Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Mais dois pontos na conta do treinador

Depois de sete rodadas, 21 pontos possíveis, o Galo – ainda que invicto na competição – segue ao novo estilo “paz e amor” do Sampaoli. Contratado em muito pela pressão do Torcedor, que tinha na lembrança um time contundente (expressão que o próprio adora usar), nessa nova versão tem se mostrado um técnico conservador, covarde e medroso. Cinco empates, duas vitórias, totalizando 11 pontinhos frente a adversários fraquíssimos é o resultado dessa equação. Ontem ouvi parte da entrevista do Sampaoli, que depois de várias temporadas no Brasil ainda insiste em não usar nossa língua pátria para explicar o que a Massa tem cobrado. Raça, Garra, Comprometimento e Determinação!

Vamos para a última partida, mais que necessitando vencer, ainda torcer por combinação de resultados. Desses cinco empates que resultaram em dez preciosos pontos atirados pelo ralo, o treinador é responsável por oito deles. Os dois outros são por conta do juiz e var frente ao América. A dupla, murilo e michel (o primeiro ficou fora do apito nesse fim de semana, depois de na rodada anterior – quando atuaram juntos – o árbitro assegurar dois pontos adicionais no contrassenso dos acréscimos em favor do adversário do Betim). Dos oito na conta do Sampaoli, o de ontem pode ser parcialmente dividido com a arbitragem. Nos sete jogos do Galo, já somam três penalidades ignoradas por juiz e var (frente aos dois da capital e ontem na cara do sujeito) e um gol mal anulado contra o mesmo América. Tem sacanagem nisso. Ah! Tem sim senhor.

Fico daqui a lembrar de um programa esportivo de uma repetidora mineira de grande rede nacional de televisão, quando um jornalista – torcedor conhecido de rival do Galo – fez uma molecagem sobre o assunto “penalidades” a favor do Galo. De lá para cá, juízes – mineiros e brasileiros – deixaram de marcar essas infrações a favor do nosso time. E, concomitante a isso, seguem errando contra. É fato, não é muleta! Tem é mutreta! No estadual parece que a ordem é evitar o hepta? Pois é, nessa luta pela vaga que sinalizava por ser assegurada ontem, o risco agora passou a incomodar muito ao Torcedor Atleticano. Apesar da derrota da URT, o time de Patos segue na liderança, por ter mais vitórias que o Galão da Massa. E na melhor campanha entre os segundos, estamos agora atrás de Tombense. Que lambança, Sampaoli!

Sem a última partida da rodada que será ainda neste domingo, entre os 12 concorrentes, oito tem chance de classificação para as quatro vagas da próxima fase. Até antes dos jogos desse final de semana, cinco se destacavam e agora mais três entraram na briga. Dos quatro sem possibilidades de avançar, todos correm risco de rebaixamento. Serão apenas dois, com isso a rodada final será eletrizante. Todos os jogos no mesmo horário, anotem, a cada gol essa disputa sofrerá alterações. Amanhã, com o jogo de hoje já realizado, pretendo voltar ao assunto com as possibilidades de cada, notadamente – claro – do nosso Galo. Se o coelho vencer hoje, assegura tanto a vaga quanto o primeiro lugar geral, em caso de empate mantém esse bolo todo confuso, se perder – acreditem – o csa passa a liderar a sua chave e assume a liderança da competição. Numa rodada tudo pode mudar e a última, repito, vai deixar a torcida mineira em pânico.

Sobre o jogo. Sampaoli, com seu jeito estranho de comandar, manteve Lodi e entrou com Natanael do lado direito e sem Preciado. No miolo da zaga Ruan e Vitor Hugo, que disputam com Alonso as duas vagas, numa escolha que pode ser no par ou ímpar. Todos em baixa. No meio escalou Scarpa, o interessante e promissor Cissé com Maycon, mas manteve seu xodó Igor Gomes. Manteve Reinier, que vinha mostrando melhores condições que no ano passado, mas fora de sua posição e Cuello. Foi terrível, ainda que no primeiro tempo – menos sofrível – poderíamos ter ampliado o placar de um a zero. Mas quem entra com Natanael, esses zagueiros e o Gomes, não pode sonhar com nada diferente do desastre de um resultado ruim. Tomamos sufoco já nos cinco minutos finais do primeiro tempo e toda a segunda etapa. Quase que numa patacoada do Vitor Hugo (que fez a penalidade desnecessária), junto do Éverson tomávamos a virada na frente da nossa Torcida. E o lance penal a nosso favor, a dupla – juiz/var – evitou a revisão. Phoda, com PH.

A lição que fica ao que observo. Colocar jogador, contratado para ser o dono da camisa 9 (Cassierra) faltando minutos – como fez recentemente com outro gringo (Minda) – é manifestação explícita de falta de compromisso com a equipe e a Torcida que vai ao campo. Saibam então todos desde treinador, passando pelos jogadores, até chegar na direção (desde remunerados até donos) que o torcedor – de qualquer time de futebol – tem similaridade ao exigir resultados. Quanto tá ganhando, idolatrando; caso contrário, xingatório nas redes sociais, nas ruas e até na porta do CT e por onde passarem os atores dessa tragédia. Pra cima deles, Galo! A pré temporada já acabou. Nove jogos com uma derrota e duas vitórias, consequentemente, seis empates. Como diz a menininha do meme das redes sociais. Um! Dois! Três! Já deu! Senão, adeus!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Mais dois pontos na conta do treinador”

  1. Tem paciência que acaba. E a do torcedor atleticano com Jorge Sampaoli já passou do limite faz tempo. O roteiro é conhecido: discurso inflamado, promessa de intensidade, um monte de variação “tática” no papel e, na prática, um time caro, nervoso e sem identidade.

    Sampaoli vende a ideia de modernidade, mas entrega confusão. Troca esquema como quem troca de camisa, queima jogadores, insiste em escolhas que não se sustentam e, quando o jogo aperta, o plano A, B e C parecem o mesmo: correria sem critério. Intensidade não é sinônimo de desorganização.

    E o custo? Altíssimo. Não só no contracheque, mas no ambiente. Elenco inchado, desbalanceado, contratações que não se pagam, pouca evolução coletiva e uma sensação constante de que o time depende mais do caos do que de um projeto. Técnico caro tem obrigação de simplificar, dar padrão e potencializar elenco. Aqui, acontece o oposto.

    O torcedor não é bobo. Quer um time competitivo, sim, mas também quer ver lógica, continuidade e resultado. Futebol moderno é gestão de tempo, de elenco e de ideias não só grito na beira do campo. O Galo precisa de um treinador que construa, não de um que viva de choque elétrico.

    Sampaoli já teve seus méritos, ninguém nega. Mas hoje, do jeito que está, é um pacote caro para um futebol mediano. E o Atlético merece mais do que isso. Chega de promessa. É hora de virar a página.

  2. Perder o Mineiro pra mim é irrelevante, o que preocupa esse péssimo trabalho do Sampaoli não surtir efeitos nas competições que realmente valem!!
    Eu não confio no Sampaoli e acho que ele não vai durar muito tempo!
    Vou torcer demais para um título de expressão esse ano, sei que vai ser difícil e se for com o Sampaoli praticamente impossível! Péssimo Trabalho!

  3. Poisé,

    Quando acabou o primeiro tempo, eu fiquei pensando, o que eu estou fazendo aqui.

    Ficar cruzando bolas para o Hulk, Cuello, Bernard, Dudu cabecear, é brincadeira.

    Aos 33 minutos do segundo tempo, eu casquei fora.

    Inté.

  4. Um complemento: não estou tirando a culpa da moleza do time e da mediocridade de Sampaoli nos resultados! Mesmo com toda a roubalheira, sim, ESTAMOS SENDO ROUBADOS, este time tem a obrigação e condição de ganhar mais jogos, de fazer mais gols e tomar menos também! E isso passa pelas péssimas escolhas do treinador. Sim, o Sampaoli de 2020 não existe mais, o que tá aí é decadente, um arremedo do outro, tirando a arrogância, o destempero e a teimosia que são os mesmos! Insistir com Bernard e Igor Gomes já passou de todos os limites do aceitável, é burrice, é teimosa, é auto-boicote! Desprezar Scarpa e não colocar centroavante no time é um absurdo, uma traição, porque são os gols que só um centroavante faz é que não estão ocorrendo, pq aí deixam pra Cuello, Bernard , Dudu e Hulk chutarem aonde o focinho aponta ou consagrarem goleiros medíocres como o do Atletic! Não interessa se Cassierra chegou agora e está sem ritmo, pombas! RITMO SE PEGA JOGANDO, TENDO MINUTAGEM DE JOGOS E NÃO ENTRANDO FALTANDO 5 MINUTOS PARA ACABAR O JOGO! Não é possível que esse pardal argentino jogo após jogo, vai continuar boicotando Minda e Cassierra, achando que Bernard, Igor Gomes, Cuello e Cia vão resolver os jogos. Estão resolvendo sim, mas contra a gente. Se essa teimosia burra permanecer e não ganharmos do fraco Remo ou não nos classificarmos neste medíocre Mineiro, que SAMPAOLI SAIA, ponto final. Que tragam Dorival Júnior, Fernando Diniz ou até Renato Gaúcho, qualquer um deste três conseguirá fazer um trabalho melhor com este elenco.

  5. Bernard já passou, não dá mais. Igor gomes é jogador de segundo tempo. Scarpa tem que jogar centralizado, o único com passes certos e visão de jogo, mas o idiota do técnico coloca de ponta. E esse técnico já passou da hora de um basta nele, muito fraco, por isso que até hoje não ganhou nenhum título de expressão.

  6. Boa tarde a todos! É lógico que com um elenco caro como este e frente a um adversário de Série B para baixo, como o de ontem, o Galo tinha obrigação de vencer e com folga! E isso independente de arbitragem fraca e mal-intencionada também como a de ontem. É inconcebível os tais Rs em mais de um ano não contratarem um primeiro volante, necessidade apontada publicamente pelo CEO desde meados do ano passado. É mais inexplicável ainda deixaram uma zaga podre desde 2022, ano após ano tomando gols defensáveis, falhando bisonhamente ou fazendo pênaltis em sequência. Quando não é Lyanco, é Ruan, é Victor Hugo, sem falar na péssima performance de Júnior Alonso! Esse Victor Hugo, que no ano passado, ao menos fazia gols de escanteio em profusão, neste ano não fez unzinho sequer e ontem fez aquela lambança diante de um ataque fraquíssimo e mais uma vez a defesa igual IFOOD entrega outro gol e outro empate em casa! Agora sobre o que Ávila denunciou, eu mais uma vez endosso, o que está ocorrendo nas arbitragens do Mineiro? É o terceiro erro grave conosco, incluindo o pênalti no Bernard não marcado no clássico! Parece que há uma clara ordem a nível regional e nacional de não se marcar pênaltis a favor do Galo e só revisar lances contrários! NÃO SE TRATA DE TEORIA DA CONSPIRAÇÃO! Até na Sul-americana ocorreu isso num jogo, se não me engano contra o Del Vallefora. Os céticos e chatos, procurem as estatísticas, estou falando de números e não de achismos: qual o último pênalti marcado a favor do Atlético numa partida? Qual o último lance revisto pelo VAR a nosso favor? Pesquisem e depois me objetem…….

    1. Meu querido, para marcar penalty precisa estar dentro da área adversária fazendo pressão pelo gol, isso nao acontece desde 2022, por isso nao temos ais pênaltis marcados. Em 2021 nao teve roubo e erros de arbitragem? Por isso fomos campeões? Conspiração contra o galo para que se o clube ja é o seu principal inimigo????

      1. Meu caro, pênalti não é só falta ou derrubar o adversário dentro da área, existe a mão na bola também, sabia? No jogo com o América, o defensor verde abriu os braços e a bola passeou no braço dele, desviando a trajetória e atrapalhando o Hulk que finalizaria cara a cara com o goleiro! Em regra de futebol, isso é pênalti aqui, na China, na várzea e até na sua casa. Então, te pergunto: se o juiz não viu, o que eu duvido, por que o VAR não chamou o apitador para ir ao vídeo e marcar a penalidade? Independente disso, é óbvio que o Galo tem time para jogar mais e ganhar, agora tapar os olhos e dizer que não é roubo já passa a ser ou má vontade ou ignorância das regras futebolísticas mesmo!

  7. Caros amigos, vamos ser sinceros um time que contrata um zagueiro como Vitor Hugo limitadíssimo (fazer um pênalti desnecessário ontem bater um pênalti daquele jeito contra o Lanús) estava encostado no Bahia,fora dos planos do treinador Rogério, não tem grandes ambições no ano.Time com Bernard, Igor Gomes, Natanael,Vitor Hugo zagueiro, não pode ter grandes ambições no ano.
    Sampardal fosse treinador brasileiro já estaria demitido, teimoso time sem padrão de jogo, segundo lugar grupo com Urt liderando é total fracasso.

  8. Pois é! Depois sou intrometido, vaidoso, irônico e quantos predicativos mais. Se passo por aqui é porque não tem um blog do meu time, pelo menos como este. Uma vez torcedor de time de Minas, não identifico intromissão, faço parte da torcida do Estado. Intromissão seria um torcedor do eixo dar pitaco neste espaço. Dito isto, o matemático da UFMG (ele que disse) que as chances de classificação de um time alvinegro caiu exponencialmente depois da rodada de ontem. Realmente torci para que fizéssemos uma semi, ou mesmo uma final neste mineirinho. Fica pra próxima!

  9. Assim como prometi aqui neste espaço democrático, estou calado quanto ao garnisé, porque, pelo menos pra mim cuja opinião é nada, não deveria, sequer, ter sido contratado, tal como opinei desde o ANÚNCIO de que retornaria ao Galo. No mais, amiGalos, diante do cenário triste dessa nossa briga pelo HEPTA, só nos resta, a essas alturas, é REZAR, já que torcer, para quem é apaixonado mesmo por um time de histórico vitorioso, é mais que uma obrigação, em qualquer circunstância!

  10. O Galo realmente não está jogando bem. Porém, em mais de 4 décadas acompanhando o time, não me recordo de uma sequência tão grande de assaltos assim. Tá difícil acompanhar. Seja no estadual, seja no Nacional, o serviço está sendo feito. Estão trabalhando pesado nos bastidores. E nós, ao que parece, não temos força pra encarar essa briga.

  11. Bom dia a todos! Time medíocre, nao consegue ganhar do fraquissimo Athletic, mesmo tendo o tao aclamado Scarpa em campo ( para mim jogador bom, mas que quase nada produziu no Galo e joga com preguiça e ma vontade). O mais difícil aconteceu, que foi a Tombebse ganhar da URT, mas esse bando de incompetentes nao fazem a sua parte. Sampaoli se acabar maior que o clube, um babaca de marca maior, se produzisse os resultados que se espera dele, faríamos vista grossa, mas ate aqui está tao horroroso quanto o Cuca.

    Nao passar de fase no campeonato mineiro é o sinal claro da incompetência, depender de outros para passar em segundo lugar é brabo!

    Esse ano será mais sofrido que os 2 anteriores, os sinais até aqui sao os piores possíveis

  12. Bom dia!
    Respeito todas as opiniões contrárias,mas enquanto esse cabeça de ovo estiver aqui, não ganharemos nada.
    Se ganhar o mineiro será muito.

  13. Com menos de cinco minutos de e jogo, Lodi recepcionou com classe chutão pra frente do Everson e bateu com categoria pro gol. Pensei com meus rotos botões: hoje vamos tirar a barriga da miséria. Ledo engano. Arriaram a buzanfa em cima do magro resultado. Tanto que ali pelos vinte minutos ainda da primeira etapa desci da primeira profecia de goleada e já montei noutra, que, infelizmente foi a que se concretizou. Vão deixar o Atletic gostar do jogo. E deixaram e ficou aquele domínio de araque, fake, e rodando a bola numa água de salsicha e o tempo escoando. Não contentes, compactaram, marteletaram o pezão 49 do centravantão do Atletic dentro da nossa área, pênalti. E foi pênalti. Quanto aos alegados a nosso favor, sei não . Não é o caso de depender de pênaltis pra se dobrar a chapa frágil, papel molhado, do Atletic. Toma jeito, Galo!

  14. Salve Massa e Guru

    Em que pese o lance do pênalti escandaloso, um futebol e merda.
    Jogamos contra o pior time do rural e quase saímos com uma derrota.
    Tá na conta do técnico que nitidamente privilegia esta dupla de peladeiros Bernard e Igor Gomes e tb está na conta dele esta imbecil resistência a Scarpa.
    Quanto a Cassierra e Minda, creio que são jogadores que ele não pediu, então nada de colocá-los.
    Chega, já deu. O tempo de paciência com Sampaoli esgotou.
    Ou ele bota este time pra jogar no próximo jogo ou dá linha! Simples assim.

  15. Este técnico é fraquíssimo e ainda temos uma barca de jogadores para sair.
    Elenco caro e não consegue ter um bom desempenho no mineiro.
    Situação vergonhosa e preocupante.

    1. Bom dia xará e amigalos. Há quanto tempo estamos esperando esse “elenco do GALO ” dar liga? um, dois, três, quatro anos? Algumas peças foram trocadas mas o enredo é o mesmo. O time vai, vai, vai e…………..quando vc acha que vai sair um gol dá tudo errado. Salvo raríssimas exceções o GALO joga do mesmo jeito. Qualquer equipe das Séries B,C e D que assistir um vídeo das atuações do GALO saberá como complicar. O time de São João Del Rey teve momentos de domínio ontem. E a cera deles no final deu certo diante de um adversário apático e previsível. Sinceramente acho que flertaremos mais uma vez com a Série B. Assistir a jogos do GALO no Brasileirão vai continuar sendo um sofrimento para nós torcedores. Infelizmente.

  16. Bom dia! Sobre a entrada do Cassiera aos 44 do segundo tempo, lembro de uma passagem do Dé, o aranha, que uma vez entrou nesse mesmo minuto, entrou no jogo, e o lépido repórter o entrevistou antes de entrar no campo (naquela época podia) e perguntou: O quê o técnico pediu para ele fazer: A resposta foi: Nem escutei, eu vou tentar dar pelo menos um toque na bola! Esse Sampaoli insistindo com esse Igor Gomes numa posição tão vital mostra a que veio. Tá danado!

    1. Pois é ja cantei essa pedra a muito tempo…enquanto esse cabeça de ovo estiver no comando vai ganhar nada…
      Esse bosta deve ta com “rolo” pra não falar outra coisa..bernard..igor gomes..esse beque bossal imbecil que fez o penalty ridículo…
      O saco ha encheu a muito tempo…continuem com essa merda que vão ver onde vai parar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading