Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Cheirinhos que exalaram pelo ar


galo indepe

Em que pese a irregular campanha do Galo neste 2016, inegavelmente somos o time brasileiro com melhor desempenho nos últimos tempos. Sabemos o quanto isso incomoda, notadamente aos desafetos e invejosos. Time de massa, nascido e reconhecido como a opção do povão, o Galo incomoda a gente que se julga de sangue nobre e arrogante. Temos orgulho de nossa rica e centenária história, sempre com as mesmas cores e mesmo nome.

Vez por outra, aparece um “pseudo-historiador” – ou até a neta da vizinha da amiga da minha avó – para tentar criar factóides, mas a tradição Atleticana supera esses arroubos e ensaios. Além da nossa performance recente, ao que sinto, o que mais tem incomodado – tanto no eixo quanto até domesticamente – é que os ventos conspiram a nosso favor definitivamente. A construção do nosso estádio tem deixado muita gente incomodada. Daí, via redes sociais ou até mesmo material jornalístico, investem contra o Galo.

A exemplo do que ocorre na política e na economia, o confronto das ideias seria interessante no futebol, desde que as torcidas contrárias se tratassemcom respeito. Infelizmente, instigado por boa parte de nós mesmos jornalistas, a animosidade ultrapassa limites toleráveis. Confesso que, aqui neste cantinho, brinco muito, mas buscando respeitar os adversários. Sistematicamente, ao ler comentários, excluo textos que usam termos pejorativos e o leitor Atleticano vem entendendo minha ponderação. Em alguns momentos, até permito que palavras nitidamente de adversários tentem polemizar neste espaço – genuinamente Atleticano – mas tentando um bom debate. Ameaças incontáveis, todas deletadas aqui e encaminhadas a quem entendo que deve monitorar.

Pois bem, nos últimos dias, conforme até comentei no domingo, a torcida adversária se ocupou em falar do Galo. Talvez por falta de assunto do seu lado, gastaram seu precioso tempo em falar do jejum de títulos (esqueceram da Copa do Brasil conquistada de maneira épica e em cima deles próprios), da Libertadores (com 32 equipes e não 16), da Recopa, enfim que o Galo chegou a todas as finais e ganhou a maioria dos títulos do Campeonato Mineiro nos últimos dez anos. Não satisfeitos, passaram o final de semana fazendo contas de uma eventual possibilidade de classificação para a Copa Libertadores do próximo ano. Aquela em que o Galo já garantiu sua quinta participação consecutiva.

flamengo e cheirinho
Fotos: UAI/EM

Se em tempos anteriores o discurso era dando conta desse ou daquele feito, gradativamente, foram sendo derrubados. A casa própria, digo estádio, a ser edificado nesta Cidade do Galo tornou-se um desconforto para os adversários. Incaível, como alguns poucos clubes brasileiros, acabou se tornando o único argumento remanescente. A hora de cada um vai chegando, pode levar mais tempo, mas todos irão passar pelo desgosto. O Galo namorou a série B durante alguns anos, até que foi lá experimentar. Voltou pela força de sua Torcida.

Fechando essa prosa de hoje, só queria deixar dois registros. O “cheirinho” carioca do título e o “odor” de entrar na Libertadores aqui em Minas Gerais, “móóórreu”. Ocuparam-se tanto em secar o Galo que se esqueceram de fazer sua parte. Até que o Atleticano desejou melhor sorte no último jogo do nosso principal concorrente mineiro. Mas, ainda assim, nosso time alternativo não fez a parte dele. Portanto…

9 thoughts to “Cheirinhos que exalaram pelo ar”

  1. Pra um time que passou décadas sem ganhar nada expressivo, com times ridículos, que nos expunham à todo tipo de vergonha, agora estamos “por cima da carne seca” perder faz parte do jogo, o que não admito é perder sem lutar, sem a garra que caracterizou nosso time e torcida, mesmo que tenhamos um treinador sem qualquer esquema técnico ou tático e alguns jogadores não tenham qualidade para estarem em um clube com a nossa grandeza, que venham as gauchitas assanhadas, dia 30 saberemos quem é quem. Necessário dizer que mesmo ganhando o título, MO não é técnico para estar à frente de um clube que em poucos anos irá figurar como o maior clube do Brasil, quiça da América, em condições de enfrentar e ganhar até de muitos times europeus. O nosso estádio está em vias de fato e nos tornaremos quase imbatíveis aqui.

  2. Em que pese alguns erros no planejamento de 2016, é inegável que o Atlético cresceu tanto na qualidade dos seus times , quanto na estrutura do clube. E isso, embora não deva diminuir a importância de questões ,como o excesso de lesões do time ,por exemplo, não pode se perder de vista .
    De Ávila, que foto linda da torcida do Galo ! Cada festa maravilhosa que ela faz , com visual maravilhoso e sempre com muita emoção . Eu sou atleticano com muito amor pelo clube e com cada vez mais paixão pela nossa torcida !

  3. Eu for sincero : não estou nem um pouco preocupado com o Grêmio. O time deles é a maior baba. O Renato Gaucho como técnico, é ruim demais. Robinho e Lucas Pratto vão fazer toda a diferença pro nosso lado. Vai ser um passeio, amanhã é 3 gols pra gente.
    Ja vou dormir só com a camisa do Galo, eu e esposa. Amanhã cedo todas as janelas com a bandeira do Galo.
    Toalha de banho, copo, prato, tudo com escudo do galo.
    O casal de vizinhos tambem se preparando pra confraternizar, vamos assistir juntos, bom demais.
    O clima aqui já é Galo vencedor.

  4. Acabo de ler que o Galo voltou atrás e vai participar da Primeira Liga. O Presidente havia dito o contrário, sinalizando falta de data, no que quase todos nós concordamos… A pergunta que precisamos fazer a ele é a seguinte: “A que horas o senhor estava brincando? Agora ou da primeira vez que disse que o Atlético estava fora?”… Quando uma criança demonstra este tipo de procedimento um pai precisa dizer pra ela: “Meu filho, pense bem antes de tomar uma decisão, seja ela qual for… ” Não é fácil educar uma criança… Mais difícil ainda ter um presidente que abandonou o cargo para o qual tinha sido eleito… Que participou de um programa na TV dizendo “eu costumo brincar” n vezes… Que disse pra imprensa que “A brincadeira acabou!”… Fiz um esforço danado pra me conter naquela ocasião e permanecer calado… Desta vez não deu!

  5. Brilhante comentário acerca das dores de cutuvelo dessa gente invejosa, do outro lado da lagoa. Eduardo você foi de uma acidez diplomática que me inspirou.
    Propedeuta que é, me inspiro sempre em seus comentários.
    Abrs.

  6. Caro Ávila,
    isso é a mais pura verdade, o Galo nos últimos cinco anos sempre brigou na parte de cima da tabela, é sem dúvida o melhor time brasileiro no período, e agora com o sonho do nosso estádio, a cada dia se tornando realidade, a inveja está atingindo níveis alarmantes…. Enquanto o Galo se prepara para mais uma decisão e o time da Enseada das Garças amarga mais uma eliminação e briga para ter vaga na segunda divisão da América, preferem falar dos dez anos da nossa segunda divisão e dedicam um grande espaço para exaltar a conquista do referido time há 50 anos atrás que se transformou em um campeonato ganho por fax….. Mas isso é muito bom sabe porque? Só os grandes incomodam….. E é bom se prepararem porque vamos incomodar muito mais, isso é caminho sem volta… Só mais uma coisa, o “cheiroso da Globo” acaba de assinar contrato para jogar em um campinho na Ilha do Governador… Como será que o pseudo jornalista carioca que adora desmerecer o Galo, torcedor confesso desse time deve estar se sentindo??????

    i

  7. O Luan e o Fabio Santos tiveram problemas musculares no treinamento de Domingo em BH. Estavam aqui para serem preservados do jogo contra o Santa Cruz,a fim de não terem lesões. É muita incompetência dos nossos preparadores físicos. O maior adversário este ano do Galo foi o Departamento de Preparação Física. Um absurdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *