Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Melhoramos muito a gestão administrativa

Galistas de todos os cantos desse mundo, quero trazer aqui – sem a pretensão de um depoimento – meu sentimento em relação aos novos rumos do nosso time do coração. A gestão profissional que vem sendo implementada desde meados do ano passado, consolidada agora sob o comando do presidente Sérgio Coelho, explica as três conquistas da temporada em quatro competições.


Duas nacionais e uma estadual, tendo ficado pelo caminho a continental, que – como venho repetindo – avançamos até às semifinais e deixamos de disputar a finalíssima invictos por força do regulamento e o gol fora de casa. Não estou com isso buscando justificativa, até acho que se tivéssemos seguido poderia comprometer as duas competições organizadas pela cbf. O regulamento é preciso e fomos eliminados sabendo disso. Fato!


Igualmente incontestável que vencemos as três em questão de maneira inquestionável, por mais que um ou outro idiota, notadamente do eixo, coleguinhas clubistas ou mesmo dirigentes de times acostumados ao benefício da cbf/tv queiram polemizar. Não me recordo, tendo vivido toda a sacanagem que essa gente nos provocou, de qualquer desses sujeitinhos registrar sobre os roubos escandalosos do passado. Agora reclamam de penalidades claras e até expulsões. Ora, vão todos pra tonga da mironga do kabuletê. Reitero, não entrem na pilha desse povinho vagabundo. Tem, entre esse tipo de gente, até quem se passa por defensor do futebol mineiro. Eu não vejo e nem leio.

Mas, o que me traz aqui nesta véspera de Natal não tem a intenção de polemizar com essa gente desprezível e sim exaltar nosso comando administrativo, consequentemente técnico e todo o elenco. Coube a essa diretoria, capitaneada pela dupla Sérgio Coelho e José Murilo Procópio, nos conduzir ao caminho das conquistas de 2021. As festividades não param e na segunda-feira, convidado pela primeira vez a um evento promovido pela direção Atleticana, pude festejar e observar o que divido com o leitor deste nosso espaço.


Foi uma festa apoteótica, para conselheiros, jornalistas e convidados, com patrocínio do BMG, do benfeitor Ricardo Guimarães, também presente na festa que começou às 20hs e entrou pela madrugada. Numa rápida prosa com esse investidor – um dos quatro Rs – fiquei animadíssimo. Ele me disse que muito ainda está por vir no futuro. Se já tá bom, imagina então o que está a nos esperar pela frente. Estádio e time de futebol, aliado a boa gestão, significam muitos títulos.


Porém, naquele ambiente decorado em preto e branco, que fui dos primeiros a entrar no salão o que mais saltou aos olhos foi a performance do nosso presidente Sérgio Coelho. Ao entrar no salão, onde eu já me encontrava, ele passou pelas poucas mesas ocupadas, cumprimentando um a um pelo nome. Depois, por uma hora e meia talvez até duas horas, permaneceu no corredor de acesso recebendo cada convidado e – para a maioria –posando para fotos. Na mais pura expressão. Uma simpatia!


Voltei para casa convencido que estamos nas melhores mãos. Não só as dele e de seu vice, como dos nossos benfeitores, comissão técnica e elenco de jogadores. Foi um grande avanço essa troca de Sérgio no comando do Galo. Que venham as próximas temporadas e com elas novas e grandiosas conquistas.


*fotos: arquivo pessoal

24 thoughts to “Melhoramos muito a gestão administrativa”

  1. Não quero aqui parecer condescendente , ou pior – aliado a turma do Barro Preto , mas acho que todo grande time que se preza , tem um grande adversário a sua altura para disputar , então acho que já está na hora daquele time do outro lado da Lagoa retornar para ser nosso adversário , sua arrogância e prepotência devido a alguns anos de títulos , até certo ponto , dá pra tolerar – pois explico – sempre jogamos com eles e numa esmagadora percentagem , perdemos ou ganhamos em campo , diferente daquele nosso timaçõ – de 70/80 que sofreu inúmeras e vergonhosas “garfadas” , já hoje em dia , depois de assistir a obra prima “LUTAR, LUTAR,LUTAR” , me faria mais feliz ver o Flamengo e o São Paulo cair diante de nosso escrete maravilhoso e empenujado elenco ! Não só um time de futebol , mas como nosso Guru atleticano se referiu , um exemplo de ações humanitárias e dentre outras coisas maravilhoas , enfim , mais uma vez reitero – não estou me bandeando para aquele lado azul , porém hoje até vejo com outros olhos , que precisamos de um adversário para sparring , pois como está , seria só par bater mesmo! Deixo por último , um elogio ao Edurdo de Ávila , cada dia , melhor , parabéns pela coluna!

    1. Tenha certeza de uma coisa amigo: se a situação fosse a inversa, eles fariam de tudo para pisar no nosso pescoço. Não temos que fazer nada pra atrapalhar, mas tb não temos que fazer nada para ajudar, afinal, pagarão com traição a quem lhes der a mão!

  2. NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , O QUE ACHA DA VENDA DO SHOPPING POR 350 MILHÕES ??
    NA MINHA OPINIÃO O SHOPPING SÓ DEVE SER VENDIDO PARA PAGAR TODA A DÍVIDA E TIRAR O GALO DO SUFOCO FINANCEIRO.
    FORA ISSO , É UMA INSANIDADE

  3. SUPERESPORTES ANUNCIA QUE O SHOPPING DO ATLÉTICO ESTÁ SENDO VENDIDO.
    NA MINHA OPINIÃO O SHOPPING É O MAIOR ATIVO DO GALO E SÓ COMPENSA SER VENDIDO , SE TROCADO POR TODA A DÍVIDA.
    VENDER O SHOPPING BARATO E AINDA FICAR DEVENDO É UMA INSANIDADE E IRRESPONSABILIDADE.

  4. Estou cada vez mais convencido de que o Galo não poderia estar em melhores mãos. Dentre ou fora de campo, a mudança tem sido da água pro vinho.

    E não me refiro às conquistas desportivas, pois os títulos, no meu entendimento, são consequências naturais de processos bem estruturados e executados.

    Explico: ao mesmo tempo que o Galo me parece mais competitivo, organizado e faceiro no prélio, percebo também que segue cada vez mais humano: as ações do Instituto Galo; o tratamento digno aos ex-jogadores, funcionários e colaboradores; o reconhecimento ao Bel no levantamento da taça de Campeão Brasileiro e da Copa do Brasil; ao engajamento dos dirigentes e atletas/comissão técnica junto aos torcedores quando estavam em estado terminal; à comemoração dos jogadores junto com os filhos pequenos após os jogos no Mineirão… Enfim, poderia ficar citando exemplos às dezenas, mas aqui não é o espaço para escrever um livro. hehehehe

    Mas é fato que o Galo vem me dando um orgulho danado, também pelas taças, não vou ser hipócrita, mas cada vez mais porque se mostra uma grande instituição, não apenas pelo mérito desportivo, mas também pela grandeza de suas ações e exemplos, por mais simples que sejam.

  5. Bom dia xará e amigalos!!
    Concordo em gênero, número e grau com o Gurú!!! Nosso GALO está sendo muito bem administrado por verdadeiros atleticanos. GALO está com um futuro promissor. Clube e torcida juntos levarão o Clube Atlético Mineiro sempre às grandes conquistas!!
    O modismo agora é descobrir depois de 100 anos de existência que a “menina dos olhos” é vender o time para investidores administrarem. Se essa é a solução então porque demorou tanto tempo???? Se não der certo vai QUEBRAR DE NOVO e o pior COM O PIRES NA MÃO!!!! Voltando aos ATUAIS CAMPEÕES BRASILEIROS E DA COPA DO BRASIL eu desejo a todos os amigalos e ao nosso ilustre atleticano Eduardo de Ávila um NATAL DE PAZ, AMOR, HARMONIA E REFLEXÃO!!!!! GALO ESTÁ NO CAMINHO CERTO! OS OUTROS QUE CORRAM ATRÁS!!!

  6. Bom dia Eduardo e Canto do Galo,

    Ótimas notícias e testemunho, Eduardo.

    Como Atleticano estou feliz e sigo cheio de confiança e esperança.

    Vamo que vamo!!!

  7. Bom dia, Massa e Guru,
    Pois é Guru, novos tempos e prova disto foi a confraternização feita pela diretoria com os atletas do passado e com as organizadas. Confesso que em toda minha vida de torcedor do clube nunca havia presenciado coisa igual, ou seja, a valorização de nossa história e a proximidade com a torcida.
    Isto é prenúncio de que os tempos de amadorismo se foram e o profissionalismo passou a ser a bandeira do clube.

  8. O blogueiro vc não me pediu autorização para falar galista esssa fala é minha como bom cruzeirense com vários amigos atleticanos sempre gostei de chamar vcs assim acho educado cordial e ainda soa zoeira.Quanto a gestão a dúvida que fica é a seguinte esses mecenas vão comprar o galo? Ninguém poem dinheiro pra perder em nenhum negócio. Um amigo meu atleticano ferrenho paga galo veia há um tempão e olha que somos de Divinópolis, como comportar mais cem mil sócios num campo que só cabe 45000 e o restante nos grandes jogos não poderão ir? A outra metade do shoping já estão de olho então amigos ou profissionaliza e vira empresa ou há desconfiança vai permanecer até vão colocar dinheiro eis a questão.

    1. Caro, cada qual no seu quadrado. To feliz daqui, a mim nada interessa sobre a grama do vizinho. Tampouco se vai trocar de jardineiro. Confio e acredito na diretoria do Galo e em nossos benfeitores. O resultado me autoriza a esse pensar, imagina se meu time fosse terceirizado a investidores? Prefiro ser gerido por quem, como eu e a Massa, ama o Clube Atlético Mineiro.

  9. Caro Sr. e Dr. Eduardo de Ávila, bom dia.
    Sou leitor assíduo deste espaço atleticano e na esmagadora maioria das vezes, compactuo com a sua opinião e dos demais amigalos que aqui escrevem.
    Sou suspeito de falar do nosso presidente, afinal o conheço desde sempre.
    A competência corre em suas veias, a honestidade é sua camisa e o melhor, poucos sabem: é filantropo! Basta pesquisarem na internet que descobrirão as instituições e entidades que ele criou e participa ativamente.
    Nosso Galo tem muito a crescer e nas mãos das pessoas que ali estão, podemos ter certeza que estamos caminhando para o lugar certo.
    Um feliz 2022 para toda nação alvinegra!
    PS: Neste mesmo evento pude conhecê-lo pessoalmente. Demonstrou muita simpatia e cordialidade ao tirar uma foto comigo, perto das taças.

    1. Caro Giordane, a alegria daquele evento tem lugar e registro na memória – já nem tanto privilegiada – deste blogueiro. Que noite maravilhosa. Me lembro da nossa rápida prosa, quando registrou a leitura diária e até que cruzamos recentemente no mesmo ambiente. Estou, como você e os Atleticanos, confiante no bom futuro do Galo. Abraços! Se manifeste sempre.

  10. Bom dia a todos. Depois de um ano vitorioso, acho que podemos deixar pro passado essas queixas dos titulos perdidos. Já se foram e com certeza não voltarão. Prefiro ganhar daqui pra frente. Com relação a gestão, penso que devemos aproveitar ao máximo, pois de um fato recente, esse mesmo técnico nos deu uma banana e foi ganhar seus milhões na China.
    Não sou administrador de formação, mas leio muitos livros de gestão e ao que vejo, temos que estar sempre em modernização e atenção ao custo financeiro de tudo o que se faz. Não vai acertar sempre, mas é preciso estar atento.
    Esse presidente vai sair, os 4R’s podem entender que há no mercado coisa melhor que futebol e etc e tudo tem que estar bem estruturado p o clube se gerir financeiramente. Com suas rendas, campanhas e investimentos próprios. A injeção de capital de investidores e sempre bem vinda, mas são investidores. Com certeza querem seu dinheiro de volta e com juros.
    Torcemos p que possamos criar no galo uma relação duradoura e profissional do técnico , jogadores e investidores.
    A torcida com certeza fará fará sua parte.

  11. Isso aí, nobre Eduardo. Estamos no caminho certo e temos gratidão por tudo que fizeram pelo nosso time.

    Mas tem uns e outros que não se cansam de encher o saco:
    – ai, Cuca me abandonou em Marrocos.
    – ai, Cuca é o estuprador dos meus sonhos.
    – ai, Cuca é manso e não entende nada de futebol. Eu que sei tudo, porque já chupei laranja no vestiário.

    Kkkkkk é até cômico o que os caras vomitam no teclado.

    1. Mas eh importante destacar, que se o mesmo personagem que chupou laranja no vestiário, for brother do Spencer (o reserva do Lôla) a história eh diferente! PS: melhor falar o certo com 2 letras, do que defecar pela boca com nome e sobrenome. Abraço,GB! Galo sempre! SAN

  12. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não se pode negar que este ano de glórias se deve a uma administração responsável e competente. Nada a lamentar só a comemorar. Que 2022 seja a continuidade vitoriosa de 2021.
    Estamos no caminho certo. Como diz o velho ditado: se melhorar apodrece!
    Hoje e sempre, galo!!!

  13. Bom dia!
    Só pra lembrar que qdo reclamamos que perdemos a libertadores por questão de regulamento temos que salientar que ganhamos o mineiro também por questão do regulamento…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *