Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Um grande clube não vive da caridade alheia

Foto: Pedro Souza / Atlético
Foto: Pedro Souza / Atlético
Ricardo Galuppo

Uma esmola pelo amor de Deus
Uma esmola, meu, por caridade”

Esmola — Samuel Rosa e Chico Amaral

Pelo que se viu no Mineirão na sexta-feira passada, o atleticano tem motivos concretos para se sentir no limiar de uma nova era. O adversário, todo mundo viu, era fraco e o placar de 3 a 0 sobre o Coimbra pode até ser considerado modéstia diante do abismo técnico que separa as equipes. Mesmo assim, o time levou a partida a sério e é justamente aí que está o xis da questão. 

Para um grupo de jogadores que voltou a se reunir depois de quase um mês distante do futebol e que contou com a presença de companheiros com os quais nunca tinha atuado antes, o que se viu em campo foi um dos ingredientes fundamentais para qualquer clube que busque as posições mais altas do pódio: a aplicação. É ela que não permitirá que se confunda talento com firula. Sem aplicação, o craque vira um jogador comum. Com aplicação, um jogador comum pode viver momentos de craque. 

Os jogadores, pelo menos no primeiro tempo, atuaram como se o Mineiro fosse o campeonato mais importante do mundo e o Coimbra, o mais poderoso dos adversários. A estreia de Nacho Fernandez, o primeiro encontro de Hulk com o grupo principal de jogadores e a aplicação tática do time inteiro encheram a torcida de esperança de que a história deste ano será diferente da dos campeonatos anteriores. 

O Atlético tem time para disputar para valer todos os torneios que enfrentará este ano. Se ganhará ou não o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Libertadores são outros quinhentos. Tenho certeza, porém, de que pelo menos uma dessas taças daqui a pouco estará exposta na sala de troféus da Avenida Olegário Maciel, 1516, Lourdes, Belo Horizonte, MG.

O time ainda não está pronto. Há muita coisa para acertar e algumas lacunas a preencher, mas se eu sei disso, os empresários que investem no Atlético e são responsáveis pela montagem do time, também sabem. O Atlético ainda está em construção. Porém pelo que sugerem os movimentos dos investidores, o objetivo não é juntar um bando de jogadores numa “Selegalo” ou algo que o valha. (Pai, afaste de mim a lembrança daquela tragédia!). E depois de consumado o fracasso do projeto, virar as costas e deixar o clube de pernas para o ar e entregue à própria sorte.

LIÇOES DE MARKETING

Nada disso. O objetivo é estruturar o Atlético e torná-lo autossustentável dentro de quatro ou cinco anos. Mas, até lá, garantir o apoio financeiro necessário para que os torcedores, no futuro, não precisem apelar para a caridade alheia diante do risco de ver o clube seguir em marcha acelerada para o beleléu.

Foi o que aconteceu no domingo passado com aquela torcida vaidosa que ainda deve penar por muito tempo na segunda divisão do campeonato brasileiro. Dias atrás, um torcedor destacado daquela agremiação vaidosa, um cara que até merece nosso respeito e nossa admiração por seu trabalho como artista, teve a pachorra de recomendar que os atleticanos que hoje patrocinam o Galo também coloquem dinheiro no clube para o qual ele torce. Em seus delírios, esse torcedor deu a entender que os empresários que hoje investem para adequar o Galo à nova realidade do futebol mundial estariam agindo contra seus próprios negócios por não apoiar de maneira igual a todos os clubes de Belo Horizonte. 

Vivendo num mundinho fechado, é provável que esse pacato cidadão realmente se julgue em condições de dar lições de marketing aos investidores atleticanos e que, de fato, nutra a esperança de que seus sábios ensinamentos acabarão por convencer Rubens Menin e seus pares a despejar dinheiro no poço sem fundo em que se transformou aquele clube em estado pré-falimentar. Sinal dos tempos: não me lembro de ter ouvido da boca desse ou de qualquer outro torcedor vaidoso uma única palavra de solidariedade na época em que apertos financeiros quase empurraram o Galo para a insolvência.

https://atleticomineiro.tripod.com/mineiro99.htm
https://atleticomineiro.tripod.com/mineiro99.htm
“PATROCÍNIO NA CAMISA”

Sim. Em sua história recente, o Galo foi rapinado por uma série de cartolas, sendo que, entre eles, Paulo Cury foi o mais voraz. Com as finanças em frangalhos, o Atlético esteve à beira do abismo e só não deu o passo que o faria despencar definitivamente nas profundezas porque, nas palavras do ex-presidente Alexandre Kalil, ele é grande demais para caber em qualquer buraco. Dali para cá, muita gente contribuiu para colocar ordem na casa. O Atlético reconheceu suas dificuldades e se esforçou para equacionar suas finanças, ainda que isso lhe custasse caro dentro dos gramados, é a mais pura verdade. 

Os torcedores vaidosos que hoje imploram pela caridade dos atleticanos endinheirados talvez não se recordem da empáfia que eles e os diretores do clube para o qual torcem exibiam até pouco tempo atrás, quando se vangloriavam de sua suposta superioridade financeira sobre o Atlético. Depois da sapecada impiedosa por 4 a 2 aplicada pelo Galo na primeira partida das quartas de final do Brasileirão de 1999, por exemplo, o diretor de futebol da dita agremiação, que vinha a ser irmão do então presidente, deu uma aula de arrogância tão inesquecível quanto ridícula. 

Em entrevista logo após a primeira partida, ele prometeu atropelar o Galo no domingo seguinte e se sagrar campeão brasileiro. Até aí, tudo bem. O problema foi o argumento que utilizou ao dar seu faniquito. Seu clube, segundo ele, não perderia duas partidas seguidas para um adversário que sequer tinha patrocínio na camisa e que treinava num campo que mais parecia um pasto. Talvez eles já tenham se esquecido disso, mas eu não me esqueci.

A situação financeira do Galo àquela altura era das mais lastimáveis mas mesmo assim a diretoria da época , presidida por Nélio Brant (um nome que nunca recebeu da torcida o devido reconhecimento) não aceitou os valores aviltantes que os eventuais patrocinadores ofereceram ao Galo. E preferiu mandar a campo um time com as camisas limpas, sem qualquer marca estampada, do que implorar por uma esmola, pelo amor de Deus, uma esmola só por caridade. 

(foto: LEO DRUMOND / NITRO) EM/UAI
DINHEIRO EM ÁRVORES

Bem. As previsões do dirigente vaidoso não se confirmaram. Na partida seguinte, nem o patrocínio que estampavam nas camisas nem o conforto da concentração que eles tinham acabado de construir na Enseada das Garças foram capazes de impedir nova derrota. Desta vez por humilhantes 3 a 2. Se aquilo lhes ensinou algo, logo trataram de esquecer. E eles continuaram posando de ricos enquanto o Galo vivia a dura realidade de quem sabe que dinheiro não dá em árvores.

As quartas de final do campeonato de 1999 foram um momento especial — que, para nós que vibramos com alegria nas vitórias, significou uma dose extra de euforia e valeu por um título. Qual de nós não se encantou naqueles jogos com a garra e o talento de Marques e com os gols oportunistas de Guilherme? Quem não se lembra da segurança de Veloso, da precisão de Cláudio Caçapa e da liderança de Gallo? 

Foram momentos inesquecíveis que nos encheram de alegrias, mas nos colocaram diante da dura realidade. A mesma realidade que, nos dias de hoje, por sinal, a turma do lado de lá se recusa a enxergar. Ali ficou claro que, se não tapássemos os buracos abertos nos anos anteriores e que continuavam sorvendo os recursos do clube, não teríamos fôlego para manter uma sequência de feitos gloriosos. 

Clubes endividados podem até se superar e, na base da garra e da entrega de jogadores apoiados por uma torcida apaixonada, ganhar partidas improváveis. Pode até conquistar um título importante ou outro, como conquistamos a Libertadores de 2013 e a Copa do Brasil de 2014. Mas não se tornará uma potência respeitada nem conseguirá fazer num ano uma campanha melhor do que a da temporada anterior. Para isso o clube precisa estar estruturado. O Galo está se preparando para este momento e, quando ele chegar, perceberemos que nossos fracassos nos serviram de lição e que valeu a pena não perder a fé no Galo. Eu acredito.

34 thoughts to “Um grande clube não vive da caridade alheia”

  1. Boa noite!!! Vc faz belos comentários, resgata belas histórias do Atlético. Mais, amigo, acho que vc não é tão inocente, acredita neste história, de que os mecenas não tem interesse nenhum, visando lucro. Menin está investindo pq quer um retorno, principalmente em relação ao estádio, não tem nada de caridade. Me ajuda aí.

  2. Boa tarde, não sou cruzeirense, tampouco atleticano! Gostaria de entender o seguinte: se a MRV põe $ no Atlético não é esmola, mas se fizer isso no Cruzeiro é esmola? Por que?

  3. DOMINGOS SÁVIO ,

    excelente resenha !
    A sua observação quanto ao Réver e Tardelli faz todo sentido .

    Cuca , ao meu sentir , não tem muita vocação pra “peitar” paneleiro .

    Vamos aguardar.
    Pode ser que tenha mudado.

  4. MARCOS ,

    sobre o GALUPPO eu o questionei uma vez se ele era parente do Renato, advogado aí de nossa terra, Curvelo .

    Não obtive resposta .

  5. MÁRIO ,

    o estádio , que do Atlético só tem as cores ( é Arena MRV que chama , não é ? ) é o garantidor desse salto para o futuro , desse projeto inovador , dessa nova gestão , desse “novo olhar” do futebol , do novo CAM , da nova história , dessa presepada toda em torno da construção de um campo de futebol .

    E a torcida preocupada com o CLUBE que a ela não deve satisfação alguma do que entra ou sai do caixa, pois pertence agora aos “mecenas”

  6. Como sempre, preciso nas palavras! Por mais que eu tenha meus 26 anos, também não me esqueço da história escrita e da que acompanhei de perto. Passamos por muitos perrengues, na tentativa da recuperação do clube entre os anos de 2001 e 2010/2011, que em momento algum tivemos essa “ajuda” do lado de lá, pelo contrário. E não vejo como vingança, é justiça. Afinal, são negócios. Isso faz parte do jogo chamado “Mundo do Futebol”. E olha que a tragédia azul já foi anunciada pelo Kalil antes da “bomba estourar”. Enquanto a gente se cuidava, entendia a realidade e se apegava ao time da mesma forma, o lado de lá fez tudo ai que já sabemos.

    Agora sobre o Galo, vamos pra frente. Sempre. Apoiar o Cuca é o primeiro passo. O cara já instalou no clube um ambiente que não tinha em 2020 e que, com os reforços pontuais, nos animam bastante para esse temporada. Vamos, Galo!

  7. Lembremo-nos que não existe mecenas no futebol brasileiro. Se estiver havendo um derramamento de dinheiro pra aquisição daquele ou desse jogador e técnico. é sinal que existe interesses ocultos e que fatalmente a conta vai chegar, e com juros estratosféricos É no mínimo suspeito esse investimento abissal, considerando a falta de rendimentos por causa dessa pandemia. Esperemos pra ver onde vai dar essa orgia financeira!

  8. Gostaria muito de acreditar. Hoje, não acredito ainda, apenas me iludo. Torço para que o excelente articulista esteja certo e o galo vença, pelo menos, mais um brasileiro, por enquanto. Porém, meu caro articulista (de cuja família Galuppo é provável que seja a mesma que aportou em Curvelo, minha terra, há mais de um século. Gente muito boa e que conheci vários), não se pode esquecer de que banqueiro não faz caridade prá futebol (sei e conheço vários que bancam respeitáveis filantropias), mas no futebol meu caro, uma hora a conta chega e pode ser tarde demais.

  9. Caros,

    UMA ROSA e um ESPINHO!

    Ñ abono covardia! Bater em moribundo, A Verdade é Essa! Quem quiser tripudiar q trepudie! A mim, só me importa o nosso próximo encontro, qnd O GRANDE CUCA terá a oportunidade de resolver aquela questão q ficou pendente de 7lagoas (Será q vai precisar convocar O Homem q cobra horas extras do NOSSO GALO por ter entrado no vestiário dia 24/07/2013?)

    Outra coisa, todo mundo fazendo sua parte! Ê GALO! Vai ressuscitar zumbi ñ hein? Tamos VACINADOS? É a oportunidade!!!

    (a turma dO NOVO e do Renovo e dos meus ovos…tudo junto e misturado!!!

    O NOSSO CLUBE ATLÉTICO MINEIRO é um clube estruturado hj em dia NO MOMENTO graças ao ímpeto do GRANDE KALIL, à formação a partir das e$periência$ QUANTITAVAS do GIGANTE MALUF e das escolhas QUALITATIVAS do ENORME CUCA, na formação TIMAÇO vencedor recente > isso para O AQUI E AGORA EU ADORO O BOCARRA!!! Mamou muito nas tetas, antes de achar todo Um Povo muito CHATO!

    ADMINISTRATIVAMENTE > Sempre foi um CLUBE tradicional e maioral entre os MINEIROS e sempre será (Olha o FUTURO aí! VIVA O Futuro!) > No futuro num vai ter CRISE? Puxa, num quero viver num mundo TUDO AZUL! Aff!

    Respeitar os antigos, prá n cometer INJUSTIÇAS > p ex, tendo a entender a BRONCA encrencada q o ZIZA VALADARES segurou qnd um NOSSO Idolo atual, RG, soltou-lhe a bomba nas mãos e na cabeça > Ziza Valadares, vc é MAIOR, muito mais sujeitohomem q Ricardo Guimarães > O PIOR! Alguém duvida?, apresente FATOS!

    A melhor forma de respeitar RICARDO GUIMARÃES é colocá-lo no devido lugar > O PIOR!!!

    Nos anos 60, talvez os mais VELHINHOS se lembrem, (tem a história e a estória), NOSSO GALO teve uma série de presidentes q podem ser enquadrados como INCOMPETENTES se ñ conseguiam VENCER as marias > renunciavam ao cargo ou eram renunciados…DEVEM ser respeitados, graças a Normandes e Yustrich e Cia!!!

    … ou por qual motivo um ATLETICANO respeitado respeitaria RICARDO GUIMARÃES ( Abnegado, fidalgo das FINANÇAS, um dos mais bem sucedidos empresários de um dos ramos mais difíceis de ganhar dinheiro de todos os tempos, trabalho pesado, árduo, etc., ufa! O Cara é FODA!)? Ui, q inveja!!!

    PAULO CURY? (Nosso PC caiu na bagatela dos R$15 milhoes de pilas? De reais, porra! O cara é corrupto pra carai > o brasileiro tem essa MANHA de identificar corrupto, o brasileiro é dos mais entendido em corrupção das galáxias..um ADEPTO?) Fala, como fazer para bancar Taffarel, Jorginho, Leão, Marques, Valdir Bigode, uma Copa Centenário (Vale Nada), um 3ºº lugar Br96, semi de 97, uma Copa Conmebol (Vale menos ainda d q NADA) > .Aff!!! Cruzes!! Foi mal Paulo Cury, se n tivesse ganho NADA, vc seria PERFEITO!

    É dureza Presidente Alvinegro ser comparado com PAULO CURY (e os times montados na época do Paulo Cury, fazer o q? Ha quem prefira MECENAS e promessa de Clube do futuro!) > mas, e a realidade, sob todos os ângulos, vindo do passado pulando o presente chegando no futuro…

    Será q os DEFENSORES do desastrado e INCOMPETENTE presidente do NOSSO GALO em 2005 (epoca tão difícil de lembra qnt de esquecer) impediram no LERO q seja comparado a ZIZA VALADARES? (pôxa, A Cração é maior q O Criador! Traição)…aliás, será q Ziza num tá dependurado num pé de Coelho aí, ñ?) Ou a AF PAULINO >

    Aliás, AFONSO PAULINO, embora seja JUSTAMENTE ligado ao início da FASE MALDITA alvinegra, q irá se exacerbar nos 2000, PAULINO tb é muito maior q RICARDO GUIMARÃES…

    O PIOR presidente da história alvinegra (é dificil lembrar e esquecer pq) é um FATO! Alguma ou outra MARIA contesta? Nunca vi nenhuma Maria contestá-lo, ELAS o ADORAM! coisa de JC do Super!

    NÃO É?!!! vamos o PASSAR O PANO na década de 2000, no seu maior SIMBOLO!

    …TIMIDAMENTE o EDITORIAL de hj quase q pedindo arrego vai para a direção de um CLUBE VENCEDOR nas competições q disputa > SALUTAR!!! Quem ñ PENSA Nosso Galo VENCEDOR nas competições q disputa Ñ É ATLETICANO! Ñ pode ser, pensa q é! FATO!

    E o tal time EM FORMAÇÃO, Hein? Coisa do passado!!! Graças a Deus!!!

    Obs.: ñ aprecio a Flor ROSA, ñ é aquela q andava na aba do SENADOR Sua Zexcelência nº1, O FARINHA tripudiando NOSSO GALO na época de 2005 e etc? Oh povo tem memória curta, mas é bobo? Engraçado, pq ñ faz o apelo para bancar O Quebrado aO primo MARRECO, com quem andava de braços dado qnd tudo NO BRASIL ñ passava de “UMA PARTIDA DE FUTEBOL” 17×1?

    Ao NOSSO GALO, quer dizer, aOs Nossos Abnegados?…Negócios são negócios, mas se fosse os NOSSOS MECENAS ficava longe dessa JACA aí…sempre cabe mais alguém nO Poço sem Fim! Sai fora, NEGO VEI!!!

    FICA ASSIM!

  10. Bom dia Barata. Josué no jogo final. Gilberto Silva. Luan( aquele gol contra o Tijuana). Alecsandro nas cobranças de pênaltis, Guilherme contra o News, jo e Léo Silva pelos gols na final. Rosinei fez o cruzamento para o gol do Léo Silva. Todos colocaram um tijolinho neste título. Concordo plenamente com você no que se refere a competência do Cuca para montar elenco. Mas agora ele pegou um elenco montado. Terá de saber gerir o elenco. O que me preocupa é a panela ( Tardelli, Rever, Vitor). Este tripé é complicado. Tardelli na reserva do Grêmio não deu certo…O Rever, bem o Rever é o queridinho. Quando teve de ficar na reserva do Jemersom vazou para o Internacional. Sei não viu mas Tardelli e Rever para mim deviam ficar só na galeria dos heróis das conquistas de 2013 e 2014. O futuro do Galo não deve ser a volta ao passado.. outra coisa : Bernard e Marcos Rocha foram os únicos jogadores a adquirirem camarotes na Arena MRV. O Tardelli podia adquirir um também né ( dinheiro não falta e ele se diz Galo doido. Será? )

  11. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Estamos caminhando rumo ao futuro promissor.
    Que Deus me permita estar presente nestes novos tempos, juntamente com meu amado Pai e que ano que vem já com algum grande título em mãos que possamos estrear nossa Arena.
    Samuel Rosa é o exemplo da arrogância vaidosa, em um chilique pós jogo tentou denegrir a imagem da empresa que patrocina nosso Galão.
    Eu percebi dessa forma , uma tentativa de jogar a famosa chininha azul contra nossos mecenas.
    Chorem arrogantes, vocês ainda tem muito a penar e a pagar.
    Enquanto isso o Galão vai nos dando mostras reais que estamos em um caminho sem volta.
    Viva o Galo
    O simples fato de você existir já me basta.
    Bica bicudo

  12. Bom dia a todos!
    Perfeito Gallupo!!! Alvíssaras!Alvíssaras!Alvíssaras!
    Sobre 99 o regulamento dizia que quem tivesse a melhor campanha na primeira fase jogava por três resultados iguais e elas não quiseram jogar o terceiro jogo rs…rs…
    Saudações Atleticanas!

  13. Prezados atleticanos! Essa pRosa fraca do Samuela Rosa pra mim é tentativa fake de engajamento. O timeco dele está falido em campo, fora dele e até em redes sociais é um fiasco. Aí têm que ficar se rebaixando a esse nível pra ver se pelo menos os atleticanos interagem e geram algum engajamento da raposinha sequelada. Foi assim também com um papo furado de parceria com o raja. Mal sabem elas que lá em marrocos, todos entoam ‘chupa maria’.
    Fora isso, essa paralisação pra mim é desnecessária. Futebol tem tido postura exemplar em relação aos protocolos de segurança, testes e outros, e além disso, é uma muleta pro povo ter alguma alegria (pelo menos para nós, atleticanos).
    Se eu fosse o Menin, dobrava o bicho do time se ganhar de seis gols de diferença no clássico. Podiam repetir o 7×1 da Alemanha no Brasil. Seria bom demais. 9×2 aí já seria reviver tempos de outrora. Mas o mais importante de fato é reforçar a defesa, mais um volante, fechar o grupo e concentrar em busca dos títulos.
    Saudações alvinegras!

  14. Este Samuel Rosa, bom compositor e cantor é o símbolo do torcedor deste time. Arrogante , prepotente, que se recusa a ver as mazelas que acomete seu clube, a decadas. Fez vista grossa para a rapinagem , para a farra que promoveram em seu clube até o jogarem neste limbo sem volta. Voce nunca ouviu uma palavra deste individuo sobre os desmandos da quadrilha que assaltava e depenava seu clube, debaixo de seu nariz, voce não ouviu , nunca deste rapaz, uma censura, um protesto sobre diretores regiamente remunerados limpando os cofres do clube, Quando beneci deu aquela entrevista , dizendo ao mundo , ao futebol, alto e bom som, que a compra de juizes era uma coisa corriqueira , normal e modus operandi no seu clube, ninguem ouviu este babaca se pronunciar. Agora, que a vaca estrelada, pasta num brejo, debaixo de um sol de brigadeiro, agora que que ele vê , horrorizado, a fatura chegar , sai com esta. Patetico, ridiculo , como sempre, sem a menor dignidade . É por isto que o Brasil inteiro torce para que continuem afundando. Ricardo Gallupo, parabens, belissimo texto

  15. Como treinador , Cuca é um excelente diretor de futebol .
    Sabe buscar os caras , sabe montar elenco , e devemos o
    grande time da Libertadores à sua amizade com os Assis
    que possibilitaram a vinda do Bruxo .

    Ou alguém acha que sem Ronaldinho nosso time teria a
    chance de conquistar o troféu ?

    Time montado e aos jogadores todas as honras e todas
    as glórias pela conquista .

    Cuca ? Ah! , bom teve seus méritos por trazer os caras .
    Falta a ele a humildade do Levir .

    p.s.
    Cada qual com seu cada qual , diz uma expressão que
    é muito usada entre os boleiros .

    E, pra mim , colocar o Cuca no patamar do Telê é pura
    escolha pessoal levada pela emoção da conquista da
    Libertadores .

    Porque vencer e se tornar ídolo até o GABIRU , autor
    do gol do mundial do Inter .

    Técnicamente , tenho Yustrich , Barbatana e Procópio
    anos luz à frente do glorioso treinador “arrumadinho”

  16. Bom dia Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanas e atleticanos.

    Sim, vale a pena não perder a fé no Galo. Eu também acredito.

    O que não vale a pena é ficar repercutindo a fala desse infeliz torcedor e transformá-los em algo importante. Isso só criará mais animosidade entre torcedores.

    Vida que segue e que o time deles se afunde ainda mais. Nisso eu também acredito.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO, VENCENDO SUAS DIFICULDADES SEM PRECISAR PEDIR ESMOLA.

  17. Ano 2014 e a gente a buscar mais um título inédito .
    Nesta disputa da CB só time de primeira grandeza .

    Em dois jogos de ida derrotas por 2 a 0 para times
    potentes .

    No Mineirão, na volta, saindo perdendo, tínhamos
    a missão de enfiar 4 nos caras e o fizemos .

    Sob a batuta de Dátolo , Guilherme , Carlos , Luan
    e companhia .

    Questionado sobre o que aconteCEU em campo
    LEVIR CULPI se eximiu de ter tido participação.
    Nas palavras dele , Levir , foi tudo para conta dos
    próprios jogadores que , DENTRO DE CAMPO , se
    viraram para buscar o resultado que precisavam.

    Humildade para reconhecer os FATOS não é pra
    qualquer um , não é mesmo ?

  18. Corria o ano de 1969 , eliminatórias da Copa70 ,
    Brasil e Venezuela em campo , nosso ataque com
    Jair , Gerson , Tostão , Pelé e Edu , só neguinho de
    pouca qualidade , e termina 0X0 o primeiro tempo
    com o time sonolento e desmotivado .

    Na entrada do vestiário para o descanso viram as
    portas fechadas e o técnico a mandarem todos de
    volta para o gramado para JOGAREM A BOLA QUE
    não jogaram no primeiro tempo , e não teria nem
    água para beber .

    Ficaram lá de prosa e veio a etapa final .
    Brasil 5 a 0 ,com show de Tostão e Pelé .

    O técnico ? JOÃO SALDANHA , o das feras .

    Mineirão 2013 , termina o primeiro tempo 0x0 ,
    de uma final de Libertadores .

    No vestiário , jogadores são recebidos com
    palavras carinhosas do Tio agradecido por eles
    terem chegado até ali e que , por ele , a missão
    estava cumprida , mesmo que não fossem os
    vencedores naquela disputa , sem considerar
    a multidão nas arquibancadas e bares da vida
    que aguardava ansiosa aquela conquista .

    Relatos de jogadores com o moral pra baixo, a
    confiança se esvaindo com a responsabilidade
    que lhes era tirada dos ombros ( eu , hein ? ) e
    o estímulo indo por água baixo não faltaram .

    E eis que surge o grande artífice da conquista :
    GILBERTO SILVA , que pagou geral na saída do
    vestiário e trouxe de volta a motivação para
    os caras se matarem em campo .
    Final , Atlético campeão .

    O técnico ? Ah ! , era o Cuca .

  19. Bom dia!
    Chora, não vou ligar mesmo!

    Impressionado com os critérios técnicos/científicos pra parada do futebol até dia primeiro de abril. Espero que depois disso a dengue dê uma desacelerada.

  20. Receber uma esmola , uma ajuda, alguém que lhe estenda a mão em um momento de dificuldade, não tem nada de indigno. O problema acontece na atitude , postura de quem recebe a esmola. Se você tem uma atitude humilde, de reconhecimento do valor daquela ajuda, com certeza sua chance de reerguer será maior. Contudo, se sua postura for de arrogância, de que o outro tem obrigação de ajudá-lo, não analisar porque chegou naquela situação, aí a esmola recebida não servirá de nada.
    Eu não sei qual o posicionamento dos Menins nesse projeto do Galo- seria de Atleticanos apaixonados, que querem o clube no topo e que o rival se ferre cada vez mais, ou de empresários bem sucedidos que querem dominar o mercado. Em uma situação ou outra , o que deveriam fazer é pegar a retroescavadeira e cavar mais fundo o buraco do rival.
    Esse papo furado que precisamos do rival local já era- os azuis não gostam de dizer que o Mineiro é rural. Porque ter um rival que não vale nada. Na lógica deles os rivais não estão no grande Estado Mineiro, mas em outras fronteiras e, portanto, ficar jogando, com quem não vale nada, não nos levará ao topo.
    Para o Samuel fica a dica que tem horas que ficar calado é melhor. Ele pode ser um grande poeta na música, mas no futebol….. ” de boca fechada é um grande poeta”.
    E o choro é livre , Samuel.

  21. Samuel Rosa, meu contemporâneo no Colégio Pitágoras lá pelos idos da década de 1980, que tinha o apelido de Playmobil naqueles tempos pela óbvia semelhança com os bonequinhos, foi muito mal nessa. Ação de anti-marketing perfeito, nem nós Atleticanos faríamos melhor. Não percebeu o nobre artista que, assim como o Skank, o time dele acabou em 2019. Deveria, ele, chamar o dono do sacolão e fazer uma vaquinha com outros abnegados do esporte para colocar uma graninha naquele poço sem fundo pra ver se existe, ao menos, uma solução no médio prazo.

  22. Bom dia Atleticanos e Galuppo,

    Meu sonho antigo sempre foi o Galo ter uma gestão de times de 1º mundo, torço para que as consultorias contratadas tenham resultado, e que o CAM esteja em um patamar de sustentabilidade em 5 anos. Para isso acontecer a primeira coisa a se mudar é a mentalidade dos dirigentes atuais e futuros, pois o que vimos em um passado recente foi um pseudotécnico (mais para estelionatário), que levava R$2.500.000,00 por mês (ele e sua comissão técnica), a cada derrota um chilique que precisa de jogadores e vários foram contratados (alguns em sem a mínima condição estar no Galo). Resumo desta história, o pseudotécnico foi-se, e a folha salarial ficou mais alta.

    Enfim se a gestão se rebaixar para cada técnico contratado e esses caras trouxerem suas comissões técnicas e chilique para contratar, esses 5 anos para auto sustentação não vão chegar nunca. Contratações tem que ser pontuais e não rotina, simples assim.

  23. Bom dia Galupo. Bom dia a todos. Fosse eu da Diretoria do Galo iria emprestar uns cinco jogadores ao América para que este Clube permanecesse na primeira divisão e mandaria um time de juvenis até Poços de Caldas para jogar com a Caldense. Mas o mais importante é sapecar uma goleada impiedosa no dia 14 de abril. Aí os Mecenas poderiam abrir a carteira e pagar um bicho extra aos jogadores no caso de uma Vitória por mais de quatro gols de diferença.

    1. Bom dia,

      Diferentemente de você Ricardo e conhecendo a arrogância costumeira deles, eu achei que aquilo não foi um apelo e sim uma ameaça.
      Me pareceu uma convocação as Marias para não consumirem os produtos de quem patrocina o Galo.
      Boa Terça a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *