualidades técnicas que, na verdade, são muito boas e óbvias. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

Se o que o Turco defendeu fosse verdade, porque então, seu time com a formação que iniciou o jogo contra o Colorado Gaúcho não fluiu e sentiu tremendamente a ausência de um construtor de jogadas?

E por que, mesmo tendo Nacho e Zaracho diante do América o time foi excessivamente burocrático, lento, sem profundidade e abusou dos passes laterais e para trás? Mohamed tem e terá muitos desafios táticos em seu caminho. Tem e terá também muitas pedras, ora colocadas pelo calendário perverso, ora pelas limitações humanas de seus jogadores, ora trazidas pelas suas próprias idiossincrasias e imperfeições. Afinal, ele e seus jogadores são humanos e falíveis, que erram e que acertam como qualquer um de nós. 

Tenho dito e repetido à exaustão que o time atleticano tem vencido, mas não tem encantado e nem tem enchido os olhos de sua torcida. Tenho reconhecido, também, que o time está em processo de evolução, de maturação e desenvolvendo novas formas de jogar e que isso significa um processo de idas e vindas, de erros e de acertos, de bons e de maus momentos. E nunca é demais lembrar que muito mais difícil do que chegar ao topo é se manter lá.

Nada de terra arrasada, porém nada de relaxar e nada de tentar esconder o sol com a peneira.

8 thoughts to “NADA DE TERRA ARRASADA, PORÉM…”

  1. Treinar time do tamanho e historia do Galo exige um conhecimento acima da média. Quando foi contratado do Turco minha luz começou a piscar, por não acreditar na capacidade dele para comandar um elenco de tal envergadura. Assim mesmo, rezo para que eu esteja errado. Acima do que penso, a paixão pelo Galão da Massa só vê esperança.

  2. Bom dia.
    Eu concordo parcialmente com suas observações.
    Vocês, colunistas, jornalistas, repórteres, blogueiros, que possuem visões objetivas de um elenco/partidas, por que não fazem essas observações junto ao clube? Se têm proximidade com o El Turco, acredito que seria bem mais objetivo e auxiliaria bastante um bate papo com ele.

  3. Amanhã, contra o paraguaiense, sem Hulk, nosso melhor jogador, o time do Galo vai ter que dar um jeito de jogar bola, com todos os fundamentos. Passe, chute, cruzamento, movimentação, cabeceio…se quiser sair com a vitória. Eu quero o tri, sem “fax”.

  4. Olá amigos da bola!

    Ando preocupado!…. Como vamos enfrentar o xará? Qual estratégia nosso treineiro vai utilizar???

    Qual time esse inventor vai colocar em campo?

    Mohamed “meu filho”!… Time é esse:

    Com Keno contundido e Hulk acompanhando nascimento da filha…

    Anota aí cidadão!

    Borrero, Vargas, Ademir
    Zaracho, Alan, Jair
    Arana, Alonso, Nathan, Mariano, Éverson.

    Sasha e Savarino no segundo tempo.

    Borrero faz a função do Keno, Ademir na direita, Vargas na função do Hulk. Simples. Time marcando pressão e pra frente, jogando em velocidade e no toque de bola. Futebol é simples!

    Vocês!… Certos treineiros, que adoram complicar o fácil. Haja vista o que você fez contra o América. Era só abrir dois pontas sujeito.

    Pelo visto,
    Vojvoda não fica no Fortaleza. Mais uma ou duas derrotas e tchau…. Elenco do Fortaleza é fraco! Vojvoda já não consegue tirar leite das pedras que tem por lá.

    Vojvoda é excelente, tem proposta de jogo sensacional, casaria bem com baita elenco do Galo!…….

    Acorda presidente do Galo!…..

    Vojvoda já, antes que seja tarde!…

  5. Bom dia!
    O que tenho observado nos últimos 300 jogos do Galo é que Nacho é um baita jogador pra entrar nos vinte minutos finais da partida. Tipo o Berola. Não estou fazendo uma comparação técnica entre eles mas física.
    Observo também que o único jogador do Galo que sabe cruzar uma bola é o Arana. Guga e Mariano parece que ficam treinando quem acerta melhor o adversário na hora de cruzar.
    Além disso, a maioria de nossos jogadores não sabe chutar a gol. É preciso treinar, treinar exaustivamente.
    E com certeza, Nathan, Alonso, Réver, Igor Rabelo, Micael, o outro zagueiro que veio do Juventude, aquele outro menino do sub 15…todos eles estão 10 níveis acima de Godin. O treinador é muito bem pago pra enxergar isso.

  6. Bom dia Massa

    O texto de hoje é certeiro e esclarecedor e o alerta do escriba já havia sido propalado anteriormente.
    Ricca Peroni em uma live chamou a atenção para a torcida do Galo não repetir a tão propalada soberba que tomou conta da torcida do Flamerda em 2019, mas parece que seu alerta foi inútil e infelizmente já estamos contaminados.
    Não que o time deva ser imune às críticas, mas o clima de terra arrasada após a partida contra o micróbio verde foi deplorável.
    Se o bom senso for usado, qualquer um ao analisar as imagens e os números do jogo, poderá percebe que nosso adversário jogou conforme seu tamanho e que o gol do adversário foi um fato isolado e fortuito.
    E tão deplorável quanto o clima de terra arrasada, foi a atitude de alguns mentecaptos que invadiram a rede social para achincalhar Godin.
    Assim como a maioria eu tb acho que ele não tem condições de ser titular da equipe e que não só no gol, mas durante a partida houve falhas dele. Mas vale lembrar que a falha no gol, deve ser compartilhada com Nacho, Vargas e principalmente Jair que deu mole na cobertura e marcação.
    Então cambada, devagar com andor que o santo é de barro, pois nunca em sua existência o clube esteve com um ambiente tão favorável a novas conquistas.

  7. bom dia Eduardo e massa e max Pereira. nada de terra arrastada mas o primeiro aviso foi dito. simplesmente EL turco acabou com aquele time que amassava o adversário. por acaso EL turco assistiu algum vídeo do galo comandado por maior treinador do galo o cuca? acho que não. simplesmente a teimosia de deixar seu afilhado Godin aposentado é entrar com nacho e zaracho no time titular um deus nos acuda. o futebol do jair e do zaracho acabou com EL turco. a libertadores não é campeonato Mineiro, a libertadores é raça e vontade de ganhar não adianta chutar 500 bolas no gol e fazer um gol impedido, não adianta ter 90 por cento de posse de bola e perder 10 gols é treinar dia e noite a pontaria. acorda EL turco e jogadores. parabéns diretoria por ter dispensado Vitor Mendes e deixar o refugo e aposentado Godin. ótimo feriado a todos. vai galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *