Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo é nossa Religião

Como faço, ocasionalmente, abro espaço para alguns amiGalos dividir conosco casos de sua Atleticanidade. Hoje, trago o Gustavo Oliveira – professor de Educação Física lá em Formiga – que comenta sua crise de abstinência desse curto período sem Galo. Coisa de louco!

Deísta, me pego desde o dia 18 de março sem exercer minha religião preta e branca. É meio difícil não ver meu Galo num domingão. Religião é fogo! Temos que respeitar todas! Não entendo o porquê de minha esposa ainda se chatear diante do mau humor causado pela abstemia relacionada à toda essa situação da nossa fé. Domingo sem jogo do Galo não é domingo. Ponto.

Acaba logo domingão (26)! Por volta das 12h30 fui convocado a almoçar. A Andrelina já tava meio brava comigo porque desde terça (14) rolou por cinco ou sete vezes a reprise do vídeo da “Água Sagrada do Bruxão” naquele lance contra o São Paulo na Libertadores. Na sétima vez que cliquei no vídeo recebi protesto até da minha filha Isabela, que queria ver um herói Mandaloriano num canal de streaming. Eu queria rever a bruxaria ‘uai’. Religião é fogo!

O Galo é devoção. Desnecessário explicar isso no ‘Canto do Galo’. Elementar. Todo leitor entende e sabe que a Andrelina tá errada. Ela tem que respeitar nossa religião!

Já não basta ter brigado à toa no inverno de 2019, quando me pegou chorando na janela e levou susto, coitada:

– “Por que você está chorando?”

– Estou lembrando do dia mais feliz da minha vida!

– “Qual foi?”

-Dia 25 de julho, quando o Galo foi campeão da Libertadores!

Ela saiu nada de fininho. Não foi dócil. Fez descaso com nossas crenças.

Moro na beira de uma lagoa em Formiga-MG. Inverno firme, nebuloso. Em julho eu normalmente choro por três (ou quatro) vezes lembrando do gol do Léo Silva – o mais importante da história da nossa Entidade, diga-se. Toda vez recebo o cortês desdém dela diante das emoções por culpa do Léo Silva. Um dia ela vai me entender. Tenho fé! Fé verdadeira, não aquela que evacuou do estádio.

A Andrelina nasceu no Piauí. Elesbão Veloso. Cidade do semiárido nordestino que fica a 160 quilômetros da capital, Teresina. Entre choros e rezas, teve de entender na base da raça o que significa pra gente essa religião politeísta dos reis Rei, Ronaldinho, Hulk, Léo e Victor.

Em 2021 passei por outra provação. Bahia fez e ela estava experimentando vestidos (provavelmente comprado na famosa Shein). Me pediu opinião: Ficou ótimo! Nem precisei olhar porque eu confio no bom gosto dela, mas ela achou ruim demais comigo pelo fato de eu não ter olhado. Era que o Hulk estava cobrando um pênalti ué. 2 a 1.

-”Meu amor, veja se gostou desse outro?!” 2 a 2. Marcos marcou (Deveríamos chamar o Keno pelo nome de batismo. Ele se chama Marcos).

-”Beeeemmmm!? Veja esse!”. Nathan deu a bola e o Marcos virou.

Chamei ela e meus dois filhos (a Isabela e o Vítor) e dei uma palestra de 15 minutos. Expliquei que toda pessoa tem paixões, amores e religião. Disse que no meu caso isso se resumia, nessa vida e nas próximas, ao Clube Atlético Mineiro. Falei que esperava por anos ‘essa’ taça, que os amava e que deveriam entender minha devoção e emoção.

Lógico que os meus me entenderam. Fui pra rodoviária comemorar. Fuzuê, amor e festa. FormiGalo.

A Andrelina até hoje morre de ciúmes da nossa louca religião preta e branca.

Ó, quão bom e quão suave é ver o Hulk e o Paulinho em união.

* Gustavo Oliveira é professor de educação física.

* fotos: arquivo pessoal

52 thoughts to “Galo é nossa Religião”

  1. Parabéns Gustavo pelo comentário e tb ao Mestre Eduardo em permitir vc nos alegrar. Li tudo e todos comentários. Aprovo tudo. Acho que os 4 R’s são responsáveis pelo que está acontecendo no nosso Galo. A ARENA foi dito no planejamento que seria um valor hj está mais do dobro.
    Um alerta: o Hulk tem que parar de reclamar a tudo. Deixa para o capitão, treinador, diretoria, etc. Caso contrário, como estão as coisas, podemos ser prejudicados.
    Aqui e Galooo p**** em Volta Redonda-RJ.

    1. Olá Magno! Volta Redonda é preta e branca. Sinto confiante que vamos e muitas alegrias esse ano. Abraço grande!!!!! Aqui é Galo!!!!!!!

  2. Todo Atleticano têm uma história pra contar e essa aí do Gustavo tá muito bacana… chamou atenção no texto o nosso GALO brigando pra virar o jogo contra o Bahia valendo o caneco do Brasileirão 2021 e a patroa chamando pra ver como ficou o vestido novo… kkk… tudo pela família Gustavo!!!

    OBS.: quem é essa FMF com esse lixo de departamento pra decidir que foi penalti??? Querem fazer média??? Com quem??? Com o bobão e falastrão Prefeito de São João Del Rei ou com o nosso adversário da final do Mineiro que pediu árbitros de fora??? Como não podem fazer muita coisa, afastam o árbitro pra tirar o peso da responsabilidade de ter escalado o cara pra apitar… lixo de Federação!!!

    1. Hehehe…. exatamente isso! Foio tenso e intenso. Tudo pela família ATLETICANA!!!! Abraçaço, Hendel! Que bom que gostou da crônica.

  3. Bom dia Massa e Guru

    Belo texto meu caro escriba.
    É verdade que grande parte da torcida e o próprio clube em busca de receitas, queriam as saídas de Ademir e Sacha, mas não pensaram nas reposições pois nosso plantel está igual cobertor curto, principalmente no tocante aos homens de frente.
    Sei que hoje não temos grana para contratar e sinceramente temo na necessidade de usarmos a base para suprir as saídas.
    Este seria um processo natural, mas a nossa base não passa nenhuma confiança em ter jogadores de qualidade e nossa torcida não tem paciência.
    A pergunta que fica: será que nestes times de outros estados ou da série B, não existem jogadores que possam vir pelo menos como apostas para as reposições?

  4. Graças a DEUS eu sou GALOOOOOOOO..
    e ele está no coraçãoooooo…
    ele ganhannndo….
    ele perdennndo…
    sou ALVI-NEGRO de coraçãoooooo…!
    Pique no lugar e flexão,né não Gustavo de Formiga!?
    Saudações Atleticanas

    1. Pra não enfartar com o Galo tem que manter a saúde do coração em dia! Tanto que morreu muita gente nesses anos citados. Enfarta fácil. Tem que preparar. É sério! Rs.

  5. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Obrigado, Gustavo de Oliveira, por nos brindar com esse belo testemunho de atleticanidade. Como dizia o mestre do jornalismo, Drumond:”…….ser atleticano é como casamento. Na saúde e na doença. Nas alegrias e nas tristezas. Mesmo quando a doença parece não ir embora. E as tristezas teimam em permanecer…..
    O atleticano não torce por um time. Torce por uma nação”.
    Abraço.

    1. É exatamente isso Ângelo! O que rolou no texto não é 13% do que podemos contar. Todos nós vivenciamos isso quase que semanalmente. Só os todos insuportavelmente apaixonados pelo Galo.

  6. O jogo do Galo x Atlethic vai ser anulado porque uma “autoridade” disse que Everson cometeu penalidade. Portanto sábado jogarão América x Atlethic. Além disso o Galo não vai poder jogar a Libertadores porque está quebrado e sem condições de arcar com as despesas. Portanto serei Galo até onde der.

  7. O GALO que fique esperto nos bastidores. O jogo sujo tá sendo jogado nas finais do MINEIRO. Tribunais com decisões estranhas em jogo já realizado. Mídia divulgando com grande ênfase. Estão preparando o campo para os 2 jogos contra o América. Não basta só jogar futebol, a diretoria tem que ser forte nos BASTIDORES, assim também se ganha campeonatos. Não pode dar mole para esses adversários.

  8. Prezados, pelas imagens divulgadas ontem, tanto o uniforme alvinegro como o uniforme branco, que serão lançados pela Adidas, são os mais feios desde os horrorosos lançados pela Topper em 2010. Feios de doer! PS: a FMF reconhecer erro de arbitragem naquele lance normal, de jogo, na semi final do estadual contra o Athletic, não quer dizer absolutamente nada. Aliás, aquele foi o único acerto relacionado a penaltis naquele confronto, pois os dois marcados no primeiro jogo, convertido pelo time de São João Del Rei e perdido pelo Hulk, igualmente não foram nada. Sigamos, hj de olho no sorteio da Copa do Brasil. SAN

    1. Concordamos,prezado!
      Aquela linha da Rainha da década de 1980 é imbatível,e, para errar nossa segunda pele o designer tem de ser muito preguiçoso e deve piorar mais ainda com a nova “inventisse” q anda na boca miúda da torcida, patrocínio vertical p tudo qto é espaço dela. Sem contar q agora acabou a piada com a código de barras do grêmîô. Sigamos,meu irmão! Forte abraço
      Saudações Atleticanas

  9. Bom dia xará e amigalos!
    Belo texto do Gustavo Oliveira! Torcer para o GALO é PAIXÃO ETERNA! Essa abstinência de jogos do GALÃO afeta profundamente a todos nós….
    Pergunta do dia: Quando é que o GALO irá resolver essa PENDENGA(fruto da irresponsabilidade de dirigentes incompetentes) e pagar o prêmio da Mega Sena ao Sr. André Cury???? Daqui a pouco ele irá reivindicar toda a Arena MRV pra ele. Fiquem de olhos bem abertos Presidente Sérgio Coelho e 4R’s!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Oh Ernest, você eleger, Reinaldo, Hulck e Ronaldinho, com G3 do Galo. Na minha opinião, Di Santo, Godim e Lucas Hernanes, foram o trio dos piores estrangeiros que vestiram a camisa do Galo!!

  11. Bom dia Eduardo e Gustavo.
    Meu comentário hoje é de muita preocupação, acabo de ler uma reportagem do Deus me dibre onde nos relata que até a Arena MRV tá cheia de empréstimo e com as receitas adiantadas em 8 anos.
    Ou seja é 8 anos o Time sem ver a cor do dinheiro que a Arena pode gerar.
    https://deusmedibre.com.br/atletico/luiz_felipe_costa/juros-pagos-pelo-atletico-sao-maiores-que-a-expectativa-de-receita-da-arena-mrv-por-ano/
    Se juntarmos isso com a dívida do clube de mais de 1.5 Bilhão e o juros alto temos noção do tamanho do problema.
    O PIOR QUE ESTÃO APOSTANDO TODAS AS FICHAS NA SAF, E ATÉ AGORA NENHUM CLUBE ME CONVENCEU QUE A SAF É UM BOM NEGÓCIO…
    Preocupação total por isso sou totalmente a favor de venda de jogadores principalmente os que não estão rendendo e completa o elenco com jogadores da base ESSE É O ÚNICO JEITO DE NÃO CRUZEIRAR.
    Saudações!!

    1. Sinceramente. A nossa SAF precisa ser, entendo eu, bem diferente dessas que estão aí. A Arena se chama Arena Vencer Complexo Esportivo Multiuso SPE LTDA. Será que conseguem atrapalhar a gente na justiça, como tenta o tal empresário?

    2. Prezado AmiGalo, Pablo de Oliveira, entenda de uma vez por todas: se a LEI DA SAF for mantida como está, é um excelente negócio (na minha opinião é um negócio desonesto, mas excelente) porque perpetuará o CALOTE. O legislador entendeu (tentando fazer os cidadãos de otários) que a SAF não é sucessora das dívidas da Associação. Como se sabe, nos próximos 10 anos a SAF passará à Associação 20% do lucro para o pagamento das dívidas (se não de lucro, foda-se, mas isso não encontra referência na lei!!!). Se ao final dos primeiros 6 anos 60% das dívidas não forem quitadas soma-se esse saldo aos 40% restantes e a Associação (com os mesmos 20% do lucro) terá mais 4 anos para pagar. Veja bem: Quem paga é a Associação (naturalmente se tiver dinheiro e patrimônio para isso). Percebeu a maravilha do negócio?

      Em relação à ARENA MRV, cuja receita já estaria comprometida nos primeiros 8 anos de operação (não discuto se isso é verdade ou não, pois não tenho embasamento par tal), basta que a gestão do estádio faça gerar um lucro maior do que o projetado utilizando esse “recurso extra” para redução do prazo da dívida. Penso (mas posso estar errado, naturalmente) que as pessoas que estão à frente da gestão do estádio trabalham com essa expectativa e quando projetam um lucro anual de R$ 100 milhões (é o que dizem) podemos estar certos que o que se pensa internamente é que esta receita será maior. O resto é fofoca para render “clicks” em matérias sem embasamento da real situação ou inveja de nós sabemos quem. Abraços!

      1. Obrigado pelo esclarecimento Teobaldo, agora mais do que nunca vou torcer para SAF logo e mandar esse CHATO DO ANDRÉ CURY PARA PQP!!!!!!
        Pena que ele conseguiu bloquear 14 milhões mesmo assim ainda faltam 50 milhões e torço pra ele se fuder pois não quiz um acordo querendo ferrar com o Galo,

      2. Caro Teobaldo!
        Você deu um nó na cabeça deste velhote!
        Então a SAF, como um excelente negócio desonesto, é um negócio entre SAFados?
        Abraço.

        1. A sigla SAF é sintomática, Ângelo! Só para esclarecer: sou radicalmente contra a Lei e seu espírito de corpo que só visa beneficiar quem investe, em detrimento do lado fraco da história (principalmente quem tem créditos a receber, alguns inclusive com o aval do judiciário). A minha crítica não se relaciona com a SAF do clube “x” ou “y”, mas, sim, com a lei. Agora, se o texto da lei for mantido nas esferas trabalhista e superior do judiciário (o que felizmente não vem ocorrendo na primeira instância), o calote estará definitivamente OFICIALIZADO. Aí todos os clubes devem se transformar em SAF e danem-se os credores (eu não defendo isso, mas essa será a realidade). SAFadeza pura, meu decano preferido, com as bençãos do nosso Poder Legislativo. Abraços!

  12. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Sugiro uma pesquisa no site da Itatiaia, para verificar a publicação da Ouvidoria da Federação Mineira, reconhecendo e fundamentando que foi pênalti a favor do Atletic, inclusive, anunciando a punição do árbitro da partida. Então errado não está 9 América em reivindicar árbitro de outro Estado para a final do mineiro. Que ganhamos o título no campo de jogo, sem ajuda e nem prejuízo de arbitragem.

    1. Vi essa postagem, inclusive o vídeo do presidente da Comissão de Arbitragem – que atende por Juliano -, que me faz voltar no tempo. Foi esse moço, parece que agora é até vereador, que na primeira partida do SeleGalo fez uma das maiores lambanças já vista no Mineirão. Vencíamos por dois a um, até que ele (então soprando o apito naquela partida) virou o jogo nos minutos finais. Uma penalidade, depois reconhecida como equivocada, e o outro gol em completo impedimento. Daí me ocorre, qual a autoridade tem um sujeito desse para vir à público fazer o que ele fez. Esse e tantos outros, que atualmente têm um microfone à frente da boca. Sou crítico das arbitragens, afinal o trauma é enorme, e no sábado vamos ter no apito outro que amanhã pretendo falar de seu histórico recente. Sigamos!

      1. Bom dia!
        Nunca tinha visto ou ouvido essa tal ouvidoria.
        Ela se pronunciou no primeiro jogo em São João?
        Dizem que a diretoria do Atlhetic se pronunciou reclamando junto a FMF.
        Não sabia que esse time tinha diretoria, pois só via ou ouvia o tal prefeito, perfeito, idiota.

      2. E no exercício da vereança acovardou-se e não compareceu uma seção de votação quando a Câmara Municipal julgou um determinado ex-presidente envolvido em trocentas falcatruas, como fartamente documentado e comprovado já naquela época.

      3. Meu caro amigalo Eduardo, se me permite a ousadia de sugerir um tema.. Escreva sobre o porquê do Atlético incomodar tanto o establishment do futebol brasileiro… Vejo na mídia uma campanha feroz para insinuar erros e favorecimentos de arbitragem (ex. Globo Minas e seu patético personagem de BBB até essa presepada do dia do hoje vindo da própria Federação Mineira que coloca pressão conta nosso Galo na arbitragem da final, de forma desnecessária). Vejo também darem espaço enorme para qualquer um que se proponha a falar mal ou desdenhar do Galo… A exemplo a repercussão dada a um comentário medíocre de uma jornalista do eixo comparando a Arena MRV a um bolo… Porque incomodamos tanto essa gente? Melhor aceitarem logo que o nosso time é imortal….

  13. Ótima prosa, Gustavo Oliveira, lá de Formiga que faz parte da RMBD (Região Metropolitana de Bom Despacho)…

    Rsrsrs…

    Concordo que o Atlético é nossa religião, nosso Manto é sagrado e nossa fé inabalável (“Eu Acredito”).

    Lembro sempre de uma faixa que a Torcida sempre estendia nos jogos do antigo Mineirão:

    ” Deus no Céu e Galo na Terra”…

    Da citação de seu texto sensacional eu diria que os “Três Reis Magos” do Atlético de todos tempos são o Rei Naldo, o Rei Naldinho e Rei Hulk. Leonardo Silva e Victor serão santos canonizados pela Massa. Há outros santos, como Dadá, o Trio Maldito (Mario de Castro, Jairo e Said), Zé do Monte, Kafunga, a dupla Donizete e Pierre e tantos outros…

    Parabéns, Gustavo e família!!!

    Vocês são merecedores de uma vida longa com felicidades e paz!!!

    1. Formiga é terra onde o rock respira aliviado. Mário de Castro é daqui. Bom Despacho também é terra boa!
      Como bem lembrou: Deus no céu e Galo na Terra! E viva nossos Reis.

  14. Bom dia a todos. Texto de atleticano que carrega a emoção de festejar as conquistas tão sofridas . Parabens pelo texto. Coincidentemente, estive ontem na cidade de Formiga, visitando a obra do novo Fórum. Só vi camisa do GALO.
    OUTRO ASSUNTO : Ninguém vai fazer nada c esse André Cury? Esses 4Rs, ficam caladinho só vendo o dinheiro correr pelo ralo? Não tem homem lá p enfrentar o cara? Ou tem rabo preso.? Tá phudendo c o GALO e eles estão caladinho.
    E ninguém processa esse cara pelas merdas de jogadores que ele colocou no GALO e que ainda levou dinheiro na recisao? Quem fez essa lambança? Quem é o responsável por aceitar essas contratações? Sai de boa do assunto, pq deve ter levado uma grana aí por fora. Se o GALO não tirar esse fdp da jogada o quanto antes, ele vai depredar o que nos resta.

    1. Obrigado, Schettini! Formiga é Galo. Desfilamos de “Carreta da Alegria” pela cidade depois a fácil final da CB, 2014. Nós próximos títulos, venha festejar por aqui!

  15. Show de bola! Eu falo que graças a Deus eu não sou atleticano. Porquê é uma doença, uma loucura eu não seria capaz de suportar a pressão. Atleticano é bacana demais, eu admiro muito, mas não teria coragem… Meu coração não resistiria. Texto espetacular!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *