Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Meu sentimento sobre a SAF do Galo

Enquanto esperamos a próxima rodada, agora só nos resta o BR – CB e LA foram para o espaço -, aqui neste cantinho Atleticano nos é facultado prosear sobre assuntos de interesse da Massa. E, considerando que faltam 19 confrontos para o encerramento da temporada e esse é o prazo de sobrevida deste espaço, vamos tentar aproveitar ao máximo para esse bom debate. Ontem, aqui e numa curta incursão pela Cidade do Galo (insisto que tem a alcunha de Belo Horizonte), o assunto SAF foi pauta em algumas resenhas.

Já pude manifestar minha incapacidade para o tema, sem – entretanto – omitir meu pensar sobre esse caminho escolhido pela direção Atleticana. Embora leigo, não posso deixar de reconhecer alguns pontos que julgo positivos nessa radical mudança de gestão no decadente futebol brasileiro. Me impressiona, digo negativamente, alguns contrários ao que vem sendo realizado se utilizarem de memes irresponsáveis para sustentar o contraditório. Até mesmo a opinião tendenciosa de gente da mídia do eixo, que sempre foi contra o Galo, como argumento. Entre eles, o Juca Kfouri, aquele que ia cortar o braço se vencêssemos determinada partida.

Ao que penso e como vejo! Pelos dados que já li e ouvi, receita/despesa em números atuais, são suficientes e até com um pouco de superavit. O que estrangula o Galo e a maioria dos clubes brasileiros são as dividas acumuladas ao longo de décadas por gestões irresponsáveis que jogavam o problema para a frente. Os juros, até recentemente de 2% ao ano, foram elevados para 13% pelo mesmo período. Virou uma bola de neve e iria crescer a cada exercício fiscal.

Atlético/Divulgação

A SAF, por tudo que foi demonstrado, assume a dívida e a associação não tem mais qualquer responsabilidade pelos 1,8 bi, que quando a atual gestão assumiu era da ordem se 1,25 bi. Esse aumento é, exclusivamente, a correção dos números anteriores. Ah! E o Diamond? Metade já tinha sido vendida e a segunda parte – ao que entendo – não conseguiu amortizar nada. Que o diga o André Cury, que dentro de seu legitimo interesse, bloqueou parte significativa dessa receita. A mim, esse sujeito e em que pese suas razões, não entra nunca mais na sede de Lourdes ou se for transferida lá no estádio do Galo.

Curioso, fui perguntando mais e pra quem conhece. Daí soube que o Galo faturou em média/ano na gestão atual cerca de 450 milhões, contra o recorde de 290 de tempos anteriores. Com pandemia pelo caminho. Venda de atletas teria chegado próximos aos 300 milhões, contra pouco mais da metade em compra. Um superavit em torno de 130 milhões. São bons números, mas a nós Torcedores, e é onde me enquadro, o que vale são vitórias e títulos.

Nisso, com respeito e consideração aos que mencionarei, seus nomes serão preservados. Já disse aqui, em tempos recentes, sobre uma prosa informal na Savassi. Um amigo de sangue é fé Atleticana junto a um professor de economia (também Galista), debatiam sobre o tema SAF. Daí eu, um confesso ignorante do tema, disse que quero é festejar jogos e conquistas. Emendei dizendo, se tivesse dinheiro sobrando, a exemplo de cadeiras cativas e tudo que já aderi ao longo dos tempos, investiria na SAF. O professor me fez duas colocações. “Vai ter time e vai dar lucro”. O que quero mais? Nada! Pena não ter essa sobra de dinheiro para investir.

De volta ao tema. A dívida tributária é da SAF, não da Associação e tem prazo longo para sua quitação. O Galo vai zerar sua divida a partir do momento dessa realidade acontecer, deve ser até outubro. Dos 1,8 bi, mais de 300mi, já serão amortizados. Débito com os próprios compradores. Por fim, os 25% da Associação sempre serão da Associação, independentemente de qualquer aporte financeiro que os investidores venham a fazer no futuro. O Centro de Treinamento jamais será alienado para a especulação imobiliária, assim como o Estádio do Galo. Conversa fiada que propagam nas redes sociais.

Não fossem eles, mencionando apenas os investidores, presidente e vice, seguramente não teríamos os títulos de 2021 e – talvez – estivéssemos em divisões inferiores do futebol nacional. Reitero que entre todos eles, só pude conhecer o Sérgio depois que assumiu a presidência; já o Zé Murilo, por razões fora do futebol, desde tempos da minha Araxá; enquanto os quatros sócios (reitero que nunca os chamei de Mecenas e referia como benfeitores, agora investidores), tão, somente e superficialmente o Ricardo. Os demais, nunca trocamos uma palavra e o risco de cruzar com eles sem saber quem somos é real. Ah! Prefiro, como muitos diziam e que agora se opõem, sócios que andam pelas mesmas ruas da nossa cidade a investidor gringo.

Sei que vai aparecer quem não acredite no que estou dizendo. Entendo e respeito, desde que a mim também seja devotada a mesma consideração. Até porque quem alfineta e provoca, julga as pessoas pelo seu jeito de ser e levar a vida. Expomos, em julgamentos de terceiros, aquilo que somos. Refiro, evidentemente, a quem contrapõe de forma agressiva. O contraditório, feito com urbanidade, é e sempre será bemvindo. Tenho a minha consciência tranquila e vou seguir – enquanto blogüeiro e depois de deixar essa missão – com a mesma Atleticanidade que carrego desde a infância e já cheguei aos 6.5, logo … logo 6.6, faltando outro 6 para ser uma besta.

Eu quero confiar, ainda que mineiramente, que vamos reagir no BR e retomar o caminho das grandes conquistas.

*imagens: Atlético/Divulgação

43 thoughts to “Meu sentimento sobre a SAF do Galo”

  1. DESSE PESSOAL QUE COMPROU O ATLÉTICO E COMANDA A SAF , NÃO ACREDITO EM MAIS NADA……
    JÁ MENTIRAM MUITO , JÁ ENGANARAM MUITA GENTE , NÃO CUMPRIRAM ABSOLUTAMENTE NADA DO QUE PROMETERAM , LIQUIDARAM O PATRIMÔNIO DO CLUBE , TRIPLICARAM A DÍVIDA………..
    COMO ACREDITAR NESSA GENTE ??????
    NÃO DÁ……….

  2. Caro Eduardo, o que observo é que o que já aconteceu sobre as dívidas astronômicas, sobre a compra do clube, sobre a saf não volta atrás, só espero que sirva de aprendizado aos que estão no comando do clube. Um problema que tem que ser corrigido é que prometem muito e não conseguem cumprir, deveriam trabalhar mais e falar menos. Outra coisa é que o Presidente Sérgio Coelho é como dizem um testa de ferro dos empresários e o Rodrigo Caetano se mostrou incompetente na remontagem do elenco, então esses cidadãos tem que ser trocados, são de confiança dos 4rs mas são péssimos profissionais. A mania de grandeza de falar que tem o melhor elenco, melhor estádio, que vai ser um dos maiores clubes do mundo, que é a melhor SAF, tudo isso é conversa fiada, na prática está ocorrendo o contrário. Muita fumaça pra pouco fogo.

    1. E o que o Rubens Menin, que é quem manda em tudo deu entrevista falando e não cumpriu ou não se concretizou:
      .Falou que o clube seria saneado, ficaria sem dividas – Triplicaram as dívidas.
      .Falou que o clube seria modelo de gestão na América Latina – Não cumpriu.
      .Falou que faria um elenco que brigaria por títulos todos os anos – Não cumpriu.
      .Falou que venderia o shopping e pagaria as dívidas onerosas – Não cumpriu.
      .Falou que faria um estádio por 450 milhões – dobrou de preço.
      .Falou que seria uma das Arenas mais modernas do mundo – Problemas de ponto cego, mobilidade, entradas, estacionamento, tropeiro, picolé.
      .Falou que tinha vários grupos interessados em comprar o clube – Não apareceu ninguém.
      .Falou que o Peter Grieve fez uma proposta que fecharia negócio – O gringo não apresentou garantias que tinha o dinheiro.
      .Falou que fecharia com a Liga contrária ao Flamengo e Corinthians – Fechou com a mesma liga e o presidente foi lá pedir desculpas em público.
      .Na verdade montaram um elenco, ganharam Brasileiro e Copa do Brasil e acharam que continuariam nadando de braçadas, mas erraram mais que acertaram. vamos ver os próximos passos da melhor SAF do Brasil,
      ,

  3. Estou contigo e não abro.
    Basta colocar a razão.
    Infelizmente, noto em redes sociais muita gente analisando a SAF com aquela paixão típica do Atleticano mas com viés politico. Outros revelam o receio da perda de prestígio, poder, ate certo ponto compreensível por de uma forma ou de outra participarem do Glorioso CAM.

  4. Mudando um pouco de assunto, falta um turno inteiro para o campeonato terminar e grande parte
    dos torcedores, especialistas,entendidos, já deram o título ao foguinho.
    Eu, iconoclasta que sou, me recuso a entrar NESSE ônibus, e aposto uma caixa de cerveja, que o foguinho NÃO será campeão.
    Topa o desafio amiGALO Teobaldo?
    Você escolhe as armas, digo, as cervejas.

    1. O problema é que eu também não acredito que o Fogão será o campeão. Estou acreditando as minhas fichas no Palmeiras. Vamos aguardar!

  5. Boa tarde Eduardo.
    De novo essa conversa em tom de despedida.
    Se me permite, vc já tinha sinalizado no final do ano passado, que iria fazer por volta de 3 publicações semanais, mas mudou de ideia.
    Talvez fosse um caminho a seguir.
    Tem alguns comentários aqui que fazem o meu sangue talhar, imagino então o seu, pois não é todo mundo que tem sangue de barata(ooops! rsrs).
    Grande abraço

  6. É uma pena essa quantidade de torcedores extremamente competentes e bem sucedidos em suas empresas, ficarem apenas aqui no Blog criticando quem está enfrentando uma avalanche de dívidas feitas por presidentes irresponsáveis que brincaram de gestores.
    Aposto que nem GALO na Veia possuem, mas criticam sem dó nem piedade.

    1. Verdade, tem torcedor que exige que acertem sempre (os gestores), muitos inclusive, erram grotescamente em suas sugestões e palpites (alguns gritam fora Felipão, mas concordaram qdo Felipão foi contratado, e a culpa é do Caetano). Pedem lucas Gonçalves, mas na primeira dificuldade chamam de estagiário, como fizeram com larghi e santana. Vao pra porta do ct dizer pro coudet que ele não é bem vindo, mas buscam renato gaucho no aeroporto (organizada). Cerezo traidor, mas bateram palma pro Chicão. Cuca foi pra china, Telê p urubu (levou Sérgio Araújo). Procopio e bom de twitter, mas silvestre so tomou aquele drible porque Alves não estava no banco. O mesmo procopio que perdeu a commebol pro rosario depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 0, e tem quem ache que o manso é o que ganhou o primeiro jogo de 4 (copa do brasil 2021), e ganhou o segundo jogo tbm. Enfim, todo mundo erra! Em meados da década passada, a torcida gostava muito do Lima, e pouco do Leandro Castan. Castan sempre foi muito melhor que o Lima, hj, alguns criticam o Jemerson e apontam o Rabello como solução. Erro grosseiro de avaliação, antes e agora. Sigamos, GALO SEMPRE! SAN

    2. Eu tenho desde que lançou, há 10 anos. Em 2019, a dívida era de 750 milhões. Hoje de 1,8 bi, mais do que o dobro.

      Ainda que se considere os números parados pelos 4 RS, eles aumentaram a dívida em 600 milhões em 2 anos.

      Então me desculpe se eu não vou ficar batendo palma pra quem está saqueando o Galo.

  7. Boa tarde.
    O meu sentimento em relação a SAF, é que faltou no mínimo transparência e comunicação.
    Deveriam ter falado,por exemplo, que as coisas não estavam dando certo, devido ao alto custo na construção do Estádio e que teriam que economizar no elenco. Creio que
    boa parte da torcida entenderia. Claro que eu teria feito a economia no elenco com outros jogadores e poderia estar pior agora.
    Abraço.

  8. Boa tarde.

    Rodrigo Caetano e Victor Bagy, fantoches, Felipãossauro 7a1 (de pijama sob agasalho) e Sérgio Elizabeth Coelho (presidente-rainha), testas de ferro dos 4 MECENÁrio$.

    4 Ratazana$ roedoras de promessas, sorrateiras e oportunistas sucatearam o clube e seu futebol, no biênio sabático/decadente 2022/2023, e venderam o Atlético pelo menor preço (xepa de feira) para elas mesmas comprarem.

    Astucioso golpe de SAFadeza (praticado pela mesma gangue de piratazanas que rebaixaram o Galo em 2005).

  9. Até o Juca Kfouri, um dos poucos pensantes e sóbrios da mídia brasileira, o blogueiro coloca como agente do ‘eixo’. Ai gente … que brincadeira … esperar o que de quem minimiza o absurdo dos absurdos dos pontos cegos da Arena MRV (um desrespeito crasso ao consumidor).

  10. RESPEITO A OPINIÃO DO NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , MAS OS FATOS FALAM MAIS ALTO………..
    A VERDADE É QUE QUANDO OS 4 R ASSUMIRAM O ATLÉTICO , A DÍVIDA ERA ALTA , MAS FRENTE AO PATRIMÔNIO DO GALO , ESSA DÍVIDA ERA TRANQUILAMENTE PAGA …….
    SEGUNDO OS PRÓPRIOS 4 R DISSERAM E PROPAGARAM À TODA A MASSA ATLETICANA , E A TODOS , COM A VENDA DO SHOPPING QUITARIA 100% DA DÍVIDA E AINDA DARIA PARA CONSTRUIR O ESTÁDIO , JÁ QUE O TERRENO JÁ TERIA SIDO “DOADO” PELA MRV…..
    NA ÉPOCA EU DISSE AQUI MESMO NESSE ESPAÇO ::
    “”O SHOPPING SERÁ VENDIDO , A DÍVIDA NÃO SERÁ PAGA”” E AINDA VAI AUMENTAR………….
    FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU , VENDERAM O SHOPPING , QUE ERA O MAIOR PATRIMÔNIO DO ATLÉTICO , E O DINHEIRO SIMPLESMENTE , SUMIU , NÃO PAGOU A DÍVIDA E NÃO SERVIU PARA NADA………….
    PELO CONTRÁRIO A DÍVIDA TRIPLICOU…………..
    AMPARADO NESSES FATOS , ACHO QUE A ADMINISTRAÇÃO DOS 4 R , É A PIOR DA HISTÓRIA DO GALO , POIS LIQUIDARAM TODO O PATRIMÔNIO DO CLUBE , QUE FOI À FALÊNCIA , ESSES SÃO OS FATOS…

  11. Bom dia,
    Sou totalmente favorável a SAF, principalmente após assumir a dívida e manter o percentual da instituição isento depreciação.
    Quanto a dívida é apenas uma questão de matemática.
    1,8 – 3,5 dos R’s = 1,45 milhões.
    1,45 – 0,168 do BTG Pactual (acionista agora da SAP) acordo feito pela adesão a LIBRA = SOBRA 1,28 BILHÃO.
    1,28 – 0,4 Dívida com o PROFUTE = 0,88 BILHÃO
    0,88 BILHÃO – 0,6 de aporte com novos acionistas, em negociação deverá trazer esta dívida para próximo de zero.
    Veja que deram 3 anos para isso acontecer, porém grosseiramente expondo, este será o caminho.
    OBS: Em divulgação prévia do lucro bruto no jogo das lendas o montante total da bilheteria, bar e estacionamento foi superior a 4 milhões, imagine isso 35 vezes ao ano sem contar os shows que parecem que vão rivalizar em espaço com os jogos, daí a tal grama sintética que parece a princípio desperdício.
    Excelente negócio para ambos.
    Já penso é como será feita a divisão dos dividendos para a instituição, também como ela deverá fazer seus investimentos.
    Muito otimista, eu sei… graças a Deus.
    Quanto ao futebol já estamos vivendo nova realidade:
    Contratações apenas para o sub20 ou categorias inferiores.
    Creio que deverá acontecer uma limpa nos acima de 30 anos e em final de contrato.
    É só mirar o Red Bull Bragantino e verá o que acontecerá no Galo, será uma equipe formada por jogadores novos e compromissados com o futuro “deles” e que vão gerar resultados dentro de campo por isso, e dividendos para a SAF.
    Eu também sou totalmente a favor de todas as mudanças que vislumbro, quero meu Galo longe dessas peças que estou sendo obrigado a torcer por vestir esse manto em 2023.
    Salve exceções.

  12. No Cruzeiro apareceu um cara bem assessorado, pagou uma merreca pelo clube e obrigou a associação a ficar com a dívida e dar o calote. No Curitiba a associação deu o calote primeiro e depois fez uma SAF vendendo só o “Futebol”. No Galo alguns que poderiam levar um calote pegaram 75% do clube (futebol, jogadores, CT, Estádio, Galo na Veia, adiantamentos de Liga, etc) para eles e provavelmente vão dar o calote nos outros que sobraram. E a caravana passa.

  13. Bom dia amigos do Galo. Dezembro/2021 : “O Atlético precisava da nossa ajuda. Era uma situação caótica do ponto de vista financeiro. Mas será sustentável. Não é um mecenato. Fomos para ajudar em momento ruim. Mas o Atlético irá caminhar com as pernas próprias. Em 2022, não será necessário nenhum empréstimo, porque o grosso dos problemas já foi sanado. E em 2023 teremos nossa arena, que aumentará ainda mais nosso orçamento. Sou muito otimista, mas muito realista”, afirmou Menin.
    Publicado no mercadodabola.com – Mateus Guimarães – 26/12/2021

  14. Bom dia Eduardo e massa. Não entendo nada de SAF. So sei que a triplete saiu caro para nós Galo. Lembro da austeridade do presidente anterior um fiasco. Dizem que a dívida antes era 800 milhões hoje é triplo Parabéns aos envolvidos que triplicaram as dívidas e ganharam o clube fechado. Piadas. Não torço para SAF. Rainha da Inglaterra. 7×1. Pessimo diretor e bois cansados. Meu sangue é preto e branco sempre. Só digo se continuar com a Rainha da Inglaterra e diretor de futebol em 2024 o fracasso vá continuar e vá enxer o Galo de refugos e bois cansados. Aliás a Rainha da Inglaterra vai ser o Ceo da SAF. Simplesmente estamos fritos e torrados. É pracaba.rsrs. o time de 2021 quem amontou foi Alexandre Matos e Sampaoli ficam a dica. Vá Galooooo.

  15. Bom dia,
    Sempre fui a favor da SAF, porém ao meu entender há situações muito mal explicadas, por exemplo:
    os direiros de transmissão de 2024 já foram antecipados
    a SAF precisará em 24/25 de mais aporte para cumprir com as dívidas da ARENA MRV.
    Noticias dadas aqui mesmo no portal UAI.
    A pergunta que ninguém respondeu :
    Onde entrará os R$900.000.000,00 que diziam ser de imediato ?

    Sinceramente ainda acho muito obscura toda essa situação.

    GAloooooooooooooooooooooo

  16. Bom dia. Já que foi colocado o assunto novamente…Segue minha opinião. Nada me tira da cabeça que os Rs entraram no galo pra valer só depois da lei da SAF já encaminhada e com a CBF declarando abrir mão da organização do BR 25 pra frente…Eles sabiam bem onde estavam entrando, estavam bem calçados. Tanto que o discurso era um em 2019 e outro em 23, o próprio Menin declarou que as coisas não saíram muito bem como eles queriam. Pois bem ai entrou em ação o calção com a lei da saf permitindo que eles ficassem com parte do Galo, era o ultimo recurso e eles usaram (aquele empresário americano foi verdade mesmo? Será ,será… Ou seja, não ia perder dinheiro hora nenhuma, eles sabem o valor do Galo e com a liga formada…os clubes vão valer muito mais com a liga (galo muito mais que 2 bi…galo vai valer em médio prazo de 4 a 5 bi (2030), futebol brasileiro está em liquidação. Outro ponto, enfiaram os pés pelas mãos na gestão de futebol e me pergunto o que vai mudar agora? contratar uma gestão mais profissional? (então não era profissional). Falam que o pagamento da dívida vai permitir investir mais, mas se investir errado vai dar na mesma (qual a mágica que eles vão fazer?) para continuar não endividando. Pra mim agora só terá uma saída, pés no chão. O que teve de bom nisso tudo? Saímos da fila do BR com um preço bem alto, mas agora a conta veio eles se ofereceram pra pagar…E no meio disso tudo a falta de transparência…Segue o jogo. Agora somos mais que nunca apenas arquibancada. Da minha parte sou de fora de BH tinha sócio torcedor para ajudar…agora nem sei como isso ficará, não sei o que pensar ainda, ajudar empresário para ajudar o galo? Não sei. Encerro o esse assunto chato. Só sei que esse argumento que não tinha mais saída eu não aceito, é brincar com a inteligência da gente, só não tinha saída por que investiram nisso… Deixa pra lá…ja foi mesmo. Saudações

  17. Vou discordar do MEU ÍDOLO mais uma vez. O grande problema é que o processo nasceu viciado. Os 4 Reis fizeram exatamente a mesma coisa que Itair Machado fez nas Marias, só que em vez de ganhar um processo pelo que fizeram ganharam o clube de presente.

    1. Perfeito, Paulinho. É fácil ganhar títulos gastando muito mais que arrecada. Difícil é fazer uma gestão profissional, montando bons times com o recurso que tem. No caso, estamos há 3 anos gastando muito mais que arrecadamos e obtendo resultados esportivos muito abaixo do esperado pelo investimento. E entregamos o clube de bandeja para quem aumentou a dívida em ao menos 600 milhões em 2 anos!

  18. Nada entendo de SAF, apesar de ja ter falado dela aqui algumas vezes, e criticado. Mas o meros seres humanos atleticanos comuns sabem sobre a SAF é aquilo veiculado pela impresa, é importante lembrar disto. Claro que não sou idioto a ponto de não saber distinguir o que posso ler e o que nem vale a pena considerar, como exemplo está este juka kfou..da..se que deveria ser probido por mencionar qualquer coisa sobre o galo ou ao menor ter a minima descencia de nos esquecer. Pesa sobre os “benfeitores”, as tantas promessas e muitas delas absurdas feitas, feitas a um torcedor calejado, sofrido como nos atleticamos somos e tudo o que desejamos é o que eles prometeram, isto veio? Pesa as promessas de venda do restante do shopping para amortizar as dividas onerosas, isto veio? Pesam os anos ridiculos de 2022 e este pifio 2023 onde o galo se arrastou no fututebol, e promotedio é de que ano de estreia de estadio estariamos bem e não torcendo para chegar aos 45 pontos, isto veio? Pesa esta historia de Peter Grieve, que não é nem um cabeça de bacalhau (pois ninguem sabe e ninguem viu) o que li sobre ele nas redes é de que nunca foi nada na vida, alem de militar e um banqueiro pequeno, os “benfeitores” vieram a publico por varias vezes dizer que este era o cara, disseram que não foi necessario exigir dele garantias financeiras (faça me o favor) são grandes empresarios e não vão exigir do seu possivel comprador garantias? E este BTG , não foi ele o contratado para avaliar tanto o galo quanto os seus possiveis investidores? De repente do nada me aparecem dizendo o que qualquer imbecil já sabia, que peter grieve não conseguir levantar o capital necessario, poxa, é chamar a gente de imbecil e ainda pedir aplausos. Ainda, pesa sobre eles um estadio que custou mais que o dobro do orçado, eles não são construtores e banqueiros? Não poderiam prever uma pandemia, claro, mas, mais que o dobro para um estadio bonito sim, mas comum em que ja estive e gostei, mas é de pessimo acesso (até o momento). Estas contas não fecham, este balanço com esta divida absurda em tão pouco tempo nem um astronauta da vida conseguiria alcançar. Sei que se não fossem os “benfeitores” nao teriamos tido um 2021 magico, talvez hoje estivessemos presos na serie B, ou quem sabe C. Mas não tenho poder para mudar nada, e evidente que torço sim para que a SAF ou seja la o que isto for, dê certo, que possamos ser fortes dentro e fora de campo. Porem, faltou transparencia sim, faltou esclarecimento sim, e principalmente faltou uma esplanaçao muito plausível sobre tudo isto que citei aqui, e sabe porque? porque somos atleticanos, somos torcedores e tambem consumidores, 115 anos de existencia e sobrevivencia merecem respeito.

  19. As informações não procedem. No balanço de 2019, o Galo faturou 343kk em 2019 e mais de 300kk em 2017.

    Já essa medida de 450kk deve levar em conta a venda do Diamond, que 3 receita de venda de patrimônio e não deveria ser usada na comparação.

    Essa diretoria ganhou os títulos de 21, mas endividou o time como nenhuma outra. Gastando mais (dinheiro que não tinha), obviamente o faturamento aumenta.

    Mas o mais importante é que a própria diretoria – que de forma absolutamente antiética sua como vendedora e compradora -assume que o valor de mercado é de 2,1kk, e teria que desembolsar cerca de 1,6kk pelos 75%. Na prática, vai aportar 600kke manter uma dúvida de 900kk, 25% A MAIS que a dúvida em 2019 (750kk).

    Tem que ser muito iludido pra achar que os mesmos que tão a 3 anos dando prejuízo e fazendo uma gestão esportiva totalmente amadora vai agora fazer um bom trabalho.

    Essa SAF é a sentença de morte do Atlético. E a torcida aplaudindo…

    É muito fácil iludir o brasileiro…

    1. No balanço de 2019, o Galo faturou 343kk em 2019 e mais de 300kk em 2017

      assume que o valor de mercado é de 2,1kk,

      desembolsar cerca de 1,6kk

      Na prática, vai aportar 600kke manter uma dúvida de 900kk, 25% A MAIS que a dúvida em 2019 (750kk).

      CONCLUSÃO: Kkkkkkkkkkk!!!!!!

  20. Bom dia, todos! Parabéns, Eduardo, por suas colocações. Acho que quem critica esse momento dos 4Rs não viveu os tempos de Ziza Valadares e CIA. A realidade atual é bem diferente, e o nível do nosso time é bem mais elevado. As cobranças sempre devem ocorrer e serão sempre bem vindas, mas se nós, atleticanos de coração não dermos força aí fica difícil. Veja que os próprios torcedores “criaram” um tal de “ponto cego” no nosso estádio, o que está sendo explorado ao máximo pelos adversários. Realmente, ser atleticano é difícil. Temos que lutar contra a CBRio, TVs, Arbitragem, torcedores adversários e até contra atleticanos que insistem em tumultuar o ambiente. Ainda bem que temos pessoas como vc que, como eu, não abandona o barco de jeito nenhum.

  21. Bom dia a todos! Sei que não deve ser fácil arrumar algum tema para postar. Também penso, que essa obrigação aniquila a inspiração, que não sai todo dia como um pãozinho de padaria. Vejo contradições em seu comentário, de leigo e por vezes possuir dados empíricos, opniões de “especialistas” e as implacáveis críticas a qualquer um que pense diferente. O nome Atlético tem que ter personalidade e ser respeitado. Não eterna vítima de conspirações ou qualquer “complexo de vira-lata”. Faltou e falta sim, muita transparência nessa venda para os 4 rs. A Arena chama-se MRV e não Galo. Sobre a palavra arena, ela nos remete aos tempos dos pobres e escravos gladiadores, que se matavam para a política do “pão e circo”. Não há como medir intensidade de nosso apego ao Galo. Tenho 67 anos, como quase todos próximos a minha idade, vim com meus pais para BH em 1962. Assisti os primeiros clássicos no mineirão entre Galo e Raposa que, na quela época, era muito desfavorável, pois o outro time tinha um elenco muito bom. Quantas discussões e brigas tive de pequeno por essa inexplicável paixão que invadiu meu pai e mais cinco irmãos. Lembro-me das narrações dos jogos feitas pelos inesquecíveis Lucélio Gomes, Vilibaldo Alves, Willer Gonser, os que mais me marcaram. Quando um pouco maior e podendo ir ao mineirão sozinho, gastava minhas economias nas passagens, ingressos e no refrigerante. Também tenho duas cadeiras na Arena MRV, compradas por meu filho que reside nos EUA. Registro, que fui e sou totalmente contra a essa aquisição. Continuam as campanhas e promoções de vendas e me parece que não está nada fácil vendê-las. Tem que ter coragem e algum trocado para enveredar na compra dessas cadeiras. Como já citei, as pessoas que vieram do interior do Estado, tinham, naturalmente, influências dos times do Rio e São Paulo e, em algumas regiões, assim permanecem até hoje. Não desejo ser profeta do apocalipse, porem, do jeito que foram caminhando a gestão para transformar o clube em SAF, fizeram que eu pendurasse as chuteiras de torcedor atuante. Não tem como não torcer para o Galo, o faço no momento de extrema desilusão com a racionalidade aguçada. Acredito que times com boa gestão não transformarão em SAF. Veja que não se tratam apenas de Palmeiras e Flamengo. O tempo dirá e, sinceramente, espero estar totalmente equivocado.

  22. Salve Massa e Guru

    Respeitando a opinião dos contrários, mas aqueles que sempre foram contra a SAF, nunca vieram aqui trazer qualquer alternativa e pior, aposto que muitos deles, nunca tiveram pelo menos um GNV ou compraram produtos do clube para ajudar.
    Mas o problema da SAF na realidade é porque os investidores (4R´s), estão com o filme queimado com a massa, depois de mentirem, omitirem e desdenharem do torcedor.
    O caso manto da massa, as renovações de Vargas e Pedrinho, o desmanche do time, as contratações de técnicos medíocres como o de agora, as contratações estapafúrdias como de Fábio Gomes, Paulo Henrique, Edenilson e até de Patrick, a mudança de lado no caso da liga, foram erros inadmissíveis de quem sempre pregou boa administração como os mecenas.
    Foram erros de principiantes e donos de carrinho de pipoca (sem ofensa) e não de empresários renomados.
    O pior é que, talvez por se acharem superiores, nenhum dos investidores fez um mea culpa e assumiu, que o planejamento do clube mais uma vez fez água como no ano passado, o que seria mais salutar e melhoraria a relação com a torcida.
    E as expectativas para o próximo ano são terríveis, pois precisaremos fazer um mudança e renovação geral no elenco e teremos míseros 40 milhões para isto.
    Fato é que mesmo sendo SAF nossas cores nosso escudo, nosso hino serão os mesmos e isto é o que interessa. Chega de mimimi.
    Temos apenas que acompanhar e cobrar dos novos donos (para os que esquecem o clube ainda é dono também), a contratação principalmente de alguém que entenda de futebol para gerir o futebol do clube, pois os que estão lá no momento são uma decepção.

    1. Eu tenho GNV desde 2013 e te dou uma alternativa. Não ser saqueado por quem jogou o Galo no buraco e aumentou a dúvida em pelo menos 50% em 2 anos e agora atua em claro conflito de interesses. Além de ter entregado o cargo de CEO do futebol para a Rainha da Inglaterra como pagamento pelos serviços prestados
      E a solução é fazer uma SAF com o objetivo correto: ter uma gestão profissional.

      1. Prezado amigalo

        No meu comentário escrevi “muitos deles não tem GNV”…, ou seja não generalizei.
        Ao invés de sugestão o que vc comentou foi uma reclamação, pois ainda assim seguindo seu raciocínio não teríamos dinheiro para pagar as dívidas.
        Mas respeito seu comentário e até concordo em grande parte, e isto está nítido, quando menciono o porque dos 4R´s estarem queimados com a torcida.
        Valeu pela interação

  23. Bom dia!!
    Vejo com bons olhos s SAF não só pelos aportes financeiros como diminuir a margem de erro.
    Para dar lucro e os donos não terem dor de cabeça e cobrança da torcida vão tem que montar times competitivos todo ano.
    A Arena MRV só vai movimentar o dinheiro esperado se tiver time bom que anime a torcida.
    Espero que tenham aprendido nesses 02 anos de péssima gestão, espero que tenham aprendido a não renovarem contratos de bois cansados, caríssimos e inúteis como Vargas e Pedrinho.
    Espero que deem oportunidades a base principalmente o Matheus Mendes, Vitinho, Rubens, Isepp, Alisson esses 5 tem bola para serem titulares se forem bem trabalhados.
    Espero que o Felipão não seja o técnico para 2024.
    Espero que o Rodrigo Caetano não seja o diretor para 2024
    Espero que o Sérgio Coelho não seja o ceo para 2024
    Espero que dê tudo certo sejam assertivo nos refoorços e no técnico que agente conquiste bastante título na Arena MRV.
    Saudações!!

  24. Já manifestei minha opinião sobre a LEI DA SAF, aqui em em outros quintais gerenciados e comandados por Atleticanos, sem nunca ter sido desmentido por quem, de fato, entende do assunto: É A OFICIALIZAÇÃO DO CALOTE (quem tiver dúvida, pergunte ao Mano Menezes – Rssss!). Assim sendo, TODOS OS CLUBES DEVEDORES E COM DÍVIDAS IMPAGÁVEIS, (incluindo os CALOTEIROS, como um que habita essas nossas plagas) vão, cedo ou tarde, aderir. O resto é papo furado de quem não entende nada do assunto e só se manifesta para dar uma de “intindido” e, com todo o direito, encher o saco. Em tempo: sou crítico da lei, não da SAF do clube A, B, BBB, C, D ou E. Abraços e um excelente dia para todos os frequentadores do Canto do Galo!!!

    1. Mestre TEOBALDO!
      A SAF, no meu entendimento, que não quer dizer nada, é a Salvação do Atlético Falido. Vamos seguir em frente…
      Abraço.

  25. Bom dia, Ávila e Massa,
    Também não sou especialista em SAF, o que desejo é que nosso Galo seja tratado com respeito e transparência.
    A certeza que tenho é que Mateus Mendes é melhor que Everson em todos os fundamentos. Que Felipão não pode “escantear” Rubens e Alison. Que a multa de Issep não pode ser só de 24 milhões no mercado interno.
    Kardec merece começar jogando e não somente entrar quando o time estiver perdendo e faltando 5 min. Vamos Galo!

  26. Concordo em grande parte com o blogueiro democrático. Só acho que ainda falta alguma transparência. Enfim, meu negócio mesmo é torcer para que TUDO dê certo para o nosso Galo. Porque ser Galo é até morrer, embora, repito, acho que o futebol brasileiro, tal e qual o Felipão disse, já está morrendo!

  27. Bom dia, MASSA!

    Guru, o grande desgosto da MASSA em relação aos “benfeitores/investidores” está relacionado a falta de transparência, politicagem e ao lero-lero de que esse ano seria o auge do 9ALO. Iludiram a MASSA.

    Com relação ao brasileiro. Acho muito difícil chegarmos entre os 4 primeiros e conseguir uma vaga direta na Libertadores. Para isso temos de ganhar cerca de 70% dos nossos jogos. Temos de torcer para estarmos no mínimo na pré-libertadores.

    BBOOOORRAAAAA 999AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  28. Bom dia. Acho que o espaço deve ser respeitado por todos. Insultos que li, dias atrás à pessoa do blogueiro, chamando o de gaga não deveriam nem ser publicados, nos poupando de desavenças neste espaço. Contudo, opiniões são opiniões e devem ser divergentes p nos estimular a pensar outros pontos de vista. Preocupa me , meu caro, é que papo de economista vai de acordo com a maré. Eu prefiro esperar p ver se vai vingar. Fato é que das SAFs que temos somente a do bostafogo tá ótima mas pq? O time é líder. Ninguém fala de problemas internos. Bastava o galo fazer a sua parte e pra isso tem elenco, não estaríamos aqui nem lembrando de SAF. Se esses boi cansados estivessem dando o sangue em campo, com o time na 2 ou 3 posições, ahhhh, que beleza seria. Precisamos de paz interna, ajustar a casa, ganhar pontos. Sou do seu time. Não entendo e quero é vitórias e títulos. Já me basta. Sou engenheiro e não administrador. Portanto, quero ver a obra pronta p investir em outra. Não fico rodeando, vou ao objetivo e acho que é isso que o galo precisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *