Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo canta alto no terreiro de MG

Encerrada a quinta rodada, quase metade da fase de classificação (11 jogos), o Galo segue com 100% de aproveitamento. São 15 pontos em igual número possível, com exatos 15 tentos assinalados e apenas dois sofridos, saldo de 13 gols. O América, depois de outra vitória ontem, segue logo atrás com 12, porém seu saldo é de apenas três gols, sendo cinco a favor e dois sofridos. O coelho divide conosco a melhor defesa da competição.

São quatro vagas na fase decisiva, sendo assim, no momento estariam classificados o estreante Athletic de São João Del Rei e Caldense, com nove e oito pontos respectivamente. Para se ter uma noção da situação de momento, o Galo tem de saldo mais que o dobro do número de gols das outras equipes em tentos assinalados. São o próprio América, Athletic, Tombense e Pouso Alegre, todos com cinco gols marcados. (Acima quadro ilustrativo)

Em termos de saldo de gols, o mesmo América tem três e é o melhor entre os demais. Isso demonstra o que o nosso time projeta para a temporada de 2021. Tudo bem que é Campeonato Mineiro, torneio regional, sem adversários de muita expressão, porém é o laboratório para as competições nacionais e até mesmo internacionais que teremos pela frente.

Agora, já com o treinador tendo assumido efetivamente o comando da equipe, começam as definições de elenco. Cada um de nós tem uma visão diferente, e a bomba está nas mãos do Cuca para decidir com quais profissionais pretende trabalhar. O time alternativo, fogoso como se mostrou, deixou mais que boa impressão, além de evidenciar nomes que o treinador poderá recorrer eventualmente ou até mesmo de maneira definitiva.

Os seis garotos que voltaram para o sub-20 não podem e nem devem desanimar, ao contrário, precisam mostrar o mesmo ímpeto para alguma necessidade. Eu e alguns, ainda pensamos em lateral do lado direito, zagueiro e até num volante, mas caso o Cuca entenda que não ou até mesmo diferente de tudo isso, o problema e a busca de solução é dele. Cabe ao torcedor, que está blogüeiro, desejar que as coisas se encaminhem bem para o Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Mineiro também, claro, afinal o Galo é o único grande de Minas Gerais.

Vamos aguardar e torcer pela melhor definição, que será anunciada no decorrer do dia de hoje, relacionada ao seguimento ou paralisação da competição. Confio nas autoridades envolvidas no assunto, privilegio os cuidados que a ciência recomenda, entretanto creio que se pode encontrar uma solução que atenda às normas e protocolos de segurança sem prejuízo dessa continuidade.

Que os Deuses, todos os santos e a racionalidade prevaleça sobre todo e qualquer pensar individualizado. O momento é crítico, merece e está tendo os cuidados de quem tem essa responsabilidade. Ainda desejo, se assim o Criador permitir, viver muito e comemorar grandes vitórias e conquistas do nosso Clube Atlético Mineiro. Assim seja!!!

*imagens: 1) UAI/EM; 2) Pedro Souza/Atlético

17 thoughts to “Galo canta alto no terreiro de MG”

  1. O jogo de ontem , coelho fraquinho x maria agonizante foi um ultraje ao futebol, chamar aquela pelada sonolenta de classico é o fim dos tempos , aquilo náo pode ser futebol profissional , estes dois times tinham que ser paralisados para sempre

  2. Caros,

    Refrega?

    Veio o DICIONÁRIO. Como com tão ilustre poeta, NOSSO respeitável POETA, o dos agora longos e proféticos HAIKAI, ?…ainda + ( AQUELE q vê importância linda E POÉTICA no pezinho do Tostão e do Disceu lopes da vida y outros Perfume mil OU qq ladodelá e tantos outros fins dos tempos ROMÂNTICOS – KALIL, O Maior e q tá empregado no momento procurando crescer na área, por quebrar essa, logo nos obrigou a vestir ROSA!)…

    veja A ESCOLHER q tudo é entrar em critério de alguma perfumaria, com ares de amizade com o futebol raiz) > creio q A Senhoria entende essa linguagem decifrada? >

    CUCA é Telê Santana e vice versa > Briga de CACHORRO grande > Êta q a CACHORRADA sabe, é difícil, tem q RESPEITAR!

    Poderia ser apenas OPINIÃO, mas ñ é!, é FATO > dia desses, um desses do NOVO e do ReNOVO, q de NOVO num tem PORRA NENHUMA, contam estórias do passado e do futuro CONVENIENTES no EDITORIAL, dizia q CUCA ñ era uma opção da TORCIDA (digo TORCIDA, pq tem distorcida, aquelas q dizem q CAMPEONATO BRASILEIRO é difícil prá NOIS, coisa prá TIME GRANDE, q derrota é NORMAL e q temos q nos contentar, ter paciência com o FUTURO, qnd lá seremos GRANDES, a parir do estádio! Crüzës!) > O Novo e o ReNovo diziam então q CUCA ñ era opção DELE(s), portanto ñ era da TORCIDA!!!

    CUCA tem rejeição no CAM, de FATO, ñ há controvérsias? Creio q muito mais entre SIMPATIZANTES!!! Pq ñ é demérito, um time de TORCIDA como a do NOSSO GALO, torcida democrática…No nosso território TEM SIMPATIZANTES, sim srs! Aliás, tem de tudo qnt é tipo! Q ASSIM SEJA!!! Ou seja, NOSSO GALO ñ é lugar de UNANIMIDADES!

    Há quem ache OLAVO LEITE DE BARROS > VITOR e ROBERTO DRUMMOND juntos! Tranquilo! Há controvérsias, sim, mas ñ para DESMORALIZAR um ou outro, IDOLOS de tal ESTATURA…FATO!

    Obs.: STIVAL terá q se superar, SÓ ou APENAS uma mísera LIBERTADORES ñ vale nada > e é assim pq tem NEGO q tem a mesma MENTALIDADE próxima daquele SETTE UM, ñ o q é, mas o q era NOSSO PRESIDENTE, ou seja, a LA13 é passado, já era, Ñ VALE NADA!!! > Se vira nos 30 CUCA > o negócio agora é o BRASILEIRO e mais e mais…Apenas vale o FUTURO, O Ano q Vem CHEGOU!!!!

    FATO E VERSÃO > O OTIMISMO ñ É UMA FALÁCIA!!!

    AGORA CHEGOU A NOSSA VEZ (qnd tudo voltar ao NORMAL!!!)

  3. Zagueiro não, ZAGUEIROS, no plural, lembre-se que todo jogo de eliminatórias de Copa, copa América, o Alonso será convocado, e aí? Rever, Rabello, Gabriel são todos fracos!!

  4. Salve, Massa e Guru!

    Mesmo sem futebol no sábado ou domingo graças às bizarrices da Tv e da FMF, não temos o que reclamar: time em primeiro lugar absoluto com campanha invejável e nosso ex-rival dando um show de babaquice e se tornando a chacota nacional mais uma vez. Primeiro a temida parceria com o Raja, zombada até por seu ex integrante de diretoria e ontem para fechar o domingo com chave de ouro ninguém menos do que Samuel Rosa, querendo que a MRV patrocine as Marias. E pior levou o Jorge Nicola a entrar na onda em sua live!
    Vou pedir a gargalhada do Alex (gargalhada) emprestada! KKKKKKKK
    Samuel Rosa, volte pra sua música que é muito boa e ponto! Jorge Nicola seu canal é muito bom, não vá atrás de caça cliques!

  5. De fato, Cuca é um dos grandes responsáveis pelo título da Libertadores 2013.

    De fato, acertou na final da Libertadores, ao tirar dos atletas o peso da obrigação de ganhar, que, se colocado pelo treinador e pela torcida, tornar-se-ia impossível de se carregar.

    Ao agradecer aos atletas pelo tanto quanto fizeram até ali, Cuca deixou claro que vencer é contingência, lutar é mandatório. E, como lutaram, nada mais lhes deviam. Acerto monstro.

    Evidentemente, apenas a reunião dos atletas, entre si, para assumirem para si a tarefa de tirar ainda um pouco mais, lutar ainda um pouco, passar dos 100%, poderia nos levar ao título, necessários que eram dois gols em meros 45 minutos de uma luta dura.

    Ora, como sempre asseverou Kalil, sem que os jogadores queiram, nada se consegue. O que poderia fazer Cuca, senão exatamente o que fez?! De forma brilhante, livrou-os de qualquer cobrança externa, o que impôs a eles a necessidade de assumirem para si mesmos tal encargo. E, num belo grupo montado e mantido sob a mão firme e afável (tudo a seu tempo) pelo excepcional treinador, emergiu um deles como catalisador de tal reação. O resultado esperado fora alcançado. O único que poderia nos levar ao título.

    Tivesse Cuca botado mais pressão, mais exigência, num chamado racional por mais luta, por acreditarem mais, teria tido o mesmo resultado que tais resultados saírem do seio do grupo?! Nunca saberemos, mas eu duvido.

    Fato é que a estratégia deu resultado, o que implica em dizer que Cuca fez exatamente o que deveria ter feito. Por isso, é o melhor treinador do Brasil, e o melhor da história do Galo, ladeado por Telê Santana, este um gênio, alguém sobrenatural. Cuca ladeia com ele.

    Valeu, Cuca. Obrigado pelo titulo de 2013. Você, Victor e Ronaldinho Gaúcho são os expoentes maiores desse título.

    1. Outro grande expoente desta historia foi Gilberto Silva , que impediu que este bom tecnico cuca revivesse a sonora goleada aplicada por aquele timeco horroroso e que so ganhou graças a desmobilizaçao do, repito, otimo tecnico cuca . O Tele. meu amigo , jamais perderia aquele jogo da forma que foi e jamais abandonaria o time em pleno mundial

    2. Outro grande expoente desta historia foi Gilberto Silva , que impediu que este bom tecnico cuca revivesse a sonora goleada aplicada por aquele timeco horroroso e que so ganhou graças a desmobilizaçao do, repito, otimo tecnico cuca . O Tele. meu amigo , jamais perderia aquele jogo da forma que foi e jamais abandonaria o time em pleno mundial

  6. Bom dia,

    Hoje não tenho esperança do não cancelamento do futebol, alguns indícios já foram dados, um deles pelo próprio Atlético ao liberar o Cuca sem data para o retorno.
    Ao nosso elenco atual, vejo ainda a única necessidade de um zagueiro veloz que jogue pela direita, para o lugar do Bueno.
    Nas demais posições vejo fartura e até uma sobra.
    Ainda incluiria perfeitamente ao elenco profissional do Galo três jogadores, Guilherme Castilho, Talison e Felipe Felício.
    Da mesma forma que cortaria outros três, Bueno, Nathan e Mariano.
    Este último que me parece ser queridinho do Cuca, certamente deixará o clube perder o talento do Tálison, da mesma forma que estão perdendo o Guilherme Castilho que além de bom agora virou artilheiro no Juventude-RS, 5 jogos e 3 gols.
    Juventude-Rs este que me parece estar revelando os jogadores do Galo, ontem foi o Capixaba que fez 2 gols, Capixaba que em 2021 passou a ser eis jogador do Galo.
    O problema da paralização do futebol são as decisões tomadas sem levar em consideração a ciência, a classe política se julga capaz de fazer e desfazer o que quiser sem o respaldo dos respectivos conhecedores do assunto, e o futebol é um grande exemplo, vão paralisar e vão retornar quando bem entender, sem dar satisfação em nenhuma das situações, é só esperar para ver.
    Enquanto isso, nós daqui do Canto retomaremos a agenda de 2020, o redator tem que usar sua criatividade para lançar as chamadas do dia.
    Boa semana a todos!

  7. E não é que o nosso CHAMPOLLION aqui do
    Canto, aquele que nos delicia com seus bem
    escritos hieróglifos , quer porque quer fazer
    valer a sua tese sobre FATOS e VERSÕES ?

    A gente narra UM FATO e ele entende que é
    VERSÃO e se enrosca todo .

    Muitas vezes um bom treinador peca em
    momentos decisivos por conta de não ter a
    firmeza mental necessária para lidar com a
    adversidade que se apresenta .

    E isto ACONTECEU com o glorioso Cuca nos
    vestiários da final da LA , quer queira , quer
    não queira o nosso CHAMPOLLION .

    Faltou-lhe pulso e voz de comando .
    Que sobrou em GILBERTO SILVA .

    Se quiser , Professor , venha pra refrega .
    Adoro uma boa querela .

  8. Ontem, por dever de ofício, assisti ao jogo (eu disse jogo???) disputado no Estádio Independência. Classifico o que assisti como um verdadeiro show… de horrores, bem entendido! Sinceramente, o Atlético deveria disputar o Campeonato Rural (é Rural, mesmo!!!) com o time reserva (recuso-me utilizar o pedante termo “time alternativo”) porque do jeito que andam as coisas, vencer esse torneio é igual brigar com mulher: se bater, não fez mais que obrigação; se apanhar é um vexame!

    ps.: 1)RURAL = MUNDIAL; 2) “brigar e bater são apenas expressões idiomáticas, obviamente não literais; 3) putz, como está difícil agradar o patrulhamento…

  9. BOM DIA A TODOS.
    CRIARAM ALGUMAS FALÁCIAS QUE ALGUNS TEIMAM EM COLOCAR COMO VERDADES.
    —- JOGADOR ESTRANGEIRO PRECISA DE UM TEMPO PARA ADAPTAÇÃO.
    —- JOGADORES DA BASE PRECISAM DE TEMPO PARA ADAPTAÇÃO.
    ORA , ISSO NÃO É VERDADE.
    COMO EXEMPLO TEMOS NACHO FERNANDES , QUE DEPOIS DE ALGUNS MESES PARADO , DEU UM VERDADEIRO SHOW NA SUA ESTRÉIA.
    NO PALMEIRAS TEMOS JOVENS DE 18 ANOS TITULARÍSSIMOS , COMO GABRIEL MENINO E PATRICK DE PAULA.
    E NO GALO NÃO FALTAM EXEMPLOS DE JOGADORES QUE AOS 17 – 18 ANOS JÁ ERAM TITULARES , COMO LÔLA , VAGUINHO , REINALDO , CEREZO , MARCELO , E MUITOS OUTROS.
    NA MINHA OPINIÃO EM 90% DO CASOS O JOGADOR QUE AOS 20 ANOS NÃO ESTIVER PRONTO PARA O PROFISSIONAL , DIFICILMENTE SERÁ UM CRAQUE OU NEM MESMO UM BOM JOGADOR.
    QUANTO AO GALO ACHO QUE O TIME ESTÁ PRATICAMENTE PRONTO PARA ASSUMIR SEU PROTAGONISMO . COM A CONTRATAÇÃO DE UM GOLEIRO , VAMOS GANHAR TÍTULOS ESSE ANO.

  10. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. A defesa do nosso Galo já foi testada no campeonato brasileiro. Onde estão os analistas de desempenho? Alguém precisa mostrar ao Cuca uma gravação com os gols que sofremos no campeonato brasileiro? Bola alta na defesa do Galo é sempre um perigo. Os zagueiros não tem velocidade. O Eder Aleixo ou o Léo Silva ou até o Vítor deveriam conversar com o Diretor de Futebol e o Cuca sobre a fragilidade da defesa. Fica difícil usar este campeonato rural com equipes semiamadores para avaliar o sistema defensivo do Galo. E aí vem o Cuca com o discurso que tem de avaliar o elenco antes de pedir reforço. Que solução pode estar no próprio elenco. E vejo até sugestões de tentar Jair de zagueiro. Se objetivo é ganhar o Brasileiro ou a Libertadores a defesa precisa urgente de reforço: o goleiro é meia boca. Não temos lateral direito e precisamos de dois zagueiros e um volante. Agora no campeonato rural o Igor Rabelo, Gabriel e até Bueno irão nadar de braçadas, pois o nível da competição é rasteiro. Ainda assim, o Coimbra nos primeiros 20 minutos teve pelo menos duas chances claras de gols e um gol anulado com falha do goleiro. Finalizando: para ganhar competições mata-mata ter um goleiro pegador de pênaltis é imprescindível. Nós temos isto? Acorde Galo, nossa defesa é uma lástima e campeonato rural é ilusão…

  11. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos. Viver muito e comemorar muitas vitórias do Galo. Quem não quer? Ainda mais com esse Galo sobrando em campo.

    Vamos torcer para que esse imbróglio da pandemia não sirva de motivação para parar o campeonato. Embora o momento seja de compreensão e solidariedade para com todos os que estão diretamente envolvidos com esse momento difícil de nossa história, o futebol tem demonstrado seriedade e cuidados cientificamente atestados para evitar contaminações. Havendo critério na avaliação, creio que continuaremos a ver o nosso Galo em campo, mas se a decisão debandar para a vontade política, só Deus sabe.

    De qualquer forma vale a pena desfrutar dessa segunda-feira outonal e curtir uma semana abençoada.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E PRONTO PARA O QUE DER E VIER COM OU SEM PANDEMIA.

  12. Bom dia!
    A situação é crítica, a doença é terrível e tem matado muitas pessoas. Põe outro lado o Lockdown com certeza traz a fome, porque não é todo mundo que é funcionário público e ou concursado pra ficar em casa com o dinheiro caindo na conta todo mês. Além disso a reclusão é deprimente e o número de suicídios tem aumentado espantosamente. Agora some-se tudo isso sem o Galo.
    Que Deus tenha misericórdia de nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *