Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Empate indigesto não muda meu jeito de ser

Voltei pra casa ontem, ainda que p… da vida, consciente que a derrapada frente ao América jamais irá afetar minha relação com o Galo. Sobretudo num momento tão especial que o nosso time tem proporcionado ao Atleticano nos tempos recentes. Já vivo tantos dissabores que não conseguiram colocar fim nessa relação, não seria um empate inesperado o causador de estremecimento.

E hoje, ao acordar, recebo do meu bom amigo Daniel de um grupo de Atleticanos chamado de Galo Forte, os números do jogo que demonstram que o resultado foi injusto. Em que pese todas as considerações que senti e até ouvi na saída do Mineirão, nosso time teve 80% de posse de bola. Finalizou 28 vezes, sendo sete chutes ao gol, contra quatro e uma única do adversário. E essa única entrou.

Tem disso, existem jornadas na vida do nosso time do coração que a bola vai insistir em não entrar. Erramos nas conclusões, é fato. E mais, o gol que nós sofremos numa falha bisonha do Godín, não pode ser de todo debitado ao uruguaio, Ao que me lembre, lá na frente, foi o Vargas que perdeu a bola (a quarta dele na partida) e resultou nesse revés. Godín, que inúmeras vezes venho defendendo, precisa ser preservado pelo treinador e fazer um trabalho de recondicionamento. Poderá ainda ser muito útil ao Galo, mas nitidamente, não está no mesmo nível dos demais jogadores.

Passou, acordei pensando se perdemos dois pontos ou ganhamos um. Afinal, o gol de empate só veio aos 40 minutos do segundo tempo. Muita gente já dava a derrota como irreversível. Mas o Galo martelou até conseguir a igualdade através – caprichosamente – do Ademir. O ex-jogador do próprio América, acendeu a chama e até a esperança de uma virada que não aconteceu.

Foi um jogo de ataque contra defesa o tempo todo. Essa afirmação não dá imunidade ou isenção a uma apresentação, embora com amplo domínio pelo Galo, da falta de alternativas e criatividade para mudar o roteiro da partida que interessava ao América. O coelho se comportou como time pequeno, do princípio ao fim da partida. Estou dizendo, acovardou em procurar o jogo, se defendendo para segurar o resultado. E foi assim, desde o início com o empate, manteve durante o tempo que estava em vantagem e continuou depois do gol do Galo. Repito. Eficiente numa opção covarde de segurar e ir queimando o tempo. Isso mesmo, reitero, time covarde.

Não estou polemizando, foi a alternativa única que a equipe poderia optar. Não culpo, como imagino que muitos hoje irão desancar, o treinador do Galo. Utilizou as opções que tinha. Ele não tem como se responsabilizar pelas dores no quadril do Keno. E o jogador fez muita falta. Tampouco acho prudente e até entendo ser cruel condenar El Turco pela falha do Godín. Alonso e Rever precisam ser preservados e o treinador, em função disso, fazer rodízio. Quando optou pelo uruguaio na vaga do Nathan Silva, na volta do intervalo, evidente que levou em consideração o fato do jogador ter sido amarelado.

Prefiro, ainda que magoado e dolorido com o empate, comemorar o ponto salvo no apagar das luzes do jogo. E já estou pensando no jogo de domingo, frente ao Paranaense, lá em Curitiba, com a chave virada para o Brasileirão. Também, na próxima quarta-feira, desta vez em Belo Horizonte e pela Copa do Brasil, o confronto de ida com o Brasiliense.

Já fui instável na minha relação com o time, mas nos tempos atuais meu Atleticanismo sugere apoiar sempre. Não falo de apoio incondicional, mas em contra ponto ao meu jeito de ser na juventude. Quero dizer, daqueles tempos que bastava uma derrota para pedir a cabeça de jogador, de treinador e dirigente. Estou feliz com o elenco, comissão técnica e gestão capitaneada pelo Sérgio Coelho. Prefiro sofrer a dor do dia seguinte, a repetir aquela tendência cômoda do crítico contumaz. “Eu avisei…”. Que chatice! Recorro novamente a Ferreira Gullar: “Eu não quero ter razão, quero é ser feliz”.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

69 thoughts to “Empate indigesto não muda meu jeito de ser”

  1. Ainda bem que temos um vasto acervo de lances passados, gravados e arquivados na mídia. Portanto seria aconselhavel, um mínimo esforço, e acessar alguns lances de escanteios cobrados pelo Nacho, e refrescar a memória, para não mais cometer injustiças, ao analisar escanteios cobrados pelo argentino. Escanteios e outros lances de bolas paradas, que resultaram em assistências e gols que contribuiram para os títulos conquistados no ano passado. Os cornetas que não enxergam as virtudes do Nacho, nosso único, legítimo e excelente meia de ligação que temos no plantel. Menos gente. Vamos ser racionais e mais inteligentes. Ano passado, crucificaram o Cuca, o Alan, o Zaracho, Tche Tche, o Rever, o Everson, o Mariano, e até o Hulck. Será que ganharíamos tantos títulos, se os cornetas estivessem certos? Cruzes. E eu, vou é torcer para ganharmos o Brasileirão, a Copa do Brasil novamente, além é claro da Libertadores e o mundial. Nada de cornetar. Afinal cornetas injustas, é coisa de torcedores de serie B, ou torcedores de times segunda força de Minas. Para que crucificar o Godim, o Turco, o Guga, ou outros? Que ganharemos com isso?

  2. Pessoal todo time esta jogando com medo do galo, ontem o America não fez diferente, nosso time é grande, empate so foi um momento, o América perde em casa para o galo com goleada, pessoal eles não tem time nessa libertadores, gol do Ademir legimo, galo sempre galo.

  3. Me preocupa que ENALTECER a “estrategia” do America e outros como a midia passou a valorizar e` VALIDAR o pior do futebol! Depois se perguntam onde foi parar o futebol brasileiro!!!

  4. Boa Tarde Amigalos!!!
    O que mais me incomoda ultimamente são certos comentaristas da Rádio Itatiaia, “alô Menin” faz uma limpeza geral.
    É inadmissível a campanha de certos babacas em querer não dar a devida atenção e respeito ao nosso Galo.
    Elogiar “esquema” do Mequinha, agora Retranca merece elogios e também tentar exaltar o tri da série B, meu Deus do céu.
    Infelizmente não ganharemos todas as partidas e fazer deste empate um escarcéu, me ajudem aí pelo amor de Deus. Ano passado foi a mesma chatice, críticas e mais críticas ao treinador, jogadores e etc.. e no final ganhamos quase tudo.
    Avante Galo, só depende de você.

  5. Alguns pitacos:

    1) O Turco lembrou que com a mudança de treinador do América, ele perdeu a referência de como o adversário jogaria. Hoje em dia isso faz toda a diferença. Ele tem razão e esse é o desconto para o Turco.

    2) O Galo vem jogando com uma certa arrogância de quem não acredita que precisa ter intensidade e contundência para fazer o placar. Acredita que o gol sairá “naturalmente’. Deu certo nos dois jogos anteriores. Ontem, não.

    3) Quando a gente foi desclassificado para o Palmeiras na Libertadores, muita gente criticou o adversário por ter sido ‘covarde’ e jogado por uma bola só. Ontem foi a mesma coisa. Ora, cada time tem seus recursos e suas limitações. Logo, cada time tem a sua estratégia. E todas elas são absolutamente legítimas. O América não foi covarde. Foi inteligente. E o Galo foi burro. Ou arrogante. Podem escolher.

    4) Difícil compreender como tendo Savarino e Ademir no elenco não se coloca um dos dois como titular e depois, no desespero, coloca os dois, sendo um fora de posição. Esse é o questionamento ao time do Turco ontem.

    5) Jogar contra adversário inferior tecnicamente e que possivelmente virá retrancado, não dá para abrir mão de um velocista, bom no jogo ‘um-contra-um’. E isso para colocar quatro jogador para ficarem trançando a bola no meio de campo, sem contundência no ataque. Ontem, ou Jair ou Zaracho estavam sobrando no primeiro tempo. Talvez por isso nenhum, nem outro jogaram bem.

    6) As críticas ao Godin me fazem lembrar as mesmas críticas ao Rever e ao Allan tempos atrás. Talvez se o Nathan Silva tivesse ficado e sido expulso, ou se entregasse ‘a rapadura’ como fez outras vezes, o Godin seria poupado. Mas é bom esse povo ir se acostumando que, excluídos os rodízios por questões de fisiologia ou de contusão, a zaga titular é Godin e Alonso. Para desespero dos ‘entendidos’.

    7) O pessoal está ficando mal-acostumado com o Hulk. Todo jogo que ele não faz ao menos dois gols, ele jogou mal. Ontem, mais uma vez ele teve marcação tripla. Difícil para ele. Esse tipo de jogo precisa de velocista como Ademir ou Savarino. Não dá para esperar isso do Hulk.

    8) O time precisa treinar chutes de fora da área. Nesse quesito, parece que só o Arana está com o pé calibrado. Treinar também escanteios. Ontem a zaga do América ganhou TODAS as bolas pelo alto.

    9) Tem time que joga os primeiros quinze minutos em rotação máxima para intimidar o adversário e abrir logo o placar. A estratégia do Galo é diferente. É ficar trocando passes sem contundência na frente da área, esperando o gol acontecer ‘na hora certa’. Em jogo mata-mata, você toma um gol e é um Deus nos acuda, como ontem. Precisa melhorar essa estratégia.

    10) Ninguém vai ganhar todas. Mas é sempre bom quando se tiram lições dos insucessos. Do contrário, estará fadado a repetir o processo e o fracasso novamente. Vejamos se o Galo vai aprender alguma coisa desse jogo.

    1. Jorge19, o seu comentário aqui foi muito mais lúcido do que o autor da Coluna, revoltado porque o América usou um esquema de jogo que não favoreceu o Atlético. Covardia? Covardia é você cobrar que um time que enfrenta a “seleção”, desfalcado de jogadores importantes, jogue de peito aberto. O autor lamentou a perda de dois pontos! faz-me rir o Atleticão da massa só empatou porque o juiz e o bandeirinha tiveram medo de marcar o claríssimo impedimento. Tantos anos sem perder assim é fácil! Agora o que é mais covardia, a “seleção” jogar com o trio de arbitragem de reforço ou o time adversário usar de um esquema lícito para frear o adversário?

  6. Quando se falou que o Galo estaria para contratar o Godín, fiquei muito preocupado, por se tratar de um ex-jogador em atividade, em uma descendente muito clara, pelo seu histórico recente. Ele pode até seguir jogando no Uruguai, pra se despedir da torcida, que gosta muito dele, por exemplo, mas, nitidamente, não tem mais condições de jogar, profissionalmente. Não faz sentido, em um elenco de altíssimo nível como o do Galo, você ter que segurar dois ou três jogadores de alto nível na defesa, porque um dos zagueiros não consegue mais atuar a contento. Turco precisará decidir se vai querer continuar tentando ajudar a Diretoria do Galo a justificar a equivocada contrataçaõ do Godín ou se vai querer ser campeão de torneis mais difíceis. As duas coisas são incompatíveis.

  7. Só pra falar um pouco do Godin: Godin jogou a vida inteira no time de Simeone, Nos últimos trezentos anos os times do Simeone jogam com 1 goleiro e 10 zagueiros, será que o Turco não sabe que godin é bom só quando atua ao lado de mais 9 zagueiros dando chutão pra onde o nariz aponta?

  8. É Amigalos!
    Como diria o poeta, ou filósofo, ou botequeiro, ou o Chapolin, ou sei lá o quê.
    JOGO É PESCADO E LAMBARI É JOGADO.

  9. Olá amigos da bola!

    Esse treineiro tem feito muito mal ao Galo!

    Muda demais o time! O cara faz mal ao Zaracho, ao Keno.

    Zaracho é o melhor 10 que temos!…

    Mas com esse treineiro, o craque nunca é titular, quando entra, é fora de posição, onde não rende!

    Ou seja, Mohamed matou futebol do Zaracho para privilegiar o fraco Nacho.

    Outro excelente jogador que Mohamed está destruindo, é o craque Keno, que tem atuado pouco com esse treineiro. Justamente por isso, Keno perdeu ritmo de jogo, perdeu condicionamento físico. Me parece desanimado.

    Esse treineiro faz uma bagunça no time……

    Todo jogo…. Time diferente!

    Não vencemos ontem, por causa do treinador que povoou o meio de campo. Dessa forma, o Galo sempre se complica!

    Outra coisa, Nacho e Zaracho não podem atuar juntos! Não funciona.

    O Galo só funciona bem…… Com dois pontas abertos. Acorda turco!…..

    Fica a dica!….

    Keno
    Hulk
    Ademir ou Vargas

    Zaracho Com a 10, atuando livre
    Alan
    Jair

    Mariano
    Nathan ou RÉVER
    Alonso
    Arana

    Time pra frente, em alta velocidade, marcação alta, tabelas, jogadas ensaiadas……

    Acorda treinador

  10. Godin, Godin, Godin…
    Essa novela vai longe…
    Estava mal na Italia, não tem velocidade, a idade chegou e pesou!
    Quando tempo, quantas falhas até o capitulo final?
    O tecnico vai querer morrer abraçado?
    Se quiser, o final vai ser previsível!
    Esse pessoal (estrangeiros) não conhecem a torcida do galo com raiva, tão achando que é so amor…
    Qdo o caldo entornar…
    esperem pra ver…

  11. Libertadores é Torneio de tiro curto na primeira fase com apenas 6 jogos, portanto, não faz sentido algum poupar jogador, salvo suspensão ou lesão.

    Se o Treinador quer segurar alguns para preservar blá blá blá, que faça isso no Brasileirão que têm 38 rodadas e um resultado ruim pode ser recuperado mais a frente.

    Na Libertas todo cuidado é pouco e a zaga titular é Nathan e Alonso em todos os jogos salvo suspensão ou lesão.

    Se o Turco continuar insistindo com o Godin na sua condição física atual, os dois vão levar vaia muito em breve, fato!!!!!

  12. Bom dia amigos do Galo. Avisem ao Turco que o Mineiro já acabou e que ele tem em mãos o melhor elenco de jogadores do Brasil. Escalou o time errado, mexeu errado, mais uma vez o Godin comprometeu e mesmo assim ficou em campo.

  13. Bom dia. Ontem após o jogo, olhando um pouco para tras, até achei que o Turco estava colocando o jeito dele no time, forma de jogar, encorpando o time, variações táticas, variações de estilo de jogo ao longo da partida, mas refletindo hoje, me parece mais que ainda é o time do Cuca que vem jogando no reflexo do ano passado e perdendo com o tempo os treinamentos do Cuca para cada jogo. Por exemplo, as jogadas quebra-linhas do Cuca ainda acontecem, mas com menos frenquencia e menor sucesso, a pressão em determinados momentos do jogo na saida de bola. Mas essa é linha do Turco, manter o trabalho, sem muitas invenções, só que para manter o trabalho do Cuca funcionando precisa de muita intensidade e concentração em determinados momentos do jogo, muito olhar e leitura sobre o que o outro time esta fazendo na partida para definir mudaças de estilo de jogo sem precisar fazer substituições. Ontem, o time entrou com uma proposta e ficou o primeiro tempo inteiro jogando do mesmo jeito e que podia ter dado certo, contudo sem a devida concentração, com tomadas decisões erradas no ultimo passe, até displicencia em deternados chutes a gol…etc. De um modo geral o time ainda está encorpado, muito volume de jogo, vai ganhar a maioria dos jogos, mas são tem detalhes que na epoca do Cuca faziam a difereça para ganhar jogos. Ainda tem muito tempo para o Turco ir acertando isso ou dar um nova cara para esse time ou como prefiro, que ele mantenha as caracteristicas do trabalho do Cuca e adaptar uma coisa ou outra que funcione bem e sempre manter a intencidsade (intensidade inteligente, não precisa ir pra cima, amançando o jogo inteiro), concentração individual de jogadores (atenção a beira do gramado) e procurar erros nos adversários ao longo da partida e utiliza-los a favor. Tem muito tempo ainda pra ir melhorando, e quando chegar as fases críticas dos mata-mata, jogar e ganhar bem. Bora Galo, bora Turco…Saudações.

  14. ué vc que tanto reclama de arbitragem, um verdadeiro chorão, não vai falar nada hj? Que o Galo só conseguiu o empate com gol irregular? Pimenta no c*** dos outros é refresco né. Já vi que não é um comentarista sério, imparcial. É um bairrista, um mauro césar piorado.

    1. Caríssimo, talvez sua desatenção não lhe tenha permitido entender. Defendo o Galo e não dissimulo como alguns que tentam se passar por imparcial. Não sou e assumo não se-lo. Abaixo a resposta padrão aos que reclamaram disso. Ah! Não vi impedimento neste gol e nem nos anulados do Zaracho e Hulk. Entendeu agora? Não sou imparcial, quer que desenha? Segue:

      1. “Não vi impedimento…” Que má vontade, impedimento CLARÍSSIMO. Ah, sou atleticano roxo, mas a gente tem que reconhecer qdo um lance irregular nos favoreceu.

  15. Bom dia, Canto do Galo!
    A narrativa de que o Galo é favorecido continua forte. O vice-presidente do urubu postando no Twitter ironia contra o Galo. O erro do bandeira no nosso gol, foi um erro da limitação dos olhos humano- lance ajustado, de um jogador que é muito veloz. O maior erro é não ter o VAR nessa fase de grupos. Pouco antes o mesmo bandeira tinha marcado um impedimento do Savarino de forma equivocada, mas se tivesse o VAR, o bandeira daria sequência na jogada, que poderia resultar em gol do gol do Galo. Esse mesmo bandeira vinha marcando impedimentos seguidos do nosso ataque, mas o que conta é o erro no nosso gol, porque serve de narrativa para botar pressão na arbitragem local contra o Galo.

  16. Enfim, análise tática final! O Hulk não decidiu, o GALO não ganhou!! Time não está bem treinado, tal qual na maior parte do ano passado. As individualidades tem resolvido como outrora, principalmente pelo Hulk, que ontém não o fez, mas tem mais crédito que qualquer outro ídolo da nossa história, simples assim né!

  17. BOM DIA A TODOS.
    ONTEM , O TURCO COMETEU ALGUNS ERROS.
    A SUBSTITUIÇÃO DO ZARACHO NÃO FOI A MELHOR OPÇÃO , JÁ QUE JAIR ESTAVA MUITO MAL E DEVERIA TER SIDO
    O SUBSTITUÍDO .
    OUTRO DETALHE É QUE TIVEMOS INÚMEROS ESCANTEIOS A NOSSO FAVOR E MUITAS BOLAS CRUZADAS NA ÁREA , E O AMÉRICA GANHOU TODAS NA CABEÇA.
    JÁ , AO CONTRÁRIO , CRUZAMENTOS NA ÁREA DO GALO É UM VERDADEIRO SUFOCO , JÁ QUE NOSSOS ZAGUEIROS PERDEM QUASE TODAS NA CABEÇA.
    DEPENDER DE SASHA PARA VIRAR UM JOGO , NÃO DÁ.
    ENFIM , UM EMPATE , DO QUAL O TURCO DEVE TIRAR ALGUMAS LIÇÕES.

  18. Não existe presa fácil na Libertadores. Só time difícil, quando não pela condição técnica, pela catimba, pressão em cima de juiz etc. No jogo de ontem, a movimentação foi muito pequena. Teve lance no começo do segudo tempo que o jogador que tinha a posse de bola tinha oportunidade de ver 9 companheiros em absoluta imobilidade, sem deslocamentos, sem nada. Isso não é maneira de furar retranca. Isso não pode acontecer.

  19. Outra coisa. Quando tem escanteio contra o Galo é um deus nos acuda, mas quando é a favor e o Nacho vai cobrar, a gente já sabe que não vai dar em nada. O Éder bem que podia ensinar esses caras a bater na bola.

    1. Prezado, não desvalorize nossos jogadores. Não se esqueça que do outro lado temos bons defensores além do goleiro que pode sair com as mãos, acho que é uma grande vantagem. Quantos escanteios resultam em gol? Estaticamente acho
      Que em cada 100, deve sair um gol. Vamos baixar a corneta.

  20. Não é questão de dizer q somos os donos da verdade ou não. Fato é que o sistema defensivo do Galo já vem apresentando problemas há vários jogos: vou citar os mais recentes contra o Cinzeiro, Tolima, inter e ontem. Uma hora a casa cai. Sei q o time se lançou à frente, mas deixar tanto espaço assim pro contra ataque não é correto. Isso que precisa ser corrigido pelo técnico. Contra o tolima, os caras tiveram inúmeras chances. Não estamos falando apenas em cima do empate, estamos falando qnd o time venceu tbm (nesses jogos citados). A marcação não está boa, mesmo qnd o adversário ataca e tbm nos contra ataques. Apesar da volúpia de ontem, o time no primeiro tempo tocou a bola numa morosidade retada, bem como os jogadores estavam parados esperando bola. Por isso não abriu o placar. O jogo foi lento, facilitou pra defesa. Ontem o time sofreu contra ataque demais, sempre no mano a mano. Isso é perigoso.

  21. Bom dia, Amigalos!
    Menos mal que o Galo ainda conquistou um ponto, após uma partida onde vários protagonistas tiveram uma noite ruim(Zaracho, Vargas, Hulk, Jair). Falar em Jair, não se perde um gol debaixo das traves, com o goleiro já batido… Bora para o jogo mais importante do ano, que é o próximo, como diria o Teobaldo.

  22. Bom dia! Impossível manter o alto nível o tempo todo, em algum momento uma “derrapada” e um resultado ruim poderiam acontecer. Não faltou vontade, raça e determinação ao Time Atleticano, mas do outro lado também entregaram um futebol aguerrido, defenderam como se fosse uma final de Copa do Mundo (o que de certa forma era justificável, porque a derrota significaria uma quase eliminação!). “Jogaram por uma bola” e conseguiram, num lance de raríssima felicidade. O américa teve em seu favor um goleiro e um setor defensivo altamente inspirados e também contou com a falta de pontaria (e sorte!) dos jogadores do Galo. No final o resultado de empate foi justo. Nada de terra arrasada, mas fiquemos cientes que durante todo o ano de 2022, nas competições o Galo vai enfrentar adversários “trancados” na defesa, esperando erros para atacar, situação natural em razão de sua condição de favorito em todas elas. Creio, que a Comissão técnica não desconheça esse fato. No mais, da mesma forma que muitos, continuo acreditando e apoiando, porque inexiste razão lógica para atitude diversa.

  23. Eduardo, me desculpe, não ha justificativas, o árbitro errou e o gol do Ademir estava impedido. A cabeçada do Jair ele também estava impedido e a bola não entrou (bandeira não marcou), e o gol anulado o impedimento era claro. Portanto, bom manter a coerência de que a arbitragem em geral erra para todo lado e que ontem o América foi injusticado e o erro nos favoreceu.

    1. A narração e os comentários do jogo pela Conmebol foram péssimos. E o pior é que a gente acaba repercutindo isso, sem atentar para os detalhes. O Jair jamais poderia estar impedido naquele lance, já que estava atrás da linha da bola. O narrador, talvez quis dizer que quem tocou para o Jair estaria impedido.
      Seria um erro crasso pois ele estava absolutamente sozinho na bola e muito à frente. Ocorre que, apesar da péssima gravação das imagens, percebe-se um jogador do time deles do outro lado do campo dando condição. Se o narrador ou comentarista soubesse mais de sua profissão, teriam observado isso.

  24. Bom dia amigos do Galo. Tenho comentado aqui no blog, que o El Turco ainda não conseguiu fazer o NOSSO GALO apresentar um futebol condizente com o elenco que tem em mãos. Digo isto, porque ainda não vi um jogo sequer que o NOSSO GALO apresentasse um futebol de alto nível, toques rápidos, jogadas ensaiadas, uma saída de bola como era sob o comando do Cuca. Receio que ele, El Turco já esteja no limite da sua capacidade e não consegue produzir mais que isto que vimos no jogo de ontem. P.S. Nada justifica a escalação do Godin, nada mesmo!!!
    P.S.: O elenco do NOSSO GALO é o melhor do Brasil, então que o El Turco faça o Galo jogar bem o mais rápido possível, o que vimos ontem foi um amontoado de jogadores de qualidade batendo cabeça em campo.

  25. Acho engraçado que um time com orçamento pequeno, torcida pequena, sem nenhuma estrela no plantel seja cobrado por não atuar contra o Galo do jeito que a gente quer. Os ultimos campeões mundiais brasileiros Inter e Corinthians jogaram contra gigantes europeus por uma bola e nem por isto foram criticados. Mancini deu baile no Turcobol, esta é a verdade. Chegou um dia antes pegou o que tinha e só não saiu com uma vitória devido à arbitragem. Ainda dá uma entrevista falando que não tinha referências sobre como atuaria o América. Deveria estar trabalhando em como atuaria o time dele. Só para finalizar: ou o Ademir tem algum problema físico ou o Turco tem algum problema de cognição, pois nao consigo entender só poder jogar 30 minutos.

  26. Bom Dia! Mesmo respeitando o contraditório, tanto El Turco, guanto Godin, não estão à altura do atual plantel do CAM. Alias, o Godin, saiu da Itália “excomungado.” El Turco”, desconheço de onde veio. Se do futebol mexicano, não pode ser comparado ao futebol brasileiro/sulamericano. Portanto, péssimas contratações. Devemos ficar atentos ao próximo jogo contra o Del Vale. Pois em caso de derrota, poderá ser o fim da fila do Turco.

  27. Disse tudo, Eduardo. O Galo jogou bem e sufocou o América, o tempo todo. Mas, a Globolixo e o superesportes só falam do gol impedido. Também acho que o Godin será muito útil mais à frente. Já pensou um jogo com o Boca ou River, toda aquela pressão, com o Godin, em forma, na zaga é outra história.

    1. Boa tarde! Desculpe, não sou pessimista e, sim um realista. Mais com o Godin em campo – contra qualquer adversário, com jogadores rápidos – vai ficar da “saudade – ai vai acontecer o que? Gool do adversário.

  28. Texto irretocável, nobre Eduardo.
    Parabéns pela lucidez.

    Foi um jogo de ataque contra defesa, simples assim. Poucas vezes vi uma diferença tão grande nos números de uma partida. Posse de bola, finalizações, troca de passes, escanteios, enfim. Era pra ter sido um massacre.
    Mas no futebol tudo é possível, e a equipe que só queria se defender achou um gol no contra ataque. Não tiveram mérito na estratégia, tiveram foi uma baita sorte. Quero ver se irão fazer a mesma coisa na partida de volta no Independência.

    O resultado não foi bom, mas o time se portou bem. Podemos analisar o resultado e o desempenho. Achei satisfatória a entrega e busca incessante pelo gol.

    O Galo segue seu caminho, nossa briga é no topo. Vamos buscar os títulos!

  29. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    No “jogo jogado e o lambari é pescado”, deu América que fez, dentro da estratégia traçada, uma partida de xadrez.

    A estratégia imaginada por Vagner Mancini, o bom treinador americano, terá sido o time se defender, contra-atacar e levar ao menos um ponto para a casa para manter vivas as chances de classificação à próxima fase.

    A estratégia, simples, aliás, deu muito certo…

    Deu certo porque, no dizer do comentarista da Conmebol TV, “o América estacionou um ônibus na frente da zaga” para proteger a meta de Jailson e com isso blindar a defesa do Coelho e assim evitar que o Atlético conseguisse furar a retranca americana.

    Mesmo que o Atlético tenha criado um caminhão de chances de gol, o ônibus americano acabou por evitar a vitória alvinegra.

    Não se pode perder de vista o fato de que no gol do Atlético o Ademir Fumacinha estava impedido, o que acabou contaminando o resultado da partida como injusto esportivamente.

    Tivesse o VAR o América teria ganho a partida para desespero da Massa e felicidade maior ainda da zebra que apareceu no Mineirão.

    Então, fica a lição: nem sempre o favoritismo existente antes da partida significa garantia antecipada de vitória. E nem sempre um amplo favoritismo significa vitória com goleada.

    Afinal, o jogo é jogado e o lambari é pescado…

    Todo cuidado é pouco…

    1. Estão dando importância maior do que a devida para o impedimento no gol do América. O lance foi extremamente rápido. O bandeira, nessa hora, para visualizar a falta, teria que (i) estar na mesma linha do atacante, (ii) ver com um olho o momento exato em que o passador toca a bola e (iii) e ver com o outro olho se o atacante estava ou não adiantado; se estava, qual a parte do corpo, o tronco, a mão, o pé? Difícil, não é? Se o jogador estivesse em posição correta, e o bandeira anulasse o gol, não caberia qualquer crítica a ele – valem as observações supra com o sinal trocado. A pressão para o erro (duração do intervalo de tempo que o bandeira teve para ver, pesar os fatos e tomar a decisão) seria a mesma nos 2 casos, o que torna as duas alternativas como sendo corretas. O gol foi absolutamente válido.

    2. E enaltecer a “estrategia” do America e outros assim, como vce e outros passaram a valorizar ‘e VALIDAR o pior do futebol! Depois se perguntam onde foi parar o futebol brasileiro!!!

  30. Zebra! Simples assim! Creditar o gol do dócil Coelhinho Pompom a uma falha do Godin é surreal. O cara teve de dar um pique de 20 metros para cobrir o Mariano. Sigamos, pois o jogo mais importante da nossa história é contra o Atlético Paraguiense. Agora resta-me dar boas risadas das análises táticas mirabolante para explicar o mau resultado.

  31. Bom dia!

    Dessa vez o senhor não vai comentar sobre a arbitragem, como de costume? Não vou nenhum erro que comprometesse o resultado da partida? Interessante…..

    1. Farei um ctrl C ctrl V, pois sua aflição não lhe permitiu ler resposta a outro afoito leitor mais cedo. Obrigado pelo acesso ao blog do multicampeão, que atrai a atenção da freguesia. Segue:
      É bem verdade que os dois gols anulados, especialmente o segundo, como vc bem sugere mereciam ponderação. Obrigado pela lembrança. Percebeu como o Galo incomoda a freguesia. É penalidade, impedindo e nada disso altera que o Flamídia é recordista de vice o o falido continua na série B.

      1. Caro Eduardo,

        Pela sua experiência e capacidade jornalística, sinceramente esperava uma resposta mais ponderada, mas estava enganado. De qualquer maneira, obrigado pelo retorno. Percebo que sua vivência não trouxe muita capacidade de argumentação para seus textos, mas fico a disposição se quiser rever seu comentário.

        Abraço!

          1. Que provocação? Ele apenas perguntou pq o senhor não falou de arbitragem dessa vez, como quase sempre fala em suas resenhas. Que delírio hein, é tão difícil assim admitir que o Galo foi favorecido pelo erro de arbitragem?

          2. Que benefício? Deixou de validar dois gols. Zaracho e Hulk. Aqui vejo o jogo sob o olhar e a ótica da Atlecanidade. Quer ver imparcialidade? Não é existe. Já o anti Galo está por aí, na TV, na CBF…

  32. Bom dia a todos!
    O jogo foi muito difícil e só conseguimos o gol de empate em um lance irregular do Ademir, a arbitragem não viu e ele, nem o Galo, tem culpa nisso.
    O time do América tinha uma única proposta, se defender e tentar o gol em contra ataque. Conseguiram um belo gol. Bola pra frente. Nada de terra arrasada.
    Agora é mudar o foco para o brasileirão e passar a pensar no paranaense.
    Vai pra cima deles Galo!

    1. Bom dia a todos. O empate de ontem foi bom pra nós. Se analisarmos que temos um time muito melhor e a posse de bola foi 80%, minha afirmação não se sustenta, mas não é nesse sentido que falo. O time precisa ter reveses tb para ter lições de humildade e enxergar onde precisa melhorar. Após uma vitória, é fácil esquecer dos pontos falhos, pois o jogador não sai de campo com sensação de frustração. O jogo de ontem foi um momento bom pra tropeçar, melhor que em campeonato de pontos corridos e/ou mata mata.
      O time amassou o América, mas os gols não vieram. O América fez um gol fantasma e se contentou apenas em defender. Foi jogo praticamente de um time só, mesmo assim a vitória não veio. Coisas do futebol! Isso não abala o trabalho e continuamos fortes pros desafios vindouros.
      Quanto ao Godin: acredito muito no jogador, mas ele não está bem há vários jogos. Realmente está abaixo dos outros jogadores. Fico pensando se um Dudu ou Bruno Henrique fica no mano a mano com ele, que desastre seria. Está lento e sem tempo de bola. Acho que precisa de um trabalho dedicado a ele para evoluir. Os técnicos adversários já estão manjando e colocando os velocistas em cima dele.
      Vamos Galo!!

  33. Inacreditável o que fez este treinador com estilo de fanfarrão; sacar o Vargas e o Zaracho e deixar esta moléstia do tal de naXO em campo; este cara é jogador profissional? Inerte totalmente!!

  34. O trabalho segue bem feito, confiança absoluta no time, comissão técnica e diretoria. Dito isso, acho importante dizer que um jogo de futebol só tem o seu resultado injusto, se houver interferência da arbitragem. Não interessa quantos chutes determinado time deu ou se teve 90% de posse de bola. Isso não torna um resultado injusto. O resultado ontem, foi injusto porque fizemos um gol irregular. Uma pena. Detesto ser favorecido pela arbitragem e o América ontem foi prejudicado. Sigamos. SAN

    1. Assino em baixo, não podemos reclamar de arbitragem só quando nos convém. Placar injusto ontem pois empatamos com gol irregular. Time pode ficar com a bola 99% do tempo, se não fizer gol não vale de nada.

      Por que a insistência com o péssimo Godin?
      Tirar Nathan por cartão se ninguém estava indo ao ataque?
      Por que todo técnico tem o seu pereba predileto?

    2. Boa Barros! Tbm ñ gosto de ser roubado e muito menos de ser favorecido. Pensamos igual! Dito isso,sabe a peça q falta ao GALO e ñ é de hj,um centroavante! De que adianta ter pontas velocistas contra um time retrancado igual foi o micróbio verde ontem sem uma referência dentro da área? Situações iguais vão acontecer muitas vezes durante esta temporada e estão trazendo mais um velocista,o Pavón, serão 7_ salvo melhor juízo_ atacantes de lado e nenhum centroavante. Esse q trouxeram aí não deve ter agradado ao treinador,caso contrário teria sido usado mais vezes. Todo jogo tem uma lição,e no de ontem foram duas, primeiro Jair estava sem função em CAMpo,foi perceptível,segunda é q o Rodrigo Caetano juntamente com o CIGA têm de buscar um centroavante p ontem. De resto o nosso GALO vai trilhando p mais um ano de conquistas. Forte abraço!
      Saudações Atleticanas
      Vamos GALO,vamos por mais!!!

    3. boa tarde Eduardo e massa. péssimo resultado e pessimo jogo do galo. não adianta ter 90 por cento da bola e empatar com gol impedido. se tivesse Var a casa tinha caído para o galo ontem.a teimosia do EL Turco em por seu afilhado Godin aposentado no time ainda vá nos levar no buraco. aliás o Nathan silva também falhou. nota 100 para a torcida que apoiou a equipe. nota 0 para EL turco e jogadores. abre o olho EL turco.pessimo resultado. mas sou galo sempre. vai galooo.

  35. Bom dia!
    Ontem fui dormir p da vida e condenando El Turco e Godin, mas o fato é que ontem o time todo esteve mal. Os 80% de posse de bola não refletiram num bom futebol do Galo. Hulk estava muito displicente. Logo no início do jogo recebeu uma bola livre na esquerda, entrou na área e demorou demais pra decidir o que ia fazer. Se tivesse feito o gol as coisas seriam bem diferentes.
    Apesar do amplo domínio do Galo, o resultado foi injusto pois Ademir estava na banheira quando fez o gol.
    Mas isso também não vai tirar o meu apoio ao Turco, time e diretoria.

  36. Não estou gostando da maneira que o Time está jogando,muito embolado, jogador estático,falta movimentação,o Jair péssimo,Zaracio irreconhecível,saída de bola lenta demais, porquê não colocou o Igor Rabelo ao invés do Godin, acho que foi uma contratação equivocada da Diretoria,tem muito medalhão nesse Time,sem contar o alto salário desse cara.

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Indigesto e frustrante não foi o resultado de ontem, mas sim a atuação do Godin. Claramente fora de compasso. Muito lento. Precisa ser preservado e ganhar melhor condição física, antes que seja defenestado pela torcida do galo!
      Não fizemos uma má partida! Dominamos o jogo e a única bola que foi no gol do galo, foi gol. O Everson nada pode fazer! Mas vida que se segue é já estamos no radar o athetico paranaense que, assim como o ameriquinha, está de treinador novo. Toda precaução é válida.
      O Zaracho também precisa voltar à sua forma. Será que o seu posicionamento em campo está dificultado as suas atuações tecentes? É , juntamente com Nacho, peça fundamental no esquema do El Turco.
      Página virada e vamos em busca da Vitória contra o xará paranaense.
      Hoje e sempre, galo!!!

    2. Bosta esse godin…Igor Rabello reserva desse pseudo jogador..tem mais que pedir pra ir embora…é 1000 vezes melhor…e esse turcomel vai morrer abraçado com seus “pupilos”..se insistir em fazer merda…

  37. Bom dia Massa e Guru

    O que vi ontem no Mineirão foi uma vergonhosa partida de um time que justificou sua pequenez, jogando nitidamente na retranca. simples assim.
    Para mim, o time foi bem escalado, mas com a ressalva de que nunca deveremos entrar em campo com pelo menos um dos nossos velocistas, pois nossos outros jogadores jogam fechando pro meio, facilitando a retranca de nossos adversários.
    Godim, sendo Godim e com a saída de tchê Tchê, assumiu a preferência da rejeição da torcida, o que ele justificou ontem com uma atuação pífia e até ensaio de vaias contra ele, comecei a perceber na torcida. Alô Turco, 9 milhões de atleticanos sabem qual deve ser a zaga titular, vc ainda tem dúvidas?
    Mas, não vamos tapar o sol com a peneira e ontem o pior jogador em campo até que o próprio Godim, foi Hulk, que se escondeu do jogo, foi facilmente marcado e ainda se destacou como o rei das reclamações.
    Aliás, por mais crédito que ele tenha junto à torcida, Hulk tem vem se especializando em ficar reclamando da arbitragem e de ficar de bate bocas com os adversários.
    Será que já está faltando pernas?

      1. Vc está correto amigalo Sávio. O problema é que ele não tem mais velocidade para este tipo de jogada e no jogo mesmo deu passes errados novamente. Aliás, a falha deveria ser compartilhada com Jair que tb foi bisonho no lance.
        Mas, devemos tb exaltar o chute dado pelo jogador Americano.

    1. É bem verdade que os dois gols anulados, especialmente o segundo, como vc bem sugere mereciam ponderação. Obrigado pela lembrança. Percebeu como o Galo incomoda a freguesia. É penalidade, impedindo e nada disso altera que o Flamídia é recordista de vice o o falido continua na série B.

      1. O Time do Turco não tem nenhuma jogada ensaiada, e é extremamente vulnerável a contra ataque. Vejo um time desorganizado, neste ano não fizemos uma grande partida. Ele sequer consegue mudar o batedor de escanteios, Nacho não consegue jogar a bola na área. Ademais, está faltando comando ao Turco, não tem peito para barrar Godinho e sacar Nacho quando ele estiver mal.

    2. Essa Conmebol “é tudo franga”, Júlio! Kkkkkkkkkkkk!! Deixo pra você uma pérola do gênio Nélson Antônio da Silva: “Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor!!!!!

  38. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Após umas férias voltei e para ver um empate bem azedo de engolir. O time do Galo jogou parecendo que iria vencer e marcar seu gol a qualquer momento, em vista da péssima finalização – vergonhosa para uma equipe de tanto talentos. Outro ponto que me preocupa é o fato de deixarem o Igor Rabelo como quinta opção, para escalar um medalhão que mostra não estar no nível para ser titular ou reserva imediato- é bom lembrar que quase perdemos a supercopa para o asqueroso carioca por causa de sua fraca atuação. O jogo de ontem é uma ducha de agua fria que deverá servir de lição, pois, se o time repetir a atuação de ontem, dificilmente terá sucesso nos campeonatos. Nota para o time ontem: três em vista do empate com gol irregular, de não ter jogado bem e de enfrentar um time que estava a beira da crise. Saudações Atleticanas.

  39. Bom dia, foi um resultado não muito bom, mas o melhor jogador deles foi o goleiro fez ótimas defesas, principalmente aquela naquele chute do Arana, mas acho que o treinador deveria tentar aprimorar a batida de escanteios pois tivemos 17 e não aproveitamos nenhum, temos o Éder que poderia dar uma força a esses jogadores e lhes ensinar como se bate um escanteio. Saudações alvinegras

  40. Bom dia a todos. Resultado ruim, porém melhor que a derrota. Estava c esse pressentimento ontem de que algo aconteceria. Penso que a derrota, em termos de lição, talvez fosse até melhor. Perder na hora que pode perder. Mas mesmo o empate serve de lição. Vi vários comentários que o Coelho seria presa fácil. Tá aí a resposta. Do que eu me dei de paciência p assistir o jogo de ontem, vi que o time não estava bem. Atacava de forma desordenada. Querendo fazer gol de qualquer jeito. Não é assim. Por mais que o vargas é godim, tenham falhado, coloco aí tb parcela pro Everson, que estava adiantado, na linha da pequena área.
    Por fim, penso que esses resultados são bons p abaixar um pouco aquele sentimento de que vamos ganhar tudo. Desejo é uma coisa, realidade e outra. Pés no chão, cabeça erguida e foco nos objetivos. Sem arrogância ou prepotência. Temos time , e emocional pra dar volta por cima e ajustar as falhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *