Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

De olho no futuro

Pensando, desde já, nas competições que se avizinham e já na reta final do mineiro, o Galo trabalha – mineiramente – com a renovação de seus principais jogadores e de olho em contratações para as próximas temporadas. Além da volta de Junior Alonso, que ontem reapresentado recebeu a mesma camisa 3 (a que percebi, por sugestão do próprio Godín), anunciou a renovação antecipada do Hulk e ainda anunciou um jovem reforço para a lateral direita.

Dias atrás, o nosso eventual substituto do Éverson – Rafael – já havia renovado e estendido a duração de seu compromisso com o Galo. Ele, que foi por tempos o sonho de Atleticanos, além de ser superado na preferência dos treinadores pelo Éverson, ainda amargou meses de estaleiro por uma contusão durante o Mineiro do ano passado. Há quem diga que esse acerto tem relação com alguma futura transferência do titular. Não creio!

Entre os jogadores do elenco atual, que existe interesse recíproco de sua permanência, a diretoria já havia sinalizado a intenção em prorrogar aqueles com vencimento previsto para o final dessa temporada. E foi assim que ontem, no meio do dia, o presidente Sérgio Coelho – em vídeo ao lado do jogador – anunciou a renovação com Hulk por mais dois anos. O super herói está garantido até o final de 2024 com a camisa do Galo.

Creio eu, pelo que circula a boca pequena, o próximo a ter seu contrato prorrogado será o atacante Vargas. O chileno tem sido fundamental em partidas do time Atleticano. Desde o final da temporada passada, notadamente nos jogos finais da Copa do Brasil. E, neste ano de 2022, igualmente tem sido decisivo. São gols e assistências que sugerem sua permanência no Galo por mais tempo em busca de novos títulos.

Além dos experientes profissionais, o Galo –buscando reforçar para o futuro – acertou a vinda do lateral direito Sandro. O jovem atleta pertencia ao Santos, tendo inclusive já disputado partidas pela equipe principal. Como o Galo tem dois jogadores – Mariano e Guga – no elenco principal, o novo contratado poderá ser cedido em busca de adquirir experiência profissional. Entretanto dois fatores ainda serão analisados. As constantes lesões de Mariano e uma eventual transferência de Guga para o exterior.

Fato é que, dentro e fora de campo, as coisas estão acontecendo no Galo. Depois da especulação de propostas do grupo City e até de dois outros investidores estrangeiros para transformar o Galo numa SA, o assunto foi parar na geladeira. Gerido por uma diretoria com experiência no mercado, tendo como suporte empresários muito bem sucedidos, o nosso time descartou imediatismo para avançar nessa direção.

Eu mesmo, dias atrás, num devaneio aqui neste cantinho afirmei que se os gestores –presidente, vice, benfeitores – decidirem por este caminho, teriam meu apoio. Afinal, reitero, sou torcedor/consumidor, minha experiência gerencial do meu holerite não sugere e tampouco me credencia a dar pitaco nos negócios da diretoria. Se estamos vencendo e conquistando títulos, causando desconforto em adversários e na mídia promíscua, é sinal de que as coisas estão sendo bem feitas na sede de Lourdes.

E, some-se a isso, o total desconhecimento – até mesmo de profissionais do mercado financeiro com os quais pude conversar – a respeito da viabilidade dessa transformação. Ao que parece, diante dos últimos fatos e noticiários, o Galo – a exemplo daquela onda de construção de estádios, até com dinheiro público sendo torrado em estranhos projetos – tá esperando a água ficar mais limpa. Tem muita gente açodada que construiu arenas com facilidades momentâneas e – agora – outros igualmente embarcando em arriscados projetos de aventureiros.

Pensando no futuro, o nosso time com os compromissos em dia como salários, obrigações sociais, impostos, fornecedores e terceiros vem se dando ao luxo de poder adiar decisão tão importante para momento mais adequado. Sem ter se classificado para a final da Libertadores, ganhando o Brasileiro, Copa do Brasil, a tal Supercopa da cbf, o Galo já é considerado o terceiro melhor time do mundo, atrás dos dois finalistas do mundial de clubes, imagina quando essa máquina estiver mais azeitada e continuar colecionando títulos.

Sigo o relator, digo, o presidente!

Em tempo: E “o Fábio lá de costas a chorar”, que virou as costas para o kuei, não vai disputar a Libertadores. Já o América, segunda força de MG, esnobado pelo ex-goleiro, aguarda o soeteio das chaves dessa competição. Creio que seja Deus premiando e fazendo justiça, aos que seguem e não usam a divindade. To te esperando kuei do Jailson.

*imagens: 1) print TV Galo; 2) Pedro Souza/Atlético

9 thoughts to “De olho no futuro”

  1. O futuro do Galo será lindo, a começar pela taça do Mineiro, depois Brasileirão, Copa de Brasil e, para coroar a fase na América, a Libertadores!!! Amo o nosso Galão da massa.

  2. Como essa é a minha primeira comentando aqui( leio o blog todos os dias), saudações Alvinegras a todos!
    Acompanho o GALO desde os idos de 1975 frequentando assiduamente os estádios.
    Sempre disse que o melhor ataque é a defesa. Com a volta de Jr Alonso poderemos repetir o grande sucesso do ano passado, pois ele é um verdadeiro quarto zagueiro ( canhoto), iniciando as jogadas pelo seu lado e ajudando nosso forte lado esquerdo nas construções das jogadas ofensivas. Godin já foi um espetacular beque, hoje não mais. Penso, ao contrário de alguns, o Diego Costa faz falta, porém já é passado, portanto devemos concentrar em contratar um outro nove à sua altura e com as mesmas características, se possível.
    Saudações dum atleticano que vive o e pelo GALO!!!

  3. Discordo de todos que dizem que o Galão não está rendendo em campo. Está sim.
    Explico.
    Disputamos duas taças este ano. Uma já tá na capanga e na outra, somos líderes.
    Jogamos bem contra o time carioca( a última bolacha) e vencemos. Nos pênaltis. Mas vencemos.
    No Mineiro, claramente o time está se poupando. E tá certinho. Mesmo se poupando dá para ganhar, porque somos líderes. O ano é longo. As competições mais importantes se avizinham e o time terá que ter muita força física e mental para vencer. Precisa vencer.
    Não vejo justificativa jogar para dar show no Mineiro e sucumbir nos jogos importantes lá no final do ano por falta de gás. Ano passado deu certinho assim.
    Prazer comentar aqui.

  4. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    EU NUNCA VI UM NEGÓCIO TÃO ENROLADO , SUSPEITO E AO QUE PARECE CRIADO COM A ÚNICA FINALIDADE DE TRANSFERIR PATRIMÔNIOS DE CLUBES PARA EMPRESÁRIOS.
    RONALDO ESTÁ AÍ , AMEAÇANDO ABANDONAR O CSA , ROMPER O CONTRATO , SE NÃO TRANSFERIREM PARA ELE TODO O PATRIMÔNIO DO CSA.
    E , ASSIM SERÁ , COM BOTAFOGO , VASCO , E QUEM MAIS SE ADIANTAR NESSA AVENTURA INCERTA E PRÁ LÁ DE DUVIDOSA.
    EMPRESÁRIO QUER LUCRO , E ESTÁ CERTO , MAS PARA OBTER GRANDES LUCROS TERÁ QUE ENXUGAR GASTOS , FAZER CORTES , ETC….
    COMO ENTÃO MONTAR BONS TIMES ??? IMPOSSÍVEL.
    CSA , VASCO E BOTAFOGO , PAGARÃO MUITO CARO POR ESSA AVENTURA .
    ISSO SE NÃO FOREM ABANDONADOS PELOS EMPRESÁRIOS E CHEIOS DE DÍVIDAS.

  5. Bom dia!
    Parabéns ao Kuei, segunda força (de duas) de Minas.
    Está tudo muito bom, está tudo muito bem. O meu único “senão” em relação a diretoria e comissão técnica é o não aproveitamento ou falta de sabedoria em aproveitar as jovens promessas. Eu comecei a ficar animado com a contratação do jovem LD do Santos mas logo desanimei porque dificilmente vamos ve-lo jogar.

  6. Bom dia, todos! Estávamos ontem, eu e um amigo, falando exatamente sobre os assunto descritos no texto. Não há dúvidas que nunca iniciamos um ano com um planejamento, principalmente financeiro, tão bom como neste. Se o trabalho do Turco ainda não convenceu, a diretoria faz a sua parte. Vejam que no nosso orçamento foi estipulado o valor de 150 milhões em vendas e 50 milhões em novas contratações. Já apuramos, com a efetivação da venda do Sávio, mais de 100 milhões e praticamente não gastamos em contratações. Ou seja, estamos praticamente zerados nessa relação compra e venda, com o mesmo time titular e ainda reforçado. Ao que me parece, a folha de pagamento diminuiu, o que abre brecha para chegada de mais jogadores. Como estão falando da possível saída do Vargas, e diante dessa situação favorável, eu acabo sonhando com a chegada de um forte camisa 9, que seria o Cavani. Sonhar não custa nada, ainda mais quando dormimos bem.

  7. Bom dia, Massa e Guru

    Uma frase do depoimento do jornalista da ESPN, Mário Marra, explicando o sentimento do atleticano após o título do brasileirão me chamou à atenção.
    Ele disse: “… e de novo, divida, divida e de novo jogador parece que está fazendo um favor de jogar no Atlético…”
    Ele estava explicando como era a relação jogador x clube no passado, e termina com a célebre frase; “só que as coisas vão se arrumando…”
    Sim. as coisas mudaram no clube e hoje o que vemos são depoimentos de jogadores, satisfeitos por estarem vestindo nosso manto, e melhor, externando a vontade de permanecer por aqui.
    Foi esta vontade que notei em Júnior Alonso em seu retorno, em Raphael e Hulk nas recentes renovações de contrato e até em Keno e no próprio Vargas, quando houve especulações de negociações.
    Enfim… as coisas mudaram e continuam mudando… pra melhor é claro!

  8. Tudo caminhando certo, e já temos um elenco mais forte que do ano passado!! Agora só falta começar a render em campo, pra empilharmos umas 5 taças esse ano.
    Vamos galo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *