Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

MOHAMED: CHEGAR LÁ OU NÃO. EIS A QUESTÃO

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

O site” DEUS ME DIBRE” publicou em suas redes sociais nesta última quinta-feira o seguinte comentário: “Mohamed completa dois meses de Atlético com bons números e sem conseguir, ainda, colocar o que tem de melhor em campo”.

E o fato do time de “El Turco” efetivamente não vir encantando a torcida atleticana tem preocupado bastante o mundo alvinegro. Por que será que o treinador atleticano tem deixado inúmeros galistas insatisfeitos e temendo o pior? Houve até quem sugerisse a sua demissão e outros que deixassem claro não acreditar mais em suas possibilidades ou em sua capacidade.

Sempre quando um novo treinador chega a qualquer clube as comparações são inevitáveis. Assim como aconteceu com Cuca em relação a Sampaoli, acontece agora com Tony Mohamed em relação a Alex Stival. E entre semelhanças e diferenças, assim como Cuca teve nos primeiros momentos imensas dificuldades para ajustar o time atleticano que, por um momento, pareceram intransponíveis, “El Turco” parece demonstrar uma incapacidade insuperável de fazer a equipe alvinegra fluir e voltar a jogar aquele futebol que em 2021 encheu os olhos de sua torcida.

Não que necessariamente se esperasse que o time atleticano voltasse a mostrar aquele futebol envolvente em todas as suas nuances táticas. Afinal, um novo treinador traz sempre alguma inovação, faz sempre algum ajuste e sempre dá uma pitada pessoal à equipe que dirige. Cuca é Cuca e Mohamed é Mohamed. E só isto basta.

O grupo também sofreu modificações pontuais e, ainda que a base tenha sido mantida e o bom ambiente entre os jogadores tenha sido preservado, não há como não reconhecer que as novidades inevitavelmente modificam os paradigmas de um grupo e de qualquer clube e que as ausências são sempre sentidas. Tudo isso, em maior ou menor intensidade sempre provoca um certo grau de descontinuidade. E o reflexo disso tudo é exatamente isso que temos visto dentro de campo.

Se queremos ver um time harmônico e coletivamente eficiente, leve e fluido dentro de campo, é fundamental que, fora das quatro linhas, também exista harmonia, espírito coletivo, leveza e fluidez. O que estaria faltando, então? A primeira coisa que me vem à mente é que o Turco, como ele já está sendo chamado carinhosamente em bom português, ainda não conhece o grupo em profundidade.

E, quando falo em conhecer, não me refiro apenas às capacidades táticas, técnicas e físicas dos atletas que ele tem à sua disposição. Falo também do conhecimento da alma do boleiro e das características pessoais, emocionais, psicológicas e mentais de cada um de seus jogadores. Pode parecer uma exigência descabida, mas no futebol de hoje este conhecimento é essencial a todo bom comandante. E chegar ao nível ideal de conhecimento leva tempo.

Muitas vezes um jogador não rende o que dele se espera não é porque seja ruim ou não tenha aptidão tática para exercer a função atribuída a ele ou ainda tenha alguma deficiência de caráter.

Basta um problema pessoal, um desconforto emocional ou psicológico qualquer, uma inadaptação ao grupo, ao clube, ao trabalho desenvolvido pela comissão técnica, à cidade e, nesse caso, pode ser até de algum parente, para que o seu rendimento decresça. Muitos torcedores não gostam de ouvir e nem de ler, mas o jogador de futebol não é uma máquina que pode ser programada para render em nível máximo em todos os jogos e situações. 

Um elenco estelar como o do Atlético impõe ao comando do clube e, não apenas a quem gere o futebol, inúmeros desafios. Holofotes, bajulações, tietagens, assédios de todos os tipos, aproveitadores, oportunistas, empresários muitas vezes mal intencionados, falsos amigos e amores acabam fazendo parte da vida do atleta que, muitas vezes impotente, se vê engolido, explorado e perdido. Nem todo jogador consegue se fazer cercar e representar apenas por gente séria e profissional. E, tampouco, resistir aos efeitos colaterais do sucesso, da fama e do dinheiro. 

Ainda buscando respostas em relação aos porquês das dificuldades de Mohamed em fazer o time jogar à sua feição com fluidez, leveza e eficiência, intuo que talvez em função de seu não conhecimento pleno das aptidões e das características técnicas, táticas e físicas de seus jogadores, as experiências de “El Turco” não tenham dado certo ou, pelo menos, não tenham funcionado como ele desejava e nós torcedores, claro, gostaríamos.

Menos mal que ele não tenha buscado violentar a proposta de jogo que Cuca definiu e os jogadores já estão acostumados a executar. Não seria inteligente patrocinar mudanças radicais que obviamente não seriam bem recebidas pelo elenco. Afinal, não se deve mudar o que está dando certo e, sim, fazer os ajustes necessários para maximizar no que for possível o rendimento da equipe.

Em suas entrevistas coletivas desde que chegou ao clube, Tony Mohamed tem dado a entender que entende isso e que, por essa razão, tem procurado introduzir paulatinamente suas ideias e a sua maneira de jogar. Outro ponto positivo é que Mohamed tenha mostrado que não se intimida em fazer experiências, ainda que elas possam não ser entendidas seja pela imprensa, seja pela torcida atleticana.

Se Cuca para muitos e para mim de forma particular, no início dessa sua segunda passagem pelo Atlético, deu a entender que estava no lugar errado e na hora errada quando aqui chegou, com Antônio Mohamed me confesso um tanto quanto incomodado, mas, seguramente não tão apreensivo quanto fiquei com Alex Stival.

Uma coisa que tem me agradado no trabalho do treinador argentino é a importância que ele, em suas manifestações públicas, tem dado ao volume e à qualidade de opções do elenco atleticano que qualifica em bom espanhol como “largo”. Se alguém dúvida disso, lembro que ele vetou a saída de qualquer jogador até o final do campeonato mineiro, sob a alegação de que precisa conhecê-los e avaliá-los, o que demanda tempo e trabalho.

Mas, como explicar a utilização recorrente de Tchê Tchê, vítima de uma má vontade insuflada e potencializada no seio da massa, cuja saída em maio, ao final de seu contrato com o clube, é dada como certa, e a subutilização de Neto, Castilho, Calebe, Echaporã, Savinho, e até de Otávio, recente contratação, dentre outros? Coisas do Atlético? Manias de Mohamed? Segredos atleticanos? Mistérios alvinegros?

Recentemente foi noticiado que o Grupo City que havia adquirido os direitos de Savinho que só deve se apresentar ao seu novo clube na próxima janela, estaria exigindo do Atlético que o escalasse e mantivesse em atividade enquanto ficasse por aqui. O Atlético teria respondido que atender a este pedido seria afrontar a autonomia e a independência do treinador a quem não se poderia impor a escalação de ninguém. Posição óbvia e protocolar do clube que, porém, acendeu outra polêmica: se não fosse vendido, Savinho estaria fora dos planos de El Turco? Se sim, por que?

Se Mohamed vai chegar lá onde massa quer que ele chegue ou não, quem viver verá. Até lá muitas perguntas, muitas encruzilhadas, muito trabalho, muitos erros e acertos, muitas escolhas e muitas dúvidas e desafios. Se vai chegar lá ou não, eis a questão.

18 thoughts to “MOHAMED: CHEGAR LÁ OU NÃO. EIS A QUESTÃO”

  1. INFELIZMENTE NÃO TEMOS MEMÓRIA. SÓ LEMBRAMOS DE ONTEM. O CUCA FEZ MUITA M*. EM 2013 FEZ AQUELA CACHORRADA NO MARROCOS. ANO PASSADO, CUSTOU PARA TIRAR O TCHÊ TCHÊ E COLOCAR O ZARACHO. ARRUMOU CONFUSÃO COM O HULK QUE SÓ ENTROU NO TIME DEPOIS QUE BERROU. ENTÃO, QUEM É ESSE CARA PARA TER TANTAS VIUVAS? TENHA SANTA PACIÊNCIA. ATUALMENTE O TIME GANHA E NÃO ESTAMOS SATISFEITOS? QUE MIMIMI É ESSE. COISA DE MENINO MIMADO QUE TEM DE TUDO E FICA ENCHENDO O SACO DOS PAIS. EDUARDO, CABE A VC PUXAR UMA CORRENTE DE OTIMISMO E PARAR COM ESSA VISÃO CRÍTICA PARA BAIXO.

  2. KKKKK esses atleticanos que comentam aqui. Os mesmos do fora Cuca ano passado? Quando perdemos praquele time horroroso das MARIA? Ser evasivo e derrotado é da natureza humana. Mas aqui ultrapassa todos os limites da sensatez. Ganhou das MARIA, GANHOU A SUPERCOPA, VALE NADA, SO MESMO OS NUTELLA DE CONDOMINIO. EL TURCO CONFIO PIAMENTE EM VC. CONTINUE ASSIM. AQUI NO BRASIL TEM GENTE QUE ENDEUSA LADRAO.

  3. boa tarde Eduardo e massa e max Pereira. para mim no Brasil esta cheio de treinador melhor que o Dudamerda 2.simplesmente EL turco acabou com o timaço que cuca deixou .esta posta da diretoria trazer um treinador desconhecido pode sair caro para nos este ano. simplesmente o time do galo sumiu tem nada a ver com a equipe que cuca deixou. o dudamerda não dar chances a Calebe. Castilho e Vitor Mendes simplesmente prefere seus afilhados nacho preguiça e Godin aposentado. então porque trouxe Vitor Mendes é Castilho deixavam no juventude a jogar. vou ser realista e espero que queimo minha língua mas com este dudamerda no comando vamos ficar nem no cheirinho este ano.acorda EL turco estamos de olhos abertos. vai galooooooooo.

  4. Esqueci de comentar.

    Comparar a situação do 9ALO hoje e futuro com a do csa-MG, e de matar.

    Essa instituição fechou suas portas. Já nós temos um colegiado que administra extremamente bem o time, um presidente e uma diretoria séria, dedicada, honesta, profissional. Que fazem um trabalho excepcional, e mesmo assim os negativistas comparam o 9ALO com esse time de merda (by Riascos). Tem a santa paciência.

    Leio todos os dias o blog, mas não entro mais para ler os comentários, pois são desanimadores.

    BBOOOORRRRAAAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!

  5. Boa tarde, MASSA!!!!

    Lendo os comentários em grupos de amigos e aqui, a cada momento que passa desanimo mais de comentar. Se der errado, vão dizer: eu avisei. Se der certo vão ficar calados ou dizer que foi sorte ou que não disseram nada disso. Como disse o Kalil: que torcida chata. Haja negatividade num lugar só.

    Calebe, Echaporã, Savinho, Neto, são boas promessas e só. Esse pessoal tem de ser emprestado para terem rodagem, por que o nível que é o banco do 9ALO no momento, não há vaga para eles.

  6. Ratifico todas as conversas relativas ao mau aproveitamento da base. Não só mau aproveitamentol, mas também má gestão. Falo com base nos resultados. É só comparar o desempenho do Galo com o com Grêmio, Athletico, Santos, Corintias, SP, Flamengo, Fluminense e Vasco para ver o banho de bola que estamos levando. Quando aparecem jogadores de boa qualidade, mofam no banco de reserva, raramente jogam e acabam vendidos com está acontecento com o Savinho: de estrela do Galo e da seleção, em todas as categorias, inclusive na atual, vai ser entregue de mão beijada. Se fosse no Flamengo, estaria sendo vendido por pelo menos uns 25 milhões de euros. É a vida….

  7. Olá amigos da bola!

    Só para lembrar!…..

    Com o medroso/retranqueiro Dudamel no comando, Galo perdia quase “todas”, dentro e fora de casa! No máximo empatava tomando sufoco!

    MUDANÇA DE TÉCNICO E PRINCIPALMENTE DE FILOSOFIA!

    No primeiro jogo do Sampaoli contra o Vila Nova, lá em Nova Lima, todos perceberam a diferença!….

    A postura ofensiva e vencedora do time, que fez 3, fora os ameaços!….

    O time titular tinha Guga, Nathan, Hyoran, Sasha, todos como titulares!

    MAS…. a postura era outra!

    Pressão o tempo todo, marcação alta, toque de bola em velocidade, cobranças rápidas nos laterais, reposição de bola imediata para pegar defesa adversária aberta, não existia chutão!…. Tantas outras virtudes que sumiram do Galo com Cuca e principalmente com Mohamed, que infelizmente conseguiu piorar ainda mais!

    Meu Deus!

    Por que os caras do Galo não conseguem contratar treinador com perfil do Vojvoda, do uruguaio do Cruzeiro e tantos outros?

    Qual é a dificuldade?

  8. Bom dia,

    Acredito que o El Turco sofre de falta de segurança, se observarmos todos os fatos que até agora depuseram contra ele, veremos que tudo passa por falta de segurança.
    Não usa a base, não efetua mudanças radicais no esquema ou durante o jogo, só troca seis por meia dúzia nas substituições.
    Como já disse anteriormente, acredito que este tipo de treinador trás prejuízos financeiros e desportivos incalculáveis.
    Tem uma grande parte de nós também que acredita que o Hulk, Nacho, Zaracho e Keno podem tocar este time, mesmo sem treinador e estes estão esperando pelo tal do está valendo…
    Não faço apologia a demissão do treinador, mas estou muito preocupado, estou realmente acreditando no péssimo e barato que se torna caro.
    Um bom treinador revela jogadores, mantem o grupo focado nos objetivos, unidos e sem vaidade.
    Um treinador mediano não revela, e na primeira crise de vestiário, já era.
    Viram o jogo do Fluminense na libertadores?
    Foi o mesmo que aconteceu com o Abel, sofreu pela insegurança.
    Abdicou de todos os atacantes pelos volantes e zagueiros até que sofreu o empate, foi para os pênaltis com o elenco recheado de caneludos, porque normalmente são os atacantes os especialistas em pênaltis, resultado perdeu, prejuízo.
    Outra coisa que está estampada na nossa cara é que do outro lado da lagoa vai obter retornos financeiros muito melhores do que o nosso com revelações a base este ano, está na cara que não tem patrimônio maior do que revelar jogadores e com El Turco na sua passagem aqui não me vislumbra nada neste sentido.
    Quanto a isto pelo menos ele esta no mesmo nível do Cuca que se não fosse o retorno do Nathan Silva ele teria passado em branco nessa ultima passagem como técnico do Galo.
    Até nisso acredito que a covardia do Cuca nos atrasou.
    Mais uma rodada do futebol regional e o que vemos Flamengo e Palmeira ganhando novamente com “pênaltis” duvidosos, ninguém comenta nem faz chacota, pois é, esse ano será assim.
    Boa seta feira a todos!

  9. Bom dia. Nada funciona de imediato e a torcida já quer ser campeã de todos os torneios em março, no mais tardar em abril, ok?
    Tenho meus receios tb, mas os números do cara estão ai gente. Calma. Não vamos ganhar tudo o que ganhamos ano passado. Temos concorrências e ela está aumentando. Torço e muito para ganharmos tudo e mais alguma coisa, mas futebol não é assim. Olhe o flamerda. Tem time organizado há algum tempo e ano passado não ganhou nada. É o fim? Quem dera, mas não é.
    Só tenho receio dos boicotes e brio dos jogadores em relação ao treinador. Criar um clima de desagregação dentro do vestiário.
    Vamos torcer e acreditar. Caso venha algum resultado catastrófico, ai sim, algo tem que ser feito. Diretoria deve estar de olho.

  10. Bom dia amigos do Galo. O El Turco herdou um time arrumadinho, elenco bem acima da média, tem excelentes alternativas no banco de reservas, mas o tempo passa e ele, El Turco, não consegue fazer com que o time jogue um futebol condizente com a qualidade dos jogadores que tem a sua disposição. O resultado disto vem da insatisfação do próprio grupo de jogadores, depois da torcida e aí já era, portanto, é bom que ele esteja sabendo que até o momento o NOSSO GALO não fez uma partida sequer que agradasse aos torcedores. Sei que alguns vão dizer, mas ” O Galo ganhou “, ganha, mas não convence!!!
    P.S.: Minha opinião sobre a possibilidade do CAM se tornar uma SAF, é que o Clube Atlético Mineiro, tem uma torcida apaixonada que representa muito $, tem um patrimônio bem maior que suas dividas, portando, se for bem administrado, NÃO TEM QUE SE TORNAR UMA SAF. Espero que o que está acontecendo com o CSA sirva de alerta para os gestores do NOSSOS NOSSO GALO.

  11. Bom Dia! O “El Turco”, pode até ter suas qualidades no futebol. Todavia, não acredito que terá vida longa no comando técnico do CAM. Ganhar, possivelmente, o Mineiro, não será “salvo conduto”, para o resto do ano. Ao meu ver foi uma contratação errada – coisa de apressado -, e, as consequências estão aparecendo agora. Na minha opinião, Ele não vem conseguindo dar padrão de jogo ao time. Vamos aguardar! Embora???

  12. Bom dia!
    Não nos esqueçamos que o Turco foi a “milésima” opção da diretoria e isso porque o argentino se ofereceu. Não quero dizer com isso que a primeira opção daria resultado nem que o Turco não dará. Mas o fato é que até agora os sinais são ruins. Se ele não inventar e colocar um meio campo forte (Jair, Alan e Zaracho) e dois pontas velozes pra municiar Hulk, dá pra chegar longe e garantir o emprego dele.
    Espero que LUGALO venha aqui mais vezes encher o saco dos cornetas pois quando isso acontece é porque o Galo está bem.

  13. Ontem vi Corinthians 1×2 palmeiras, dois concorrentes fortes do Galão. Afirmo a vcs, não vamos bater de frente com esses times, com a bola que estamos jogando. Será que o Turco, não vai mudar o esquema 4-2-4?? Nem pra testar?? O cara veio, inventou um esquema, e não troca ele por nada. Ele mexe no campo, por pura pressão da torcida, senão era capaz, até de nem fazer substituição. Aí desanima demais.

  14. Concordo. Espero estar errado mas com este técnico acho que não chegaremos à lugar algum. Já demonstrou ser teimoso, não sabe escalar o time titular, não dá oportunidades à garotada de potencial, demora à substituir e modificar o time… E por aí vai. Acho de bom alvitre que nossa diretoria já comece à buscar alternativas pois do jeito que vai… Não si o que vai acontecer. Coisa boas acho que não. Mas ainda continuo torcendo para que o Turco reveja em tempo suas posições, seu esquema tático e o aproveitamento da garotada, senão como titulares (lógico) mas com oportunidades de demonstrar seu grande potencial.

  15. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se o “El turco” não aprisionar os jogadores em esquemas táticos rígidos, subtraindo deles a capacidade de improviso que muitas vezes a partida pede e, que deixam de executar por mera obediência ao comandante, isto é, deixem os caras jogarem, o time do galo fluira e nos devolverá a confiança de que, com o plantel que temos, temos a obrigação de proporcionar melhores espetáculos comparativamente com os atuais.
    Alerta é sempre bom e o torcedor tem sempre razão.
    Hoje e sempre, Galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *