Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Na reta final para o penta


Hoje, no final da tarde, sairá o primeiro finalista do mineiro. No primeiro confronto, os contendores deste sábado, não saíram do zero no placar. O time do interior, Tombense, se quiser fazer sua segunda finalíssima do estadual, não pode empatar e terá de ir para o ataque em busca de marcar seu tento e não tomar gol. Só assim repetiria o feito de 2022, quando foi vice do mineiro e acabou superado pelo nosso Galo. Que venha quem quer que seja!
Já amanhã, fechando e coroando essa fase da competição, vamos lá na nossa terceira casa em BH enfrentar o inquilino do estádio Independência. É que o antigo campo do Sete, em regime de comodato, atende o coelho que se auto proclama dono do espaço. Pero si pero no, fato é que naquele gramado construímos grande parte de nossa maior conquista. A Libertadores, daí ser a terceira casa do Galo. Nossa Arena, depois o velho salão de festas, antecedem ao estádio do Horto.
Ao que pude sentir, proseando e circulando pelas ruas da Cidade do Galo, o Torcedor está – ainda que lenta e desconfiadamente – reacendendo suas expectativas e esperança para as competições da temporada. O mineiro, na reta final, motiva tão e somente por manter a indiscutível hegemonia regional. Sempre digo e reafirmo, pouco acrescenta no histórico, mas basta não assegurar sua conquista para gerar crises que conhecemos muito bem. Foram muitos treinadores dispensados após derrota nessas finais do estadual. Mesmo considerando que por 87 ocasiões ficamos nos dois primeiros lugares (48 títulos e 39 vezes vice campeões).

Esses três jogos que faltam, considerando a possibilidade em avançar amanhã, irão balizar o início das grandes competições. Com a tabela do Brasileiro já anunciada, aguardamos os sorteios da Libertadores e Copa do Brasil para conhecer nossos próximos adversários. Superar o kuei e avançar à final, para tanto temos de confirmar em campo no difícil compromisso de amanhã, que irá sinalizar bem o que podemos esperar nas competições nacionais e na sul americana. Para chegar ao jogo final, basta vencer de novo, ou mesmo empatar, podendo até perder desde que por um gol de diferença.
Mesmo aplicando aquela máxima do Ronaldinho Gaúcho, que “quando tá valendo, tá valendo”, no caso opto pela filosofia do antigo treinador de outros dois clubes de BH. Adilson B sugeriria “vamos aguardar”, afinal jogo é jogado e lambari é pescado, conforme insiste nosso amiGalo Ernest Soares lá de Uberaba. Pois bem, enquanto aguardamos o coelho e, passando por ele, que venha gavião carcará ou raposa, vamos afiando nossas esporas – de um bom Galo de briga – por uma boa temporada.
Foi assim que acordei neste sábado, despertado pelos bons amigos Domingos Sávio e Otto Levy, cobrando a coluna na véspera da nossa decisão. Eles, bem como toda a Massa, estão ansiosos pelo penta. E Felipão, o treinador do quinto título da cbf, tem consciência disso, bem como todos os jogadores Atleticanos. E, no caso, depois de uma fase classificatória periclitante, como gosta de usar o Maurílio Costa, a hora da verdade chegou. Que o time jogue por nós até o final desse ano. Quem sabe me obrigando a uma nova viagem internacional como em 2013. Que assim seja!
*fotos: Pedro Souza/Atlético

15 thoughts to “Na reta final para o penta”

  1. Boa tarde xará e amigalos!
    Vou começar a acreditar no dinossauro teimoso treinador se o GALÃO despachar o Kuei amanhã e devolver a freguesia com juros e correção para o CSA-MG (provável finalista)dentro da Arena. As duas atuações pífias dentro de casa para esse arremedo de time estão entaladas na garganta do atleticano.

  2. Boa tarde Eduardo e massa. Será um jogo difícil o kuei vá vim para cima então 7×1 ultrapassado e jogadores que abrem os olhos. Então 7×1 o meio do campo é batagllia. Allan franco. Rubens e scarpa. Ataque Alisson. Paulinho e incrível Hulk. Nada de inventar com o fraco Igor Gomes e seus afilhados. E no segundo tempo Cadu. Aliás o scarpa até agora uma furada alguém diga para ele que as férias acabaram a tempo de meia boca o Galo está cheio. Ótimo final de semana a todos amigalos. Vá Galooooo.

  3. Bom dia!
    Felipão, o turrão, já sabe que os garotos são bons de serviço e que Edenilson, Kardec, Pedrinho…os bois cansados e caros, só atrapalham. Que ele seja inteligente amanhã.

  4. Bom dia! Parabéns pela forma respeitosa quando refere-se aos adversários. Basta de violência dentro e fora dos estádios. Somos todos mineiros, forjados na luta pela liberdade!

  5. Torcedor é território totalmente previsível, basta ganhar um jogo de um time merreca como este América pra acreditar em brasileirão, copa do brasil, libertadores, em Felipão e seus patetas. Como dito na política, todo país tem o governo que merece, no futebol se faz o mesmo, todo torcedor tem o time que merece!
    Não sou do contra, o negativo, ou o que ta sempre só metendo a ripa, eu sou realista e tomara que eu esteja errado, mas não vejo nada neste time que me faça acreditar sequer na disputa muito menos na conquista dos grandes títulos. Após as eliminações, va chorar na cama que é lugar quente.

  6. #FORA FELIPÃO

    Salve Massa e Guru
    O jogo de amanhã será jogo de extremos.
    Se por um lado esperamos que não falte foco, raça e vergonha na cara, por outro lado esperamos que nos falte a soberba, que deixa em nossos jogadores a impressão que vamos decidir quando quisermos, pela enganosa condição do tal “elenco qualificado”.
    Aliás, o jogo amanhã está do jeito que o dinossauro quer, ou seja, nosso adversário irá pra cima, e então poderemos adotar o famoso e asqueroso jogo reativo (arma do técnico).
    Mas a hora é de esquecer, por momento, nossas diferenças, nossos embates e nossas cornetagens e vamos no concentrar naquilo que é nosso objetivo a classificação.
    Afinal: AQUI É GALO p@#!

  7. E eis que surge como um cometa a desbravar o universo que contempla a aceitação passiva da mediocridade mais um símbolo do ATLETICANO RAIZ : a LAURINHA , 11 anos , para desespero de influencers , youtubers e blogueiros .

    – prometem três Hulks e entregam três patetas
    – eu RECLAMO sim , mesmo nas vitórias
    – ajuda aí , Felipão , assim não dá
    – eu SEMPRE assisto JOGOS DO PASSADO , o meu preferido é contra o Tijuana

    Em outras palavras estas foram/são algumas das “tiradas” incríveis dessa garota que estourou a caixa de “likes” da entrevista concedida

    Enquanto isso …
    – ain , temos que olhar pra frente
    – ain , ainda bem que os Rs nos livraram da série C
    – ain , eu jamais reclamo dos dirigentes , eles sabem o que fazer
    – ain , temos um elenco qualificado (de patetas)

    Então , é isso : salve LAURINHA , as arquibancadas a saúdam !

  8. Bom dia Avila, bom dia a todos. Falando em atleticanos da gema, o Ernest Soares atual morador de Uberaba, trabalhou, por muito tempo em Patrocinio, terra de outros grandes atleticanos, capitanedos pela simpática Denga, que o brindou com um convite para um café, lá na terra do melhor café do Estado. Que na próxima viagem a Araxá você e o Ernest serrotem um café com a simpática torcedora simbolo no Galo naquela aprazivel cidade mineira. Hoje vou torcer por um empate no Mineirao, para nas finais do Mineiro, repetirmos a final da Copa do Brasil de 2014, com duas VITÓRIAS, pois como ensina o ” emburrado” Barata, ganhar o Mineiro, sem bater no Cruzeiro é igual a dançar com irmã. Um bom fim de semana a todos!

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      em que pese a soberba do torcedor “SAFista” , que finge que as duas derrotas no consagrado templo dos Rs não merecem atenção , derrotar os azuis por uma contagem expressiva de gols é o mínimo que esses caras têm OBRIGAÇÃO de fazer

    2. Domingos Sávio,

      Quando morei em Patrocínio conheci a DENGA, uma atleticana raiz e mulher abençoada…

      Toda família dela é atleticana e ela é quem toca o movimento da Torcida Alvinegra naquela Cidade do Café, aliás o município onde mais se produz café no mundo. E café do melhor, o campeão CAFÉ DO CERRADO!!!

      O Negativo, árbitro de futebol da LIGA local, em certo jogo do amador me expulsou do jogo por reclamação…

      Um jogador do nosso time foi agredido em campo num lance de jogo em disputa da bola. E eu gritei:

      “___ E agora, Negativo, cadê o cartão!!!”…

      E o Negativo:

      “___ Tá aqui!!!”…

      E puxou o cartão vermelho pra mim…

      Kkkkkkkkkkk….

      Pô, Negativo, aquele cartão foi fod@…

      Em todo o caso, amarelado como eu estava, o cartão acabou sendo justo…

      Foi chatice minha dentro de campo e de mais a mais o Negativo era meu amigo…

      Negativo é atleticano de quatro costados, gente muito boa e grande alma…

      E viva o GALO!!!

      1. Alto Paranaiba e seus personagens iconicos: Araxá: Dona Beija, Tapirai: Padre Torga. Patrocinio: Denga. Perdizinha: Eduardo Avila. Divisores de agua na Comunidade local.

        1. É Tapira e não Tapiraí. Não conheço perdizinha, minha infância foi em Argenita (Ibiá) e ícones são a dupla do Ribeirão de tal lá em BD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *