Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Feliz Natal, o Galo garante

Paulo Peixoto

Quem diria que nós atleticanos estaríamos à beira das festas de final de ano relaxados, tranquilos e extasiados? De agosto pra cá eu comecei a achar que estaríamos um tanto felizes nessa época, porque tinha esperanças de que alguma coisa iríamos ganhar com esse belo trabalho do Cuca. E ganhamos. Extasiado, contudo, eu jamais imaginei. E quem poderia imaginar? Era preciso acontecer para saber.

O verbete Êxtase no dicionário Aulete da língua portuguesa tem a seguinte definição: “Estado de arrebatamento causado por um prazer muito forte ou por uma grande admiração; Arroubo; Encantamento”. Isso é, de fato, tudo o que o Galo nos proporcionou neste 2021, ano que ficou para a história do futebol brasileiro -tal como o ano de 1971, o do primeiro Campeonato Brasileiro, vencido pelo bom Galo de Telê.

Para exemplificar esse estado de êxtase, o dicionarista foi buscar citação do português Eça de Queiroz na obra literária Primo Basílio, na qual eu identifiquei claramente o estado de arrebatamento que foi se formando à medida que o Galão da Massa ia, passo a passo, afunilando a disputa do Brasileirão. E tenho certeza que essa associação não é uma viagem minha. Vejamos: “…cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações.”

Constatem se não foi exatamente isso que foi dominando o ser atleticano na sua paixão pelo Galo. Isso me leva a indagar: terá sido premonição do escritor português no remoto ano de 1878? Eis o mistério da fé…!

Às vezes eu fico tentando imaginar qual seria o grau de arrebatamento do atleticano se a conquista da Libertadores tivesse sido alcançada também. Mas enquanto penso, logo me vem ao pensamento que isso seria demais e que uma coisa pode ter sido consequência da outra. Ou seja, a eliminação lá na semifinal da Libertadores fortaleceu o grupo para enfrentar o desafio do pesado Brasileirão, passados meio século.

“Quem tudo quer tudo perde.” Conheci essa frase ainda bem jovem e mesmo já bem adulto ainda não sei dizer se ela é uma verdade. Mas no mínimo ela é uma frase que consola na perda de um objetivo e ao mesmo tempo dá ânimo para prosseguir. Sob esse ponto de vista, deu certo com o Galo de 2021.

O encantamento atleticano cristalizou-se com a conquista da Copa do Brasil. Foram dois jogos finais disputados com um índice de confiança altíssimo, dado que a vitória no Brasileirão tirou uma tonelada da cabeça, dos ombros, das costas e das pernas do time de Cuca. Estava pesado demais carregar o Brasileirão acumulado de 50 anos. Então, toda a superioridade do Galo aflorou-se nos dois jogos da final da Copa do Brasil de maneira muito natural, e com o time totalmente focado.

Nós torcedores muitas vezes nos afastamos da certeza de que o ser humano é limitado. Nos esquecemos que os jogadores não são robôs tecnicamente perfeitos. Não basta termos um time bem treinado, capaz tecnicamente e com toda a vontade e garra para poder vencer. O desgaste psicológico pode ser cruel com um bom trabalho.

Cuca falou sobre esse desgaste psicológico nesses últimos dias. Disse que o elenco se desgastou demais e que ele, Cuca, pensava no Galo “30 horas por dia”. São colocações que nos fazem refletir sobre o momento do Galo nas três competições que disputou simultaneamente, na pressão dos jogos e da torcida. Isso me fez respirar fundo e entender o grau de envolvimento que a comissão de Cuca e o grupo de jogadores teve com essa causa atleticana. Vivemos intensamente o ano da Libertadores de 2013 e, apesar de todo aquele sufoco, tendo a achar que o ano de 2021 foi mais carregado do ponto de vista psicológico, para o time e também os torcedores.

A hora agora é de relaxar, curtir o Papai Noel atleticano e esperar o Galão da Massa entrar em campo em 2022, mais competitivo, mais leve, porém não menos desejoso de mais títulos. Quem sabe o Mundial de Clubes…? Feliz Natal e feliz 2022, atleticanos. Feliz 2022, Galo. Vamos em frente nos extasiar novamente. É bom demais!

9 thoughts to “Feliz Natal, o Galo garante”

  1. Um clube com 5 títulos não é grande em nenhum lugar, muito manos no Brasil que tem uns 10 clubes com muito mais títulos, inclusive o clube azul que tem 12, mais que o dobro.

    1. Querido Marçal, que legal sua presença neste espaço campeão. Prova incontestável que o sucesso do Galo atrai a atenção e a inveja. Esqueceu de mencionar que, como todo time grande, o Galo caiu. E, assim como todo time grande, voltou incontinenti. Foi vapt-vupt. Diferente de emergentes, esses que não conseguem se manter por décadas no pódio, como o azul similar ao São Caetano nas cores. E ainda Bangú, Portuguesa e alguns igualmente pequenos. Nossa história centenâria, feito comemorado na série A, comprova que a inveja é mesmo uma m…! Gaaalooo!
      Entra na fila, tá cheio de viúva dessa arrogância querendo virar Atleticano. O kuei, segunda força de Minas, tem acolhido alguns. Mas, parece que também não tem lugar pra vaidade. ObriGalo, fez minha manhã – numa monótona viagem -, ficar divertida.

  2. Bom dia!
    Eu queria esse Brasileirão mais que qualquer outro título esse ano. Tinha medo da comissão técnica priorizar a Libertadores em detrimento das outras competições. Penso até que se o Galo fosse campeão da Libertadores esse ano, o time não teria o mesmo foco pra o brasileiro. Certo é que o Galão é bi campeão brasileiro e com sobras conquistou também o bi da CB. Feliz demais da conta! Natal gordo! 2022 tem Galo nas cabeças!!
    Ah…se o Di Maria vier mesmo, que ele não trema sempre que o Galo for jogar.

  3. BOM DIA A TODOS.
    QUALQUER TÍTULO É IMPORTANTE .
    DEVEMOS ENTRAR EM 2022 FOCADOS EM TODAS AS DISPUTAS , DO MINEIRO A LIBERTADORES. JOGAR PARA GANHAR .
    QUEM PRIORIZA UM , FICA SEM NENHUM.
    MINEIRO.
    RECOPA.
    BRASILEIRO.
    COPA DO BRASIL.
    LIBERTADORES.
    QUEREMOS TODOS ESSAS CONQUISTAS.
    E NOS TORNARMOS OS GRANDES SUPER CAMPEÕES DE 2022.
    GAAAAAALÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ

  4. Bom dia, Paulo Peixoto, Massa e Guru,

    Disse tudo Paulo, vc foi cirúrgico no estado de espírito do atleticano pós e ano maravilhoso e para mim, o melhor de todos os anos que vivi minha atleticanidade.
    Mas hoje queria ressaltar, que não só foram só os títulos que nos colocaram neste estado de espírito, foi também o resgate de nossas origens e nossa história. Ídolos e pessoas importantes na história do clube foram resgatados e devidamente homenageados, que o diga o velho Belmiro., mostrando que nossa diretoria hoje tem competência, mas também sensibilidade.
    Quero neste momento de reflexão também lembrar daqueles que anonimamente vem contribuindo para este momento maravilho. Não, não sei o nome deles, mas sei o que fazem:
    Cuidam dos gramados dos campos de treinamento, da comida dos atletas, da rouparia, da limpeza, da parte administrativa, da preparação física, da nutrição, da psicologia, do transporte, da telefonia enfim, todos sem exceção foram tão importes como aqueles que entraram em campo e honraram o nosso manto.
    A vcs nossos agradecimentos.

  5. Fico sensibilizado com o espírito natalino revelado pelo escriba, mas vamos falar de coisas sérias! Com o orçamento para 2022 divulgado pelo Galão da Massa (R$ 800 milhões) dava para comprar (e pagar) num curto prazo 2 CSA-MG. Sinceramente, algum frequentador desse blog acha que o investimento vale a pena?

  6. Bom dia Peixoto e Canto do Galo!!!

    A Temporada 2021 foi a melhor do Galo de todos os tempos?

    Tenho cá comigo que sim!!!

    E certamente 2021 será um ano divisor de águas na Vida Atleticana.

    E que assim seja, até 2021, eis que espero um 2022 melhor ainda que a Temporada que se encerra.

    Nesse passo, nada de ficar na vida aferrado ao passado, como a Mulher de Ló (Bíblia) que virou estátua de sal ao olhar para trás ao se amarrar no passado.

    A vida, como um rio, corre para frente e o nosso olhar deve focar no próximo objetivo, logo ali em 2022, que é inaugurar a Arena MRV e conquistar o Mundial de Clubes.

    2021 já é passado Glorioso, e vamo que vamo!!!

    Assim entendido, segue uma pergunta provocativa.

    Qual dos jogadores do atual Elenco poderiam figurar na Seleção Atleticana de todos os tempos?

    Cada um que faça sua Seleção. Respeito muito aqueles que possam dizer que isso é bobagem e é mesmo. Cada Temporada o seu Time e a vida segue.

    Porém, mesmo assim, com o risco de muito erro, segue minha SeleGalo de todos os tempos.

    Vamo lá:

    SeleGalo de Todos os Tempos: (1-4-3-3):

    Everson.

    Nelinho, Luizinho, Leonardo Silva e Arana;

    Allan, Cerezo e Ronaldinho Gaúcho;

    Hulk, Reinaldo e Éder.

    Técnico: Cuca.

    Presidente: A MASSA (a Dona do CAM).

  7. Bom dia! Seria Di Maria a contratação “bomba” do Galo? Que presentaço de Natal para a Massa! Acho difícil,mas hoje em dia nada mais e impossível para o Atlético!Feliz Natal e mais um ano de grandes conquistas para o Galão da Massa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *