Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esse Turco não se cansa de me enganar

Quando Mohamed foi anunciado, houve quem protestasse e afirmasse – com convicção e mesmo assegurando não acreditar no argentino/turco – e este blogueiro optou por confiar no desconhecido treinador. Baseava, na ocasião, em seu breve currículo, incluindo a eliminação do Palmeiras e o sufoco no Galo – em 2013 –, aliado a algumas boas campanhas em times intermediários do México e da América do Sul.

Seu início, apesar de nada convincente, foi atenuado por ainda desconhecer seus comandados e as conquistas do Mineiro e Supercopa. Essas duas comemorações, queiramos ou não, serviu para dissimular uma melhor avaliação de seu trabalho. Veio então o Brasileiro e as Copas Libertadores e do Brasil. Nessa última, eliminados depois de apenas quatro jogos, o Galo fez uma única partida razoável na vitória sobre o Flamengo. As demais, todas incluindo as vitórias em cima do Brasiliense, foram deploráveis. Já a última, na derrota para os cariocas, deixou exposta uma depressão que vai demorar a ser curada pelo Atleticano. Apresentação medíocre!

Em meio a essa metade de ano sob o comando do El Turco, tivemos no máximo duas ou três partidas dignas do Galo, Forte, Vingador do ano passado. A mediocridade da equipe na derrota para o Fluminense, seguida de dois melancólicos empates com Santos e Ceará, deixou o comandante do vestiário na corda bamba. Como em futebol o resultado e o imediatismo comandam a paixão do torcedor e – via de consequência – as ações da gestão do clube, vencemos o Flamengo (duas vezes seguidas pelo BR e CB) deixando a doce ilusão de que o elenco e treinador haviam despertado e reagiam na temporada, Pois que, novamente, o turco me enganou.

Se com o tricolor ficou na corda bamba, com o rubro-negro se fortaleceu, e seguiu seu roteiro de jogos sem convencer ao Atleticano. Vitórias sobre o Fortaleza, Juventude e um empate indigesto com o São Paulo pelo Brasileiro. Pela Libertadores dois jogos com o Emelec, ambos com atuação pífia, até que veio novamente o Flamengo para buscar a consolidação da classificação. Aí o treinador, mais uma vez e com todo respeito, borrou na escalação, nas substituições e – consequentemente – com o desempenho do time em campo. Os cariocas, sem muito esforço, fizeram o placar necessário e eliminaram o Galo da Copa do Brasil.

Agora, frente a mais um time do Rio de Janeiro, El Turco – como no início de junho – outra vez está com a corda no pescoço. O Botafogo, que vem de sequência de péssimos resultados, será nosso adversário de domingo no mesmo Rio de Janeiro. Eliminados da Copa do Brasil, depois de duas derrotas acachapantes para o América de Minas, precisa pontuar para afastar do Z4. Apenas três pontos separam o time da degola do Brasileiro. Se o Galo vencer, El Turco ganhará sobrevida? Ou, como a maioria explícita dos Torcedores deseja, seria dispensado caso o time não conquiste os três pontos?

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Essa é a situação de momento nas relações entre time e Torcida Atleticana. Tem, acreditem, quem até prefira um empate ou derrota para ver o treinador pelas costas. Caso supere o Botafogo, no meio da próxima semana, ainda fora de Belo Horizonte, vai pegar o Cuiabá. E no próximo final de semana recebe o Corinthians no Mineirão. Daí fico daqui, do cantinho solitário da minha casa, sonhando com esses nove pontos. Se isso ocorresse, o que não é difícil, talvez o Galo até vire o primeiro turno na liderança. Seria, claro, possível sim essa possibilidade!

Pode até muito mais, o time – com os reforços a serem lançados já a partir da próxima semana -, reagir e avançar nas duas disputas que nos restam na temporada. Tudo é possível, por mais desconfiança que o trabalho do turco nos contamine a cada nova partida. Imaginemos um quadro totalmente otimista e o time reagindo e até beliscando uma ou mesmo as duas taças em aberto.

Como vamos ficar, nós e eu estou entre os críticos, que tanto estamos detonando o trabalho e o péssimo desempenho do time nos jogos? Depende dele e dos seus comandados que tanto o defendem como Hulk, Keno, Éverson e outros profissionais que apoiam o trabalho do treinador. Provem que estamos todos enganados e somos corneteiros, devolvendo a nossa alegria e comemorações de vitórias e títulos. Respondo, exclusivamente por mim, vou festejar muito e (re)afirmar que “esse Turco não se cansa de me enganar”.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

35 thoughts to “Esse Turco não se cansa de me enganar”

  1. Desculpe a desconfiança. É tanto jogo esquisito que o Galo perde/empata, com esse timaço de fazer inveja na concorrência, que me pergunto se não dedo de casa de aposta nesse meio.

  2. El Turco é um cara de muita sorte: Balança na hora que o time vai pegar mamata! Claro que vai ganhar! Até eu ganho do Botafogo! Depois, pra se firmar, ganha do Cuiabá – outra baba. Depois pega o Curintia, perde, mas já estará estabilizado. E a história se repetirá, ou seja, “El Turco não se cansa de nos enganar!”.

  3. Sobre esta eliminacao , um WO seria mais digno , honrado e nao enterraria nosso dna . Ouvir jogadores que participaram desta vergonha falarem abobrinhas pos jogo , pra mim, foi pior, ver este bosta de diretor de futebol afrontar a torcida mantendo este treinador, tenho certeza : voltamos aos tempos de mixiricas , que jogariam com mais respeito ao clube

  4. Esse fraquíssimo Treinador do nosso CAM vai conseguir mais uns pontinhos aqui, outros ali e assim vai permancer no cargo graças a sua fama de ser bom de vestiário… mas só isso basta para ser Treinador???

    Não, mil vezes não!!!

    E mesmo se fosse tão bom assim de vestiário, esses jogadores comeriam a grama por ele e não é isso que vemos, muito pelo contrário, vemos jogadores entregues ao desânino total por causa do péssimo esquema e tática de jogo desse Treinador!!!

    Todo jogo têm uma desculpa esfarrapada e uma tal de “virar a chave” que já deu, encheu o saco, não existe mais clima e o grito de milhares têm que ser um só no próximo jogo em casa:

    – ohhhh ohhhh ohhhh, queremos treinador!!!

    Ele pode ser muito bom lá no México para o Tijuana, Cruz Azul, Tigres, Pumas etc… aqui não deu liga, não deu certo e não vai pra frente, então, tchau EL TURCO!!!

  5. Boa tarde!
    Se o Galo meter uma goleada no foguinho, o que eu não acredito, não fará mais que obrigação. É bater em cachorro morto. Além de não credenciar o Turco pra uma sobrevida. Ou seja, não dá mais. Acabou. Chega de insistir com essa múmia.

  6. Bom dia a todos. Quero o turco se phoda, mas quero os 3 pontos domingo e os títulos ainda a disputar. Esse cara não engana ninguém. Pacato, pau de bosta. Uma mierda.
    Devolva nosso galo.
    E pra diretoria que acordem e façam valer o que a torcida tem depositado nesse time.
    Sou a favor de um.protesto com faixas no campo em bom portunhol p que todos , inclusive o técnico entendam bem a mensagem.

  7. A importância de um técnico limita-se ao comando que possa exercer sobre o grupo .

    E à sua capacidade de saber o que cada jogador pode entregar , escalando o que de melhor tiver para cada função .

    O resto é com os caras em campo , executando a tarefa de tentar colocar a bola na casinha .

    Essa história de “esquema de jogo” , de “tática do treinador” , é conversa pra boi dormir , pra “mesa redonda” de “analistas” .

    TODO TIME JOGA IGUAL .

    “Baixa as linhas” , ” faz marcação alta” , “transição em velocidade” , “jogada ensaiada” e outras m@@@@s são os termos empregados para ficar o tempo todo enchendo o raio do saco .

    Então é isso : essa inconha que temos à beira do gramado não consegue nem mesmo saber quem é melhor no seu grupo .

    Essa vantagem o Roedor leva sobre o Cuspidor : escalava os melhores , depois de tirar opinião com aqueles que tinham noção do que fazer em campo .

  8. Jogo do ATLÉTICO virou um tormento , assim que sai a escalação.

    Como eu NÃO FAÇO PARTE de p@@@ nenhuma , porque desde 1958 eu me debruço no alambrado PARA TORCER e me divertir com a beleza do futebol e suas emoções , ao ver NACHO , ALLAN e GUGA , esses especialmente , em campo, visto uma camisa-de-força pra não sair quebrando tudo à minha volta .

    Vamos ver amanhã !

    p.s.
    E aí , 4Rs , dinheiro sobrando para manter esse Caetano alienígena por aqui ?

  9. TEOBALDO ,

    agradeço a “homenagem” no seu post de ontem .

    Agora , só endeusa esses Rs o torcedor que vai a campo FAZER A SUA PARTE .

    Como eu vou pra TORCER , essas FARSAS que se “voluntariam pra ajudar o clube” não me enganam nem um pouco .

    Estou aqui a esperar , como Erasmo à beira do caminho , que esse senhor explique o 6 a 1 .

  10. A piada não é minha, mas é muito boa:

    Essa copa do Brasil me parece que é para quem está de dieta:
    Não tem peixe, não tem galo, não tem porco e nem a dona Maria para cozinhar!

    Essa abaixo eu mandei ontem, mas como não vi a publicação tento novamente, com outro foco, pedindo desculpas pela duplicidade da mensagem, Originalmente era uma homenagem especial ao amiGalo Barata, mas estendo louvores a todos todos nós, torcedores, ETERNOS OTÁRIOS no mundo do futebol

    https://oglobo.globo.com/blogs/panorama-esportivo/post/2022/07/cruzeiro-deve-quase-r-100-milhoes-a-mecenas-do-atletico-mg.ghtml?utm_source=globo.com&utm_medium=oglobo

    1. Uma certa injustiça, essa afirmação, com o blog e com o blogueiro. Seu comentário de ontem, ao contrário do dito, foi publicado sim. A difícil missão em ser um intermediário de nossas angústias e de nossas glórias, encontra – ainda que eventualmente – esses dissabores. Afirmação injusta, que afronta colocando em dúvida a intenção do espaço. Lamento!

      1. Pô, blogueiro, não disse que “não foi publicado”. Eu disse “não vi a publicação”. Por isso mesmo pedi desculpas antecipadas por uma possível duplicidade da postagem. Mas como diz o pirata, e sem ressentimentos: Sigamos!!!

        1. Sigamos, porém convenhamos, da maneira do seu segundo post deixa margem a dúbia interpretação. Reitero, sigamos, amanhã – tomara – com uma grande vitória.

  11. É muito difícil remar contra a maré.
    Mas tenho convicção que o time irá evoluir muito após a entreda dos 4 novos reforços. Teremos um ganho de qualidade incrível. São atletas renomados, todos eles com experiência internacional e passagens por suas seleções.

    Pedir paciência pra torcida é complicado. Mas sem serenidade não iremos conseguir nada.

    Mandar o Turco embora pra trazer Renato Gaúcho vai resolver? O pessoal deve ter esquecido da índole desse camarada.
    Sampaoli poderia resolver, mas não acho que a diretoria irá atras dele pela forma traumática que saiu.
    Cuca também poderia resolver, mas ele infelizmente não quer, nem por muito dinheiro.
    E trazer qualquer um apenas pra aplacar a ansiedade da torcida não irá ajudar, já vimos este filme dezenas de vezes.

    Portanto, volto a dizer. O time vai evoluir, vai jogar de forma vistosa e vai brigar pelo Brasileiro e Libertadores. Precisamos dar um tempo pros caras que chegaram agora se entrosarem e para a plena recuperação dos lesionados. Quem decide a parada são os jogadores dentro de campo. Eles são os protagonistas, eles é que podem nos recolocar no topo. O segundo semestre está apenas começando, o ano não está perdido. Temos elenco pra brigar.
    Eu acredito nisso!

  12. Bom Dia! Mesmo sendo torcedor do CAM, sem a mínima complacência ao Botafogo, estou entre os torcedores que desejam a DERROTA, no jogo de domingo. Tão somente para ver o Turco tomar o vôo rumo a Buenos Aires. A complacência da diretoria com esse forasteiro, no meu entender, já passou dos limites. Haja vista a perda de quase metade da folha mensal salários. Outro detalhe: se não cair domingo, vai cair nos jogos contra Corinthians e Palmeiras.

  13. Bom dia! Time sem esquema tático, ou melhor só um esquema, sem variações e mudanças para o que se apresenta no jogo. Porém o pior deste Turco é não conseguir motivar o time. Quando tem dificuldades como quarta feira, entrega o corpo e a alma e deixa o jogo seguir, numa passividade que nunca ví. Valendo a classificação, no final do jogo, o que se esperava de qualquer técnico, em que um gol levava a decisão para os pênaltis, era um time mesmo que no desespero ou o que fosse pelo menos tentasse dar um abafa nos cariocas. Nada, o time é a cara desse arremedo e ficou passivo esperando o jogo acabar. Agora o pior é a diretoria dar um crédito de confiança para o Turco, baseado em estatísticas sustentada num campeonato mineiro fraquíssimo. Se tirarmos o Mineiro e a Supercopa que ganhamos numa borreira sem tamanho, esse aproveitamento vai para menos de 50%. Acorda diretoria, enquanto é tempo! FORA TURCO! FORA TURCO!

  14. Segundo Rodrigo Caetano, “el turco tonto” tem credibilidade com a diretoria, e não será demitido. Então seu Rodrigo, aguarde novo vexame dia 10/8/22 frente ao Palmeiras. Quem sabe após nova eliminação, você mude de ideia. Xispa, turco!

  15. Bom dia! Jamais torceria para o Galo perder para derrubar Técnico, se vier a vitória que e o que desejo, que seja com um futebol convivente!

  16. Nem tanto ao céu nem tanto ao inferno. Jogamos com a escalação que tínhamos de melhor, com exceção de Keno no banco pelos motivos de volta de contusão. Sinceramente acho que devemos muito focar no Brasileirão é o único campeonato que vejo termos chances, já que os demais times vão ficar na CB e Libertadores. Não temos “time” esquema, coletivo para ganharmos a Libertadores, time não vai entrosar para isso até lá, mas no Brasileiro temos time para ganharmos todos os jogos com regularidade nós 3 jogos do primeiro turno e todos os demais do segundo turno com Turco ou sem Turco.

  17. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Quem manda já decidiu: Turco fica. E ficará até o fim do ano, pois, ao que se percebe o ano de 2023 ( inauguração da Arena), será o ano da inauguração da SAF do Galo. Daí que os objetivos para o corrente ano é apenas G4 do Brasileiro, garantindo vaga na próxima libertadores , vender o Shopping e vender o Galo para investidores, além de terminar o estádio. No ano que vem, ai sim, os investidores irão contratar o Galhardo e reforçar o time para protagonismo no novo estádio. Por isto, o Turco é o técnico ideal, pois aceita tudo calado. Eu acho e só acho que os jogadores irão ganhar do Botafogo e Cuiabá. Podemos sim, conseguir o G4. Eliminação para o Palmeiras, para os 4 Rs tá dentro do planejado.

    1. Suas projeções, desde que integralmente verdadeiras, me consolam. Meu receio é de serem parciais. Imagina segurar essa onda e em 2023 não acontecer mudanças.

  18. EL TURCO JÁ CAIU: só estão esperando a hora certa de anunciar em comum acordo técnico e direção.                    EL TURCO TÉCNICO ESCOLHIDO PARA CUMPRIR A MISSÃO PEDIDA PELA DIRETORIA: aceitar todas as exigências da direção, tais como: não questionar venda de jogadores e cobrar reposição, aceitar esse embuste chamado comissão fixa e aceitar passivamente a senha dada pela direção quando, em entrevistas, fala que a LIBERTADORES é a prioridade, tirando todo o foco do BRASILEIRÃO e COPA DO BRASIL.                    ACEITAR A IMPOSIÇÃO DE LIDERANÇAS: cito aqui o fato da faixa de CAPITÃO, que na LIBERTADORES 2021 era dividida entre NACHO e ALONSO, por serem LÍDERES e pela língua espanhola, aí o HULK toma conta da faixa, fato prejudicial ao jogador e a equipe.                                  JOGADORES ACOMODADOS: isso tá muito claro no elenco do GALO, mas, o técnico foi escolhido a dedo, realmente para não fazer essas cobranças, aí cabe a direção, que, simplesmente lavou as mãos, isso é nítido.                PANELINHA NO ELENCO: claro que tem, e isso é um dos motivos das más atuações, grupo dividido não rende.       
    CORAGEM DE EL TURCO PARA FAZER AS MUDANÇAS: nunca teve, possivelmente porque não teve autonomia da diretoria e respaldo dos jogadores.                                TRAZER QUEM? tem que ser um técnico para QUEBRAR tudo isso, o técnico das mudanças, tirar os jogadores do comodismo, esqueçam 2021, que tenha respaldo da diretoria para efetuar as mudanças necessárias.              E QUAL SERIA ESSE TÉCNICO: COUDET seria um bom nome, conhece o BRASILEIRÃO e a LIBERTADORES, tem conhecimento e pode sim, fazer as mudanças que o GALO precisa nesse momento.  

  19. Esse Turco não me engana mais. Essa eliminação diante do Flamengo foi vexatória. A incapacidade dele mudar o cenário do jogo em 90 minutos foi confirmada. Imagina pra quem saiu de BH e foi de ônibus assistir ao jogo. Total falta de respeito. Pior é a diretoria, pelo que sei, pela insistência do fraco Rodrigo Caetano, que deu de graça o Savarino, e trouxe Fábio Gomes e Godin, resolveram dar mais uma chance. Chance que não foi aproveitada depois do vexame diamte do Fluminense ao tomar 5 gols. É uma vergonha o que o Galo está jogando, com o elenco que tem. Prejuízo de 60 milhões com essa eliminação diante do Flamengo.
    Por isso vou além. Fora Rodrigo Caetano e Turco juntos. Vcs não sabem quem é o Galo. Diretoria passiva!!

  20. Bom dia! Inadmissível o papel desta diretoria, intolerável!! Qual é o entendimento desta turma sobre qualquer possibilidade deste pseudo treinador tirar algo de si próprio? Estamos quase em agosto e não fizemos sequer um grande jogo nesta temporada,…..milagres só ocorreram em 2013 e 2014,…..nosso nobre blogueiro deve estar contrariado ao precipitar em dar “beneméritos” ao trabalho desta diretoria,….

  21. Bom dia massa e Guru

    Segundo Caetano “Turco tem a confiança da diretoria”, então a torcida que se fo#@.
    Pois é, a diretoria só ouve a torcida quando é para pedir pra fazer GNV, comprar produtos do clube e comprar ingressos para ir aos jogos, mas a torcida que continua berrando pedindo a saída do treinador e não é ouvida.
    A situação está tão dramática que até os desafetos e reprovados Cuca, Renato Gaúcho e Sampaoli, passaram a ser aceitos como alternativa.
    Eu que sempre neste espaço defendi a permanência do técnico, me vejo agora, berrando junto com os demais torcedores pedindo sua saída.
    Sinceramente nunca torci tanto para estar enganado e como bipolar que sou, mudar de opinião novamente e voltar confiar no técnico.

  22. Bom dia
    O Brasil todo já viu que esse treinador não tem competência para comandar o galo, só a diretoria do Atlético ainda não viu isso, esperar o Palmeiras eliminar o Atlético da libertadores aí quem sabe eles vão enxergar

  23. Bom dia !
    Eu tinha esperança, que mesmo apresentando um futebol desorganizado, o Galo quebrasse mais um paradigma esse ano- mesma não apresentando o melhor futebol nas competições, conseguisse chegar a algum título. Como já vimos com outras equipes que foram campeãs, inclusive da copa do Brasil. Contudo, o técnico precisa ajudar um pouco e depois da aberração que o Turco fez contra o urubu, não tenho nenhuma esperança. Acho que a torcida vai sofrer muito até o restante da temporada. O Truco está no nível de técnicos brasileiros que são bons para dirigir times da prateleira de baixo do futebol brasileiro. Ele não é melhor que Barroca, Jair Ventura, Jorginho, Mancini, Lisca, Enderson Moreira e outros, mas como o apelo do momento é trazer técnico estrangeiro , caímos nessa cilada. Sim, mas temos o consolo que ele é um gente boa e todo mundo no clube gosta dele.E a torcida? A torcida que se recolha a sua insignificância no entender de futebol, pois o Rodrigo Caetano é o cara, inclusive premiado. Cabe a torcida, como dizia um personagem do Chico Anisio, ficar Calaaaaada… e prover o clube- enchendo os estádios, aderindo ao GNV, comprando produtos do clube e seus patrocinadores.
    Difícil digerir essa derrota, como aconteceu. Com todo respeito a pessoa do Turco, mas não deu e estamos doidos e sem esperança. A sensação é que vamos caminhando com uma Ferrari para um precipício.

    1. Ele não só não é melhor que os técnicos citados. Ele é muito pior. Tomou nó tático de quase todos citados com o elenco que tem nas mãos. Os caras ganharam dele dirigindo Fusca e ele de Ferrari.

    2. mas vamos dar mais tempo,
      Quem sabe com o tempo melancia vire laranja,
      Vaca cavalgue como um cavalo,
      tijolo voe e
      codornas assobiem o hino brasileiro!
      Vamos apostar na continuidade e no tempo pois, se somarmos os números do campeonato mineiro, que são times da serie D são ótimas estatísticas!
      Vamos lá, mais tempo, a torcida espera!

  24. Bom dia, todos! Fui e sou um dos mais críticos em relação ao Turco. No anuncio do sua contratação eu disse que ele não tinha experiência para comandar o Galo. Fui, assim como outros, massacrado aqui nesse espaço, inclusive chamado de soberbo, chato, influenciado pela Globo etc. pela pessoa que substitui o blogueiro neste espaço. Agora todos estão vendo o que muitos já viam desde o início do ano. Ainda acho que com a força individual que temos vamos chegar entre os seis primeiros e garantir vaga na libertadores em 23. Este ano já era, por isso acho que deveria ficar com esse treinador mesmo, pois para trazer o Gaúcho é melhor ficar com o Turco. Feliz 2023!

  25. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    A confiança no trabalho do El Turco chegou no limite. Não será uma Vitória sobre o Botafogo que vai alterar o meu convencimento. Tem que vencer e convencer pelo menos os próximos jogos para que possa mudar de opinião. Quando da contratação do treinador, escrevi neste blog, que não acreditava que esta era a solução para o galo e que a diretoria estava blefando, jogando truco. Apostando todas as fichas num desconhecido. Tomara que novas brisas soprem a favor do galo, mas que está difícil, isto está. Se não está dando certo, porque não mudar?
    Hoje e sempre, galo!!!

  26. Bom dia! Difícil é acreditar que vamos ganhar alguma coisa com o Turco.
    É incrível como tem treinador burro por aí nos enganando.
    E o Turco é um deles, o cara consegue ganhar duas vezes do Flamengo, fazendo o básico anular o Arrascaeta.
    Aí no jogo decisivo me tira o Otávio e deixa o Arrascaeta livre, leve e solto é muita Burrice.
    Sem contar o Ademir que já provou mil vezes que quando começa jogando não arruma nada.
    Sem contar Zaracho e Nacho que embolam quando começam juntos e rendem mais quando fazem um revezamento entre eles.
    Sem contar as medidas protocolares e tardias desse burro.
    E para finalizar as mesmas entrevistas melancólicas todo jogo.
    Há não cansei de ser enganado por esse Turco do Paraguai, FORA TURCO!!!

    1. Prezado Eduardo, Atleticanos(as), eu digo, mesmo com vitória amanhã, #ForaTurco. Não dá mais, chega, até qdo a Diretoria vai ficar esticando a corda como foi com o Sampaoli? Em 2020 perdemos o campeonato mais fácil da história.
      Outra coisa não queremos Renato Gaúcho e nem Sampaoli.
      Aqui é Galooo p**** em Volta Redonda-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *