Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais um gaúcho no caminho

A expectativa para o jogo de hoje é a melhor possível. Depois de passar pelo Internacional, dentro de sua própria casa, o Galo tem tudo para assegurar sua participação em mais uma final de Copa do Brasil. Se lá no Rio Grande do Sul encaminhamos a classificação, inclusive marcando dois gols – o que nos garante a vaga até por um placar mínimo –, a Torcida espera e quer uma grande vitória.

Marcelo Oliveira, a exemplo de outras partidas, esconde o time e faz aqueles treinamentos secretos. O Inter, ao contrário, já anunciou que vem novamente com um time alternativo. Pudera, os gaúchos lutam desesperadamente para fugir do risco de rebaixamento no Brasileiro. Sabemos que a nossa defesa será a mesma, claro. Victor, Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos. Eu preferia, com todo respeito, o Patric na lateral direita. Seu lugar, na verdade.

Já ali na frente da zaga o único que tem lugar assegurado, tanto pelo Torcedor e acredito que no caso até pelo treinador, é Leandro Donizete. Para jogar em casa, depois da vitória fora, não acredito em três volantes, então restaria uma única vaga para Júnior Urso ou Rafael Carioca. Prefiro o primeiro, mas acho que o treinador irá com o antigo titular, que foi até chamado duas vezes para a Seleção Brasileira.

Otero jogo com o Inter 26-10-16

Sem Fred, que não pode atuar pela Copa do Brasil, desta vez Pratto entra – como foi semana passada – no comando de ataque. O argentino sempre marca em cima dos colorados. Além dele, Robinho e Otero têm vaga assegurada. O outro a ser escolhido está entre Luan, Cazares e Clayton. Quase a unanimidade prefere o Menino Maluquinho, mas entendo que ele ainda não está apto para jogar o tempo todo. Com isso, como vem ocorrendo, ficaria como opção de banco. O equatoriano, que brilhou em Porto Alegre, deixou a desejar no jogo com o Flamengo. Aposto no Clayton, deixando Luan e Cazares para – se necessário – incendiar a partida no segundo tempo.

Será um daqueles momentos épicos com os quais nos acostumamos nos últimos tempos. Em 2013, depois daquele empate com o Tijuana, que pareceu ter sido bom resultado, vivemos o desespero daquela penalidade que mudou nossas vidas. A partir daquela defesa do Victor, exorcizamos todos os nossos fantasmas do passado.

comemoração gol no Inter 26-1016
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Naquele mesmo ano e competição, voltamos para casa com desvantagem de dois a zero para o New Old Boys e Olímpia, buscamos o empate e asseguramos – no primeiro, a classificação, e no outro, o título – na disputa por pênaltis. Hoje, embora sem Cuca e aquela camiseta de Nossa Senhora que o acompanhava, isso nem passa em nossas cabeças.

No ano seguinte, em 2014, foi a vez de superarmos dois times que são queridinhos das “forças ocultas”. Igualmente, perdemos também por dois a zero nos jogos de ida. Em Belo Horizonte, os dois, experimentaram o sabor do time da virada. Corinthians, na ocasião dirigido por um treinador dançarino, e Flamengo, dito por narrador carioca como “classificadaço”, saíram na frente na segunda partida. Ambos amargaram o mesmo placar. O Galo fez quatro a um. Segundo Fred Melo Paiva, nossa referência de literatura Atleticana, sair perdendo por dois a zero na primeira partida é a nossa senha com Deus para virar placares.

Agora, diferentemente de todas essas situações, o Galo, que jogou a primeira fora de Belo Horizonte, já trouxe um bom resultado. Agora é administrar e assegurar a classificação. Ao que a lógica sugere, faremos a final com outro time do Rio Grande do Sul, no caso o Grêmio. Será a terceira equipe gaúcha no nosso caminho em busca do segundo título desta competição, que ainda nos assegura a vaga direta para a Copa Libertadores das Américas de 2017.

14 thoughts to “Mais um gaúcho no caminho”

  1. Apitadores dos jogos do galo, resgatou Marcelo de Lima, e agora la vem o bom Baiano, horrivel e fraco, parece aqueles apitadores de jogo de praia, sempre esta atrapalhando o jogo, mas Eduardo, temos que trazer urgente para 2017 4 zagueiros. Gabriel nao tem condicoes de jogar no galo, e horrivel, alem de ser fraco tecnicamente, nao sabe tomar a bola e nao sabe nem fazer uma falta, perde 90% dos lances, nao sabe ler o jogo. Leo ja era , mas ainda e o melhor que temos. Donizete erra mais passe e sempre levamos o contra ataque por nossos erros, temos ainda que formar um time, temos somente elenco. Time e outra coisa, Eu nao renovaria com Donizete, Leo, Datalo. Nosso melhor time para hoje, o que iniciou contra o flamerda,

  2. Caríssimo Eduardo,
    É lamentável que colegas como o Bravo não queiram enxergar o absurdo que são as arbitragens contra nós. Mesmo este ano, o site goal.com mostra que, uma vez corrigidos todos os erros de arbitragem, nós seríamos os líderes. Será que o Bravo sofreu lavagem cerebral de tanto assistir a Globo??

  3. Concordo, precisamos de um zagueiro bom urgente… Gabriel vem bem, mas é baixo e acabamos perdendo nas bolas aéreas. Fiquei puto também com aquele gola aos 44 do segundo tempo, inadmissível.. por isso estamos na posição que estamos!! E pra finalizar, Marcelo até hj não convenseu, time sem padrão de jogo, escalação confusa e substituição errada constante.

  4. Estou no Rio ,aonde moro há muitos anos ,mas com o coração aí em BH . Até com a minha camisa alvi-negra estou desde o início do dia .
    Dá-lhe ,Galo ! Vamos ganhar hoje do Inter , ir para a final e enfrentar o Grêmio .isso porque o Cruzeiro , o time com quem queríamos fazer a final dos nossos sonhos, não nos deu a honra de disputar a final .

  5. Vou pegar um gancho na sua colocação “Eu preferia, com todo respeito, o Patric na lateral direita…” para fazer uma pergunta que não me dá trégua desde sábado: alguém sabe e pode me dizer onde estava o Carlos Cesar no momento do segundo gol do Mingau? Mas a pergunta não é pra crucificar ele nem ninguém, apenas para desabafo. Um time faz o gol daqueles, numa virada daquelas, faltando poucos minutos pro final e não vem todo mundo pra tras da linha da bola, ocupando todos os espaços? Alguém pode dizer: faltou comando do banco… Precisa? Isto teria que ser instintivo se não estivéssemos lidando com jogadores profissionais tarimbados… A defesa que eu consigo enxergar é Eraso puxado mais pra esquerda, Fábio Santos de quarto zagueiro, Gabriel cobrindo a zaga central e a lateral direita… Um caos, um absurdo. Ninguém ganha título pra nós, mas nós estamos cansados de perder pra nós… Difícil demais… Eh, Galo!

  6. Precisamos com urgência de um zagueiro bom e alto, pois Leo Silva já sente o peso da idade. Saímos da libertadores , tomamos sufoco do juventude e estamos praticamente fora do brasileiro devido a gols de cabeça em cruzamentos na área ( São Paulo, juventude, Botafogo, Flamerda ).

  7. Meu time pra hj: Victor, Carlos César, Gabriel, Erazo e Fábio Santos, Carioca, Donizete, Lucas Cândido e Robinho, Pratto (titular sempre, inclusive no brasileiro) e Otero.

  8. Putz Eduardo, ainda bem que vc é cronista e não é o técnico do Galo hehehehe. Optar por Jr Urso, um fraco peladeiro ao invés do Carioca, que é o melhor volante brasileiro e por Patric, que sequer deveria ser jogador de futebol, muito menos lateral direito ao invés do Carlos César, que não é nenhuma maravilha mas pelo menos não é grotesco como o Patric é pedir pra levar a virada do inter! Que Marcelo faça as melhores escolhas e não nos complique mais uma vez. Vamos que vamos, ganhar essa copa do brasil. Ano que vem faZemos igual o palmeiras, que ganhou a copa do brasil e no ano seguinte contratou um técnico mais competente (Cuca) pra ganhar o brasileiro. SAN

  9. Viva!!!!! Não falou de juiz nem de esquema. Parabéns!! rsss Viu só? Nessas partidas (Flamengo e Corinthians) não teve esquema? Por que será? Seria pq o time não vacilava?

    1. Amigo Bravo. A peleja não será contra cariocas ou paulistas; sendo assim acredita-se que não haverá interferência do conglomerado do mal, Globo/CBF, na mesma. Apesar disso, sabemos nós Atleticanos, o quanto mais um título para o Galo/Minas irá incomodar o lado escuro da força…sendo assim, sugiro que sejamos cautelosos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *