Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A última cartada na temporada

Galo e Fla Copa Brasil 2014

O dia de hoje é muito esperado pelos Atleticanos de todo o planeta. Como somos a Torcida que mais cresce em Belo Horizonte, Minas Gerais, no Brasil e em todo o mundo, milhões de Atleticanos estarão com os olhos na TV, na tela do computador e/ou ouvidos no radinho. Pouco mais de meia centena de milhares, privilegiados como o blogueiro, poderá acompanhar in loco a primeira partida da grande decisão.

Se em 2014, num caminho tortuoso, conquistamos de maneira épica a Copa do Brasil, desta vez – até o momento – tivemos muita facilidade. Naquela ocasião, superamos o Palmeiras lá e cá, para seguir na competição. Depois deles, outro paulista em nosso caminho. Lá em São Paulo, o Corinthians – impiedosamente – abriu vantagem em dois a zero na primeira partida. Foi o jogo em que um treineiro fez uma “dancinha” provocativa.

Galo e Corinthians Copa Brasil 2014
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Na partida de volta, saímos perdendo por um gol, falha do Jemerson, diga-se. Nem por isso, apesar da festa paulista nas arquibancadas o Galo bom de briga se entregou e foi – gol a gol – buscando o resultado que interessava. Numa atuação magistral de Guilherme e com direito a gol da classificação marcado por (acreditem) Edcarlos, avançamos às semifinais.

Aí veio o Flamengo, osso duro, não pelo time, mas pelos favorecimentos históricos que vêm desde os tempos de Aragão e Wright. Fui ao primeiro jogo no Rio de Janeiro. Dissimulado dentro do metrô ouvia os “urubus” comemorando a classificação depois de outra derrota nossa por dois a zero.

Já no Mineirão, assim como no jogo com o Corinthians, saímos perdendo. Um locutor carioca, apressadamente, anunciou que o Flamengo já estava na final. “Deixou chegar, classificadaço”, bradou. Como na fase anterior, o Galo foi marcando – um a um – os quatro gols necessários. Calou a boca de muita gente e se garantiu na grande final.

A decisão, genuinamente mineira, começou a ser comemorada pelos adversários que encaminhavam o título de competição paralela. Um jogador “boquirroto” chegou a festejar e anunciou o “quarta-feira tem mais”. E teve mesmo. Foram dois jogos e duas vitórias Atleticanas, fazendo Belo Horizonte amanhecer em festa. Coisa que só Atleticano sabe fazer nesta Cidade do Galo.

Neste 2016, na primeira fase pegamos a Ponte Preta e foram dois empates. Um a um aqui e dois a dois em Campinas. Lá começamos perdendo por dois a zero e buscamos o resultado. Sofrido. Depois, o Juventude. Vitória magra aqui e derrota lá. Os dois resultados em um a zero, provocaram a disputa por cobrança de pênaltis. Aí reapareceu o São Victor e novamente chegamos às semifinais.

Lá em Porto Alegre, diante de outro gaúcho, vencemos por dois a um. Seria três, não fosse um “erro” grotesco da arbitragem. Na volta, novo sufoco, e com empate em dois gols passamos a esta grande final. Agora, será a vez do terceiro time gaúcho. O Grêmio, que já conta vitória e até vende faixas do título é o adversário desta final.

É a hora e a vez do Galo provar a que veio neste 2016. Que as grandes e promissoras contratações, depois das frustações no Brasileiro, mostrem seu verdadeiro valor. Que o treinador, cuja contratação foi tão comemorada quando de sua chegada, justifique toda a expectativa com duas apresentações espetaculares e nos assegure o título.

Finalmente, que o time em campo desmascare toda a tramoia da CBF e TV, escancarada no “sorteio” das partidas finais e mostrando a podridão de quem comanda e organiza o futebol no Brasil. Pra cima deles Galo, que o time atropele o Grêmio, a CBF e a TV que manipula o futebol, a economia e a política nacional. Vamos mostrar a essa gente que “aqui é SÓ Galo, por#*!”

16 thoughts to “A última cartada na temporada”

  1. Quanto ao assunto da final está bem pautado. Desejo apenas registrar o fato do time principal ter sido preservado contra o “Santina” e nos treinamento de Sábado/Domingo registar 3 lesões em jogadores importantes. O Deptº Médico deve rever critérios, a Fisiologia idem e, o Preparador Físico que acompanha o Marcelo ir para o o”olho da rua” e dar lugar a outro profissional mais qualificado. Acabar com o apadrinhamento. Fica difícil entender tantas contusões..

  2. Quanta ansiedade, aguenta coração. Vamos lá Galão da Massa, fazer sua imensa e apaixonada torcida ainda mais feliz. Aqui é Galo!!!Como é bom o prazer de ter o nosso Galo em mais uma final. Bica essa Bicudo.

  3. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.EU TORÇO CONTRA O VENTO…EU ACREDITO SEMPRE..BICA BICUDO. BORÁ MEU GALÃO, FAZ A MASSA FELIZ…..CORAÇÃO NA BOCA JÁ.

  4. Espero que o Galo marque bem dessa vez, que o Gabriel para com aqueles carrinhos doidos dentro da pequena area marcando mais de perto o adversário. temos tudo pra fazer um placar elástico hj e ir com tranquilidade para Sul. Espero que Marcelo de oportunidade para o Cazares, sei que ele pode decidir a partida a qualquer hora.

  5. Sou do interior, agradeço muito a Deus por morar perto de BH, perto do meu galo e fui assistir galo e mulambos, semanas atrás . Cheguei antes ao estádio e o que me chamou a atenção foi ver como uma torcida organizada, acho que é a galoucura , se não me engano, como se dedicam. Como num ritual, chegam com bandeirões em picapes, montam as bandeiras no hall do mineirão, colocam as mesmas em filas, tremulando ao vento, marcando território (aqui é galo, p##@@), a seguir, numa fila indiana, entram com os instrumentos, e sem aquecimento algum, começam a tocar, a levantar a massa, que responde e não param nem por um minuto, é de arrepiar. Após o jogo, numa rua perto do entorno, quando caminhava para pegar o õnibus, com a cabeça inchada do maldito empate aos 45′, vejo passar as picapes com os bandeirões . A vontade que eu tive era de ter feito um vídeo deste pessoal, verdadeiros atleticanos, abnegados, movidos pelo amor ao clube, gratuitamente; gravar um vídeo e mostrar ao nosso sonolento presidente( que voltou atrás e diz participar da primeira liga, prejudicando a preparação do time), a alguns jogadores, ao treinador o que é torcer, no anonimato, com fibra e garra, este vídeo surtiria mais efeito que estas palestras motivacionais sem contúdo e recheadas de clichês.
    Assistindo estes bravos atleticanos, tenho certeza que comerão grama e tomarão vergonha na cara.
    Hoje , chegou o dia da onça beber água, é fazer um bom resultado, jogar bem e encaminhar a fatura, onde cbf / globo, com seu ‘çorteio’ nos enviaram. Não é dia de lamentar o ano, é dia de ganhar com autoridade.
    Renato gaúcho, já como todo bom gaúcho carioca está marrento , já disse que sabe o que fazer hoje pra nos derrotar, ele foi um ótimo jogador (aqui não), como técnico é um ótimo jogador de futevôlei. Um embate numa final com marcelo oliveira x renato gaúcho irá para os anais do futebol.
    Esta marra é porque ele, como todo Brasil assistiu o mal futebol apresentado pelo galo em 2016. Hoje, meu amigo, se Deus quiser será diferente, êrro zero, como. diz o nobre blogueiro, última cartada.
    Chega o natal, chega o dia do lula ir preso, chega o dia do felipe massa ganhar uma corrida e não chega este jogo, é duro.

  6. Bom dia Eduardo. É hoje que vamos atrás do segundo título da CB em dois anos. Temos time pra ganhar, agora o Marcelo Oliveira querer colocar o Marcos Rocha como armador é de doer, se ele tem condições de jogo que entre na posição dele, lateral direito, chega de invenções que sofremos o ano todo com o Patrick. Ou é o Cazares Jobson,rsrs ou o Clayton. Quanto á arbirtragem estava pensando se o GALO for campeão abre o G7 e tem muitos times torcendo para isso, inclusive o time protegido pela cbf de São Paulo que esta fora do G6 hoje e com salários atrasados. Não duvido nada a arbirtragem nos favorecer somente para facilitar a vida deles. Qua a MASSA incentivem o time o jogo todo, nada de vaias, vamos cantar os 105 minutos, mostrar para todo o Brasil a nossa torcida, pois esse jogo vai passar para todo Brasil exceto o estado de SC que vai passar o Jogo da Chapecoense pela Sul-Americana. Estarei aqui a 900 km de distância gritando,torcendo,incetivando e acreditando muito nesse título. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

  7. Oh vereador sem mandato, tem zagueiro experiente ficando sem contrato. Excelente opção para compor o grupo. Vê se fica atento. Além disto, vai perder o Caicedo???

  8. Hoje é daqueles dias que o Atleticano gosta: dia de decisão de título. Estou aqui trabalhando com a camistea do galo por baixo e enfeites do galo em volta da mesa do computador. O galo vai acabar com o Grêmio. este time deles é apenas de moderado pra fraco. Nosso time é o melhor do Brasil. Vamos provar pra Globo, CBF e mídia do eixo, que aqui tem futebol.

  9. Tudo começa na defesa e esperamos que ela não dê apagão.
    na frente, o problema é que, pela esquerda, Maicossuel joga nada, fica torto, “apiado”.
    Rezemos.

  10. Graaaaaaande texto De Ávila!!! Chegou o grande dia… Se no BR vacilamos em N jogos e situações, hj é o dia de ser PRECISO… Não podemos falhar! Q o time esteja numa noite inspirada e q a bola nem chegue no Victor.
    Confesso q foi difícil dormir essa noite! e espero q na próxima, possa dormir o sono dos vencedores =D
    Forte abraço amiGALOs

  11. Eduardo, estava ansioso por sua postagem no dia de hoje e pelo dia de hoje em si, porque isso é ser Galo. Não tenho dúvidas de que o título virá. Se o nosso padrão tático não é dos melhores, gostaria de lembrar que o treinador deles é o Renato Gaúcho, um péssimo treinador. Muito pior que o Marcelo e os títulos provam isso.
    Acredito em Robinho e Pratto, acredito que a raça do general contagie todos os outros jogadores. Acredito em São Victor. Acredito que quem estiver em campo hoje vai fazer o melhor. Acredito na nossa história. E acredito principalmente na nossa torcida! VAMOS GALOOOOO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *