Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Jogar com compromisso e raça

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Chegou o grande desafio da temporada. Nos próximos 15 dias temos que vencer para habilitar a vaga na decisão do Campeonato Mineiro e consolidar a liderança da fase de grupos da Copa Libertadores. Em maio, o desafio é ainda maior. Com dois jogos na semana, o Galo precisa estrear com vitória no Campeonato Brasileiro. Estamos esperançosos para o desafio de hoje à noite, frente ao Sport Boys, da Bolívia, e de domingo, com a URT.

Nós, Torcedores, queremos goleada. No aplicativo “My Team”, usuários apostam placares amplos e inimagináveis. Sabemos da impossibilidade, mas pelo menos lá eu sonho com uma chuva de gols, a exemplo de meus anseios na loteria, como acertar a Mega-Sena acumulada. Vale arriscar. Jogadores não têm obrigação de golear, precisam mesmo é de jogar com raça e ganhar. Em 109 anos sempre foi assim, com determinação, sob as mesmas cores e o mesmo nome.

É pela tradição que o Atleticano exige qualidade dos jogadores em campo. No Horto, desde sua reabertura, em 2012, escrevemos páginas importantes de nossa história, substanciais ao futebol mineiro e brasileiro. Estamos pela quinta vez consecutiva na Copa Libertadores da América. Em 2013, o Brasil e nosso continente se renderam ao futebol alegre e envolvente do Galo. Roger Machado tem o compromisso de repetir o feito, como a habilidade e condição de Cuca.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Até o momento, nossa expectativa não foi retribuída. O Torcedor precisa ir ao campo e incentivar durante 90 minutos. Jogadores, comissão técnica e diretoria, em contrapartida, precisam trabalhar e vestir a camisa preta e branca, com listras verticais, considerada nossa segunda pele.

Não existe ser mais ou menos Torcedor, sequer “doente”, até porque tal condição pertence aos não Atleticanos. Cada um torce do seu jeito. Com os preços praticados nos ingressos, pessoas de menor renda são impedidas de ir aos estádios. Domingo, na partida com a URT, será uma boa oportunidade do antigo “geraldino” ver nosso time do coração. Vinte reais é bastante racional e facilitador.

Vou aproveitar a semana santa de modo diferente. Tradicionalmente, sempre reservo esse período para rever parentes e amigos, em Araxá. Saio na sexta cedinho, passo o sábado lá e retorno na madrugada de domingo. Se para minhas irmãs domingo é dia de missa, para o Atleticano é dia de ver o Galo. Em nome dessa devoção Atleticana, a única coisa que peço a cada jogador é compromisso.

Vencendo hoje, por dois ou mais gols de diferença, asseguramos provisoriamente a liderança do grupo. Superando a equipe de Patos de Minas, no domingo, podemos, por exemplo, preservar Luan e Leonardo Silva, imprescindíveis nas fases posteriores da Libertadores.

Vamos lá, Massa, lotar o Independência e mostrar para este ridículo Coelho que o Horto é do Galo, assim como a Pampulha, o bairro Califórnia e toda a Belo Horizonte.

45 thoughts to “Jogar com compromisso e raça”

  1. Aprendam: no CAMpo não vamos p/ ver o GALO ganhar,no CAMpo vamos p/ fazer o GALO ganhar… De novo : RESPEITA o GALO porraaaaaaa…?????

    1. Não me convenceu, tinha que ter feito 8 ou mais gols, time fraco o valor do passe do Marcos Rocha compra o time deles inteiro, pode não ter mais bobo no futebol, mas o PSG tomou 6 do Barça, vamos esperar tomar mais 6 para mudar? Sendo que só falta comando? Este time é tão inferior ao de 2013?

  2. Recado aos cornetas de arquibancada- um punhado aqui do lado. Torcedor que não viveu a época de vacas magras, geração torcida nutella pós 2013- RESPEITA o GALO porraaaaaaa….!!!!

  3. Diego do Flamengo se machucou no jogo de ontem, vai precisar de artroscopia no joelho prazo de 4 a 6 semanas para recuperação está fora do jogo Flamengo x Atlético MG dia 13/05/2017.
    Que o Galo comece o Brasileiro vencendo, e quem sabe a conquista do Brasileirão 2017 que seria muito bem vindo…

  4. Outra coisa, inadmissível torcedor do GALO, que está acostumado a jogar Libertadores, ir pro campo imaginando que vamos golear. Coisa de menino cabaço. Libertadores não tem jogo fácil, seja em casa ou seja fora. 1 a 0 é excelente resultado. SAN

  5. Os que foram assistir o GALO ganhar, fiquem em casa, os que forem AJUDAR o GALO a ganhar, sejam bem vindos. Vamos que vamos. todos os cornetas, derrotistas e derrotados por natureza, fiquem em casa, no sofá. Campo é lugar de torcedor de verdade. SAN.

  6. A falta de gratidão, de reconhecimento com quem colaborou com nossa história é, seguramente, uma falta muito grave: o Flamengo ontem exibiu painéis exaltando os heróis da Libertadores/81, Zico em primeiro plano, claro… Mas se esqueceram, inexplicavelmente, indesculpavelmente, dele, José Roberto Wright… Oh, Flamengo, isto não se faz!!!

  7. A massa anda desconfiada tanto com o técnico, quanto com o elenco. Isto se deve ao fato de nossa performance junto aos timecos que enfrentamos até agora, especialmente um lá do lado frio da lagoa. Mas creio que a partir de hoje a história mudará e finalmente iniciaremos uma nova trajetória. Porque? AQUI É GALO….P….!!!!

  8. Prezado sr.Eduardo, o Galo não precisa de ficar tomando conta de incentivos externos aos outros concorrentes, entrando em campo com raça e determinação, dando sangue pelo resultado, que qualquer adversário é fichinha para nós.abraços. Ps: dia destes, ví vc, mencionar ataques á sua pessoa e coluna,e penso:vá entender essa gente.

  9. Boa tarde Eduardo e Massa ! hoje vão ser 4 x 0 , 2 do Fred , 1 do Otero de falta e um do Luan na raça AQUI É GALO P………………………..

  10. Tomara que esse ano o Atlético escreva uma história linda como a de 2013.
    Essa Libertadores vai nos dizer muito, temos um elenco caro que precisa dar retorno ao investimento e a nossa torcida apaixonada.
    Acabo de ver os melhores momentos dos dois jogos contra o Internacional em 2015 deu até raiva.
    As falhas individuais acabaram com nosso sonho, assim como foi no ultimo clássico.
    Falhas bisonhas como no primeiro jogo no empate no Independência 2×2 contra o Internacional 2015.
    Primeiro gol falha bisonha do Marcos Rocha, errou o passe e entregou o gol, advinha com quantos minutos de jogo?? 1:30min igual no clássico, parece que ele entra desligado, tem que ficar ligado meu filho.
    Segundo gol falha bisonha de toda a defesa mas pelo lado do Marcos Rocha.
    Segundo jogo vitória do Internacional 3×1
    Primeiro gol falha do Leonardo Silva, não aguenta correr.
    Segundo gol falha do Carioca, não cortou direito e entregou para o Dalesandro.
    Terceiro gol falha bisonha do Dátolo, deu um passe para o Lisandro Lopes.
    Este ano que tudo dê certo e agente alcance nossos objetivos, mas se fracassarmos de novo, é hora de renovação o fim de um ciclo como:
    Marcos Rocha, Leonardo Silva, Carioca, Robinho, etc
    Torço para que esse grupo se feche como em 2013, se concentrem ao máximo para evitar esses erros bisonhos, principalmente no inicio dos jogos, né Marcos Rocha, joguem com Raça, e honrem essa camisa, pois aqui é Galo!!!
    Só lembrando que o técnico na Libertadores em 2015 era o Levir Culpi, o problema não é o técnico e sim os jogadores, trazer o Cuca de volta sem uma reformulação não adianta nada.
    É a ultima chance para muitos jogadores que estão aí, tomara que agarrem essa chance.

  11. RAÇA RAÇA RAÇA… GALOoooo…!!!
    _ Não espero placar elástico,pela quinta vez consecutiva esta competição ensina que nela em muitos momentos o menos é mais . Tem moleza não … ! Abençoado seja o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO … time do povo com as mesmas cores e mesmo nome desde SEMPRE! ?GALO

  12. Quem bom que vamos ter Otero e Luan, gosto do estilo deles. Isso que precisa, garra, vontade, sangue nos olhos, raça e disposição. Se eles conseguir contagiar a torcida e o restante dos jogadores Galo e candidato a tudo que disputar. Não acredito muito em esquema tático, acredito em disposição, se cada um der o seu máximo e jogar com vontade como tem que ser a qualidade dos nossos jogador vão aparecer.

    1. Márcio, achei interessante seu comentário e tenho também essa opinião. Acho muito chato esse matematiquês futebolístico. É um tal de 4-1-4-1, 4-4-2, 6-4-0. Durante muito tempo o esquema era 4-3-3. Isso significava que os times tinham dois “pontas”. O Ponta é uma profissão aposentadada no futebol. Sorte deles não? Infelizmente, pra gente, que gosta de futebol, não é bom! Nós tempos da arquibancada de cimento do Mineirão, quando o ponta pegava a bola, a torcida levantava. Isso porque o o cara geralmente era um “curisco”! Corria pra caramba, driblava muito e, na maioria dos casos, cruzava bem, na cabeça do centro-avante. A torcida ia ao delírio! Desse naipe, eu vi o Sérgio Araújo, Edivaldo, Euller, Marques. Sim, o Marques era ponta, mas já não era mais sua profissão já não era mais descrita assim. Time que tinha ponta bom e camisa 10 inteligente lavava a égua! O Zagallo foi o primeiro a avacalhar a coisa. Não era ponta e ficava ali, tirando o lugar do Edu na seleção. Pra quem​ nunca ouviu falar no Edu, era um ponta do Santos, que fazia misérias. Tinha um outro muito bom, o Garrincha. Já ouviram falar? Já né. Essa profissão já foi a alegria do futebol. Foi abolida em nome da retranca e dos esquemas táticos. Tudo bem, todo mundo hoje tem que marcar. Antigamente, precisava de pelo menos dois pra marcar ponta bom. Atualmente, quem tem a incumbência de suprir a função do ponta é o lateral. Mas eles não driblam mais como os pontas, não correm tanto como os pontas e não marcam tão bem como os laterais antigos marcavam os pontas. Se eu fosse técnico e quisesse criar algo novo no futebol, formava uns pontas na base. Ia pegar todo mundo de surpresa.

  13. Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Fazendo ressalvas *ele e vestir, eita ferro!, agora ficou bão.
    #voufestejar!voufestejar!oteusofreroteupenar!.

  14. Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Fazendo ressalva, *vestir.
    Queria ver as expressões e reações do Elias e companhia ltda, que chegaram ao galo recentemente, ao verem a tradicional “rua de fogo!”.rsrsrs
    #voufestejar!voufestejar!oteusofreroteupenar!.

  15. Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Hoje é o dia “D” para o galo e para toda a torcida alvinegra, estes mais de 8 milhões esparramados pelo Brasil e Mundo afora. O ano do Atlético começa às 19:30h da noite desta quinta-feira e como você bem escreveu o atleticano espera “raça e dedicação” dos jogadores, na partida contra Sport Boys-Bol.
    Estou com um bom pressentimento de que veremos esta mudança de atitude e postura do time, o ambiente na cidade do galo foi “diferente”, o clima de libertadores e as faixas na entrada, foram o cartão de visitas, que corroboraram as palavras do Rafael Moura, na entrevista que el concedeu logo após o segundo clássico.
    Como amanhã é feriado, hoje é dia de colocar umas “mofadinhas para gelar”, vestirr o manto, colocar a bandeira no carro ou na janela de casa e fazer aquela festa, que só nós galistas sabemos fazer!.#voufestejar!voufestejar!oteusofreroteupenar!.

  16. Bom Dia a todos: a principio, entendo que devemos esquecer retrospectos. Certo! Ganhamos vários jogos no Independência, mais também tivemos derrotas humilhantes para equipes modestos (Tombense, Tricordiano) e outras “dolorosas”, como para Grêmio na CB/2016. Portanto, passou, vai para a história! Eventual”goleada”, será consequência da postura do time campo. Não assisti o jogo do adversário contra o Libertá. Assisti parte de Libertá e G. Cruz (1 x 2), ambos fraquíssimos. Acredito que o Sport vem numa tremenda retranca. Temos o favoritismo, mais também obrigação de vencer. Senão amanha (Sexta-Feira Santa) , vai haver muito choro e “ranger de dentes.”

  17. Começou a bandalheira , dinheiro entra em campo . Se parmera crefisa não marca o terceiro gol, o jogo iria até hoje , até sair o gol . Começou , grana não respeita fronteiras , olho vivo, participantes , esta comebol é o braço armado da máfia.
    Parabéns Remus , dá desanimo de ver os outros times suarem sangue e os mascarados andando em campo, mais uma vez parabéns aos colegas atleticanos que fixaram as faixas. E não se esqueçam que não é somente hoje , com o calor da nossa fantástica torcida , raça e comprometimento sempre.

  18. Eduardo e amigos, bom dia!
    Não estávamos errados, tudo aquilo que debatemos há meses neste blog foram afixados naquelas faixas nos muros da Cidade do Galo.
    A presença e a cobrança por parte de nosso Presidente foi tardia, mas oportuna.
    Que o time fique ligado desde o inicio do jogo para se evitar desatenção e levar gols logo no inicio do jogo.
    Cobramos vitória, nem que seja por meio a zero.
    Daqui pra frente o erro, a desatenção, a apatia não são permitidos.
    Pra cima deles Gaaalllooo.

  19. Bom dia, Amigos do Galo!
    Eu já estava com um comentário engatilhado, mas ele foi acometido de ejaculação precoce logo após ler um comentário dizendo que se víssemos a disposição dos outros na Libertas desanimaríamos… Eu desanimo é de ler atleticano mariado ou maria infiltrada… Não é possível!
    O Time não está bem. Primeiro ponto. Instável. Todos percebemos isto.
    Se o Galo logo entrar e enfiar uns 9×2 neste time da Bolívia, claro que será uma beleza de se ver… Agora, o que eu tenho feito também é ver jogo dos outros, torcendo contra. O que vi? O que foi que eu vi que se acontecer com o Galo será um falatório sem fim?… Vi um time do Sul enfiar 3×0 no primeiro tempo e tomar um sufoco danado no segundo e por pouco ceder o empate. Vi um mingau de time fazer 2×0 no Atlético do Paraná e quase sofrer o empate no segundo tempo. Vi um Palmeiras ganhar com um gol aos 54 minutos. Sorte ter havido logo este gol senão estariam jogando até agora. Ai, ai, ai, se alguma coisa destas acontece com o Galo logo!
    Agora, se acontecer, a vitória vier, por favor, gol aos 54 min, sufoco em alguma parte do jogo, ouça bem: lugar de corneta é junto das muralhas de Jericó… Aqui é Galo!!!
    Saudações Atleticanas

  20. Libertadores não é pra qualquer um! Pra ganhar tem que ter RAÇA e AMOR A CAMISA! Duas das maiores características do GALO! Sabemos disso! E, hoje, podem ter certeza, no CALDEIRÃO DO GALO”, com a massa empurrando e todos os jogadores com espírito de Luan e Otero, o Sporting Boys “num vai aguentarrrr”!!!! KKKKKK!!!! Vamos lotar o Caldeirão do GALO para lembrar o nobre deputado presidente do “melequinha” que sem o GALO e a MAIOR DE MINAS o Independência volta a ser o que era! Ou seja; deixa de ser CALDEIRÃO DO HORTO para ser Caldeirão do MORTO!!!! KKKKKK!!!! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

  21. Saudações Alvinegras!!! Hoje é dia de não conseguir trabalhar, pois a cabeça funciona somente em modo Preto e Branco, é dia de ver Luan transformar a apatia dos companheiros em garra e mostrar que no Galo tem que ser diferente. Vai pra cima deles Galo!!!

  22. Parabéns aos nosso amigalos que colocaram as faixas na cidade do Galo.
    Tenho certeza que representou milhares de Atleticanos, queremos RAÇA E AMOR.
    Ontem vi alguns jogos da Libertadores e fica o alerta todos jogando com muita RAÇA!!!
    O Flamengo com Diego e Guerreiro assumindo a responsabilidade, é o que o Robinho e Fred precisam fazer.
    E o Palmeiras mesmo com o melhor elenco com muita dificuldade e ganhando os jogos depois do 50 minutos, fica aí mais um alerta a Crefisa tá investindo pesado para o Palmeiras ser campeão mundial, essas vitórias com o juiz dando mais de 5 minutos de acréscimo sei não hem!!!
    Se pegarmos o Palmeiras vamos ter que ficar ligados com o juiz, todo cuidado é pouco.
    Vai pra cima deles Galo ôôô!!

  23. Muitos já disseram que libertadores não tem jogo fácil, verdade, só fica fácil se acontecerem situações favoráveis durante o jogo. Jogar com bravura, ir em todas as disputas como fosse o último prato de comida, comer a grama se necessário. Jogadas de efeito, gracinhas somente depois de uma grande folga no placar, nada de enfeitar e menosprezar o adversário. Nosso time é bom, precisa encaixar e vibrar, criar o espírito de equipe, sem individualismo e estrelismo. se o Roger conseguir formar este espírito vamos ter muitas alegrias este ano. Força Galo Forte e Vingador das Alterosas. Aqui é Galo.

  24. Sonhar é bom, mas sabemos que na libertadores não tem jogo fácil, independente do nível de time que for o adversário.
    É jogar sério, pro time , com muita vontade e luta até o fim da partida.
    Quem assistiu os jogos de ontem, confirmará isso.
    Sabemos como foi ganhar a libertadores, teve jogo fácil?
    Então Galo, vamos buscar.
    Vamo que Vamo…
    Eu A C R E D I T O!
    GALÔÔÔÔÔÔÔÔÔ!!!

  25. Com Luan e Otero, e a massa empurrando, o resto do time vai se contagiar com a raça e a força do Galo. O Sport Boys não vai guentaarrrr….

  26. Bom dia, xará! Não crio a menor expectativa para goleada. Quero ver empenho, aplicação tática e muita vontade. Se for jogo duro, 1×0 me basta, desde que o time apresente estas características. O outro time virá com o ônibus estacionado, tentando o contra ataque, penso. Apenas tomar este cuidado, além tb do controle da ansiedade da torcida para não contaminar o time com este sentimento.
    Vamos vencer, eu acredito!

  27. Bom dia, Eduardo e atleticanas e atleticanos com os corações lotados de esperança para o jogo de hoje. Bom dia e parabéns aos atleticanos autores daquela faixa no muro da Cidade do Galo. Ali está descrito o anseio de todos os torcedores do verdadeiro maior de Minas. Raça, suor, sangue e até lágrimas é tudo o que essa torcida espera de nossos jogadores. Hoje é dia do Roger esquecer a fala mansa e ensinar para seus jogadores que eles têm de parar de ter medo de queimar o pezinho com a bola. Bola não queima, dirá o Roger, ainda no vestiário, durante a preleção. Ela não tem vontade. É sua escrava. Domine-a. Dentro do campo você é o senhor, mande, comande, determine, a bola vai te obedecer. Faça dela o que quiser, mas, faça direito. Com garra, com energia, com vontade de ser campeão como pede aquela faixa lá fora. Lembre-se tem mais de oito milhões de corações pulsando por você, esperando a sua ação certeira, sua gana e coragem. Vocês são os melhores, os mais bem pagos. Mostrem para que servem e ganhem a admiração, o louvor e o carinho da melhor massa de torcedores que tem no mundo. Sintam o inestimável prazer de ser carregado em mais de oito milhões de corações. Isso tudo dito em tom de voz forte, agressivo sem ser intimidador, mas, eloquente. Uma verdadeira aula de entusiasmo. Pode até imitar o Luxa e dizer: Não é proibido jogar bem e vencer. É isto que todos esperam de vocês e é isto que tem que encher os seus corações. E por aí vai. Aqui é Galo sempre. Galo vivo e com a faca nos dentes.

  28. Quando vc vê a disposição que os times estão jogando essa Libertadores – tanto os gringos quanto os demais brasileiros – vc desanima. Muito difícil o Galo conseguir avançar nessa Libertadores.

    1. No inicio do ano passado, assim que o galo fez a crocodilagem com o Levir e trouxe Diego Aguire eu vim aqui e disse: VAMOS TER UM 2016 EM BRANCO! Me chamaram de mimimi, corneta etc! E quando contrataram esse treinador para vir fazer teste aqui no galo eu repeti: 2017 TAMBÉM VAI PASSAR EM BRANCO! Más por incrível que pareça, dessa vez não fui chamado pelos mesmos adjetivos! Mas ainda assim vamos passar 2017 em branco e com algumas vergonhas mais, porque já passamos por 2 esse ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *