Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogo decisivo às pretensões da temporada

Depois daquela sequência de vacilos no Brasileiro, frente ao Coritiba, Goiás, América, Bragantino, Fluminense, Santos, Ceará e São Paulo, que nos custaram quase vinte pontos possíveis, o Galo tem a missão (obrigação) de trazer três pontos hoje do Rio de Janeiro. Some-se a isso, a eliminação vergonhosa do meio da última semana pela Copa do Brasil. Teria considerações ainda acerca da Libertadores, entretanto as farei – se for o caso – no momento oportuno.

Fato é, indiscutivelmente, que o time ainda sob o comando do El Turco, tem de mostrar comprometimento (ou denodo, como bem o disse ontem o amiGalo Fred Melo Paiva, em sua imperdível crônica semanal do UAI/EM). Os dois últimos jogos, empate com o São Paulo (BR) e derrota avassaladora para o mais odiado do Brasil (CB), balançaram a confiança e expectativa da Massa para a temporada de 2022. Um arremedo de time no gramado. Basta avaliar o desempenho em cada competição.

Pois hoje, no estádio Nilton Santos – conhecido como Engenhão -, vamos ter pela frente um Botafogo em crise. Eliminado, quase com a mesma vergonha que o Galo (o que difere e faz a nossa lambança maior é o elenco Atleticano), na Copa do Brasil, o time da estrela solitária amarga a 10ª colocação, três pontos acima do Z4 e duas derrotas nas três últimas partidas para Fluminense e Cuiabá, este último nosso próximo compromisso no Brasileiro.

Se o América, a segunda força do futebol mineiro na atualidade – pela Copa do Brasil – venceu os dois jogos com os cariocas, a expectativa não pode ser diferente de uma grande e convincente atuação com vitória e subir na tabela de classificação. Ontem Paranaense e Internacional, com o empate, e a derrota do Corinthians abriram a possibilidade de serem ultrapassados pelo Galo em caso de vitória sobre o Botafogo. Se não vencer, com todo respeito, mais cabeças virão à prêmio no desejo dos Torcedores. Por enquanto apenas a do treinador está na boca da Massa.

Nesse caso, ao que sinto, percebo e até estou pensando e admitindo, ainda que vença hoje, o Cuiabá no meio da semana e até o Corinthians no próximo domingo, a insatisfação não terá trégua. Com os pífios rendimentos em campo, não tem benfeitor, presidente ou diretor de futebol que consiga segurar a pressão que vem do Torcedor. A maioria, e me incluo entre os quais, eternamente grata e reconhecendo a importância desses homens na conquista do ano passado, não tolera mais o futebol indolente ao comando do Mohamed.

Portanto, ainda que vença – e confio muito na vitória – o time carioca na tarde deste domingo no Engenhão, os vacilos da temporada falam muitos mais altos que recuperação ocasional, que vem servindo exclusivamente para adiar essa angústia. Disse ontem e vou repetir, se El Turco permanecer no comando e conseguir fazer a equipe reagir e até mesmo conquistar um ou ambos os títulos em disputa – Brasileiro e Libertadores – não me constrangeria em aplaudir o treinador que vem merecendo todas as críticas, mas reafirmaria que “esse Turco não se cansa de me enganar”. Tem momentos que me engana pela surpreendente e agradável surpresa, mas na maioria dos jogos pela decepção. Vamos esperar qual será o final e o destino nosso neste até o momento fatídico ano sob o comando do argentino/turco.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

19 thoughts to “Jogo decisivo às pretensões da temporada”

  1. Boa tarde!! Decisivo é meu nobre blogueiro? Se perder ou empatar, rua pro leigo futebolístico argentino; se ganhar do Foguinho que tomou 5 x 0 pro Mequinha, tudo mil maravilhas; assim não dá viu, falta bom senso, equilíbrio e raciocínio lógico; alguém comentou aqui algo sobre o filho de Menin, Rafael; sempre me passou ótima impressão, não acredito que está de acordo com esta aberração!

  2. Pra mim, Botafogo x CAM vai ser uma verdadeira pelada com dois times muito mal treinados… e como o nosso GALO gosta mesmo é de ressuscitar times mortos, vamos aguardar… hoje não têm favorito!!!!!

    1. Ele não fechou o lado esquerdo onde o Rodinei descia levando perigo.Ele deveria entrar com Rubens pra matar as investidas do Rodinei e liberar o Arana pra avançar.Mas o Turco não enchergou está possibilidade!!

  3. Existe mais coisas entre o ceu e a cidade do galo , do que julga nossa pretensa sabedoria , acreditamos que sabemos tudo a respeito de nosso amado clube e nada sabemos. Como compreender, pra citar somente um mecenas, Rafael Menin . , lucido e cheio de boas intencoes , cocordar com a manutencao deste pseudo treinador , que jogo a jogo, arrebenta nosso time, como deixar este caetano ir berrar nas redes sociais e midias, dizer que o emprego do turco esta firme e forte, afrontando a torcida , parece que sentindo um certo prazer nisto. Incompreensivel, surreal. A desclassificacaso contra o cheirinho , nos enviando pra terra arrasada e elevando o mais odiado a sair do limbo e se tornar candidato a todos os titulos, time mediano alavancado pelo time do turco , repito mais uma vez, aquela derrota nao pode ser esquecida , nos desrespeitaram

  4. Se depender dessas eficientes diretoria e comissão técnica, o treineiro “el turco tonto” levar-nos-á à segunda divisão, e ele permanecerá no cargo. Estão pouco se lixando se a imensa torcida está satisfeita ou não. Xispa, turco! Xispa!

  5. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 17/38 – Botafogo (fora) – Este elenco é multicampeão, experiente e sabe que o Turco não pode sozinho, carregar nas costas o vexame ocorrido no Maracanã.

    Nenhum chute a gol? O técnico é o culpado? Nem parecia que o CAMpeão estava defendendo o título.

    Jogo de hoje é prá renovar esperanças.

    Aos jogadores: “Joguem atacando e “amassando”, pra cobrir a atuação medíocre que nos eliminou”.

    Ao Turco diria: “Eles vão dar a resposta que vc e a Massa esperam e merecem.”

    Nossos pontos perdidos: 09 (casa) e 11 (fora), num total de 48/114 pontos disputados. Ganhar no Engenhão, Gaalôô!

  6. Esse ano, pode ser como o Flamengo em 2020, depois de ganhar tudo em 2019 foi eliminado nas oitavas da Libertadores 2020 pelo Racinha, eliminado da Copa do Brasil nas quartas de final pelo Atlético PR, mas ganhou o Brasileiro aos trancos e barrancos.
    O importante é o Galo ganhar um título de expressão esse ano, mesmo que seja aos trancos e barrancos temos que ganhar a Libertadores ou o Brasileiro.
    Não podemos ficar sem nada com esse elenco temos a obrigação de ser campeão de um dos dois.

  7. Já que decidiram manter o Turco do Paraguai, mais uma vez é torcer para que o elenco resolva.
    Ganhar do Botafogo é obrigação, ganhar do Cuiabá é obrigação, e ganhar do Corinthians aqui com Mineirão lotado é obrigação também.
    Ou seja 9 pontos que nos colocam na liderança se o Palmeiras tropeçar.
    Espero que mesmo com esse técnico fraco agente se mantenha firme no Brasileiro e elimine o Palmeiras com gostinho de vingança.
    É bom já ir pensando no técnico para 2013 Tite, Cuca e Galhardo são as melhores opções e tem que deixar engatilhado agora para depois não ficar igual barata tonta procurando técnico.
    Erraram na escolha do Turco espero que não ERRE para 2023.
    Que mesmo com o Turco venham vitórias e títulos pois nosso elenco é muito bom e não tem adversários superiores!! No máximo Palmeiras e Flamengo no mesmo nível.

  8. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Alguém aqui no Blog ainda acredita que o NOSSO GALO avançará de fase na Libertadores, nas mãos do Mohamed? Condicionar a estada deste treinador a uma vitória sobre o desnorteado Botafogo é frustrante, todos nós já sabemos que este treinador foi um erro de contratação, mantê-lo no cargo é prorrogar o desgaste dos jogadores e aumentar o prejuízo financeiro. Já deu, segue seu caminho e deixa NOSSO GALO em Paz.
    Contratar quem? Qualquer um menos o Renato Gaúcho.

  9. Bom dia massa e Guru

    “Reconhece a queda, mas não desanima, levanta sacode a poeira e dá volta por cima”…
    Este trecho de uma famosa e histórica música, poderia muito bem ser utilizado pelo torcedor atleticano para o jogo de hoje, mas quem tem Turco como técnico, nem pensa em usá-lo.
    Mas continuo batendo na tecla, se Turco tem culpa, ele tem a conivência e participação dos jogadores neste futebol de merda que o time está jogando.
    Então que o técnico e jogadores tenham vergonha na cara e pelo menos mostrem vontade de ganhar, pois o que estamos vendo até agora é um time de covardes em campo.

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não existe hoje outro resultado que não seja a Vitória. Qualquer tropeço para mim é um adeus a campeão do brasileirão. Ainda temos chances mas o diabo é que não estamos praticando um futebol que nos dê esperanças. Noticia-se que o Renato Gaúcho está no radar da diretoria do galo para suceder El Turco. Para mim não é treinador para o Galo. Muito vedete para o meu gosto. Vai ter desculpa para tudo. Nada é de sua responsabilidade. Espero que a notícia seja apenas uma pegadinha de mau gosto.
    Vamos torcer para uma boa apresentação do atlético!
    Hoje e sempre, galo!!!

  11. Bom dia!
    Já me cansei de pedir a cabeça de El Turco. Agora estou mirando em Rodrigo Caetano. As informações que tenho é que ele estaria satisfeito com o argentino. Será que os mecenas são torcedores de verdade, pra suportar ver um timaço de jogadores não jogando nada durante sete meses por incompetência de um treinador e não fazem nada?
    Esse treinador não sabe nada!
    Fora Caetano!!!!!

  12. O campeonato brasileiro tá muito equilibrado, “em nível baixo” ,ninguém disparou, estamos aqui para avaliarmos o galo, mas supomos ( e é inadimicivel que perca hoje como alguns atleticanos querem para o turco cair) que o galo ganhe hoje e o Palmeiras empate com o Cuiabá amanhã. Os dois teram campanhas idênticas, com o galo sendo co-lider perdendo no saldo de gols. Dito isso porque sabemos que os pontos perdidos e pontos bobos que nós fazem cobrar desse time que em nome é uma”Ferrari” mas tá jogando como um “Fusca”. Acredito no Brasileiro se pilhar os caras, libertadores não acredito.

  13. bom dia Eduardo e massa. infelizmente temos que atulerar este péssimo treinador até nos levar no fundo do poço. diretoria covarde e omissa vocês acabaram com nosso galo. simplesmente vocês não entende nada de futebol. os donos do galo preferiu ficar com este péssimo treinador quero ver quando fomos engolidos pela porcos na libertadores e brigar para 8 lugar no brasileirão. aí a conta chega. hoje vamos pegar o foguinho que está numa crise igual o galo foram eliminados no meio da semana na copa do Brasil. simplesmente não temos treinador. diretoria e jogadores ok nos resta é torcer e muito. a galo ok fizeram com nós. aff.galo 2×0.vai galooo.

  14. Bom dia Ávila, a torcida do Galo, é muito seletiva: o Alonso, verteu água fora do bispote ( usando os jargões preferidos pelo Barata) no jogo contra o Flamengo. Já imaginou se fosse o Natan? O Arana recebeu uma folga no jogo contra o São Paulo e jogou bulhufas contra o Flamengo. Se fosse o Guga, seria linchado nas redes sociais. Essa Diretoria tinha a obrigação de demitir o Turco depois de levar cinco gols do Fluminense, pois temos a melhor defesa do campeonato brasileiro de 2021. E não me venham com a lorota de não ter técnico disponível, pois o Galo estruturou uma comissão técnica com auxiliares permanentes foi para qual finalidade? Se esses auxiliares não tiverem condições de assumir em emergências que sumam do Galo. Vou torcer para o Galo perder , para acabar essa insistência com o Turco. Hoje sou Botafogo.

    1. Alô , DOMINGOS SÁVIO ,

      você está certíssimo !

      O GUGA presta pra alguma coisa ?
      Não , não presta pra nada .

      E o NATHAN ?
      Mais ou menos , com alguma orientação .

      Então , na seletividade do torcedor , são “adúlteras a serem apedrejadas” tais quais mulheres bíblicas .
      Sem nenhum remorso !

      Mas o ALONSO e o ARANA …
      Esses têm um adicional que criaram agora , os tais CRÉDITOS .

      Arrumaram essa treta pra justificar atuações pífias para quem , um dia , conseguiu arrumar alguma coisa em campo .

      Ou para quem possa ter uma forte retaguarda empresarial , a resguardar seus “direitos de imagem” , até porque hoje em dia o que tem de “ouro de tolo” no tal “mercado” É PRACABÁ !!!

    2. Rsrsrsrsrs….

      Essa foi ótima!!! A de torcer para o Botafogo a fim de o Turco cair…

      Com essa, caro Domingos Sávio, você expôs o que muitos atleticanos hoje, sem a sua coragem de dizer, sentem…
      Torcerão para o Botafogo a bem da queda do Turco…

      Torcer para o Botafogo não significa que você irá torcer contra o Atlético, mas sim a favor do vento…

      E torcer a favor do vento tem o significado de torcer a favor do Atlético a fim de que esse vento sopre mudanças positivas para a Cidade do Galo…

      Botafogo versus Atlético marcará a data do dia em que o Torcedor Atleticano torceu a favor do vento!!!

      E viva o Galooooooo!!!

  15. Bom dia, Eduardo e Canto do Galo!!!

    O Time do Botafogo:

    Time provável (3-4-3): Gatito Fernández, Kanu, Carli e Klaus; Saravia, Luís Oyama, Lucas Fernandes e Jefinho; Gustavo Sauer, Erison e Vinicius Lopes.

    Desfalques (7):

    Cuesta, Kayque, Victor Sá, Lucas Piazon, Patrick de Paula, Diego Gonçalves e Barreto (todos lesionados).

    Técnico:

    Luís Castro (português), cuja contratação foi tentada no início da temporada pelo CAM.

    Tabela:

    10º colocado com 21 pontos (6V, 3E e 7D). Fez 17 gols, sofreu 21 e tem saldo negativo de 4. O aproveitamento é baixo (43%).

    É o 7º pior ataque, a 5ª pior
    defesa e o 3º pior mandante (3V, 1E e 4D). Nos últimos cinco jogos foram quatro derrotas e uma vitória (d-d-v-d-d).

    Eliminação na Copa do Brasil:

    Enfrentou o América e perdeu a partida de ida no Independência por 3 a 0; em casa; na última quinta, no Engenhão, perdeu por 2 a 0 a partida da volta; o placar agregado ficou em 5 a 0 para o Coelho, o que precipitou a 1ª crise pós-SAF com a torcida exigindo “Fora Luís Castro”.

    As equipes e elencos de Botafogo e América se equilibram, porém apresentam um diferencial relacionado ao dedo do treinador em cima do time. O do América, treinado por Mancini, vem mostrando melhor organização tática e sistema e estratégia de jogo do que o Botafogo de Luís Castro, a quem a torcida está pedindo a cabeça.

    O Botafogo, que chegou a ser líder no Brasileirão, vem caindo de produção ao ponto de ser hoje um time sem transição, sem compactação, com uma defesa batendo cabeças e um ataque que até cria, mas que tem feito poucos gols. Nos últimos onze jogos foram apenas seis gols, numa média de um gol a cada duas partidas.

    Em suma, o Botafogo vive uma crise, com a torcida pedindo a saída do treinador, com a pressão se intensificando na medida que o time não vence e tem muitos desfalques para a partida contra um Galo que passa por um momento de instabilidade e falta de confiança.

    É um jogo no qual tudo pode acontecer. Derrota do Botafogo ou derrota do Atlético. Qualquer desses resultados, os técnicos, Luís Castro ou Mohamed, sairão como responsáveis com os gritos de “Fora Luís Castro” ou ” Fora Turco” virando a ladainha a ser ouvida por ambas as diretorias no curso da semana que se inicia.

    Jogo sem favoritismo e de pressão para os dois lados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *